terça-feira, 6 de agosto de 2024

Calvin & Hobbes (21-30)

 Calvin and Hobbes by Bill Watterson.

 INSTRUÇÃO: Para responder às questões de números 21 a 25, considere a tirinha que mostra o diálogo entre o menino Calvin e o seu tigre de pelúcia – e amigo imaginário – Hobbes.

Calvin and Hobbes by Bill Watterson
(Bill Watterson’s Calvin and Hobbes, http://home.loloyd.com/ebooks/Calvin%20and%20Hobbes/9312/ch931201.gif Acesso em: 04.12.2013)
21 – (FATEC-VESTIBULAR-2014-2°SEMESTREDe acordo com a fala de Calvin no primeiro quadro da tirinha
(A) o menino se sente feliz com a recomendação da mãe dele.
(B) o menino não compreende como fazer o trabalho sem a ajuda da mãe dele.
(C) o menino foi autorizado a ficar acordado até mais tarde para terminar o trabalho.
(D) a mãe do menino se recusa a ajudá-lo com o trabalho.
(E) a mãe do menino diz que ele precisa aprender a economizar papel.
  •   Gabarito C  
De acordo com a fala de Calvin no 1º quadro da tirinha
(A) o menino se sente feliz com a recomendação da mãe dele.
(B) o menino não compreende como fazer o trabalho sem a ajuda da mãe dele.
(C) o menino foi autorizado a ficar acordado até mais tarde para terminar o trabalho.
  • Great! Just great! Mom lets us stay up half an hour longer to finish this paper.
  • Ótimo! Simplesmente ótimo! Mamãe nos deixa ficar acordados mais meia hora para terminar este trabalho.
(D) a mãe do menino se recusa a ajudá-lo com o trabalho.
(E) a mãe do menino diz que ele precisa aprender a economizar papel.

>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
[Great! Just great! Mom lets us stay up half an hour longer to finish this paper. How am I supposed to do a good job in so little time?!
Your mom says you wasted the whole evening. But now she's making me do a rushed, slipshod job! I'll have to compromise the quality! I won't get the "A" I deserve! Especially since you've used up 15 minutes complaining about it. I'll tell the teacher. Its my mom's fault.]
  • CALVIN:
  • Great! Just great! Mom lets us stay up half an hour longer to finish this paper.
  • Ótimo! Simplesmente ótimo! Mamãe nos deixa ficar acordados mais meia hora para terminar este trabalho.
  • How am I supposed to do a good job in so little time?!
  • Como vou fazer um bom trabalho em tão pouco tempo?!
  • HOBBES:
  • Your mom says you wasted the whole evening.
  • Sua mãe disse que você desperdiçou a noite inteira.
  • CALVIN:
  • But now she's making me do a rushed, slipshod job! I'll have to compromise the quality! I won't get the "A" I deserve!
  • Mas agora ela está obrigando-me a fazer um trabalho apressado e desleixado! Vou ter que comprometer a qualidade! Não vou conseguir o "A" que mereço!
  • HOBBES:
  • Especially since you've used up 15 minutes complaining about it.
  • Especialmente porque você gastou 15 minutos reclamando disso.
  • CALVIN:
  • I'll tell the teacher. Its my mom's fault. 
  • Vou contar ao professor. A culpa é da minha mãe.
22 – (FATEC-VESTIBULAR-2014-2°SEMESTRENo segundo quadro da tirinha, Hobbes
(A) parabeniza Calvin pelo bom desempenho.
(B) apoia Calvin na disputa entre o menino e a mãe dele.
(C) lamenta que Calvin tenha de terminar logo o trabalho.
(D) repreende Calvin por seu descaso com o uso de papel.
(E) relembra Calvin a respeito de algo que a mãe do menino dissera.
  •   Gabarito E  
No 2º quadro da tirinha, Hobbes
(A) parabeniza Calvin pelo bom desempenho.
(B) apoia Calvin na disputa entre o menino e a mãe dele.
(C) lamenta que Calvin tenha de terminar logo o trabalho.
(D) repreende Calvin por seu descaso com o uso de papel.
(E) relembra Calvin a respeito de algo que a mãe do menino dissera.
  • Your mom says you wasted the whole evening.
  • Sua mãe disse que você desperdiçou a noite inteira.
23 – (FATEC-VESTIBULAR-2014-2°SEMESTRENo terceiro quadro da tirinha, Calvin afirma que não conseguirá a nota “A” que ele julga merecer pois
(A) Hobbes está atrapalhando o trabalho dele.
(B) a professora dele não explicou o que ele tinha que fazer.
(C) a professora dele não deu tempo bastante para que ele terminasse o trabalho.
(D) a mãe dele o levou a fazer um trabalho descuidado e às pressas.
(E) a mãe dele e a professora deram informações divergentes sobre o trabalho.
  •   Gabarito D  
No 3º quadro da tirinha, Calvin afirma que não conseguirá a nota “A” que ele julga merecer pois
(A) Hobbes está atrapalhando o trabalho dele.
(B) a professora dele não explicou o que ele tinha que fazer.
(C) a professora dele não deu tempo bastante para que ele terminasse o trabalho.
(D) a mãe dele o levou a fazer um trabalho descuidado e às pressas.
  • But now she's making me do a rushed, slipshod job! I'll have to compromise the quality! I won't get the "A" I deserve!
  • Mas agora ela está obrigando-me a fazer um trabalho apressado e desleixado! Vou ter que comprometer a qualidade! Não vou conseguir o "A" que mereço!
(E) a mãe dele e a professora deram informações divergentes sobre o trabalho.

24 – (FATEC-VESTIBULAR-2014-2°SEMESTRENo último quadro da tirinha, os quinze minutos que Hobbes menciona dizem respeito ao tempo que Calvin
(A) passou reclamando.
(B) gastou no trabalho até então.
(C) levaria para terminar o trabalho.
(D) levaria para apresentar o trabalho.
(E) demorou para entender o trabalho.
  •   Gabarito A  
No último quadro da tirinha, os 15 minutos que Hobbes menciona dizem respeito ao tempo que Calvin
(A) passou reclamando.
  • HOBBES:
  • Especially since you've used up 15 minutes complaining about it.
  • Especialmente porque você gastou 15 minutos reclamando disso.
(B) gastou no trabalho até então.
(C) levaria para terminar o trabalho.
(D) levaria para apresentar o trabalho.
(E) demorou para entender o trabalho.

25 – (FATEC-VESTIBULAR-2014-2°SEMESTREA contração won’t presente na fala de Calvin
  • I won’t get the ‘A’ I deserve!
é composta pelos termos
(A) will not.
(B) want to.
(C) want not.
(D) would not.
(E) wanted not.
  •   Gabarito A  
(A) will not.
(B) want to.
(C) want not.
(D) would not.
(E) wanted not.
  • TÓPICO - CONTRAÇÃO: WON'T (WILL+NOT)
❑ TEXTOQuestions 26 to 27 are related to the comic strip below. 
Calvin and Hobbes by Bill Watterson
Adapted from: <http://1.bp.blogspot.com/>.
Access: December 1,2011.
26 – (UFRGS-2012-VESTIBULARSelect the correct alternative to fill the gap in panel 4.
(A) defend
(B) inquired
(C) excused
(D) disconnect
(E) accused
  •   Gabarito C  
(A) defend
(B) inquired
(C) excused
(D) disconnect
(E) accused
>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
  • CALVIN:
  • You know, don't think math is a science. I think it's a religion.
  • Sabe né, não pense que matemática é uma ciência. Eu acho que é uma religião.
  • HOBBES:
  • A religion?
  • Uma religião?
  • CALVIN:
  • Yeah, all these equations are like miracles, you take two numbers and when you add them, they magically become one new number! No one can say how it happens. You either believe it or you don't believe.
  • Sim, todas essas equações são como milagres, você pega dois números e, quando os soma, eles magicamente se tornam um novo número! Ninguém pode dizer como isso acontece. Ou você acredita ou não acredita.
  • This whole book is full of things that have to be accepted on faith! It's a religion!
  • Todo este livro está cheio de coisas que devem ser aceitas pela fé! É uma religião!
  • HOBBES:
  • I think you should call a lawyer.
  • Acho que você deveria chamar um advogado.
  • CALVIN
  • As a math atheist, I should be excused from be.
  • Como um ateu da matemática, eu devia ser dispensado disso.
27 – (UFRGS-2012-VESTIBULARConsider the following sentence and the three alternatives to complete it.
  • Calvin said, “I will never teach maths”.
In the indirect speech this becomes
1 - Calvin said that he would never teach maths.
2 - Calvin said that he is never going to teach maths.
3 - Calvin said that he was never going to teach maths.
Which of the alternatives above can be considered grammatically correct?
(A) Only 1.
(B) Only 2.
(C) Only 1 and 2.
(D) Only 2 and 3.
(E) 1, 2 and 3.
  •   Gabarito A  
(A) Only 1.
(B) Only 2.
(C) Only 1 and 2.
(D) Only 2 and 3.
(E) 1, 2 and 3.
  • Calvin said, “I will never teach maths”.
In the indirect speech this becomes
1 - Calvin said that he would never teach maths.
2 - Calvin said that he is never going to teach maths.
3 - Calvin said that he was never going to teach maths.

❑ TEXTORead the comic strip and answer questions 28 and 29.
Calvin and Hobbes by Bill Watterson
Available at:<http://web.gocomics.com/
comics/collections/1626789/calvin-and-%20hobbes-%20scientific-theory?page=12>.Accessed on: Dec 7th, 2017.

28 – (FUNDEP-INB-2018-CONCURSO-ANALISTA DE COMUNICAÇÃO) Calvin is actually:
(A) arguing that he is already through with his assignment.
(B) giving an excuse for not doing his homework.
(C) having a problem related to personal gravity.
(D) telling his mom that he was sailing through ionosphere.
  •   Gabarito B  
Calvin está na verdade:
(A) arguing that he is already through with his assignment. argumentando que ele já terminou sua tarefa.
(B) giving an excuse for not doing his homeworkdando uma desculpa para não fazer o dever de casa.
(C) having a problem related to personal gravity. tendo um problema relacionado à gravidade pessoal.
(D) telling his mom that he was sailing through ionosphere. contando para sua mãe que estava navegando pela ionosfera.

29 –  (FUNDEP-INB-2018-CONCURSO-ANALISTA DE COMUNICAÇÃO) Calvin says to his mom:
  • I’ve ________ trapped on the ceiling.
The correct verb form to complete the sentence is:

(A) be.
(B) been.
(C) being.
(D) to be.
  •   Gabarito B  
  • I’ve been trapped on the ceiling.
  • Fiquei preso no teto.
The correct verb form to complete the sentence is:

(A) be.
(B) been.
(C) being.
(D) to be.

30 – (UFMS-2009-VESTIBULAR DE INVERNO-2ª ETAPA)
Calvin and Hobbes by Bill Watterson
http://www.johnsimonds.com/wp-content/uploads/2007/08/calvin%20dog%20doo2.jpg
Baseado no conteúdo da tira acima, é correto afirmar:

(001) Calvin estava irritado com sua mãe.
(002) A mãe de Calvin não queria falar com ele.
(004) Calvin sujou o chão da sala.
(008) Calvin perguntou ao pai se poderia brincar com o cachorro.
(016) O pai de Calvin ficou irritado com a gritaria.
  •   Gabarito 004  
Baseado no conteúdo da tira acima, é correto afirmar:
(001) Calvin estava irritado com sua mãe.
(002) A mãe de Calvin não queria falar com ele.
(004) Calvin sujou o chão da sala.
(008) Calvin perguntou ao pai se poderia brincar com o cachorro.
(016) O pai de Calvin ficou irritado com a gritaria.

>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
[Mom! Hey, Mom! Calvin, stop yelling across the house! If you want to talk to me walk over to the living room, where I am! I stepped in dog poop, where's the hose?]
  • CALVIN: (gritando, chamando pela mãe)
  • Mom! Hey, Mom!
  • Mamãe! Ei Mamãe!
  • PAI DE CALVIN: (gritando chamando pela mãe)
  • Calvin, stop yelling across the house! If you want to talk to me walk over to the living room, where I am!
  • Calvin, pare de gritar do outro lado da casa! Se você quiser falar comigo, vá até a sala, onde estou!
  • CALVIN:
  • I stepped in dog poop, where's the hose?
  • Pisei no cocô de cachorro, cadê a mangueira?
* "hose" /hoʊz/ (UK also hosepipe) – a long plastic or rubber pipe, used to direct water onto fires, gardens, etc.

>> IDEIA CONTEXTUAL:
  • Calvin está gritando, chamando por sua mãe. No segundo quadro Calvin ouve seu pai e fica pensativo e então entra em sua casa em direção ao quarto onde o pai está.
  • Finalmente Calvin revela que pisou no cocô de cachorro e pergunta onde está a mangueira para limpar o chão da casa.
  • Note que a mãe de Calvin não aparece no diálogo e, portanto, não quer dizer necessariamente a mãe de Calvin não queria falar com ele.
  • Outro detalhe relevante: Calvin entra na casa e ao chegar no quarto onde está seu pai, Calvin então declara que pisou no cocô de cachorro, o que deixa o pai de Calvin com raiva. Portanto, em face dos fatos, Calvin sujou o chão da casa motivando a raiva de seu pai.
  • Em outras palavras, O pai de Calvin não se irritou com a gritaria. Ele estava irritado com a sujeira no chão da casa causada pelo filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário