sábado, 3 de julho de 2021

CARTOONS, CHARGES e TIRINHAS EM INGLÊS

A abordagem de cartoons é muita utilizada nas provas de vestibulares/Concursos. E sempre que falamos disso, lembremos que, como se trata de quadrinhos, os elementos não-verbais (o desenho, o cenário e a expressão facial dos personagens) são extremamente relevantes para a inferência e não apenas os diálogos ou as expressões utilizadas nos contextos.

• TIRINHA:
01 – (FUNRIO/2016/PMRJ) The comic strip is funny because:
(A) The teacher had to excuse herself.
(B) The students enjoyed being greeted.
(C) The teacher’s handwriting was pretty.
(D) The students liked going back to school.
(E) The greeting had to be like a text message.
•    Gabarito E  
The comic strip is funny because:
A tirinha é engraçada porque:
(A) The teacher had to excuse herself.
A professora teve que pedir desculpa.
(B) The students enjoyed being greeted.
Os alunos gostaram de ser cumprimentados.
(C) The teacher’s handwriting was pretty.
A letra da professora era bonita.
(D) The students liked going back to school.
Os alunos gostaram de voltar à escola.
(E) The greeting had to be like a text message.
A saudação tinha que ser como uma mensagem de texto.

02 – (FUNRIO/2016/PMRJ) The teacher’s action in the comic strip shows she is:
(A) perceptive.
(B) frightened.
(C) intimidated.
(D) inconsiderate.
(E) disappointed.
•    Gabarito A  
The teacher’s action in the comic strip shows she is:
A ação da professora na banda desenhada mostra que ela é/está:
(A) perceptive.
perceptiva, compreensível, distinta
(B) frightened.
assustada.
(C) intimidated.
intimidada.
(D) inconsiderate.
desatenciosa, irrefletida, imprudente
(E) disappointed.
desapontada, decepcionada

03 – (FUNRIO/2016/PMRJ) The verb “wean” is used metaphorically in this cartoon. In its literal sense, it means:
(A) think or speculate curiously.
(B) measure or apportion (a certain quantity) by weight.
(C) start feeding a child food other than its mother’s milk.
(D) rouse to action or effort, as by encouragement or pressure.
(E) to cause to lose energy, strength, or vigor; exhaust, tire, or enfeeble.
•    Gabarito C  
The verb “wean” is used metaphorically in this cartoon. In its literal sense, it means:
O verbo “desmamar” é usado metaforicamente neste cartoon. No seu sentido literal, significa:
(A) think or speculate curiously.
pensar ou especular curiosamente.
(B) measure or apportion (a certain quantity) by weight.
medir ou repartir (uma determinada quantidade) por peso.
(C) start feeding a child food other than its mother’s milk.
começar a alimentar a criança com alimentos diferentes do leite materno.
(D) rouse to action or effort, as by encouragement or pressure.
incitar à ação ou ao esforço, como por exemplo através do encorajamento ou da pressão.
(E) to cause to lose energy, strength, or vigor; exhaust, tire, or enfeeble.
provocar perda de energia, força ou vigor; escape, pneu ou enfraquecimento.
• Examine a tira e o texto, para responder às questões de 4 a 6.
04 – (UNESP/2017) According to the cartoon, Lola
(A) has already slept for seven hours.
(B) will sleep until 7 am.
(C) is planning to go to bed at midnight.
(D) used to sleep for nine hours.
(E) went to sleep at 10 pm.
•    Gabarito E  
According to the cartoon, Lola
De acordo com o cartoon, Lola
(A) has already slept for seven hours.
já dormiu sete horas.
(B) will sleep until 7 am.
dormirá até às 7 horas da manhã.
(C) is planning to go to bed at midnight.
está planejando ir para a cama à meia-noite.
(D) used to sleep for nine hours.
costumava dormir nove horas.
(E) went to sleep at 10 pm.
deitou-se às 22h.

05
 – (UNESP/2017) Lola thinks that
(A) she is a genius.
(B) it is wise to go to bed no later than midnight.
(C) the less she sleeps, the more intelligent she'll become.
(D) she'll please her mother if she gets better grades.
(E) her mom wants her to sleep for at least nine hours.
•    Gabarito C  
Lola thinks that
A Lola acha que
(A) she is a genius.
ela é um gênio.
(B) it is wise to go to bed no later than midnight.
é aconselhável deitar-se, no máximo, à meia-noite.
(C) the less she sleeps, the more intelligent she'll become.
quanto menos ela dormir, mais inteligente se tornará.
(D) she'll please her mother if she gets better 
grades.
ela agradará à mãe se tiver melhores notas.
(E) her mom wants her to sleep for at least nine hours.
a mãe quer que ela durma, pelo menos, nove horas.

06 – (UNESP/2017) Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna numerada no texto.
(A) which.
(B) when.
(C) while.
(D) whoever.
(E) who.
•    Gabarito E  
(A) which.
(B) when.
(C) while.
(D) whoever.
(E) who.

• Examine a tira para responder às questões seguintes.
07 – (UNESP/2018) According to the cartoon, Shep
(A) considers his friend boring.
(B) thinks that humans are dumb.
(C) believes animals are inarticulate.
(D) agrees with what his friend said about animals.
(E) feels insulted because he thinks he is a human.
•    Gabarito B  
According to the cartoon, Shep
(A) considers his friend boring.
(B) thinks that humans are dumb.
(C) believes animals are inarticulate.
(D) agrees with what his friend said about animals.
(E) feels insulted because he thinks he is a human.

08 – (UNESP/2018) Assinale a alternativa que completa a lacuna da tira.
(A) must
(B) am going to
(C) can
(D) have been
(E) would
•    Gabarito E  
(A) must
(B) am going to
(C) can
(D) have been
(E) would

09 – (UNESP/2018) No trecho do terceiro quadrinho "We're not THAT dumb!", o termo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
(A) so.
(B) which.
(C) over.
(D) more.
(E) quite.
•    Gabarito A  
(A) so.
(B) which.
(C) over.
(D) more.
(E) quite

• Leia a charge para responder às questões seguintes.
10 – (UNESP-2015) Segundo a charge, o homem rico
(A) considera que a divisão do bolo é desigual.
(B) está feliz por poder compartilhar o bolo com os pobres.
(C) deixou a maior parte do bolo para os pobres.
(D) representa os 10% mais ricos que detêm 50% da renda.
(E) acredita que 90% da população pobre está satisfeita com sua parte do bolo.
•    Gabarito D  
Segundo a charge, o homem rico
(A) considera que a divisão do bolo é desigual.
(B) está feliz por poder compartilhar o bolo com os pobres.
(C) deixou a maior parte do bolo para os pobres.
(D) representa os 10% mais ricos que detêm 50% da renda.
(E) acredita que 90% da população pobre está satisfeita com sua parte do bolo.
>> IDEIA CONTEXTUAL:
  • A charge apresenta o homem rico usando um bottom com os dizeres "The Rich Top 10%", sinalizando os 10% mais ricos de toda a população que deténdo 50% a renda do pais, representado metaforicamente pela metade do bolo.
  • Do outro lado, os "não ricos" portando uma faixa com os seguintes dizeres "The bottom 90%" indicando 90% de toda a população e que recebem desproporcionalmente a metade restante do bolo.
* Vê prova completa UNESP 2015.2/1ºFASE.
11 – (UNESP-2015) O trecho “What are you, greedy?” indica que o homem rico
(A) desqualifica as reivindicações de 50% da população pobre.
(B) não está disposto a abrir mão de sua parte.
(C) convenceu os pobres de que 90% da renda é o suficiente.
(D) percebeu as necessidades dos pobres.
(E) está aberto a negociações.
•    Gabarito B  
O trecho “What are you, greedy?” indica que o homem rico
(A) desqualifica as reivindicações de 50% da população pobre.
(B) não está disposto a abrir mão de sua parte.
(C) convenceu os pobres de que 90% da renda é o suficiente.
(D) percebeu as necessidades dos pobres.
(E) está aberto a negociações.
>> COMICIDADE DA CHARGE:
  • Well, I left you half! What are you greedy?
  • Bem, eu deixei metade para vocês! O que vocês são, gananciosos?
Na pergunta retórica "What are you, greedy?”, o homem qualifica o restante da população de GREDDY (GANANCIOSA), sinalizando que não está disposto a abrir mão de sua parte, ainda que os "não ricos" represente 90% de toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário