🔖 ESPCEX Inglês 2025 — Prova em PDF + Gabarito Comentado — 🏛️ B3GE™



🔢 Formato das Questões
☑️ |12| Multiple-Choice Questions — Five-Option Format


⬛ Leia o texto a seguir e responda às questões 45, 46 e 47.

Secret WWII tunnels under London to become new tourist attraction

A vast network of secret underground tunnels beneath central London, constructed during World War II, is set to be transformed into a major tourist attraction by 2028. The London Tunnels project, led by Angus Murray, aims to convert the historic Kingsway Exchange Tunnels into an immersive venue that combines a museum, exhibition space, and entertainment area, commemorating the tunnels' role in British history. With an estimated cost of £120 million ($149 million), the project seeks to attract up to three million visitors annually. Tickets are expected to cost over £30 ($37), and the attraction could rival visitor numbers of landmarks like the London Eye, which draws more than three million visitors each year.

The Kingsway Exchange Tunnels were originally built as air-raid shelters during the German bombing campaigns of World War II and were completed in 1942. However, by then, the bombing campaigns had ended, and the tunnels were never used for their intended purpose. Actually, their true significance emerged only later. In 1944, they were repurposed as a spy headquarters where Ian Fleming, the creator of James Bond, worked for the Naval Intelligence Service. The tunnels' connection to espionage adds a unique allure to the planned attraction, inviting visitors to explore a world filled with history, mystery, and wartime secrets. Post-war, the tunnels were expanded and became a top-secret communication center during the Cold War.

The tunnels have remained largely inaccessible to the public since the 1980s. The project aims to offer an immersive experience that merges historical preservation with modern technology. The attraction is set to include high-resolution immersive screens, interactive activities, hundreds of speakers, and scent-emitting technology to engage visitors fully. "One of the most thrilling global destinations," said Murray, envisioning the project as offering a unique journey through London's wartime past.


45. According to the excerpt “A vast network of secret underground tunnels beneath central London, constructed during World War II, is set to be transformed into a major tourist attraction by 2028.” (paragraph 1), it is correct to say that the new attraction
[A] may open before 2028.
[B] is going to open after 2028.
[C] is not going to open in 2028.
[D] is not going to open before 2028.
[E] must open in 2028.

⬛ Gabarito: (A)

Aqui vai no padrão B3GE™, bem conversado, direto, mostrando a lógica, a gramática, as pegadinhas — e por que o gabarito (A) está correto.


Comentário Inicial da Questão 45

O trecho diz que o complexo de túneis “is set to be transformed into a major tourist attraction by 2028.”

Em inglês, a expressão “by + ano/data” significa “até esse ano” — dando a ideia de que pode acontecer antes, mas não depois.
É exatamente aí que mora a pegadinha: muitos candidatos confundem “by 2028” com “in 2028”.

Logo, a interpretação correta é:
👉 Os túneis estarão prontos ATÉ 2028, podendo ser antes.

Por isso, alternativas que falam que “não será antes” estão incorretas.


Análise alternativa por alternativa

(A) may open before 2028. — CORRETA ✔️

Sim!
“By 2028” = até 2028 → implica possibilidade de ser antes.

Essa alternativa acerta justamente o ponto gramatical:
👉 Pode abrir antes de 2028.

Pegadinha:

Alunos que decoram que “set to” = futuro, esquecem o “by”, que muda totalmente o sentido.


(B) is going to open after 2028. — ERRADA ❌

Isso contraria diretamente o texto.

“By 2028” não significa “after 2028”; significa até 2028.

Pegadinha:

Confundir “by 2028” com “after 2028”.
São opostos.


(C) is not going to open in 2028. — ERRADA ❌

Nada no texto afirma que não abrirá em 2028.
Pode abrir em 2028, ou antes.

Pegadinha:

O candidato pensa:
“Ah, se pode abrir antes, então não abre em 2028.”
❌ Mas pode sim — “by 2028” inclui o próprio ano.


(D) is not going to open before 2028. — ERRADA ❌

É o contrário do texto.
“By 2028” implica que pode abrir antes.

Pegadinha:

A palavra “set to” pode dar uma falsa impressão de prazo fixo.


(E) must open in 2028. — ERRADA ❌

Nada de “must” aparece no texto.
E “by 2028” não significa “em 2028”, significa até.

Pegadinha:

Confundir “prazo final até 2028” com “data exata 2028”.


🎯 Resumo B3GE™

“BY 2028” = antes de 2028 ou em 2028.
NUNCA = depois. 
Gabarito: (A)


46. Choose the alternative that correctly substitutes actually in the sentence “Actually, their true significance emerged only later.” (paragraph 2).

[A] recently
[C] for instance
[E] nonetheless
[B] as a matter of fact
[D] in my view

⬛ Gabarito: (B)

Aqui vai no mesmo padrão B3GE™, com comentário inicial, explicação alternativa por alternativa, pegadinhas, e linguagem conversacional e pedagógica (do jeito que você gosta):


Comentário inicial — ENTENDENDO A QUESTÃO

A frase do texto é:

“Actually, their true significance emerged only later.”

Aqui, actually não significa “atualmente” (a famosa pegadinha clássica da maioria das bancas, inclusive ESPCEX).
No contexto, actually introduz uma correção, uma retificação, algo como: “na verdade”, “de fato”, “para dizer a verdade”.

A pergunta é: Qual alternativa substitui actually corretamente?

Gabarito: (B)as a matter of fact


✔️ Análise de cada alternativa

(A) recently — INCORRETA

  • Recently = “recentemente”.

  • Traz ideia de tempo, não de correção ou contraponto, que é a função de actually no texto.

  • Pegadinha: Muitos candidatos escolhem porque pensam que “significance emerged only later” = algo “recente”, mas o texto fala do período depois da construção, mas ainda no passado remoto (1940s).


(B) as a matter of fact — CORRETA

  • Expressão idiomática que significa “na verdade”, “de fato”, equivalente direto de actually no sentido de retificar ou esclarecer.

  • Substitui perfeitamente, sem alterar o tom do parágrafo.


(C) for instance — INCORRETA

  • Significa “por exemplo”.

  • Serve para introduzir exemplos, não para corrigir/contrapor.

  • Não casa com a estrutura da frase do texto.


(D) in my view — INCORRETA

  • Significa “na minha opinião”.

  • Actually não é opinião; é correção factual.

  • Pegadinha clássica: candidato confunde “atitude do autor” com “marcador de opinião”.


(E) nonetheless — INCORRETA

  • Equivale a “no entanto”, “mesmo assim”.

  • É um marcador adversativo, o que não corresponde ao uso de actually neste caso.

  • A frase não traz oposição, mas esclarecimento/correção.


🎯 Resumo Master B3GE™

A banca testa o falso cognato actually, que NUNCA significa “atualmente”.
No texto, actually = “na verdade / de fato” → melhor substituto = as a matter of fact.


47. According to the text, choose the correct statement.
[A] Tourists will be able to see the tunnels exactly the way they were in 1942.
[B] London Eye’s visitors won’t be able to see the historic Kingsway Exchange Tunnels.
[C] The London Tunnels saved thousands of people during WWII.
[D] When all the facilities are ready, the entrance will be free of charge.
[E] The tunnels have been used for different purposes throughout the years.

⬛ Gabarito: (E)

Aqui está a questão 47 no padrão oficial B3GE™:
comentário inicial, análise alternativa por alternativa, pegadinhas e explicação conversacional.


Comentário Inicial — O QUE A BANCA ESTÁ COBRANDO

A questão exige leitura global do texto e checagem de fatos.
A banca quer ver se o candidato consegue identificar:

  • o que os túneis foram no passado,

  • como foram usados ao longo das décadas,

  • e o que NÃO está no texto.

A correta é (E) porque resume exatamente o percurso histórico dos túneis:
abrigo antiaéreo → quartel-general de espionagem → centro de comunicações → inacessíveis → atração turística.


✔️ Análise das alternativas


(A) Tourists will be able to see the tunnels exactly the way they were in 1942. — INCORRETA

  • O texto diz que as instalações serão completamente transformadas:

    • telas imersivas,

    • tecnologia moderna,

    • atividades interativas,

    • centenas de alto-falantes,

    • tecnologia de aromas.

  • Ou seja: tudo menos “exatamente como em 1942”.

  • Pegadinha: muitos acham que “preservar história” = manter igual, mas aqui será modernizado.


(B) London Eye’s visitors won’t be able to see the historic Kingsway Exchange Tunnels. — INCORRETA

  • O texto não fala nada sobre se visitantes do London Eye conseguem ou não ver os túneis.

  • Apenas compara o número de visitantes (London Eye ≈ 3 milhões).

  • A banca usa um clássico: inventar relação entre dois elementos citados.


(C) The London Tunnels saved thousands of people during WWII. — INCORRETA

  • Os túneis foram construídos como abrigos antiaéreos, mas:

    “the bombing campaigns had ended, and the tunnels were never used for their intended purpose.”

  • Ou seja: não salvaram ninguém, pois não foram usados como abrigo.

  • Pegadinha: o candidato supõe que “abrigo → salvar pessoas”, mas o texto diz o contrário.


(D) When all the facilities are ready, the entrance will be free of charge. — INCORRETA

  • O texto diz o oposto:

    “Tickets are expected to cost over £30.”

  • Portanto, será pago e ainda caro.

  • Pegadinha: palavras como “attraction” induzem alguns a pensar em acesso livre.


(E) The tunnels have been used for different purposes throughout the years. — CORRETA

  • O texto confirma claramente:

    • planejados como abrigos (mas não usados assim),

    • depois quartel-general de espionagem (Ian Fleming),

    • mais tarde centro de comunicação secreta na Guerra Fria,

    • décadas fechados,

    • agora serão atração turística moderna.

  • A única alternativa totalmente alinhada ao texto.


🎯 Resumo Master B3GE™

A banca testa atenção para detalhes históricos e o perigo das inferências vagas.
A única alternativa perfeitamente compatível com todo o texto é (E).




⬛ Leia o texto a seguir e responda às questões 48, 49 e 50.

Sweden Reintroduces Traditional Books in Schools After Digital-Only Education Experiment

In 2009, Sweden embarked on a bold journey to digitize its classrooms, aiming to revolutionize the way students learn. The government envisioned a future where computers and tablets would transform education into an interactive and accessible experience. By replacing traditional textbooks with digital alternatives, Sweden sought to make learning more dynamic and prepare students for the digital demands of the 21st century.

Despite the initial optimism, the digital transition did not deliver the anticipated results. Although Sweden maintained its high ranking in global education standards, studies and feedback from educators and parents revealed challenges. One significant issue was the decline in essential skills such as reading and writing. Teachers noticed that students struggled to concentrate and retain information when using screens compared to traditional paper-based learning methods.

Distractions from digital devices further compounded the problem. Lots of students get sidetracked by games or surfing the web during class instead of sticking to their studies. While computers and tablets were intended for learning, students often used them for gaming or browsing the internet during school hours, reducing classroom engagement.

Recognizing these challenges, Sweden has decided to reverse course. From 2022 to 2025, the government will invest €104 million to provide every student with paper textbooks for each subject. The decision reflects the government’s understanding that (1)_____ technology has its advantages, traditional teaching methods are vital for fostering critical thinking and comprehension skills.

“This move is about finding a balance,” said Education Minister Lena Johansson. “We’re not abandoning digital tools altogether, but we’re ensuring that they complement rather than replace the foundational aspects of learning.” By reinstating printed material, Sweden hopes to rebuild fundamental learning skills (2)_____ continuing to use digital tools where they can add value. The new approach aims to
harmonize digital and traditional methods to create a more comprehensive educational experience.


48. In the sentence “In 2009, Sweden embarked on a bold journey to digitize its classrooms” (paragraph 1), the word bold means
[A] not afraid of taking risks. 
[B] impossible to overcome. 
[C] afraid of taking risks.
[D] connected to a secret plan. 
[E] harmful or illegal.

⬛ Gabarito: (A)

Aqui está a questão 48 explicada no padrão oficial B3GE™: comentário inicial, análise alternativa por alternativa, pegadinhas e raciocínio conversacional.


Comentário Inicial — O QUE A BANCA ESTÁ TESTANDO?

A questão busca verificar se o candidato sabe interpretar vocabulário em contexto, não apenas a tradução literal da palavra bold.
O texto descreve que, em 2009, a Suécia iniciou um processo educacional inovador e arriscado ao substituir livros por tecnologia.

Nesse contexto, bold = corajoso, ousado, disposto a assumir riscos.
Por isso, a correta é (A).


✔️ Análise das alternativas


(A) not afraid of taking risks. — CORRETA

  • A palavra bold significa exatamente isso: ousado, destemido, alguém que se arrisca.

  • E o contexto confirma: a Suécia tentou algo novo, arriscado e inovador — digitalizar TODAS as salas de aula.


(B) impossible to overcome. — INCORRETA

  • Esse significado se aproxima de insuperável (unbeatable, overwhelming).

  • Nada a ver com o uso no texto, que descreve uma “jornada ousada”, não um obstáculo.

Pegadinha: muitos confundem com bold challenge, que poderia ser algo “difícil”, mas aqui bold descreve a decisão, não “o desafio”.


(C) afraid of taking risks. — INCORRETA

  • É o oposto do sentido real de bold.

  • Bold = quem assume riscos;

  • “afraid of taking risks” = medroso, cauteloso.

Pegadinha clássica: confundir por causa da negativa not afraid na correta.


(D) connected to a secret plan. — INCORRETA

  • Isso se relacionaria a algo secreto / conspiratório, próximo de covert ou undercover.

  • O texto não menciona nada secreto: foi uma política educacional pública e declarada.


(E) harmful or illegal. — INCORRETA

  • Esse sentido se relacionaria a illicit, harmful, damaging.

  • A digitalização não foi ilegal nem prejudicial por intenção — apenas não produziu os resultados esperados.

Pegadinha: o candidato pode pensar que “foi ruim”, então escolhe “harmful”, mas o texto não faz esse juízo.


🎯 Resumo B3GE™

  • Bold = ousado, corajoso, sem medo de arriscarAlternativa (A).

  • Questão típica de vocabulário que depende totalmente do contexto, não da tradução decorada.


49. “Recognizing these challenges, Sweden has decided to reverse course.” (paragraph 4). According to the text, we can summarize “these challenges” as the following:
[A] Students don’t learn because classes are boring and they also struggle with homework.
[B] Parents can’t afford expensive devices and students prefer to play games and surf the web.
[C] Students learn less by reading on a screen and they also have to deal with the temptations that divide their attention.
[D] Teachers are not prepared to use electronic devices and students can’t learn by reading on a screen.
[E] Students don’t retain information by reading on a screen and printed books cost €104 million.

⬛ Gabarito: (C)

Aqui vai a questão 49 totalmente comentada no padrão oficial 🏛️B3GE™ — comentário inicial, análise alternativa por alternativa, pegadinhas e raciocínio contextual.


Comentário Inicial — O QUE “THESE CHALLENGES” SIGNIFICA NO TEXTO?

O pronome “these challenges” retoma problemas mencionados logo antes:

  1. queda em habilidades de leitura e escrita;

  2. dificuldade de concentração e retenção usando telas;

  3. distrações com jogos e internet.

Portanto, são dois grandes desafios centrais:

  • alunos aprendem menos usando tela;

  • alunos se distraem com jogos / internet.

A alternativa que resume isso é (C).


✔️ Análise alternativa por alternativa


(C) Students learn less by reading on a screen and they also have to deal with the temptations that divide their attention. — CORRETA

Perfeita. Reproduz exatamente o que o texto diz:

🔹 Alunos retêm menos e aprendem menos diante das telas.
🔹 Há distrações: jogos, internet, navegação, falta de foco.

É a síntese fiel dos “challenges”.


(A) Students don’t learn because classes are boring and they also struggle with homework. — INCORRETA

Não há no texto NADA sobre:

  • aulas serem entediantes,

  • problemas com dever de casa.

Pegadinha: tenta convencer usando “don’t learn”, mas adiciona elementos não citados.


(B) Parents can’t afford expensive devices and students prefer to play games and surf the web. — INCORRETA

Metade é inventada:
❌ O texto não fala que os pais não podem pagar dispositivos.
✔️ Ele realmente menciona as distrações (games/web), mas não menciona custo.

Pegadinha: mistura algo verdadeiro (distração) com algo falso (preço).


(D) Teachers are not prepared to use electronic devices and students can’t learn by reading on a screen. — INCORRETA

O texto diz que:
✔️ alunos não aprendem tão bem na tela, MAS
não diz que professores não sabem usar tecnologia.

Pegadinha: tenta culpar professores, mas isso não aparece no texto.


(E) Students don’t retain information by reading on a screen and printed books cost €104 million. — INCORRETA

Primeira parte: ✔️ Verdadeira — está no texto.
Segunda parte: ❌ Falsa — os €104 milhões são para financiar livros, mas isso não é um “desafio”.
É um investimento, não um problema.

Pegadinha: usa um número real para parecer correta, mas foge do sentido do pronome these challenges.


🎯 Resumo B3GE™

  • “These challenges” = menos aprendizagem com telas + distrações digitais.

  • Por isso, a única alternativa que resume EXATAMENTE esses dois pontos é (C).


50. Which word correctly completes gap (1) (paragraph 4) and gap (2) (paragraph 5)?
[A] and 
[B] where 
[C] how 
[D] but 
[E] while

⬛ Gabarito: (E)

Aqui vai a questão 50 totalmente comentada no padrão oficial 🏛️B3GE™ — com comentário inicial, análise alternativa por alternativa, pegadinhas e raciocínio gramatical/contextual.


Comentário Geral da Questão

As duas lacunas pedem conectores que expressem contraste, porque a ideia central é:

1️⃣ (1) Apesar de a tecnologia ter vantagens…
2️⃣ (2) …ainda assim, eles continuarão usando ferramentas digitais enquanto usam livros.

Nos dois trechos, o texto mostra uma relação simultânea e contrastiva — duas coisas verdadeiras ao mesmo tempo, porém com sentidos diferentes:

  • tecnologia tem vantagens ↔ ensino tradicional continua essencial;

  • reconstruir habilidades básicas ↔ continuar usando ferramentas digitais.

O conector perfeito para transmitir “enquanto / embora / ao mesmo tempo em que” é WHILE.

Por isso, o gabarito é (E).


✔️ Análise alternativa por alternativa

(E) while — CORRETA

👉 Gap (1):

“… understanding that while technology has its advantages, traditional teaching methods are vital…”

Aqui “while” = embora / ao passo que / apesar de → contraste leve.
Perfeito.

👉 Gap (2):

“… rebuild fundamental learning skills while continuing to use digital tools…”

Aqui “while” = enquanto (ações simultâneas).
Também perfeito.

Por isso essa é a única opção que funciona nas duas lacunas.


(A) and — INCORRETA

Não expressa contraste.
Parte 1 ficaria sem sentido:
“…and technology has its advantages, traditional teaching methods are vital…”
Não há ligação lógica.


(B) where — INCORRETA

Indica lugar ou situação, jamais oposição ou simultaneidade.
Não encaixa em nenhuma lacuna.

Pegadinha: aparece muito em textos, mas nunca funciona como conector contrastivo.


(C) how — INCORRETA

Significa “como”.
Não faz sentido na estrutura frasal:

…how technology has its advantages…
→ isso mudaria totalmente o sentido.


(D) but — INCORRETA

Serve para contraste, mas só funciona na primeira lacuna, e mesmo assim de maneira pobre.

Já na segunda lacuna, fica impossível:

“… rebuild fundamental learning skills but continuing to use digital tools…”
→ incorreto gramaticalmente.

Pegadinha: “but” parece tentador porque a frase envolve contraste, mas não cabe nos dois espaços.


🎯 Resumo B3GE™

  • As duas lacunas pedem um conector que indique contraste + simultaneidade.

  • O único que cumpre as duas funções é WHILE → alternativa (E).




⬛ Leia o texto a seguir e responda às questões 51, 52 e 53.

A New Trend in Cryptocurrency: Selling Your Iris

Characters of countless sci-fi films have relied on iris scans to unlock hidden rooms, power up advanced gadgets, or authenticate their identities in a tech-centric world. What once was only a Hollywood fantasy is now becoming a reality, with similar applications just around the corner. These days, it’s not unusual to hear about shopping malls in cities like Barcelona featuring tiny booths where visitors scan their eyes. The concept is puzzling, especially when they explain that the goal is to “scan your iris to give you
cryptocurrencies.”

Worldcoin, one of Sam Altman’s (director of OpenAI, creators of ChatGPT) ventures, has recently gained increased attention due to their new initiative: offering money in exchange for iris scans. Worldcoin scans the biometric data of the eye and then compensates individuals with cryptocurrency. However, many ask the same questions: What (1)____ Worldcoin gain from our iris? What (2)____ they really planning to do with it? Why (3)____ the iris so important? How (4)____ it affect your privacy?

Unlike data such as phone numbers, credit cards, or passwords, biometric data is unchangeable. Biometric data includes traits that can be used to identify you, such as your voice, fingerprint, or iris. They are inherently yours and non-transferable. Sharing biometric data could expose individuals to risks of tracking and surveillance, potentially enabling identification without consent through various technologies. Often without realizing it, people have given permission for their data to be sold.

After carefully studying the legality of this practice, Spain has banned these operations and is removing the stands and iris scanners used by Worldcoin. In countries like France or Brazil, Worldcoin has also faced bans on conducting their activities, while claiming they’re leaving voluntarily rather than because it’s illegal.


51. Choose the alternative that correctly and respectively shows the references for the underlined words from the text: where (paragraph 1), their (paragraph 1) and their (paragraph 3).
[A] booths, shopping malls, data
[B] shopping malls, visitors, technologies
[C] visitors, eyes, people
[D] tiny booths, visitors, people
[E] Worldcoin, characters, biometric data

⬛ Gabarito: (D)

A seguir está a questão 51 totalmente explicada no padrão oficial 🏛️B3GE™ — comentário inicial, análise de cada alternativa, razões e pegadinha.


Comentário Inicial

A questão pede para identificar referentes pronominais — ou seja, descobrir a que palavra cada termo sublinhado se refere no texto. Isso envolve leitura muito cuidadosa.

Os termos analisados são:

  1. where (parágrafo 1)

  2. their (parágrafo 1)

  3. their (parágrafo 3)

Esse tipo de questão tenta confundir o candidato com referentes parecidos no contexto, especialmente quando há mais de um substantivo possível na mesma frase.

O gabarito é (D).

Vamos ver por quê.


✔️ Identificação dos referentes

1️⃣ “where” — parágrafo 1

Trecho:
“…shopping malls in cities like Barcelona featuring tiny booths where visitors scan their eyes.”

O “where” retoma o local.
Qual é o local? → tiny booths

Referente: tiny booths


2️⃣ “their” — parágrafo 1

Ainda no trecho:
“…where visitors scan their eyes.”

O pronome “their” aqui é possessivo referente a…
Quem escaneia? → visitors
Logo, their eyes = os olhos deles (dos visitantes).

Referente: visitors


3️⃣ “their” — parágrafo 3

Trecho:
“Sharing biometric data could expose individuals to risks… Often without realizing it, people have given permission for their data to be sold.”

Esse “their” refere-se a peopleos dados deles (das pessoas).

Referente: people


✔️ Agora confira as alternativas

(D) tiny booths / visitors / people — CORRETA

Bate exatamente com:

  • where → tiny booths

  • their → visitors

  • their → people


❌ Analisando as demais (com pegadinhas)

(A) booths / shopping malls / data

  • 2º item é shopping malls → errado

  • 3º item é data → confunde “their data”, mas the referent é people, não o “dado”.

(B) shopping malls / visitors / technologies

  • 1º já erra → “where” não é shopping malls, e sim os booths.

  • 3º também erra.

(C) visitors / eyes / people

  • 1º item erra → “where” ≠ visitors.

  • 2º item erra → “their” ≠ eyes (eyes é objeto, não referente).

(E) Worldcoin / characters / biometric data

Tudo errado; tenta confundir com o tema geral.


🎯 Resumo B3GE™

  • where → refere-se ao localtiny booths

  • their (1) → refere-se a quem faz a ação → visitors

  • their (2) → refere-se às pessoas de quem os dados podem ser vendidos → people

✔️ Por isso, a alternativa correta é (D).


52. Choose the alternative with words that correctly and respectively complete gaps (1), (2), (3) and
(4) (paragraph 2).
[A] do, are, is, do
[B] do, is, is, does
[C] does, do, is, does
[D] do, do, are, is.
[E] does, are, is, does

⬛ Gabarito: (E)

Aqui está a questão 52 no padrão oficial 🏛️B3GE™ — comentário inicial + análise alternativa por alternativa + pegadinhas.


Comentário Inicial

As quatro lacunas estão dentro de perguntas em inglês.
Em perguntas do tipo wh-question (what / why / how), o verbo auxiliar DO / DOES / ARE / IS depende de:

  • sujeito singular ou plural

  • tipo de verbo (verbo comum → do/does | verbo to be → is/are)

O trecho do texto é:

“What (1)____ Worldcoin gain from our iris?
What (2)____ they really planning to do with it?
Why (3)____ the iris so important?
How (4)____ it affect your privacy?”

O gabarito é (E) — vamos mostrar por quê.


✔️ Análise lacuna por lacuna

(1) What ___ Worldcoin gain…?

Sujeito: Worldcoin → singular
Verbo principal: gain (verbo comum)

Pergunta com verbo comum → usa DO / DOES
Singular → DOES

👉 What does Worldcoin gain…?


(2) What ___ they really planning…?

Sujeito: they
Verbo: “planning” → está omitindo o “are”: What are they planning…?
É presente contínuo.

Pergunta com verbo to be → usa ARE

👉 What are they really planning…?


(3) Why ___ the iris so important?

Sujeito: the iris (singular)
Verbo: to be

Pergunta com verbo to be (singular) → IS

👉 Why is the iris so important?


(4) How ___ it affect your privacy?

Sujeito: it (singular)
Verbo principal: affect (verbo comum)

Pergunta com verbo comum → usa DO / DOES
Singular → DOES

👉 How does it affect your privacy?


✔️ Gabarito correto

(E) does / are / is / does


❌ Análise das alternativas com pegadinhas

(A) do / are / is / do — ERRADA

  • 1º: “do Worldcoin gain…” → ERRADO (Worldcoin é singular → does)

  • 4º: “do it affect…” → ERRADO (it → does)


(B) do / is / is / does — ERRADA

  • 1º erra pelo mesmo motivo (Worldcoin = does)

  • 2º “What is they planning…” → ERRADO (they → are)


(C) does / do / is / does — ERRADA

  • 2º “What do they planning…” → estrutura impossível (planning = continuous → precisa de are)

  • 3º e 4º ok, mas 2º já invalida tudo.


(D) do / do / are / is — ERRADA

Todas erradas:

  • Worldcoin = does, não do

  • “What do they planning” não existe

  • “Why are the iris” → não bate sujeito singular

  • “How is it affect” é impossível em inglês

Aqui é a alternativa feita para pegar os apressados.


(E) does / are / is / does — CORRETA

Todas as quatro batem corretamente:

  • does Worldcoin gain

  • What are they planning

  • Why is the iris

  • How does it affect


53. According to the text, choose the correct statement.
[A] People can scan their iris at home and send it by e-mail.
[B] Voice, fingerprint and iris are examples of biometric data.
[C] France and Brazil are still studying the legality of what Worldcoin is doing.
[D] Everyone who sells their iris is aware of the implications and consequences.
[E] People’s iris can be used in sci-fi films in the near future.

⬛ Gabarito: (B)

Aqui vai a explicação detalhada, conversacional e no estilo B3GE™, como você gosta — mostrando por que a alternativa correta é a (B) e por que as outras estão erradas.


According to the text, choose the correct statement.

Gabarito: (B)

(B) Voice, fingerprint and iris are examples of biometric data. — CORRETA

O texto afirma explicitamente que biometric data includes traits such as your voice, fingerprint, or iris.
Ou seja, exatamente esses três exemplos aparecem juntos no parágrafo 3.
Perfeito, direto, literal.


(A) People can scan their iris at home and send it by e-mail. — ERRADA

O texto menciona “tiny booths in shopping malls” onde as pessoas vão até o local para escanear a íris.
Em nenhum momento aparece a ideia de fazer isso em casa, enviar foto, e-mail, nada disso.


(C) France and Brazil are still studying the legality of what Worldcoin is doing. — ERRADA

O texto diz o contrário:
Worldcoin has also faced bans in France and Brazil.
Não está em estudo: já houve proibição.


(D) Everyone who sells their iris is aware of the implications and consequences. — ERRADA

O texto ressalta justamente o oposto:

“Often without realizing it, people have given permission…”

Ou seja: muita gente não tem noção das consequências.


(E) People’s iris can be used in sci-fi films in the near future. — ERRADA

O texto fala que a ideia de usar íris como identificação era comum em filmes… mas não diz que as íris de pessoas reais serão usadas em filmes futuramente.
Nada a ver com a interpretação correta.




⬛ Leia o texto a seguir e responda às questões 54, 55 e 56.

Stateless People

Stateless people are not recognized as citizens by any country. UNHCR (United Nations High Commissioner for Refugees) advocates for their rights and works to prevent and end statelessness globally. Millions of people around the world are denied the right to a nationality, which leaves them stateless. As a result, they may be unable to access other basic rights and services. They are also often at a higher risk of exploitation and abuse. At the end of June 2024, UNHCR’s statistical reporting counted 4.4 million stateless people. Given that most countries do not report statelessness data, the actual figure is believed to be substantially higher. Stateless people can be found in almost every country and in all regions of the world, and most live in the same country in which they were born.

Stateless people face a lifetime of missed opportunities and disappointment. When they are born, their parents may not be able to register their birth, obtain a birth certificate or other legal identity documents. Without this, they often cannot be enrolled in school. If they do manage to enter school and receive education, they may be barred from sitting formal exams to progress or enter university, unless they can prove their legal identity. As an adult, they may not be allowed to work legally, which leaves them at an increased risk of exploitation and abuse as they take low-paying and informal jobs. They often cannot access public services like health care. They also frequently cannot open a bank account, vote, get a passport to travel, buy a home or even get married. Stateless people cannot confer a nationality on their children. If the child is unable to obtain a nationality through either of their parents or from the country of birth, they will also end up stateless, perpetuating statelessness across generations.

What is the difference between a stateless person and a refugee? A stateless person is not considered a national of any country. A refugee is someone who has fled their country to escape conflict or persecution and has crossed an international border. While most refugees have a nationality, a person can be both stateless and a refugee. However, the majority of stateless people live within the country in which they were born and have never crossed an international border.


54. The word statelessness (paragraph 1) is
[A] an adjective. 
[B] an adverb. 
[C] an article. 
[D] a noun. 
[E] a conjunction.

⬛ Gabarito: (D)

Aqui vai a explicação completa no estilo B3GE™, detalhada, natural e mostrando o raciocínio de cada alternativa.


The word statelessness (paragraph 1) is…

Gabarito: (D)

(D) a noun — CORRETA

A palavra statelessness é formada pelo adjetivo stateless (sem nacionalidade) + o sufixo -ness, que transforma adjetivos em substantivos abstratos (happiness, darkness, kindness, weakness).

Logo, statelessness = “a condição de não ter nacionalidade”, um substantivo.

O próprio texto trata “statelessness” como “a condition”, reforçando a função nominal.


❌ Analisando as demais alternativas

(A) an adjective — ERRADA

O adjetivo seria stateless.
O sufixo -ness impede que a palavra funcione como adjetivo.


(B) an adverb — ERRADA

Advérbios geralmente terminam em -ly (slowly, carefully).
Nada disso aqui.


(C) an article — ERRADA

Artigos em inglês são a / an / the.
Sem relação com “statelessness”.


(E) a conjunction — ERRADA

Conjunções conectam ideias: and, but, although, because…
“Statelessness” não cumpre essa função.


55. Choose the alternative that has the same meaning as the word sitting in the sentence “...they may be barred from sitting formal exams to progress...” (paragraph 2).
[A] paying 
[B] making 
[C] taking 
[D] standing 
[E] failing

⬛ Gabarito: (C)

Aqui vai a explicação detalhada no padrão oficial B3GE™ — clara, natural e mostrando o raciocínio de por que (C) é a correta e por que as outras não servem.


Choose the alternative that has the same meaning as sitting 

(C) taking — CORRETA

No inglês britânico, a expressão sit an exam significa “fazer uma prova”.
No inglês americano, a forma mais comum é exatamente take an exam.

Portanto, “sitting formal exams” = taking formal exams.

Esse é um falso cognato clássico: sit aqui não tem nada a ver com “sentar”.


❌ Por que as outras estão erradas?

(A) paying — ERRADA

Não se “paga” a prova.
O significado de sit an exam nunca envolve pagamento.


(B) making — ERRADA

“Make an exam” significa criar/elaborar uma prova, não realizá-la.


(D) standing — ERRADA

Stand não é usado em inglês moderno para “fazer prova”.
(Fun fact: to stand for an exam existe historicamente, mas é arcaico e não se aplica aqui.)


(E) failing — ERRADA

Failing an exam = “reprovar”, o que não corresponde ao sentido de sit.


56. According to the text, read the statements and choose the correct alternative.
I - UNHCR supports stateless people to move to a new country.
II - There are probably more than 4.4 million stateless people in the world.
III - Stateless people prefer informal jobs because they don’t have bank accounts.
IV - Stateless people may find themselves in a vicious circle.
V - Stateless people don’t have a nationality, neither do refugees.
[A] Only II is correct. 
[B] II and IV are correct. 
[C] I and III are correct.
[D] III and V are correct. 
[E] I, IV and V are correct.

⬛ Gabarito: (B)

Aqui vai a explicação B3GE™ — clara, fundamentada e mostrando por que II e IV são as únicas verdadeiras.


According to the text — Gabarito: (B)

Vamos analisar cada afirmação com base literal no texto.


II – TRUE

“Given that most countries do not report statelessness data, the actual figure is believed to be substantially higher.”

Ou seja, 4,4 milhões é apenas o número reportado, mas o real é provavelmente maior.
✔ Correta.


IV – TRUE

O texto explica que:

  • estateless people não conseguem registrar nascimento,

  • sem documentos não entram na escola,

  • mesmo se estudarem, não podem fazer exames formais,

  • não podem trabalhar legalmente,

  • não obtêm serviços,

  • seus filhos também tornam-se estateless.

Isso caracteriza exatamente um vicious circle — um ciclo que se repete de geração em geração.
✔ Correta.


❌ As falsas

I – FALSE

O texto diz que UNHCR advocates for their rights e works to prevent and end statelessness,
mas não diz que o UNHCR os ajuda a “mudar de país”.
Nada disso aparece no texto.
✘ Falsa.


III – FALSE

O texto afirma que eles não podem trabalhar legalmente, caindo em empregos informais por necessidade, não por preferência.
E isso não tem relação com “não ter banco”.
✘ Falsa.


V – FALSE

O texto explica claramente:

  • Stateless people → não têm nacionalidade.

  • Refugees → têm nacionalidade, mas fugiram de seu país.

E diz ainda:

“While most refugees have a nationality…”

Logo, não compartilham essa característica.
✘ Falsa.


RESPOSTA: (B) — II e IV estão corretas.

Comentários