sexta-feira, 1 de agosto de 2025

EFOMM PS 2015 – LÍNGUA INGLESA – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE.

 

🟢Texto – Five stranded snorkellers rescued from tiny island off Australia after their huge SOS message was spotted by helicopter. www.independent.co.uk |
🟢 20 Multiple Choice Questions Five-Option Question |
🟨 TEXTO:
(Cinco mergulhadores encalhados foram resgatados de uma pequena ilha próxima à Austrália depois que sua enorme mensagem de SOS foi avistada[visto, detectado] por um helicóptero.)
   
(Cinco mergulhadores presos[encalhados] em uma  em uma pequena ilha[ilha minúscula] na costa leste da Austrália foram resgatados depois de rabiscar uma mensagem gigante de SOS em um banco de areia próximo.)

The group had been stuck out at sea for more than nine hours after their boat's anchor failed and it drifted away.
(O grupo ficou preso no mar durante mais de nove horas, depois de a âncora do barco ter falhado e este ter ficado à deriva.)

They had been swimming around a remote sandbar near Wigton Island, Queensland, when the vessel started shifting - with their mobile phones, clothes, water and sunscreen all still on board – and it had moved beyond reach before they had time to react.
(Estavam nadando à volta de um banco de areia remoto perto da ilha de Wigton, em Queensland, quando a embarcação começou a deslocar-se - com os celulares, a roupa, a água e o protetor solar ainda a bordo - e ficou fora de alcance antes de terem tempo de reagir.)

Speaking to the Courier-Mail about the ordeal yesterday, Lyn Forbes-Smith described how she, a female friend and three male friends were facing the prospect of a long, cold night surrounded by ocean when they finally spotted an approaching rescue helicopter.
(Falando ontem ao Courier-Mail sobre a provação, Lyn Forbes-Smith descreveu como ela, uma amiga e três amigos estavam a enfrentar a perspectiva de uma noite longa e fria rodeados pelo oceano quando finalmente avistaram um helicóptero de salvamento que se aproximava.)

"We had sort of made plans about what we'd do on the rock for the evening," she said.
("Tínhamos feito planos sobre o que iríamos fazer no rochedo durante a noite", disse ela.)

"We had reef walkers on thankfully, but we had no food, water, cream, no hats, not much at all
(Felizmente[ainda bem] estávamos usando "calçados para recifes"[calçados especiais usados para proteger os pés de cortes e escoriações], mas não tínhamos comida, água, protetor solar, chapéus, quase nada.") 

We just looked for the highest ground, we looked for rocks where five of us could huddle together because we didn’t really want to separate, and we wanted to be out of the wind as best as possible."
(Apenas procuramos o lugar mais alto[terreno mais elevado], procuramos rochas onde nós cinco pudéssemos "agrupar-nos bem juntos", porque  realmente não queríamos separar-nos, e queríamos ficar fora do vento o máximo possível.)

(A Sra. Forbes-Smith explicou que eles estavam preocupados[estavam com medo] que o banco de areia – e a mensagem deles – desaparecessem[afundasse] com a maré[quando ela sobe], mas que eles estavam "razoavelmente confiantes" de que alguém viria procurá-los quando os amigos percebessem que eles não haviam voltado.)

[O grupo havia saído[iniciado uma jornada] da Ilha Keswick em direção à Ilha Wigton, por volta das 8h, para o passeio de mergulho com snorkel[máscara e tubo para respirar], e foi por volta das 17h, quando eles viram os primeiros "sinais de ajuda" se aproximando.]

(Outro integrante do grupo, Craig Gilbert, contou à ABC News, sobre a alegria deles, ao avistar um helicóptero de resgate da RACQ[uma organização de resgate na Austrália].)

(Vimos o helicóptero e pensamos: 'Nossa, que maravilha!'- e então ele desapareceu e nós pensamos: "Ah não — é melhor a gente procurar onde vamos dormir esta noite[um lugar para dormir nesta noite]" - então[depois disso] ele voltou, provavelmente uns 20 minutos depois”, ele disse.)

Rescue helicopter crew member Damien Kross said the five were treated for sunburn and dehydration, but were otherwise “fine”.
(Damien Kross, membro da tripulação do helicóptero de resgate, disse que os cinco foram tratados por queimaduras solares e desidratação, mas que estavam "bem".)

"They were a little bit dehydrated but we winched them to safety and brought them back here [to Mackay on the mainland] for just to have a quick medical attention and they were all fine."
("Eles estavam um pouco desidratados, mas içámo-los para um local seguro e trouxemo-los para aqui [para Mackay, no continente] para receberem uma rápida assistência médica e ficaram todos bem.")
01 – What is the text mainly about?
(A) Five snorkellers who were overboard in the vicinity of the east coast of Australia.
(B) The retrieval of five snorkellers bound for Wigton Island.
(C) A rescue chopper near Queensland.
(D) Five snorkellers who were hoisted  by a windlass.
(E) Castaways who were in mourning.
•   Gabarito  B  
📢COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "INTERPRETAÇÃO TEXTUAL", pede a opção que tem a informação mais importante do texto como um todo.
🔹A pergunta "What is the text mainly about?" exige que o leitor compreenda:
🔹O propósito geral do autor, o foco principal da mensagem, a informação mais importante do texto como um todo.
🔹Não é necessário inferir algo que não está claramente escrito. 
🔹Em vez disso, o leitor deve resumir mentalmente o conteúdo explícito e identificar a mensagem central.
🎯 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ERRADA.
❌Five snorkellers who were overboard in the vicinity of the east coast of Australia.
Cinco mergulhadores que estavam no mar, nas proximidades da costa leste da Austrália.
🔹“overboard” (ao mar, caídos no mar) não condiz com o que aconteceu — eles estavam em terra (ilha).
🔹The retrieval of five snorkellers bound for Wigton Island.
🔹O resgate[recuperação] de cinco mergulhadores com destino à Ilha Wigton.
📌O texto trata do resgate de cinco snorkelers que haviam partido para um passeio em direção à Wigton Island e ficaram presos em uma ilha deserta até serem resgatados por um helicóptero, graças a um sinal SOS que escreveram na areia, conforme o trecho:
🔹(Cinco mergulhadores presos[encalhados] em uma  em uma pequena ilha[ilha minúscula] na costa leste da Austrália foram resgatados depois de rabiscar uma mensagem gigante de SOS em um banco de areia próximo.)
🔹The group had been stuck out at sea for more than nine hours after their boat's anchor failed and it drifted away.
🔹(O grupo ficou preso no mar por mais de nove horas depois que a âncora do barco falhou e ele derivou[foi levado pela correnteza].)
🔹They had been swimming around a remote sandbar near Wigton Island, Queensland, when the vessel started shifting - with their mobile phones, clothes, water and sunscreen all still on board – and it had moved beyond reach before they had time to react.
🔹(Estavam nadando à volta de um banco de areia remoto perto da ilha de Wigton, em Queensland, quando a embarcação começou a deslocar-se - com os celulares, a roupa, a água e o protetor solar ainda a bordo - e ficou fora de alcance antes de terem tempo de reagir.)
📌PALAVRAS/EXPRESSÕES CHAVES:
🔹A rescue chopper near Queensland.
🔹Um "helicóptero de resgate" perto de Queensland.
📌A opção (c) é claramente incorreta, porque seria ilógico, um "rescue chopper"(helicóptero de resgate) aqui, expressar o foco principal da mensagem, ainda que o substantivo 🚁"helicopter" tenha sido mencionada no texto.

(D) ERRADA.
🔹Five snorkellers who were hoisted by a windlass.
🔹Cinco mergulhadores que foram içados por um molinete.
📌A opção (d) é hilária 😄ao afirmar que foram içados por um molinete. Em nenhum momento isso aconteceu no contexto. Alternativa assim é para testar atenção ou até mesmo, para aliviar a tensão em provas muito longas.
📌Um fato: Nenhum dos principais dicionários — Cambridge, Oxford, Collins, Merriam-Webster, etc. — registra a expressão "hoisted by a windlass" como uma unidade lexicográfica, porque não se trata de uma expressão idiomática consagrada ou frequente.
📌Ela funciona como uma descrição literal: algo foi içado (hoist) por meio de um windlass (guincho).
📌Dicionários cobrem apenas o verbo e o substantivo isoladamente:

(E) ERRADA.
🔹Castaways who were in mourning.
🔹Náufragos que estavam de luto.
📌A opção (e) usa a expressão "in mourning"(in luto, de luto) que não faz sentido no contexto.
📌A opção (e) também usa o substantivo "Castaways"(náufragos) que não foi usado no texto e está incoerente com a situação ou as informações apresentadas no texto.

02 – In: "(...) after scrawling a giant SOS message into a nearby sandbank (...)" (line 2-4),
the underlined word is closest in meaning to:
(A) reef
(B) debris 
(C) shoal
(D) derelict
(E) seabed
•   Gabarito  C  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "INTERPRETAÇÃO VOCABULAR".
🔹A questão exige que o candidato interprete o significado da palavra ou expressão ("sandbank") com base no contexto do trecho dado, e escolha o sinônimo mais próximo entre as alternativas. Esse tipo de questão avalia:
🔹Conhecimento de vocabulário;
🔹Capacidade de inferência a partir do texto e 🔹Sensibilidade ao contexto linguístico.
🎯 TRECHO DA FRASE & SIGNIFICADO DE "sandbank":
🔹"after scrawling a giant SOS message into a nearby sandbank " 
🔹depois de rabiscar uma mensagem gigante de SOS em um "banco de areia" próximo.
📌"Sandbank" é uma elevação ou banco de areia submerso ou semi-submerso, geralmente visível na maré baixa. 
🎯 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌reef.
🌊 Reef (recife) é formado por corais ou rochas, não por areia. 
🏝️Sandbank (banco de areia) é um acúmulo só de areia sob a água, não tem corais.

(B) ❌debris
🧱"debris"(fragamentos grandes, destroços, escombros, entulho) não tem relação com "sandbank"(uma formação geológica de areia). 
🔹"Debris" pode incluir madeira, vidro, metal, concreto, rochas, etc. cuja origem vem de colapsos, acidentes, tempestades, desastres naturais, explosões.

(C) ✅shoal
🔹Todo sandbank é um tipo de shoal. Nem todo shoal é um sandbank.
🔹A rigor, "shoal" e "Sandbank" são quase sinônimos, mas com diferenças sutis de uso e definição. Aqui está uma explicação clara com base em dicionários confiáveis:
🔹The boat grounded on a shoal.
🔹The boat ran aground on a shoal. ( frase mais natural em linguagem jornalística ou técnica marítima. "Run aground" é uma expressão idiomática e padrão em inglês náutico que significa: "encalhar", ou seja, quando um barco ou navio fica preso em bancos de areia, recifes, etc.)
🔹O barco encalhou num banco de areia.
🔹"Shoal" means a sandbank or rocky area in a stretch of water, esp one that is visible at low water.
🔹"Shoal" significa um banco de areia ou área rochosa em um trecho de água, especialmente aquele que é visível em águas baixas.

(D) derelict
🔹"derelict" (abandonado, em ruínas) não se aplica a uma formação geológica.
🔹"derelict" (abandonado, em ruínas) aplica-se especialmente para terrenos, edifícios ou canais não utilizados ou cuidados e em mau estado.
🔹The canal has been derelict for many years.
🔹O canal está abandonado há muitos anos.

(E) ❌seabed
🔹"the seabed"(o solo oceânico) é o fundo do oceano, não uma elevação de areia visível.
🔹The ship has been lying on the seabed for more than 50 years.
🔹O navio está no fundo do mar há mais de 50 anos.
🔹He explored the seabed for four hours in a specially designed submarine. 
🔹Ele explorou o solo oceânico por quatro horas em um submarino especialmente projetado.

03 – In : "(...) Speaking to the Courier-Mail about the ordeal yesterday (...)" (line 14-15),
the word in bold  means:
(A) a risible story
(B) a trying experience
(C) a petty detail
(D) a remarkable situation
(E) a fuzzy plan of action
•   Gabarito  B  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "INTERPRETAÇÃO VOCABULAR".
🔹A questão pede que o candidato identifique o significado de uma palavra em destaque (“ordeal”), a partir do contexto em que ela aparece na frase: "Speaking to the Courier-Mail about the ordeal yesterday...".
🔹O candidato deve compreender o sentido contextual do termo, não apenas sua tradução literal — ou seja, precisa inferir seu significado com base no uso no texto. Esse tipo de questão avalia:
🔹Conhecimento de vocabulário;
🔹Capacidade de inferência a partir do texto e 🔹Sensibilidade ao contexto linguístico.
🎯 TRECHO DA FRASE & SIGNIFICADO DE "ordeal":
🔹"Speaking to the Courier-Mail about the ordeal yesterday...
🔹"Falando ao jornal Courier-Mail sobre a provação (ou sofrimento) de ontem..."
📌"ordeal" significa uma experiência difícil, dolorosa ou traumática. Pode ser traduzido como: provação, experiência difícil, experiência traumática, sofrimento, apuro, tormento.
📌DICA DE OURO: "Ordeal" tem carga emocional negativa (dor, sofrimento, provação) e não significa "ordem".
🔹They had survived a terrifying ordeal.
🔹Eles sobreviveram a uma provação terrível.
🔗 Cambridge Dictionary – "ordeal"(provação, experiência difícil)
🔹A provação dos reféns chegou ao fim quando os soldados invadiram o prédio.
🔹This was an ordeal for them.
🔹Isto foi uma provação para eles.
🔹Being trapped in an elevator was a harrowing ordeal for the shoppers.
🔹Ficar preso em um elevador foi uma provação angustiante para os compradores.

🎯 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A)❌ a risible story
🔹"a risible story" = uma história cômica, engraçada.
🔹"Ordeal" tem carga emocional negativa (dor, sofrimento, provação).
(B) ✅a trying experience
🔹"a trying experience" = experiência difícil ou estressante.
🔹 They do the best they can in trying circumstances.
🔹Eles fazem o melhor que podem em circunstâncias difíceis.
(C) ❌a petty detail
🔹"a petty detail" = um detalhe mesquinho, um detalhe insignificante.
(D) ❌a remarkable situation
🔹"a remarkable situation" = uma situação notável, uma situação marcante.
🔹"remarkable" tem conotação positiva. "Ordeal é negativo.
(E) ❌a fuzzy plan of action
🔹"a fuzzy plan of action" = um plano de ação vago, um plano de ação confuso.
🔹"fuzzy" = vago/confuso." Ordeal" não é plano nem vago.

04 – Choose the sequence that correctly completes the sentences below.
  • 1 - The UK ____ less than 2% of its gas from Russia.
  • 2 - Several agreements ____to try to reduce water pollution.
  • 3 - Some political measures ____ for many years.
  • 4 - You should take a coat and an umbrella. I heard the weather _____later.
  • 5 - Thousands of people ____ every year in storms and hurricanes.
  • 6 - Climate change ____ the weather all over the  world.
(A) gets – have been made – won't be understood - will change – are killed – is affecting
(B) is got – have being made – will understand -  will be changed – kill – is being affected
(C) gets -  is made – won't be understood –  is being changed - are being killed – was affected
(D) is got -  are made – will understand –  will change – is killed – affects
(E) has been getting – has been made –  won't be understood – will change –  are killed – is affected
•   Gabarito  A  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "USO CONTEXTUAL DOS TEMPOS VERBAIS E VOZ PASSIVA".
🔹Essa questão está pedindo que o candidato demonstre domínio dos tempos e vozes verbais em inglês (ativa e passiva), com foco em concordância temporal, voz passiva, e o uso apropriado de tempos verbais segundo o contexto lógico de cada frase.
🔹 O que a banca quer avaliar:
1. Compreensão dos tempos verbais corretos (present simple, present perfect, future, passive voice etc.)
2. Identificação da voz ativa ou passiva adequada a cada contexto.
3. Capacidade de completar frases com coerência gramatical e contextual.
4. Vocabulário específico: verbos como get, make, understand, change, kill, affect.

🎯 ANÁLISE FRASE POR FRASE:
1 - Present Simple → "gets".
🔹The UK gets less than 2% of its gas from Russia.
🔹O Reino Unido obtém menos de 2% do seu gás da Rússia.
🤔Por que na frase 1, o tempo verbal é o "presente simples"?
🔹A frase 1 é uma afirmação objetiva, um fato atual e habitualcom base em dados reais ou estatísticos.
🔹Esse tipo de frase costuma ser usado para apresentar informações técnicas, econômicas ou políticas em provas de interpretação e gramática.
🔹Sendo assim, cabe aqui, o tempo presente simples ("gets"), que frequentemente expressa fatos gerais ou verdades permanentes.
🤔Por que na frase 1, cabe a "voz ativa" e não "voz passiva"?
🔹Porque é o sujeito "The UK" que está realizando a ação de receber/obter gás, e sendo assim, a forma verbal "gets" na voz ativa, faz sentido nesse contexto.
🤔"E a estrutura “has been getting” no presente perfeito contínuo, pode ser usada corretamente na sentença?
🔹Sim, é gramaticalmente possível, MAS teria que mudar o contexto temporal e da intenção da frase.
🔹No Presente Perfeito Contínuo (have/has been + verbo com -ing), usamos os marcadores temporais (since, for, recently, etc ) que indicam uma ação contínua iniciada no passado e que ainda está acontecendo ou teve efeitos recente.
🔹A frase 1 não apresenta esse tipo de marcador.
🔹"Has been getting" só caberia se o contexto deixasse claro que houve uma mudança ao longo do tempo, por exemplo:
🔹"Since 2021, the UK has been getting less than 2% of its gas from Russia. 

2 - Present Perfect in Passive Voice → "have been made".
🔹Several agreements have been made to try to reduce water pollution.
🔹Vários acordos foram feitos para tentar reduzir a poluição da água.
✔️Voz verbal adequada → Voz passiva.
🔹Na frase, o sujeito "several agreements" (vários acordos) é algo que recebe a ação, não executa. Portanto, a estrutura verbal deverá ser passiva.
✔️Tempo verbal adequado → Presente Perfeito.
🔹O Present Perfect é usado quando falamos de ações passadas com relevância no presente.
🔹 Aqui, o contexto indica que acordos já foram feitos em algum momento no passado, com o propósito de reduzir a poluição agora ou no futuro.
🔹Sendo assim encaixa perfeitamente o "Present Perfect" que é usado quando falamos de ações passadas com relevância no presente.
✔️PRESENTE PERFEITO PASSIVO → "have/has + been + Past Participle".
🔹"have been made".

3 - Future in Passive Voice → "won't be understood".
🔹Some political measures won't be understood for many years.
🔹Algumas medidas políticas não serão compreendidas por muitos anos.
✔️Voz verbal adequada → Voz passiva.
🔹Na frase, o sujeito "Some political measures" (Algumas medidas políticas) é algo que recebe a ação, não executa. Portanto, a estrutura verbal deverá ser passiva.
✔️Tempo verbal adequado → Futuro Simples.
🔹Aqui, o contexto expressa uma previsão: algo que só será compreendido no futuro, ou seja, ainda não faz sentido agora. Sendo assim, encaixa perfeitamente o "Futuro Simples" que é usado quando falamos de previsões ou expectativas baseadas em opinião ou experiência.
✔️FUTURO PASSIVO → "will + be + past participle".
🔹Aqui, na forma negativa: will not be understood ou 
won't be understood.

4 - Future Simple → "will change".
🔹You should take a coat and an umbrella. I heard the weather will change later.
🔹Você deveria levar um casaco e um guarda-chuva. Ouvi dizer que o tempo vai mudar mais tarde.
✔️Voz verbal adequada → Voz ativa.
🔹Na frase, o verbo "change" (mudar) é intransitivo, não precisa de objeto direto, veja:
🔹The weather will change. (Não precisa dizer o que o tempo vai mudar — ele mesmo se transforma. Ninguém muda o clima)
🔹Portanto, o verbo, no contexto da frase acima, deverá estar obrigatoriamente, na voz ativa e não na  voz passiva que só acontece com verbos que têm objeto direto.
✔️Tempo verbal adequado → Futuro Simples.
🔹Na frase, a palavra "later (mais tarde) indica que a ação está no futuro. Para expressar algo futuro que foi previsto ou informado, usamos o futuro com “will”.
✔️FUTURO ATIVO → "will + verbo":
🔹"will change".

5 - Present in Passive Voice → are killed.
🔹Thousands of people are killed every year in storms and hurricanes.
🔹Milhares de pessoas morrem todos os anos em tempestades e furacões.
✔️Voz verbal adequada → Voz passiva.
🔹Na frase, o sujeito "Thousands of people" (Milhares de pessoas) não praticam a ação, elas sofrem a ação de serem mortas (por tempestades e furacões). Portanto, a estrutura verbal deverá ser passiva.
✔️Tempo verbal adequado → Presente Simples.
🔹A frase descreve um fato recorrente ou estatística geral que acontece todos os anos.
📌DICA DE OURO: O presente simples é o tempo verbal usado para expressar: "Verdades gerais", "Rotinas e hábitos", "Fatos científicos ou estatísticos".
✔️PRESENTE PASSIVO → "is/are + Participle pAST":
🔹"are killed".

6 - Present Continuous → "is affecting".
🔹Climate change is affecting the weather all over the world.
🔹As mudanças climáticas estão afetando o clima no mundo todo.
✔️Voz verbal adequada → Voz ativa.
🔹Na frase, o sujeito "Climate change" (Mudança climática) está fazendo a ação(de afetar o clima), então é voz ativa.
✔️Tempo verbal adequado → Presente Simples.
🔹No contexto da frase: As mudanças climáticas já começaram a afetar o clima e continuam afetando. É uma situação em andamento, não finalizada.
🔹Portanto, o contexto exige o Presente Contínuo (is affecting) que é usado quando queremos mostrar que uma ação está acontecendo agora ou está acontecendo progressivamente ao longo do tempo.
✔️PRESENTE CONTÍNUO (ATIVO) → "is/are + Verbo(-ing)":
🔹"is affecting".
🎯 RESPOSTA FINAL:
(A) gets – have been made – won't be understood - will change – are killed – is affecting
(B) is got – have being made – will understand -  will be changed – kill – is being affected
(C) gets -  is made – won't be understood –  is being changed - are being killed – was affected
(D) is got -  are made – will understand –  will change – is killed – affects
(E) has been getting – has been made –  won't be understood – will change –  are killed – is affected

05 – Choose the word that correctly completes the sentence.
“A ______ person has 'common sense', and does not make stupid decisions.”
(A) bored
(B) mischievous
(C) clumsy
(D) jealous
(E) sensible
•   Gabarito  E  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "INTERPRETAÇÃO VOCABULAR".
🔹A questão pede a alternativa que tem a palavra que completa a frase de modo que ela faça sentido no contexto.
📌O que está sendo testado?
🔹Conhecimento de vocabulário específico.
🔹Capacidade de escolher a palavra que mantém o sentido correto e coerente com o contexto.
🔹Distinguir entre palavras de significados parecidos ou "false friends". 
🎯 TRECHO DA FRASE:
🔹sensible person has 'common sense', and does not make stupid decisions.”
🔹Uma pessoa sensata tem “bom senso” e não 
✔️Das alternativas apresentada, "sensible" é a única palavra que completa corretamente o sentido da frase, porque "sensible" significa pessoa sensata, que tem bom senso e toma decisões racionais, prudentes.
🔹Say something sensible.
🔹Diga algo sensato.
🎯 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌bored
🔹"bored" — entediada (não tem relação com bom senso).
🔹There was a bored expression on her face.
🔹Havia uma expressão entediada em seu rosto.
(B) ❌mischievous
🔹"mischievous" — travessa, levada (não tem relação com bom senso).
(C) ❌clumsy
🔹"clumsy" — desajeitada, atrapalhada, tosca (não tem relação com decisões sensatas). 
(D)❌ jealous
🔹"jealous" — ciumenta, invejosa (não faz sentido com bom senso).
(E) sensible 
🔹"sensible" — sensata, de bom senso, racional. razoável.

06 – Which sentence is correct?
(A) The news today are very bad.
(B) The aircraft are being refuelled.
(C) The staff is on strike.
(D) Too many mathematics are usually taught in schools.
(E) He picked up the dice and threw them again.
  •   Gabarito B  
(A) The news today are very bad.
(B) The aircraft are being refuelled.
(C) The staff is on strike.
(D) Too many mathematics are usually taught in schools.
(E) He picked up the dice and threw them again.

07 – Choose the correct alternative.
(A) He explained it all carefully, but I was not the wiser.
(B) My grandmother can run twice faster than you.
(C) I spent more money than it was sensible yesterday.
(D) There were more people at the meeting than we had expected them.
(E) She was the first woman to climb that mountain solo.
  •   Gabarito X (ANULADA)  
08 – Which sequence completes the text below?
"I cannot understand why the Spring is so late _______ coming," said the Selfish Giant, as he sat _______ the window and looked ________ ______ this cold white garden; "I hope there will be a change ______ the weather."
  • (Adapted from The Selfish Giant by Oscar Wilde)
( a ) in – at – out – in – of
( b ) in – on – at – out – in
( c ) for – by – out – on – of
( d ) in – at – out – at – in
( e ) for – by – at – out – in
  •   Gabarito X (ANULADA)  
09 – Complete the sentences with too manytoo much or enough. Then, choose the correct alternative.
  • 1 - I've been to rather _____ parties recently.
  • 2 - You're spending far _____ time on your computer.
  • 3 - Stop. You're  asking me _____ questions.
  • 4 - Help! I've got _____ luggage.
  • 5 – Oh, sorry, I didn't call you.  I didn't have _____ time.
(A) too many – too much – too many– too much -  enough
(B) too much – enough – too many – too much – too much
(C) enough –  enough – too much - enough –  too many
(D) too many – too much – enough – too much – enough
(E) too much – too many – enough – enough – enough
  •   Gabarito A  
(A) too many – too much – too many– too much -  enough
(B) too much – enough – too many – too much – too much
(C) enough –  enough – too much - enough –  too many
(D) too many – too much – enough – too much – enough
(E) too much – too many – enough – enough – enough
  • 1 - I've been to rather too many parties recently.
  • 2 - You're spending far too much time on your computer.
  • 3 - Stop. You're  asking me too many questions.
  • 4 - Help! I've got too much luggage.
  • 5 – Oh, sorry, I didn't call you.  I didn't have enough time.
10 – Choose the alternative with the verbs that correctly complete the sentences below.
  • 1 - If I were you, I _____ him the truth.
  • 2 - If I had been in your place, I _____ this.
  • 3 - If I knew her name, I  ____  you.
  • 4 - If  I  hadn’t saved money, I _____ this sports   car now.
  • 5 - If it rains next Sunday, I _____  home.
(A) tell - wouldn't say - will tell - will buy - will stay
(B) told - would say - would tell - would buy - would have stayed
(C) would tell 
- wouldn't have said - should tell - wouldn’t buy - will stay
(D) will tell - would have said 
- had told - buy - would stay
(E) would have told 
- wouldn't have said - should tell – am buying - will stay
  •   Gabarito C  
(A) tell - wouldn't say - will tell - will buy - will stay
(B) told - would say - would tell - would buy - would have stayed
(C) would tell 
- wouldn't have said - should tell - wouldn’t buy - will stay
(D) will tell - would have said 
- had told - buy - would stay
(E) would have told 
- wouldn't have said - should tell – am buying - will stay
  • 1 - If I were you, I _____ him the truth.
  • 2 - If I had been in your place, I _____ this.
  • 3 - If I knew her name, I  ____  you.
  • 4 - If  I  hadn’t saved money, I _____ this sports   car now.
  • 5 - If it rains next Sunday, I _____  home.
11 – Which sentence is grammatically correct?
( a ) I think I would enjoy a city life.
( b ) You’ve made a very good progress.
( c ) We are having a terrible weather.
( d ) A child needs plenty of love.
( e ) What a nonsense!
  •   Gabarito X (ANULADA)  
Choose the alternative where the pronoun can correctly be omitted.
(A) Do Exercise 1, which is very easy.
(B) Have you read the letter which I sent you?
(C) She lives in a house which was built by her father.
(D) The man who gave me the book was the librarian.
(E) These walls are all that remain of the city.
  •   Gabarito B  
(A) Do Exercise 1, which is very easy.
(B) Have you read the letter which I sent you?
(C) She lives in a house which was built by her father.
(D) The man who gave me t
he book was the librarian.
(E) These walls are all that remain of the city.

13 – Choose the alternative that correctly shows the comparative form of the adjectives below.

"far - good – bad – easy - old"

(A) further - best – worst – easier – oldest
(B) farther - better – worse – easiest - older
(C) further - better – worse – easier – elder
(D) farther – best – worse – easier – oldest
(E) farthest – better – worst – easiest – eldest
  •   Gabarito C  
A) further - best – worst – easier – oldest
(B) farther - better – worse – easiest - older
(C) further - better – worse – easier – elder
(D) farther – best – worse – easier – oldest
(E) farthest – better – worst – easiest – eldest 
➭ FAR (Base Form)  – Further (Comparative Form) ou Farther (Comparative Form).
➭ GOOD (Base Form)  – Better (Comparative Form).
➭ BAD (Base Form)  – Worse (Comparative Form).
➭ EASY (Base Form)  – Easier (Comparative Form).  
➭ OLD (Base Form)  – Older (Comparative Form) ou Elder (Comparative Form).

14 – Read an extract of a news report and decide which verb correctly completes the sentences.  Then, choose the correct alternative.
  • “Drivers on a Chinese motorway in Sichuan had to stop suddenly because an ostrich _____ along the road.  It _____ to belong to a Mr Liu, or Meishan, who _____ that the ostrich ______ away when he ______ it.”
(A) ran - was turning out - was explaining - ran - fed
(B) was running - turned out - explained - was running - was feeding
(C) was running - turned out - explained - ran - was feeding
(D) ran - turned out - was explaining - was running - was feeding

(E) ran - was turning out - explained - was running - fed
  •   Gabarito C  
(A) ran - was turning out - was explaining - ran - fed
(B) was running - turned out - explained - was running - was feeding
(C) was running - turned out - explained - ran - was feeding
(D) ran - turned out - was explaining - was running - was feeding

(E) ran - was turning out - explained - was running - fed
  • “Drivers on a Chinese motorway in Sichuan had to stop suddenly because an ostrich was running along the road.  It turned out to belong to a Mr Liu, or Meishan, who explained that the ostrich ran away when he was feeding it.”
15 – Choose the alternative that correctly completes the sentences below.
  • 1 - She ____ be married, she isn't old enough.
  • 2 - Listen, children, you ____ finish the essay now  if you don't want to.
  • 3 - The neighbors ______ be at home, I saw the  light on in their bedroom.
  • 4 - You ___ take a taxi.  There's a good bus service.
  • 5 -  Look at that sign.  You _____ park here.
(A) can- have to – can't  - ought to – shouldn't
(B) can't – should – don't have to – shouldn't – mustn't
(C) isn't allowed to – ought to – don't have to – should – don't have to
(D) can't – don't have to – must – don't have to – aren't allowed to
(E) must – can't – have to – mustn't –  don't have to
  •   Gabarito D  
(A) can- have to – can't  - ought to – shouldn't
(B) can't – should – don't have to – shouldn't – mustn't
(C) isn't allowed to – ought to – don't have to – should – don't have to
(D) can't – don't have to – must – don't have to – aren't allowed to
(E) must – can't – have to – mustn't –  don't have to
  • 1 - She can't be married, she isn't old enough.
  • 2 - Listen, children, you don't have to finish the essay now  if you don't want to.
  • 3 - The neighbors must be at home, I saw the  light on in their bedroom.
  • 4 - You don't have to take a taxi.  There's a good bus service.
  • 5 -  Look at that sign.  You aren't allowed to park here.
16 – Which verb form can complete the sentence correctly?
  • “If we _______________ by lunchtime, we had better hurry.”
(A) get there
(B) will get there
(C) would get there
(D) are to get there
(E) could get there
  •   Gabarito D  
(A) get there
(B) will get there
(C) would get there
(D) are to get there
(E) could get there
  • “If we _______________ by lunchtime, we had better hurry.”
17 – Which sequence completes the sentences below?
  • 1- Susan ___________ down and closed her eyes.
  • 2- The boss ____________ the papers on the table.
  • 3- Don’t _____________ in bed all day. Get up and do some work.
  • 4- The lake ___________ beyond this hill.
(A) laid – laid – lay – lies
(B) laid – lay – lay – lies
(C) lay – laid – lie – lies
(D) laid – lay – lie – lays
(E) lay – lay – lie – lays
  •   Gabarito X (ANULADA)  
1- Susan lay down and closed her eyes.
  • lay ("to lie" followed by a preposition: down)
  • past (because of verb "closed")
2- The boss laid the papers on the table.
  • laid (direct object: the papers)
  • Remember that any tense of the transitive verb (to lay) must take a direct object.
3- Don’t lie in bed all day. Get up and do some work.
  • lay ("to lie" followed by a preposition phrase: in bed)
  • base form (imperative form)
4- The lake lies beyond this hill.
  • lies ("to lie" followed by a preposition phrase: beyond this hill)
  • present simple and subject-verb agreement.
18 – Which conjunction correctly completes the sentence?
  • “_________________ he left school at 16, he still managed to become prime minister.”
( a ) Because
( b ) Even though
( c ) Provided that
( d ) So
( e ) Thus
  •   Gabarito B  
“_________________ he left school at 16, he still managed to become prime minister.”
( a ) Because
( b ) Even though
( c ) Provided that
( d ) So
( e ) Thus

19 – Which sentence IS NOT correct?
( a ) She went and got him from the station.
( b ) I am going to try and eat something.
( c ) Be sure and ask Uncle Sam about the vegetables.
( d ) She tried and ate something, but she couldn’t manage.
( e ) Hurry up and open the door.
  •   Gabarito X (ANULADA)  
20 – Choose the verb that DOES NOT complete the sentence correctly.
  • “The committee has _________ a meeting to discuss the president's death.”
(A) arranged
(B) programmed
(C) scheduled
(D) organized
(E) called
  •   Gabarito B  
Choose the verb that DOES NOT complete the sentence correctly.
  • “The committee has _________ a meeting to discuss the president's death.”
(A) arranged
(B) programmed
(C) scheduled
(D) organized
(E) called

Nenhum comentário:

Postar um comentário