quarta-feira, 10 de abril de 2024

UNICAMP–2022–Vestibular-1ªFase–Língua Inglesa–Universidade Estadual de Campinas–Prova com Gabarito.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNICAMP/SP-2022-COMVEST-VESTIBULAR-1ªFASE.

www.comvest.unicamp.br/

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 08 MCQs (Multiple Choice Questions) / 4 Options Each Question.



25 – (UNICAMP/SP-2022-Vestibular-1ªFase)

Com base nessas duas definições, pode-se dizer que, em português, a palavra “cringe”
(A) é empregada numa classe gramatical diferente da empregada em inglês, apesar de os sentidos serem semelhantes nas duas línguas.
(B) figura no mesmo tempo verbal que figura em inglês, apesar de assumir sentidos diferentes nas duas línguas.
(C) é empregada na mesma classe gramatical em que é empregada em inglês, apesar de assumir sentidos diferentes nas duas línguas.
(D) figura em um gênero textual diferente do gênero em que figura em inglês, apesar de os sentidos serem semelhantes nas duas línguas.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
CLASSE GRAMATICAL
:
(A) é empregada numa classe gramatical diferente da empregada em inglês, apesar de os sentidos serem semelhantes nas duas línguas.
(B) figura no mesmo tempo verbal que figura em inglês, apesar de assumir sentidos diferentes nas duas línguas.
(C) é empregada na mesma classe gramatical em que é empregada em inglês, apesar de assumir sentidos diferentes nas duas línguas.
(D) figura em um gênero textual diferente do gênero em que figura em inglês, apesar de os sentidos serem semelhantes nas duas línguas.

26 – (UNICAMP/SP-2022-Vestibular-1ªFase)
Em artigo publicado em 14 de junho de 2020, o jornal The Straits Times, de Singapura, apresentou os resultados de uma pesquisa sobre a percepção dos respondentes a respeito das profissões mais essenciais durante a pandemia. A imagem a seguir revela algumas estatísticas obtidas com base nessas respostas.
Em um post em sua rede social, o comediante Rishi Budhrani comentou esses resultados:
(Disponível em https://creativefolk.co.uk/artists-topping-poll-as-non-essenti al-sparks-outrage/. Acessado em 09/06/2021.)
Pode-se dizer que Budhrani
(A) critica a baixa representatividade da amostra, e apresenta uma série de recomendações que podem valorizar a profissão de artistas.
(B) questiona a ausência de muitos pontos que poderiam ter sido discutidos na pesquisa, e sugere várias medidas para aumentar o debate em torno da arte.
(C) levanta uma série de dúvidas quanto à validade da pesquisa, e indica medidas que podem contribuir para uma depreciação da arte.
(D) problematiza os dados revelados pela pesquisa, e recomenda algumas ações cujos resultados ratificam a relevância da profissão de artistas.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Pode-se dizer que Budhrani
(A) critica a baixa representatividade da amostra, e apresenta uma série de recomendações que podem valorizar a profissão de artistas.
(B) questiona a ausência de muitos pontos que poderiam ter sido discutidos na pesquisa, e sugere várias medidas para aumentar o debate em torno da arte.
(C) levanta uma série de dúvidas quanto à validade da pesquisa, e indica medidas que podem contribuir para uma depreciação da arte.
(D) problematiza os dados revelados pela pesquisa, e recomenda algumas ações cujos resultados ratificam a relevância da profissão de artistas.

27 – (UNICAMP/SP-2022-Vestibular-1ªFase)
Em seu discurso, o ator
(A) inicia pela crítica à destruição da natureza para, então, defender a luta contra as desigualdades sociais.
(B) destaca a arrogância do ser humano ao mencionar a exploração cruel dos animais.
(C) usa exemplos práticos para ilustrar a opressão sofrida pelos trabalhadores rurais a partir da industrialização.
(D) centraliza seus argumentos na necessidade de lutarmos contra o racismo e a desigualdade de gênero.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Em seu discurso, o ator
(A) inicia pela crítica à destruição da natureza para, então, defender a luta contra as desigualdades sociais.
(B) destaca a arrogância do ser humano ao mencionar a exploração cruel dos animais.
(C) usa exemplos práticos para ilustrar a opressão sofrida pelos trabalhadores rurais a partir da industrialização.
(D) centraliza seus argumentos na necessidade de lutarmos contra o racismo e a desigualdade de gênero.

28 – (UNICAMP/SP-2022-Vestibular-1ªFase)
De acordo com o texto, os protestos de Stonewall representaram
(A) o início da luta da comunidade LGBTQIA+ pela igualdade de direitos, impulsionando o surgimento de grupos defensores dessa comunidade.
(B) um novo rumo na luta pelos direitos LGBTQIA+, especialmente pela recusa dos clientes do bar em acatar as ações da polícia naquela noite.
(C) a consolidação da busca da comunidade LGBTQIA+ por igualdade de direitos, apesar de ter levado à formação de alguns grupos radicais homofóbicos.
(D) um ato de resistência da população LGBTQIA+, apesar de muitos bares gays de Nova York serem financiados por policiais corruptos da cidade.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
De acordo com o texto, os protestos de Stonewall representaram
(A) o início da luta da comunidade LGBTQIA+ pela igualdade de direitos, impulsionando o surgimento de grupos defensores dessa comunidade.
(B) um novo rumo na luta pelos direitos LGBTQIA+, especialmente pela recusa dos clientes do bar em acatar as ações da polícia naquela noite.
(C) a consolidação da busca da comunidade LGBTQIA+ por igualdade de direitos, apesar de ter levado à formação de alguns grupos radicais homofóbicos.
(D) um ato de resistência da população LGBTQIA+, apesar de muitos bares gays de Nova York serem financiados por policiais corruptos da cidade.

29 – (UNICAMP/SP-2022-Vestibular-1ªFase)
Com base no texto, assinale a alternativa que responde à pergunta apresentada no título do artigo.
(A) Porque a propagação de notícias falsas confunde os especialistas e fomenta discussões prejudiciais ao avanço da medicina moderna.
(B) Porque a grande mídia se sobrepõe às evidências da ciência, o que leva a tomada de decisões para um âmbito político.
(C) Porque faltam estudos que comprovem a ineficácia da hidroxicloroquina como tratamento para Covid-19, o que demanda novas pesquisas.
(D) Porque algumas discussões no âmbito político e administrativo são pautadas por aspectos subjetivos e não por dados empíricos.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Com base no texto, assinale a alternativa que responde à pergunta apresentada no título do artigo.
(A) Porque a propagação de notícias falsas confunde os especialistas e fomenta discussões prejudiciais ao avanço da medicina moderna.
(B) Porque a grande mídia se sobrepõe às evidências da ciência, o que leva a tomada de decisões para um âmbito político.
(C) Porque faltam estudos que comprovem a ineficácia da hidroxicloroquina como tratamento para Covid-19, o que demanda novas pesquisas.
(D) Porque algumas discussões no âmbito político e administrativo são pautadas por aspectos subjetivos e não por dados empíricos.

30 – (UNICAMP/SP-2022-Vestibular-1ªFase)
Qual das imagens representa melhor a reflexão principal do excerto?
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

31 – (UNICAMP/SP-2022-Vestibular-1ªFase)
Assinale o depoimento feminino que ilustra a prática discutida no texto.
(A) “Ele discutia sobre tudo, até coisas que não têm discussão, como meu estado de espírito ou meus sentimentos. Tudo era um exagero meu, uma invenção. Tudo estava na minha cabeça.”
(B) “Os homens explicam coisas para mim, e para outras mulheres, quer saibam ou não do que estão falando. Um desconhecido na farmácia já quis me explicar o que era um AVC. Eu sou médica”.
(C) “Um amigo me perguntou qual era a diferença entre feminismo radical e liberal. Eu tentei explicar e toda vez que eu avançava um pouco, ele me interrompia pra falar que já sabia ou para complementar alguma coisa".
(D) “É algo que acontece muito em reuniões, quando um homem expressa uma opinião anteriormente dada por uma mulher e, ao contrário da primeira, é ouvido e aplaudido”
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Assinale o depoimento feminino que ilustra a prática discutida no texto.
(A) “Ele discutia sobre tudo, até coisas que não têm discussão, como meu estado de espírito ou meus sentimentos. Tudo era um exagero meu, uma invenção. Tudo estava na minha cabeça.”
(B) “Os homens explicam coisas para mim, e para outras mulheres, quer saibam ou não do que estão falando. Um desconhecido na farmácia já quis me explicar o que era um AVC. Eu sou médica”.
(C) “Um amigo me perguntou qual era a diferença entre feminismo radical e liberal. Eu tentei explicar e toda vez que eu avançava um pouco, ele me interrompia pra falar que já sabia ou para complementar alguma coisa".
(D) “É algo que acontece muito em reuniões, quando um homem expressa uma opinião anteriormente dada por uma mulher e, ao contrário da primeira, é ouvido e aplaudido”.
❑ TRADUÇÃO-TEXTO:
Gaslighting is a form of psychological abuse where a person or group makes someone question their sanity, perception of reality, or memories.
Gaslighting é uma forma de abuso psicológico em que uma pessoa ou grupo faz alguém questionar sua sanidade, percepção da realidade ou memórias.
People experiencing gaslighting often feel confused, anxious, and unable to trust themselves.
As pessoas que vivenciam o gaslighting muitas vezes se sentem confusas, ansiosas e incapazes de confiar em si mesmas.
The term gaslighting derives from the 1938 play and 1944 film “Gaslight”, in which a husband manipulates his wife into thinking she has a mental illness by dimming their gas-fueled lights and telling her she is hallucinating.
O termo gaslighting deriva da peça de 1938 e do filme “Gaslight” de 1944, em que um marido manipula sua esposa fazendo-a pensar que ela tem uma doença mental, diminuindo a intensidade das luzes a gás e dizendo que ela está tendo alucinações.
While anyone can experience gaslighting, it is especially common in intimate relationships and in social interactions where there is an imbalance of power.
Embora qualquer pessoa possa experimentar o gaslighting, é especialmente comum em relacionamentos íntimos e em interações sociais onde há um desequilíbrio de poder.
A person who is on the receiving end of this behavior is experiencing abuse.
Uma pessoa que sofre esse comportamento está sofrendo abuso.
(Disponível em https://www.medicalnewstoday.com/articles/signs-of-gaslighting. Acessado em 02/06/2021.)

32 – (UNICAMP/SP-2022-Vestibular-1ªFase)
A partir da leitura do texto, depreende-se que
(A) a violência contra palestinos chega ao mundo reduzida a pequenas frases e a um certo limite de palavras.
(B) os bombardeamentos em Gaza são motivados por imagens estereotipadas da população na televisão.
(C) o ensino dos conflitos históricos em Gaza é baseado em sentimentos como o ódio e a insensibilidade.
(D) o aprendizado de inglês e das resoluções da ONU está associado ao fim da violência na Palestina.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
A partir da leitura do texto, depreende-se que
(A) a violência contra palestinos chega ao mundo reduzida a pequenas frases e a um certo limite de palavras.
(B) os bombardeamentos em Gaza são motivados por imagens estereotipadas da população na televisão.
(C) o ensino dos conflitos históricos em Gaza é baseado em sentimentos como o ódio e a insensibilidade.
(D) o aprendizado de inglês e das resoluções da ONU está associado ao fim da violência na Palestina.
❑ TRADUÇÃO-TEXTO:
Today, my body was a TV’d massacre that had to fit into sound-bites and word limits. Hoje, meu corpo era um massacre transmitido pela TV que precisava se encaixar em frases de efeito e limites de palavras.
And I perfected my English and I learned my UN resolutions. E aperfeiçoei meu inglês e aprendi minhas resoluções da ONU.
But still, he asked me, Ms. Ziadah, don’t you think that everything would be resolved if you would just stop teaching so much hatred to your children? Mas mesmo assim, ele me perguntou, Sra. Ziadah, você não acha que tudo se resolveria se você simplesmente parasse de ensinar tanto ódio aos seus filhos?
Pause. Pausa.
I look inside of me for strength to be patient but patience is not at the tip of my tongue as the bombs drop over Gaza. Procuro dentro de mim, forças para ser paciente, mas a paciência não está na ponta da minha língua enquanto as bombas caem sobre Gaza. 
Today, my body was a TV’d massacre made to fit into soundbites and word limits and move those that are desensitized to terrorist blood. Hoje, meu corpo foi um massacre televisivo feito para caber em frases de efeito e limites de palavras e mover aqueles que estão insensíveis ao sangue terrorista.
And these are not two equal sides: occupier and occupied. E estes não são dois lados iguais: ocupante e ocupado.
And a hundred dead, two hundred dead, and a thousand dead. E cem mortos, duzentos mortos e mil mortos.
And between that, war crime, and massacre, I vent out words and smile “not exotic”, “not terrorist”. E entre isso, crime de guerra e massacre, solto palavras e sorrio “não exótico”, “não terrorista”.
No sound-bite will fix this. We teach life, sir. Nenhuma frase de efeito resolverá isso. Nós ensinamos a vida, senhor.
(Adaptado de https://blissonature.wordpress.com/2011/11/17/rafeef-ziadahwe-teach-life-sir-text-transcription-lyrics-words-of-poem/. Acessado em 01/ 07/2021.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário