domingo, 18 de agosto de 2019

UNIFESP 2018 – LÍNGUA INGLESA

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

•  UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO-2018-VESTIBULAR-14/12/17.

www.vunesp.com.br

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 15 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question
 Text (1) – Tirinha | http://etxerox.blogspot.com.br |
 Text (2) – Mobile milestones: how your phone became an essential part of your life | www.theguardian.com |
 Text (3) – Tirinha | http://etxerox.blogspot.com.br |


01-A, 02-E, 03-B, 04-D, 05-A
06-E, 07-C, 08-D, 09-B, 10-A
11-A, 12-E, 13-E, 14-E, 15-E


 PROVA:

 TEXT 1Leia os quadrinhos para responder Ă s questĂ”es de 01 a 03.
👉 QuestĂŁo  31 :

Os quadrinhos tĂȘm como tema principal

(A) o uso excessivo de mĂ­dias sociais pelos adolescentes.
(B) a falta de controle dos filhos pelos pais.
(C) o compartilhamento de brinquedos e equipamentos domésticos pelas crianças.
(D) a denĂșncia do relacionamento conflituoso entre irmĂŁos adolescentes.
(E) a diferença de necessidades de comunicação entre meninos e meninas.

      ComentĂĄrios e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e nĂŁo verbais 
:
Os quadrinhos tĂȘm como tema principal
(A) o uso excessivo de mĂ­dias sociais pelos adolescentes.
(B) a falta de controle dos filhos pelos pais.
(C) o compartilhamento de brinquedos e equipamentos domésticos pelas crianças.
(D) a denĂșncia do relacionamento conflituoso entre irmĂŁos adolescentes.
(E) a diferença de necessidades de comunicação entre meninos e meninas.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
• 1Âș quadrinho:
Boy: I need to use the computer. Preciso usar o computador.
Girl: Hold on. Let me see if anyone wrote on my facebook...wall...nope. Espera! Deixa eu ver se alguĂ©m escreveu no meu facebook ... parede ... nĂŁo.
• 2Âș quadrinho:
Girl: Now let me see if anyone replied to me on twitter...Nope. Agora deixe-me ver se alguĂ©m me respondeu no twitter ... NĂŁo.
• 3Âș quadrinho:
Girl: Now let me see if anyone started following my tumblr... Agora deixe-me ver se alguĂ©m começou a seguir meu tumblr...
• 4Âș quadrinho:
Boy: Done? Pronto? 
Girl: Let me check facebook again someone __32__ someting in the last 30 seconds...nope. Deixe-me verificar o Facebook novamente alguĂ©m poderia ter escrito algo nos Ășltimos 30 segundos ... nĂŁo hĂĄ nada.
• 5Âș quadrinho:
Girl: Let me check twitter again...Now tumblr. Deixe-me checar o twitter de novo ... Agora o tumblr.
• 6Âș quadrinho:
Boy: Our sister has gone infinitely loopy. Nossa irmĂŁ entrou infinitamente em um loopy.
Girl: Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...
 IDEIA CONTEXTUAL:
1) Nos quadrinhos, inicialmente vemos um menino pedindo a irmĂŁ para usar o computador. No entanto, a menina nĂŁo cede o computador visto que ela esta percorrendo nas mĂ­dias sociais quase que infinitamente o que promove a desistĂȘncia do irmĂŁo em usar o computador.
2) No Ășltimo quadrinho, o garoto diz a menina que esta usando o computador: 'Nossa irmĂŁ entrou infinitamente em um loopy.'
3) Perceba que, segundo os quadrinhos, nĂŁo hĂĄ denĂșncia do relacionamento conflituoso entre irmĂŁos adolescentes, atĂ© porque nĂŁo houve conflito entre os irmĂŁos pelo fato da menina nĂŁo ter cedido o computador ao irmĂŁo.
4) Portanto, o tema principal dos quadrinhos Ă© o do uso excessivo de mĂ­dias sociais por parte dos adolescentes.

👉 QuestĂŁo  32 :
A lacuna numerada no quarto quadrinho deve ser preenchida por
(A) is writing.
(B) have written.
(C) used to write.
(D) might write.
(E) could have written.

      ComentĂĄrios e Gabarito    E  
TÓPICO - 
PAST MODAL = Modal Verb + HAVE + Past Participle 
:
• EXPLANATION
1) A questĂŁo Ă© sobre Past Modals, conhecimento de formas verbais, a ideia transmitida por uma forma verbal.
2) Vamos ao trecho destacado:
Boy: Done? 
Girl: Let me check facebook again someone __32__ someting in the last 30 seconds...nope.
2) Note que a irmĂŁ diz: Let me check facebook again someone __32__ someting in the last 30 seconds...nope.'.
3) No contexto, a estrutura verbal deve referir-se ao passado (in the last 30 seconds) e atĂ© o momento da fala da menina, com o objetivo de sugerir que algo deveria ou poderia ter acontecido no passado.
4) Situação típica de 'Past Modals'.
5) Os Past Modals(modal verb + have + past participle) nada mais sĂŁo do que verbos modais no passado, a função deles Ă© sugerir que algo deveria ou poderia ter acontecido no passado, mas que por algum motivo aquilo acabou nĂŁo se realizando.
6) No quadrinho, nos Ășltimos 30 segundos, alguĂ©m poderia ter escrito algo.
7) Portanto, could have written Ă© a estrutura que completa corretamente a lacuna.


👉 QuestĂŁo  33 :

The word “loopy” can be replaced, with no meaning change, by

(A) affectionate.
(B) obsessed.
(C) upbeat.
(D) selfish.
(E) spoilt.

      ComentĂĄrios e Gabarito    B  
TÓPICO - 
VOCABULÁRIO 
:
• A palavra “loopy” pode ser substituĂ­da, sem alteração de significado, por
(A) affectionate. (afetuosa, carinhosa)
(B) obsessed. (obcecada, desvairada)
(C) upbeat. (otimista, bem-humorada)
(D) selfish. (egoĂ­sta, interesseira)
(E) spoilt. (mimada, cheia de mimi)
• EXPLANATION:
1) A questĂŁo Ă© sobre vocĂĄbulos semanticamente equivalentes, relaçÔes entre as partes do texto, conhecimento lexical, adjetivos.
2) Vamos ao trecho do loopy:
- Our sister has gone infinitely loopy. Nossa irmĂŁ entrou infinitamente em um loopy.
Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr.
3) A ideia contextual aqui Ă© a seguinte: quando o menino diz que a irmĂŁ entrou em um loopy, ele estĂĄ querendo dizer que a irmĂŁzinha estava obcecada pela mĂ­dia, pois ela estĂĄ acessando infinitamente o facebook, o twitter e o tumble de forma cĂ­clica, sem fim.

TEXTOLeia o texto para responder às questÔes de 34 a 44.
Mobile milestones: how your phone became an essential part of your life
Has any device changed our lives as much, and as quickly, as the mobile phone? There are people today for whom the world of address books, street atlases and phone boxes seems very far away, lost in the mists of time. Following, there are just some of the big milestones from the past 30 years that have made almost everything we do easier, more public and very, very fast.
• The first phones arrive – and become status symbols
Few people got the chance to use the very early mobile phones. The first call was made in New York in 1973, but handsets with a network to use were not available until 1983 in the US, and 1985 in the UK. That first British mobile phone was essentially a heavy briefcase with a receiver attached by a wire. It cost £2,000 (£5,000 in today’s prices), and gave you half an hour’s chat on an overnight charge. Making a call was not something you could do subtly, but that wasn’t the point; the first handsets were there to be seen. They sent a message that you were bold and confident with new technology, that you were busy and important enough to need a mobile phone, and were rich enough to buy one.
• Text messages spawn a whole new language
The first mobiles worked with analogue signals and could only make phone calls, but the digital ones that followed in the early 1990s could send SMS messages as well. After the first message was sent on 3 December 1992, texting took off like a rocket, even though it was still a pretty cumbersome procedure. Handsets with predictive text would make things easier, but in the 1990s you could save a lot of time by removing all excess letters from a message, often the vowels, and so txtspk ws brn. Today the average mobile phone sends more than 100 texts per month.
• Phones turn us all into photographers...
There seemed to be no good reason for the first camera phones, which began to appear in 2002, with resolutions of about 0.3 megapixels. They took grainy, blurry pictures on postage stamp-sized screens, and even these filled the phone’s memory in no time. Gradually, though, as the quality improved, the uses followed. As well as the usual photos of friends and family, they were handy for “saving” pieces of paper, and in pubs you could take a picture of the specials board and take it back to your table. Modern camera phones have changed beyond recognition in the past 20 years. The new mobile phones boast the highest resolution dual camera on a smartphone: a 16-megapixel camera and a 20-megapixel camera side-by-side. The dual camera allows users to focus on their subjects, while blurring out the background, producing professional-looking portraits.
• …and we turn ourselves into celebrities
Twenty years ago people would have thought you a little strange if you took flattering photos of yourself and your lifestyle and then distributed them to your friends – let alone to members of the public. If you used printed photographs rather than a smartphone app, they would still think so today. Yet sharing our lives on social media is now the norm, not the exception – and it was the camera phone that made it all possible. Now, some phones come with an enormous 64GB of memory, so you can capture, share and store an almost countless number of videos and pictures – well, certainly enough to keep up with the Kardashians.
(www.theguardian.com, 07.07.2017. Adaptado.)
👉 QuestĂŁo  34 
De acordo com o texto, um dos aspectos positivos dos telefones celulares Ă© que eles
(A) estimularam o narcisismo das pessoas por meio da propagação de suas imagens.
(B) sĂŁo usados cada vez mais no Ăąmbito profissional que no pessoal.
(C) se tornaram sĂ­mbolos de poder.
(D) tornaram mais rĂĄpida grande parte das nossas atividades.
(E) desenvolveram a criatividade linguĂ­stica e o senso artĂ­stico das pessoas.
👍 ComentĂĄrios e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto, um dos aspectos positivos dos telefones celulares Ă© que eles
*Alternativa (A): estimularam o narcisismo das pessoas por meio da propagação de suas imagens.
*Alternativa (B): sĂŁo usados cada vez mais no Ăąmbito profissional que no pessoal.
*Alternativa (C): se tornaram sĂ­mbolos de poder.
*Alternativa (D): tornaram mais rĂĄpida grande parte das nossas atividades.
*Alternativa (E): desenvolveram a criatividade linguĂ­stica e o senso artĂ­stico das pessoas.
👉 QuestĂŁo  35 
No texto, um dos exemplos da expressĂŁo “big milestones” (1o parĂĄgrafo) Ă©
(A) a incorporação de cùmeras fotogråficas ao telefone celular.
(B) a atual irrelevĂąncia de mapas de ruas, sejam eles impressos ou virtuais.
(C) o alto preço dos telefones celulares.
(D) a criação de uma nova linguagem internacional para enviar mensagens por celular.
(E) o hĂĄbito de imprimir as imagens geradas por celular.
👍 ComentĂĄrios e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
No texto, um dos exemplos da expressĂŁo “big milestones” (1o parĂĄgrafo) Ă©
*Alternativa (A): a incorporação de cĂąmeras fotogrĂĄficas ao telefone celular.
*Alternativa (B): a atual irrelevĂąncia de mapas de ruas, sejam eles impressos ou virtuais.
*Alternativa (C): o alto preço dos telefones celulares.
*Alternativa (D): a criação de uma nova linguagem internacional para enviar mensagens por celular.
*Alternativa (E): o hĂĄbito de imprimir as imagens geradas por celular.
👉 QuestĂŁo  36 
The mobile phones connected to a network were first accessible
(A) on 3 December 1992.
(B) in the 70’s.
(C) in 2002.
(D) in the 90’s.
(E) in the 80’s.
👍 ComentĂĄrios e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os telefones celulares conectados a uma rede foram acessados pela primeira vez...
*Alternativa (A): on 3 December 1992.
*Alternativa (B): in the 70’s.
*Alternativa (C): in 2002.
*Alternativa (D): in the 90’s.
*Alternativa (E): in the 80’s.
👉 QuestĂŁo  37 
According to the third paragraph, people started to shorten words when writing messages by mobile phone because
(A) SMS became increasingly popular.
(B) each person usually sends an average of 100 messages.
(C) texting was a clumsy and slow process.
(D) analogue signals made the writing process too slow.
(E) predictive text was fast as a rocket.
👍 ComentĂĄrios e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o terceiro parågrafo, as pessoas começaram a encurtar palavras ao escrever mensagens pelo celular porque
*Alternativa (A): SMS tornou-se cada vez mais popular.
*Alternativa (B): cada pessoa geralmente envia uma mĂ©dia de 100 mensagens.
*Alternativa (C): mensagens de texto eram um processo desajeitado e lento.
*Alternativa (D): sinais analĂłgicos tornaram o processo de gravação muito lento.
*Alternativa (E): o texto preditivo foi rĂĄpido como um foguete.
👉 QuestĂŁo  38 
No trecho do terceiro parĂĄgrafo “by removing all excess letters from a message, often the vowels, and so txtspk ws brn”, o termo em destaque indica ideia de
(A) concordĂąncia.
(B) exemplificação.
(C) condição.
(D) decorrĂȘncia.
(E) resumo.
👍 ComentĂĄrios e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): concordĂąncia.
*Alternativa (B): exemplificação.
*Alternativa (C): condição.
*Alternativa (D): decorrĂȘncia.
*Alternativa (E): resumo.
👉 QuestĂŁo  39 
According to the fourth paragraph,
(A) side-by-side dual cameras can only be used professionally.
(B) camera phones appeared to be pointless at the beginning.
(C) initial blurry pictures may be considered creative photography nowadays.
(D) the amount of megapixels does not ensure the production of good portraits.
(E) it took 20 years for the first camera phone to be engineered.
👍 ComentĂĄrios e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o quarto parĂĄgrafo,
*Alternativa (A): cĂąmeras duplas lado a lado sĂł podem ser usadas profissionalmente.
*Alternativa (B): telefones com cĂąmera parecia ser inĂștil no inĂ­cio.
*Alternativa (C): fotos embaçadas iniciais podem ser consideradas fotografia criativa hoje em dia.
*Alternativa (D): a quantidade de megapixels nĂŁo garante a produção de bons retratos.
*Alternativa (E): levou 20 anos para o primeiro telefone com cĂąmera ser projetado.
👉 QuestĂŁo  40 
No trecho do quarto parĂĄgrafo “and even these filled the phone’s memory”, o termo em destaque se refere a
(A) grainy, blurry pictures.
(B) postage stamp-sized screens.
(C) phone’s memory.
(D) camera phones.
(E) resolutions of about 0.3 megapixels.
👍 ComentĂĄrios e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): grainy, blurry pictures.
*Alternativa (B): postage stamp-sized screens.
*Alternativa (C): phone’s memory.
*Alternativa (D): camera phones.
*Alternativa (E): resolutions of about 0.3 megapixels.
👉 QuestĂŁo  41 :
No trecho do quarto parĂĄgrafo “filled the phone’s memory in no time”, a expressĂŁo em destaque equivale, em portuguĂȘs, a
(A) instantaneamente.
(B) nunca.
(C) de modo precipitado.
(D) de vez em quando.
(E) lentamente.
👍 ComentĂĄrios e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) instantaneamente.
(B) nunca.
(C) de modo precipitado.
(D) de vez em quando.
(E) lentamente.
👉 QuestĂŁo  42 :
No trecho do quarto parĂĄgrafo “The dual camera allows users to focus on their subjects, while blurring out the background”, o termo em destaque indica ideia de
(A) alternĂąncia.
(B) semelhança.
(C) comparação.
(D) previsĂŁo.
(E) simultaneidade.
👍 ComentĂĄrios e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): alternĂąncia.
*Alternativa (B): semelhança.
*Alternativa (C): comparação.
*Alternativa (D): previsĂŁo.
*Alternativa (E): simultaneidade.
👉 QuestĂŁo  43 :
De acordo com as informaçÔes do quinto parågrafo,
(A) mesmo com a grande capacidade de armazenamento dos celulares modernos, as pessoas ainda imprimem muitas fotos.
(B) grande parte das pessoas ainda considera que a divulgação de “selfies” nĂŁo Ă© de bom tom.
(C) desconhecidos podem fazer mau uso das fotos publicadas em mĂ­dias sociais.
(D) os jovens desejam se transformar em celebridades, como ocorreu com a famĂ­lia Kardashian.
(E) houve uma grande mudança de comportamento em relação Ă  divulgação pĂșblica de fotos nos Ășltimos 20 anos.
👍 ComentĂĄrios e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): mesmo com a grande capacidade de armazenamento dos celulares modernos, as pessoas ainda imprimem muitas fotos.
*Alternativa (B): grande parte das pessoas ainda considera que a divulgação de “selfies” nĂŁo Ă© de bom tom.
*Alternativa (C): desconhecidos podem fazer mau uso das fotos publicadas em mĂ­dias sociais.
*Alternativa (D): os jovens desejam se transformar em celebridades, como ocorreu com a famĂ­lia Kardashian.
*Alternativa (E): houve uma grande mudança de comportamento em relação Ă  divulgação pĂșblica de fotos nos Ășltimos 20 anos.
👉 QuestĂŁo  44 :
No trecho do quinto parågrafo "they would still think so today", o termo em destaque se refere ao fato de as pessoas considerarem que alguém
(A) não tem noção de privacidade.
(B) respeita as normas sociais.
(C) busca apreciação.
(D) gosta de se exibir.
(E) Ă© um pouco esquisito.
👍 ComentĂĄrios e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): nĂŁo tem noção de privacidade.
*Alternativa (B): respeita as normas sociais.
*Alternativa (C): busca apreciação.
*Alternativa (D): gosta de se exibir.
*Alternativa (E): Ă© um pouco esquisito.
 CARTOONExamine a tira.
👉 QuestĂŁo  45 :

A tira evidencia que


(A) as duas mulheres desaprovam o comportamento de Jim.
(B) as duas mulheres preferem conversar pessoalmente a usar mĂ­dias sociais.
(C) a mulher de roupa vermelha desaprova o fato de a mulher de roupa verde ainda nĂŁo ter conversado com Jim.
(D) a mulher de roupa vermelha ficou triste com a separação do casal.
(E) a mulher de roupa verde tentou usar uma mĂ­dia social para resolver seu relacionamento afetivo.

      ComentĂĄrios e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e nĂŁo verbais 
:
A tira evidencia que
(A) as duas mulheres desaprovam o comportamento de Jim.
(B) as duas mulheres preferem conversar pessoalmente a usar mĂ­dias sociais.
(C) a mulher de roupa vermelha desaprova o fato de a mulher de roupa verde ainda nĂŁo ter conversado com Jim.
(D) a mulher de roupa vermelha ficou triste com a separação do casal.
(E) a mulher de roupa verde tentou usar uma mĂ­dia social para resolver seu relacionamento afetivo.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
MULHER DE VERDE: I've broken up with Jim. Eu terminei com Jim.
MULHER DE VERMELHO: Really? How could he cope with it? SĂ©rio?! Como ele poderia lidar com isso?
MULHER DE VERDE: He doesn't know it yet. Twitter is down. Ele ainda nĂŁo sabe. O Twitter estĂĄ fora do ar.
• EXPLANATION:
1) Note que a mulher de roupa verde usou o twitter para terminar o relacionamento dela com o Jim e este ainda nĂŁo cinte desta situação porque o Twitter estĂĄ fora do ar, ou seja, estĂĄ sem funcionamento. Coitado do Jim, kkk.
2) Perceba tambĂ©m que o Jim nĂŁo Ă© um cara tĂŁo ruim assim porque a mulher de roupa vermelha ao perguntar "Really? How could he cope with it?", hĂĄ uma certa preocupação dela com o Jim, enfim, para ela o Jim Ă© um cara legal e agora, como ele poderia lidar com isso?
3) O fato dmulher (roupa verde) terminar o relacionamento no twitter, infere-se que ela prefere usar mĂ­dias sociais a conversar pessoalmente.
4) Na tirinha, nĂŁo foi mencionado o motivo do rompimento da mulher de roupa verde e o Jim. Sabe-se apenas que o tĂ©rmino foi via twitter. Portanto nĂŁo tem como saber contextualmente se a mulher de roupa vermelha desaprova o fato de a mulher de roupa verde ainda nĂŁo ter conversado com Jim.
5) Contextualmente a mulher de roupa vermelha ficou surpresa( Really?) com a noticia do rompimento e a outra pergunta How could he cope with it? evidencia uma certa preocupação dela com o Jim, ou seja, ela nĂŁo ficou triste ou feliz apenas manifestou o seu interesse no estado emocional do Jim.