sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

TIRINHAS (7) – 61 to70 – LÍNGUA INGLESA – http://www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ INSTRUÇÃOAs questões de 61 a 63 referem-se à tirinha a seguir.
www.roadapplesalmanac.com
61  (UNESP-2017)
According to the cartoon, Shep
(A) considers his friend boring.
(B) thinks that humans are dumb.
(C) believes animals are inarticulate.
(D) agrees with what his friend said about animals.
(E) feels insulted because he thinks he is a human.
Comentários & Gabarito  B :
De acordo com a tirinha, Shep ...
*Afirmativa (A): considera seu amigo chato.
*Afirmativa (B): acha que os humanos são burros.
*Afirmativa (C): acredita que os animais são inarticulados.
*Afirmativa (D): concorda com o que seu amigo disse sobre animais.
*Afirmativa (E): se sente insultado porque acha que é humano.
Veja a tradução da tirinha:
1º quadro:
"You know Shep, you talking animals get the best of both worlds, you have the strength, speed and agility of animals, plus the intelligence of a human."
(Sabe Shep, você fala que os animais conseguem o melhor dos dois mundos, você tem a força, velocidade e agilidade de animais, além da inteligência de um ser humano.)
2º quadro:
"If I wasn't your friend, I would find your words very insulting!"
(Se eu não fosse seu amigo, eu iria considerar suas palavras muito insultantes!)
"What!? Really?"
(O quê!? Sério?)
3º quadro:
"Intelligence of a human!?" Come on!! We're not that dumb!"
(Inteligência de um ser humano! Vamos lá! Não somos tão idiotas!")
62  (UNESP-2017)
Assinale a alternativa que completa a lacuna da tira.
(A) must
(B) am going to
(C) can
(D) have been
(E) would
Comentários & Gabarito  E :
Questão que aborda o tópico "IF-CLAUSE - CASO II - CONDICIONAL SIMPLES":
Perceba que o IF-CLAUSE (oração condicional) está no simple past(wasn't) o que exige MAIN-CLAUSE(oração principal) no simple condictional(would find), ou seja:
* [ wasn't → would ]
"If I WASN'T your friend, I WOULD find your words very insulting!"
(Se eu não fosse seu amigo, eu consideraria suas palavras muito insultante!)

63  (UNESP-2017)
No trecho do terceiro quadrinho "We're not THAT dumb!", o termo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
(A) so.
(B) which.
(C) over.
(D) more.
(E) quite.
👍 Comentários e Gabarito   A 
 Tópico: Pronome THAT funcionando como ADVÉRBIO(that=so):
Em "We're not THAT dumb!", o "THAT" funciona como ADVÉRBIO DE INTENSIDADE e portanto, sinônimo de "so"(tão) e neste caso THAT advérbio é usado para contrariar uma coisa que foi dita anteriorment
"We're not that dumb!"="We're not so dumb!"
(Não somos tão burros!)
Lembrando: Os vocábulos "SO" e "THAT" quando juntos, formam a locução conjuntiva "SO THAT" que significa "para que","afim de que".
*Alternativa (A): SO=tão=THAT.
*Alternativa (B): WHICH é pronome relativo.
*Alternativa (C): OVER, como advérbio significa "demasiado","sobre".
*Alternativa (D): MORE, como advérbio significa "mais".
*Alternativa (E): QUITE, como advérbio significa "bastante".

❑ INSTRUÇÃOAs questões de 64 a 66 referem-se à tirinha a seguir.
64  (UNESP-2016)
According to the cartoon, Lola
(A) has already slept for seven hours.
(B) will sleep until 7 am.
(C) is planning to go to bed at midnight.
(D) used to sleep for nine hours.
(E) went to sleep at 10 pm.
Comentários & Gabarito  E :
Nesta questão,temos que saber a que horas Lola foi dormir.
Veja no 1º quadro:
Lola! It's midnight! What are you doing up?!
(Lola! É meia-noite! O que você está fazendo acordada?!)
No 2º quadro: 
👧"Mom – research shows that kids perform better in school when they get 7 hours of sleep instead of 9!"(Mãe - pesquisa mostra que as crianças melhoram na escola quando recebem 7 horas de sono em vez de 9!)
👵"But you just went to bed 2 hours ago!"(Mas você acabou de ir dormir há 2 horas atrás!)
Portanto, perceba que pelo diálogo, Lola foi dormir  22h, ou seja, 10pm.

*Alternativa (A) incorreto: ao afirmar que Lola já tinha dormido por sete horas. O texto não faz menção sobre isso.
*Alternativa (B) incorreto: ao afirmar que Lola dormirá até às 7 da manhãO texto não faz menção sobre previsão de horário de acordar por parte de Lola.
*Alternativa (C) incorreto: ao afirmar que Lola está planejando ir para a cama à meia-noite. O texto não faz menção sobre planejamento de horário de dormir Lola.
*Alternativa (D) incorreto: ao afirmar que Lol costumava dormir às 9 horas. O texto não faz menção sobre a que horas Lola costumava dormir,apenas disse que Lola foi para a cama 2 antes da 12h.
*Alternativa (E) CORRETO: ao afirmar que Lola foi dormir às 10 horas
Lola foi para à cama 2h antes da meia-noite, veja nas palavras da mãe:
"- Lola! It's midnight! What are you doing up?!"
(Lola! É meia-noite! O que você está fazendo acordada?!)
"- But you just went to bed 2 hours ago!"
(Mas você acabou de ir dormir há 2 horas atrás!) 

65  (UNESP-2016)
Lola thinks that
(A) she is a genius.
(B) it is wise to go to bed no later than midnight.
(C) the less she sleeps, the more intelligent she'll become.
(D) she'll please her mother if she gets better grades.
(E) her mom wants her to sleep for at least nine hours.

Comentários & Gabarito  C :
*Item (A) incorreto: ao afirmar que Lola acha que ela é um genius. Segundo o texto, Lola acha que dormir 2h em vez de 7h, ela irá se tornar um gênio.
*Item (B) incorreto: ao afirmar que Lola acha que é sensato ir para a cama O MAIS TARDAR na meia-noite. O texto não faz menção sobre isso.
*Item (C) CORRETO: Lola acha que quanto menos dorme, mais inteligente ela se tornará.
Veja no 3º quadro:
👧"Well YEAH. Imagine what a GENIUS I'll be from only getting 2 instead of 7!"(Bem, sim. Imagine ,eu serei um GENIUS se eu dormir apenas 2h em vez de 7h!")
*Item (D) incorreto: ao afirmar que Lola vai agradar a mãe se ela tiver melhores notas. O texto não faz menção sobre isso.
*Item (A) incorreto: ao afirmar que Lola acha que a mãe dela quer que ela durma pelo menos nove horas. O texto não faz menção sobre isso. 

66  (UNESP-2016)
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna numerada no texto.
(A) which.
(B) when.
(C) while.
(D) whoever.
(E) who.

Comentários & Gabarito  E :
Questão que aborda o tópico "USO CONTEXTUAL DO PRONOME RELATIVO" e pede o pronome relativo adequado para a oração a seguir:
"that teenagers ___ sleep seven hours,".
Perceba que o pronome solicitado REFERE-SE ao substantivo "teenagers" e ao mesmo tempo INICIA UMA NOVA ORAÇÃO com o verbo "sleep".
Nas opções dada,"who" que é um pronome relativo capaz da dupla função na oração dada,ou seja,referir-se a pessoas(teenagers) e ter a função sintática de sujeito da oração seguinte.

 UERJ-2016/2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO-As questões de 64 a 66 referem-se à tirinha a seguir.
BILL WATTERSON
nezhavu.files.wordpress.com
 TRADUÇÃO - TEXTO 2:
➭ 1º QUADRINHO:
- "Calvin, your mom and I looked over your report card and we think you could be pointed better."  – Calvin, sua mãe e eu examinamos seu boletim e achamos que você poderia ser melhor apontado.
- "But I don't like school."  – Mas eu não gosto da escola.
➭ 2º QUADRINHO:
- "Why not? You like to read and you like to learn. I know you do."  – Por que não? Você gosta de ler e gosta de aprender. Eu sei que você faz.
➭ 3º QUADRINHO:
- "I mean, you've read every dinosaur book ever written, and you've learned a lot, right? Reading and learning are fun."  – Quero dizer, você leu todos os livros de dinossauros já escritos e aprendeu muito, certo? Ler e aprender são divertidos.
- Yeah.  – Sim.
➭ 4º QUADRINHO:
- "Então, por que você não gosta da escola?"  – Então, por que você não gosta da escola?.
- "We don't read about dinosaur." – Agente não ler sobre dinossauros.

67
 – (UERJ-2016/2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
Na tirinha, Calvin e seu pai conversam sobre um assunto importante.
Com base no primeiro quadrinho, indique o que motivou essa conversa.
Identifique, ainda, os referentes do pronome we no primeiro e no último quadrinho, respectivamente.
 RESPOSTAS:
a) Motivo da conversa:
➦ As notas do boletim de Calvin.
b) referentes do pronome WE:
➦ 1º quadrinho: Os pais de Calvin.
➦ 4º quadrinho: Calvin mais os colegas de turma.
68 – (UERJ-2016/2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
Why not? You like to read and you like to learn. I know you do. (2º quadrinho)
Explicite o que o pai de Calvin deseja compreender por meio da pergunta acima.
Em seguida, retire do texto, em inglês, a frase substituída por do.
 RESPOSTAS:
a) O que o pai de Calvin deseja compreender por meio da pergunta acima:
➦ O porquê de Calvin não gostar de escola.
b) Em inglês, a frase substituída por do.:
➦ You like to read and you like to learn.

69 – (UERJ-2016/2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
I mean, you've read every dinosaur book ever written, (3º quadrinho)
Com base nesse trecho da fala do pai, aponte a função da expressão sublinhada e transcreva, em inglês, as duas palavras que indicam ênfase.
 RESPOSTAS:
a) A função da expressão "I mean":
➦ Introduzir um esclarecimento.
b) Duas palavras que indicam ênfase:
➦ every
➦ ever
70 – (UERJ-2016/2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
No último quadrinho, Calvin esclarece a dúvida de seu pai. O mesmo quadrinho também traz implícita uma crítica à escola.
Identifique o esclarecimento apresentado por Calvin e explicite, também, a crítica relacionada à escola.
 RESPOSTAS:
a) O esclarecimento:
➦ Não se lê sobre dinossauros na escola.
b) A crítica:
➦ A escola não ensina o que os alunos querem REALMENTE aprender. 

Um comentário: