domingo, 13 de março de 2016

UNICAMP – SP – 2013 – VESTIBULAR NACIONAL – 2ª FASE – DISCURSIVA – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS / SP – PROVA COM GABARITO.

Welcome back to another post!
➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNICAMP-SP-2013-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA, aplicada em 13/01/2013.

➧ BANCA/ORGANIZADORUNICAMP-UNICAMP/COMVEST - Comissão Permanente para os Vestibulares.

 PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA: 06 questões.

01  (UNICAMP-SP-2013-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA) 

(Disponível em
http://signletterdepot.com/roadside-outdoor-sign-with-message-board.html.
Acessado em 15/07/2012.)

a) O que o primeiro cartaz anuncia?

b) O que o segundo cartaz indica?

RESPOSTAS:

(A) ANÚNCIO do 1º cartaz
➦ Venda/Liquidação – a coleção de verão – com até 50% de desconto.

(B) ANÚNCIO do 2º cartaz
Estacionamento Público aberto 24hs.

02  (UNICAMP-SP-2013-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)

So long, Facebook!

Andrea Bennett, 18 August 2012.

I've deleted my Facebook:


I was tired of having to check my profile all the time and I just felt overexposed and ready to trade my computer for sunshine.

I don't need Facebook, and Facebook probably doesn't need me. Right? Right... But those of us without Facebook run the risk of being considered abnormal or eccentric, or not being hired by potential employers who distrust people who don't use the site.

(Adaptado de http://www.adbusters.org/blogs/adbusters-blog/so-long-facebook.html. Acessado em 12/09/2012.)

a) Como a autora do texto acima estava se sentindo antes de fechar sua conta no Facebook?

b) Quais são, segundo o texto, os riscos de não ter uma conta no Facebook?

RESPOSTAS:

(A) SENTIMENTO DA AUTORA
➦ A autora se sentia cansada de ter que verificar o perfil dela no Facebook a todo o momento, sentia-se ainda superexposta e muito enclausurada, pois menciona estar pronta para trocar o computador por uma 'luz do sol'..

(B) RISCOS DE NÃO TER O FACEBOOK
➦ Os riscos são o de se sentir 'anormal' ou 'excêntrico', ou 'não ser contratado' por possíveis empregadores que desconfiam de pessoas que não usam o Facebook.

03  (UNICAMP-SP-2013-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)
(Disponível em http://www.gocomics.com/calvinandhobbes/2012/05/21. Acessado em 19/09/2012.)

a) O que Calvin, o menino da tirinha acima, pretende fazer quando crescer?

b) Indique duas razões pelas quais Calvin pretende agir desse modo.

RESPOSTAS:

(A) METAS DE CALVIN QUANDO CRESCER:

➦ Calvin não vai ler jornal, não vai acompanhar questões complexas e nem vai votar, conforme no 1º quadrinho:
➦ "When I grow up, I'm not going to read the newspaper and I'm not going to follow complex issues and I'm not going to vote."
(Quando eu crescer, não vou ler o jornal e não vou acompanhar questões complexas e não vou votar.)
.

(B) RAZÕES DE CALVIN
➦ RAZÃO 1: Calvin 'poderá reclamar que o governo não o representa' e ainda, quando tudo estiver arruinado, ele dirá que 'o sistema não funciona', justificando desse modo, sua falta de participação, conforme os trechos:
- When I grow up, I'm not going to read the newspaper and I'm not going to follow complex issues and I'm not going to vote. 
Quando eu crescer, não vou ler o jornal e não vou acompanhar questões complexas e não vou votar.
- That way, I can complain that the government doesn't represent me.
Dessa forma, posso reclamar que o governo não me representa.
- Then when everything goes down the tubes, I can say the system doesn't work and justify my further lack of participation.
Então, quando tudo estiver arruinado, posso dizer que o sistema não funciona e justificar minha falta de participação.

➦ RAZÃO 2: É muito mais divertido culpar as coisas do que consertá-las, conforme o trecho:
- It's a lot more fun to blame things than to fix them.
É muito mais divertido culpar as coisas do que consertá-las.

TRADUÇÃO LIVRE do Cartoon:
• 1º quadrinho:
When I grow up, I'm not going to read the newspaper and I'm not going to follow complex issues and I'm not going to vote.
Quando eu crescer, não vou ler o jornal e não vou acompanhar questões complexas e não vou votar.
• 2º quadrinho:
That way, I can complain that the government doesn't represent me.
- Dessa forma, posso reclamar que o governo não me representa.
• 3º quadrinho:
- Then when everything goes down the tubes, I can say the system doesn't work and justify my further lack of participation.
Então, quando tudo estiver arruinado, posso dizer que o sistema não funciona e justificar minha falta de participação.
• 4º quadrinho :
an ingeniously self-fulfilling plan.
- um plano engenhosamente auto-realizável.
• It's a lot more fun to blame things than to fix them.
É muito mais divertido culpar as coisas do que consertá-las.

04  (UNICAMP-SP-2013-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)

ON THE ROAD

I first met Dean not long after my wife and I split up. I had just gotten over a serious illness that I won't bother to talk about except that it had something to do with the miserably weary split-up and my feeling that everything was dead. With the coming of Dean Moriarty began the part of my life you could call my life on the road. Before that l'd often dreamed of going West to see the country, always vaguely planning and never taking off. First reports of Dean carne to me through Chad King, who'd shown me a few letters from him written in a New México reform school. I was tremendously interested in the letters because they so naively and sweetly asked Chad to teach him all about Nietzsche and all the wonderful intellectual things that Chad knew. At one point Carlo and I talked about the letters and wondered if we would ever meet the strange Dean Moriarty.

(Adaptado de J.Kerouac, On the Road.
Londres: Penguin Books, 1972, p. 3.)

a) Cite dois acontecimentos na vida do narrador que antecederam o encontro com Dean Moriarty.

b) O que fazia frequentemente o narrador antes desse encontro?

RESPOSTAS:

(A) SEPARAÇÃO (narrador e a mulher) e uma DOENÇA GRAVE(do narrador):

➦ Na há informação no texto que o narrador encontrou Dean Moriarty pessoalmente;
➦ O texto revela que houve um "encontro virtual" que se deu através do que Chad King contou, e cartas atribuídas a Moriarty que foram mostradas ao narrador. vote."
(Quando eu crescer, não vou ler o jornal e não vou acompanhar questões complexas e não vou votar.).

(B) 
SONHAR FREQUENTEMENTE em ir para a costa oeste conhecer o país.

05  (UNICAMP-SP-2013-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)

Photoshopping Our Souls Away
By Sarey Martin Mclvor

In 2011, the American Medical Association, the most respected group of medical 
professionals in the U.S., took a public stance against the way media "corrects" photographs f humans, arguing that it is a leading cause of anorexia, the third most common mental chronic disorder in adolescents.
It's bad enough that most models are part of a gene pool and age group that encompasses a very small percentage of the population. But now, they are photographing these folks and manipulating their skin, their weight, and proportions to make them into perfect alien life forms that exist only in a computer.
Adaptado de
http://darlingmagazine.org/author/sarey-martin-mcivor/. Acessado em 18/12/2012.)

a) O que fez a American Medical Association em 2011 e por quê?

b) Justifique o título do texto.

RESPOSTAS:

(A) EMITIU OPINIÃO desfavorável sobre a forma como os meios de comunicação corrigem as fotos das pessoas. Por causa do AUMENTO considerável de casos de ANOREXIA entre adolescentes.

(B) O título "Photoshopping nossas almas ausentes" indica como a manipulação de fotos em computador mostra uma pessoa que não existe, que parece não ter vida, alma. O título usa o substantivo próprio "Photoshop"(aplicativo de edição de fotos) como verbo, junto à partícula "away", formando assim um Phrasal Verb.

06  (UNICAMP-SP-2013-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)

How to feed a hungry world

With the world's population expected to grow from 6.8 billion today to 9.1 billion by 2050, 
a certain Malthusian alarmism has set in: how will all these extra mouths be fed? The world's population more than doubled from 3 billion between 1961 and 2007, yet agricultural output kept pace — and current projections suggest it will continue to do so.

Producing enough food for the world's population in 2050 will require a wholesale realignment of priorities in agricultural research. There is an urgent need for new seed varieties that offer higher yields but use less water, fertilizers or other inputs and are more resistant to drought, heat and pests.
Equally crucial is lower-tech research into basics such as crop rotation, soil management and curbing waste - between one-quarter and one-third of the food produced worldwide is lost or spoiled.
(Adaptado de Nature, n. 466, p. 531-532, jul. 2010.)

a) No período de 1961 a 2007, qual foi, segundo o texto, a relação entre o crescimento da população e a produção agrícola?


b) Além de investigações sobre novas variedades de sementes, que outras pesquisas seriam necessárias, segundo o texto, para garantir uma produção suficiente de alimentos em 2050?

RESPOSTAS:

(A) A população dobrou mais de 3 bilhões e a produção agrícola conseguiu acompanhar o passo deste crescimento.

(B) Rotatividade das lavouras, gerenciamento do solo, e FREIO no de desperdício de alimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário