quarta-feira, 28 de setembro de 2022

TIRINHAS (1) – 01 to 10 – LÍNGUA INGLESA – http://www.inglesparaconcursos.blog.br

01 – (UnB-VESTIBULAR-2022)
Alex Hallatt. Arctic circle comics. Internet: (adapted).
➭ The United Nations has said a clean environment is a human right.  – As Nações Unidas disseram que um meio ambiente limpo é um direito humano.
➭ Don't you agree? – Você não concorda?
➭ What about penguin rights?  – E os direitos dos pinguins?
➭ And snow rabbits?  – E os dos coelhos da neve?
➭ And lemmings?  – E os dos lemmings?
➭ And polar bears? ?  – E os dos ursos polares?

Based on cartoon above, it can be deduced that
(A) penguins, polar bears, snow rabbits and lemmings think they also have the right to a clean environment.
(B) humans should not have the right to a clean environment.
(C) people should pay attention to what the United Nations has to say.
(D) animals think they are more deserving of a clean environment than humans.
 👍   Gabarito    A  
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, 
ELEMENTOS VERBAIS:
Com base no cartoon acima, pode-se deduzir que
(A) penguins, polar bears, snow rabbits and lemmings think they also have the right to a clean environment. – pinguins, ursos polares, coelhos da neve e lemingues acham que também têm direito a um ambiente limpo.
(B) humans should not have the right to a clean environment. – os seres humanos não devem ter o direito a um ambiente limpo.
(C) people should pay attention to what the United Nations has to say. – as pessoas devem prestar atenção ao que as Nações Unidas têm a dizer.
(D) animals think they are more deserving of a clean environment than humans. – os animais pensam que são mais merecedores de um ambiente limpo do que os humanos.

02 – (UnB-VESTIBULAR-2022)
Internet: <andertoons.com>. 
➭ Todos os anos, Hollywood faz toneladas de remakes e ninguém pisca. Refiz o dever de casa de outra pessoa e agora estou aqui.
➭ Todos os anos, Hollywood faz toneladas de refilmagens e ninguém pisca. Refiz o dever de casa de outra pessoa e agora estou aqui.
Based on cartoon above, one can correctly conclude that
(A) nobody cares about Hollywood’s remakes or about the boy’s homework.
(B) the boy is in trouble because he copied someone else’s homework.
(C) the boy is there because he made a remake in Hollywood.(D) Hollywood’s remakes are very bad.
 👍   Gabarito    B  
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
Com base no cartoon acima, pode-se concluir corretamente que
(A) nobody cares about Hollywood’s remakes or about the boy’s homework. – ninguém se importa com as refilmagens de Hollywood ou com o dever de casa do menino.
(B) the boy is in trouble because he copied someone else’s homework. – o menino está com problemas porque copiou o dever de casa de outra pessoa.
(C) the boy is there because he made a remake in Hollywood.(D) Hollywood’s remakes are very bad.

03 – (CESPE/UnB-2014/2 - VESTIBULAR 2º SEMESTRE)
 "At my job l was replaced by a smart phone App that was created by a teenager."
Internet: < http://www.cartoonstock.com>.
From the cartoon above, it can be deduced that
(A) the patient is jobless.
(B) the teenager replaced the man in his job.
(C) most teenagers are able to produce smart phones.
(D) smart phones make people redundant.
 👍  Comentários e Gabarito   A  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, INFERÊNCIA
:
A partir do CARTOON acima, deduz-se que...
(A) the patient is jobless. – o paciente está desempregado.
(B) the teenager replaced the man in his job. – o adolescente substituiu o homem em seu trabalho.
(C) most teenagers are able to produce smart phones. – a maioria dos adolescentes é capaz de produzir smart phones.
(D) smart phones make people redundant. – smart phones tornam as pessoas redundantes.
➦IDEIA CONTEXTUAL: O paciente alega que foi substituído por um aplicativo, o que se deduz que perdeu o emprego, ou seja, está desempregado.
➭ "At my job l was replaced by a smart phone App that was created by a teenager."
➭ "No meu trabalho, fui substituído por um aplicativo de smartphone criada por um adolescente."

04 – (CESPE/UnB-2014/2 - VESTIBULAR 2º SEMESTRE)
The cartoon suggests that
(A) the boss sets a good example when he claims there should be more personal contact.
(B) the staff doesn’t think more face-to-face conversation is needed.
(C) the cartoon presents a contradiction.
(D) the organisation is about to fail because people don't socialize.
 👍  Comentários e Gabarito   C  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, INFERÊNCIA
:
O CARTOON sugere que...
(A) the boss sets a good example when he claims there should be more personal contact. – o chefe dá um bom exemplo quando afirma que deve haver mais contato pessoal.
(B) the staff doesn’t think more face-to-face conversation is needed. – os funcionários não acham que é necessária mais conversa cara a cara.
(C) the cartoon presents a contradiction. – o cartoon apresenta uma contradição.
(D) the organisation is about to fail because people don't socialize. – a organização está prestes a falhar porque as pessoas não socializam.
➦IDEIA CONTEXTUAL: No cartoon, o chefe relata da necessidade de mais contato pessoal dentro da organização, e no entanto, ele mesmo está em um videoconferência em vez de um contato pessoal, o que denota uma clara contradição. 
➭ "What we need in this organisation is more personal contact."
 "O que precisamos nesta organização é de mais contato pessoal."

  CESPE/UnB-2013/1-VESTIBULAR 1º SEMESTRE:
Internet: <www.grinningplanet.com>.
From the analysis of the cartoon above, it is correct to say that
05 the cartoon suggests that the character refuses to accept the actual desertification of our planet.
06 the preposition “over” can correctly be replaced with above.
 👍  Comentários e Gabarito   EE  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, INFERÊNCIA
:
➭ "Burying my head in the sand over climate change is much easier now that half the world's turned to desert."
➭ Enfiar a cabeça na areia por causa das mudanças climáticas é muito mais fácil agora do que metade do mundo que se transformou em deserto.
From the analysis of the cartoon above, it is correct to say that

A partir da análise do cartum acima, é correto dizer que
03 the cartoon suggests that the character refuses to accept the actual desertification of our planet. – o cartoon sugere que o personagem se recusa a aceitar a desertificação real do nosso planeta. (ERRADA)
➭ Enfiar a cabeça na areia significa fechar os olhos diante da realidades dos fatos.
➭ A ideia contextual é que é muito mais fácil aceitar o fato das mudanças climáticas do que aceitar a desertificação real do nosso planeta.
04 the preposition “over” can correctly be replaced with above.  (ERRADA)
No contexto, OVER pode ser substituído por "BECAUSE OF".

07 – (CESPE/UnB-2013/1 - VESTIBULAR 1º SEMESTRE)


Internet: <www.theomahaproject.org>.
From the analysis of the cartoon above, it is possible to conclude that
(A) the characters’ faces have suffered from genetic mutation due to pollution.
(B) it will be the son’s responsibility to correct his father’s mistakes.
(C) the father has been working on a bet
ter future for his son.
(D) the son is helping the father to build a better future.
 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, INFERÊNCIA:
➭ "Some day, sin, all this will be your problem."
➭ Algum dia, filho, tudo isso será problema seu.
From the analysis of the cartoon above, it is possible to conclude that
A partir da análise da charge acima, é possível concluir que
(A) the characters’ faces have suffered from genetic mutation due to pollution. – os rostos dos personagens sofreram mutação genética devido à poluição.
(B) it will be the son’s responsibility to correct his father’s mistakes. – será responsabilidade do filho corrigir os erros do pai.
(C) the father has been working on a better future for his son. – o pai tem trabalhado em um futuro melhor para seu filho.
(D) the son is helping the father to build a better future. – 
o filho está ajudando o pai a construir um futuro melhor.

 (CESPE/UnB-2013/1 - VESTIBULAR 1º SEMESTRE)
(CESPE/UnB-2013/1 - VESTIBULAR 1º SEMESTRE)
Answer the items below based on the cartoon above.
08 – The cartoon implies that children today are not familiar with printed books.)
 👍   Comentários e Gabarito    Correta  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, INFERÊNCIA:
06 – The cartoon implies that children today are not familiar with printed books.  – O cartoon sugere que as crianças hoje não estão familiarizadas com os livros impressos.
  • "You would not believe the battery life on this thing. I've reading if for weeks."
  • Você não acreditaria na duração da bateria nessa coisa. Eu estou lendo há semanas.
09 – (CESPE/UnB-2013/1 - VESTIBULAR 1º SEMESTRE)
Which of the sentences below could be used in the place of 'You would not believe the battery life on this thing.' without a significant change in meaning?
(A) You must not believe the battery life on this thing.
(B) You should not believe the battery life on this thing.
(C) You will not believe the battery life on this thing.
(D) You did not believe the battery life on this thing.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Qual das frases abaixo poderia ser usada no lugar de 'You would not believe the battery life on this thing.' sem uma mudança significativa no significado?
*Alternativa (A): You must not believe the battery life on this thing.(Você não deve acreditar na duração da bateria nessa coisa.)
*Alternativa (B): You should not believe the battery life on this thing.(Você não deve acreditar na duração da bateria nessa coisa.)
*Alternativa (C): You will not believe the battery life on this thing.(Você não vai acreditar na duração da bateria nessa coisa)
*Alternativa (D): You did not believe the battery life on this thing.(Você não acreditava na duração da bateria nessa coisa)
10 – (CESPE/UnB-2013/1 - VESTIBULAR 1º SEMESTRE)
The sentence "I've been reading it for weeks!" indicates that the boy
(A) has not started reading the book.
(B) has not finished reading the book.
(C) has finished reading the book.
(D) has been enjoying the book. 
 👍  Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
A frase "I've been reading it for weeks!"(Estou lendo há semanas!) indica que o menino...
*Alternativa (A): has not started reading the book.(ainda não começou a ler o livro.)
*Alternativa (B): has not finished reading the book.(ainda não terminou de ler o livro.)
*Alternativa (C): has finished reading the book.(terminou de ler o livro.)
*Alternativa (D): has been enjoying the book.(está gostando do livro.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário