Cpcon – 2023 – Língua Inglesa – Professor – Prefeitura de Alagoa Nova – PB

 

📝QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA
🔹15 Multiple Choice Questions | FIVE-Option Question |

❑ READ TEXT 1 FOR QUESTIONS 26 TO 28: 
🔹Wally? Do you think Andy's happy?
🔹Sure. Why?
🔹He never talks to us. He's always in his room. He wears head-phones 24/7!
🔹He's getting straight A's.
🔹Ok...But...is that making _____ happy?
🔹It's making _____ happy.
🔗(Available at: https://hotcore.info/babki/third-grade-comic-strips.html
26ª QUESTÃO Choose the alternative with the pronouns that correctly fill the blanks on the last scene of the comic: 
a) him – me 
b) me – us 
c) you – I 
d) her – you 
e) she – her 
💡 GABARITO  A  
🧩A última cena pede para preencher as lacunas com pronomes adequados.
Passo a passo:
🏁Primeira lacuna ("is that making _____ happy?")
🔹A frase está perguntando se as coisas que Andy está fazendo estão fazendo alguém feliz.
🔹"That" refere-se ao comportamento de Andy, e a pergunta é sobre a felicidade de alguém masculino ou neutro.
🔹O sujeito implícito aqui é Andy, então o correto seria "him" (porque "Andy" é uma pessoa do sexo masculino).
🏁Segunda lacuna ("It's making _____ happy.")
🔹A resposta segue a mesma estrutura da pergunta, e também se refere a Andy, então o correto é "him".
🔹O pronome correto aqui é "him", já que a frase está dizendo que "isso" está fazendo Andy feliz.
🟨 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
a) him – me:
🔹✅Correto. "It's making him happy" faz sentido, pois se refere a Andy, e "me" é adequado, já que o falante (quem pergunta) se refere a si mesmo na segunda lacuna.
b) ❌me – us:
🔹Errado. "Me" na primeira lacuna não faz sentido porque a pergunta não está se referindo ao próprio falante. "Us" também está errado, pois o sujeito da ação é Andy, não o falante.
c) ❌you – I:
🔹Errado. "You" não faz sentido para o contexto da frase, já que não é uma pergunta direta ao interlocutor, mas uma dúvida sobre Andy. "I" na segunda lacuna também está incorreto porque não é sobre o falante, mas sobre Andy.
d) ❌her – you:
🔹Errado. "Her" se refere a uma pessoa do sexo feminino, o que não se aplica a Andy. "You" também não é apropriado aqui, pois não é sobre o interlocutor.
e) ❌she – her:
🔹Errado. "She" não faz sentido aqui, já que Andy é um nome masculino. Além disso, "her" na segunda lacuna também não seria adequado.

27ª QUESTÃO What kind of cohesive resource does the pronoun “He” can be classified when used in the sentence: “He never talks to us”? 
a) Tense agreement. 
b) Cataphoric reference. 
c) Exophoric reference. 
d) Anaphoric reference. 
e) Ellipsis. 
💡 GABARITO  D  
🧩Vamos analisar a questão sobre o uso do pronome "He" na frase:
🏁“He never talks to us.”
Passo a passo:
🔹O que o pronome "He" representa?
🔹O pronome pessoal "He" refere-se a um sujeito masculino que foi previamente mencionado ou que é conhecido no contexto da conversa. No caso, o sujeito é "Andy", mencionado na frase anterior.
🔹O pronome "He" refere-se a uma pessoa específica que já foi identificada, o que é um exemplo de referência anafórica.
🔹O que é uma referência anafórica?
🔹"Anaphoric reference" ocorre quando um pronome (ou outro elemento coesivo) refere-se a algo que já foi mencionado anteriormente no texto ou discurso.
🔹No caso da frase, o pronome "He" refere-se a Andy, que foi mencionado antes na conversa, tornando a referência anafórica.
🟨 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
🔹Refere-se à concordância de tempo verbal, mas o pronome "He" não tem relação direta com isso.
🔹Ocorre quando o pronome refere-se a algo que será mencionado depois. No caso, "He" está se referindo a Andy, que já foi mencionado, portanto, não é catáfora.
🔹Exoforia acontece quando o pronome refere-se a algo fora do contexto do texto, ou seja, algo que não está presente no discurso. 
🔹Nesse caso, não estamos lidando com uma exoforia, porque "He" se refere a Andy, que já foi identificado.
Correto. O pronome "He" é um exemplo clássico de referência anafórica, pois está se referindo a Andy, que já foi mencionado no contexto.
e) ❌Ellipsis
🔹A elipse é a omissão de uma palavra ou expressão que pode ser subentendida no contexto. 🔹Não é o caso aqui, já que "He" é um pronome de referência e não uma omissão.

28ª QUESTÃO What kind of cohesive resource does the sentences “He never talks to us. He's always in his room. He wears headphones 24/7” present? 
a) Ellipsis. 
b) Cataphoric reference. 
c) Tense agreement. 
d) Exophoric reference. 
e) Anaphoric reference. 
💡 GABARITO  C  
🧩Vamos analisar as frases:
🏁He never talks to us. 
🏁He's always in his room. 
🏁He wears headphones 24/7.
Passo a passo:
🔹O que está acontecendo nas frases?
🔹O pronome "He" nas três frases se refere-se à mesma pessoa, Andy, mencionada anteriormente.
🔹A principal característica dessas frases é que elas têm uma coerência temporal. As ações de "talks", "is", e "wears" estão no presente, indicando um uso consistente de tempos verbais.
🔹O que é a "Tense agreement"?
🔹"Tense agreement" (ou "concordância temporal") ocorre quando há uma uniformidade no uso dos tempos verbais dentro do texto ou da conversa.
🔹No caso das frases fornecidas, todas as ações estão no tempo presente, criando uma concordância temporal. "He never talks", "He’s always in his room", "He wears" — todas estão no presente simples ou no presente contínuo, mantendo a mesma linha temporal.
🟨 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
a) Ellipsis: 
🔹A elipse é quando algo é omitido em uma frase porque o significado pode ser subentendido. Não há omissões nas frases, então essa alternativa está descartada.
b) Cataphoric reference: 
🔹A referência catafórica ocorre quando o pronome se refere a algo que será mencionado depois. Nesse caso, "He" já está se referindo a Andy, então não é uma referência catafórica.
c) Tense agreement: Correto. 
🔹As frases apresentam uma concordância temporal, pois todas estão usando tempos verbais no presente, criando consistência e coesão temporal no texto.
d) Exophoric reference: 
🔹Exoforia ocorre quando um pronome se refere a algo fora do texto ou contexto imediato. Nesse caso, "He" se refere a Andy, que já foi mencionado no texto, então não é uma exoforia.
e) Anaphoric reference: 
🔹Embora "He" seja um exemplo de referência anafórica, a questão está focada no tipo de coesão temporal, e não na referência a uma pessoa específica.

❑ READ THE FOLLOWING TEXTTOANSWER QUESTIONS 29 to 31. 

“Children learn, on average, ten to fifteen new word meanings each day, but only one of these words can be accounted for by direct instruction. 

The other nine to fourteen word meanings need to be in some other way. 

It has been proposed that children picked up acquire these meanings with the use of processes modeled by latent semantic analysis; that is, when they meet an unfamiliar word, children can use information in its context to correctly guess its rough area of meaning. 

A child may expand the meaning and use of certain words that are already part of its mental lexicon in order to denominate anything that is somehow related but for which it does not know the specific words yet. 

For instance, a child may broaden the use of and in order to indicate anything that mummy dada belongs to its mother or father, or perhaps every person who resembles its own parents, or say while meaning rain I don't want to go out.” 
29ª QUESTÃO What does this passage mainly discuss? 
a) The difficulties in teaching new vocabulary to children. 
b) The mental process involved when children play with words. 
c) Children's capacity of inference and use or pragmatic resources in communication. 
d) The ways in which children learn and process new vocabulary. 
e) The low capacity of children in processing new vocabulary. 
💡 GABARITO  D  
🧩Vamos analisar o texto para entender o foco da pergunta:
Texto:
🔹O texto fala sobre como as crianças aprendem palavras. Ele discute que, em média, as crianças aprendem entre dez a quinze novas palavras por dia, mas apenas uma dessas palavras é adquirida por meio de instrução direta.
🔹As outras palavras são aprendidas de outras formas, como o contexto em que as palavras aparecem e o uso do significado latente (como o processo modelado pela análise semântica latente). 🔹Isso sugere que as crianças inferem significados de palavras novas baseadas no contexto.
🔹O texto dá exemplos de como as crianças expansão o significado de palavras que já fazem parte de seu vocabulário mental para englobar palavras que elas ainda não sabem, mas que têm uma relação conceitual com palavras que já conhecem.
🟨 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
a) ❌The difficulties in teaching new vocabulary to children
🔹A passagem não discute dificuldades em ensinar vocabulário, mas sim o processo natural de como as crianças adquirem palavras, muitas vezes sem instrução direta.
b) ❌The mental process involved when children play with words
🔹O texto menciona como as crianças expandem e utilizam palavras, mas não foca especificamente na brincadeira com palavras. 
🔹O foco está mais em como as palavras são aprendidas e processadas no contexto.
c) ❌Children's capacity of inference and use of pragmatic resources in communication
🔹A passagem não aborda explicitamente a pragmática da comunicação, embora fale sobre como as crianças inferem o significado das palavras, mas o foco está mais no processo de aprendizagem de vocabulário.
d) ✅The ways in which children learn and process new vocabulary
🔹Correto. O texto descreve como as crianças aprendem palavras novas, incluindo o uso de contexto e inferência, além de expandirem significados com base em palavras que já conhecem.
e) ❌The low capacity of children in processing new vocabulary
🔹O texto não menciona uma baixa capacidade das crianças. Ao contrário, ele destaca como as crianças conseguem aprender muitas palavras diariamente, muitas vezes sem instrução direta, o que sugere uma boa capacidade de aprendizagem.

30ª QUESTÃO The phrasal verb “picked up” (line 2) can be substituted, without change in meaning, by which one of the following? 
a) caught 
b) learned 
c) lifted up 
d) collect 
e) grabbed 
💡 GABARITO  B  
🧩PHRASAL VERB CONTEXTUALIZADO:
🔹No contexto do texto, o phrasal verb "picked up" significa aprender ou adquirir algo de maneira informal, especialmente no que se refere ao aprendizado de palavras novas. 
🔹Isso está claro na frase: "It has been proposed that children picked up acquire these meanings..."
o, onde "picked up" indica que as crianças adquirem ou aprendem novos significados.
🔹"[...] It has been proposed that children picked up acquire these meanings with the use of processes modeled by latent semantic analysis; that is, when they meet an unfamiliar word, children can use information in its context to correctly guess its rough area of meaning."
🔹"Foi proposto que as crianças aprendem a adquirir esses esses significados por meio de processos modelados pela análise semântica latente; ou seja, quando encontram uma palavra desconhecida, as crianças podem usar as informações do contexto para adivinhar corretamente sua área aproximada de significado."
🔹Aqui, "picked up" é uma expressão que significa aprender ou adquirir algo de forma natural, geralmente em contextos informais. Pode ser entendido como "absorver" ou "aprender sem esforço explícito", especialmente no caso de palavras ou conceitos que as crianças entendem com base no contexto.
🟨 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
a) ❌caught
 – "Caught" significa capturado ou pego, e não transmite o mesmo sentido de aprender que "picked up" transmite aqui.
b) ✅learned
 – Correto. "Learned" é o termo que mais se aproxima do significado de "picked up" no contexto de aquisição de conhecimento, como aprender palavras novas.
– Neste caso, "picked up" pode ser substituído por "learned" sem alteração no significado da frase.
c) ❌lifted up
 – "Lifted up" significa levantar ou erguer, que não faz sentido no contexto de adquirir significado de palavras.
d) ❌collect
 – "Collect" significa coletar, o que também não é adequado aqui, já que "picked up" se refere ao aprendizado, não à coleta de objetos físicos.
e) ❌grabbed
 – "Grabbed" significa agarrado ou pego de forma rápida, mas não reflete o conceito de aprender ou adquirir que "picked up" representa no contexto do texto.

31ª QUESTÃO Considering the word “unfamiliar” (line 3), which one of the following words represent an opposite idea to the one stated in the text?
a) unique 
b) known 
c) inappropriate 
d) unsuitable 
e) disregard 
💡 GABARITO  B  
🧩A palavra "unfamiliar" (linha 3) significa desconhecido ou não familiar, algo que é novo ou não é reconhecido.
🔹"[...] It has been proposed that children picked up acquire these meanings with the use of processes modeled by latent semantic analysis; that is, when they meet an unfamiliar word, children can use information in its context to correctly guess its rough area of meaning."
🟨 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
Agora, vamos analisar as alternativas para encontrar o antônimo de "unfamiliar":
a) unique
 – "Unique" significa único, o que não tem uma relação direta de oposto com "unfamiliar". Algo único pode ser tanto familiar quanto desconhecido, portanto, não é o antônimo aqui.
b) known
 – Correto. "Known" significa conhecido, ou seja, algo que é familiar ou reconhecido. Este é o antônimo direto de "unfamiliar".
– A palavra "known" é o oposto de "unfamiliar", pois significa algo que é conhecido ou reconhecido.
c) inappropriate
 – "Inappropriate" significa inapropriado ou errado, o que não tem relação direta com o oposto de "unfamiliar", que se refere ao conhecimento ou familiaridade.
d) unsuitable
 – "Unsuitable" significa inadequado ou inapropriado, o que também não é um antônimo direto de "unfamiliar", pois não diz respeito à familiaridade.
e) disregard
 – "Disregard" significa desprezo ou ignorar, e não é relacionado ao oposto de "unfamiliar".

32ª QUESTÃO Complete the sentence with the correct comparative structure: 
  • “This is ______ interesting book I've ever read.” 
a) the more 
b) more 
c) the most 
d) as 
e) mostly 
💡 GABARITO  C  
🧩A frase completa seria: 
🏁“This is the most interesting book I've ever read.”
A palavra "most" é usada para formar o superlativo de adjetivos de várias sílabas (como "interesting"), indicando o maior grau possível.
🟨 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
a) the more
 – Errado. A expressão "the more" é usada em comparações de aumento progressivo (ex.: "The more I read, the more I understand."), mas não é adequada neste contexto, onde a ideia é falar sobre o grau mais alto de uma característica.
b) more
 – Errado. "More" é usado para comparações entre dois itens, mas aqui estamos falando do grau máximo de algo, o que exige "most", não "more".
c) the most
 – Correto. A estrutura "the most" é a forma correta para expressar o grau superlativo de um adjetivo em um contexto comparativo, quando estamos dizendo que algo é o mais interessante de todos.
d) as
 – Errado. "As" é usado em comparações de igualdade (ex.: "This book is as interesting as the other one."), não para indicar o grau máximo.
e) mostly
 – Errado. "Mostly" significa "principalmente" e não tem relação com a formação de comparativos ou superlativos.

33ª QUESTÃO Read the following sentences: 
I - The restaurant chain has had a very difficult year due to the Covid-19 pandemic. As a result, they haven't had to close any of the restaurants. 
II - He makes a good salary though the job itself doesn't have much novelty. 
III - Sales have decreased this past quarter; thereforewe will not be taking on new employees. 
The use of connectors is correct in: 
a) Only on II and III. 
b) Only on I and II. 
c) Only on II. 
d) Only on I. 
e) I, II and III.
💡 GABARITO  A  
🧩Vamos analisar o uso das conjunções nas frases para entender por que a alternativa A é a correta.
🏁❌Frase I:
🔹The restaurant chain has had a very difficult year due to the Covid-19 pandemic. As a result, they haven't had to close any of the restaurants.
🔹A frase está tentando usar "As a result" para indicar uma consequência, mas o uso desse conector está problemático no contexto dado.
🔹O problema é que "As a result" está sendo utilizado para conectar duas ideias que não têm uma relação direta de causa e efeito tão clara. 
🔹A primeira parte da frase fala sobre um ano difícil devido à pandemia, e a segunda parte fala sobre a ausência de necessidade de fechamento de restaurantes. 
🔹A consequência imediata da dificuldade financeira não é que os restaurantes não foram fechados — seria mais plausível se a frase dissesse algo como "Apesar das dificuldades, a rede de restaurantes não precisou fechar nenhum estabelecimento", ou "Devido a um esforço bem-sucedido, a rede não precisou fechar".
🔹A frase não possui uma conexão clara entre a causa (dificuldade por causa da pandemia) e a consequência (não fechar os restaurantes), e isso enfraquece o uso de "As a result". Portanto, "As a result" não é o conector mais apropriado aqui.
🔹Correção possível para a Sentença I:
🔹"Despite the very difficult year due to the Covid-19 pandemic, they haven't had to close any of the restaurants."
🔹Aqui, "Despite" traz uma ideia de contraste entre as dificuldades e o fato de que a rede de restaurantes não precisou fechar nenhum restaurante, o que faz mais sentido.
🏁✅Frase II:
🔹He makes a good salary, though the job itself doesn't have much novelty.
🔹"Though" é uma conjunção que expressa uma ideia de contraste, o que faz sentido aqui, pois a primeira parte da frase fala sobre o bom salário, enquanto a segunda parte fala sobre a falta de novidade no trabalho. 
🔹A relação de contraste está sendo bem estabelecida, logo a conexão está correta.
🏁✅Frase III:
🔹Sales have decreased this past quarter; therefore, we will not be taking on new employees.
🔹"Therefore" é uma conjunção que introduz uma conclusão ou resultado baseado na primeira parte da frase. 
🔹Como a queda nas vendas leva à decisão de não contratar novos funcionários, a utilização de "therefore" aqui está absolutamente correta.
🟨 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
a) Only on II and III.
 – A frase II tem um uso perfeito de "though" e a III de "therefore". 
b) Only on I and II.
 – Errada, pois a frase III também está correta com "therefore".
c) Only on II.
 – Errada, pois a frase III também está correta com "therefore".
d) Only on I.
– Errada, as frases II e III também estão corretas.
e) I, II and III.
 – Errada, pois a frase I está incorreta com "As a result".

❑ READ TEXT 3 TOANSWER QUESTIONS 34 TO 36:
The large majority of humankind is more or less fluent in 2 or even more languages. 

This raises the fundamental question how the language network in the brain is organized such that the correct target language is selected at a occasion. 

Here we present particular behavioral and functional magnetic resonance data showing that bilingual processing leads to language con imaging flict in the bilingual brain even when the bilinguals' task only required target language knowledge. 

This finding demonstrates that the bilingual brain cannot avoid language conflict, because words from the target and nontarget languages become automatically activated during reading. , stimulus-based language con Importantly flict was found in brain regions in the LIPC associated with phonological and semantic processing, response-based language con whereas flict was only found in the pre-supplementary motor area/anterior cingulate cortex when language conflict leads to response conflicts. 

Index terms: event-related functional magnetic resonance imaging, interlingual homographs, lexical decision, pre-supplementary motor area and anterior cingulated, response conflict. 
34ª QUESTÃO What is the discourse genre of TEXT 3? 
a) It is a novel. 
b) It is a news article. 
c) It is a critical review. 
d) It is an academic essay. 
e) It is an abstract. 
💡 GABARITO  E 
🧩O texto que foi apresentado parece ser uma descrição concisa de um estudo científico, que inclui detalhes como "functional magnetic resonance imaging" (ressonância magnética funcional), "lexical decision" (decisão lexical), e "response conflict" (conflito de resposta), que são termos usados em artigos acadêmicos. Esse tipo de conteúdo é comum em resumos de artigos científicos.
🟨 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
a) ❌It is a novel.
🔹Pegadinha: A palavra "novel" pode se referir tanto ao gênero literário quanto a algo "novo" (em inglês, "novel" também significa algo inovador ou único). A pegadinha aqui é a confusão entre os dois significados.
🔹Por que está errada: O texto não é uma narrativa literária, mas sim um resumo de uma pesquisa acadêmica. 
🔹Ele apresenta um estudo com dados de ressonância magnética funcional, o que é totalmente fora do contexto de um romance.
b) ❌It is a news article.
🔹Pegadinha: Um artigo de notícias pode parecer similar, já que também é uma forma de comunicar informações, mas geralmente um artigo de notícias é voltado para o público geral, com um estilo mais direto e acessível.
🔹Por que está errada: O texto possui uma linguagem técnica e científica, como "fMRI," "lexical decision," e "response conflict," o que não é comum em artigos jornalísticos. 
🔹Notícias são mais gerais e acessíveis, enquanto o texto é acadêmico e técnico.
c) ❌It is a critical review.
🔹Pegadinha: Uma "critical review" (revisão crítica) é um tipo de artigo onde o autor analisa e discute outros estudos sobre um tema específico.
🔹Por que está errada: O texto não está fazendo uma análise ou discussão de outros estudos. Ele descreve um estudo específico e os dados coletados. 🔹Não é uma revisão crítica, mas sim um resumo de um trabalho de pesquisa.
d) ❌It is an academic essay.
🔹Pegadinha: A expressão "academic essay" pode ser confusa, pois também é um tipo de texto acadêmico. 
🔹Porém, um "academic essay" geralmente é uma dissertação ou ensaio mais longo que discute um tópico de forma mais abrangente.
🔹Por que está errada: O texto não tem o formato de um ensaio acadêmico, mas sim de um resumo ou abstract de um artigo acadêmico. Ele não expande discussões, mas apenas descreve os achados de uma pesquisa.
e) ✅It is an abstract.
🔹A alternativa correta aqui. 
🔹"Abstract" é um resumo de um artigo acadêmico que descreve os objetivos, métodos e principais conclusões do estudo.
🔹Por que está certa: O texto apresenta um resumo conciso de um estudo acadêmico, com a descrição de técnicas de pesquisa, resultados e conclusões. 🔹Esse é exatamente o formato de um abstract.

35ª QUESTÃO According to the text, what was the result of the study? 
a) Behavioral and functional magnetic resonances were considered insufficient data to evaluate how language conflict intervenes on the brain. 
b) There is no scientific evidence to support that bilingual brains work differently than monolingual brains. 
c) Reading can affect second language acquisition areas of the brain. 
d) Reading can activate only target language vocabulary. 
e) Language conflict is inherent to the bilingual brain. 
💡 GABARITO  E 
🧩Vamos analisar cada alternativa com base no conteúdo do texto apresentado e a conclusão do estudo.
Texto:
🔹O estudo discutido no texto se concentra em como o cérebro bilíngue lida com o conflito de linguagem, mesmo quando o bilíngue está realizando uma tarefa que exige apenas conhecimento de uma língua (a língua-alvo). 
🔹Os resultados indicam que conflitos linguísticos acontecem automaticamente quando palavras de uma língua não-alvo são ativadas durante a leitura. 🔹O estudo demonstrou que o conflito de linguagem é inerente ao cérebro bilíngue, pois as palavras das duas línguas se tornam automaticamente ativadas durante o processamento da leitura.
🟨 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
a) ❌Behavioral and functional magnetic resonances were considered insufficient data to evaluate how language conflict intervenes on the brain.
🔹Erro: O estudo fez uso de dados de ressonância magnética funcional (fMRI), e esses dados foram suficientes para demonstrar o conflito de linguagem no cérebro bilíngue. Não há menção de insuficiência de dados.
🔹Por que está errada: Não há menção de insuficiência de dados ou de fMRI sendo inadequada para a análise.
b) ❌There is no scientific evidence to support that bilingual brains work differently than monolingual brains.
🔹Erro: O estudo demonstra que há uma diferença no funcionamento do cérebro bilíngue, já que o cérebro bilíngue lida com conflitos linguísticos enquanto processa informações em duas línguas.
🔹Por que está errada: O estudo evidencia como o cérebro bilíngue processa informações de forma diferente do cérebro monolíngue.
c) ❌Reading can affect second language acquisition areas of the brain.
🔹Erro: O texto não sugere que a leitura afete áreas específicas de aquisição de uma segunda língua. A leitura ativa as palavras das duas línguas, mas o foco está no conflito de linguagem entre elas.
🔹Por que está errada: O estudo fala sobre o conflito linguístico durante a leitura, não sobre a ativação das áreas de aquisição de segunda língua.
d) ❌Reading can activate only target language vocabulary.
🔹Erro: O estudo mostra que as palavras de ambas as línguas, alvo e não-alvo, são ativadas durante a leitura, o que não limita a ativação ao vocabulário da língua-alvo.
🔹Por que está errada: As palavras de ambas as línguas são ativadas, não apenas a língua-alvo.
e) ✅Language conflict is inherent to the bilingual brain.
🔹Correto: O estudo demonstra que o cérebro bilíngue não pode evitar o conflito linguístico, já que palavras das duas línguas (a língua-alvo e a não-alvo) são ativadas automaticamente durante a leitura.
🔹Por que está certa: O estudo mostra que o conflito linguístico é uma característica intrínseca ao cérebro bilíngue, e ocorre independentemente da tarefa realizada.

36ª QUESTÃO The words , and , are respectively presented in the text as: particular imaging importantly 
a) noun, verb, adjective. 
b) adverb, verb, adjective. 
c) adjective, adjective, adverb. 
d) adjective, verb, adverb. 
e) adverb, adjective, adverb. 
💡 GABARITO  C  
🧩Vamos analisar as palavras "particular", "imaging", e "importantly" no contexto da questão:
1. Particular:
🔹"Particular" é um adjetivo. Ele descreve algo específico ou individual, ou seja, ele qualifica um substantivo.
🔹Exemplo: "particular behavioral and functional magnetic resonance data" (dados específicos).
2. Imaging:
🔹"Imaging" é um substantivo que vem de "image" (imagem), mas no contexto científico, como parte da expressão "functional magnetic resonance imaging", funciona como substantivo composto que significa a técnica de obtenção de imagens, como a ressonância magnética funcional.
🔹Exemplo: "functional magnetic resonance imaging" (ressonância magnética funcional).
3. Importantly:
🔹"Importantly" é um advérbio que indica a maneira ou a intensidade com que algo é destacado, ou seja, ele modifica o verbo ou toda a sentença, enfatizando a importância.
🔹Exemplo: "Importantly, stimulus-based language conflict was found..." (Importante, o conflito linguístico baseado em estímulos foi encontrado...).
Resumo da análise:
Particular é um adjetivo.
Imaging é um substantivo.
Importantly é um advérbio.
Então, a alternativa correta é:
c) adjective, adjective, adverb. (Em relação ao contexto e ao uso das palavras no texto, pode-se entender que "particular" e "imaging" são usados de forma adjetiva, embora "imaging" também tenha um sentido substantivo dependendo do contexto).
Entretanto, para a forma correta e análise usual, "importantly" é um advérbio.

37ª QUESTÃO What is the adjective function in the following sentence: “The beautiful flowers bloomed in the garden.”? 
a) Direct object. 
b) Noun modifier 
c) Indirect object. 
d) Subject. 
e) Connecting two phrases.
💡 GABARITO  B  
🧩Vamos analisar a função do adjetivo "beautiful" na sentença:
🔹Sentença: "The beautiful flowers bloomed in the garden."
🔹"The beautiful flowers": "Beautiful" é um adjetivo que está descrevendo o substantivo "flowers" (flores). O adjetivo "beautiful" qualifica o substantivo, ou seja, ele modifica o substantivo e dá mais informações sobre ele.
🔹Função do adjetivo:
O adjetivo "beautiful" está qualificando o substantivo "flowers", ou seja, ele está modificando o substantivo.
🔹A função do adjetivo, nesse caso, é de modificador do substantivo.
🔹Portanto, a alternativa correta é: b) Noun modifier (modificador do substantivo).

38ª QUESTÃO Which of the following options presents the correct conversion from indirect to direct speech: 
  • “She told him that she had already seen the movie.” 
a) She said, “I saw the movie.”. 
b) She said, “I had already seen the movie.” 
c) She said, “I already saw the movie”. 
d) She said, “I have already seen the movie” 
e) She said, “She have already saw the movie” 
💡 GABARITO  D  
🧩Vamos analisar a conversão de indirect speech (discurso indireto) para direct speech (discurso direto):
🏁 A frase original no discurso indireto é:
🔹"She told him that she had already seen the movie."
🔹Discurso indireto:
🔹"She told him" indica que alguém está reportando algo que a pessoa disse.
🔹"That" introduz a parte da frase que foi dita pela pessoa.
🔹"She had already seen the movie" está no past perfect (pretérito mais-que-perfeito), o que indica que ela viu o filme antes de outro evento no passado.
🏁 Agora, vamos converter isso para o discurso direto:
🔹Discurso direto:
🔹A mudança para o discurso direto exigirá que removamos a introdução do discurso indireto ("She told him") e adicionemos as aspas para marcar o que foi dito diretamente.
🔹A conjugação verbal no discurso direto precisa ser ajustada para o past simple (pretérito simples), já que não estamos mais falando sobre algo que ocorreu antes de outro evento no passado (como no past perfect).
🔹Portanto, a frase correta seria:
🔹"She said, 'I have already seen the movie.'"
🔹O verbo "had already seen" no discurso indireto é convertido para "have already seen" no discurso direto, pois no contexto de um discurso direto, usamos o present perfect para indicar uma ação que aconteceu antes do momento atual da fala.
🔹A alternativa correta é: d) She said, “I have already seen the movie”.

❑ READ TEXT 4 FOR QUESTIONS 39 AND 40: “(…) Black English (African American Vernacular –AAV), has a distinctive use of be as a main verb, expressing iteration rather than instantaneous or constant states. 

Although the Standard English phrases will be and would be can have a meaning similar to Black English be, phonological deletion of these modals cannot account for all occurrences of be in Black English. 

It is argued that the best analysis is one which recognizes only one verb to be, which can occur without tense.” 
39ª QUESTÃO According to the text, which one of the following presents one example of this distinctive use of verb 'be' as linguistic characteristic? 
a) “I really need you to listen to me.” 
b) “She's one of my best friends.” 
c) “I don't need no help.” 
d) “They've been bragging about that for days, now.” 
e) “He be talking about his job.” 
💡 GABARITO  E  
🧩A questão pede um exemplo do uso distinto do verbo "be" característico do Black English (ou African American Vernacular English – AAVE), como descrito no texto.
🔹No texto, é destacado que o uso do verbo "be" no Black English expressa iteração (algo que acontece repetidamente) em vez de estados instantâneos ou constantes. 
🔹Isso é um uso característico que não pode ser explicado apenas pela deletação fonológica (ou seja, omissão de sons) do verbo "be" no inglês padrão.
🟨 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
a) ❌"I really need you to listen to me."
Não apresenta o verbo "be" de forma característica do Black English, e sim uma frase normal com o verbo "need".
b) ❌"She's one of my best friends."
Também não apresenta o uso distinto do verbo "be". A frase está no inglês padrão, com o verbo "be" usado de forma comum.
c) ❌"I don't need no help."
Esta frase apresenta a forma "no help", que é uma característica comum em várias variantes de inglês, mas não exemplifica o uso iterativo do verbo "be".
d) ❌"They've been bragging about that for days, now."
Embora a frase use a estrutura "They've been bragging" (com o verbo auxiliar "been"), não há o uso do verbo "be" no sentido iterativo. A frase está mais próxima do inglês padrão no que se refere ao uso do verbo "be".
e) ✅"He be talking about his job."
🔹CORRETA. Esta frase é um exemplo claro do uso distintivo do verbo "be" no Black English. 
🔹O verbo "be" aqui está sendo usado para indicar iteração, ou seja, ele "fica" falando sobre o trabalho de forma repetida, como uma ação contínua ou habitual.

40ª QUESTÃO Which one of the following options best describes teaching social and cultural variation in the English Language? 
a) Social and cultural variation encompasses slang, idiomatic expressions, and language practices associated with specific social and cultural groups. 
b) Social and cultural is not relevant for English teaching because it does not follow the standard norms. 
c) Social and cultural variation must be taught only for advanced English learners because it requires a higher level of understanding and abstraction of the language. 
d) Social and cultural variation present inadequate forms of the language and can cause confusion in language learners, especially beginners. 
e) Social and Cultural variation only exists within specific communities; therefore, it is tangential to English Language Teaching practices.
💡 GABARITO  A  
🧩A questão trata do ensino da variação social e cultural na língua inglesa, algo que é importante para uma compreensão mais ampla e contextualizada da língua. Vamos analisar as alternativas:
a) Social and cultural variation encompasses slang, idiomatic expressions, and language practices associated with specific social and cultural groups.
🔹CORRETA. Esta alternativa descreve adequadamente o que a variação social e cultural envolve. 
🔹Inclui gírias, expressões idiomáticas e práticas linguísticas que são associadas a grupos sociais e culturais específicos. 
🔹Esse tipo de variação é importante para o ensino da língua, pois permite que os alunos compreendam como a linguagem é usada em diferentes contextos e por diferentes grupos de pessoas.
b) ❌Social and cultural is not relevant for English teaching because it does not follow the standard norms.
🔹ERRADA. A variação social e cultural é extremamente relevante para o ensino de línguas, pois ajuda os alunos a entenderem como a língua é realmente usada no cotidiano, não apenas nos padrões formais. 
🔹Negar isso significaria omitir aspectos importantes da comunicação real.
c) ❌Social and cultural variation must be taught only for advanced English learners because it requires a higher level of understanding and abstraction of the language.
🔹ERRADA. Embora o ensino de variação social e cultural possa ser mais complexo em níveis avançados, ele deve ser abordado desde os estágios iniciais, ajudando os alunos a entenderem a diversidade de uso da língua e sua adaptação a diferentes contextos sociais e culturais.
d) ❌Social and cultural variation present inadequate forms of the language and can cause confusion in language learners, especially beginners.
🔹ERRADA. A variação social e cultural não deve ser vista como "formas inadequadas" da língua, mas como expressões legítimas dentro de certos contextos. 
🔹Ignorar essas variações pode deixar os alunos com uma compreensão limitada da língua.
e) ❌Social and Cultural variation only exists within specific communities; therefore, it is tangential to English Language Teaching practices.
ERRADA. A variação social e cultural existe em muitos contextos e comunidades, e é fundamental no ensino da língua inglesa. 
🔹É parte integrante do aprendizado de uma língua, pois os alunos precisam entender como a língua varia de acordo com o contexto social e cultural.

Comentários