domingo, 27 de agosto de 2023

TIRINHAS (8) – 71 to 80 – LÍNGUA INGLESA – http://www.inglesparaconcursos.blog.br.

 

71 – (UNIFOR-2013.1-VESTIBULAR-MEDICINA)
A partir da figura acima, analise as afirmações a seguir:

I. Mitt Romney is happy with his meal.
II. Barack Obama is in favor of deporting immigrants.
III. Both Mitt Romney and Barack Obama are in favor of immigration reform.
IV. Not only Mitt Romney but also Barack Obama are against the deport policy.
V. Barack but Mitt is having a burrito.

Marque a opção correta.
(A) Todas as afirmações estão corretas.
(B) Apenas I está correta.
(C) Apenas II está correta.
(D) Apenas as opções III e V estão corretas.
(E) Todas as afirmações estão erradas.
 👍   Gabarito    E  
TÓPICO - 
INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
❑ NA TIRINHA:
➭ BARACK oferece um molho inscrito "NO REPORT POLICY" (POLÍTICA DA DEPORTAÇÃO)
More tabasco with your burrito Mitt? – Mais tabasco para o seu burrito Mitt?
➭ MITT comendo um burrito inscrito "IMMIGRATION REFORM" (REFORMA DA IMIGRAÇÃO)
- (não responde e continua comendo o burrito)
❑ ANÁLISE DAS AFIRMATIVAS:
I. Mitt Romney is happy with his meal. – Mitt Romney está feliz com sua refeição. (ERRADA) (a expressão facial de Mitt demonstra que não está feliz com o burrito)
II. Barack Obama is in favor of deporting immigrants. – Barack Obama é a favor da deportação de imigrantes. (ERRADA) (informação não encontrada na tirinha)
III. Both Mitt Romney and Barack Obama are in favor of immigration reform. – Tanto Mitt Romney como Barack Obama são a favor da reforma da imigração. (ERRADA) (informação não encontrada na tirinha)
IV. Not only Mitt Romney but also Barack Obama are against the deport policy. – Não só Mitt Romney mas também Barack Obama são contra a política de deportação. (ERRADA) (informação não encontrada na tirinha)
V. Barack but Mitt is having a burrito. – Barack e Mitt estão comendo um burrito. (ERRADA) (Apenas Mitt está comendo um burrito.)

72 – (UNITAU-2018-VESTIBULAR)
Leia o cartoon a seguir. 
O cartoon satiriza a noção de que
(A) a altura do cinto muda com o passar dos anos.
(B) o envelhecimento acelera a mudança na altura do cinto.
(C) a idade é afetada pela altura do cinto.
(D) a meia idade define a altura do cinto.
(E) o modo de usar um cinto não define a idade de uma pessoa.
 👍   Gabarito    A/B  
TÓPICO - 
INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
❑ NA TIRINHA:
➭ How aging affects belt height ... – Como o envelhecimento afeta a altura do cinto ...
➭ YOUTH – JUVENTUDE (O cinto abaixo da cintura).
➭ ADULT – ADULTO (O cinto na cintura).
➭ MIDDLE-AGE – MEIA IDADE (O cinto na barriga).
➭ OLD AGE – JUVENTUDE (O cinto acima da barriga).
❑ ANÁLISE DAS AFIRMATIVAS:
O cartoon satiriza a noção de que
(A) a altura do cinto muda com o passar dos anos. (CORRETA) (Na juventude o cinto está abaixo da cintura até que na na velhice o cinto fica acima da barriga.)
(B) o envelhecimento acelera a mudança na altura do cinto. (CORRETA) (Na juventude o cinto está abaixo da cintura até que na na velhice o cinto fica BEM acima da barriga.)
(C) a idade é afetada pela altura do cinto. (ERRADA) (Apenas Mitt está comendo um burrito.)
(D) a meia idade define a altura do cinto. (ERRADA) (a altura do cinto horizontalmente na cintura é definida na fase adulta)
(E) o modo de usar um cinto não define a idade de uma pessoa.(ERRADA) (o modo de usar um cinto define a idade de uma pessoa pois a altura do cinto muda com o passar dos anos.)

73 – (UNIFOR-2015-VESTIBULAR)
Peanuts é uma tirinha americana escrita e ilustrada por Charles M. Schulz. Foi uma das tirinhas mais populares e influentes com 17,897 publicações - o maior número na história.
Leia a tirinha e analise o sentido da mensagem.
(A) Às vezes quando apago uma mensagem, adoro pretender que estou eliminando a pessoa que a enviou.
(B) Algumas vezes quando apago uma mensagem, gosto de fingir que estou matando quem a enviou.
(C) Sempre que apago uma mensagem, eu gosto de fingir que estou matando quem a enviou.
(D) Algumas vezes quando apago uma mensagem, pretendo matar quem a enviou.
(E) Sempre que apago uma mensagem, acho que matei quem a enviou. 
 👍   Gabarito    B  
TÓPICO - 
INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
❑ NA TIRINHA:
➭ Sometimes when I delete an email, I like to pretend that I'm killing the person who sent it. – Às vezes, quando excluo um e-mail, gosto de fingir que estou matando a pessoa que o enviou.
❑ SOMETIMES - POR VEZES, ALGUMAS VEZES, DE VEZ EM QUANDO.
https://www.ldoceonline.com/
dictionary/sometimes
❑ TO PRETEND - FINGIR, SIMULAR.
74 – (UNITAU-2014-VESTIBULAR INVERNO)
A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor.
A presença desse efeito na tira de Garfield acontece porque (A) a xícara de café, um dos símbolos americanos, aparece na tira para assombrar o gato durante a noite.
(B) o gato pensa que a xícara de chá é apenas o pesadelo costumeiro da noite.
(C) o gato tem uma conversa imaginária com uma xícara, para adivinhar o seu conteúdo.
(D) café descafeinado com leite desnatado e adoçante artificial, isso sim é um pesadelo para o gato.
(E) o gato não tem medo da xícara se ela contiver café.
 👍   Gabarito    D  
TÓPICO - 
INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
❑ NA TIRINHA:
1º QUADRINHO:
➭ GARFIELD: You're tonight's age nightmare? – Você é o pesadelo costumeiro desta noite?
➭ XÍCARA: Yupper-doo. – Sim, sou.
2º QUADRINHO:
➭ GARFIELD: But you're coffee. Coffee's not scary. – Mas você é café. O café não é assustador.
➭ XÍCARA: Oh, no? – Oh, não?
3º QUADRINHO:
➭ XÍCARAI'm decaf, with nonfat milk and artificial sweetener. – Estou descafeinado, com leite desnatado e adoçante artificial.
➭ GARFIELDYaahh. – Simmm.
❑ SWEETENER - ADOÇANTE.
https://www.ldoceonline.com/dictionary/sweetener
75 – (UNICAMP-2013-VESTIBULAR-VAGAS REMANESCENTES)
O surpreendente para o menino é que
(A) seu avô e sua avó ainda não tenham acesso às redes sociais da internet.
(B) seus avós tenham se conhecido sem frequentar as redes sociais da internet.
(C) seus avô e sua avó não conheçam nenhuma das redes sociais da internet.
(D) seus avós tenham conseguido se encontrar nas redes sociais da internet
 👍   Gabarito    B  
TÓPICO - 
INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
❑ NA TIRINHA:
➭ No E-harmony? No Facebook? How did you and grandma ever manage to meet each other? – Sem E-harmony? Sem Facebook? Como é que o senhor e a vovó conseguiram se conhecer?
➭ IDEIA CONTEXTUAL: O menino questiona como os avós dele se conheceram sem os mesmos frequentaram as redes sociais da internet.

 TEXTORead the comic to answer questions 76 and 77.
(Disponível em: <https://garfield.com/comic/2018/10/23>. Acesso em 23 out. 2018) 
76 – (UFMS-2018-PASS-TRIÊNIO 2018/2020)
Choose the correct alternative, according to the text.
A) No primeiro quadrinho, o personagem Garfield mostra-se empolgado em assistir à conclusão de um programa na televisão.
B) No terceiro quadrinho, o personagem Drácula parece não estar incomodado com a situação apresentada no segundo quadrinho.
C) O pensamento do personagem Garfield, no último quadrinho, não é importante para se entender o aspecto cômico dessa tirinha.
D) Ao final da tirinha, o leitor tem certeza de que o personagem Drácula não conseguirá escapar da situação em que se encontra.
E) No terceiro quadrinho, o personagem Garfield demonstra surpresa com o desfecho do programa.
 👍  Gabarito  B 
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
❑ NA TIRINHA:
1º QUADRINHO:
➭ NA TV: And now the conclusion of "Dracula versus a truck." – E agora a conclusão de “Drácula versus um caminhão”.
2º QUADRINHO:
➭ NA TV: Hey, you parked on my foot! – Ei, você estacionou no meu pé!
3º QUADRINHO:
➭ NA TV: But that doesn't bother me. Mwah-hahahahahaha! – Mas isso não me incomoda. Mwah-hahahahahaha!.
➭ GARFIELDAnd here comes the sun. – E lá vem o sol.

77 – (UFMS-2018-PASS-TRIÊNIO 2018/2020)
According to the text, the sentence “You parked on my foot!” means:
(A) Você parou no meu pé!
(B) Você está parado no meu pé!
(C) Vocês estão parados nos meus pés!
(D) Vocês estacionaram nos meus pés!
(E) Você estacionou no meu pé!
 👍  Gabarito  E 
TÓPICO - TRANSLATION:
According to the text, the sentence “You parked on my foot!” means:
➭ You parked on my foot!”
➭ Você estacionou no meu pé
 TEXTOPara responder à próxima questão, observe a tira abaixo:
http://www.johnsimonds.com/wp-content/uploads/2007/08/calvin%20dog%20doo2.jpg
78 – (UFMS-2009-VESTIBULAR DE INVERNO-2ª ETAPA)
Baseado no conteúdo da tira acima, é correto afirmar:
(001) Calvin estava irritado com sua mãe.
(002) A mãe de Calvin não queria falar com ele.
(004) Calvin sujou o chão da sala.
(008) Calvin perguntou ao pai se poderia brincar com o cachorro.
(016) O pai de Calvin ficou irritado com a gritaria.
 👍   Gabarito    004  
TÓPICO - 
INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
 TRADUÇÃO DA TIRINHA:
 1º quadro:
• Mom! Hey, Mom!
- Mamãe! Ei mãe!
 2º quadro:
• Calvin, stop yelling across the house! If you want to talk to me walk over to the living room, where I am!
- Calvin, pare de gritar do outro lado da casa! Se você quiser falar comigo, vá até a sala, onde estou!
 4º quadro:
• I stepped in dog poop, where's the hose?
- Eu pisei no cocô de cachorro, cadê a mangueira?
 EXPLANATION:
No primeiro quadro Calvin está gritando, chamando por sua mãe, no segundo quadro Calvin ouve seu pai e fica pensativo e então entra em sua casa em direção ao quarto onde o pai está. Finalmente Calvin revela que pisou no cocô de cachorro e pergunta onde está a mangueira para limpar o chão da casa.
Note que a mãe de Calvin não aparece no diálogo e, portanto, não podemos dizer que a mãe de Calvin não queria falar com ele.
Outro detalhe relevante: Calvin entra na casa e ao chegar no quarto onde está seu pai, Calvin então declara que pisou no cocô de cachorro, o que deixa o pai de Calvin com raiva. Portanto, em face dos fatos, Calvin sujou o chão da casa motivando a raiva de seu pai.
Em outras palavras, O pai de Calvin não se irritou com a gritaria. Ele estava irritado com a sujeira no chão da casa causada pelo filho.
❑ TEXTExamine a tira e releia o texto "What is Gentrification?" para responder, em português, aos itens a e b.
79 – (UNESP-2019/2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-DISCURSIVA)
a) Os quadrinhos numerados de 1 a 4 ilustram qual item apresentado no terceiro parágrafo do texto What is Gentrification? Justifique sua resposta.
Os quadrinhos numerados de 1 a 4 encaixam no item "Cultura e caráter" novas ideias sobre o que é desejável e atraente.
- Os quadrinhos transmitem a ideia da evolução de algo que é desejável:
- No começo, tinha uma barraca de sorvete.(In the beginning, there was an ice cream stand.)
Então veio a tendência de iogurte congelado com baixo teor de gordura ...(Then came the lowfat frozen yogurt trend...)
Substituído pela mania do smoothie.(Replaced by the smoothie craze.)
- até que os sabores fiquem mais sofisticados.(until tastes go more upscale.)
b) Qual item apresentado no terceiro parágrafo do texto pode ser associado ao último quadrinho? Justifique sua resposta.
- O item Mercados imobiliários. 
- No 4ª quadrinho vemos personagens em um condomínio de luxo em que um deles sugere tomar um sorvete: Sabe né, eu realmente poderia ir tomar um sorvete!( You know, I could really go for some ice cream!)

❑ TEXTExamine a tira para responder, em português, aos itens a e b.
(Garry Trudeau. www.theguardian.com)
80 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-DISCURSIVA)
a) De acordo com o Dr. Dan, como um incorporador imobiliário gentrifica uma área?
- Quando um incorporador compra uma casa deteriorada, em ruínas em uma vizinhança desfavorável e em seguida, ele reforma essa casa, revende-a e assim, atrai outras pessoas com boas condições financeiras.
b) A resposta do Dr. Dan no quarto quadrinho revela que ele se preocupa com o bem-estar dos moradores de baixa renda? Justifique sua resposta.
- Ele não demonstra preocupação com o bem-estar dos moradores de baixa renda.
- Ele afirma preocupar-se com o desenvolvimento econômico em relação do setor imobiliário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário