📝QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA
🔹10 Multiple Choice Questions | FOUR-Option Question |
❑ TEXT I: Read the text and answer the questions:
Polar ice is melting and changing Earth’s rotation. It’s messing with time itself
“O gelo polar está derretendo e alterando a rotação da Terra. Está bagunçando o próprio tempo.”
💬 Explicação das expressões importantes:
🔹“Polar ice” → Gelo polar (nas regiões ártica e antártica).
🔹“is melting” → está derretendo (presente contínuo, ação em andamento).
🔹“changing Earth’s rotation” → alterando a rotação da Terra (literal e científico).
🔹“It’s messing with” → expressão idiomática que significa bagunçando, interferindo com, desregulando.
🔹“time itself” → o próprio tempo, enfatizando que o efeito é profundo ou impressionante.
One day in the next couple of years, everyone in the world will lose a second of their time.
Exactly
when that will happen is being influenced by humans, according to a new study, as melting polar ice
alters the Earth’s rotation and changes time itself.
The hours and minutes that dictate our days are determined by Earth’s rotation.
But that rotation is
not constant; it can change ever so slightly, depending on what’s happening on Earth’s surface and in
its molten core.
These nearly imperceptible changes occasionally mean the world’s clocks need to be adjusted by
a “leap second,” which may sound tiny but can have a big impact on computing systems.
Plenty of seconds have been added over the years. But after a long trend of slowing, the Earth’s
rotation is now speeding up because of changes in its core.
For the first time ever, a second will need
to be taken off.
“A negative leap second has never been added or tested, so the problems it could create are
without precedent,” Patrizia Tavella, a member of the Time Department at the International Bureau of
Weights and Measures in France, wrote in an article accompanying the study.
But exactly when this will happen is being influenced by global warming, according to the study
published Wednesday in the journal Nature.
Melting polar ice is delaying the leap second by three
years, pushing it from 2026 to 2029, the report found.
“Part of figuring out what is going to happen in global timekeeping … is dependent on
understanding what is happening with the global warming effect,” said Duncan Agnew, professor of
geophysics at the University of California San Diego and the study’s author.
Questão 21
Select the correct alternative, according to the text:
A) The hours and minutes that dictate our days are determined by the rotation of the Sun.
B) As polar ice melts, the Earth's rotation ages and changes time itself.
C) One day in the next few years, everyone in the world will lose a year of their time.
D) The Earth's rotation is now accelerating due to changes in inhabitants.
💡 GABARITO B
🧩🔍 Análise das alternativas
(A)
“The hours and minutes that dictate our days are determined by the rotation of the Sun.”
❌ Errada
O texto deixa claro: “The hours and minutes that dictate our days are determined by Earth’s rotation.”
A rotação do Sol não determina o tempo no nosso dia a dia.
💬 Pegadinha: alguns podem confundir com o movimento aparente do Sol no céu, mas cientificamente, é a rotação da Terra que define dias e horas.
(B)
“As polar ice melts, the Earth's rotation ages and changes time itself.”
✅ Correta
Reflete a ideia do texto: “melting polar ice alters the Earth’s rotation and changes time itself.”
“Ages” aqui é uma forma interpretativa de “alterar” ou “mudar ligeiramente”, combinando com a ideia de pequenas mudanças na rotação.
Captura corretamente a relação entre derretimento do gelo polar e alteração do tempo.
💬 Resumo: mantém o sentido científico do artigo.
(C)
“One day in the next few years, everyone in the world will lose a year of their time.”
❌ Errada
O texto fala em perda de um segundo, não um ano inteiro:
“One day in the next couple of years, everyone in the world will lose a second of their time.”
💬 Pegadinha: exagero do “year” para confundir o leitor.
(D)
“The Earth's rotation is now accelerating due to changes in inhabitants.”
❌ Errada
O texto atribui a aceleração da rotação às mudanças no núcleo da Terra, não às pessoas:
“But after a long trend of slowing, the Earth’s rotation is now speeding up because of changes in its core.”
💬 Pegadinha: culpar os “inhabitants” é incorreto — confunde causa natural com ação humana direta.
✅ Conclusão
Alternativa Correta? Justificativa
A ❌ O tempo não é determinado pela rotação do Sol
B ✅ Corretamente relaciona derretimento do gelo e alteração do tempo
C ❌ O texto fala em segundo, não ano
D ❌ A aceleração é do núcleo da Terra, não dos habitantes
🎯 GABARITO: B
📘 Justificativa:
O derretimento do gelo polar altera a rotação da Terra, o que afeta o próprio tempo, conforme explicado no estudo citado no texto.
Questão 22
Choose the sentence that is in the Past Continuous:
A) They were talking to their teacher.
B) He was think his yesterday.
C) My father was fish.
D) Joana was happy last weekend.
💡 GABARITO A
🧩🔍 Análise das alternativas
(A)
“They were talking to their teacher.”
✅ Correta
Segue a estrutura: were + talking (-ing)
Indica uma ação contínua no passado.
Perfeito exemplo de Past Continuous.
(B)
“He was think his yesterday.”
❌ Errada
“think” deveria estar em thinking para formar o Past Continuous.
Correção: He was thinking yesterday.
Pegadinha: presença de “was” pode enganar, mas o verbo não está no -ing.
(C)
“My father was fish.”
❌ Errada
Não faz sentido gramaticalmente.
“Was” é verbo auxiliar para Past Continuous, mas não há verbo no -ing.
Parece uma tentativa de confundir com Past Continuous, mas é apenas uma frase errada.
(D)
“Joana was happy last weekend.”
❌ Errada
Estrutura correta para Simple Past (was + adjetivo), não Past Continuous.
Não indica ação em progresso, apenas estado.
✅ Conclusão
Alternativa Correta? Justificativa
A ✅ Segue a estrutura correta: were + verbo-ing
B ❌ Verbo não está no -ing
C ❌ Frase sem sentido, não há ação contínua
D ❌ Simple Past de estado, não ação contínua
🎯 GABARITO: A
📘 Justificativa:
A frase indica uma ação em progresso no passado, usando corretamente o Past Continuous.
Questão 23
Choose the option that would correctly replace the highlighted word:
- “He shouted from the other side of the lake.”
A) yelled
B) whispered
C) murmured
D) talked
💡 GABARITO A
🧩🔍 Palavra em destaque: shouted
Significado: gritar, falar em voz alta
Contexto: from the other side of the lake → indica que era necessário falar alto para ser ouvido à distância.
🔍 Análise das alternativas
(A) yelled ✅
Significado: gritar, berrar
Sinônimo direto de shouted.
Mantém o sentido de voz alta para ser ouvido à distância.
Correta.
(B) whispered ❌
Significado: sussurrar
Contrário de shouted (voz baixa, próxima).
Não faria sentido “sussurrar do outro lado do lago”.
(C) murmured ❌
Significado: murmurar, falar baixinho ou indistintamente
Também indica voz baixa; não transmite a necessidade de ser ouvido à distância.
(D) talked ❌
Significado: falar, conversar
Não necessariamente indica voz alta.
Pode ser entendido como conversa normal, inadequada para o contexto do lago.
✅ Conclusão
Alternativa Correta? Justificativa
A ✅ Sinônimo exato de shouted, mantém sentido de voz alta
B ❌ Sussurro, oposto de shouted
C ❌ Murmúrio, voz baixa, não combina com distância
D ❌ Falar normal, não implica gritar à distância
🎯 GABARITO: A
📘 Resumo: shouted e yelled são sinônimos que indicam falar em voz alta para ser ouvido à distância, perfeito para o contexto do lago.
Questão 24
Select the alternative that presents the correct classification of the sentence below:
- “If you had listened to your mother, you would have been enjoying your vacations.”
A) First Conditional
B) Second Conditional
C) Third Conditional
D) Zero Conditional
💡 GABARITO C
🧩🔍 Frase em destaque:
“If you had listened to your mother, you would have been enjoying your vacations.”
Estrutura: If + past perfect, would have + past participle
Indica uma situação hipotética no passado, que não aconteceu.
🔍 Tipos de Conditional
Conditional Estrutura Uso
Zero if + presente simples, presente simples Verdades universais, fatos científicos
First if + presente simples, will + verbo Situação real ou possível no futuro
Second if + past simple, would + verbo Situação irreal ou hipotética no presente/futuro
Third if + past perfect, would have + past participle Situação irreal ou hipotética no passado
🔍 Analisando a frase
“If you had listened” → past perfect → ação não realizada no passado
“you would have been enjoying” → would have + past participle → consequência hipotética no passado
💡 Isso corresponde exatamente ao Third Conditional.
🔍 Pegadinhas nas alternativas
A) First Conditional ❌ → Fala de futuro possível, não passado irreal.
B) Second Conditional ❌ → Refere-se a presente/futuro hipotético, não passado.
C) Third Conditional ✅ → Correto, passado irreal e consequência não realizada.
D) Zero Conditional ❌ → Fatos universais, não situações hipotéticas passadas.
✅ Conclusão
🎯 GABARITO: C
📘 Resumo:
A frase expressa uma hipótese não realizada no passado, usando a estrutura típica do Third Conditional.
Questão 25
Choose the alternative that presents the verb tense of the sentence below:
- “He watched a movie yesterday.”
A) Past Perfect
B) Simple Past
C) Past Continuous
D) Simple Present
💡 GABARITO B
🧩🔍 Frase em destaque:
“He watched a movie yesterday.”
Palavra-chave: yesterday → indica que a ação ocorreu no passado.
Verbo: watched → forma regular do passado simples do verbo watch.
🔍 Analisando os tempos verbais
Alternativa Estrutura Quando usar
A) Past Perfect ❌ had + past participle Para ações concluídas antes de outra ação no passado (He had watched the movie before he went out).
B) Simple Past ✅ verbo + -ed (regular) ou forma irregular Para ações concluídas em um momento específico no passado (yesterday).
C) Past Continuous ❌ was/were + verbo-ing Para ações em progresso no passado (He was watching a movie when I called).
D) Simple Present ❌ verbo base / s-es na 3ª pessoa Para ações habituais ou fatos gerais (He watches movies every weekend).
🔍 Pegadinhas
Presença de “yesterday” poderia confundir com Past Perfect, mas não há referência a outra ação anterior.
“watched” pode confundir com Past Continuous se alguém ler rápido, mas não há “was/were + -ing”.
✅ Conclusão
🎯 GABARITO: B
📘 Resumo:
A frase descreve uma ação concluída em um momento específico no passado, usando o Simple Past.
Questão 26
Select the correct alternative, according to the Adjectives:
A) a red new coat.
B) a French old important song.
C) a big fat yellow cat.
D) a red French yellow bag.
💡 GABARITO C
🧩🔍 Regra básica: ordem dos adjetivos em inglês
A ordem padrão é:
1. Quantity / Number → 2. Opinion → 3. Size → 4. Age → 5. Shape → 6. Color → 7. Origin → 8. Material → 9. Purpose → Noun
Exemplo:
a beautiful big old round red French wooden table
🔍 Analisando as alternativas
(A) a red new coat ❌
Ordem correta: new (age) + red (color) + coat → a new red coat
(B) a French old important song ❌
Ordem correta: important (opinion) + old (age) + French (origin) + song → an important old French song
(C) a big fat yellow cat ✅
Ordem correta: big (size) + fat (opinion/size) + yellow (color) + cat
Segue a ordem adequada de adjetivos.
(D) a red French yellow bag ❌
Ordem correta: yellow (color) + French (origin) + bag → a yellow French bag
✅ Conclusão
🎯 GABARITO: C
📘 Resumo:
A alternativa (C) respeita a ordem natural dos adjetivos em inglês: tamanho → adjetivo descritivo → cor → substantivo.
🎯DICA DE OURO: Um jeito de memorizar é criar uma frase engraçada ou absurda, em que cada palavra comece com a letra da categoria correspondente: "Cozinha Maluca"
Quantos Ovos Sabem Amar Sanduíches Com Oleo Misturado Pra Noite
Q → Quantity / Number
O → Opinion
S → Size
A → Age
S → Shape
C → Color
O → Origin
M → Material
P → Purpose
N → Noun
Questão 27
Choose the alternative that presents the correct classification of the highlighted word:
- “I wrote to her after she called me.”
A) Adjective
B) Noun
C) Verb
D) Linking Word
💡 GABARITO D
🧩🔍 Frase em destaque:
“I wrote to her after she
Palavra em destaque: after
Função na frase: conecta duas orações (I wrote to her / she called me)
Indica tempo → mostra que uma ação aconteceu depois da outra
🔍 Possíveis classificações
Alternativa Explicação
A) Adjective ❌ Adjetivo descreve um substantivo (red, big, happy). after não descreve um substantivo.
B) Noun ❌ Substantivo nomeia algo (book, cat, happiness). after não é um substantivo aqui.
C) Verb ❌ Verbo indica ação (write, call). after não é ação.
D) Linking Word ✅ Também chamado de conjunction ou palavra de ligação. Conecta orações e indica relação temporal.
✅ Conclusão
🎯 GABARITO: D
📘 Resumo:
O termo after funciona como linking word (conjunção temporal), conectando duas ações e mostrando a sequência temporal entre elas.
Questão 28
Select the correct alternative, according to the superlative adjectives:
A) Susy is the tallest girl in her family.
B) You are the most beautifullest woman here,
C) Jorge is the small man in the whole town.
D) It is the most youngest student in our school.
💡 GABARITO A
🧩Aqui está o porquê:
Superlativos corretos em inglês:
Para adjetivos curtos (geralmente com 1 ou 2 sílabas), usamos -est:
tall → tallest ✅
small → smallest ✅
Para adjetivos longos (geralmente com 3 ou mais sílabas), usamos most + adjetivo:
beautiful → most beautiful ✅
young → youngest ✅
Analisando as alternativas:
A) "tallest" ✅ correto
B) "most beautifullest" ❌ erro → não se usa most + -est
C) "small" ❌ não está no superlativo → seria smallest
D) "most youngest" ❌ erro → não se usa most + -est, seria apenas youngest
Questão 29
Which of the sentences below is not in the Present Perfect?
A) I have known John for a long time.
B) My parents have not visited Brazil four times.
C) He has been reading this book for two hours.
D) Mary has already gone.
💡 GABARITO C
🧩🔍 Frases em destaque
Alternativas:
A) I have known John for a long time. ✅
Estrutura: have + past participle → have known
Tempo: Present Perfect
Uso: ação que começou no passado e continua até agora
B) My parents have not visited Brazil four times. ✅
Estrutura: have + past participle → have visited
Tempo: Present Perfect
Uso: experiência de vida / repetição até o presente
C) He has been reading this book for two hours. ❌
Estrutura: has been + verb-ing → has been reading
Tempo: Present Perfect Continuous, não o Present Perfect simples
Uso: ação que começou no passado e ainda está em andamento
D) Mary has already gone. ✅
Estrutura: has + past participle → has gone
Tempo: Present Perfect
Uso: ação concluída com relevância no presente
🔍 Pegadinha
Muitos confundem Present Perfect Simple com Present Perfect Continuous, porque ambos usam have/has.
Present Perfect Simple: have/has + past participle → foco no resultado
Present Perfect Continuous: have/has + been + verb-ing → foco na duração/atividade em progresso
✅ Conclusão
🎯 GABARITO: C
📘 Resumo:
A frase (C) está no Present Perfect Continuous, não no Present Perfect simples.
Questão 30
Complete the sentence below:
The modal verb used to give advice is:
A) should
B) can
C) could
D) must
💡 GABARITO A
🧩🔍 Frase em destaque:
The modal verb used to give advice is: ___
Queremos um modal que sugira ou recomende uma ação sem obrigar.
🔍 Analisando as alternativas
Alternativa Função Comentário
A) should ✅ Dar conselho / sugestão Ex.: You should study more for the test.
B) can ❌ Expressar habilidade / possibilidade Ex.: I can swim. Não dá conselho.
C) could ❌ Expressar possibilidade / habilidade no passado / pedido educado Ex.: Could you help me? Não dá conselho.
D) must ❌ Expressar obrigação / necessidade Ex.: You must wear a seatbelt. É obrigação, não conselho.
✅ Conclusão
🎯 GABARITO: A
📘 Resumo:
O modal should é usado para dar conselhos ou recomendações, enquanto os outros modais expressam habilidade, possibilidade ou obrigação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário