quinta-feira, 17 de julho de 2025

IBFC 2023 – LÍNGUA INGLESA – SEC/BA – PROFESSOR – SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

 

• Texto (1) – Nikola Tesla biography |  https://www.biography.com |
• 10 Multiple Choice Questions Five-Option Question |

01 – Analise a sentença: “We will have finished our new book by the end of the year”. Ela expressa o “tempo futuro”. Assinale a alternativa correta em relação à estrutura.
a) O tempo verbal Futuro Simples
b) O tempo verbal Presente Contínuo ou Progressivo com vistas à ação em tempo futuro
c) O tempo verbal Futuro Contínuo ou Progressivo
d) O tempo verbal Passado Contínuo ou Progressivo
e) O tempo verbal Futuro Perfeito
•   Gabarito  E  
Analise a sentença: 
• We will have finished our new book by the end of the year.
• (Teremos terminado nosso novo livro até o final do ano.) 
Ela expressa o “tempo futuro”.
Assinale a alternativa correta em relação à estrutura.
a) O tempo verbal Futuro Simples
b) O tempo verbal Presente Contínuo ou Progressivo com vistas à ação em tempo futuro
c) O tempo verbal Futuro Contínuo ou Progressivo
d) O tempo verbal Passado Contínuo ou Progressivo
e) O tempo verbal Futuro Perfeito
>> "FUTURE PERFECT" (WILL HAVE + Participle Past)
O futuro Perfeito é usado para falar sobre algo que será concluído antes de um momento específico no futuro, ou seja, em contexto em que a ação tem um "prazo" ou "data" para ser cumprida. Expressões temporais do tipo "By, By the time, Until, Before." são indicadoras de FUTURE PERFECT.
• I will have finished the work by noon.
(Terminarei o trabalho até o meio-dia.)
• On 14 October I will have worked here ten years.
(No dia 14 de outubro, completarei dez anos de trabalho aqui.)
 
02 – Considere o diálogo a seguir e as regras do tempo verbal Presente Perfeito em inglês.
Assinale a alternativa que preencha o diálogo correta e respectivamente.
• A: ___ you ever ___ a famous person?
• B: Yes, I ___ already ___ Marcos Mion.
a) Do / meet / do / met
b) Have / met / have / met
c) Has / met / has / met
d) Did / meet / did / meet
e) Have / meted / did / met
•   Gabarito  B  
Assinale a alternativa que preencha o diálogo correta e respectivamente.
• A: Have you ever met a famous person?
(Alguma vez, conheceste uma pessoa famosa?)
• B: Yes, I have already met Marcos Mion.
(Sim, já conheci o Marcos Mion.)
a) Do / meet / do / met
b) Have / met / have / met
c) Has / met / has / met
d) Did / meet / did / meet
e) Have / meted / did / met
>> TO MEET (meet, met, met).

03 – A palavra “actually” é considerada um falso cognato. Assinale, dentre as alternativas, a única que pode realmente ser considerada um cognato.
a) Cigar
b) Offensive
c) Deception
d) Confident
e) Pretend
•   Gabarito  B  
A palavra “actually” é considerada um falso cognato. Assinale, dentre as alternativas, a única que pode realmente ser considerada um cognato.
a) Cigar (Falso Cognato)
c) Deception (Falso Cognato)
d) Confident (Falso Cognato)
e) Pretend (Falso Cognato)
>> "COGNATOS" são palavras da língua inglesa que possuem grafia, pronúncia e significado igual ou semelhante em português. Das opções, a única que pode realmente ser considerada um cognato é o adjetivo "OFFENSIVE" (obnoxious, very rudy) que pode ser traduzido como OFENSIVO, INSULTUOSO, MUITO RUDE, AGRESSIVO.
>> Demais vocábulos, são falsos cognatos:
(1) CIGAR (charuto) versus CIGARRO (cigarrete).
(2) DECEPTION (trapaça, enganação) versus DECEPÇÃO (DISAPPOINTMENT).
(3) CONFIDENT (confiante) versus CONFIDENTE (CONFIDANT).
(4) PRETEND (fingir) versus PRETENDER (INTEND).

04 – A gramática da língua inglesa classifica os substantivos em contáveis e incontáveis. Os substantivos contáveis podem ser contados e os incontáveis não podem. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Tesla seemed to have a high level of intelligence.
II. Let’s get rid of the old luggages.
III. Please clean your equipment every day.
IV. They have a lot of money.
a) IV apenas
b) I e II apenas
c) I, II e IV apenas
d) II e IV apenas
e) I, II, III e IV
•   Gabarito  A  
>> ANÁLISE DAS SENTENÇAS:
• I. Tesla seemed to have a high level of intelligence.
❌ Incorreta – Erro de posicionamento da palavra "high" na collocation.
👉 São estruturas padronizadas de collocations: "A LEVEL OF HIGH INTELLIGENCE", "A LEVEL OF LOW INTELLIGENCE", "A LEVEL OF AVERAGE INTELLIGENCE".
✅ Tesla seemed to have a high level of how intelligence.


• II. Let’s get rid of the old luggages.
❌ Incorreta – O erro de pluralização do substantivo "Luggage"(mala, malas) que, por sua natureza, não pode ser contado em unidade.
👉 Uncountable Nouns, por definição, não têm forma plural e são sempre usados no singular. Luggage é um substantivo incontável, e sendo assim, pode referir-se a uma única mala ou várias malas.
✅ Let’s get rid of the old luggage.
(Vamos nos livrar das velhas bagagens.)
• III. Please clean your equipment every day.
✅ Frase gramaticalmente correta.
👉 "equipment" é um uncountable noun e está sendo usado adequadamente.
• IV. They have a lot of money.
✅ Frase gramaticalmente correta.
👉 "MONEY" é um uncountable noun e pode ser usado com "a lot of.": "I have a lot of money", "I have got a lot of money", "I don't have much money on me".
🟨 A opção correta seria III e IV apenas, mas essa opção não está listada.
a) IV apenas
b) I e II apenas
c) I, II e IV apenas
d) II e IV apenas
e) I, II, III e IV

05 – Analise a sentença:
• “The curator is opening the museum at 10 o’clock A.M.”.
Ela expressa o ‘tempo futuro’. É correto afirmar que a estrutura foi usada para expressar:
a) um plano para o futuro que foi confirmado
b) um plano no futuro que não foi confirmado
c) uma ação que não está em progressão agora
d) uma ação que já aconteceu
e) um plano no passado que não foi confirmado
•   Gabarito  A  
>> ANÁLISE DA SENTENÇA:
👉 “The curator is opening the museum at 10 o’clock A.M.”.
(O curador vai abrir o museu às 10 horas da manhã.)
✔️ LOCUÇÃO VERBAL  "is opening"(Present Continous).
✔️ TEMPO REFERENCIAL:  "at 10 o’clock A.M." → futuro próximo.
✔️ SENTIDO TRANSMITIDO: ação já planejada e confirmada para o futuro.
✅ O Cambridge Dictionary mostra o tempo verbal "PRESENT CONTINUOUS" usado para expressar um plano para o futuro que já foi confirmado:

06 – Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que apresenta a que usou a preposição corretamente.
I. That terrible accident happened in Christmas day.
II. There is a lot of red tape, so the car will be ready on three weeks.
III. Blake had been there from five years.
IV. My dream is to be in New York on New Year’s Eve.
a) A preposição na afirmativa I
b) A preposição na afirmativa II
c) A preposição na afirmativa III
d) A preposição na afirmativa IV
e) As preposições em I e III estão corretas
•   Gabarito  D  
>> ANÁLISE DAS SENTENÇAS:
🔴ERRADA 👉 I. That terrible accident happened in Christmas day.
✔️ Antes de datas específicas "Christmas day", usa-se a preposição "on" e não "in".
That terrible accident happened on Christmas day.
(Aquele terrível acidente aconteceu no dia de Natal.)

🔴ERRADA 👉 II. There is a lot of red tape, so the car will be ready on three weeks.
✔️ Para indicar que algo acontecerá dentro de um período de tempo, usa-se a preposição "in" e não "on"
There is a lot of red tape, so the car will be ready in three weeks.
(Há muita burocracia, então o carro ficará pronto em três semanas.)

🔴ERRADA 👉 III. Blake had been there from five years.
✔️ Para expressar duração de tempo, usamos “for”, não “from”.
(Blake esteva lá há cinco anos.)

✅ CORRETA 👉 IV. My dream is to be in New York on New Year’s Eve.
✔️New Year’s Eve” é uma data específica, então a preposição correta é “on”.
✔️Antes de nomes de lugares como bairros, cidades, países e continentes, usa-se a preposição "in". 
Por exemplo: "I live in Aldeota", "I "I live in Fortaleza", "I live in Brazil", "I live in South America"

07 – Analise as formações de gerúndio dos seguintes verbos:
• ski, sleep, stop, begin occur.
Assinale a alternativa incorreta em relação à formação morfológica do verbo.
a) skiing
b) sleeping
c) stopping
d) begging
e) occuring
•   Gabarito  X  
• ski, sleep, stop, begin occur.
Assinale a alternativa incorreta em relação à formação morfológica do verbo.
a) skiing
b) sleeping
c) stopping
d) begging
e) occuring

08 – Analise as sentenças a seguir.
• 1. Ferrari is ____ car. It costs US$ 17,7 million (expensive).
• 2. No, Bugatti La Voiture Noire Is ____ Ferrari. It costs US$ 18,7 million (expensive).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
a) the most expensive / more expensive than
b) the more / the expensiver
c) most / the most expensive
d) more /expensive
e) the most expensive / most expensive than
•   Gabarito  A  
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
b) the more / the expensiver
c) most / the most expensive
d) more /expensive
e) the most expensive / most expensive than
>> ANÁLISE DAS AFIRMATIVAS:
1. Ferrari is ____ car. It costs US$ 17,7 million (expensive).
✔️ Na 1ª sentença, a ideia contextual é que a Ferrari é a marca mais cara, ou seja, na lacuna cabe o superlativo "the most expensive" do adjetivo base "expensive".
✔️ Ferrari is the most expensive car. It costs US$ 17,7 million.
(A Ferrari é o carro mais caro. Custa US$ 17,7 milhões.).

2. No, Bugatti La Voiture Noire Is ______ Ferrari. It costs US$ 18,7 million (expensive).
✔️ Na 2ª sentença, a ideia contextual é a comparação de duas marcas de carro, ou seja, na lacuna cabe o comparativo de superioridade "more expensive than" do adjetivo base "expensive".
✔️ No, Bugatti La Voiture Noire Is more expensive than Ferrari. It costs US$ 18,7 million (expensive).
Não, o Bugatti La Voiture Noire é mais caro que o da Ferrari. Custa US$ 18,7 milhões.

09 – Analise as sentenças a seguir.
1. Neymar Júnior is a ______ soccer player.
2. Lionel Messi is ______ than Neymar Jr.
3. Cristiano Ronaldo is ______ soccer player, and ______ sportsman in the world.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
a) famous / more famous / the most well-known / the best
b) more famous / the most well-known / the most well-known / famous
c) the most well-known / the most well-known / famous / more best
d) the most well-known / famous / more famous / the most good
e) most famous / most well-known / well-known / more gooder than
•   Gabarito  A  
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
a) famous / more famous / the most well-known / the best
b) more famous / the most well-known / the most well-known / famous
c) the most well-known / the most well-known / famous / more best
d) the most well-known / famous / more famous / the most good
e) most famous / most well-known / well-known / more gooder than
>> ANÁLISE DAS AFIRMATIVAS:
1. Neymar Júnior is a ______ soccer player.
✔️ Na sentença, não existe palavra (than) indicadora de comparativo.
✔️ Na lacuna, cabe o adjetivo simple "famous" na forma base ou ainda o adjetivo composto "well-known" também na sua forma base. 
✔️ Correto: Neymar Júnior is a famous soccer player.
✔️ Correto: Neymar Júnior is a well-known soccer player.

2. Lionel Messi is ______ than Neymar Jr.
✔️A palavra "than" exige o uso do comparativo de superioridade.
✔️ Correto: Lionel Messi is more famous than Neymar Jr.
✔️ Correto: Lionel Messi is more well-known than Neymar Jr.

3. Cristiano Ronaldo is ______ soccer player, and ______ sportsman in the world.
✔️ Ambas lacunas pedem o superlativo definido (o uso de “the” e a ideia de "em todo o mundo").
✔️ Correto: “the most well-known soccer player”.
✔️ Correto: “the best sportsman in the world”.

10 – Sabe-se que os pronomes reflexivos podem ter uma função enfática. Neste caso, eles se adaptam à pessoa ou à coisa que será enfatizada.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Mary is a journalist. She talked to the prime minister theirself.
II. Mary is a journalist. She talked to herself the prime minister.
III. Mary is a journalist. She talked to the prime minister herself.
IV. The journalist, Mary, talked to the prime minister him.
a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
•   Gabarito  C  
a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
>> ANÁLISE DAS AFIRMATIVAS:
I. Mary is a journalist. She talked to the prime minister theirself.
❌ Errado – "theirself" refere-se a um sujeito plural. O pronome reflexivo adequado é "herself", que faz a concordância gramatical com "Mary".  
✔️ Correto: Mary is a journalist. She talked to the prime minister herself.
(Mary é jornalista. Ela mesma conversou com o primeiro-ministro.)

II. Mary is a journalist. She talked to herself the prime minister.
❌ Erro de posicionamento do pronome ado – "herself" logo depois da preposição "to". 
✔️ Quando o pronome reflexivo é usado para enfatizar que o sujeito realizou a ação, ele pode aparecer logo após o sujeito, antes ou depois do verbo. 
✔️ FRASE CORRIGIDA:
• Mary is a journalist. She talked to the prime minister herself.
(Mary é jornalista. Ela mesma conversou com o primeiro-ministro.)

III. Mary is a journalist. She talked to the prime minister herself.
✔️ Quando o pronome reflexivo é usado para enfatizar que o sujeito realizou a ação, ele pode aparecer logo após o sujeito, antes ou depois do verbo.

IV. The journalist, Mary, talked to the prime minister him.
❌ Erro de aplicação do pronome objeto "him". O certo é "herself" que faz a função enfática reflexiva e a concordância correta com o sujeito. 
✔️ FRASE CORRIGIDA:
• The journalist, Mary, talked to the prime minister herself.
(Mary é jornalista. Ela mesma conversou com o primeiro-ministro.)

11 – Um dos usos do tempo verbal presente contínuo/progressivo é o de indicador de ação temporária em progresso no momento presente. Assinale a alternativa que responda corretamente a questão “What is Mary doing?”
a) She cleans the house every day
b) She cleaned the house in the morning
c) She is going to cleaning the house tomorrow
d) She is cleaning the house now
e) She used to cleaning the house once a week
•   Gabarito  D  
>> COMANDO DA QUESTÃO:
• A pergunta "What is Mary doing?" está no Presente Contínuo (Present Continuous), indicando uma ação que está acontecendo neste exato momento. A resposta correta deve também estar no Presente Contínuo, que é formado por: [sujeito] + is/are/am + verbo com -ing.
>> ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
a) She cleans the house every day
❌ Errado –  Simple Present (cleans), indica hábito, não ação no momento.
b) She cleaned the house in the morning
❌ Errado –  Simple Past(cleaned), indica ação no passado, não ação no momento.
c) She is going to cleaning the house tomorrow
❌ Erro gramatical na estrutura verbal "going to cleaning"; o certo é "going to clean".
d) She is cleaning the house now
✔️ Correto: Presente Contínuo (is cleaning), ação acontecendo agora.
e) She used to cleaning the house once a week
❌ Erro gramatical na estrutura verbal "used to cleaning"; o certo é "going to clean".

12 – Leia a definição: “Este tempo verbal é usado para indicar a ação que foi completada antes de outra ação ocorrer”. Assinale a qual tempo verbal esta ação se refere.
a) Past perfect
b) Past continuous
c) Simple past + non-action verb
d) Simple past + adverb
e) Simple past + used to
•   Gabarito  A  
Leia a definição: “Este tempo verbal é usado para indicar a ação que foi completada antes de outra ação ocorrer”. Assinale a qual tempo verbal esta ação se refere.
a) Past perfect
b) Past continuous
c) Simple past + non-action verb
d) Simple past + adverb
e) Simple past + used to

13 – Analise a sentença: “It will be raining tomorrow morning”. Essa expressão marca o “tempo futuro”. É CORRETO afirmar que a estrutura usada expressa:
a) Um plano no passado que não foi confirmado
b) Um plano futuro que foi confirmado
c) Uma intenção de fazer algo
d) Uma ação que estará em andamento em um determinado momento no futuro
e) Uma previsão baseada em fatos ou ideias
•   Gabarito  E  
Analise a sentença: “It will be raining tomorrow morning”. Essa expressão marca o “tempo futuro”. É CORRETO afirmar que a estrutura usada expressa:
a) Um plano no passado que não foi confirmado
b) Um plano futuro que foi confirmado
c) Uma intenção de fazer algo
d) Uma ação que estará em andamento em um determinado momento no futuro
e) Uma previsão baseada em fatos ou ideias

14 – A gramática da língua inglesa define o Simple Past Tense (Tempo Passado Simples) como um “tempo verbal que é usado para falar sobre coisas que aconteceram ou existiram antes do presente”.
Assinale a alternativa em que o Simple Past Tense esteja correto.
a) Did Paige went to work yesterday?
b) Phoebe thinked that Cole was ill
c) Prudence studied music at school last year
d) John not cooked last week
e) Do John cook for us every day?
•   Gabarito  C  
a) Did Paige went to work yesterday?
❌ Errado – Após o auxiliar "did", o verbo principal deve estar no infinitivo sem "to", e não no passado.
✔️ Correto: Did Paige go to work yesterday?
b) Phoebe thinked that Cole was ill
❌ Errado – O passado de think é irregular: thought, não thinked.
✔️ Correto: Phoebe thought that Cole was ill.
c) Prudence studied music at school last year
✔️ Correto (no presente): Does John cook for us every day?
d) John not cooked last week
❌ Errado – A forma correta da negativa no passado é com "did not" + "verbo no infinitivo".
✔️ Correto: John did not cook last week.
e) Do John cook for us every day?
❌ Errado – Esta está no presente, não no passado. Além disso, com "John" (3ªPessoa Singular), o auxiliar correto é "does" e não "do".
✔️ Correto (no presente): Does John cook for us every day?

❑ TEXTOLeia o texto 1 para responder as questões que se seguem.
Nikola Tesla biography 
Nikola Tesla was an engineer and scientist known for designing the alternating-current (AC) electric system, which is the predominant electrical system used across the world today. He also created the "Tesla coil," which is still used in radio technology. Born (01) ______ modern day Croatia, Tesla came to the United States in 1884 and briefly worked with Thomas Edison before the two parted ways. He sold several patent rights, including those to his AC machinery, to George Westinghouse. Early Life Tesla was born in Smiljan, Croatia, on July 10, 1856. Tesla was one of five children, including (02) ______ Dane, Angelina, Milka and Marica. Tesla's interest in electrical invention was spurred by his mother, Djuka Mandic, who (03) ______ small household appliances in her spare time while her son was growing up.
Nikola Tesla biography (Disponível em https://www.biography.com/inventor/nikola-tesla)
15 – A partir do excerto lido, assinale a alternativa correta em relação ao uso de vocabulário
a) (01) in / (02) siblings / (03) invented
b) (01) on / (02) siblings / (03) frustrated
c) (01) at / (02) sons / (03) invented
d) (01) over / (02) daughters / (03) invented
e) (01) under / (02) siblings / (03) bought
Gabarito    A

16 – Leia o texto e encontre a palavra ‘engineer’, importa destacar que ela é formada por um sufixo -er. Agora assinale a alternativa em que o sufixo -er não tenha a mesma função da palavra em foco.
a) teacher
b) worker
c) player
d) prettier
e) singer
•   Gabarito  D  
Agora assinale a alternativa em que o sufixo -er não tenha a mesma função da palavra em foco.
a) teacher → teach + er  ("-er" com função de prefixo)
b) worker → work + er  ("-er" com função de prefixo)
c) player → play + er  ("-er" com função de prefixo)
d) prettier → pretty + ier  ("-ier" tem função comparativa)
e) singer → sing + er  ("-er" com função de prefixo)