quarta-feira, 22 de março de 2017

FUVEST/2010 – VESTIBULAR – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• FUVEST-2010-VESTIBULAR-1º FASE-28/11/2009.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | When jobs disappear  | The world economy faces the biggest rise in unemployment in decades. How governments react will shape labour markets for years to come. | The Economist |
 Texto (2) – | Physical and Mental Exercises Keep You Smart | Staying sharp into old age is not just a matter of winning the genetic lottery | www.scientificamerican.com |


 TEXTO 1Texto para as questões de 36 a 38.


Last month America's unemployment rate climbed to 8,1%, the highest in a quarter of a century. For those newly out of a job, the chances of finding another soon are the worst since records began 50 years ago. In China 20m migrant workers (maybe 3% of the labour force) have been laid off. Cambodia's textile industry, its main source of exports, has cut one worker in ten. In Spain the building bust has pushed the jobless rate up by two-thirds in a year, to 14.8% in January. And in Japan, where official unemployment used to be all but unknown, tens of thousands of people on temporary contracts are losing not just their jobs but also the housing provided by their employers.

The next phase of the world's economic downturn is taking shape: a global jobs crisis. Its contours are only just becoming clear, but the severity, breadth and likely length of the recession, together with changes in the structure of labour markets in both rich and emerging economies, suggest the world is about to undergo its biggest increase in unemployment for decades.
The Economist, March 14th 2009.

36  (FUVEST-2010-1ªFASE-VESTIBULAR)

De acordo com o texto, publicado em março de 2009,

a) o aumento de postos de trabalho é vital para as economias emergentes.
b) a crise mundial poderia afetar sobretudo os países mais pobres.
c) a estrutura do mercado de trabalho vigente em países ricos é a principal responsável pela crise.
d) o mundo poderia enfrentar a maior crise de desemprego das últimas décadas.
e) a crise que a economia mundial vivencia vem sendo anunciada há décadas.

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOs - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - EXPRESSÃO VERBAL "BE ABOUT TO DO SOMETHING" (ESTAR PRESTES A FAZER ALGO) 
- VERBO "TO UNDERGO" (PASSAR POR, SUBMETER-SE):
• De acordo com o texto, publicado em março de 2009, o mundo poderia enfrentar a maior crise de desemprego das últimas décadas.
 TRECHO:
• "[...] Its contours are only just becoming clear, but the severity, breadth and likely length of the recession, together with changes in the structure of labour markets in both rich and emerging economies, suggest the world is about to undergo its biggest increase in unemployment for decades."
•  Os seus contornos estão apenas a tornar-se claros, mas a gravidade, a amplitude e a provável duração da recessão, juntamente com as mudanças na estrutura dos mercados de trabalho, tanto nas economias ricas como nas emergentes, sugerem que o mundo está prestes a submeter-se o maior aumento do desemprego em décadas.
37  (FUVEST-2010-1ªFASE-VESTIBULAR)

Segundo o texto, no Japão,

a) o número oficial de desempregados é desconhecido.
b) milhares de pessoas estão perdendo seus empregos e sua moradia.
c) grande parte dos trabalhadores possui contratos temporários de trabalho.
d) os empregadores omitem o número de postos de trabalho porque muitos não são oficiais.
e) os desempregados estão lutando para manter suas casas.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOs - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - VOCABULÁRIO "HOUSING" (MORADIA) 
- EXPRESSÃO FRASAL "NOT JUST ... BUT ALSO" (Não apenas ... mas também):
• Segundo o texto, no Japão, milhares de pessoas estão perdendo seus empregos e sua moradia.
 TRECHO:
• "[...] And in Japan, where official unemployment used to be all but unknown, tens of thousands of people on temporary contracts are losing not just their jobs but also the housing provided by their employers."
• E no Japão, onde o desemprego oficial costumava ser praticamente desconhecido, dezenas de milhares de pessoas com contratos temporários estão perdendo não só os seus empregos, mas também a moradia fornecida pelos seus empregadores.
38  (FUVEST-2010-1ªFASE-VESTIBULAR)

O pronome "another"(L. 3) na sentença "...the chances of finding another..." refere-se a

a) país.
b) trabalhador.
c) emprego.
d) oportunidade.
e) recorde.

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
REFERÊNCIA PRONOMINAL:
• O pronome "another"(L. 3) na sentença "...the chances of finding another..." refere-se a "emprego'.
 TRECHO:
• "[...] Last month America's unemployment rate climbed to 8,1%, the highest in a quarter of a century. For those newly out of a job, the chances of finding another soon are the worst since records began 50 years ago."
•  No mês passado, a taxa de desemprego na América subiu para 8,1%, o mais alto em 25 anos. Para aqueles que estão recentemente fora de um trabalho, as chances de encontrar OUTRO (=emprego) em breve são as piores desde que os registros começaram há 50 anos.

 TEXTO 2: Texto para as questões 04 e 05.

As everybody knows, if you do not work out, your muscles get flaccid. What most people don't realize, however, is that your brain also stays in better shape when you exercise.

Surprised? Although the idea of exercising cognitive machinery by performing mentally demanding activities – popularly termed the “use it or lose it” hypothesis – is better known, a review of dozens of studies shows that maintaining a mental edge requires more than that. Other things you do – including participating in activities that make you think, getting regular exercise, staying socially engaged and even having a positive attitude – have a meaningful influence on how effective your cognitive functioning will be in old age.
www.scientificamerican.com/article.
Acessado em 06/07/2009. Adaptado.
39  (FUVEST-2010-1ªFASE-VESTIBULAR)

O texto informa que

a) exercícios físicos são benéficos para o corpo e para a saúde mental.
b) as pessoas não se dão conta da importância de músculos fortes.
c) o cérebro é muito pouco exercitado por pessoas que não trabalham.
d) todo mundo deveria exercitar-se diariamente.
e) grande parte das pessoas preocupa-se apenas com a aparência física.

 👍   Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - PHRASAL VERB "WORK OUT" (malhar, exercitar-se) 
- FALSO COGNATO "TO REALIZE" (perceber, entender):
• O texto informa que exercícios físicos são benéficos para o corpo e para a saúde mental.
 TRECHO:
• "[...] As everybody knows, if you do not work out, your muscles get flaccid. What most people don't realize, however, is that your brain also stays in better shape when you exercise."
•  Como todos sabem, se você não malha (se exercita), seus músculos ficam flácidos. O que a maioria das pessoas não percebe, no entanto, é que seu cérebro também fica em melhor forma quando se exercita.

40  (FUVEST-2010-1ªFASE-VESTIBULAR)

Segundo o texto, o bom funcionamento de nosso cérebro na velhice depende, entre outros fatores,

a) das perdas e ganhos que vivenciamos ao longo da vida.
b) da herança genética que trazemos conosco.
c) das modalidades de exercícios físicos que realizamos.
d) da complexidade de exercícios intelectuais a que somos expostos.
e) de nosso engajamento em atividades intelectuais e sociais.

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Segundo o texto, o bom funcionamento de nosso cérebro na velhice depende, entre outros fatores, de nosso engajamento em atividades intelectuais e sociais.
 TRECHO:
• "[...] Other things you do – including participating in activities that make you think, getting regular exercise, staying socially engaged and even having a positive attitude – have a meaningful influence on how effective your cognitive functioning will be in old age."
•  Outras coisas que você faz - incluindo participar de atividades que fazem você pensar, fazer exercícios regulares, ficar socialmente envolvidos e até ter uma atitude positiva - têm uma influência significativa sobre a eficácia do seu funcionamento cognitivo na velhice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário