domingo, 19 de março de 2017

FUVEST/2015 – VESTIBULAR – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• FUVEST-2015-VESTIBULAR-1º FASE.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | How the Brain Ignores Distractions | Paying attention requires more than focus | Scientific American |
 Texto (2) – | Roads of redemption |
Cities are bound to grow, but they need planning to be liveableThe Economist |


 TEXTO 1: Texto para as questões de 40, 41 e 42.

You know the exit is somewhere along this stretch of highway, but you have never taken it before and do not want to miss it. As you carefully scan the side of the road for the exit sign, numerous distractions intrude on your visual field: billboards, a snazzy convertible, a cell phone buzzing on the dashboard. How does your brain focus on the task at hand?

To answer this question, neuroscientists generally study the way the brain strengthens its response to what you are looking for – jolting itself with an especially large electrical pulse when you see it. Another mental trick may be just as important, according to a study published in April in the Journal of Neuroscience: the brain deliberately weakens its reaction to everything else so that the target seems more important in comparison.

Such research may eventually help scientists understand what is happening in the brains of people with attention problems, such as attention-deficit/hyperactivity disorder. And in a world increasingly permeated by distractions – a major contributor to traffic accidents – any insights into how the brain pays attention should get ours.
Scientific American, July 2014. Adaptado.

40  (FUVEST-2015-1ªFASE-VESTIBULAR)

O foco principal do texto são as

a) várias distrações que se apresentam quando estamos dirigindo.
b) estratégias que nosso cérebro utiliza para se concentrar em uma tarefa.
c) informações que nosso campo visual precisa processar.
d) decisões que tomamos quando queremos usar um caminho novo.
e) várias tarefas que conseguimos realizar ao mesmo tempo.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• O foco principal do texto são as estratégias que nosso cérebro utiliza para se concentrar em uma tarefa.
 TRECHO:
• "[...] How does your brain focus on the task at hand?"
•  Como seu cérebro se concentra na tarefa em questão?.

41  (FUVEST-2015-1ªFASE-VESTIBULAR)

Segundo estudo publicado no Journal of Neuroscience, mencionado no texto,

a) nossa busca pela realização de tarefas diversas aumenta o número de pulsações elétricas produzidas pelo cérebro.
b) os neurocientistas estão estudando como, sem grande esforço, conseguimos focalizar uma coisa de cada vez.
c) as pulsações elétricas produzidas pelo cérebro são intensas e constantes.
d) nosso cérebro reduz sua reação a estímulos que são menos relevantes para a tarefa a ser realizada, mantendo o foco.
e) o tipo de resposta que nosso cérebro fornece frente a novas tarefas ainda é uma questão a ser respondida pelos pesquisadores.

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Segundo estudo publicado no Journal of Neuroscience, mencionado no texto, nosso cérebro reduz sua reação a estímulos que são menos relevantes para a tarefa a ser realizada, mantendo o foco.
 TRECHO:
• "[...] Another mental trick may be just as important, according to a study published in April in the Journal of Neuroscience: the brain deliberately weakens its reaction to everything else so that the target seems more important in comparison."
• Outro truque mental pode ser igualmente importante, de acordo com um estudo publicado em abril no Journal of Neuroscience: o cérebro enfraquece deliberadamente a sua reação a todo o resto, de modo que o alvo parece mais importante em comparação.

42  (FUVEST-2015-1ªFASE-VESTIBULAR)

De acordo com o texto, a pesquisa mencionada pode

a) colaborar para a compreensão de nossas atitudes frente a novas tarefas.
b) ajudar pessoas que possuem diversos distúrbios mentais, ainda pouco conhecidos.
c) ajudar pessoas que, normalmente, são muito distraídas e desorganizadas.
d) colaborar para a compreensão do modo como enxergamos o mundo.
e) colaborar para a compreensão do que ocorre no cérebro de pessoas com problemas de atenção.

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• De acordo com o texto, a pesquisa mencionada pode colaborar para a compreensão do que ocorre no cérebro de pessoas com problemas de atenção.
 TRECHO:
• "[...] Such research may eventually help scientists understand what is happening in the brains of people with attention problems, such as attention-deficit/hyperactivity disorder."
• Essa pesquisa pode eventualmente ajudar os cientistas a entender o que está acontecendo no cérebro de pessoas com problemas de atenção, como transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.

 TEXTO 2: Texto para as questões 43 e 44.

Between now and 2050 the number of people living in cities will grow from 3.9 billion to 6.3 billion. The proportion of urban dwellers will swell from 54% to 67% of the world's population, according to the UN. In other words, for the next 36 years the world’s cities will expand by the equivalent of six São Paulos every year. This growth will largely occur in developing countries. But most governments there are ignoring the problem, says William Cobbett of the Cities Alliance, an NGO that supports initiatives such as the one launched by New York University to help cities make long-term preparations for their growth. "Whether we want it or not, urbanisation is inevitable," say specialists. "The real question is: how can we improve its quality?"
The Economist, June 21st 2014. Adaptado.

43  (FUVEST-2015-1ªFASE-VESTIBULAR)

De acordo com o texto,

a) a população rural crescerá na mesma proporção que a população urbana nos próximos 20 anos.
b) a população, nas cidades, chegará a mais de 6 bilhões de pessoas até 2050.
c) a expansão de cidades como São Paulo é um exemplo do crescimento global.
d) a cidade de São Paulo cresceu seis vezes mais, na última década, do que o previsto por especialistas.
e) o crescimento maior da população em centros urbanos ocorrerá em países desenvolvidos.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• De acordo com o texto, a população, nas cidades, chegará a mais de 6 bilhões de pessoas até 2050.
 TRECHO:
• "[...] Between now and 2050 the number of people living in cities will grow from 3.9 billion to 6.3 billion."
• Entre agora e 2050, o número de pessoas que vivem nas cidades crescerá de 3,9 mil milhões para 6,3 bilhões.

44  (FUVEST-2015-1ªFASE-VESTIBULAR)

Segundo William Cobbett,

a) várias ONGs estão trabalhando para minimizar os problemas enfrentados nas cidades.
b) as maiores migrações para as cidades tiveram início há 36 anos.
c) a maioria dos governantes de países em desenvolvimento não está dando atenção à explosão demográfica nas cidades.
d) uma cidade como São Paulo será pequena se comparada a outras no ano de 2050.
e) os países em desenvolvimento estão lidando melhor com a questão do êxodo rural do que os países desenvolvidos.

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Segundo William Cobbett, a maioria dos governantes de países em desenvolvimento não está dando atenção à explosão demográfica nas cidades.
 TRECHO:
• "[...] But most governments there are ignoring the problem, says William Cobbett of the Cities Alliance, an NGO that supports initiatives such as the one launched by New York University to help cities make long-term preparations for their growth."
• Mas a maioria dos governos estão ignorando o problema, diz William Cobbett da Cities Alliance, uma ONG que apoia iniciativas como a lançada pela Universidade de Nova Iorque para ajudar as cidades a prepararem-se a longo prazo para o seu crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário