sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Ibade – 2024 – Língua Inglesa – Professor – Florianópolis – SC

 

🔹🧷 Caderno de Prova 🧷 Gabarito Oficial |🔹10 Multiple Choice Questions | FIVE-Option Question |

🟨 TEXTO 1:

"The Road Not Taken" 

By Robert Frost (1916) 

Two roads diverged in a yellow wood, 

And sorry I could not travel both 

And be one traveler, long I stood 

And looked down one as far as I could 

To where it bent in the undergrowth; 

Then took the other, as just as fair, 

And having perhaps the better claim, 

Because it was grassy and wanted wear; 

Though as for that the passing there 

Had worn them really about the same, 

And both that morning equally lay 

In leaves no step had trodden black. 

Oh, I kept the first for another day! 

Yet knowing how way leads on to way, 

I doubted if I should ever come back. 

I shall be telling this with a sigh 

Somewhere ages and ages hence: 

Two roads diverged in a wood, and I— 

I took the one less traveled by, 

And that has made all the difference. 

Questão 35 Read TEXT I and answer the question: What does the speaker most likely mean when he says, “I doubted if I should ever come back” (line 15)? 

(A) The speaker is sure that he will never physically return to the same place. 

(B) The speaker doubts he will have time to explore both roads equally. 

(C) The speaker acknowledges that choices in life often lead to unexpected, irreversible consequences. (D) The speaker is uncertain about whether the road he has taken will be the right one. 

(E) The speaker thinks that the road he chose will eventually lead back to the original crossroads. 

💡  GABARITO  Ⓒ  

🟣 ANÁLISE DAS SENTENÇAS:
🟣 POEMA "THE ROAD NOT TAKEN":
Vamos à análise detalhada da Questão 35, baseada no poema “The Road Not Taken”, de Robert Frost (1916) — um dos textos mais simbólicos da literatura moderna sobre escolhas e consequências na vida.
🧾 Questão 35
What does the speaker most likely mean when he says, “I doubted if I should ever come back” (line 15)?
🔹"I doubted if I should ever come back"
 🔹(Eu duvidava que algum dia voltasse.)
🔹"I doubted" → eu duvidei / eu tinha dúvidas → Expressa incerteza ou hesitação interior.
🔹"if I should ever come back" → se eu algum dia voltaria → "should" aqui indica possibilidade remota ou condicionalidade no futuro.
🔹"come back" → voltar / retornar → Pode ser interpretado literalmente (ao mesmo caminho) ou metaforicamente (à mesma escolha de vida).
💡 GABARITO OFICIAL: (C)
The speaker acknowledges that choices in life often lead to unexpected, irreversible consequences.
🧠 Análise do Verso e do Sentido Poético
O verso “I doubted if I should ever come back” aparece após o eu lírico escolher um dos dois caminhos diante de si — uma metáfora para decisões de vida.
Ele reflete que, embora tenha pensado em talvez um dia voltar e tentar o outro caminho, sabe, no fundo, que isso provavelmente nunca acontecerá, porque cada escolha leva a outras e muda o curso da vida para sempre.
👉 Assim, o verso representa a irreversibilidade das decisões humanas — uma vez que seguimos uma estrada (um caminho, uma escolha), dificilmente voltamos para viver a alternativa rejeitada.
📖 Interpretação Literária
O poema não fala literalmente sobre “estradas”, mas sobre as decisões que moldam o destino humano.
A “estrada menos percorrida” simboliza escolhas incomuns, arriscadas ou pessoais.
A “dúvida em voltar” expressa a consciência de que cada escolha tem consequências definitivas e imprevisíveis.
🟣 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌The speaker is sure that he will never physically return to the same place.
🔹Incorreto → (O orador tem a certeza de que nunca mais regressará fisicamente ao mesmo lugar.)
A dúvida é metafórica, não literal. Não trata de “voltar fisicamente”.
(B) ❌The speaker doubts he will have time to explore both roads equally.
🔹Incorreto → (O orador duvida que terá tempo para explorar ambos os caminhos de igual forma.)
Ele não fala de tempo, mas de caminhos de vida e decisões.
(C) The speaker acknowledges that choices in life often lead to unexpected, irreversible consequences.
✔️ Alternativa (C) é correta porque capta o significado simbólico central do poema:
As escolhas da vida são únicas, levam a caminhos diferentes e não podem ser desfeitas.
Verso-chave resumido:
"I doubted if I should ever come back" →
“Duvido que eu volte” = consciência de que cada escolha muda o rumo da vida.
🪶 Robert Frost (1916) quis mostrar que, no fim, somos definidos pelas estradas que escolhemos — e pelas que deixamos de seguir.
(D) ❌The speaker is uncertain about whether the road he has taken will be the right one.
🔹Incorreto → (O orador está incerto sobre se o caminho que escolheu será o correto.)
Ele não expressa arrependimento, mas reconhecimento de consequência.
(E) ❌The speaker thinks that the road he chose will eventually lead back to the original crossroads.
🔹Incorreto → (O orador acredita que o caminho que escolheu acabará por o levar de volta à encruzilhada original.)
Exatamente o oposto: ele duvida que isso aconteça.

Questão 36 Read TEXT I and answer the question: Which of the following alternatives best describes the central theme of the poem? 

(A) The inevitability of regret. 

(B) The unpredictability of life’s decisions. 

(C) The importance of following tradition. 

(D) The significance of making personal choices and accepting their consequences. 

(E) The challenge of forming friendships in unfamiliar places. 

💡  GABARITO  Ⓓ  

📝 Texto: “The Road Not Taken” — Robert Frost
O eu lírico se depara com duas estradas (metáfora para as escolhas da vida).
Ele precisa escolher uma e sabe que provavelmente nunca voltará para experimentar a outra.
No fim, ele diz que escolheu a estrada menos percorrida, e que isso fez toda a diferença.
🟣 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) The inevitability of regret.
→ ❌ A inevitabilidade do arrependimento.
🔹"The inevitability→ “a inevitabilidade”, ou seja, algo impossível de evitar.
🔹"regret" → “arrependimento”.
Apesar de o poema conter um leve tom de reflexão e talvez arrependimento, o foco principal não é o arrependimento, e sim a importância da escolha feita.
(B) The unpredictability of life’s decisions.
→ ❌ A imprevisibilidade das decisões da vida. / “Como as decisões da vida são imprevisíveis.”
🔹"unpredictability" → “imprevisibilidade” (qualidade de algo que não pode ser previsto).
🔹"life’s decisions" → “decisões da vida” (ou “decisões que tomamos na vida”).
Parcialmente correto, pois o poema fala de consequências imprevisíveis, mas o centro está na atitude de escolher, não na imprevisibilidade em si.
(C) The importance of following tradition.
→ ❌ A importância de seguir a tradição.
O eu lírico faz o oposto — ele escolhe “the one less traveled by”, ou seja, não segue o caminho tradicional.
🔹“the one less traveled by”:
🔹“a estrada menos trilhada” (mais poética)
🔹“a rota menos seguida” (mais literal)
🔹“o caminho que quase ninguém escolheu” (interpretação explicativa)
(D) The significance of making personal choices and accepting their consequences.
→ ✅ O significado de fazer escolhas pessoais e aceitar suas consequências.
Essa é a mensagem central do poema — a vida é feita de decisões únicas, e devemos assumir e valorizar o impacto de nossas próprias escolhas.
(E) The challenge of forming friendships in unfamiliar places.
→ ❌ O desafio de fazer amizades em lugares desconhecidos.
Nada a ver com o tema do poema.
Tema central: A importância de fazer escolhas pessoais e aceitar as consequências que delas advêm.

Questão 37 In the line “And looked down one as far as I could,” from TEXT I, the word "as" is functioning as: 

(A) A relative pronoun conjunction. 

(B) A preposition. 

(C) An adverb. 

(D) A pronoun. 

(E) A conjunction.

💡  GABARITO  Ⓔ  

📘 Trecho:
“And looked down one as far as I could”
🔍 Análise gramatical
A expressão “as far as I could” é uma estrutura comparativa de extensão ou intensidade.
“as ... as” é uma locução conjuntiva usada para comparar grau, quantidade ou extensão.
Exemplo:
as tall as a tree → tão alto quanto uma árvore
as far as I could → tão longe quanto eu pude
⚙️ Função de “as” nessa frase:
Ambas as ocorrências de “as” estão conectando orações ou ideias comparativamente.
Portanto, gramaticalmente, “as” funciona como uma conjunção (mais precisamente, uma conjunção comparativa).
✅ Gabarito oficial: (E) A conjunction
💬 Explicação curta:
Em “as far as I could”, a palavra as liga termos comparativos, funcionando como conjunção.

🟨 TEXTO II:

Is AI the future of education in the South East? 

27 May 2024 - Jacob Panons, BBC News, South East 

“Artificial intelligence" (AI) in education was once just considered a tool used by pupils to help write their essays, but schools themselves in the South East are beginning to harness the technology too. 

A West Sussex boarding prep school now has an AI head teacher acting as a "co-pilot" with the school's human leader Tom Rogerson. 

Cottesmore School has also allowed students to design their perfect tutor using the technology. 

The government has said AI has the power to "transform education".

How AI is being used 

Some schools in the South East have used the technology to help with formatting worksheets, but the AI head teacher was brought in to give advice on issues such as how to support teachers and staff members, as well as ways to help children with additional needs. 

Mr Rogerson, head teacher at Cottesmore School, said: "It's there for advice and to clarify thoughts and as a sounding board." 

On top of this the AI tutors were adopted so students could ask questions when one-on-one time with their teachers was not available. 

The school in Pease Pottage, which educates children aged eight to 13, also set up the "my future school" project, where children design their perfect imaginary school with the help of AI. 

 AI has also been incorporated into lessons in Turner Schools in Folkestone, Kent, to teach students about how to use it responsibly.” 

Source: https://bbc.com/news/articles/c999k57ky7ro 

Questão 38 Read TEXT II and answer the question: What is the main purpose of using AI in education at Cottesmore School? 

(A) To replace human teachers with AI tutors. 

(B) To assist human teachers in various tasks, such as supporting staff and children with additional needs. 

(C) To help students cheat on their essays. 

(D) To teach students about how to use AI responsibly. 

(E) To design perfect imaginary schools. 

💡  GABARITO  Ⓑ  

🟣 ANÁLISE DAS SENTENÇAS:
💭 Enunciado:
What is the main purpose of using AI in education at Cottesmore School?
(Qual é o principal objetivo do uso de IA na educação na escola Cottesmore?)
✅ (B) To assist human teachers in various tasks, such as supporting staff and children with additional needs.
🟩 CORRETA.
➡️ O texto afirma claramente:
“The AI head teacher was brought in to give advice on issues such as how to support teachers and staff members, as well as ways to help children with additional needs.”
👉 A IA ajuda (assists) os professores e a equipe — não substitui ninguém.
❌ (A) To replace human teachers with AI tutors.
🚨 Pegadinha:
O texto fala em “AI head teacher acting as a co-pilot”, ou seja, trabalhando junto com o diretor humano — não o substituindo.
👉 A palavra “co-pilot” (copiloto) é a pista para não cair nessa armadilha.
❌ (C) To help students cheat on their essays.
🚨 Pegadinha baseada em estereótipo.
O início do texto menciona que no passado a IA era vista como ferramenta para ajudar alunos a escrever redações, mas agora o uso é diferente.
👉 O examinador quer ver se o aluno percebe essa mudança de perspectiva no texto.
❌ (D) To teach students about how to use AI responsibly.
⚠️ Parcialmente verdadeira, mas não em Cottesmore.
Essa ideia aparece no final do texto, sobre Turner Schools em Folkestone, Kent, não sobre Cottesmore School.
👉 Pegadinha de confusão de escolas.
O candidato precisa diferenciar as instituições citadas.
❌ (E) To design perfect imaginary schools.
⚠️ Verdade secundária, não o “main purpose”.
O texto menciona o projeto "my future school", em que alunos criam escolas imaginárias com IA — mas isso é uma atividade específica, não o principal propósito do uso de IA na escola.
👉 Pegadinha de distração: ideia real, mas não principal.
🧩 RESUMO DAS PEGADINHAS:
(A) Substituição falsa → Confunde “assistir” com “substituir”.
(B) ✅ Correta → Reflete exatamente o trecho do texto.
(C) Estereótipo enganoso → Usa a ideia antiga de “IA para colar”.
(D) Troca de contexto → Mistura Cottesmore com Turner Schools.
(E) Fato secundário → Apresenta algo verdadeiro, mas não principal.

Questão 39 Read TEXT II and answer the question: What is the significance of the "my future school" project at Cottesmore School? 

(A) It is a way for students to learn about architecture and design. 

(B) It is a way for students to understand the limitations of AI. 

(C) It is a way for students to avoid doing actual schoolwork. 

(D) It is a way for students to express their creativity and learn about technology. It is a way for students to avoid doing actual schoolwork. 

(E) It is a way for the school to gather feedback from students on how to improve. 

💡  GABARITO  Ⓓ  

🟣 ANÁLISE DAS SENTENÇAS:
💭 Enunciado:
What is the significance of the "my future school" project at Cottesmore School?
(Qual é o significado/importância do projeto “my future school” na escola Cottesmore?)
📍 Trecho-chave do texto:
“The school in Pease Pottage, which educates children aged eight to 13, also set up the ‘my future school’ project, where children design their perfect imaginary school with the help of AI.”
✅ (D) It is a way for students to express their creativity and learn about technology.
🟩 CORRETA.
➡️ O projeto permite que os alunos criem (express creativity) e usem a IA (learn about technology).
💡 “Design their perfect imaginary school” = atividade criativa com tecnologia.
👉 É o propósito educativo e criativo do projeto.
❌ (A) It is a way for students to learn about architecture and design.
🚨 Pegadinha de vocabulário literal.
A palavra “design” aparece no texto, mas em sentido figurado (criar, imaginar), não de arquitetura.
👉 O examinador usa “design” para enganar quem traduz literalmente.
❌ (B) It is a way for students to understand the limitations of AI.
⚠️ Falsa inferência.
O texto nunca fala sobre limitações da IA, e sim sobre usá-la para criar e explorar ideias.
👉 Pegadinha de interpretação “crítica” que não existe no texto.
❌ (C) It is a way for students to avoid doing actual schoolwork.
😂 Pegadinha de humor/senso comum.
Nada indica que o projeto é para “fugir do dever”. Pelo contrário, é parte do aprendizado.
👉 Frase parece plausível no cotidiano, mas não tem base textual.
❌ (E) It is a way for the school to gather feedback from students on how to improve.
⚠️ Pegadinha de distorção institucional.
Não há nada sobre “feedback” dos alunos para a escola — o foco é o aprendizado deles, não a gestão escolar.
👉 Cuidado com alternativas que mudam o sujeito da ação (de alunos → escola).

Questão 40 Read TEXT II and answer the question: In the sentence "Cottesmore School has also allowed students to design their perfect tutor using the technology.", what is the function of the word "also"? 

(A) To indicate a contrast. 

(B) To provide an example. 

(C) To introduce a new topic. 

(D) To show a cause and effect relationship. 

(E) To emphasize a point.

💡  GABARITO  Ⓔ  

🟣 Enunciado:
In the sentence:
“Cottesmore School has also allowed students to design their perfect tutor using the technology.”
What is the function of the word "also"?
(Qual é a função da palavra “also” nessa frase?)
📖 Contexto:
O texto diz que:
“Some schools in the South East have used the technology to help with formatting worksheets, but the AI head teacher was brought in to give advice…”
“Cottesmore School has also allowed students to design their perfect tutor…”
👉 Ou seja, a escola fez mais uma coisa, além do que já foi citado.
“Also” indica adição / ênfase adicional, reforçando algo a mais que a escola fez.
✅ (E) To emphasize a point.
🟩 CORRETA.
“Also” serve para acrescentar uma informação, destacando que além de outras ações, a escola também permitiu algo mais.
➡️ Nesse contexto, a função é enfatizar que essa é mais uma iniciativa da escola, reforçando o papel ativo dela no uso da IA.
💬 Tradução:
“A escola Cottesmore também permitiu que os alunos criassem seu tutor perfeito usando a tecnologia.”
👉 Também = reforço de uma ação adicional → ênfase.
⚠️ PEGADINHAS
Alternativa Tipo de pegadinha Explicação
(A) To indicate a contrast.
❌ Pegadinha de oposição “Also” não contrasta, mas acrescenta. Quem confunde “also” com “however” ou “but” cai nessa armadilha.
(B) To provide an example.
❌ Pegadinha de associação “Also” não introduz exemplo, como “for example” ou “such as”.
(C) To introduce a new topic.
❌ Pegadinha de função textual “Also” mantém o mesmo assunto (IA na escola), não muda de tema.
(D) To show a cause and effect relationship.
❌ Pegadinha de lógica “Also” não mostra causa/efeito (como “therefore” ou “so”).
(E) ✅ To emphasize a point.
🟩 Correta! Mostra ênfase e adição — reforça que algo mais foi feito.
😂 Pegadinha de humor:
Há uma leitura “engraçada” (e errada) que pode confundir:
“Cottesmore School has also allowed students to design their perfect tutor…”
👉 Alguns poderiam pensar:
“Ah, o ‘also’ está lá pra exagerar, tipo: até isso eles deixaram os alunos fazerem!”
Mas não! ❌
Isso seria uma interpretação irônica, não gramatical.
O “also” aqui não tem tom humorístico ou de espanto, apenas adição real e formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário