segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

🔍 20 Pegadinhas UNESP — REPORTED SPEECH — 🏛️ B3GE™

AA UNESP tem um estilo muito específico:

✔ 1. Interpretação contextual acima da regra mecânica

Eles adoram quebrar o aluno que só decorou tabelinha de “now → then”, “here → there”.
Nem sempre muda — depende do ponto de vista narrativo.

✔ 2. Pronome e possessivo trocados

Principal arma deles: confundir quem fala com quem recebe a fala.

✔ 3. Wh-questions sem inversão

Eles adoram pegar aluno que mantém Where are they?asked where were they.

✔ 4. Verbos que exigem objeto (tell, ask, explain) vs. verbos que NÃO exigem (say, suggest)

UNESP adora testar regência, não só mudança verbal.

✔ 5. Modal verbs imutáveis

Eles perguntam: muda ou não muda?
E a resposta depende de obrigação vs. dedução.

✔ 6. Sugestões e imperativos

Transformações com suggested + -ing, told/asked + to, e not to são recorrentes.

Pegadinhas Clássicas de REPORTED SPEECH – UNESP Edition


1) Mudança de “this/that” pelo contexto, não pela regra

• Exemplo:
The student said, “This chapter is very confusing.
→ He said that that chapter was very confusing.

• Pegadinha: aluno troca para “this chapter” ou para “the chapter”.


2) When → if? NÃO! (Perguntas WH não viram IF)

• Exemplo:
She asked, “When will the meeting start?
→ She asked when the meeting would start.

• Pegadinha: trocar “when” por if.


3) “Let’s” → suggested + -ing

• Exemplo:
“Let’s go home.”
→ He suggested going home.

• Pegadinha: usar “suggested to go” (UNESP ADORA tirar ponto nisso).


4) NEVER usar “said + object”

• Exemplo:
She said, “I am tired.
→ She said that she was tired. (sem objeto)

• Pegadinha: “she said me that…”


5) “told” precisa de objeto SEMPRE

• Exemplo:
She told me, “You should stay.
→ She told me that I should stay.

• Pegadinha: usar “she told that…”


6) Must → had to (obrigação); mas must pode FICAR must (dedução)

• Exemplo:
He said, “You must leave now.” (obrigação)
→ He said I had to leave then.

• Pegadinha: transformar “must” em must quando é obrigação.


7) Here → there (mas depende do contexto textual!)

• Exemplo:
We will stay here.
→ They said they would stay there.

• Pegadinha: deixar “here”, ignorando deslocamento espacial.


8) “Will” vira “would”, mas em verdades permanentes NÃO

• Exemplo:
“The sun will rise tomorrow.”
→ He said the sun would rise…? NÃO!
→ He said the sun rises every day.

• Pegadinha: transformar verdade universal em “would”.


9) Perguntas SIM/NÃO → If/whether

• Exemplo:
Do you like jazz?
→ He asked if/whether I liked jazz.

• Pegadinha: manter a ordem invertida (he asked if did I like…).


10) Wh- questions → SVO normal

• Exemplo:
Where are they?
→ She asked where they were.

• Pegadinha: “where were they” (mantendo inversão).


11) “Want to know” NÃO é sinônimo de “asked” em discurso indireto

• Exemplo:
She wanted to know, “Where is he?
→ She wanted to know where he was.

• Pegadinha: usar “if” ou inverter a ordem.


12) Imperativos → told/ordered + object + to

• Exemplo:
Close the door!
→ He told me to close the door.

• Pegadinha: usar “told me that I close…”.


13) Negative imperative → told/ordered + not to

• Exemplo:
Don’t touch it.
→ She told me not to touch it.

• Pegadinha: “told me to not touch” (UNESP cobra a ordem correta: not to).


14) Advérbios de tempo mudam só se fizer sentido

• Exemplo:
I will do it tomorrow.
→ He said he would do it the next day.

• Pegadinha: trocar “tomorrow” mesmo quando a cena não mudou temporalmente.


15) “Would” normalmente NÃO muda

• Exemplo:
“I would travel more if I had time.”
→ She said she would travel more…

• Pegadinha: trocar would para will (erro comum).


16) “Could/might/should” geralmente NÃO mudam

• Exemplo:
“I might go.”
→ He said he might go.

• Pegadinha: transformar might em mighted ou would.


17) “Said” não introduz pergunta

• Exemplo:
He said, “Where is she?
→ He asked where she was.

• Pegadinha: “He said where she was.”


18) “Asked to” para pedidos, não para perguntas

• Exemplo:
Please help me.
→ She asked me to help her.

• Pegadinha: usar asked that I help her (UNESP adora esse erro sutil).


19) “Explain” precisa SEMPRE de objeto indireto + to

• Exemplo:
She explained, “I didn’t know.
→ She explained to me that she hadn’t known.

• Pegadinha: explained me that…


20) Pronouns mudam conforme perspectiva, não por regra mecânica

• Exemplo:
Maria said to John, “I will help you.
→ Maria told John that she would help him.

• Pegadinha: manter “I” ou trocar errado para “her”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário