domingo, 30 de novembro de 2025

🔍 20 Pegadinhas CESPE/CEBRASPE — QUANTIFIERS — 🏛️ B3GE™

(Item • Exemplo contextual • Pegadinha CESPE/CEBRASPE)


1) many vs much — contáveis vs incontáveis

Exemplo contextual:
There aren’t ___ volunteers available for the humanitarian mission.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
“Volunteers” é contável → many. Usar much seria incorreto.


2) little vs a little — nuance de “quase nada” vs “um pouco”

Exemplo contextual:
After the storm, there remained ___ hope of saving the ship.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
“Hope” é incontável. Se usar little hope, transmite quase nenhuma chance (sentido negativo). Se usar a little hope, indica ao menos uma chance — contexto provavelmente pede little se a ideia for pessimismo.


3) a few vs few — contáveis com nuance de existência mínima vs suficiente

Exemplo contextual:
Only ___ warnings were issued before the blackout struck the city.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Para enfatizar escassez → few warnings. Se quisesse indicar alguns avisos suficientes → a few warnings. Candidate o uso conforme intenção.


4) some vs any — afirmativa x pergunta/negativa

Exemplo contextual:
If you find ___ errors in the document, report them immediately.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Depois de “if” (condicional → hipótese negativa/possível) → any. Erro comum usar some.


5) several — plural contável, número indefinido, mas claro

Exemplo contextual:
The committee received ___ applications for the scholarship grant.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Plural contável → several applications. Não usar much nem many se quiser nuance de múltiplos, mas sem especificar alta quantidade exata.


6) no + plural/incontável — negação total da quantidade

Exemplo contextual:
There were ___ doubts left after the final explanation.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Para marcar ausência → no doubts. Errado usar not any doubts em prova de CESPE.


7) a great deal of — incontável, estilo formal / acadêmico

Exemplo contextual:
The research required ___ patience and meticulous analysis.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
“Patience” e “analysis” são incontáveis. A expressão formal a great deal of é correta; evita much patience (excesso de repetição) ou many analyses (quando for plural, mas contexto singular).


8) plenty of — informal/moderado, aplicável a incontáveis e contáveis

Exemplo contextual:
The company offered ___ incentives to attract qualified engineers.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
“Incentives” contável plural → plenty of incentives. Errado usar much incentives.


9) a number of — plural contável, com verbo plural

Exemplo contextual:
A number of trustees disagree with the final decision.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Sujeito “a number of trustees” → plural → verbo plural disagree. Erro comum: usar verbo singular.


10) the number of — expressão com sujeito singular

Exemplo contextual:
The number of casualties reported after the incident ___ critical.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Sujeito “the number” → singular → verbo singular is. Cuidado: muitos acertam “are”.


11) few / little + of the + noun — subconjunto definido

Exemplo contextual:
Few of the witnesses called to testify presented valid ID.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Uso correto de few of the witnesses (subconjunto definido). Evite apenas few witnesses se o contexto referir-se a um grupo já citado.


12) some of the + plural/incontável — parte de um conjunto definido

Exemplo contextual:
Some of the footage recorded during the mission remains classified.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Uso adequado de some of the footage (incontável) ou some of the files (plural). Cuidado com pluralidade e “of the”.


13) too much / too many — exagero ou excesso dependendo de contável/incontável

Exemplo contextual:
There were ___ obstacles in the path to success.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
“Obstacles” contável plural → too many obstacles. Erro comum: too much obstacles.


14) enough + plural/contável ou incontável — flexibilidade de uso

Exemplo contextual:
The sailor didn’t have ___ supplies to complete the voyage.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
“Supplies” plural contável → enough supplies. Se fosse “water” (incontável) → enough water.


15) both + plural noun — dualidade clara

Exemplo contextual:
Both committees endorsed the proposal unanimously.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Plural obrigatório. Erro comum: Both committee.


16) either / neither + singular noun — alternativa ou negação singular

Exemplo contextual:
Neither option seems viable under current constraints.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Singular obrigatório. Evite usar plural.


17) a little / little + of + the + incontável/noun — parte de um conjunto definido

Exemplo contextual:
We consumed only a little of the fuel reserved for the mission.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Uso correto de a little of the fuel (parte de reserva). Usar much of the fuel pode alterar o sentido.


18) several vs many — plural contável com nuance distinta

Exemplo contextual:
Several proposals were rejected due to formal errors.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Several proposals indica pluralidade moderada. Trocar por many proposals é possível, mas pode soar exagerado — risco de alternativa incorreta.


19) no + singular incontável — negação absoluta de elemento incontável

Exemplo contextual:
There was no evidence linking the suspect to the crime scene.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
“Evidence” incontável → no evidence. Evite not any evidence em provas estilo CESPE.


20) various + plural noun — plural contável, sem artigo

Exemplo contextual:
Various theories attempt to explain the phenomenon described.
Pegadinha CESPE/CEBRASPE:
Various theories — plural contável, sem artigo. Errado usar “the various theories” quando se quer generalização.


✔️ PADRÃO OFICIAL 🏛️B3GE™ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário