segunda-feira, 9 de outubro de 2023

TIRINHAS (12) – 111 to 120 – LÍNGUA INGLESA – http://www.inglesparaconcursos.blog.br.

 

 TEXTO: Read the cartoon below and answer questions 111 and 112.

111 – (UFSJ-MG-2011-1-VESTIBULAR)

According to the cartoon, it is CORRECT to say that technology

(A) can affect social and affective relations.
(B) can help deepen social and affective relations.
(C) enhances human relations and affective bonds.
(D) fosters social relations at the workplace.
 👍  Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
De acordo com o cartoon, é CORRETO dizer que a tecnologia
(A) can affect social and affective relations. – pode afetar as relações sociais e afetivas.
(B) can help deepen social and affective relations. – pode ajudar a aprofundar as relações sociais e afetivas.
(C) enhances human relations and affective bonds. – potencializa as relações humanas e os vínculos afetivos.
(D) fosters social relations at the workplace. – promove as relações sociais no local de trabalho.
❑ TRADUÇÃO DO CARTOON:
Joules, the cryptokids engineer, is in the NSA COMPUTER LAB. (Joules, a engenheira da Cryptokids, está no LABORATÓRIO DE COMPUTADOR DA NASA)
➭ Hello Joules. Why didn't you show up for our date last night?
➭ Olá Joules. Por que você não apareceu no nosso encontro ontem à noite?

112 – (UFSJ-MG-2011-1-VESTIBULAR)
In the cartoon, the expression "SHOW UP" means
(A) to be present or keep an appointment.
(B) to deliver a lecture or give a talk.
(C) to search for a word on a website.
(D) to network over the internet.
 👍  Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - PHRASAL VERB - TO SHOW UP:
In the cartoon, the expression "SHOW UP" means
No cartoon, a expressão "SHOW UP" significa
(A) to be present or keep an appointment. – estar presente ou comparecer a um compromisso.
(B) to deliver a lecture or give a talk. – dar uma palestra ou fazer um discurso.
(C) to search for a word on a website. – pesquisar uma palavra em um site.
(D) to network over the internet. – navegar na internet.
SHOW UP (phrasal verb) – APARECER (to appear), VIR (to arrive), ESTAR PRESENTE (to be present).
https://www.ldoceonline.com/dictionary/show-up

 TEXTO:
113  (AFA-CFO-2011)

According to the cartoon, 
FIFA

(A) pretends to improve the world.
(B) mustn’t be considered an empire.
(C) wants to have control over the Roman, Genghis Khan’s,
and British Empires.
(D) has more ambitious purposes than the others.
 👍  Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
- According to the cartoon, FIFA...
(A) pretends to improve the world. – finge melhorar o mundo.
(B) mustn’t be considered an empire. – não tem que ser considerada um império.
(C) wants to have control over the Roman, Genghis Khan’s,
and British Empires. – quer ter controle sobre os impérios romano, de Genghis Khan e britânico.
(D) has more ambitious purposes than the others. – 
tem propósitos mais ambiciosos do que os outros.
-  A questão 02 objetiva identificar fato associado à critica presente no cartum.
- O 1º quadrinho 'The Empire Roman' exibe o imperador romano contemplando as conquistas no continente europeu.
- O 2º quadrinho 'Genghis Khan’s Empire' exibe o imperador mongol contemplando as conquistas ncontinente asiático.
O 3º quadrinho 'British Empire' exibe a rainha britânica contemplando as conquistas em vários continente.
O 4º quadrinho 'FIFA' exibe o representante da FIFA com a mão posta em um GLOBO desdenhando os outros impérios com o dizer "Amateurs!" (Amadores!).
- Considerando os elementos (VERBAIS E NÃO-VERBAIS), infere-se que a FIFA possui propósitos muito mais ambiciosos que os outros impérios do passado que conquistavam somente partes do mundo, demonstrando-se, portanto, a FIFA um império atual ainda mais poderoso que os demais do passado.

 TEXTOObserve the cartoon and answer the question about it.
114  (AFA-CFO-2011/2012)

The first boy

(A) has never intended to be a Rolling Stone.
(B) has never been a Rolling Stone, but wanted it had happened.
(C) has already been a Rolling Stone.
(D) hasn't wished to be a Rolling Stone yet.
 👍  Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - Uso do "WISH" quando queremos expressar arrependimento de algo que aconteceu no passado e não podemos mudar: WISH
 +  Past Perfect (had + particípio passado :
O primeiro garoto...
(A) has never intended to be a Rolling Stone. – nunca pretendeu ser uma Rolling Stone.
(B) has never been a Rolling Stone, but wanted it had happened. – nunca foi um Rolling Stone, mas queria que tivesse acontecido.
(C) has already been a Rolling Stone. – já foi um Rolling Stone.
(D) hasn't wished to be a Rolling Stone yet. – 
não quis ser uma Rolling Stone.

 TRADUÇÃO DO CARTOON:
 1ª GAROTO: Freedom! - I wish I had been a Rolling Stone.(Liberdade! - Eu gostaria de ter sido um Rolling Stone)
 
2ª GAROTO: Which one - The one with big lips or the drummer? (Qual deles - Aquele com grandes lábios ou o baterista?) 

 TEXTOPara responder às questões 115 e 116, examine a tirinha de Tom Gauld, publicada em sua conta no Instagram em 19.04.2021.
115 – FCMSC-SP-2022-VESTIBULAR-MEDICINA-1ºSEMESTRE)

Levando-se em conta o desfecho da tirinha, a teoria mencionada na fala do primeiro quadrinho revelou-se

(A) esdrúxula.
(B) ambígua.
(C) válida.
(D) obsoleta.
(E) risível.
 👍  Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
 TRADUÇÃO DA TIRINHA:
➧ 1º QUADRINHO:
➭ HOMEM: We'd better be getting back. The professor is going to present her absurd theory that matter is inherently conscious and thus everything  in the universe is sentient. – É melhor voltarmos. A professora vai apresentar a teoria absurda dela de que a matéria é inerentemente consciente e, portanto, tudo no universo é senciente (perceptivo, a capacidade de perceber através dos sentidos ou da inteligência).
➧ 2º QUADRINHO:
➭ MULHER: Should be good for a laugh. – Deve ser bom para rir.
➧ 3º QUADRINHO: (A personificação das pedras)
➭ PEDRA 1: They're in for a shock. – Eles vão ter um choque.
➭ PEDRA 2: So are we. If you think it's bad when they sit on us, just wait till they want to talk to us as well. – Nós também. Se você acha que é ruim quando eles nos atacam, espere até que eles queiram falar conosco também.

116 – (FCMSC-SP-2022-VESTIBULAR-MEDICINA-1ºSEMESTRE)

Contribui decisivamente para o efeito de humor da tirinha o
recurso

(A) ao pleonasmo.
(B) à metalinguagem.
(C) à hipérbole.
(D) à personificação.
(E) ao eufemismo.
 👍  Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - FIGURA DE LINGUAGEM - PERSONIFICAÇÃO:
Prosopopeia ou personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado. Deste modo, a narrativa se torna mais expressiva, dramática e criativa,
Nesse exemplo, a pedra foi personificada, foi tratada como se fosse um ser humano, portanto capaz de chorar e sentir tristeza.
 
 TEXTO: Leia a tirinha para responder às questões de 117 a 119.
117 – (FCMSC-SP-2021-VESTIBULAR-MEDICINA-1ºSEMESTRE)
A partir da análise da tirinha, pode-se afirmar que
(A) existem soluções simples para proteger o meio ambiente.
(B) a fabricação de carros híbridos ainda é muito lenta.
(C) a maioria das pessoas não se importa com o meio
ambiente.
(D) muitos adultos não prestam atenção no que leem.
(E) é inviável preservar o meio ambiente sem a globalização.
 👍  Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
❑ TRADUÇÃO DA TIRINHA:
➧ 1º QUADRINHO:
➭ O RAPAZ: These hybrid cars are kinda cool ... But they’re kinda slow. – Esses carros híbridos são bem legais... Mas são meio lentos..
➧ 2º QUADRINHO:
➭ O RAPAZ: I'd get one if they had a special lane for people who care about the environment. – Eu compraria um se eles tivessem uma pista especial para pessoas que se preocupam com o meio ambiente.
➧ 3º QUADRINHO: (A personificação das pedras)
➭ A GAROTA: They have one of those already. – Eles já têm uma dessas.
➭ O RAPAZ: They do? Eles têm?
➧ 4º QUADRINHO: (A personificação das pedras)
➭ A GAROTA: It's called a sidewalk. – Chama-se calçada.

118 – (FCMSC-SP-2021-VESTIBULAR-MEDICINA-1ºSEMESTRE)

In the excerpt from the first panel “but they’re kinda slow”,
the underlined word can be replaced, without changing in
meaning, by

(A) moreover.
(B) however.
(C) actually.
(D) therefore.
(E) otherwise.
 👍  Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - CONJUNÇÃO ADVERSATIVA - BUT:
➭ O RAPAZ: These hybrid cars are kinda cool ... But they’re kinda slow. – Esses carros híbridos são bem legais... Mas eles são meio lentos.

119 – (FCMSC-SP-2021-VESTIBULAR-MEDICINA-1ºSEMESTRE) 

The excerpt from the second panel “I’d get one if they had a
special lane” indicates a

(A) moral obligation.
(B) great expectation.
(C) wise recommendation.
(D) good suggestion.
(E) hypothetical situation.
 👍  Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - CONDICIONAL TIPO 2 - USADA PARA RETRATAR SITUAÇÃO HIPOTÉTICA:
➭ O RAPAZ: I'd get one if they had a special lane for people who care about the environment. – Eu compraria um se eles tivessem uma pista especial para pessoas que se preocupam com o meio ambiente.
➭ Nas orações condicionais tipo 2, o tempo verbal da oração 'if' é o "simple past"(if they had), enquanto que o da oração principal é o "present conditional"(I'd get one).

 TEXTOIn the situation below, a mother is talking to her son.
Viñeta de Enrique Bonet.
Internet: <www.irreverendos.com> (adapted).
120 – (UnB/CESPE-2007-PAS-1ªETAPA)

The mother’s words show that she is

(A) looking for her son.
(B) afraid her son can lose his cellular phone.
(C) worried she may lose her way to the beach.
(D) preoccupied with the possibility that her son might get lost.
 👍  Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
As palavras da mãe mostram que 
(A) looking for her son. – ela está procurando seu filho.
(B) afraid her son can lose his cellular phone. – ela tem medo que seu filho perca o telefone celular.
(C) worried she may lose her way to the beach. – ela está preocupada em perder o caminho para a praia.
(D) preoccupied with the possibility that her son might get lost. – ela está preocupada com a possibilidade de seu filho se perder.
❑ TRADUÇÃO DO CARTOON:
➭ 
Look, son, when you get to the sea, take your cellular phone and call me so as to keep me calm.
➭ Olha, filho, quando chegares ao mar, pega teu celular e liga-me para me manter tranquila.
❑ IDEIA CONTEXTUALNa situação, uma mãe está conversando com seu filho e o avisa: Olha, filho, quando chegares ao mar, pega teu celular e liga-me para me manter tranquila. Sinalizando, portanto, que ela está preocupada com a possibilidade de seu filho se perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário