segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

UNICAMP – SP – 2017 – VESTIBULAR NACIONAL – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS / SP – PROVA COM GABARITO.

❑ Welcome back to another post!

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE-20/11/2016.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
➭ 9 Multiple Choice Questions / 4 Options Each Question.
 Text (1) – Cartoon | www.hagardunor.net |
 Text (2) – The Birth of My Kitchen-Table Fiction | H. Murakami, Wind and Pimbal – Two Novels. |
 Text (3) – Post | "The Small Talk Thermometer" | www.collegehumor.com |
 Text (4) – Ranking Universities by 'Greenness' | http://green.blogs.nytimes.com |
 Text (5) – Why Everyone Should Read Harry Potter | www.scientificamerican.com |
 Text (6) – The importance of teen pregnancy preventionhttp://neahealthyfutures.org |
 Text (7) – Roman documents discovered | www.archaeology.co.uk |
 Text (8) – The White Man's Burden | http://kiplingsociety.co.uk |
 Text (9) – Survey of geopolitics | Geopolitics of the world system. Boston: Rowman & Littlefield Publishers, 2003.p.11. |
 PROVA:
 TEXT 1:
(Disponível em http://www.hagardunor.net/.) 
84  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
A tirinha ironiza uma suposta característica dos ingleses: 

a) o apreço pela história das invasões bárbaras. 
b) a admiração pela família real. 
c) o valor que atribuem aos seus jardins.
d) o cuidado com a preservação de seus edifícios históricos.
 👍  Gabarito   C  
TRADUÇÃO DA TIRINHA:
➭ Give us your gold! We have come with razor-sharp swords! – Dê-nos o seu ouro! Viemos com espadas afiadas como navalhas!
➭ The king of England is not afraid of sharp-swords. – O rei da Inglaterra não tem medo de espadas afiadas.
➭ We're going to cut down your rose bushes. – Vamos cortar suas roseiras.
➭ Give them the gold. – Dê-lhes o ouro.

 TEXT 2:
The Birth of My Kitchen-Table Fiction
By Haruki Murakami
Most people – most of us who are part of Japanese society – graduate from school, then find work, then, after some time has passed, get married. Even I originally intended to follow that pattern. Yet in reality I married, then started working, then finally managed to graduate. In other words, the order I chose was the exact opposite to what was considered normal.
Since I hated the idea of working for a company, I decided to open my own establishment, a place where people could go to listen to jazz records, have a coffee, eat snacks and drink. It was a simple, rather happy-go-lucky kind of idea: running a business like that would let me relax listening to my favorite music from morning till night.
(Adaptado de H. Murakami, Wind and Pimbal – Two Novels. Tradução do japonês para o inglês de Ted Goossen. London: Penguin Random House, 2015, p.5.)
85  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
O autor do texto 

a) fez o que era normal para os jovens japoneses na época, abrindo uma loja de discos. 
b) fez o que era normal para os jovens japoneses, mas em uma ordem totalmente diferente. 
c) queria viver feliz ouvindo música o dia todo, sem trabalhar. 
d) queria ganhar dinheiro trabalhando só com música e viver feliz.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O autor do texto 
*Alternativa (A): fez o que era normal para os jovens japoneses na época, abrindo uma loja de discos. (In other words, the order I chose was the exact opposite to what was considered normal ➜ Em outras palavras, a ordem que escolhi era exatamente o oposto do que era considerado normal.)
*Alternativa (B): fez o que era normal para os jovens japoneses, mas em uma ordem totalmente diferente. (In other words, the order I chose was the exact opposite to what was considered normal.)
*Alternativa (C): queria viver feliz ouvindo música o dia todo, sem trabalhar.(Yet in reality I married, then started working, then finally managed to graduate. ➜ No entanto, na verdade eu me casei, então COMECEI A TRABALHAR, e finalmente consegui me formar) 
*Alternativa (D): queria ganhar dinheiro trabalhando só com música e viver feliz.(Informação não encontrada no texto)(running a business like that would let me relax listening to my favorite music from morning till night. ➜ "administrar uma empresa como essa me deixaria relaxar ouvindo minha música favorita de manhã à noite."

 TEXT 3:
(Disponível em http://www.collegehumor.com/post/6833315/the-small-talkthermometer. Acessado em 21/08/2016.)
86  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
Considerando o nome da figura - "The Small Talk Thermometer" -, pode-se depreender que a expressão "small talk" se refere a

a) conversas casuais ou amenas, para estabelecer contato ou quebrar o gelo. 
b) conversas entre cientistas sobre mudanças climáticas. 
c) conversas entre meteorologistas sobre o tempo.  
d) conversas entre pessoas que não conseguem chegar a um consenso.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): conversas casuais ou amenas, para estabelecer contato ou quebrar o gelo. 
*Alternativa (B)conversas entre cientistas sobre mudanças climáticas
*Alternativa (C)conversas entre meteorologistas sobre o tempo.  
*Alternativa (D)conversas entre pessoas que não conseguem chegar a um consenso.
[small talk ➜ "é um bate-papo agradável". Tipo de conversa leve, animada e informal com o intuito de estabelecer um contato ou algo semelhante. Um "small talk" poderá acontecer entre pessoas que se já se conhecem ou não. Uma conversa sobre o seu filme favorito ou uma conversa sobre o seu final de semana em um praia bem tranquila são exemplos de "small talk".]

 TEXT 4:
Ranking Universities by 'Greenness'

Universities these days are working hard to improve their sustainability credentials, with efforts that include wind power, organic food and competitions to save energy. They are also adding courses related to sustainability and energy. But which university is the greenest?
Several ranking systems have emerged to offer their take. The Princeton Review recently came out with its second annual green ratings. Fifteen colleges earned the highest possible score — including Harvard, Yale and the University of California, Berkeley.
Another group, the Sustainable Endowment Institute's GreenReportCard.org, rates colleges on several different areas of green compliance, such as recycling, student involvement and green building. Its top grade for overall excellence, an A-, was earned by 15 schools.
(Adaptado de http://green.blogs.nytimes.com/2009/08/20/ranking-universities-bygreenness/?_r=0. Acessado em 31/08/2016.)
87  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
Conforme o texto, universidades norte-americanas estão se empenhando para 
a) oferecer mais cursos sobre ecologia.  
b) melhorar sua posição em um ranking que define as instituições mais "verdes". 
c)  oferecer os melhores cursos sobre preservação ambiental.  
d) participar de uma competição que define os campi com maior área verde.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Conforme o texto, universidades norte-americanas estão se empenhando para 
*Alternativa (A): oferecer mais cursos sobre ecologia. (They are also adding courses related to sustainability and energy. ➜ "Elas também estão adicionando cursos relacionados a sustentabilidade e energia.") 
*Alternativa (B): melhorar sua posição em um ranking que define as instituições mais "verdes".(Universities these days are working hard to improve their sustainability credentials, with efforts that include wind power, organic food and competitions to save energy. ➜ As universidades atualmente estão trabalhando duro para melhorar suas credenciais de sustentabilidade, com esforços que incluem energia eólica, alimentos orgânicos e competições para economizar energia) 
*Alternativa (C): oferecer os melhores cursos sobre preservação ambiental.((They are also adding courses related to sustainability and energy.)  
*Alternativa (D): participar de uma competição que define os campi com maior área verde.(competitions to save energy. ➜ "competições para economizar energia.")

 TEXT 5:
Why Everyone Should Read Harry Potter
September 9, 2014
Harry Potter is the best selling book series of all time. But it's had its reproaches. Various Christian groups claimed  the books promoted paganism and witchcraft to children. Washington Post book critic Ron Charles called the fact that adults were also hooked on Potter a "bad case of cultural infantilism." Charles and others also cited a certain artistic banality in massively commercial story-telling, while others criticized Hogwarts, the wizardry academy attended by Potter, for only rewarding innate talents.
The Anglo-American writer Christopher Hitchens, on the other hand, praised J. K. Rowling for freeing English children’s literature from dreams of riches and class and snobbery and giving us a world of youthful democracy and diversity. A growing body of evidence suggests that reading Rowling’s work, at least as a youth, might be a good thing.
(Adaptado de http://www.scientificamerican.com/article/why-everyone-shouldread-harry-potter/. Acessado em 02/09/2016.)
88  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
A leitura do excerto permite concluir adequadamente que:
a) A série Harry Potter é aprovada por críticos literários e grupos religiosos com base nos mesmos argumentos. 
b) As qualidades literárias de Harry Potter justificam seu sucesso entre os adultos. 
c) A abordagem educacional de Hogwarts recompensa as habilidades desenvolvidas por meio do esforço pessoal. 
d) Para os personagens da série Harry Potter, o sonho e ascendência social e poder financeiro é pouco relevante.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A leitura do excerto permite concluir adequadamente que:
*Alternativa (A): A série Harry Potter é aprovada por críticos literários e grupos religiosos com base nos mesmos argumentos.
Mas a série também tem suas censuras ➜ But it's had its reproaches.
 Vários grupos cristãos alegaram que os livros promoviam o paganismo e a feitiçaria para crianças. ➜ Various Christian groups claimed  the books promoted paganism and witchcraft to children.)
 O crítico de livros do Washington Post, Ron Charles, chamou o fato de que os adultos também foram fisgados em Potter como um "caso péssimo de infantilismo cultural". ➜ Washington Post book critic Ron Charles called the fact that adults were also hooked on Potter a "bad case of cultural infantilism." 
*Alternativa (B): As qualidades literárias de Harry Potter justificam seu sucesso entre os adultos.(Informação não encontrada no texto) 
*Alternativa (C): A abordagem educacional de Hogwarts recompensa as habilidades desenvolvidas por meio do esforço pessoal.
 ...enquanto outros criticaram Hogwarts, a academia de magia assistida por Potter, por apenas recompensar talentos inatos. ➜ "while others criticized Hogwarts, the wizardry academy attended by Potter, for only rewarding innate talents." 
*Alternativa (D): Para os personagens da série Harry Potter, o sonho e ascendência social e poder financeiro é pouco relevante.
"[...] The Anglo-American writer Christopher Hitchens, on the other hand, praised J. K. Rowling for freeing English children’s literature from dreams of riches and class and snobbery and giving us a world of youthful democracy and diversity."
(O escritor anglo-americano Christopher Hitchens, por outro lado, elogiou J. K. Rowling por libertar a literatura infantil inglesa de sonhos de riqueza, classe e esnobismo e de nos proporcionar um mundo de democracia e diversidade juvenis.)

 TEXT 6:
(Disponível em http://neahealthyfutures.org/the-importance-of-teen-pregnancyprevention/. Acessado em 04/09/2016.)
89  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
Depreende-se das informações da figura que 
a) 38% das jovens engravidam antes dos 18 anos. 
b) 38% das jovens concluem o ensino médio aos 22 anos.  
c) a gravidez na adolescência interfere na vida escolar das jovens. 
d) a gravidez após os 18 anos interfere na vida escolar das jovens.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Depreende-se das informações da figura que 
*Alternativa (A): 38% das jovens engravidam antes dos 18 anos(AOS 18 anos)
*Alternativa (B)38% das jovens concluem o ensino médio aos 22 anos.(38% das jovens QUE engravidam aos 18 anos)  
*Alternativa (C): a gravidez na adolescência interfere na vida escolar das jovens.(Tendo em vista que a conclusão é adiada devido a gravidez) 
*Alternativa (D): a gravidez após os 18 anos interfere na vida escolar das jovens.(aos 18 anos)
➦IDEIA CONTEXTUAL 1:
"38% of teen girls who have a child by age 18."
(38% das meninas adolescentes que têm um filho aos 18 anos)
➦IDEIA CONTEXTUAL 2:
... obtain a high school by age 22."
(acessam a escola de ensino médio aos 22 anos.)

 TEXT 7:
Roman documents discovered

We often think that the best information from the Roman world comes from Egypt, where the dryness preserves papyri. However, in Britain the reverse conditions occur. At Vindolanda – a Roman fort located two miles behind Hadrian’s Wall – the humidity preserved wooden writing tablets that were thrown into a bonfire when the fort was evacuated in CE 105.
These wooden tablets were one of the most important discoveries made in Roman Britain in the 20th century. They were used not for grand writings but for memoranda and accounts, so they provide the best insight into life in the Roman army found anywhere in the world. One of the tablets says:
Octavius to Candidus: "I need money. I have bought 5,000 bushels of grain, and unless you send me some money, I shall lose my deposit and be embarrassed".
(Adaptado de http://www.archaeology.co.uk/specials/the-timeline-ofbritain/vindolanda-2.htm. Acessado em 28/08/2016.)
90  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
Os documentos descobertos em Vindolanda  
a) são papiros preservados pelo clima seco da região em que foram encontrados. 
b) contêm informações sobre a evacuação do forte no ano 105 da Era Cristã. 
c) preservam registros de disputas financeiras entre cidadãos comuns. 
d) são registros em madeira, com informações preciosas sobre a vida no exército romano.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os documentos descobertos em Vindolanda  
*Alternativa (A): são papiros preservados pelo clima seco da região em que foram encontrados.(os papiros preservados pelo clima seco foram encontrados no Egito e não em Vindolanda) 
*Alternativa (B): contêm informações sobre a evacuação do forte no ano 105 da Era Cristã. 
*Alternativa (C): preservam registros de disputas financeiras entre cidadãos comuns.(falam sobre finanças do exército e não de cidadãos comuns) 
*Alternativa (D): são registros em madeira, com informações preciosas sobre a vida no exército romano.
➦ IDEIA CONTEXTUAL 1 ➜ Documentos falam sobre a vida no exército romano:
"[...] These wooden tablets were one of the most important discoveries made in Roman Britain in the 20th century. They were used not for grand writings but for memoranda and accounts, so they provide the best insight into life in the Roman army found anywhere in the world."
(Essas tábuas de madeira foram uma das descobertas mais importantes feitas na Grã-Bretanha romana no século XX. Eles foram usados não para grandes escritos, mas para memorandos e relatos, de modo que fornecem a melhor percepção da vida no exército romano encontrada em qualquer lugar do mundo.)
➦ IDEIA CONTEXTUAL 2 ➜ Documentos falam sobre finanças do exército:
"One of the tablets says: Octavius to Candidus: "I need money. I have bought 5,000 bushels of grain, and unless you send me some money, I shall lose my deposit and be embarrassed""
(Um das tábuas diz: Octavius para Candidus: "Eu preciso de dinheiro. Eu comprei 5.000 alqueires de grãos, e a menos que você me envie algum dinheiro, eu vou perder meu depósito e ficar envergonhado")

 TEXT 8:
Leia os versos iniciais do poema:
The White Man's Burden

Take up the White Man’s burden
Send forth the best ye breed -  
Go send your sons to exile
To serve your captives' need
To wait in heavy harness
On fluttered folk and wild-
Your new-caught, sullen peoples,
Half devil and half child (...)
(Rudyard Kipling, Rudyard Kipling’s Verse. Disponível em http://kiplingsociety.co.uk/poems_burden.htm. Acessado em 17/10/2016.)
91  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
O poema de Rudyard Kipling foi escrito em Londres, em 1898, após a estadia do autor nos EUA.  Considerando-se o contexto do imperialismo do século XIX, o poeta expressa
a) a defesa do expansionismo norte-americano, justificado como um dever moral explicitado no título "The White Man's Burden".  
b) o olhar caridoso em relação aos povos dominados no contexto do imperialismo do século XIX, como se observa no verso "half devil and half child". 
c) uma crítica à visão da superioridade branca vigente durante a corrida imperialista do século XIX, ao enaltecer as características "folk and wild".   
d) a visão de que as famílias americanas não devem ser punidas pela política expansionista dos EUA, como se observa na recomendação "Go send your sons to exile".
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Considerando-se o contexto do imperialismo do século XIX, o poeta expressa
*Alternativa (A): a defesa do expansionismo norte-americano, justificado como um dever moral explicitado no título "The White Man's Burden".  
*Alternativa (B): o olhar caridoso em relação aos povos dominados no contexto do imperialismo do século XIX, como se observa no verso "half devil and half child". 
*Alternativa (C)uma crítica à visão da superioridade branca vigente durante a corrida imperialista do século XIX, ao enaltecer as características "folk and wild".   
*Alternativa (D): a visão de que as famílias americanas não devem ser punidas pela política expansionista dos EUA, como se observa na recomendação "Go send your sons to exile".

 TEXT 9:
Survey of geopolitics 

Geopolitics is a product of its time, and its definitions have evolved accordingly. Rudolphh Kjellén, who coined the term in 1899, described geopolitics as "the theory of the state as a geographical organism or phenomenon in space." For Karl Haushofer, the father of German geopolotik, "Geopolitics is the new national science of the state,(…) a doctrine on the spatial determinism of all political processes, based on the broad foundations of geography, especially of political geography".
On the eve of World War II, Derwent Whittlesey, the American political geographer, considered geopolitics "a dogma*... the faith that the state is inherently entitled to its place in the sun". Richard Hartshorne defined it as "geography utilized for particular purposes that lie beyond the pursuit of scientific knowledge".
(Adaptado de Saul Bernard Cohen, Geopolitics of the world system. Boston: Rowman & Littlefield Publishers, 2003.p.11.)
92  (UNICAMP-SP-2017-VESTIBULAR-1ª FASE)
Conforme o texto,  
a) Kjellén e Haushofer possuem visão semelhante quanto à geopolítica, pois concordam que ela faz referência ao Estado. 
b) Whittlesey concorda com seus antecessores ao afirmar que a geopolítica havia se transformado em um dogma. 
c)  Hartshorne concorda com Kjellén ao afirmar que a geopolítica mantém-se dentro dos parâmetros estritos de uma ciência. 
d) apesar dos posicionamentos distintos, os autores mencionados estão de acordo quanto aos fundamentos da geopolítica. 
*Dogma: a belief or set of beliefs held by a group or organization, which others are expected to accept without argument.
👍 Gabarito  A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário