23 – Considering the text, what does the word "skilled" mean in this extract? " [...] the benefits of hiring skilled and experienced military veterans [...] ."
🄰 Strong.
🄱 Loyal.
🄲 Expert.
🄳 Resolute.
🄴 Confident.
📢COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!)
🔹Questão clássica de "VOCABULÁRIO EM CONTEXTO" e pede a alternativa que contém um sinônimo contextual para a palavra sublinhada.
📌 ANÁLISE DO VOCÁBULO "skilled":
🔎 "SKILLED" - qualificado, especializado, capacitado, experiente, competente. Synonyms & Similar Words: skillful, proficient, experienced, expert, talented, practiced.
🔎 Trecho do texto:
🔹" [...] the benefits of hiring skilled and experienced military veterans [...]."
🔹os benefícios de contratar veteranos militares qualificados e experientes.
🔎 Explicação:
🔹"Skilled" significa ter habilidade, prática ou competência em algo específico. O enfoque é capacidade técnica ou prática adquirida por treinamento e experiência. Exemplo:
🔹She is a skilled pianist. → Ela é uma pianista habilidosa.
🔹No contexto "the benefits of hiring skilled and experienced military veterans", está se referindo a veteranos que têm competência e expertise.
📝 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌Strong
🔹Strong significa ter força física, mental ou emocional. Também pode significar intensidade ou robustez. Enfoque: Potência, resistência ou intensidade — pode ser físico, emocional ou até figurado. Exemplo: "He is a strong athlete." → Ele é um atleta forte.
💡 Diferença:
🔹"Strong" → o quanto você tem de força (física, emocional ou de caráter).
🔹"Skilled" → competência adquirida (habilidoso).
(B) ❌Loyal.
🔹Significado: fiel, leal, dedicado a uma pessoa, causa, grupo ou princípio. Envolve: compromisso emocional, confiança e constância.
Exemplo: She is a loyal friend who always stands by me.
💡 Diferença-chave:
🔹"Loyal" → como você age em relação aos outros (mantendo-se fiel e confiável).
🔹"Skilled" → competência, técnica, habilidade prática.
(C) ✅Expert.
🔹Correta, mas com algumas ressalvas.
🔹Expert e Skilled podem se sobrepor quando queremos dizer que alguém é muito bom em algo, mas eles não são sinônimos perfeitos:
🔹Expert → indica nível máximo de conhecimento e experiência. Normalmente significa que a pessoa é uma autoridade reconhecida no assunto, é o topo do domínio.
🔹Skilled → significa que a pessoa tem competência e habilidade, mas não necessariamente é a melhor ou uma autoridade. Pode haver muitos outros igualmente habilidosos.
🔹Todo expert é skilled, mas nem todo skilled é expert.
(D) ❌Resolute.
🔹"Resolute" significa firme, determinado, inabalável na decisão ou atitude. Foco: descreve a postura mental ou a força de vontade de uma pessoa. Exemplo:
🔹She remained resolute in her decision to start her own business.
🔹Ela permaneceu firme em sua decisão de abrir seu próprio negócio.
💡 Diferença-chave:
🔹"Resolute" → fala sobre determinação.
🔹"Skilled" → fala sobre habilidade.
(E) ❌Confident.
🔹"Confident" → descreve como a pessoa se sente ou se comporta: alguém seguro de si, confiante, que acredita em sua própria capacidade.
🔹She is confident when speaking in public.
🔹Ela é confiante ao falar em público.
💡 Diferença-chave:
🔹"Confident" → estado psicológico / atitude (acreditar em si).
🔹"Skilled" → nível de competência ou habilidade (saber fazer bem).
❑ TEXTO 2: Based on the text below, answer questions 24 and 25.
How to exercise while sitting at your Computer
(Como se exercitar enquanto está sentado no computador)
Is your work stressing you out? Is your work making you fat? Of course, it is.
(Seu trabalho está deixando você estressado? Seu trabalho está fazendo você engordar? É claro que sim.)
If you are in a relationship with your work like me (I hate the word "workaholic") , then maybe you are also dealing with some relationship issues like stress and weight gain.
(Se você tem uma relação com o seu trabalho parecida com a minha (eu detesto a palavra “workaholic”), então talvez também esteja lidando com alguns problemas de relacionamento, como estresse e ganho de peso.)
(Nem toda pessoa que trabalha em um escritório precisa se afundar em um pote de sorvete depois de um dia particularmente estressante no trabalho para ganhar uns quilinhos.)
🔹“desk job” → significa trabalho administrativo ou sedentário, geralmente feito sentado. 🔹"Indulge in" → entregar-se a, ceder a um prazer (normalmente algo tentador, como comida, bebida ou hábitos). Aqui é usado no sentido de “não precisa se permitir” ou “não precisa ceder à tentação”. 🔹"a tub of ice-cream" → Literal: um pote de sorvete. A ideia aqui é exagerar no consumo para lidar com emoções. 🔹"Gain the pounds" → ganhar peso, engordar.
🔹“Pounds” (libras) é a unidade de peso usada em países como EUA e Reino Unido, mas a expressão também funciona figurativamente como “ganhar uns quilinhos”.
In fact, the downside of being a way too dedicated employee is that it will make you fat!
(Na verdade, o lado negativo de ser um funcionário dedicado demais é que isso vai te engordar!)
🔹"In fact" → Conector de ênfase ou esclarecimento. Significado: “na verdade”, “de fato”, usado para reforçar ou corrigir algo que foi dito antes. É mais formal que "actually" no sentido de “na verdade”, mas não tão forte quanto as a matter of fact.
🔹"the downside" → Função: substantivo, frequentemente usado com of. Significado: “o lado negativo”, “a desvantagem”, “o ponto fraco” de algo. Origem: expressão informal, muito usada em contexto de negócios, tecnologia e cotidiano.
The stress to perform plus the inactivity of a desk job will definitely increase your waist size.
(O estresse para ter um bom desempenho, somado à inatividade de um trabalho de escritório, certamente aumentará o tamanho da sua cintura.)
What's more, you will become lethargic once four hours of inactivity can seriously send your metabolism leveis to an all-time low.
(Além disso, você ficará letárgico, já que quatro horas de inatividade podem fazer com que seus níveis de metabolismo cheguem a um ponto mais baixo de todos os tempos.)
If you think that a 30 minute walk every day is enough cardio activity in a week to maintain your metabolism, you are wrong! Yes, I was surprised too!
(Se você acha que uma caminhada de 30 minutos por dia é atividade cardiovascular suficiente na semana para manter o seu metabolismo, você está enganado! Sim, eu também fiquei surpreso!)
The mathematics of this is that when you perform any cardio activity, it elevates your metabolism rate for a span of time, but not the entire day.
(A matemática disso é que, quando você realiza qualquer atividade aeróbica, ela eleva sua taxa de metabolismo por um determinado período de tempo, mas não pelo dia inteiro.)
Because the rest of the day you are sitting idle on your chair without much activity, the 30 minute walk is not enough, nor is the 1-hour intense workout.
(Porque, no restante do dia, você fica sentado sem fazer muita atividade, a caminhada de 30 minutos não é suficiente — assim como também não é o treino intenso de 1 hora.)
What you need to do to keep yourself from pilling on the pounds is to keep your metabolism rate high all day long.
(O que você precisa fazer para evitar ganhar quilos extras é manter sua taxa de metabolismo alta o dia todo.)
For that, you need to break the no physical activity routine from 9 to 5 by exercising while sitting at your desk!
(Para isso, você precisa quebrar a rotina sem atividade física das 9 às 5, fazendo exercícios enquanto está sentado à sua mesa!)
Here are simple exercises that take 5 minutes of your day and prevent you from feeling stiff.
(Aqui estão exercícios simples que levam 5 minutos do seu dia e evitam que você se sinta rígido.)
A) Neck: To stretch your neck, slowly flex your head forward and backward, side to side and look right and left. This can be done almost any time to lessen tension and strain. Never roll your head around your neck—this could cause damage to the joints of the neck.
(Pescoço: Para alongar o pescoço, flexione lentamente a cabeça para frente e para trás, para os lados e olhe para a direita e para a esquerda. Isso pode ser feito quase a qualquer momento para reduzir a tensão e o esforço. Nunca gire a cabeça em torno do pescoço — isso pode causar danos às articulações do pescoço.)
B) Shoulders: Roll your shoulders forward around 10 times, then backward. This helps release the tension off your shoulders.
(Ombros: Role os ombros para a frente cerca de 10 vezes e, depois, para trás. Isso ajuda a aliviar a tensão nos ombros.)
C) Wrists: Roll your wrists regularly, around every hour or so. Roll the wrists 10 times clockwise, then 10 times counterclockwise. This will help minimize the potential for getting carpal tunnel syndrome if you spend a lot of time typing.
(Pulsos: Gire os pulsos regularmente, aproximadamente a cada hora. Gire-os 10 vezes no sentido horário e depois 10 vezes no sentido anti-horário. Isso ajudará a minimizar o risco de desenvolver síndrome do túnel do carpo caso você passe muito tempo digitando.)
D) Ankles: Roll your ankles regularly. As with your wrists, roll the ankles in a clockwise motion three times, then counterclockwise. This helps improve blood circulation, and prevents that tingling feeling you can get when blood circulation is cut off, also known as "pins and needles".
(Tornozelos: gire-os regularmente. Assim como com os pulsos, gire os tornozelos no sentido horário três vezes e, depois, no sentido anti-horário. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a prevenir aquela sensação de formigamento que ocorre quando a circulação é interrompida, também conhecida como “agulhadas e alfinetadas”.)
24 – According to the text, which alternative is correct?
(A) Stress and weight gain cause relationship issues.
(B) A regular high rate of metabolism prevents weight gain.
(C) Exercising from 9 to 5 prevents putting on weight.
(D) Inactivity elevates metabolism all the time.
(E) Lethargy is a result of waist size increase.
📢COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!)
🔹Questão clássica de "INTERPRETAÇÃO TEXTUAL" e pede a alternativa correta de acordo com o texto.
📝 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌ERRADA
✖️ Stress and weight gain cause relationship issues.
✖️ O estresse e o ganho de peso causam problemas nos relacionamentos.
🔎 Explicação:
🔹O trabalho é que gera estresse e ganho de peso, e isso pode causar problemas — não que estresse e ganho de peso sejam a causa direta dos problemas de relacionamento.
🔎 Trecho do texto:
🔹"[...] If you are in a relationship with your work like me [...] then maybe you are also dealing with some relationship issues like stress and weight gain."
🔹Se você mantém um relacionamento com o seu trabalho como eu [...] então talvez também esteja lidando com alguns problemas de relacionamento, como estresse e ganho de peso.
(B) ✅CORRETA
🔹A regular high rate of metabolism prevents weight gain.
🔹Uma taxa de metabolismo regularmente alta impede o ganho de peso.
🔎 Explicação:
🔹O texto explica que o que se precisa para evitar ganhar peso é manter a taxa de metabolismo alta ao longo do dia: "What you need to do to keep yourself from pilling on the pounds is to keep your metabolism rate high all day long."
(C) ❌ERRADA
✖️ Exercising from 9 to 5 prevents putting on weight.
✖️ Praticar exercícios das 9 às 17 horas evita ganhar peso.
🔎 Explicação:
🔹O texto recomenda quebrar a rotina sedentária das 9h às 17h com exercícios rápidos na mesa, mas não afirma que se exercitar continuamente nesse período seja necessário ou que isso, por si só, previna ganho de peso.
(D) ❌ERRADA
✖️ Inactivity elevates metabolism all the time.
✖️ A inatividade eleva o metabolismo o tempo todo.
🔎 Explicação:
🔹Pelo contrário, o texto afirma que a inatividade reduz drasticamente o metabolismo: "four hours of inactivity can seriously send your metabolism levels to an all-time low."
(E) ❌ERRADA
✖️ Lethargy is a result of waist size increase.
✖️ A letargia é resultado do aumento do tamanho da cintura."
🔎 Explicação:
🔹A ordem é inversa: a inatividade e o estresse levam à letargia e ao aumento da circunferência da cintura, não o contrário.
25 – According to the text, which alternative is correct?
(A) To relax your shoulders, roll them. Repeat the movement no more than 10 times.
(B) Ankles and wrists should be exercised regularly, but more repetitions are recommended to relax the ankles.
(C) To minimize carpal tunnel syndrome you should spend a lot of time typing.
(D) "Pins and needles" sensation results from poor blood circulation.
(E) Rolling your head is certain to result in problems in the neck region.
📢COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!)
🔹Questão clássica de "INTERPRETAÇÃO TEXTUAL" e pede a alternativa correta de acordo com o texto.
📝 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌ERRADA
✖️ To relax your shoulders, roll them. Repeat the movement no more than 10 times.
✖️ Para relaxar os ombros, role-os. Repita o movimento não mais que 10 vezes.
🔎 Explicação:
🔹O texto recomenda cerca de 10 rotações para frente e depois para trás (ou seja, ≈10 em cada direção). A alternativa diz “no máximo 10 vezes”, o que não corresponde ao que o texto afirma (o texto sugere ~10 em cada sentido, não um limite total de 10).
🔎 O que diz o texto:
🔹"[...] Roll your shoulders forward around 10 times, then backward."
🔹Role os ombros para a frente cerca de 10 vezes, depois para trás.
🔹[around 10 times] → cerca de 10 vezes (expressão que indica quantidade aproximada). 🔹[then backward] → depois para trás (expressão que indica sequência e direção oposta) (B) ❌ERRADA
✖️ Ankles and wrists should be exercised regularly, but more repetitions are recommended to relax the ankles.
✖️ Tornozelos e punhos devem ser exercitados regularmente, mas recomenda-se mais repetições para relaxar os tornozelos.
🔹[Ankles and wrists] → Tornozelos e punhos (expressão que nomeia as articulações a serem trabalhadas).
🔹[more repetitions are recommended] → recomenda-se mais repetições (expressão de orientação com ênfase na quantidade).
🔹[to relax the ankles] → para relaxar os tornozelos (expressão que indica o objetivo do exercício)
🔎 Explicação:
🔹O texto indica mais repetições para os pulsos (10) e menos para os tornozelos (3) — o oposto do que a alternativa afirma.
🔎 O que diz o texto:
🔹"[...] Roll your wrists regularly… Roll the wrists 10 times clockwise, then 10 times counterclockwise."
🔹Role os punhos regularmente… Role os punhos 10 vezes no sentido horário, depois 10 vezes no sentido anti-horário.
🔹[10 times clockwise] → 10 vezes no sentido horário (expressão para indicar direção do movimento)
🔹[then 10 times counterclockwise] → depois 10 vezes no sentido anti-horário (expressão que indica sequência e direção oposta)
🔹"[...] Roll your ankles regularly. As with your wrists, roll the ankles in a clockwise motion three times, then counterclockwise."
🔹Role os tornozelos regularmente. Assim como com os punhos, role os tornozelos em movimento no sentido horário três vezes, depois no sentido anti-horário.
🔹[in a clockwise motion] → em movimento no sentido horário (expressão que indica direção do movimento).
🔹[three times] → três vezes (expressão que indica quantidade).
🔹[then counterclockwise] → depois no sentido anti-horário (expressão que indica sequência e direção oposta).
(C) ❌ERRADA
✖️ To minimize carpal tunnel syndrome you should spend a lot of time typing.
✖️ Para minimizar a síndrome do túnel do carpo, você deve passar muito tempo digitando.
🔹[To minimize] →
Para minimizar (
expressão que indica objetivo ou propósito de reduzir algo).
🔹[carpal tunnel syndrome] →
síndrome do túnel do carpo (
expressão médica específica relacionada a problemas nos nervos do punho).
🔎 Explicação:
🔹O texto afirma que rolar os pulsos ajuda a minimizar o risco caso você passe muito tempo digitando — não que passar muito tempo digitando seja uma forma de prevenir a síndrome. A alternativa inverte a relação causa–efeito.
🔎 O que diz o texto:
🔹"[...] This will help minimize the potential for getting carpal tunnel syndrome if you spend a lot of time typing."
🔹Isso ajudará a minimizar o risco de desenvolver a síndrome do túnel do carpo se você passar muito tempo digitando.
🔹[if you spend a lot of time typing] → se você passar muito tempo digitando (expressão condicional ligada a uma atividade prolongada).
(D) ✅CORRETA
🔹'Pins and needles' sensation results from poor blood circulation.
🔹A sensação de “formigamento” resulta de má circulação sanguínea.
🔹['Pins and needles' sensation] →
sensação de 'formigamento' (
expressão idiomática que descreve a sensação de picadas ou agulhadas na pele).
🔹[results from] →
resulta de (
expressão que indica causa ou origem).
🔎 Explicação:
🔹O texto associa explicitamente "pins and needles" à interrupção/baixa da circulação sanguínea..
🔎 O que diz o texto:
🔹"[...] This helps improve blood circulation, and prevents that tingling feeling you can get when blood circulation is cut off, also known as 'pins and needles'."
🔹Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea e previne aquela sensação de formigamento que você pode sentir quando a circulação sanguínea é interrompida, também conhecida como “formigamento”.
🔹[This helps improve blood circulation] → Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea (expressão que indica benefício fisiológico).
🔹[and prevents] → e previne (expressão que indica ação de evitar algo).
🔹[that tingling feeling] →
aquela sensação de formigamento (
expressão para descrever leve sensação de picadas ou dormência).
🔹[you can get] →
que você pode sentir (
expressão que indica possibilidade de experiência).
🔹[also known as 'pins and needles' →
também conhecida como “formigamento” (
expressão para indicar nome alternativo, idiomático, do sintoma).
(E) ❌ERRADA
✖️ Rolling your head is certain to result in problems in the neck region.
✖️ Fazer movimentos circulares com a cabeça certamente resultará em problemas na região do pescoço.
🔹[Rolling your head] → Fazer movimentos circulares com a cabeça (expressão que indica o ato de girar a cabeça em círculos).
🔹[is certain to result in] → certamente resultará em (expressão que indica uma consequência inevitável).
🔹[problems in the neck region] → problemas na região do pescoço (expressão que especifica a área do corpo afetada).
🔎 Explicação:
🔹O texto diz que pode causar dano (could cause), não que é certo que causará problemas. A alternativa usa termo categórico (“certain to result”), portanto exagera o que o texto afirma.
🔎 O que diz o texto:
🔹"[...] Never roll your head around your neck— this could cause damage to the joints of the neck."
🔹Nunca faça movimentos circulares com a cabeça ao redor do pescoço — isso pode causar dano às articulações do pescoço.
🔹[Never roll your head around your neck] → Nunca faça movimentos circulares com a cabeça ao redor do pescoço (expressão de proibição e movimento específico).
🔹[this could cause damage] → isso pode causar dano (expressão que indica possibilidade de consequência negativa).
🔹[to the joints of the neck] → às articulações do pescoço (expressão que especifica a parte afetada).
❑ TEXTO 3: Based on the text below, answer questions 26, 27 and 28.
American Students Test Well in Problem Solving, but Trail Foreign Counterparts
Os alunos americanos obtêm bons resultados na resolução de problemas, mas ficam atrás dos colegas estrangeiros
Fifteen-year-olds in the United States scored above the average of those in the developed world on exams assessing problem-solving skills, but they trailed several countries in Asia and Europe as well as Canada, according to International standardized tests results released on Tuesday.
Os jovens de quinze anos nos Estados Unidos obtiveram notas acima da média dos do mundo desenvolvido em exames que avaliam as competências de resolução de problemas, mas ficaram atrás de vários países da Ásia e da Europa, bem como do Canadá, de acordo com os resultados de testes padronizados internacionais divulgados na terça-feira.
The American students who took the problem-solving tests in 2012, the first time they were administered, did better on these exams than on reading, math and Science tests, suggesting that students in the United States are better able to apply knowledge to real-life situations than perform straightforward academic tasks.
Os estudantes americanos que realizaram os testes de resolução de problemas em 2012, a primeira vez que foram aplicados, tiveram um melhor desempenho nestes exames do que nos testes de leitura, matemática e ciências, sugerindo que os estudantes nos Estados Unidos são mais capazes de aplicar os conhecimentos a situações da vida real do que executar tarefas académicas simples.
Still, students who took the problem-solving tests in countries including Singapore, South Korea, Japan, several provinces of China, Canada, Australia, Finland and Britain all outperformed American students.
Ainda assim, os alunos que realizaram os testes de resolução de problemas em países como Singapura, Coreia do Sul, Japão, várias províncias da China, Canadá, Austrália, Finlândia e Grã-Bretanha superaram os alunos americanos.
"The good news is that problem solving still remains a relatively strong suit for American students," said Bob Wise, former governor of West Virginia and president of the Alliance for Excellent Education, a national policy and advocacy group focused on improving high schools.
"A boa notícia é que a resolução de problemas ainda é uma competência relativamente forte para os estudantes americanos", disse Bob Wise, antigo governador da Virgínia Ocidental e presidente da Alliance for Excellent Education, um grupo nacional de políticas e defesa focado na melhoria do ensino secundário.
"The challenge is that a lot of other nations are now developing this and even moving ahead. So where we used to, in an earlier era, dominate in what we called the deeper learning skills — Creative thinking, criticai thinking and the ability to solve problems — in terms of producing the workers that are increasingly needed in this area, other nations are coming on strong and in some cases surpassing us ."
O desafio é que muitas outras nações estão a desenvolver isto e até a avançar. Assim, onde costumávamos, numa era anterior, dominar aquilo a que chamávamos competências de aprendizagem mais profundas — pensamento criativo, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas — em termos de formação dos profissionais cada vez mais necessários nesta área, outras nações estão a avançar em força e, em alguns casos, a superar-nos.
The new problem-solving exams were administered to a subset of 15-year-olds in 28 countries who sat for the Program for International Student Assessment, a set of tests every three years commonly known as PISA and given by the Organization for Economic Cooperation and Development, a Paris-based group whose members include the world's wealthiest nations. Almost 1,275 American students took the exams.
Os novos exames de resolução de problemas foram aplicados a um subconjunto de jovens de 15 anos em 28 países que realizaram o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), um conjunto de testes trienais vulgarmente conhecido como PISA e aplicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), um grupo sediado em Paris cujos membros incluem as nações mais ricas do mundo. Quase 1.275 estudantes americanos realizaram os exames.
Critics of the rankings on International tests have tended to characterize the high performance of Asian countries in particular as demonstrating the rote learning of facts and formulas. But the problem-solving results showed that students in the highest-performing nations were also able to think flexibly.
Os críticos das classificações nos testes internacionais tendem a caracterizar o elevado desempenho dos países asiáticos, em particular, como uma demonstração da aprendizagem mecânica de factos e fórmulas. Mas os resultados da resolução de problemas mostraram que os alunos dos países com melhor desempenho também conseguiram pensar de forma flexível.
Even on Interactive tasks, the American students' strength, all the Asian countries that participated in this round of exams outperformed the United States.
Mesmo nas tarefas interativas, o ponto forte dos estudantes americanos, todos os países asiáticos que participaram nesta ronda de exames superaram os Estados Unidos.
"To understand how to navigate a complex problem and exercise abstract reasoning is actually a very strong point for the Asian countries," said Francesco Avvisati, an analyst on the PISA team at the O.E.C.D.
"Compreender como navegar num problema complexo e exercitar o raciocínio abstrato é, na verdade, um ponto muito forte para os países asiáticos", disse Francesco Avvisati, analista da equipa do PISA na OCDE.
- (Adapted from http://www.nytimes.com)
26 – Considering the text, the words "trailed" (1st paragraph) and "outperformed" (3rd and 6th paragraphs) mean respectively "followed _____" and "did ____".
(A) ahead / better
(B) ahead / less
(C) behind / better
(D) behind / the same
(E) side by side / the same
📢COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!)
🔹Questão clássica de "INTERPRETAÇÃO TEXTUAL" e pede a alternativa correta de acordo com o texto.
📝 ANÁLISE DAS PALAVRAS NO CONTEXTO:
>> "trailed" (1st paragraph).
🔹"[...] Fifteen-year-olds in the United States scored above the average of those in the developed world on exams assessing problem-solving skills, but they trailed several countries in Asia and Europe as well as Canada"
🔹Adolescentes de quinze anos nos Estados Unidos obtiveram pontuação acima da média daqueles do mundo desenvolvido em exames que avaliam habilidades de resolução de problemas, mas ficaram atrás de vários países na Ásia, Europa e também no Canadá.
🔹[Fifteen-year-olds in the United States] → Adolescentes de quinze anos nos Estados Unidos (expressão que especifica a faixa etária e localização).
🔹[scored above the average of those in the developed world → obtiveram pontuação acima da média daqueles do mundo desenvolvido (expressão que compara desempenho em uma escala global).
🔹[on exams assessing problem-solving skills] → em exames que avaliam habilidades de resolução de problemas (expressão que indica o tipo de exame e competência avaliada).
🔹Aqui, "
trailed" significa que os estudantes dos EUA ficaram atrás de vários países — ou seja, tiveram desempenho inferior em relação a esses países.
🔹"
trailed" = ficaram atrás de / "followed behind".
>> "outperformed" (3rd and 6th paragraphs)
🔹"[...] countries including Singapore, South Korea, Japan, several provinces of China, Canada, Australia, Finland and Britain all outperformed American students."
🔹Países incluindo Singapura, Coreia do Sul, Japão, várias províncias da China, Canadá, Austrália, Finlândia e Grã-Bretanha todos superaram os estudantes americanos.
🔹[all outperformed American students] → todos superaram os estudantes americanos (expressão que indica desempenho superior coletivo).
🔹"[...] Even on Interactive tasks, the American students' strength, all the Asian countries that participated in this round of exams outperformed the United States."
🔹Mesmo nas tarefas interativas, o ponto forte dos estudantes americanos, todos os países asiáticos que participaram nesta rodada de exames superaram os Estados Unidos.
🔹[Even on Interactive tasks] → Mesmo nas tarefas interativas (expressão que indica um contexto específico de avaliação)
🔹[in this round of exams] → nesta rodada de exames (expressão que indica uma fase ou edição específica).
🔹[outperformed the United States] → superaram os Estados Unidos (expressão que indica desempenho superior em comparação).
📝 RESPOSTA FINAL:
(A) ahead / better
(B) ahead / less
(C) behind / better
(D) behind / the same
(E) side by side / the same
27 – Say if the statements are T (true) or F (false) and choose the best alternative.
- ( ) American students outscored students of developed countries in all kinds of tests.
- ( ) Results suggest American students are good at problem-solving tests.
- ( ) American students have outstanding results in problem-solving tasks and in academic subjects like reading, math and Science.
- ( ) American educational authorities are concerned about the performance of students from other countries.
- ( ) Asian students only perform better when it comes to memorizing facts and formulas.
(A) (T) (F) (T) (T) (F)
(B) (F) (F) (T) (T) (F)
(C) (F) (T) (F) (F) (T)
(D) (F) (T) (F) (T) (F)
(E) (T) (F) (F) (T) (T)
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "INTERPRETAÇÃO TEXTUAL" e pede a alternativa correta de acordo com o texto.
📝 ANÁLISE DAS AFIRMATIVAS:
( F ) ❌
✖️ American students outscored students of developed countries in all kinds of tests.
✖️ Estudantes americanos superaram estudantes de países desenvolvidos em todos os tipos de testes.
🔎 Explicação:
🔹Os estudantes americanos ficaram acima da média dos países desenvolvidos em teste de resolução de problemas. Mas ficaram atrás de vários países, inclusive desenvolvidos (Canadá, Austrália, Finlândia, Reino Unido) em alguns testes.
🔎 O que diz o texto:
🔹"[...] Fifteen-year-olds in the United States scored above the average of those in the developed world on exams assessing problem-solving skills, but they trailed several countries".
( T ) ✅
🔹Results suggest American students are good at problem-solving tests.
🔹Os resultados sugerem que estudantes americanos são bons em testes de resolução de problemas.
🔎 Explicação:
🔹O texto diz que eles ficaram acima da média dos países desenvolvidos em testes de resolução de problemas. Isso indica que os estudantes americanos são bons nesses testes (pelo menos acima da média).
( F ) ❌
✖️ American students have outstanding results in problem-solving tasks and in academic subjects like reading, math and Science.
✖️ Estudantes americanos têm resultados excelentes em tarefas de resolução de problemas e em disciplinas acadêmicas como leitura, matemática e ciências.
🔎 Explicação:
🔹O texto menciona resultados em testes de resolução de problemas apenas. Não menciona que os resultados em outras matérias como leitura, matemática e ciências sejam outstanding (excelentes).
( T ) ✅
🔹American educational authorities are concerned about the performance of students from other countries.
🔹As autoridades educacionais americanas estão preocupadas com o desempenho de estudantes de outros países.
🔎 Explicação:
🔹Bob Wise diz que o desafio é que muitos outros países estão desenvolvendo essas habilidades e até ultrapassando os EUA ("a lot of other nations are now developing this and even moving ahead"). Ele reconhece que os EUA dominavam essas habilidades anteriormente, mas agora outros países estão "coming on strong" e, em alguns casos, "surpassing us" (superando-nos).
🔹Isso demonstra uma preocupação explícita com a concorrência internacional na área da educação.
( F ) ❌
✖️ Asian students only perform better when it comes to memorizing facts and formulas.
✖️ Estudantes asiáticos só têm melhor desempenho quando se trata de memorizar fatos e fórmulas.
🔎 Explicação:
🔹No texto, a fala de Francesco Avvisati destaca que "compreender como navegar em um problema complexo e exercitar o raciocínio abstrato é um ponto muito forte dos países asiáticos" — ou seja, os estudantes asiáticos têm uma vantagem clara em habilidades de raciocínio complexo e abstrato.
🔹Já a afirmativa "Asian students only perform better when it comes to memorizing facts and formulas" (Os estudantes asiáticos só têm desempenho melhor quando se trata de memorizar fatos e fórmulas) parece contradizer essa ideia, porque limita o desempenho superior dos asiáticos apenas à memorização, não incluindo habilidades mais complexas.
🔹Portanto, não é correto afirmar que "Asian students only perform better when it comes to memorizing facts and formulas", com base na declaração de Avvisati. Pelo contrário, o texto mostra que eles também têm vantagem em habilidades complexas de raciocínio.
28 – In the extracts: "but
they trailed several countries [...]" (1st paragraph) and "the first time
they were administered." (2nd paragraph),
the underlined pronouns refer respectively to:
🄰 American students / students from other countries.
🄱 tests / American students.
🄲 American students / tests.
🄳 tests / students from other countries.
🄴 American students / several countries.
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "REFERÊNCIA PRONOMINAL & COESÃO TEXTUAL" e pede a alternativa correta de acordo com o texto.
📝 O QUE A QUESTÃO TESTA:
🔹A habilidade de identificar a que ou a quem os pronomes sublinhados nas frases se referem, compreendendo a coesão e a referência dentro do texto. Isso envolve a capacidade de reconhecer corretamente os referentes dos pronomes em um contexto textual para interpretar o sentido das frases.
📝 1º "THEY":
🔹"[...] Fifteen-year-olds in the United States scored above the average of those in the developed world on exams assessing problem-solving skills, but they trailed several countries in Asia and Europe as well as Canada, according to International standardized tests results released on Tuesday."
🔎 Explicação/Justificativa:
🔹O sujeito principal da frase é "Fifteen-year-olds in the United States".
🔹O pronome "they" retoma esse sujeito para evitar repetição.
🔹A frase está falando sobre o desempenho desses estudantes em testes internacionais, então "they" indica os estudantes americanos de 15 anos mencionados no início.
📝 2º "THEY":
🔹"[...] The American students who took the problem-solving tests in 2012, the first time they were administered, did better on these exams than on reading, math and Science tests,"
🔎 Explicação/Justificativa:
🔹O pronome "they" está substituindo o sujeito plural mais próximo e lógico na oração anterior.
🔹A frase diz que foi a primeira vez que "they were administered" (eles foram aplicados). Quem foi aplicado? Os testes, não os estudantes.
🔹Portanto, "they" = os testes de resolução de problemas (problem-solving tests).
🔹Se fosse "they" referindo-se aos estudantes, o sentido da frase não faria sentido, pois estudantes não são "administrados".
📝 RESPOSTA FINAL:
(A) American students / students from other countries.
(B) tests / American students.
(C) American students / tests.
(D) tests / students from other countries.
(E) American students / several countries.
❑ TEXTO 4: Based on the text below, answer question 29
How New Words Are Created
Below we can find the description of five different processes that have led to the creation of new words in the English language.
( I ) ________
Many of the new words added to the ever-growing lexicon of the English language are just created out of the blue, and often have líttle or no etymological pedigree. A good example is the word dog, etymologically unrelated to any other known word, which, in the late Middle Ages, suddenly and mysteriously displaced the Old English word hound (or hund) which had served for centuries.
( II ) ________
Some words arise simply as shortened forms of longer words (exam, gym, lab, bus, vet, phone and burger are some obvious and well- used examples). Perhaps less obvious is the derivation of words like goodbye (a shortening of God-be-with-you) and hello (a shortened form of the Old English for "whole be thou").
( III ) ________
Like many languages, English allows the formation of words by joining together shorter words (e.g. airport, seashore, fireplace, etc.). The concatenation of words in English may even allow for different meanings depending on the order of combination (e.g. houseboat/boathouse, casebook/bookcase, etc).
( IV ) _______
The drift of word meanings over time often arises, often but not always due to catachresis. By some estimates, over half of all words adopted into English from Latin have changed their meaning in some way over time, often drastically. For example, smart originally meant sharp, cutting or painful; A more modern example is the changing meaning of gay from merry to homosexual (and, in some circles in more recent years, to stupid or bad).
( V ) ________
New words may arise due to mishearings or misrenderings. According to the "Oxford English Dictionary", there are at least 350 words in English dictionaries (most of them thankfully quite obscure) that owe their existence purely to typos or other misrenderings (e.g. shamefaced from the original shamefast, penthouse from pentice, sweetheart from sweetard, buttonhole from button-hold, etc).
29 – The following headings have been removed from the text and replaced by (I), (II), (III), (IV) and (V).
Choose the alternative which presents them in the correct order.
- 1 - Change in the Meaning of Existing Words
- 2 - Creation from Scratch
- 3 - Fusion or Compounding Existing Words
- 4 - Truncation or Clipping
- 5 - Errors
🄰 (2) (4) (3) (1) (5)
🄱 (3) (4) (2) (5) (1)
🄲 (4) (2) (3) (1) (5)
🄳 (4) (2) (1) (3) (5)
🄴 (2) (5) (3) (1) (4)
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "ASSOCIAÇÃO CORRETA ENTRE DESCRIÇÃO E SEUS TERMOS TÉCNICOS" e pede a alternativa correta de acordo com a sequência e títulos.
📝 O QUE A QUESTÃO TESTA:
🔹Ela testa principalmente a capacidade do leitor de compreender e identificar tipos de formação lexical (morfologia e semântica), a partir da leitura de textos explicativos. Ou seja, avalia:
🔹compreensão de texto técnico/científico,
🔹reconhecimento de conceitos linguísticos,
🔹associação correta entre descrições e seus termos técnicos.
📝 ANÁLISE DE CADA PARÁGRADO & RELAÇÃO COM OS TÍTULOS:
📌PARÁGRAFO (I):
🔹"Many of the new words ... are just created out of the blue ... A good example is the word dog..."
🔹Fala sobre palavras criadas do nada, do zero.
🔹Título: 2 - Creation from Scratch (Criação do zero)
📌PARÁGRAFO (II):
🔹"Some words arise simply as shortened forms of longer words (exam, gym, lab, bus, vet, phone and burger ...)
🔹Fala sobre palavras formadas por abreviação ou redução.
🔹Título: 4 - Truncation or Clipping (Truncamento ou abreviação)
📌PARÁGRAFO (III):
🔹"Like many languages, English allows the formation of words by joining together shorter words (airport, seashore, fireplace...)"
🔹Fala sobre juntar palavras para formar compostos.
🔹Título: 3 - Fusion or Compounding Existing Words (Fusão ou composição de palavras existentes)
📌PARÁGRAFO (IV):
🔹"The drift of word meanings over time ... For example, smart originally meant sharp... gay from merry to homosexual..."
🔹Fala sobre mudança de significado das palavras.
🔹Título: 1 - Change in the Meaning of Existing Words (Mudança no significado das palavras existentes)
📌PARÁGRAFO (V):
🔹"New words may arise due to mishearings or misrenderings... there are ... words that owe their existence purely to typos or other misrenderings..."
🔹Fala sobre palavras criadas por erro ou engano.
🔹Título: 5 - Errors (Erros)
📝 RESPOSTA FINAL:
A ordem correta é: (I) 2, (II) 4, (III) 3, (IV) 1, (V) 5.
(A) (2) (4) (3) (1) (5)
(B) (3) (4) (2) (5) (1)
(C) (4) (2) (3) (1) (5)
(D) (4) (2) (1) (3) (5)
(E) (2) (5) (3) (1) (4)
30 – Which sequence best completes the text below?
On 18 December 2008, President Lula signed the National Defense Strategy, _____ ____ a fifteen month drafting exercise. The document was principally drafted by Minister for Strategic Planning Roberto Mangabeira Unger, and it provides a security policy framework that places defense in the context of the government's broader goal of national development. In terms of _________ the relationship among the strategic tasks of "sea denial", "sea control" and "power projection", the Brazilian Navy will be ruled by an unequal and joint development. If the Navy accepted _____ the same weight to all three objectives, there would be a big risk ________ mediocre in all of them. Although all of them deserve __________, this will happen in a certain order and sequence.
🄰 concluding / design / provide / to being / to be developed
🄱 to conclude / design / to provide / of being / to be developed
🄲 to conclude / designing /providing/to be / to being developed
🄳 to conclude / designing /to provide / to being / to being developed
🄴 concluding / designing / to provide / of being / to be developed
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "GRAMÁTICA AVANÇADA: PRÁTICA DE REGRAS VERBAIS" e pede a alternativa correta de acordo com o texto.
📝 O QUE A QUESTÃO TESTA:
🔹Ela testa principalmente:
🔹a competência gramatical do candidato na escolha adequada entre gerúndio (verbos + ing), infinitivo (to + verbo) e substantivos;
🔹o domínio da colocação verbal, ou seja, quais formas verbais combinam com quais verbos ou expressões;
🔹a compreensão do uso correto de preposições associadas a expressões como "risk of being", "accepted to provide", etc.;
🔹a capacidade de interpretar o sentido e a fluidez do texto formal, identificando a forma verbal que faz mais sentido no contexto.
📝 ANÁLISE DAS LACUNAS:
📌1ª LACUNA:
🔹"..., President Lula signed the National Defense Strategy, _____ ____ a fifteen month drafting exercise."
🔎 Explicação/Justificativa:
🔹Aqui, temos a estrutura verbal após a vírgula.
🔹Como é uma ação que aconteceu (President Lula signed), a expressão deve indicar que a assinatura ocorreu concluindo (finalizando) um exercício de elaboração de 15 meses.
🔹Portanto, a forma correta é um gerúndio (verbo + ing) indicando ação em andamento ou conclusão: "concluding".
🔹Alternativas com "concluding" são (A) e (E).
📌2ª LACUNA:
🔹“In terms of _________ the relationship among the strategic tasks...”
🔹A expressão "In terms of" geralmente é seguida de um substantivo ou gerúndio (verbo + ing) que funcione como substantivo. Como aqui fala de "a relação entre tarefas estratégicas", o verbo deve estar na forma de gerúndio para transformar a ação em um conceito — algo como "designing" (design = projeto, planejamento).
🔹Logo, E (que tem "designing") é melhor que A (que usa "design").
📌3ª LACUNA:
🔹“If the Navy accepted _____ the same weight to all three objectives...”
🔹Após "accepted" vem um verbo complementar no infinitivo ou gerúndio? O verbo "accept" é normalmente seguido de um objeto ou um verbo no infinitivo com "to".
🔹A forma correta é infinitivo to provide (dar o mesmo peso a todas as tarefas).
🔹Portanto, "accepted to provide" parece um pouco estranho — o correto é "accepted providing" (aceitar fornecendo algo) ou "accepted giving" — mas na linguagem formal, o verbo "accept" é seguido de um gerúndio para a ação, ou de uma estrutura que funcione como objeto.
🔹Nenhuma alternativa usa "providing" aqui, só "provide" ou "to provide".
🔹Entre as alternativas que usam "to provide" (D e E), "accepted to provide" soa estranho. O verbo "accept" normalmente não é seguido por infinitivo "to + verbo" (exceto em algumas variações, mas menos comum).
🔹Em contextos formais, "accepted providing" seria melhor, mas não está entre as opções.
📌4ª LACUNA:
🔹“there would be a big risk ________ mediocre in all of them.”
🔹Expressão "risk" normalmente é seguida de "of being" + adjetivo ou particípio.
🔹Logo, o correto é "risk of being mediocre".
📌5ª LACUNA:
🔹“Although all of them deserve __________, this will happen in a certain order and sequence.”
🔹Aqui, o verbo deve estar na forma infinitiva para expressar algo que merece ser feito, ou gerúndio.
🔹"To be developed" parece correto para expressar que eles "merecem ser desenvolvidos".
🔹O uso de "In terms of designing the relationship..." é mais natural do que "In terms of design the relationship..."
🔹Portanto, alternativa E é a correta.
📝 RESPOSTA FINAL:
(A) concluding / design / provide / to being / to be developed
(B) to conclude / design / to provide / of being / to be developed
(C) to conclude / designing /providing/to be / to being developed
(D) to conclude / designing /to provide / to being / to being developed
(E) concluding / designing / to provide / of being / to be developed
31 – What is the correct way to complete the text below?
- Learning a second language is not ____ learning a first language. It is _________.
🄰 the same like / harder
🄱 the same / more hard
🄲 the same as / harder
🄳 the same / more harder
🄴 the same as / more hard
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão de "COMPARATIVOS E EXPRESSÕES DE SIMILARIDADE" e pede a alternativa correta de acordo com a frase.
📝 O QUE A QUESTÃO TESTA:
🔹Ela testa:
🔹O uso correto de expressões de comparação, especialmente "the same as" (e não "the same like");
🔹A formação correta de comparativos de adjetivos curtos (hard → harder), evitando erros comuns como “more hard” ou “more harder”;
🔹A capacidade de aplicar regras gramaticais em um contexto que compara duas situações.
📝 ANÁLISE DA FRASE:
🔹"Learning a second language is not ____ learning a first language. It is _________."
1️⃣ LACUNA:
🔹A comparação correta em inglês é "
the same as", não "the same like"(que é usado quando sozinho em comparações sem complemento).
🔹Learning a second language is not the same as learning a first language.
🔹Aprender uma segunda língua não é o mesmo que aprender a primeira língua.
🔹[is not the same as] → não é o mesmo que (expressão usada para indicar diferença ou contraste entre duas coisas).
2️⃣ LACUNA:
🔹Comparativo de “hard” → "harder", não "more hard" e nem "more harder" (que seria redundante).
🔹Correto: harder
🔹Errado: "more hard", "more harder".
✅ Portanto, a forma correta é:
🔹Learning a second language is not the same as learning a first language. It is harder.
🔹Aprender uma segunda língua não é o mesmo que aprender a primeira língua. É mais difícil.
🔹It is harder → É mais difícil (expressão que indica maior nível de dificuldade).
📝 RESPOSTA FINAL:
(A) the same like / harder
(B) the same / more hard
(C) the same as / harder
(D) the same / more harder
(E) the same as / more hard
32 – Which of the alternatives below contains a mistake?
(A) Be punctual.
(B) Do make an effort to be on time.
(C) Arrive in time for the dessert, then.
(D) Don't be late, will you?
(E) This time try to not be late.
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão de "IMPERATIVOS & EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS", pede a alternativa com erro.
📝 O QUE A QUESTÃO TESTA:
🔹Ela testa:
🔹Reconhecimento de formas corretas e naturais do imperativo (afirmativo e negativo).
🔹Uso de question tags com imperativos (Don’t be late, will you?).
🔹Diferença entre “in time” e “on time” no sentido adequado.
🔹O uso natural e idiomático da negação com verbos no infinitivo (try not to be late em vez de try to not be late em inglês formal).
🔹Habilidade de identificar a alternativa gramaticalmente menos natural ou incorreta dentro de um conjunto de frases aparentemente corretas.
📝 Estrutura com "try not to" (forma preferida):
🔹 A expressão try not to + verbo é a forma natural e padrão para pedir que alguém evite fazer algo. Exemplo:
🔹Try not to forget your keys. = "Tente não esquecer suas chaves."
🔹Aqui, “not” vem logo antes do infinitivo para negar a ação, e isso soa fluente para falantes nativos.
📝 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ✅CORRETA
🔹Be punctual.
🔹Seja pontual.
🔎 Explicação/Justificativa:
🔹É um imperativo simples. “Be punctual” = “Seja pontual”.
🔹As IMPERATIVE CLAUSES funcionam mais comumente como comandos, instruções ou ordens.
🔹A ordem usual das palavras é VERB + X.
🔹Normalmente não incluímos o sujeito em uma oração imperativa. Usamos a forma básica do verbo:
🔹Go! [Cambridge Dictionary]
🔹Let’s go! [Cambridge Dictionary]
🔹Leave me alone! [Cambridge Dictionary]
(B) ✅CORRETA
🔹Do make an effort to be on time.
🔹Faça um esforço para chegar no horário.
🔹[Do make an effort] → Esforce-se mesmo / Faça um esforço (expressão com “do” usado para dar ênfase a uma ordem ou conselho)
🔹[to be on time] → para chegar no horário (expressão que significa ser pontual).
🔎 Explicação/Justificativa:
🔹O uso de "do" aqui serve para dar ênfase no imperativo. “Do make an effort…” é comum e gramaticalmente certo.
(C) ✅CORRETA
🔹Arrive in time for the dessert, then.
🔹Chegue a tempo para a sobremesa, então.
🔹[Arrive in time] → Chegue a tempo (expressão que significa chegar suficientemente cedo para não perder algo)
🔹[for the dessert] → para a sobremesa (expressão que indica o propósito ou momento específico da chegada).
🔹[then] → então (expressão que indica conclusão ou consequência de algo dito antes)
🔎 Explicação/Justificativa:
🔹“In time” significa “a tempo” (antes que algo comece ou acabe). A frase está certa no contexto de “chegar a tempo da sobremesa”.
(D) ✅CORRETA
🔹Don't be late, will you?
🔹Não se atrase, pode ser?
🔹[Don't be late] → Não se atrase (expressão negativa para pedir pontualidade).
🔹[will you?] → pode ser? / por favor? (expressão usada para transformar uma ordem em uma pergunta suave, chamada de question tag)
🔎 Explicação/Justificativa:
🔹É um question tag no imperativo negativo.
🔹Forma comum para suavizar ou reforçar a ordem.
(E) ❌ERRADA
✖️This time try to not be late.
🔎 Explicação/Justificativa:
🔹Tecnicamente compreensível, mas o inglês padrão prefere "try not to be late" em vez de "try to not be late".
🔹A inversão (“to not be”) é possível em inglês moderno para ênfase, mas é considerada menos natural e às vezes incorreta em exames formais.
🔹Conclusão: a alternativa com erro é (E) porque a forma mais correta e natural seria:
🔹“This time try not to be late.”
🔹Desta vez tente não se atrasar.
33 – Which sequence best completes the text below?
On __ Monday, September 2nd __ International Olympic Committee's (IOC) inspectors completed their fifth trip to Rio and, at __ press conference wrapping up __ trip, gave organizers cautious approval of __ way things are going.
🔹(Adapted from The Rio Times - Weekly Online Edition, Issue LVIII)
(A) 0 / the / 0/ the / a
(B) a / 0 / the / a / the
(C) a / 0 / 0 / the / 0
(D) 0 / the / a / the / the
(E) 0 / the / 0 / 0 / the
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão de "USO DOS ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS", pede a alternativa que contém a sequência que completa melhor o texto.
📝 O QUE A QUESTÃO TESTA:
🔹Ela testa:
🔹A compreensão do uso correto dos artigos definidos (“the”) e a ausência deles em contextos adequados (nomes próprios, datas, eventos específicos);
🔹A habilidade de identificar quando o artigo deve ser omitido, especialmente antes de dias da semana, datas, e nomes próprios com posse;
🔹O entendimento de conceitos gramaticais relacionados à especificidade e generalidade em frases;
🔹A aplicação prática da teoria dos artigos em um texto contextualizado.
📝 ANÁLISE DAS LACUNAS:
1️⃣LACUNA: Antes de "Monday, September 2nd".
🔹Dias da semana e datas específicas não levam artigo.
🔹Correto: sem artigo.
🔹Exemplo correto: On Monday, September 2nd...
2️⃣LACUNA: Antes de "International Olympic Committee's (IOC) inspectors".
🔹É um nome próprio, posse do Comitê Olímpico Internacional.
🔹Antes de nomes próprios, geralmente não se usa artigo, especialmente com posse.
🔹Correto: sem artigo.
3️⃣LACUNA: Antes de "press conference"
🔹Refere-se a uma conferência de imprensa específica, que está encerrando a viagem.
🔹Para eventos específicos, usa-se artigo definido the.
🔹Correto: at the press conference
4️⃣LACUNA: Antes de "trip".
🔹É a quinta viagem dos inspetores, ou seja, uma viagem específica e definida.
🔹Usa-se artigo definido the.
🔹Correto: wrapping up the trip
4️⃣LACUNA: Antes de "way things are going".
🔹"Way" neste sentido é algo específico: a forma como as coisas estão acontecendo.
🔹Usa-se artigo definido the.
🔹Correto: approval of the way things are going
✅ TEXTO PREENCHIDO:
🔹On __ Monday, September 2nd the International Olympic Committee's (IOC) inspectors completed their fifth trip to Rio and, at a press conference wrapping up the trip, gave organizers cautious approval of the way things are going.
🔹Na segunda-feira, 2 de setembro, os inspetores do Comitê Olímpico Internacional (COI) concluíram sua quinta viagem ao Rio e, em uma coletiva de imprensa que encerrou a visita, deram aos organizadores uma aprovação cautelosa sobre o andamento das coisas.
📝 RESPOSTA FINAL:
(A) 0 / the / 0/ the / a
(B) a / 0 / the / a / the
(C) a / 0 / 0 / the / 0
(D) 0 / the / a / the / the
(E) 0 / the / 0 / 0 / the
34 – Mark the alternative that indicates the two sentences in which the infinitive was used correctly.
- I - I can't stop to talk to you right now. I'm very busy.
- II - Please, remember to turn off the lights when you leave.
- III - He doesn't mind to stay home alone on Saturday nights.
- IV - You must to watch this new TV series starring Will Smith.
🄰 I and II
🄱 I and III
🄲 I and IV
🄳 II and III
🄴 II and IV
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "USO CORRETO DO INFINITIVO E GERÚNDIO APÓS CERTOS VERBOS", pede a alternativa que contém duas sentenças que usaram o infinitivo corretamente.
📝 O QUE A QUESTÃO TESTA:
🔹Ela testa:
🔹A habilidade do aluno em identificar quando usar o infinitivo (to + verbo) ou o gerúndio (verbo + -ing) após verbos específicos como stop, remember, mind, must;
🔹O conhecimento das regras que regem o uso dos verbos modais, que exigem verbo no infinitivo sem “to” (ex: must watch);
🔹A capacidade de aplicar essas regras em frases contextuais, garantindo correção gramatical e sentido apropriado;
🔹A diferenciação entre significados que podem mudar dependendo da forma verbal usada (ex: stop to do vs. stop doing).
📝 ANÁLISE DAS SENTENÇAS:
1️⃣ - I can't stop to talk to you right now. I'm very busy.
🔎 Explicação/Justificativa:
🔹Aqui o verbo "stop" pode ser seguido por gerúndio ou infinitivo, mas com sentidos diferentes:
🔹"stop to talk" → parar para falar (interromper o que está fazendo para falar).
🔹"stop talking" → parar de falar.
🔹A frase quer dizer que a pessoa não pode parar para falar, ou seja, está ocupada. Portanto, o correto seria:
🔹I can't stop talking to you right now. (não posso parar de falar com você)
🔹Eu não posso parar de falar com você agora.
🔹O uso do infinitivo "to talk" está incorreto aqui, dado o sentido.
2️⃣ - Please, remember to turn off the lights when you leave.
🔹Por favor, lembre-se de apagar as luzes quando você sair.
🔹[remember to + verbo] → estrutura para lembrar de fazer algo no futuro ("lembre-se de...").
🔹[turn off the lights] → expressão comum para desligar as luzes ("apagar as luzes").
🔹[when you leave] → oração temporal indicando o momento da ação ("quando você sair").
🔹O verbo "remember" seguido de infinitivo indica uma ação futura que deve ser feita.
🔹A frase está correta e idiomática.
3️⃣ - He doesn't mind to stay home alone on Saturday nights.
🔎 Explicação/Justificativa:
🔹O verbo "mind" é seguido por gerúndio, não infinitivo.
🔹Correto seria:
🔹He doesn't mind staying home alone on Saturday nights.
🔹Ele não se importa de ficar em casa sozinho nas noites de sábado.
🔹[doesn't mind + gerúndio] → o estrutura usada para expressar que alguém não se importa de fazer algo.
🔹[staying home alone] → ficar em casa sozinho.
🔹[on Saturday nights] — expressão temporal que indica quando a ação acontece ("nas noites de sábado").
🔹Portanto, "to stay" está incorreto aqui.
4️⃣ - You must to watch this new TV series starring Will Smith.
🔎 Explicação/Justificativa:
🔹Após modal verbs como "must", o verbo vem no infinitivo sem o "to".
🔎 Explicação/Justificativa:
🔹Correto:
🔹You must watch this new TV series starring Will Smith.
🔹Você deve assistir a esta nova série de TV estrelando Will Smith.
📝 RESPOSTA FINAL:
🔹A única frase correta no uso do infinitivo é a II.
🔹Se a questão pede as duas sentenças que usaram o infinitivo corretamente, nenhuma alternativa está 100% correta.
(A) I and II
(B) I and III
(C) I and IV
(D) II and III
(E) II and IV
35 – Which alternative contains an extract from the text in the passive voice?
Discoveries of oil off Brazil's coast were cited as justifications for increasing Brazil's navy. While the oil finds will almost certainly increase Brazil's future prosperity, the US sought to turn the strategic dialogue in Brazil away from fantasies that another country — potentially the United States — would try to seize the oil fields to a productive discussion of energy security and the importance of maintaining freedom of the seas. The April 2008 announcement of the reactivation of the US Fourth Fleet caught Brazil by surprise and provoked much negative commentary. Even many Brazilians not prone to accept the wild-eyed theories of U.S. intentions to invade the Amazon suspected that the announcement, coming as it did on the heels of President Lula' s announcement that Brazil had discovered more oil off the Brazilian coast, could not have been a coincidence.
🄰 Discoveries of oil off Brazil's coast were cited as justifications for increasing Brazil's navy.
🄱 While the oil finds will almost certainly increase Brazil's future prosperity [...].
🄲 [...] another country — potentially the United States - would try to seize the oil fields.
🄳 The April 2008 announcement of the reactivation of the US Fourth Fleet caught Brazil by surprise.
🄴 [...] coming as it did on the heels of President Lula's announcement could not have been a coincidence.
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "USO DA VOZ PASSIVA", pede a alternativa que contém um trecho do texto na voz passiva.
📝 O QUE A QUESTÃO TESTA:
🔹Ela testa:
🔹A capacidade do aluno em reconhecer estruturas da voz passiva, especialmente a formação com o verbo "to be" + particípio passado;
🔹A habilidade de distinguir entre voz ativa e voz passiva em contextos variados;
🔹O entendimento do efeito que a voz passiva produz na ênfase da frase — destacar o objeto da ação como sujeito;
🔹A aplicação prática do conhecimento gramatical na interpretação correta de textos.
📝 ANÁLISE DAS SENTENÇAS:
🄰 ✅IN PASSIVE VOICE
🔹Discoveries of oil off Brazil's coast were cited as justifications for increasing Brazil's navy.
🔹Descobertas de petróleo na costa do Brasil foram citadas como justificativas para o aumento da marinha brasileira.
🔹[
were cited] → verbo "to be" no passado + particípio passado de "cite".
🔹Estrutura: voz passiva, indicando que as descobertas foram mencionadas por alguém.
🔹O sujeito (descobertas de petróleo) recebe a ação de ter sido citado.
🄱 🟥IN ACTIVE VOICE
🔹While the oil finds will almost certainly increase Brazil's future prosperity [...].
🔹Enquanto as descobertas de petróleo quase certamente aumentarão a futura prosperidade do Brasil.
🔹[oil finds] → descobertas de petróleo.
🔹[will almost certainly increase] → quase certamente (expressão de alta probabilidade no futuro) aumentarão. Verbo no futuro simples, voz ativa.
🔹[Brazil's future prosperity] → a futura prosperidade do Brasil.
🔹O sujeito (oil finds) faz a ação de aumentar a prosperidade.
🔹Não é voz passiva.
🄲 🟥IN ACTIVE VOICE
🔹[...] another country — potentially the United States — would try to seize the oil fields.
🔹Outro país — possivelmente os Estados Unidos — tentaria tomar os campos de petróleo.
🔹[another country] → outro país.
🔹[potentially] → possivelmente, potencialmente (indica possibilidade).
🔹[would try to] → tentaria (forma condicional do verbo "tentar").
🔹[seize the oil fields] → tomar os campos de petróleo (expressão que indica ação de tomar posse).
🔹would try → voz ativa, sujeito faz a ação.
🔹Não é voz passiva.
🄳 🟥IN ACTIVE VOICE
🔹The April 2008 announcement of the reactivation of the US Fourth Fleet caught Brazil by surprise.
🔹O anúncio de abril de 2008 sobre a reativação da Quarta Frota dos EUA surpreendeu o Brasil.
🔹[The April 2008 announcement] → o anúncio de abril de 2008.
🔹[reactivation of the US Fourth Fleet] → reativação da Quarta Frota dos EUA.
🔹[caught Brazil by surprise] → pegou o Brasil de surpresa / surpreendeu o Brasil (expressão idiomática para indicar surpresa).
🔹caught → voz ativa (o anúncio fez Brasil se surpreender).
🔹Sujeito executa a ação. Não é voz passiva.
🄴 🟥IN ACTIVE VOICE
🔹[...] coming as it did on the heels of President Lula's announcement could not have been a coincidence.
🔹Vindo, como veio, logo após o anúncio do presidente Lula, não poderia ter sido uma coincidência.
🔹[coming as it did] → "vindo, como veio" (estrutura usada para reforçar que algo ocorreu exatamente dessa forma).
🔹[on the heels of] → "logo após" / "imediatamente depois de" (expressão idiomática).
🔹[President Lula's announcement] → "o anúncio do presidente Lula".
🔹[could not have been a coincidence] → "não poderia ter sido uma coincidência".
🔹[could not have been] → verbo no passado modal na voz ativa (ser algo).
🔹Não é voz passiva.
🔹Estrutura "could not have been" indica estado, não ação recebida.
36 – Which alternative is correct?
🄰 The teacher said the student do not eat in class.
🄱 The teacher told the student not to eat in class.
🄲 The teacher said to the student to not to eat in class.
🄳 The teacher told to the student not to eat in class.
🄴 The teacher told the student to do not eat in class.
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "REPORTED SPEECH – Orders and Prohibitions"(Discurso Indireto – Dar ordens e proibições), pede a alternativa que contém um trecho do texto na voz passiva.
📝 O QUE A QUESTÃO TESTA:
🔹Testa a habilidade de transformar ordens e proibições do discurso direto para o discurso indireto, usando corretamente a estrutura:
🔹 Tell + objeto + (not) to + verbo.
📌Transformar discurso direto em indireto no caso de ordens ou proibições.
📌No inglês, quando relatamos ordens, geralmente usamos o verbo tell (ou order, ask) seguido de um objeto e a forma to + verbo.
🔹Para proibições, usamos not to + verbo.
🔹Exemplo:
🔹Direto: The teacher said: "Do not eat in class."
🔹Indireto: The teacher told the student not to eat in class.
📌Escolha correta do verbo introdutório:
🔹Say normalmente não é usado com objeto direto para dar ordens; preferimos tell.
🔹Exemplo:
🔹The teacher told the student (correto) vs. The teacher said the student (incorreto no sentido de ordem).
📌Uso correto de “to” e “not” na proibição:
🔹Forma correta: not to + verbo (not to eat).
🔹Formas incorretas: to not to eat, to do not eat.
📌Omissão de preposição indevida:
🔹Errado: told to the student (no sentido de ordem).
🔹Certo: told the student.
📝 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
🄰 ❌ The teacher said the student do not eat in class.
🔎 Explicação:
🔹Incompatibilidade de tempos verbais.
🔹O verbo principal said está no passado. Quando relatamos algo no discurso indireto (reported speech), geralmente ajustamos o tempo verbal da oração subordinada.
🔹Regra comum:
🔹Presente (do not eat) → Passado (did not eat).
🔹Ou, se for um pedido/proibição, usamos told + objeto + not + infinitive.
🔹 Forma correta para discurso indireto de proibição:
🔹The teacher told the student not to eat in class.
🔹O professor disse ao aluno para não comer na sala de aula.
🄱 ✅The teacher told the student not to eat in class.
🔹Verbo tell + objeto (the student) + infinitive (not to eat).
🔹É exatamente como transformamos uma ordem no discurso indireto:
🔹"Don't eat in class," the teacher said. → The teacher told the student not to eat in class.
🄲 ❌The teacher said to the student to not to eat in class.
🔹Uso incorreto de said to com infinitivo.
🔹O verbo say normalmente não é seguido de to someone + infinitive para dar instruções.
🔹Para esse caso (ordens, pedidos, instruções), o verbo correto é tell.
✅ The teacher told the student not to eat in class.
🔹O say é usado mais para relatar palavras, não para dar ordens:
✅ The teacher said to the student, "Don't eat in class."
🄳 ❌The teacher told to the student not to eat in class.
🔹"Told" não leva preposição "to" antes do objeto.
🔹O correto é told the student, não told to the student.
🄴 ❌The teacher told the student to do not eat in class.
🔹A forma negativa correta com infinitivo é not to eat, não to do not eat.
🔹"Do not" não se usa antes do infinitivo dessa forma no discurso indireto.
37 – Which is the correct option to complete the paragraph below?
The construction of means to control maritime areas will focus ___ the strategic areas ___ maritime access ___ Brazil. Two Coastal areas will continue to deserve special attention: the strip that goes ___ Santos ___ Vitória, and the area around the mouth of the Amazon River.
🄰 on / of / in / to / in
🄱 in / of / in / from / to
🄲 on / from / in / to / from
🄳 on / of / to / from / to
🄴 in / from / to / to / in
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "USO DE PREPOSIÇÕES EM CONTEXTO TÉCNICO-MARÍTIMO", pede a alternativa correta para completar o parágrafo dado.
🔹Reconhecimento de collocations (combinações fixas) com o verbo "focus" e expressões de localização.
🔹Uso correto de preposições em contexto específico (on para foco, of para pertencimento, to para destino, from...to... para indicar origem e destino).
🔹Compreensão de texto técnico-adaptado (tema marítimo/estratégico) e aplicação das regras de preposição nesse tipo de linguagem.
1️⃣2️⃣3️⃣4️⃣5️⃣6️⃣→
1️⃣ "will focus ___ the strategic areas".
🔹O verbo "focus" normalmente vem com "on" para indicar o alvo da atenção.
🔹focus on something.
🔹Resposta: on
2️⃣ "the strategic areas ___ maritime access".
🔹Aqui é para indicar tipo / pertencimento, e usamos "of".
🔹 strategic areas of maritime access.
🔹Resposta: of
3️⃣ "maritime access ___ Brazil".
🔹Acesso a um lugar → usamos to.
🔹maritime access to Brazil.
🔹Resposta: to
4️⃣5️⃣ "the strip that goes ___ Santos ___ Vitória".
🔹Distância entre dois pontos → usamos from ... to ....
🔹goes from Santos to Vitória
🔹Resposta: from / to
📝 SEQUÊNCIA DE PREPOSIÇÕES:
🔹A sequência correta é: on / of / to / from / to.
🔹Isso corresponde à alternativa: 🄳.
38 – Which question word best completes the paragraph below?
Would you like to know ___ educational specialists are flocking to Finland? Partly, their interest has been stimulated by how well Finnish students scored in 2001.
(A) why
(B) what
(C) where
(D) who
(E) how
Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
- Would you like to know why educational specialists are flocking to Finland? Partly, their interest has been stimulated by how well Finnish students scored in 2001.
- Você gostaria de saber por que especialistas educacionais estão migrando para a Finlândia? Em parte, o interesse deles foi estimulado pelo quão bem os estudantes finlandeses pontuaram em 2001.
39 – (CPAEN-2014-ESCOLA NAVAL) Which is the correct alternative to complete the dialogue?
- John: I've never gone horseback riding.
- Sue: ______ I'd be afraid to try.
(A) I wouldn't either
(B) Neither did I
(C) So have I
(D) I haven't either
(E) Neither would I
Comentários e Gabarito D
TÓPICO - NEGATIVE ADDITIONS (Concordar negativamente com o que foi dito) :
Which is the correct alternative to complete the dialogue?
- John: I've never gone horseback riding.
- Eu nunca andei a cavalo.
- Sue: I haven't either I'd be afraid to try.
- Eu também não, eu teria medo de tentar.
(A) I wouldn't either
(B) Neither did I
(C) So have I
(D) I haven't either
(E) Neither would I
➦NEGATIVE ADDITIONS pode ser:
- I haven't either
- Neither have I
- Nor have I
40 – (CPAEN-2014-ESCOLA NAVAL) Which of the alternatives completes the sentence correctly?
- "After she _____ the competition, she _____ a professional dancer."
(A) has won / became
(B) won / became
(C) was winning / was becoming
(D) has been winning / has become
(E) wins / became
Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
- "After she won the competition, she became a professional dancer."
- Depois que ela venceu a competição, ela se tornou uma dançarina profissional.
(A) has won / became
(B) won / became
(C) was winning / was becoming
(D) has been winning / has become
(E) wins / became
41 – Which of the alternatives completes the sentence correctly?
- "If you need _______ about what to remove from your _______ to avoid problems at check in, this leaflet is for you."
(A) some information / luggage
(B) the informations / luggage
(C) information / luggages
(D) an information / luggage
(E) informations / luggages
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - SUBSTANTIVO INCONTÁVEL :
- "If you need some information about what to remove from your luggage to avoid problems at check in, this leaflet is for you."
- Se você precisa de informações sobre o que retirar da sua bagagem para evitar problemas no check-in, este folheto é para você.
(A) some information / luggage(B) the informations / luggage
(C) information / luggages
(D) an information / luggage
(E) informations / luggages
- ➦ "INFORMATION" é incontável, portanto NÃO POSSUI FORMA PLURAL e NÃO ACEITA OS ARTIGOS 'A' e 'AN'.
- ➦ "LUGGAGE" é incontável, portanto NÃO POSSUI FORMA PLURAL.
42 – Mark the correct sentence.
(A) What would you do if you see a bug in your food?
(B) If you'll have some time tonight you should study.
(C) When I graduate, I'll apply for a job in another country.
(D) If it will rain tomorrow, I won't go out.
(E) I'll give you a call as soon as I'll get home.
Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
Mark the correct sentence.
(A) What would you do if you see a bug in your food?
(B) If you'll have some time tonight you should study.
(C) When I graduate, I'll apply for a job in another country.
(D) If it will rain tomorrow, I won't go out.
(E) I'll give you a call as soon as I'll get home.
43 – What is the correct way to complete the text below?
"If you are visualizing many paradisiacal swims in clear blue waters, then the Croatian islands are calling your name. Most of the residents of Croatian islands have their own small boats to travei between islands and the coast - it's ____ way to get around."
(A) easy
(B) the easier
(C) easiest
(D) the easiest
(E) easier
• Gabarito D
(A) easy
(B) the easier
(C) easiest
(D) the easiest
(E) easier
44 – Which is the best sequence to complete the paragraph?
- "Dangerous bactéria can become resistant to antibiotics if they _____ prescribed too often. That is why the overuse of antibiotics is harmful."
(A) won' t be
(B) are
(C) will be
(D) aren't
(E) can't be
• Gabarito B
(A) won' t be
(B) are
(C) will be
(D) aren't
(E) can't be
>> they (antibiotics) are ,,,
- "Dangerous bactéria can become resistant to antibiotics if they are prescribed too often. That is why the overuse of antibiotics is harmful."
- As bactérias perigosas podem tornar-se resistentes aos antibióticos se ELES(antibiotics) forem prescritos com muita frequência. É por isso que o uso excessivo de antibióticos é prejudicial.
45 – Which is the correct option to complete the paragraph below?
- "China's recent rise has made people think that everyone ________ learn Mandarin. But China itself seems to have caught the English bug. Some 175 million Chinese are now studying English in the formal educational system."
(Adapted and abridged from Newsweek)
(A) ought
(B) must
(C) mustn't
(D) can't
(E) needs
• Gabarito B
(A) ought
(B) must
(C) mustn't
(D) can't
(E) needs
>>
- "China's recent rise has made people think that everyone must learn Mandarin. But China itself seems to have caught the English bug. Some 175 million Chinese are now studying English in the formal educational system."
- A recente ascensão da China fez com que as pessoas pensassem que todos devem aprender mandarim. Mas a própria China parece ter sido contagiada pelo inglês. Cerca de 175 milhões de chineses estão a estudar inglês no sistema educativo formal.
46 – Which sequence best completes the text below?
- "Each naval district ____ at least one base from which it and its vessels ____ , but, except for Aratu in the 2nd Naval District, most ____ not large. Aratu to be the MB's number two dockyard complex outside Guanabara Bay."
(Adapted from http://www.thinkdefence.co.uk/2013/12/look--brazilian-navy/)
(A) has / operates / is / seems
(B) has / operate / are / seems
(C) have / operate / are / seem
(D) have / are operated / are / seem
(E) have / are operating / is / seem
• Gabarito B
(A) has / operates / is / seems
(B) has / operate / are / seems
(C) have / operate / are / seem
(D) have / are operated / are / seem
(E) have / are operating / is / seem
- "Each naval district has at least one base from which it and its vessels operate , but, except for Aratu in the 2nd Naval District, most are not large. Aratu to be the MB's number two dockyard complex outside Guanabara Bay."
47 – Which of the alternatives completes the sentence correctly?
- "The population must bear in mind that ______ the UK has moved to a treatment phase for swine flu, it is important that people all over the world continue to do everything they can to stop the virus from spreading."
(Adapted from http://nhs.uk)
(A) although
(B) moreover
(C) in spite of
(D) however
(E) In addition to
• Gabarito A
(A) although
(B) moreover
(C) in spite of
(D) however
(E) In addition to
- "The population must bear in mind that although the UK has moved to a treatment phase for swine flu, it is important that people all over the world continue to do everything they can to stop the virus from spreading."
- "A população deve ter em mente que, embora o Reino Unido tenha entrado numa fase de tratamento para a gripe suína, é importante que as pessoas de todo o mundo continuem a fazer tudo o que puderem para impedir a propagação do vírus."
48 –Which of the alternatives is grammatically INCORRECT?
(A) Will you please put away your pens?
(B) Put your pens away, please.
(C) On my command, put them away.
(D) Let's put them away because we won't write anymore.
(E) I've done enough writing so I'll put away them.
• Gabarito E
📝 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ✅CORRETA
🔹Will you please put away your pens?
🔹"Por favor, guarde sua caneta."
🔹Will you please... → forma educada de fazer um pedido.
🔹put away → guardar, colocar no devido lugar.
🔹your pens → suas canetas (possessivo no plural).
🔎 Justificativa:
🔹No pedido "Will you please put away your pens?", o pronome "you" é o sujeito da frase, e "your" é o pronome possessivo que indica que as canetas pertencem à pessoa ou pessoas a quem o falante está se dirigindo.
(B) ✅CORRETA
🔹Put your pens away, please.
🔹Guardem suas canetas, por favor.
🔎 Justificativa:
🔹Put → verbo no imperativo, pedindo ou ordenando.
🔹your pens → objeto direto, “suas canetas”.
(C) ✅CORRETA
🔹On my command, put them away.
🔹Ao meu comando, guardem-os!
(D) ✅CORRETA
🔹Let's put them away because we won't write anymore.
🔹Vamos guardá-los porque não vamos escrever mais.
(E) ❌ERRADA
🔹I've done enough writing so I'll put away them.
📌 Forma correta: I'll put them away.
🔹I've done enough writing so I'll put them away.
🔹Já escrevi o suficiente, então vou guardá-los.
🔎 Justificativa:
🔹Em inglês, pronomes objeto (como them) não podem ser colocados entre o verbo principal e a partícula (away) de um phrasal verb — eles precisam ficar entre o verbo e a partícula, não depois da partícula.
49 – Choose the best reply to this statement.
- Michelle: Your flat needs painting.
- You: I know. I _______ shortly.
(A) have it paint
(B) have painted it
(C) have been painting it
(D) am having it painted
(E) am having painted it
• Gabarito D
(A) have it paint
(B) have painted it
(C) have been painting it
(D) am having it painted
(E) am having painted it
- Michelle:
Your flat needs painting.
O seu apartamento precisa de ser pintado.
- You:
I know. I am having it painted shortly.
Eu sei. Vou pintá-lo em breve.
50 – In which alternative is the idea expressed by the modal verb INCORRECTLY stated in brackets?(A) In China, there might be 10 million teenage internet addicts. (Possibility)
(B) It must be hard for him to work and study at the same time. (Obligation)
(C) You mustn't park here or you'll receive a fine. (Prohibition)
(D) Could you lend me your book for a week? (Request)
(E) If you're getting fat you should go on a diet. (Advice)
• Gabarito B
50 – In which alternative is the idea expressed by the modal verb INCORRECTLY stated in brackets?(A) In China, there might be 10 million teenage internet addicts. (Possibility)
(B) It must be hard for him to work and study at the same time. (Obligation)
(C) You mustn't park here or you'll receive a fine. (Prohibition)
(D) Could you lend me your book for a week? (Request)
(E) If you're getting fat you should go on a diet. (Advice)
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