quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PUC-SP-2006-Vestibular de VERÃO da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova INGLÊS-PUC-SP-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-Vestibular de VERÃO-2006. Prova Aplicada em 12/2005.

A prova de inglês tem 09 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).

LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, blogs e cartoons a seguir, é um excelente treino paras a provas de inglês da PUC-SP.
www.theguardian.com
www.dailymail.co.uk
www.seattlepi.com
www.nytimes.com
www.gocomics.com
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
Pontifícia Universidade Católica 
http://www.pucsp.br
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ Prova com 09 Questões.
➦ Foco: 
*Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
*Identificação da relação entre um PRONOME e o seu REFERENCIADO.
*Vocábulos sinônimos contextuais.
*Phrasal verbs contextuais.
*Conhecimento de prefixos.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS 
Jornal Digital norte-americano THE NEW YORK TIMES, http://topics.nytimes.com .
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americano, www.seattlepi.com.
____________________________________________________________________________
Jornal digital: www.nytimes.com
____________________________________________________________________________
Notícias do mundo para estudantes de inglês: www.newsinlevels.com
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
[
🔄 PHRASAL VERBS:
➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
➝ ] 
🔄Expressões comuns:
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas:
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
➝ ]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
As questões de números 73 a 81 referem-se ao texto
abaixo. 
_____________________________________________________________________________
Language Born of Colonialism Thrives
Again in the Amazon
By Larry Rohter
August 28, 2005
_____________________________________________________________________________
1
SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, Brazil, Aug. 23 - When the Portuguese arrived in Brazil five centuries ago, they encountered a fundamental problem: the indigenous peoples they conquered spoke more than 700 languages. Rising to the challenge, the Jesuit priests accompanying them concocted a mixture of Indian, Portuguese and African words they called "língua geral," or the "general language," and imposed it on their colonial subjects.
2
Elsewhere in Brazil, língua geral as a living, spoken tongue died off long ago. But in this remote and neglected corner of the Amazon where Brazil, Colombia and Venezuela meet, the language has not only managed to survive, it has made a remarkable comeback in recent years.
3
"Linguists talk of moribund languages that are going to die, but this is one that is being revitalized by new blood," said José Ribamar Bessa Freire, author of "River of Babel: A Linguistic History of the Amazon" and a native of the region. "Though it was originally brought to the Amazon to make the colonial process viable, tribes that have lost their own mother tongue are now taking refuge in língua geral and making it an element of their identity," he said.
4
Two years ago, in fact, Nheengatu, as the 30,000 or so speakers of língua geral call their language, reached a milestone. By vote of the local council, São Gabriel da Cachoeira became the only municipality in Brazil to recognize a language other than Portuguese as official, conferring that status on língua geral and two local Indian tongues. As a result, Nheengatu, which is pronounced neen-gah-TOO and means "good talk," is now a language that is permitted to be taught in local schools, spoken in courts and used in government documents. People who can speak língua geral have seen their value on the job market rise and are now being hired as interpreters, teachers and public health aides.
5
In its colonial heyday, língua geral was spoken not just throughout the Amazon but as far south as the Paraná River basin, more than 2,000 miles from here. But in the mid-18th century, the Portuguese government ordered the Jesuits out of Brazil, and the language began its long decline. It lingered in the Amazon after Brazil achieved independence in 1822, but was weakened by decades of migration of peasants from northeast Brazil to work on rubber and jute plantations and other commercial enterprises.
6
The survival of Nheengatu here has been aided by the profusion of tongues in the region, which complicates communication among tribes; it is a long-held custom of some tribes to require members to marry outside their own language group. By the count of linguists, 23 languages, belonging to six families, are spoken here in the Upper Rio Negro.
7
But in modern times, the language acquired a very different significance. As the dominion of Portuguese advanced and those who originally imposed the language sought its extinction instead, Nheengatu became "a mechanism of ethnic, cultural and linguistic resistance," said Persida Miki, a professor of education at the Federal University of Amazonas.
Adaptado do site www.nytimes.com
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  73 :
A língua geral, chamada de Nheengatu,
a) é originária de Portugal.
b) é falada em mais de 700 tribos.
c) foi ensinada aos Jesuítas para poderem se comunicar com os índios.
d) foi imposta aos colonizadores pelos escravos e pelos índios.
e) foi elaborada por padres Jesuítas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A língua geral, chamada de Nheengatu,
a) é originária de Portugal.
b) é falada em mais de 700 tribos.
c) foi ensinada aos Jesuítas para poderem se comunicar com os índios.
d) foi imposta aos colonizadores pelos escravos e pelos índios.
e) foi elaborada por padres Jesuítas.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] Rising to the challenge, the Jesuit priests accompanying them concocted a mixture of Indian, Portuguese and African words they called "língua geral," or the "general language," and imposed it on their colonial subjects.” e “Two years ago, in fact, Nheengatu, as the 30,000 or so speakers of língua geral call their language,..."
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  74 :
Atualmente, a língua geral
a) deixou de ter a função de unificar a comunicação entre diferentes tribos.
b) tornou-se uma língua morta na maior parte do Brasil.
c) mantém somente a forma falada em São Gabriel da Cachoeira.
d) foi oficializada na Venezuela, Colômbia e Amazônia.
e) é usada para catequizar os índios da Amazônia.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Atualmente, a língua geral
a) deixou de ter a função de unificar a comunicação entre diferentes tribos.
b) tornou-se uma língua morta na maior parte do Brasil.
c) mantém somente a forma falada em São Gabriel da Cachoeira.
d) foi oficializada na Venezuela, Colômbia e Amazônia.
e) é usada para catequizar os índios da Amazônia.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
Atualmente, a língua geral tornou-se uma língua morta na maior parte do Brasil.
No texto: “Elsewhere in Brazil, língua geral as a living, spoken tongue died off long ago. But in this remote and neglected corner of the Amazon where Brazil, Colombia and Venezuela meet, the language has not only managed to survive, it has made a remarkable comeback in recent years.”
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  75 :
José Ribamar Bessa Freire
a) afirma que a língua geral já se transformou em língua nativa da região.
b) escreveu um livro sobre a influência da Nheengatu sobre o português.
c) fala e escreve diversas línguas indígenas, já que nasceu na região do Rio Amazonas, que chama de Rio de Babel.
d) alega que o Nheengatu possibilita a identidade indígena entre as tribos que perderam sua língua nativa.
e) viabilizou o processo cultural por meio da história lingüística do Amazonas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
José Ribamar Bessa Freire
a) afirma que a língua geral já se transformou em língua nativa da região.
b) escreveu um livro sobre a influência da Nheengatu sobre o português.
c) fala e escreve diversas línguas indígenas, já que nasceu na região do Rio Amazonas, que chama de Rio de Babel.
d) alega que o Nheengatu possibilita a identidade indígena entre as tribos que perderam sua língua nativa.
e) viabilizou o processo cultural por meio da história lingüística do Amazonas.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] Though it was originally brought to the Amazon to make the colonial process viable, tribes that have lost their own mother tongue are now taking refuge in língua geral and making it an element of their identity," he said. (José Ribamar Bessa Freire)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  76 :
A língua Nheengatu
a) é uma das línguas oficiais em São Gabriel da Cachoeira, que fica perto da fronteira do Brasil, Venezuela e Colômbia.
b) é bastante valorizada no mercado de trabalho ao longo do rio Paraná.
c) está criando dificuldades para os advogados brasileiros que precisam de intérpretes para ler documentos oficiais em tribunais.
d) está sendo ensinada por professores indígenas para médicos e advogados que lidam com o público regional.
e) é disciplina obrigatória em escolas indígenas de tribos afastadas para viabilizar a comunicação com os colonizadores.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A língua Nheengatu
a) é uma das línguas oficiais em São Gabriel da Cachoeira, que fica perto da fronteira do Brasil, Venezuela e Colômbia.
b) é bastante valorizada no mercado de trabalho ao longo do rio Paraná.
c) está criando dificuldades para os advogados brasileiros que precisam de intérpretes para ler documentos oficiais em tribunais.
d) está sendo ensinada por professores indígenas para médicos e advogados que lidam com o público regional.
e) é disciplina obrigatória em escolas indígenas de tribos afastadas para viabilizar a comunicação com os colonizadores.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] By vote of the local council, São Gabriel da Cachoeira became the only municipality in Brazil to recognize a language other than Portuguese as official, conferring that status on língua geral and two local Indian tongues.” e “But in this remote and neglected corner of the Amazon where Brazil, Colombia and Venezuela meet,...”
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  77 :
O declínio da língua Nheengatu
a) foi acelerado na Amazônia na época da independência do Brasil, em 1822.
b) foi causado pelos seringueiros e plantadores de juta que preferiam trabalhadores nordestinos aos índios.
c) é atribuído à saída dos Jesuítas do Brasil, em meados do século XVIII.
d) deu-se de maneira lenta e começou ao longo das 2.000 milhas da bacia do rio Paraná.
e) foi concomitante ao renascimento das 23 línguas nativas na região do alto Amazonas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O declínio da língua Nheengatu
a) foi acelerado na Amazônia na época da independência do Brasil, em 1822.
b) foi causado pelos seringueiros e plantadores de juta que preferiam trabalhadores nordestinos aos índios.
c) é atribuído à saída dos Jesuítas do Brasil, em meados do século XVIII.
d) deu-se de maneira lenta e começou ao longo das 2.000 milhas da bacia do rio Paraná.
e) foi concomitante ao renascimento das 23 línguas nativas na região do alto Amazonas.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] But in the mid-18th century, the Portuguese government ordered the Jesuits out of Brazil, and the language began its long decline.”
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  78 :
A No terceiro parágrafo, na frase "Though it was originally brought to the Amazon to make the colonial process viable, tribes that have lost their own mother tongue are now taking refuge in língua geral and making it an element of their identity", a palavra “though” indica
a) contraste.
b) causa.
c) conseqüência.
d) concordância.
e) preferência.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) contraste.
b) causa.
c) conseqüência.
d) concordância.
e) preferência.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
No terceiro parágrafo, na frase “Though it was originally brought to the Amazon to make the Colonial process viable, tribes that have lost their own mother tongue are now taking refuge in língua geral and making it an element of their identity”; a palavra “though” indica contraste.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  79 :
No primeiro parágrafo, na frase “Rising to the challenge, the Jesuit priests accompanying them concocted a mixture of Indian, Portuguese and African words they called "língua geral," or the "general language," and imposed it on their colonial subjects.”, a palavra “them”refere-se a
a) povos indígenas.
b) padres jesuítas.
c) sujeitos colonizados.
d) índios, africanos e portugueses.
e) portugueses.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) povos indígenas.
b) padres jesuítas.
c) sujeitos colonizados.
d) índios, africanos e portugueses.
e) portugueses.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] When the Portuguese arrived in Brazil five centuries ago, they encountered a fundamental problem: the indigenous peoples they conquered spoke more than 700 languages. Rising to the challenge, the Jesuit priests accompanying them..."
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  80 :
No quarto parágrafo, na frase “By vote of the local council, São Gabriel da Cachoeira became the only municipality in Brazil to recognize a language other than Portuguese as official...”, a expressão “other than” significa em português:
a) ao contrário de.
b) além de.
c) no lugar de.
d) a fim de.
e) outras que.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) ao contrário de.
b) além de.
c) no lugar de.
d) a fim de.
e) outras que.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
No quarto parágrafo, na frase “By vote of the local council, São Gabriel da Cachoeira became the only municipality in Brazil to recognize a language other than Portuguese as official...”, a expressão “other than” significa em português, além de.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  81 :
Segundo o texto, a língua geral
a) já foi importante em todo o Brasil e resolveu o problema dos índios que não conseguiam negociar com os brasileiros.
b) conta com cerca de 30 mil falantes, que também falam as 23 línguas indígenas da região Amazônica. c) já cumpriu seu papel social de integrar os índios de tribos diferentes e os trabalhadores nordestinos na Amazônia.
d) está ressurgindo na região do Alto Rio Negro onde contribui para a identidade étnica, cultural e lingüística.
e) promoveu o costume de casamentos entre membros das seis famílias que haviam perdido sua língua de origem.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo o texto, a língua geral
a) já foi importante em todo o Brasil e resolveu o problema dos índios que não conseguiam negociar com os brasileiros.
b) conta com cerca de 30 mil falantes, que também falam as 23 línguas indígenas da região Amazônica. c) já cumpriu seu papel social de integrar os índios de tribos diferentes e os trabalhadores nordestinos na Amazônia.
d) está ressurgindo na região do Alto Rio Negro onde contribui para a identidade étnica, cultural e lingüística.
e) promoveu o costume de casamentos entre membros das seis famílias que haviam perdido sua língua de origem.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] the language has not only managed to survive, it has made a remarkable comeback in recent years.“ e “... Nheengatu became "a mechanism of ethnic, cultural and linguistic resistance," said...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário