📝QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA
🔹20 Multiple Choice Questions | FOUR-Option Question |
❑ TEXTO – Questions 21 to 23 must be answered based on the following text.
A PERFECT FAMILY HOLIDAY“Um Feriado Familiar Perfeito”
Elveden Parcs is the perfect family holiday. (Elveden Parcs é o feriado em família perfeito.)🔹"Elveden Parcs" → nome próprio de um resort ou parque de férias.
There are four of them in England and you can do almost anything you want there. (Existem quatro deles na Inglaterra, e você pode fazer quase tudo o que quiser lá.)🔹"do anything you want" [Collocation] → fazer o que quiser.
If it´s exercise you want, you can go walking or cycling through the forest.(Se o que você quer é se exercitar, você pode caminhar ou pedalar pela floresta.)🔹"go walking" [Collocation] → ir caminhar🔹"go cycling" [Collocation] → ir pedalar / andar de bicicleta🔹"through the forest" [Collocation] → pela floresta / através da floresta.🔹Uso de inversão enfática: “If it’s exercise you want” enfatiza exercise.
There are also adventure sports like windsurfing. (Também há esportes de aventura, como windsurf.)🔹"adventure sports" [Collocation] → esportes de aventura (combinação fixa para atividades radicais ou emocionantes)🔹like [sport] [Collocation] → como [esporte] (comparação/exemplificação)
If you are a team player, you can play basketball, tennis, or football. (Se você é uma pessoa que gosta de trabalhar em equipe, pode jogar basquete, tênis ou futebol.)🔹"team player" [Collocation] → jogador de equipe / pessoa que trabalha bem em grupo (expressão idiomática/fixa)🔹play [sport] [Collocation] → jogar [esporte] (combinação muito comum com nomes de esportes)
But if you prefer a quieter life, you can do Tai Chi or yoga in the gym, or go swimming in the numerous swimming pools. (Mas se você prefere uma vida mais tranquila, pode praticar Tai Chi ou ioga na academia, ou nadar nas várias piscinas.)🔹But if → “Mas se” (condicional contrastante)🔹do Tai Chi / do yoga [Collocation] → “praticar Tai Chi / yoga” (expressão fixa com “do” + nome da atividade)🔹"go swimming" [Collocation, Phrasal Verb] → “ir nadar / nadar” (phrasal verb com “go” + gerúndio para atividades de lazer). Usado para hobbies e esportes)🔹"numerous swimming pools" [Collocation] → “várias piscinas” (adjetivo + substantivo, expressão de quantidade)
And if you do not like doing exercise at all, you can learn to paint in the art class or just sit in the cafe and relax. (E se você não gosta de se exercitar de jeito nenhum, pode aprender a pintar na aula de arte ou simplesmente sentar-se no café e relaxar.)🔹"And if" → “E se” (condicional adicionando uma alternativa)🔹"at all" → reforça total negação (ênfase: “de jeito nenhum”)🔹"doing exercise" [Collocation] → praticar exercício físico (expressão comum em inglês)🔹"learn to paint" [Collocation] → aprender a pintar (verbo + infinitivo + verbo de ação artística)🔹"art class" [Collocation] → aula de arte (substantivo composto)🔹"sit in the cafe" [Collocation] → sentar-se no café (expressão natural para lazer)
Elveden Parcs is not only for adults; children enjoy it as much as their parents. (Elveden Parcs não é apenas para adultos; as crianças se divertem tanto quanto seus pais.)🔹"not only … but also …" → estrutura correlativa muito comum (aqui abrevia-se: só “not only”)🔹"enjoy it" → expressa satisfação ou diversão (verbo + pronome)🔹"as much as" → expressão de comparação de igualdade (quantidade, intensidade, frequência)
Mothers and fathers can relax in the sauna or play golf, while babies and small children play with their friends in the Time Out clubs. (Mães e pais podem relaxar na sauna ou jogar golfe, enquanto bebês e crianças pequenas brincam com seus amigos nos clubes Time Out.)🔹"play golf "[Collocation] → “jogar golfe” (atividade esportiva)🔹"play with their friends" [Collocation] → “brincar com os amigos” (atividade social/comportamento de crianças)🔹"Time Out clubs" [Collocation] → nome próprio de local, usado como collocation fixo para clubes infantis🔹"play with" → phrasal verb (verbo + preposição) que significa “interagir/brincar com alguém”
There is something for everyone at Elveden Parcs. (Há algo para todos no Elveden Parcs.)🔹"something for everyone" [Collocation] → expressão fixa que significa “algo para todos / para todo tipo de pessoa”.
21. The interrogative form of the sentence “There is something
for everyone at Elveden Parcs” (lines 8-9) is: (A) Is there something for everyone at Elveden Parcs? (B) Is there anything for everyone at Elveden Parcs? (C) Do there is something for everyone at Elveden Parcs? (D) Is there nothing for everyone at Elveden Parcs? 💡 GABARITO B 🧩 Frase original:“There is something for everyone at Elveden Parcs.”Queremos a forma interrogativa correta.🔍 Análise gramatical:Estrutura da frase: There is + somethingPara transformar em pergunta, usamos:Is there + [something/anything] + complement?Diferença entre something e anything em perguntas:Em afirmações: something → “There is something for everyone.” ✅Em perguntas: usamos geralmente anything → “Is there anything for everyone?” ✅Portanto, a pergunta correta é:Is there anything for everyone at Elveden Parcs?💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌Is there something for everyone at Elveden Parcs?Pegadinha: parece correta, mas em perguntas geralmente usamos “anything”, não “something”.🅑 ✅Is there anything for everyone at Elveden Parcs?Estrutura interrogativa correta.Uso adequado de anything em perguntas.🅒 ❌Do there is something for everyone at Elveden Parcs?Pegadinha: confunde o aluno com o auxiliar do, que não é usado com there is/there are.There is já é o verbo principal.🅓 ❌Is there nothing for everyone at Elveden Parcs?Pegadinha: muda completamente o sentido da frase → negação.Não corresponde à ideia original.
22. Choose the correct alternative. (A) There is only one Elveden Parc in England. (B) Elveden Parcs is not only for children. (C) Elveden Parcs is only good if you like sport.
(D) You can go shopping at Elveden Parcs. 💡 GABARITO B 🧩 Texto base:“Elveden Parcs is not only for adults; children enjoy it as much as their parents.”A questão pede a alternativa correta de acordo com o texto.🔍 Análise das alternativas:🅐 ❌There is only one Elveden Parc in England.Pegadinha: o texto diz:“There are four of them in England”Logo, não é apenas um.🅑 ✅Elveden Parcs is not only for children.O texto afirma:“Elveden Parcs is not only for adults; children enjoy it as much as their parents.”Isso implica que é para todos, adultos e crianças.🅒 ❌Elveden Parcs is only good if you like sport.Pegadinha: o texto menciona esportes, mas também atividades para quem prefere uma vida mais tranquila, como Tai Chi, yoga, pintura ou relaxar no café.Portanto, não depende apenas de gostar de esportes.🅓 ❌You can go shopping at Elveden Parcs.Pegadinha: não há menção a shopping no texto.Alternativa inventada para confundir candidatos.
23. The pronoun “them” (line 1) refers to: (A) Family. (B) Holiday. (C) Elveden Parcs. (D) England. 💡 GABARITO C 🧩 Trecho do texto:“There are four of them in England…”A questão pede a que “them” se refere.🔍 Análise do pronome “them”:O pronome “them” substitui um substantivo plural mencionado anteriormente.O texto diz:“Elveden Parcs is the perfect family holiday. There are four of them in England…”Logo, “them” = Elveden Parcs (plural, quatro parques).💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌FamilyPegadinha: o texto começa falando de “family holiday”, mas family não é plural nem faz sentido de “quatro deles”.🅑 ❌HolidayPegadinha: “holiday” é singular e abstrato; o texto fala de quatro coisas concretas → “four of them”.🅒 ✅Elveden ParcsPlural, concreto, e faz referência direta: “There are four of them in England.”“Them” = os quatro parques da rede Elveden Parcs.🅓 ❌EnglandPegadinha: confunde localização com objeto; England é o lugar, não o que existe em quatro unidades.
24. Check the alternative that presents the tense of the
sentence below: - “Camila has been studying a lot recently.”
(A) Present Continuous. (B) Past Continuous. (C) Present Perfect. (D) Present Perfect Continuous. 💡 GABARITO D 🧩 Frase:“Camila has been studying a lot recently.”🔍 Análise gramatical:Estrutura: has + been + -ingIsso indica Present Perfect Continuous (Presente Perfeito Contínuo).Uso do Present Perfect Continuous:Enfatiza a duração de uma ação que começou no passado e continua até o presente, ouDestaca uma ação recente com resultados no presente.A expressão “recently” indica que a ação ocorreu nos últimos tempos, reforçando o uso do Present Perfect Continuous.💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌Present ContinuousEstrutura: is/are + -ing → “Camila is studying”Pegadinha: confunde ação presente em andamento com ação que começou no passado e continua até agora.🅑 ❌Past ContinuousEstrutura: was/were + -ing → “Camila was studying”Pegadinha: confunde ação passada em andamento com ação iniciada no passado e ainda relevante.🅒 ❌Present PerfectEstrutura: has/have + past participle → “Camila has studied”Pegadinha: Present Perfect simples indica resultado ou experiência, não enfatiza duração.🅓 ✅Present Perfect ContinuousEstrutura: has/have + been + -ing → “has been studying”Funciona para:Duração → “She has been studying for hours.”Ação recente → “Camila has been studying a lot recently.”
25. Choose the correct word from options A, B, C or D to
complete the sentence. - The flight from Russia to France is usually
____________________ the flight from Italy to Mexico.
(A) more cheap than. (B) cheaper than. (C) cheap than. (D) more cheaper than. 💡 GABARITO B 🧩 Frase:“The flight from Russia to France is usually ____________________ the flight from Italy to Mexico.”Queremos o comparativo de superioridade do adjetivo cheap.🔍 Regra de comparativo em inglês:Adjetivos curtos (uma sílaba) → adiciona-se -er + thancheap → cheaper than ✅Adjetivos longos (duas sílabas ou mais) → usa-se more + adjetivo + thanexpensive → more expensive than ✅💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌more cheap thanPegadinha: erro comum de tradução literal do português (mais barato → more cheap).Com adjetivos curtos, não se usa “more”.🅑 ✅cheaper thanComparativo correto de cheap: cheaper than.Frase completa:“The flight from Russia to France is usually cheaper than the flight from Italy to Mexico.” ✅🅒 ❌cheap thanPegadinha: falta do sufixo -er, que forma o comparativo.🅓 ❌more cheaper thanPegadinha: duplicação do comparativo (more + -er) → erro gramatical clássico.
❑ INSTRUÇÃO – For questions 26 to 29 choose the correct alternative to
complete the sentences.
26. Steven doesn't need a new hat, but he ________ a new
coat. (A) need. (B) does need. (C) is needs. (D) needs. 💡 GABARITO D 🧩 Frase:“Steven doesn't need a new hat, but he ________ a new coat.”🔍 Análise gramatical:O sujeito é he → 3ª pessoa do singular.O verbo é need no presente simples.Regra do presente simples:3ª pessoa do singular → adiciona -s ao verbo.✅ Portanto, correto: he needs a new coat💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌needPegadinha: falta o -s da 3ª pessoa do singular no presente simples.🅑 ❌does needPegadinha: “does need” é enfase e precisa ser usado na forma afirmativa apenas quando se quer reforçar, mas em frases comuns sem ênfase não é natural.Exemplo correto de ênfase: He does need a new coat!Aqui, a frase é informativa, então o uso normal é needs.🅒 ❌is needsPegadinha: mistura incorreta de verbo “to be” + verbo principal.Forma gramaticalmente errada.🅓 ✅needsPresente simples, 3ª pessoa do singular.Frase completa:“Steven doesn't need a new hat, but he needs a new coat.”
27. I went to the mall on Friday. I needed to buy ________ for
my sister. (A) anything. (B) something. (C) everything. (D) somewhere. 💡 GABARITO B 🧩 Frase:“I went to the mall on Friday. I needed to buy ________ for my sister.”🔍 Análise gramatical:O verbo needed indica necessidade ou intenção.Em inglês, quando usamos afirmações com necessidade de algo, usamos:something → algo, alguma coisa (positivo)anything → algo/alguém em frases negativas ou interrogativaseverything → tudosomewhere → algum lugar💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌anything❌ ErradaPegadinha: “anything” é usado geralmente em frases negativas ou perguntas:I didn’t buy anything. Did you buy anything? 🅑 ✅somethingFrase afirmativa com necessidade positiva → usamos something.Frase completa:“I needed to buy something for my sister.”🅒 ❌everythingPegadinha: “everything” significa tudo, mas o contexto não indica que precisava comprar tudo para a irmã.🅓 ❌somewherePegadinha: “somewhere” significa algum lugar, não faz sentido neste contexto de objeto.
28. While the students _________ for the test, the teachers
__________. (A) was studying / were playing. (B) were playing the piano / was reading. (C) were doing the exercises / were reading. (D) were saying the words / is talking to them. 💡 GABARITO C 🧩 Frase:“While the students _________ for the test, the teachers __________.”🔍 Análise gramatical:O marcador “while” indica ações simultâneas no passado → usa-se Past Continuous.Estrutura do Past Continuous: was/were + -ingSujeito 1: the students → plural → were + -ingSujeito 2: the teachers → plural → were + -ing💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌was studying / were playingwas studying → errado, porque students = plural → deveria ser were studying.were playing → correto para teachers, mas o erro do sujeito dos students invalida a alternativa.🅑 ❌were playing the piano / was readingwere playing the piano → students (plural) → correto, mas contexto não corresponde (não era sobre tocar piano).was reading → teachers (plural) → errado → deveria ser were reading.🅒 ✅were doing the exercises / were readingstudents were doing the exercises → plural, Past Continuous teachers were reading → plural, Past Continuous Contexto: estudantes se preparando para a prova e professores lendo simultaneamente → faz sentido.🅓 ❌were saying the words / is talking to themwere saying the words → students (plural) → okis talking to them → teachers → verbo no presente, mas precisa estar no passado → erro de tempo verbal
29. “When I _________ Julia this morning, she ____________
Macbeth.” (A) was meeting – read. (B) met – was reading. (C) was met – read. (D) was meeting – was reading. 💡 GABARITO B 🧩 Frase:“When I _________ Julia this morning, she ____________ Macbeth.”🔍 Análise gramatical:A frase usa “when” → indica uma ação pontual no passado (I met Julia) que ocorreu enquanto outra ação estava em andamento (she was reading).Estrutura correta:Ação curta/pontual → Simple Past → metAção em progresso → Past Continuous → was readingPortanto:“When I met Julia this morning, she was reading Macbeth.” ✅💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌was meeting – readwas meeting → Past Continuous → não se usa para ação pontual.read → Simple Past → não indica ação em progresso, contexto errado.🅑 ✅met – was readingmet → Simple Past → ação pontual (encontro)was reading → Past Continuous → ação em andamento (leitura)Combinação perfeita para o contexto.🅒 ❌was met – readwas met → forma passiva, incorreta para a frase.read → Simple Past → não expressa a ação em progresso.🅓 ❌was meeting – was readingwas meeting → Past Continuous → não se usa para ação pontual.was reading → correto para ação em progresso, mas a primeira parte está errada.
❑ INSTRUÇÃO – For questions 30 to 33 choose the correct answer.
30. Before she ___________ to work, Mr. Wilson ____________
breakfast with his brother. (A) had / drove. (B) drive / has. (C) drove / had had. (D) drive / has had. 💡 GABARITO C 🧩 Frase:“Before she ___________ to work, Mr. Wilson ____________ breakfast with his brother.”🔍 Análise gramatical:O marcador “before” indica que uma ação aconteceu antes da outra no passado.Para sequências de ações no passado:Past Perfect → ação que ocorreu antes de outra ação no passadoSimple Past → ação que ocorreu depois ou simultaneamenteAplicando:“Mr. Wilson had had breakfast” → Past Perfect, ocorreu antes dela ir trabalhar“she drove to work” → Simple Past, ocorreu depoisFrase completa:“Before she drove to work, Mr. Wilson had had breakfast with his brother.” ✅💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌had / droveOrdem dos tempos invertida: had → primeira ação, drove → segunda ação → gramaticalmente confuso e incompleto.Não indica corretamente quem fez o quê primeiro.🅑 ❌drive / hasdrive → verbo no presente, incorreto no contexto passadohas → Present Perfect, não combina com ação passada concluída.🅒 ✅drove / had haddrove → Simple Past → ação posteriorhad had → Past Perfect → ação anteriorCombinação correta para sequência temporal no passado.🅓 ❌drive / has haddrive → presente, incorretohas had → Present Perfect, não combina com contexto passado específico
31. He is good at basketball but he _____ want to play now. (A) isn't. (B) wasn't. (C) doesn't. (D) don't. 💡 GABARITO C 🧩 Frase:“He is good at basketball but he _____ want to play now.”🔍 Análise gramatical:O verbo want está no presente simples.Sujeito: he → 3ª pessoa do singularRegra do presente simples para negativa:Usamos does not (doesn’t) + verbo base → he doesn’t wantPortanto, a frase completa:“He is good at basketball but he doesn’t want to play now.” ✅💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌isn'tPegadinha: confunde verbo “to be” com ação verbal.isn’t → “he is not” → não combina com “want”.🅑 ❌wasn'tPegadinha: passado do verbo “to be” → incorreto, pois a frase está no presente.🅒 ✅doesn'tSujeito 3ª pessoa do singular + verbo base → estrutura correta: he doesn’t want.🅓 ❌don'tPegadinha: “don’t” é usado com I, you, we, they, não com he/she/it.
32. Please be quiet. My grandmother ___________. (A) is slept. (B) slept. (C) sleeps. (D) is sleeping. 💡 GABARITO D 🧩 Frase:“Please be quiet. My grandmother ___________.”🔍 Análise gramatical:O contexto: pedido de silêncio → indica que a avó está fazendo algo neste momento → ação em progresso no presente.Verbo: sleepTempo verbal correto: Present Continuous → is sleepingFrase completa:“Please be quiet. My grandmother is sleeping.” ✅💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌is sleptConfunde Past Participle com Present Continuous.“is slept” não existe em inglês → incorreto.🅑 ❌sleptSimple Past → indica ação concluída, não em andamento no momento.Contexto pede ação acontecendo agora.🅒 ❌sleepsPresent Simple → rotina, hábito.Não se encaixa no contexto de “please be quiet now”.🅓 ✅is sleepingPresent Continuous → ação em progresso.Combina perfeitamente com a instrução de silêncio.
33. She didn't have to lend her son any money. He bought a
new house by __________. (A) herself. (B) himself. (C) themselves. (D) itself.💡 GABARITO B 🧩 Frase:“She didn't have to lend her son any money. He bought a new house by __________.”🔍 Análise gramatical:O sujeito da segunda frase: He → son → 3ª pessoa do singular masculinoO espaço pede um pronome reflexivo que se refira ao sujeito:himself → para “he”herself → para “she”themselves → para plural (they)itself → para objetos ou animaisFrase completa:“She didn't have to lend her son any money. He bought a new house by himself.” ✅Significado: ele mesmo, sem ajuda de ninguém💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌herselfRefere-se a “she” → não combina com o sujeito masculino “he”.🅑 ✅himselfReflete corretamente o sujeito masculino singular.🅒 ❌themselvesRefere-se a plural → não combina com “he” singular.🅓 ❌itselfRefere-se a objetos ou animais → não combina com pessoa.
34. The communicative approach, also called communicative
language teaching (CLT), is an approach to foreign or second
language teaching which highlights that the aim of language
teaching is to achieve ____________________________, so as
to enable learners to communicate effectively in the target
language. The expression that completes the paragraph above correctly is: (A) translation skills. (B) native-like fluency. (C) communicative competence. (D) linguistic competence. 💡 GABARITO C 🧩 Frase:“The communicative approach, also called communicative language teaching (CLT), is an approach to foreign or second language teaching which highlights that the aim of language teaching is to achieve ____________________________, so as to enable learners to communicate effectively in the target language.”🔍 Análise gramatical e conceitual:O Communicative Language Teaching (CLT) foca em habilidade real de comunicação, não apenas em regras gramaticais ou tradução literal.Termos importantes:Communicative competence → competência comunicativa → capacidade de usar a língua de forma eficaz em contextos reais ✅Linguistic competence → conhecimento gramatical e vocabulário → apenas parte da competência comunicativaTranslation skills → habilidade de traduzir → não é o foco do CLTNative-like fluency → fluência como nativo → não é objetivo imediato do CLTFrase completa:“…the aim of language teaching is to achieve communicative competence, so as to enable learners to communicate effectively in the target language.” ✅💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌translation skillsPegadinha: tradução literal → CLT não foca em traduzir.🅑 ❌native-like fluencyPegadinha: confunde fluência nativa com objetivo de comunicação funcional.🅒 ✅communicative competenceReflete exatamente o conceito central do CLT.🅓 ❌linguistic competencePegadinha: só conhecimento gramatical, não garante comunicação efetiva.
35. The correct form of the verb to be to complete the sentence
“Your skirt _______ dirty at the party yesterday” is: (A) was. (B) were. (C) is. (D) are. 💡 GABARITO A 🧩 Frase:“Your skirt _______ dirty at the party yesterday.”🔍 Análise gramatical:O sujeito: Your skirt → singularMarcador de tempo: yesterday → passadoVerbo: to be → no passado, singular → wasFrase completa:“Your skirt was dirty at the party yesterday.” ✅💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ✅wasSingular + passado → combina perfeitamente com “your skirt” e “yesterday”.🅑 ❌werePlural ou singular “you” → não combina com sujeito singular “skirt”.🅒 ❌isPresente → não combina com marcador de tempo “yesterday”.🅓 ❌arePresente plural → não combina com sujeito singular nem com passado.
36. In the sentence below, put the adverb ever in the right place
then find an alternative: “Have you been to South Africa?” (A) Have you been ever to South Africa? (B) Ever you have been to South Africa? (C) Have you ever been to South Africa? (D) Have ever you been to South Africa? 💡 GABARITO C 🧩 Frase:“Have you been to South Africa?” → colocar ever na posição correta.🔍 Regra gramatical:Em present perfect questions, o advérbio ever vai entre o auxiliar (have/has) e o sujeito, ou seja:Have + subject + ever + past participle...?Correto:“Have you ever been to South Africa?” ✅💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌Have you been ever to South Africa?Posição do advérbio after the past participle → não é natural nem gramaticalmente correta.🅑 ❌Ever you have been to South Africa?Ordem incorreta → advérbio não pode começar a pergunta em Present Perfect.🅒 ✅Have you ever been to South Africa?🗝️REGRA DE OURO: Em "present perfect questions", advérbio colocado entre auxiliar e sujeito.🅓 ❌Have ever you been to South Africa?Ordem incorreta → “ever” antes do sujeito → não gramatical.
37. Choose the alternative that contains the CORRECT words to
complete the sentence. The English language should be taught in a way that the
integration of the four skills is the key for creating a real
communicative situation. They propose the mixing of
______________ and ______________ comprehension with
_______________ and _________________ expression. (A) speaking - writing - guess - oral. (B) reading - listening - oral - written. (C) translating - listening - gesture - oral. (D) guessing - reading - hearing - written. 💡 GABARITO B 🧩 Frase:“The English language should be taught in a way that the integration of the four skills is the key for creating a real communicative situation. They propose the mixing of ______________ and ______________ comprehension with _______________ and _________________ expression.”🔍 Análise gramatical e conceitual:O contexto é ensino de línguas integrando as quatro habilidades:Reading → compreensão de leituraListening → compreensão auditivaSpeaking → expressão oralWriting → expressão escritaPortanto:“They propose the mixing of reading and listening comprehension with oral and written expression.” ✅💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌speaking - writing - guess - oralMistura expressão com compreensão, mas:guess → incorreto (não é habilidade de compreensão)Ordem e sentido errados.🅑 ✅reading - listening - oral - writtenreading → compreensão de leituralistening → compreensão auditivaoral → expressão oralwritten → expressão escritaCombina perfeitamente com as quatro habilidades.🅒 ❌translating - listening - gesture - oraltranslating → não é uma habilidade de compreensão padrãogesture → expressão não verbal → fora do contexto do ensino formal de inglês🅓 ❌guessing - reading - hearing - writtenguessing → não é habilidade formalhearing → não é termo correto para compreensão auditiva → deve ser listening
38. Complete the sentence with the CORRECT answer. Sylvia ________ home as soon as she_________ her work. (A) went / had finished. (B) went / finishes. (C) has gone / have finished. (D) had gone / ´d finished. 💡 GABARITO A 🧩 Frase:“Sylvia ________ home as soon as she_________ her work.”🔍 Análise gramatical:A frase indica uma ação no passado que ocorreu imediatamente após outra.Estrutura típica:Past Perfect → ação anterior no passado (she had finished her work)Simple Past → ação posterior no passado (Sylvia went home)Frase completa:“Sylvia went home as soon as she had finished her work.” ✅💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ✅went / had finishedPast Simple + Past Perfect → sequência correta de ações no passado.🅑 ❌went / finishesfinishes → presente simples → tempo errado (frase no passado).🅒 ❌has gone / have finishedPresent Perfect (has gone / have finished) → não combina com contexto passado específico.Além disso, have finished → não concorda com sujeito singular “she” (correto seria has finished).🅓 ❌had gone / ´d finishedInverte a ordem temporal: had gone → indica que ela foi antes de terminar o trabalho → sentido errado.
39. Substantives are the words that give name to beings, things,
spaces, feelings etc., and they can present themselves in
different tenses, genres, and numbers. Choose the CORRECT
alternative to the plural of the words below: - Mouse − Goose − Fish − Wolf
(A) Mice − Gooses − Fish – Wolfes. (B) Mice − Geese − Fishes – Wolves. (C) Mouses − Geese − Fish – Wolfes. (D) Mice − Gooses − Fishes – Wolves. 💡 GABARITO B 🧩 Palavras a serem pluralizadas:Mouse → ratoGoose → gansoFish → peixeWolf → lobo🔍 Regras de plural:Mouse → Mice (irregular) ✅Goose → Geese (irregular) ✅Fish → Fish (normalmente permanece igual; fishes é usado para espécies diferentes, mas o plural geral é fish) ✅Wolf → Wolves (substantivo terminando em -f → -ves) ✅💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌Mice − Gooses − Fish – WolfesGooses → incorreto → plural correto: geeseWolfes → incorreto → plural correto: wolves🅑 ✅Mice − Geese − Fishes – WolvesMice → corretoGeese → corretoFishes → aceito para espécies diferentesWolves → correto🅒 ❌Mouses − Geese − Fish – WolfesMouses → incorreto → plural correto: miceWolfes → incorreto → wolves🅓 ❌Mice − Gooses − Fishes – WolvesGooses → incorreto → geese
40. Identify the correct application of the modal verb
expressing obligation: - "In the highly secure laboratory,
researchers ________ wear protective gear at all times to
ensure safety."
(A) may. (B) could. (C) must. (D) should. 💡 GABARITO C 🧩 Frase:“In the highly secure laboratory, researchers ________ wear protective gear at all times to ensure safety.”🔍 Análise gramatical:O contexto indica obrigação absoluta para garantir a segurança.Modal verbs de obrigação / necessidade:must → obrigação forte / necessidade → ✅should → recomendação → fraca, não obrigatóriamay → permissão → pode ou nãocould → possibilidade / capacidade no passado ou condicionalFrase completa:“In the highly secure laboratory, researchers must wear protective gear at all times to ensure safety.” ✅💬 Alternativas e pegadinhas:🅐 ❌mayIndica permissão, não obrigação → “pode usar ou não”.🅑 ❌couldIndica possibilidade ou habilidade passada → não expressa obrigação.🅒 ✅mustExpressa obrigação absoluta, condiz com o contexto de segurança.🅓 ❌shouldExpressa recomendação, não obrigação → “deveria” é mais fraco que “must”.
❑ TEXTO – Questions 21 to 23 must be answered based on the following text.
A PERFECT FAMILY HOLIDAY
“Um Feriado Familiar Perfeito”
Elveden Parcs is the perfect family holiday.
(Elveden Parcs é o feriado em família perfeito.)
🔹"Elveden Parcs" → nome próprio de um resort ou parque de férias.
There are four of them in England and you can do almost anything you want there.
(Existem quatro deles na Inglaterra, e você pode fazer quase tudo o que quiser lá.)
🔹"do anything you want" [Collocation] → fazer o que quiser.
If it´s exercise you want, you can go walking or cycling through the forest.
(Se o que você quer é se exercitar, você pode caminhar ou pedalar pela floresta.)
🔹"go walking" [Collocation] → ir caminhar
🔹"go cycling" [Collocation] → ir pedalar / andar de bicicleta
🔹"through the forest" [Collocation] → pela floresta / através da floresta.
🔹Uso de inversão enfática: “If it’s exercise you want” enfatiza exercise.
There are also adventure sports like windsurfing.
(Também há esportes de aventura, como windsurf.)
🔹"adventure sports" [Collocation] → esportes de aventura (combinação fixa para atividades radicais ou emocionantes)
🔹like [sport] [Collocation] → como [esporte] (comparação/exemplificação)
If you are a team player, you can play basketball, tennis, or football.
(Se você é uma pessoa que gosta de trabalhar em equipe, pode jogar basquete, tênis ou futebol.)
🔹"team player" [Collocation] → jogador de equipe / pessoa que trabalha bem em grupo (expressão idiomática/fixa)
🔹play [sport] [Collocation] → jogar [esporte] (combinação muito comum com nomes de esportes)
But if you prefer a quieter life, you can do Tai Chi or yoga in the gym, or go swimming in the numerous swimming pools.
(Mas se você prefere uma vida mais tranquila, pode praticar Tai Chi ou ioga na academia, ou nadar nas várias piscinas.)
🔹But if → “Mas se” (condicional contrastante)
🔹do Tai Chi / do yoga [Collocation] → “praticar Tai Chi / yoga” (expressão fixa com “do” + nome da atividade)
🔹"go swimming" [Collocation, Phrasal Verb] → “ir nadar / nadar” (phrasal verb com “go” + gerúndio para atividades de lazer). Usado para hobbies e esportes)
🔹"numerous swimming pools" [Collocation] → “várias piscinas” (adjetivo + substantivo, expressão de quantidade)
And if you do not like doing exercise at all, you can learn to paint in the art class or just sit in the cafe and relax.
(E se você não gosta de se exercitar de jeito nenhum, pode aprender a pintar na aula de arte ou simplesmente sentar-se no café e relaxar.)
🔹"And if" → “E se” (condicional adicionando uma alternativa)
🔹"at all" → reforça total negação (ênfase: “de jeito nenhum”)
🔹"doing exercise" [Collocation] → praticar exercício físico (expressão comum em inglês)
🔹"learn to paint" [Collocation] → aprender a pintar (verbo + infinitivo + verbo de ação artística)
🔹"art class" [Collocation] → aula de arte (substantivo composto)
🔹"sit in the cafe" [Collocation] → sentar-se no café (expressão natural para lazer)
Elveden Parcs is not only for adults; children enjoy it as much as their parents.
(Elveden Parcs não é apenas para adultos; as crianças se divertem tanto quanto seus pais.)
🔹"not only … but also …" → estrutura correlativa muito comum (aqui abrevia-se: só “not only”)
🔹"enjoy it" → expressa satisfação ou diversão (verbo + pronome)
🔹"as much as" → expressão de comparação de igualdade (quantidade, intensidade, frequência)
Mothers and fathers can relax in the sauna or play golf, while babies and small children play with their friends in the Time Out clubs.
(Mães e pais podem relaxar na sauna ou jogar golfe, enquanto bebês e crianças pequenas brincam com seus amigos nos clubes Time Out.)
🔹"play golf "[Collocation] → “jogar golfe” (atividade esportiva)
🔹"play with their friends" [Collocation] → “brincar com os amigos” (atividade social/comportamento de crianças)
🔹"Time Out clubs" [Collocation] → nome próprio de local, usado como collocation fixo para clubes infantis
🔹"play with" → phrasal verb (verbo + preposição) que significa “interagir/brincar com alguém”
There is something for everyone at Elveden Parcs.
(Há algo para todos no Elveden Parcs.)
🔹"something for everyone" [Collocation] → expressão fixa que significa “algo para todos / para todo tipo de pessoa”.
21. The interrogative form of the sentence “There is something
for everyone at Elveden Parcs” (lines 8-9) is:
(A) Is there something for everyone at Elveden Parcs?
(B) Is there anything for everyone at Elveden Parcs?
(C) Do there is something for everyone at Elveden Parcs?
(D) Is there nothing for everyone at Elveden Parcs?
💡 GABARITO B
🧩 Frase original:
“There is something for everyone at Elveden Parcs.”
Queremos a forma interrogativa correta.
🔍 Análise gramatical:
Estrutura da frase: There is + something
Para transformar em pergunta, usamos:
Is there + [something/anything] + complement?
Diferença entre something e anything em perguntas:
Em afirmações: something → “There is something for everyone.” ✅
Em perguntas: usamos geralmente anything → “Is there anything for everyone?” ✅
Portanto, a pergunta correta é:
Is there anything for everyone at Elveden Parcs?
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌Is there something for everyone at Elveden Parcs?
Pegadinha: parece correta, mas em perguntas geralmente usamos “anything”, não “something”.
🅑 ✅Is there anything for everyone at Elveden Parcs?
Estrutura interrogativa correta.
Uso adequado de anything em perguntas.
🅒 ❌Do there is something for everyone at Elveden Parcs?
Pegadinha: confunde o aluno com o auxiliar do, que não é usado com there is/there are.
There is já é o verbo principal.
🅓 ❌Is there nothing for everyone at Elveden Parcs?
Pegadinha: muda completamente o sentido da frase → negação.
Não corresponde à ideia original.
22. Choose the correct alternative.
(A) There is only one Elveden Parc in England.
(B) Elveden Parcs is not only for children.
(C) Elveden Parcs is only good if you like sport.
(D) You can go shopping at Elveden Parcs.
💡 GABARITO B
🧩 Texto base:
“Elveden Parcs is not only for adults; children enjoy it as much as their parents.”
A questão pede a alternativa correta de acordo com o texto.
🔍 Análise das alternativas:
🅐 ❌There is only one Elveden Parc in England.
Pegadinha: o texto diz:
“There are four of them in England”
Logo, não é apenas um.
🅑 ✅Elveden Parcs is not only for children.
O texto afirma:
“Elveden Parcs is not only for adults; children enjoy it as much as their parents.”
Isso implica que é para todos, adultos e crianças.
🅒 ❌Elveden Parcs is only good if you like sport.
Pegadinha: o texto menciona esportes, mas também atividades para quem prefere uma vida mais tranquila, como Tai Chi, yoga, pintura ou relaxar no café.
Portanto, não depende apenas de gostar de esportes.
🅓 ❌You can go shopping at Elveden Parcs.
Pegadinha: não há menção a shopping no texto.
Alternativa inventada para confundir candidatos.
23. The pronoun “them” (line 1) refers to:
(A) Family.
(B) Holiday.
(C) Elveden Parcs.
(D) England.
💡 GABARITO C
🧩 Trecho do texto:
“There are four of them in England…”
A questão pede a que “them” se refere.
🔍 Análise do pronome “them”:
O pronome “them” substitui um substantivo plural mencionado anteriormente.
O texto diz:
“Elveden Parcs is the perfect family holiday. There are four of them in England…”
Logo, “them” = Elveden Parcs (plural, quatro parques).
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌Family
Pegadinha: o texto começa falando de “family holiday”, mas family não é plural nem faz sentido de “quatro deles”.
🅑 ❌Holiday
Pegadinha: “holiday” é singular e abstrato; o texto fala de quatro coisas concretas → “four of them”.
🅒 ✅Elveden Parcs
Plural, concreto, e faz referência direta: “There are four of them in England.”
“Them” = os quatro parques da rede Elveden Parcs.
🅓 ❌England
Pegadinha: confunde localização com objeto; England é o lugar, não o que existe em quatro unidades.
24. Check the alternative that presents the tense of the
sentence below:
- “Camila has been studying a lot recently.”
(A) Present Continuous.
(B) Past Continuous.
(C) Present Perfect.
(D) Present Perfect Continuous.
💡 GABARITO D
🧩 Frase:
“Camila has been studying a lot recently.”
🔍 Análise gramatical:
Estrutura: has + been + -ing
Isso indica Present Perfect Continuous (Presente Perfeito Contínuo).
Uso do Present Perfect Continuous:
Enfatiza a duração de uma ação que começou no passado e continua até o presente, ou
Destaca uma ação recente com resultados no presente.
A expressão “recently” indica que a ação ocorreu nos últimos tempos, reforçando o uso do Present Perfect Continuous.
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌Present Continuous
Estrutura: is/are + -ing → “Camila is studying”
Pegadinha: confunde ação presente em andamento com ação que começou no passado e continua até agora.
🅑 ❌Past Continuous
Estrutura: was/were + -ing → “Camila was studying”
Pegadinha: confunde ação passada em andamento com ação iniciada no passado e ainda relevante.
🅒 ❌Present Perfect
Estrutura: has/have + past participle → “Camila has studied”
Pegadinha: Present Perfect simples indica resultado ou experiência, não enfatiza duração.
🅓 ✅Present Perfect Continuous
Estrutura: has/have + been + -ing → “has been studying”
Funciona para:
Duração → “She has been studying for hours.”
Ação recente → “Camila has been studying a lot recently.”
25. Choose the correct word from options A, B, C or D to
complete the sentence.
- The flight from Russia to France is usually ____________________ the flight from Italy to Mexico.
(A) more cheap than.
(B) cheaper than.
(C) cheap than.
(D) more cheaper than.
💡 GABARITO B
🧩 Frase:
“The flight from Russia to France is usually ____________________ the flight from Italy to Mexico.”
Queremos o comparativo de superioridade do adjetivo cheap.
🔍 Regra de comparativo em inglês:
Adjetivos curtos (uma sílaba) → adiciona-se -er + than
cheap → cheaper than ✅
Adjetivos longos (duas sílabas ou mais) → usa-se more + adjetivo + than
expensive → more expensive than ✅
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌more cheap than
Pegadinha: erro comum de tradução literal do português (mais barato → more cheap).
Com adjetivos curtos, não se usa “more”.
🅑 ✅cheaper than
Comparativo correto de cheap: cheaper than.
Frase completa:
“The flight from Russia to France is usually cheaper than the flight from Italy to Mexico.” ✅
🅒 ❌cheap than
Pegadinha: falta do sufixo -er, que forma o comparativo.
🅓 ❌more cheaper than
Pegadinha: duplicação do comparativo (more + -er) → erro gramatical clássico.
❑ INSTRUÇÃO – For questions 26 to 29 choose the correct alternative to
complete the sentences.
26. Steven doesn't need a new hat, but he ________ a new
coat.
(A) need.
(B) does need.
(C) is needs.
(D) needs.
💡 GABARITO D
🧩 Frase:
“Steven doesn't need a new hat, but he ________ a new coat.”
🔍 Análise gramatical:
O sujeito é he → 3ª pessoa do singular.
O verbo é need no presente simples.
Regra do presente simples:
3ª pessoa do singular → adiciona -s ao verbo.
✅ Portanto, correto: he needs a new coat
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌need
Pegadinha: falta o -s da 3ª pessoa do singular no presente simples.
🅑 ❌does need
Pegadinha: “does need” é enfase e precisa ser usado na forma afirmativa apenas quando se quer reforçar, mas em frases comuns sem ênfase não é natural.
Exemplo correto de ênfase: He does need a new coat!
Aqui, a frase é informativa, então o uso normal é needs.
🅒 ❌is needs
Pegadinha: mistura incorreta de verbo “to be” + verbo principal.
Forma gramaticalmente errada.
🅓 ✅needs
Presente simples, 3ª pessoa do singular.
Frase completa:
“Steven doesn't need a new hat, but he needs a new coat.”
27. I went to the mall on Friday. I needed to buy ________ for
my sister.
(A) anything.
(B) something.
(C) everything.
(D) somewhere.
💡 GABARITO B
🧩 Frase:
“I went to the mall on Friday. I needed to buy ________ for my sister.”
🔍 Análise gramatical:
O verbo needed indica necessidade ou intenção.
Em inglês, quando usamos afirmações com necessidade de algo, usamos:
something → algo, alguma coisa (positivo)
anything → algo/alguém em frases negativas ou interrogativas
everything → tudo
somewhere → algum lugar
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌anything
❌ Errada
Pegadinha: “anything” é usado geralmente em frases negativas ou perguntas:
I didn’t buy anything.
Did you buy anything?
🅑 ✅something
Frase afirmativa com necessidade positiva → usamos something.
Frase completa:
“I needed to buy something for my sister.”
🅒 ❌everything
Pegadinha: “everything” significa tudo, mas o contexto não indica que precisava comprar tudo para a irmã.
🅓 ❌somewhere
Pegadinha: “somewhere” significa algum lugar, não faz sentido neste contexto de objeto.
28. While the students _________ for the test, the teachers
__________.
(A) was studying / were playing.
(B) were playing the piano / was reading.
(C) were doing the exercises / were reading.
(D) were saying the words / is talking to them.
💡 GABARITO C
🧩 Frase:
“While the students _________ for the test, the teachers __________.”
🔍 Análise gramatical:
O marcador “while” indica ações simultâneas no passado → usa-se Past Continuous.
Estrutura do Past Continuous: was/were + -ing
Sujeito 1: the students → plural → were + -ing
Sujeito 2: the teachers → plural → were + -ing
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌was studying / were playing
was studying → errado, porque students = plural → deveria ser were studying.
were playing → correto para teachers, mas o erro do sujeito dos students invalida a alternativa.
🅑 ❌were playing the piano / was reading
were playing the piano → students (plural) → correto, mas contexto não corresponde (não era sobre tocar piano).
was reading → teachers (plural) → errado → deveria ser were reading.
🅒 ✅were doing the exercises / were reading
students were doing the exercises → plural, Past Continuous
teachers were reading → plural, Past Continuous
Contexto: estudantes se preparando para a prova e professores lendo simultaneamente → faz sentido.
🅓 ❌were saying the words / is talking to them
were saying the words → students (plural) → ok
is talking to them → teachers → verbo no presente, mas precisa estar no passado → erro de tempo verbal
29. “When I _________ Julia this morning, she ____________
Macbeth.”
(A) was meeting – read.
(B) met – was reading.
(C) was met – read.
(D) was meeting – was reading.
💡 GABARITO B
🧩 Frase:
“When I _________ Julia this morning, she ____________ Macbeth.”
🔍 Análise gramatical:
A frase usa “when” → indica uma ação pontual no passado (I met Julia) que ocorreu enquanto outra ação estava em andamento (she was reading).
Estrutura correta:
Ação curta/pontual → Simple Past → met
Ação em progresso → Past Continuous → was reading
Portanto:
“When I met Julia this morning, she was reading Macbeth.” ✅
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌was meeting – read
was meeting → Past Continuous → não se usa para ação pontual.
read → Simple Past → não indica ação em progresso, contexto errado.
🅑 ✅met – was reading
met → Simple Past → ação pontual (encontro)
was reading → Past Continuous → ação em andamento (leitura)
Combinação perfeita para o contexto.
🅒 ❌was met – read
was met → forma passiva, incorreta para a frase.
read → Simple Past → não expressa a ação em progresso.
🅓 ❌was meeting – was reading
was meeting → Past Continuous → não se usa para ação pontual.
was reading → correto para ação em progresso, mas a primeira parte está errada.
❑ INSTRUÇÃO – For questions 30 to 33 choose the correct answer.
30. Before she ___________ to work, Mr. Wilson ____________
breakfast with his brother.
(A) had / drove.
(B) drive / has.
(C) drove / had had.
(D) drive / has had.
💡 GABARITO C
🧩 Frase:
“Before she ___________ to work, Mr. Wilson ____________ breakfast with his brother.”
🔍 Análise gramatical:
O marcador “before” indica que uma ação aconteceu antes da outra no passado.
Para sequências de ações no passado:
Past Perfect → ação que ocorreu antes de outra ação no passado
Simple Past → ação que ocorreu depois ou simultaneamente
Aplicando:
“Mr. Wilson had had breakfast” → Past Perfect, ocorreu antes dela ir trabalhar
“she drove to work” → Simple Past, ocorreu depois
Frase completa:
“Before she drove to work, Mr. Wilson had had breakfast with his brother.” ✅
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌had / drove
Ordem dos tempos invertida: had → primeira ação, drove → segunda ação → gramaticalmente confuso e incompleto.
Não indica corretamente quem fez o quê primeiro.
🅑 ❌drive / has
drive → verbo no presente, incorreto no contexto passado
has → Present Perfect, não combina com ação passada concluída.
🅒 ✅drove / had had
drove → Simple Past → ação posterior
had had → Past Perfect → ação anterior
Combinação correta para sequência temporal no passado.
🅓 ❌drive / has had
drive → presente, incorreto
has had → Present Perfect, não combina com contexto passado específico
31. He is good at basketball but he _____ want to play now.
(A) isn't.
(B) wasn't.
(C) doesn't.
(D) don't.
💡 GABARITO C
🧩 Frase:
“He is good at basketball but he _____ want to play now.”
🔍 Análise gramatical:
O verbo want está no presente simples.
Sujeito: he → 3ª pessoa do singular
Regra do presente simples para negativa:
Usamos does not (doesn’t) + verbo base → he doesn’t want
Portanto, a frase completa:
“He is good at basketball but he doesn’t want to play now.” ✅
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌isn't
Pegadinha: confunde verbo “to be” com ação verbal.
isn’t → “he is not” → não combina com “want”.
🅑 ❌wasn't
Pegadinha: passado do verbo “to be” → incorreto, pois a frase está no presente.
🅒 ✅doesn't
Sujeito 3ª pessoa do singular + verbo base → estrutura correta: he doesn’t want.
🅓 ❌don't
Pegadinha: “don’t” é usado com I, you, we, they, não com he/she/it.
32. Please be quiet. My grandmother ___________.
(A) is slept.
(B) slept.
(C) sleeps.
(D) is sleeping.
💡 GABARITO D
🧩 Frase:
“Please be quiet. My grandmother ___________.”
🔍 Análise gramatical:
O contexto: pedido de silêncio → indica que a avó está fazendo algo neste momento → ação em progresso no presente.
Verbo: sleep
Tempo verbal correto: Present Continuous → is sleeping
Frase completa:
“Please be quiet. My grandmother is sleeping.” ✅
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌is slept
Confunde Past Participle com Present Continuous.
“is slept” não existe em inglês → incorreto.
🅑 ❌slept
Simple Past → indica ação concluída, não em andamento no momento.
Contexto pede ação acontecendo agora.
🅒 ❌sleeps
Present Simple → rotina, hábito.
Não se encaixa no contexto de “please be quiet now”.
🅓 ✅is sleeping
Present Continuous → ação em progresso.
Combina perfeitamente com a instrução de silêncio.
33. She didn't have to lend her son any money. He bought a
new house by __________.
(A) herself.
(B) himself.
(C) themselves.
(D) itself.
💡 GABARITO B
🧩 Frase:
“She didn't have to lend her son any money. He bought a new house by __________.”
🔍 Análise gramatical:
O sujeito da segunda frase: He → son → 3ª pessoa do singular masculino
O espaço pede um pronome reflexivo que se refira ao sujeito:
himself → para “he”
herself → para “she”
themselves → para plural (they)
itself → para objetos ou animais
Frase completa:
“She didn't have to lend her son any money. He bought a new house by himself.” ✅
Significado: ele mesmo, sem ajuda de ninguém
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌herself
Refere-se a “she” → não combina com o sujeito masculino “he”.
🅑 ✅himself
Reflete corretamente o sujeito masculino singular.
🅒 ❌themselves
Refere-se a plural → não combina com “he” singular.
🅓 ❌itself
Refere-se a objetos ou animais → não combina com pessoa.
34. The communicative approach, also called communicative
language teaching (CLT), is an approach to foreign or second
language teaching which highlights that the aim of language
teaching is to achieve ____________________________, so as
to enable learners to communicate effectively in the target
language.
The expression that completes the paragraph above correctly is:
(A) translation skills.
(B) native-like fluency.
(C) communicative competence.
(D) linguistic competence.
💡 GABARITO C
🧩 Frase:
“The communicative approach, also called communicative language teaching (CLT), is an approach to foreign or second language teaching which highlights that the aim of language teaching is to achieve ____________________________, so as to enable learners to communicate effectively in the target language.”
🔍 Análise gramatical e conceitual:
O Communicative Language Teaching (CLT) foca em habilidade real de comunicação, não apenas em regras gramaticais ou tradução literal.
Termos importantes:
Communicative competence → competência comunicativa → capacidade de usar a língua de forma eficaz em contextos reais ✅
Linguistic competence → conhecimento gramatical e vocabulário → apenas parte da competência comunicativa
Translation skills → habilidade de traduzir → não é o foco do CLT
Native-like fluency → fluência como nativo → não é objetivo imediato do CLT
Frase completa:
“…the aim of language teaching is to achieve communicative competence, so as to enable learners to communicate effectively in the target language.” ✅
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌translation skills
Pegadinha: tradução literal → CLT não foca em traduzir.
🅑 ❌native-like fluency
Pegadinha: confunde fluência nativa com objetivo de comunicação funcional.
🅒 ✅communicative competence
Reflete exatamente o conceito central do CLT.
🅓 ❌linguistic competence
Pegadinha: só conhecimento gramatical, não garante comunicação efetiva.
35. The correct form of the verb to be to complete the sentence
“Your skirt _______ dirty at the party yesterday” is:
(A) was.
(B) were.
(C) is.
(D) are.
💡 GABARITO A
🧩 Frase:
“Your skirt _______ dirty at the party yesterday.”
🔍 Análise gramatical:
O sujeito: Your skirt → singular
Marcador de tempo: yesterday → passado
Verbo: to be → no passado, singular → was
Frase completa:
“Your skirt was dirty at the party yesterday.” ✅
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ✅was
Singular + passado → combina perfeitamente com “your skirt” e “yesterday”.
🅑 ❌were
Plural ou singular “you” → não combina com sujeito singular “skirt”.
🅒 ❌is
Presente → não combina com marcador de tempo “yesterday”.
🅓 ❌are
Presente plural → não combina com sujeito singular nem com passado.
36. In the sentence below, put the adverb ever in the right place
then find an alternative:
“Have you been to South Africa?”
(A) Have you been ever to South Africa?
(B) Ever you have been to South Africa?
(C) Have you ever been to South Africa?
(D) Have ever you been to South Africa?
💡 GABARITO C
🧩 Frase:
“Have you been to South Africa?” → colocar ever na posição correta.
🔍 Regra gramatical:
Em present perfect questions, o advérbio ever vai entre o auxiliar (have/has) e o sujeito, ou seja:
Have + subject + ever + past participle...?
Correto:
“Have you ever been to South Africa?” ✅
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌Have you been ever to South Africa?
Posição do advérbio after the past participle → não é natural nem gramaticalmente correta.
🅑 ❌Ever you have been to South Africa?
Ordem incorreta → advérbio não pode começar a pergunta em Present Perfect.
🅒 ✅Have you ever been to South Africa?
🗝️REGRA DE OURO: Em "present perfect questions", advérbio colocado entre auxiliar e sujeito.
🅓 ❌Have ever you been to South Africa?
Ordem incorreta → “ever” antes do sujeito → não gramatical.
37. Choose the alternative that contains the CORRECT words to
complete the sentence.
The English language should be taught in a way that the
integration of the four skills is the key for creating a real
communicative situation. They propose the mixing of
______________ and ______________ comprehension with
_______________ and _________________ expression.
(A) speaking - writing - guess - oral.
(B) reading - listening - oral - written.
(C) translating - listening - gesture - oral.
(D) guessing - reading - hearing - written.
💡 GABARITO B
🧩 Frase:
“The English language should be taught in a way that the integration of the four skills is the key for creating a real communicative situation. They propose the mixing of ______________ and ______________ comprehension with _______________ and _________________ expression.”
🔍 Análise gramatical e conceitual:
O contexto é ensino de línguas integrando as quatro habilidades:
Reading → compreensão de leitura
Listening → compreensão auditiva
Speaking → expressão oral
Writing → expressão escrita
Portanto:
“They propose the mixing of reading and listening comprehension with oral and written expression.” ✅
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌speaking - writing - guess - oral
Mistura expressão com compreensão, mas:
guess → incorreto (não é habilidade de compreensão)
Ordem e sentido errados.
🅑 ✅reading - listening - oral - written
reading → compreensão de leitura
listening → compreensão auditiva
oral → expressão oral
written → expressão escrita
Combina perfeitamente com as quatro habilidades.
🅒 ❌translating - listening - gesture - oral
translating → não é uma habilidade de compreensão padrão
gesture → expressão não verbal → fora do contexto do ensino formal de inglês
🅓 ❌guessing - reading - hearing - written
guessing → não é habilidade formal
hearing → não é termo correto para compreensão auditiva → deve ser listening
38. Complete the sentence with the CORRECT answer.
Sylvia ________ home as soon as she_________ her work.
(A) went / had finished.
(B) went / finishes.
(C) has gone / have finished.
(D) had gone / ´d finished.
💡 GABARITO A
🧩 Frase:
“Sylvia ________ home as soon as she_________ her work.”
🔍 Análise gramatical:
A frase indica uma ação no passado que ocorreu imediatamente após outra.
Estrutura típica:
Past Perfect → ação anterior no passado (she had finished her work)
Simple Past → ação posterior no passado (Sylvia went home)
Frase completa:
“Sylvia went home as soon as she had finished her work.” ✅
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ✅went / had finished
Past Simple + Past Perfect → sequência correta de ações no passado.
🅑 ❌went / finishes
finishes → presente simples → tempo errado (frase no passado).
🅒 ❌has gone / have finished
Present Perfect (has gone / have finished) → não combina com contexto passado específico.
Além disso, have finished → não concorda com sujeito singular “she” (correto seria has finished).
🅓 ❌had gone / ´d finished
Inverte a ordem temporal: had gone → indica que ela foi antes de terminar o trabalho → sentido errado.
39. Substantives are the words that give name to beings, things,
spaces, feelings etc., and they can present themselves in
different tenses, genres, and numbers.
Choose the CORRECT
alternative to the plural of the words below:
- Mouse − Goose − Fish − Wolf
(A) Mice − Gooses − Fish – Wolfes.
(B) Mice − Geese − Fishes – Wolves.
(C) Mouses − Geese − Fish – Wolfes.
(D) Mice − Gooses − Fishes – Wolves.
💡 GABARITO B
🧩 Palavras a serem pluralizadas:
Mouse → rato
Goose → ganso
Fish → peixe
Wolf → lobo
🔍 Regras de plural:
Mouse → Mice (irregular) ✅
Goose → Geese (irregular) ✅
Fish → Fish (normalmente permanece igual; fishes é usado para espécies diferentes, mas o plural geral é fish) ✅
Wolf → Wolves (substantivo terminando em -f → -ves) ✅
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌Mice − Gooses − Fish – Wolfes
Gooses → incorreto → plural correto: geese
Wolfes → incorreto → plural correto: wolves
🅑 ✅Mice − Geese − Fishes – Wolves
Mice → correto
Geese → correto
Fishes → aceito para espécies diferentes
Wolves → correto
🅒 ❌Mouses − Geese − Fish – Wolfes
Mouses → incorreto → plural correto: mice
Wolfes → incorreto → wolves
🅓 ❌Mice − Gooses − Fishes – Wolves
Gooses → incorreto → geese
40. Identify the correct application of the modal verb
expressing obligation:
- "In the highly secure laboratory, researchers ________ wear protective gear at all times to ensure safety."
(A) may.
(B) could.
(C) must.
(D) should.
💡 GABARITO C
🧩 Frase:
“In the highly secure laboratory, researchers ________ wear protective gear at all times to ensure safety.”
🔍 Análise gramatical:
O contexto indica obrigação absoluta para garantir a segurança.
Modal verbs de obrigação / necessidade:
must → obrigação forte / necessidade → ✅
should → recomendação → fraca, não obrigatória
may → permissão → pode ou não
could → possibilidade / capacidade no passado ou condicional
Frase completa:
“In the highly secure laboratory, researchers must wear protective gear at all times to ensure safety.” ✅
💬 Alternativas e pegadinhas:
🅐 ❌may
Indica permissão, não obrigação → “pode usar ou não”.
🅑 ❌could
Indica possibilidade ou habilidade passada → não expressa obrigação.
🅒 ✅must
Expressa obrigação absoluta, condiz com o contexto de segurança.
🅓 ❌should
Expressa recomendação, não obrigação → “deveria” é mais fraco que “must”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário