segunda-feira, 9 de maio de 2016

UNICAMP – SP – 2015 – VESTIBULAR NACIONAL – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS / SP – PROVA COM GABARITO.

Welcome back to another post!
➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE, aplicada em 19/11/2014.

➧ BANCA/ORGANIZADORUNICAMP-UNICAMP/COMVEST - Comissão Permanente para os Vestibulares.

 PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA09 Questões múltiplas escolhas com 04 alternativas cada.

➧ GABARITO:


01-B,  02-D,  03-A,  04-C,  05-C,  06-A,  07-D,  08-B,  09-A


01  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)
 
INCOME TAXES
(Adaptado de http://www.politicalcartoons.com/cartoon/69af1b15-
2271-45d4-be10-320535f6aa6c.html. Acessado em 15/05/2014.)
O personagem do cartum

a) considera tão difícil o processo de criação da fórmula E=mc2 quanto calcular o imposto de renda.
b) compara o processo de criação da fórmula E=mc2 e o cálculo do imposto de renda.
c) prefere realizar tarefas que lhe cabem como cidadão às atividades que realiza como físico.
d) qualifica como mais fácil calcular o imposto de renda do que o processo de criação da fórmula E=mc2.

02  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)


(Disponível em: http://issuu.com/carimactimes2010/docs/backstage_-_carimac_times _2010. Acessado em 28/10/2014.)

Para o menino do cartum é surpreendente que seus avós


a) já possuam contas nas redes virtuais de relacionamento.
b) tenham se conhecido nas redes virtuais de relacionamento.
c) ainda não consigam gerenciar suas relações sociais nas redes virtuais de relacionamento.
d) tenham conseguido se conhecer fora das redes virtuais de relacionamento.

03  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)


O texto reproduzido no poster acima corresponde a um 
verso de uma canção escrita por John Lennon e gravada pela banda The Beatles em 1967.

Da leitura desse verso se depreende que viver só é fácil para pessoas

a) alienadas.
b) inteligentes.
c) lúcidas.
d) insanas.

04  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)

A imagem abaixo reproduz uma troca de mensagens eletrônicas entre uma mãe e seu filho.
(Disponível em http://www.lifebuzz.com/funny-texts/#!SsbFU. Acessado em 02/02/2014.)

Depreende-se dessa troca de mensagens que


a) a mãe ficou satisfeita com a resposta dada pelo filho à pergunta que ela lhe fez.
b) o filho não entendeu a pergunta feita a ele por sua mãe.
c) a mãe não foi capaz de interpretar adequadamente a resposta do seu filho.
d) o filho se dispôs a responder à pergunta feita pela mãe mais tarde.

05  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)


Tyrannosaurus rex

Tyrannosaurus rex was one of the largest meateating dinosaurs that ever lived. Fossil evidence shows that T. rex was about 12 meters long and about 4.6 to 6 meters tall. Its robust thighs and long, powerful tail helped it move quickly.
T. rex's serrated, conical teeth were used to pierce and grip flesh, which it then ripped away with its strong neck muscles. Its two-fingered forearms could probably seize prey, but they were too short to reach its mouth.

(Adaptado de http://animals.nationalgeographic.com/animals/
prehistoric/tyrannosaurus-rex/. Acessado em 15/06/2014.)

Segundo o texto,

a) fósseis comprovam que um Tyrannosaurus rex podia alcançar doze metros de altura.
b) apesar de seus braços curtos, um Tyrannosaurus rex era capaz de levar uma presa a sua boca.
c) os dentes e o pescoço de um Tyrannosaurus rex
estavam adaptados a sua dieta.
d) a cauda vigorosa de um Tyrannosaurus rex impedia-o de se mover mais agilmente.

06  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)

Feline Intelligence

Dog and cat lovers seem to relish unending debates over which animal is "smarter." Dog owners often cap their arguments with the fact that dogs have the ability to perform tricks, while cat people counter with the claim that their pets are too intelligent to perform on command. In truth, such methods of pet comparison are useless animal-world versions of mixing apples and oranges. Dogs are motivated by a strong need to follow and please their masters in order to receive praise. The solitary cat answers to no one; nevertheless, if trainability may not be the feline's forte, cleverness and adaptability certainly are.

(Adaptado de http://www.animalplanet.com/pets/cat-intelligence.htm. Acessado em 14/06/2014.)

Segundo o texto,

a) comparar a inteligência de animais tão diferentes como cães e gatos não faz nenhum sentido.
b) os cachorros são mais inteligentes que os gatos porque conseguem cumprir ordens de seus donos.
c) donos de gatos reclamam que seus animais de estimação não obedecem às suas ordens.
d) se cães e gatos forem bem treinados, demonstrarão a mesma inteligência e adaptabilidade.

07  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)

(Disponível em https://www.adbusters.org/content/everything-that’swrong-our-oil-soaked-industrial-economy. Acessado em 12/06/2014.)

O cartaz acima critica, de forma irônica,

a) a utilização excessiva de combustíveis que poluem o meio ambiente.
b) as objeções dos ecologistas ao uso do plástico nas sociedades contemporâneas.
c) o gasto de dinheiro público para financiar projetos que poluem o meio ambiente.
d) o uso irresponsável de materiais descartáveis nas sociedades contemporâneas.

08  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)

Earthquakes

Some 80 percent of all the planet's earthquakes occur along the rim of the Pacific Ocean, called the "Ring of Fire" because of the preponderance of volcanic activity there.

Most earthquakes occur at fault zones, where tectonic plates – giant rock slabs that make up the Earth's upper layer – collide or slide against each other. These impacts are usually gradual and unnoticeable on the surface; however, immense stress can build up between plates. When this stress is released quickly, it sends massive vibrations, called seismic waves, often hundreds of miles through the rock and up to the surface.
(Adaptado de http://environment.nationalgeographic.com/envir
onment/natural-disasters/earthquake-profile/. Acessado em 22/06/2014.)

De acordo com o texto,

a) maremotos ocorrem quando a energia acumulada entre placas tectônicas é liberada de modo abrupto, vindo, então, rapidamente à superfície.
b) terremotos podem ser imperceptíveis na superfície, ainda que tenha havido, de fato, colisão ou deslizamento de placas tectônicas.
c) maremotos, também denominados ondas sísmicas, ocorrem quando placas tectônicas colidem ou deslizam.
d) terremotos são mais frequentes na zona costeira do Oceano Pacífico devido à baixa incidência de atividades vulcânicas na região.

09  (UNICAMP-SP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE)
(Adaptado de http://randomrationality.com/tag/biotech/. Acessado em 16/07/2014.)

Qual das técnicas descritas no infográfico acima foi
utilizada por Gregor Mendel (1822-1884) em seus
experimentos?

a) (1).
b) (2).
c) (3).
d) (4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário