sábado, 8 de dezembro de 2018

PUCRS – 2014 – VESTIBULAR VERÃO – LÍNGUA INGLESA – PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL – PROVA COM GABARITO & TEXTOS TRADUZIDOS.

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESAPUCRS-2014-VESTIBULAR-VERÃO.

https://www.pucrs.br

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 Text (1) – Differences of floral resource use between honey bees and wild bees in an intensive farming system | www.sciencedirect.com |
 Text (2) – Eight rules for walks in the country | www.theguardian.com |
 APRESENTAÇÃO DA PROVA:

 GABARITO:
 TRADUÇÃO - TEXTO 1:
Differences of floral resource use between honey bees and wild bees in an intensive farming system
Diferenças na utilização dos recursos florais entre as abelhas melíferas e as abelhas selvagens num sistema de agricultura intensiva         
Bees provide an essential pollination service for crops and wild plants. However, substantial declines in bee populations and diversity have been observed in Europe and North America for the past 50 years, partly due to the loss of natural habitats and reduction of plant diversity resulting from agricultural intensification.
As abelhas prestam um serviço de polinização essencial às culturas e às plantas selvagens. No entanto, nos últimos 50 anos, têm-se observado na Europa e na América do Norte declínios substanciais nas populações e na diversidade de abelhas, em parte devido à perda de habitats naturais e à redução da diversidade vegetal resultante da intensificação da agricultura.
To mitigate the negative effects of agricultural intensification, agrienvironmental schemes (AES) have been proposed to sustain bees and other pollinators in agrosystems. AES include the preservation of semi-natural habitats such as grasslands, fallows, woodlots, hedgerows or set-aside field margins.
Para mitigar os efeitos negativos da intensificação agrícola, esquemas agroambientais (AES) têm sido propostos para sustentar abelhas e outros polinizadores em agrossistemas. AES incluem a preservação de habitats semi-naturais, como pastagens, pousios, bosques, sebes ou margens de campos reservados.
However, empirical evidence suggests that the use of those semi-natural habitats by bees may vary greatly among bee functional groups and may further be influenced by the presence of alternative foraging habitats such as mass-flowering crops.
No entanto, os dados empíricos sugerem que a utilização desses habitats semi-naturais pelas abelhas pode variar muito entre os grupos funcionais das abelhas e pode ainda ser influenciada pela presença de habitats alternativos de forrageamento, como as culturas de florescimento em massa.
The present study sets out to investigate whether the three bee groups typically targeted by AES (honey bees, bumble bees and other wild bees) differ in the way they use those semi-natural habitats relative to common mass-flowering crops (oilseed rape, sunflower, alfalfa) in an intensive agricultural farming system.
O presente estudo tem por objetivo investigar se os três grupos de abelhas tipicamente visados pela AES (abelhas melíferas, abelhas bumble e outras abelhas selvagens) diferem na forma como utilizam esses habitats semi-naturais em relação a culturas comuns de floração em massa (colza, girassol, luzerna) num sistema de agricultura intensiva.
A clear segregation pattern in the use of floral resources appeared between honey bees and wild bees, with the former being tightly associated with mass-flowering crops and the latter with semi-natural habitats. Bumble bees had an intermediate strategy and behaved as habitat generalists.
Verificou-se um padrão claro de segregação na utilização dos recursos florais entre as abelhas melíferas e as abelhas selvagens, estando as primeiras fortemente associadas a culturas de florescimento maciço e as segundas a habitats semi-naturais. Os zangões adotaram uma estratégia intermédia e comportaram-se como generalistas do habitat.
Therefore, it would be sensible to treat the three bee groups with distinct AES management strategies, and to further consider potential effects on AES efficiency of alternative foraging habitats in the surrounding. This study also stresses the importance of native floral resources, particularly in semi-natural herbaceous habitats, for sustaining wild bee populations.
Por conseguinte, seria sensato tratar os três grupos de abelhas com estratégias distintas de gestão da AES, e considerar mais aprofundadamente os potenciais efeitos na eficiência da AES de habitats alternativos de forrageamento na área circundante. Este estudo também sublinha a importância dos recursos florais nativos, particularmente em habitats herbáceos semi-naturais, para a manutenção das populações de abelhas selvagens.
http://www.sciencedirect.com/science/journal/01678809.
Acesso em set 2013
51 – (PUC/RS-2014-VESTIBULAR VERÃO)

The sequence in which information is presented in text 1 is:

A) justificativa, objetivo, resultado.
B) objetivo, exemplo, resultado.
C) justificativa, exemplo, objetivo.
D) objetivo, metodologia, exemplo.
E) justificativa, resultado, metodologia

52 – (PUC/RS-2014-VESTIBULAR VERÃO)

Three keywords for understanding the text are:

A) pollinations; crops; plants.
B) honey bees; bumble bees; wild bees.
C) diversity; reduction; intensifi cation.
D) bees; agri-environmental schemes; semi-natural habitats.
E) bumble bees; natural habitats; agricultural intensification.

➧ INSTRUÇÃO: Read text 1 and the statements about it to solve question 03.

I. Declines in bee populations have been detected over the last 50 years in Europe and North America.

II. Agricultural intensifi cation causes the loss of natural habitats and reduction of plant diversity.

III. Agri-environmental schemes have already been used to mitigate the effects of pollination.

53 – (PUC/RS-2014-VESTIBULAR VERÃO)

The correct statement(s) is/are

A) I, only.
B) III, only.
C) I and II, only.
D) II and III, only.
E) I, II, III.

54 – (PUC/RS-2014-VESTIBULAR VERÃO)

A leitura do texto permite concluir que se trata de um(a)

A) resumo de artigo científico.
B) resenha de artigo jornalístico.
C) sinopse de documentário.
D) apresentação de livro didático.
E) conclusão de reportagem.

55 – (PUC/RS-2014-VESTIBULAR VERÃO)

According to the text, the expression “therefore” (line 27) introduces a/an

A) opposition.
B) explanation.
C) negation.
D) condition.
E) conclusion.

 TRADUÇÃO - TEXTO 2:
Eight rules for walks in the country
Oito regras para passeios no campo
Posted by Tom Cox
Publicado por Tom Cox
"It's quite an up and down kind of walk," said my friend Emma. “Oh,” added Emma, "and it gets a bit blowy up there, so I’d leave your credit card back here if I were you." I gave her a searching look, wondering how a credit card might relate to a strong wind. "I took mine up there the other week and it blew out of my hand into the sea," she clarified. "I had to order a new one."
"É um passeio com muitas subidas e descidas", disse a minha amiga Emma. "E acrescentou: "E lá em cima é um pouco ventoso, por isso, se fosse a si, deixava o seu cartão de crédito aqui atrás." Olhei para ela com um olhar perscrutador, perguntando-me qual seria a relação entre um cartão de crédito e um vento forte. "Levei o meu lá para cima na outra semana e ele voou da minha mão para o mar", esclareceu ela. "Tive de encomendar um novo."
I fell in love with walking because it lifted my spirit and took me to parts of my local area that I would never have _________ otherwise, but also because there was something brilliantly ridiculous about the idea of _________ yourself, on a whim, alone, in a bit of countryside you’d never _________ before, with no real goal apart from putting one foot in front of the other.
Apaixonei-me pela caminhada porque me elevava o espírito e me levava a zonas da minha área local que, de outra forma, nunca _________ teria conhecido, mas também porque havia algo de brilhantemente ridículo na ideia de _________ se fazer a si próprio, por capricho, sozinho, numa zona rural que nunca _________ tinha visto antes, sem qualquer objetivo real para além de pôr um pé à frente do outro.
I’ve never really dressed in any walking-specific clothing or taken any special supplies out with me, but I do think there are a few things I’ve learned about “how to walk” in gentle terrain that might help others. I have compiled some of the main ones: always be assertive in saying “Hello!” to fellow walkers, unless in a built-up area; learn to fold your map properly; show strange dogs and cows who is boss; don’t be afraid of dictaphones*; try not to have a beard, but if you do have a beard, have a dog as well; try to avoid headwear, unless strictly necessary; choose an apt soundtrack for your walk; watch out for fookwits and loonies!
Nunca me vesti com roupa específica para caminhadas nem levei comigo qualquer material especial, mas penso que há algumas coisas que aprendi sobre "como caminhar" em terrenos suaves que podem ajudar os outros. Compilei algumas das principais: seja sempre assertivo ao dizer "Olá!" aos outros caminhantes, a não ser que esteja numa zona urbanizada; aprenda a dobrar o seu mapa corretamente; mostre aos cães e vacas estranhos quem manda; não tenha medo de ditafones*; tente não ter barba, mas se tiver barba, tenha também um cão; tente evitar usar chapéus, a não ser que seja estritamente necessário; escolha uma banda sonora adequada para a sua caminhada; tenha cuidado com os malucos e os loucos!
This last one doesn’t apply specifi cally to country walks. It’s just something that my dad tells me every time I see him, and it’s worked fairly well as a general rule for life over the years, so it probably works for walking as well.
Esta última não se aplica especificamente a passeios no campo. É apenas algo que o meu pai me diz sempre que o vejo e que tem funcionado bastante bem como regra geral para a vida ao longo dos anos, por isso, provavelmente, também funciona para caminhar.
*voice recorders
*Gravadores de voz
Adapted from http://www.theguardian.com/lifeandstyle/
2013/sep/11/eight-rules-country-walks.
56 – (PUC/RS-2014-VESTIBULAR VERÃO)
The verb patterns that can correctly fill in the gaps in the text (lines 10, 11 and 13) are, respectively,
A) to visit     plonk         seen
B) to visit     to plonk     saw
C) visited     plonk         saw
D) visited     plonking    see
E) visited     plonking    seen

➧ INSTRUÇÃO: Para responder à questão 57, considere as afirmativas sobre o texto 2 e preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

(  ) Emma had an unexpected experience while walking in the country.

(  ) Emma and Tom have walked in the country together.

(  ) Tom’s father has plenty of experience in walking in the country.

57 – (PUC/RS-2014-VESTIBULAR VERÃO)

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A) V – V – V
B) V – F – F
C) V – F – V
D) F – V – V
E) F – V – F

58 – (PUC/RS-2014-VESTIBULAR VERÃO)

In the text, the expression “on a whim” (line 12)

conveys the meaning of

A) fear.
B) impulse.
C) dream.
D) pleasure.
E) doubt.

➧ INSTRUÇÃO: To solve question 59, read paragraph 3 and select the correct words to complete the gaps.

 _____ you _____ in a built-up area, 
you _____ greet the fellow walkers.

59 – (PUC/RS-2014-VESTIBULAR VERÃO)
According to the idea in the text (lines 19-20), the correct words to fill in the gaps are, respectively,
A) Unless    aren’t    mustn’t
B) Unless    are        should
C) If             are        must
D) If             are        should
E) If             aren’t    shouldn’t
 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO – "UNLESS = IF ... NOT" :
❑  _____ you _____ in a built-up area, you _____ greet the fellow walkers.
 UNLESS + PRESENT TENSE (TYPE 1 CONDITIONAL).
 Unless you are in a built-up area, you should greet the fellow walkers. – A menos que você esteja em uma área construída, você deve cumprimentar os outros caminhantes.
 If you aren’t  in a built-up area, you should greet the fellow walkers.
❑ UNLESS = "IF ... NOT" = "EXCEPT IF" – A NÃO SER QUE, A MENOS QUE, EXCETO SE.
From: https://dictionary.cambridge.org/

➧ INSTRUÇÃO: Read texts 1 and 2 and the statements
about them to solve question 60.

I. O texto 1 apresenta uma pesquisa realizada com diferentes espécies de abelhas domésticas.

II. O texto 2 apresenta a análise de uma experiência realizada por membros de uma mesma família.

III. O texto 1 descreve diferentes comportamentos, e o texto 2 apresenta sugestões inusitadas.

IV. Os dois textos propõem medidas preventivas com base em situações ocorridas no passado.

60 – (PUC/RS-2014-VESTIBULAR VERÃO)

The correct statement(s) is/are

A) I, only.
B) II, only.
C) III, only.
D) III and IV, only.
E) I, II, III and IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário