quarta-feira, 19 de novembro de 2025

EEAR – 2016.2 – Língua Inglesa – Aeronavegantes & Não-Navegantes

🔵 CFS-B 2/2016 || 🧷Caderno de Prova & Gabarito Oficial |
🔵 24 | Multiple Choice Questions | Four-Option Question |

🟩 QUESTÃO 25 – Select the alternative that best completes the sentence below giving idea of comparison:
🔹He is a good artist and he sings ____ a professional when he is on stage.
(A) as
(B) like
(C) such
(D) as if
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊 Vamos analisar cada alternativa mostrando a pegadinha, como você sempre pede, e explicar por que (B) like é a resposta correta.
✅ Frase da questão
He is a good artist and he sings ____ a professional when he is on stage.
Queremos dizer:
➡️ “Ele canta como um profissional.”
Isso é comparação de modo (comparar a maneira como ele canta com a de um profissional).
🎯 Alternativa correta — (B) like
✔️ Like = como, para comparar semelhança real entre duas coisas/pessoas.
✔️ É exatamente o padrão: verb + like + noun.
👉 He sings like a professional.
✔️ 100% natural
✔️ Expressa modo
✔️ Comparação simples e direta
❌ Pegadinhas das alternativas erradas
(A) as
❌ "As" é usado para indicar função real, papel verdadeiro:
He works as a teacher. (ele realmente é professor)
Aqui ficaria:
→ He sings as a professional
❌ Isso significaria que ele é um profissional de verdade, o que muda completamente o sentido.
📌 Pegadinha: muitos confundem “as” (função real) com “like” (comparação).
(C) such
❌ “Such” não expressa comparação.
Ele significa “tão”, “tão grande”, “tão bom”, e exige um substantivo depois:
such a good singer
such talent
👉 Não cabe aqui porque a frase quer comparar, não intensificar.
📌 Pegadinha: o aluno vê “such” e acha que dá “ênfase”, mas aqui isso quebra a estrutura inteira.
(D) as if
❌ As if = “como se”.
Cria uma comparação hipotética, geralmente irreal:
He sings as if he were a professional.
(significa: parece, mas ele não é)
❌ Não encaixa porque a frase NÃO pede forma hipotética com verbo extra (were, was etc.).
📌 Pegadinha: estrutura é mais longa e exige outra oração, não apenas um substantivo.
🟢 Conclusão
A alternativa correta é realmente (B) like, porque:
faz comparação direta
combina com o verbo “sings”
exige apenas um substantivo depois

🟩 QUESTÃO 26 – Select the alternative that best completes the extract below.
Workplace Accident Statistics          
Every year, millions of people in ___ United States are hurt on the job. Each day 16 workers die from injuries at work and more than 17,000 are injured. Accidents also cause the companies to spend more. Last year, ___ total cost was more than $121 billion.
a) the – a
b) a – the
c) the – an
d) the – the
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊 Vamos analisar alternativa por alternativa, mostrando a pegadinha de cada uma, e por que a correta é (D) the – the.
🌎 Trecho da questão
Every year, millions of people in ___ United States are hurt on the job.
… Last year, ___ total cost was more than $121 billion.
✅ Alternativa correta: (D) the – the
✔️ the United States
Países que têm nome plural ou expressão composta com “States”, “Kingdom”, “Republic” exigem THE.
the United States
the United Kingdom
the Netherlands
✔️ the total cost
Quando é algo específico, já conhecido e mencionado no contexto (custo total dos acidentes), usamos THE.
❌ Pegadinhas das alternativas erradas
(A) the – a
❌ a total cost
→ ficaria “um custo total”, mas o texto fala de O custo total de todos os acidentes do ano — algo único, específico.
📌 Pegadinha: alguns pensam que “a” cabe porque “cost” é contável, mas aqui o sentido é singular e específico, exigindo THE.
(B) a – the
❌ a United States
→ Estrutura impossível.
País com nome plural e institucional sempre leva THE, nunca “a”.
📌 Pegadinha: muita gente esquece que “United States” segue a regra dos nomes de países plurais.
(C) the – an
❌ an total cost
→ impraticável: “total” começa com consoante /t/, então seria “a total cost”.
Mas mesmo “a total cost” estaria errado pelo mesmo motivo da alternativa A: o custo já é conhecido e único.
📌 Pegadinha dupla:
“an” só antes de som vocálico (não é o caso).
Mesmo se fosse “a”, não encaixa porque o custo é específico.
(D) the – the
✔️ Única que respeita ambas as regras gramaticais.
🟢 Resposta confirmada: (D) the – the

🟩 QUESTÃO 27 – Select the alternative that completes the sentence below in the third conditional.
🔹If she hadn't read the news magazine, she ___________.
(A) hadn't seen the ad
(B) would see the ad
(C) couldn't see the ad
(D) wouldn't have seen the ad
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊 Vamos
Vamos analisar por que a alternativa (D) é a única correta e mostrar a pegadinha de cada opção.
🎯 Terceiro condicional (Third Conditional)
A estrutura é sempre:
👉 If + past perfect, would have + past participle
Ex.:
If she hadn't read the magazine, she wouldn't have seen the ad.
✅ Alternativa correta: (D) wouldn't have seen the ad
Porque segue exatamente o formato:
hadn't read (past perfect)
wouldn't have seen (would have + particípio)
Perfeita para o third conditional.
❌ Análise das alternativas erradas (com pegadinhas)
(A) hadn't seen the ad
❌ Falta o would have + participle.
A frase ficaria no passado simples, não expressando consequência hipotética.
📌 Pegadinha: alguns veem “hadn’t” e acham que é condicional, mas aqui está na parte errada da frase.
(B) would see the ad
❌ Isso é second conditional (would + base verb).
Serve para situações atuais/irreais, não para fatos do passado.
📌 Pegadinha: “would” parece certo, mas falta o have — essencial no third conditional.
(C) couldn’t see the ad
❌ Estrutura do presente ou passado simples, NÃO condicional.
Totalmente incompatível com “If she hadn’t read…”.
📌 Pegadinha: “could” dá uma ideia de possibilidade, mas não encaixa na lógica do terceiro condicional.
(D) wouldn't have seen the ad
✔️ Única com a estrutura correta para o terceiro condicional.
🟢 Resposta final confirmada: (D)

🟩 QUESTÃO 28 – Select the alternative that best completes the dialogue below.
🔹Jude: I ____ (see) Mary last Sunday.
🔹John: Really? I ____ (not/see) her for years. How is she?
a) saw – haven’t see
b) saw – haven’t seen
c) have seen – didn’t see
d) have seen – haven’t seen
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊 Vamos analisar por que a alternativa (B) é a correta e ver a pegadinha das outras.
🎯 Análise da frase
Parte 1 – "I ____ (see) Mary last Sunday."
➡️ A expressão last Sunday indica passado específico → Simple Past
✔️ Portanto: I saw Mary last Sunday.
Parte 2 – "I ____ (not/see) her for years."
➡️ A expressão for years indica tempo contínuo até o presente → Present Perfect
✔️ Portanto: I haven’t seen her for years.
✅ Alternativa correta: (B) saw – haven’t seen
❌ Pegadinhas das alternativas erradas
(A) saw – haven’t see
Erro de forma verbal:
“haven’t see” ❌ → o correto é haven’t seen.
📌 Pegadinha clássica: esquecer o particípio passado.
(C) have seen – didn’t see
Primeiro verbo errado:
“last Sunday” exige simple past, não present perfect.
📌 Pegadinha: usar present perfect com tempo definido — proibido.
(D) have seen – haven’t seen
Primeiro verbo errado novamente: não pode ser have seen com “last Sunday”.
📌 Pegadinha: repetir o present perfect em ambas as lacunas.
🟢 Gabarito confirmado: (B)
Se quiser, posso criar exercícios extras no mesmo estilo!

🟩 QUESTÃO 29 – Select the correct alternative according to the extract below. Pan Pacific is a five stars hotel in Yokohama.
It has 485 rooms, 25 floors and it’s 100km far from the airport. If you want to save money during your stay in the Japanese city, you may want to stay at the Grand Hotel. With 31 floors, it offers 600 rooms and is 106 km from the airport.
a) The Grand is as big as the Pan Pacific Hotel.
b) The Grand is higher than the Pan Pacific Hotel.
c) The Grand is less expensive than Pan Pacific Hotel.
d) The Grand is closer to the airport than Pan Pacific Hotel.
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊 Aqui vai a análise detalhada — explicando por que a correta é a (B) e mostrando a pegadinha das outras alternativas.
🎯 Interpretação do texto
Temos duas informações importantes:
🏨 Pan Pacific Hotel
25 floors
485 rooms
100 km from the airport
🏨 Grand Hotel
31 floors
600 rooms
106 km from the airport
✅ Alternativa correta: (B) The Grand is higher than the Pan Pacific Hotel.
🔎 Por quê?
Porque 31 floors > 25 floors → o Grand Hotel é mais alto.
Simples, direto e totalmente alinhado ao texto.
❌ Pegadinhas das alternativas erradas
(A) The Grand is as big as the Pan Pacific Hotel.
❌ Falso.
Os hotéis não são “iguais” em tamanho:
Grand → 600 rooms
Pan Pacific → 485 rooms
Logo, não há igualdade.
📌 Pegadinha: “as… as” chama atenção para igualdade, e aqui não existe.
(C) The Grand is less expensive than Pan Pacific Hotel.
❌ Nada no texto fala sobre preço do Grand Hotel.
Ele só diz que Pan Pacific é cinco estrelas e pode ser caro, mas não compara preços entre os dois explicitamente.
📌 Pegadinha: o texto sugere economia ao escolher o Grand, mas não afirma que seja mais barato — é sugestão, não dado factual.
(D) The Grand is closer to the airport than Pan Pacific Hotel.
❌ Inversão de lógica.
Pan Pacific → 100 km
Grand → 106 km
Portanto, o Grand está mais longe, não mais perto.
📌 Pegadinha: números próximos induzem erro rápido.
🟢 Gabarito confirmado: (B)

🟨 INSTRUÇÃO: Read the text below and answer question 30:
Economists have recognized that physical beauty affects wages, even in occupations where appearance does not seem relevant to job performance. It seems that attractive men and women are paid more than ordinary people for the same work.
🧷(Taken from The International Herald Tribune)
🟩 QUESTÃO 30 – Choose the best alternative that presents the correct verb tense and the voice of the verbs underlined in the text, respectively.
(A) present perfect/active voice; simple present/passive voice.
(B) simple present/passive voice; present perfect/active voice.
(C) simple past/passive voice; present perfect/active voice.
(D) past perfect/active voice; simple present/passive voice.
💡  GABARITO  Ⓐ  
🧊 Vamos analisar exatamente os verbos sublinhados no texto e por que a resposta correta é a (A) — com explicação clara e no estilo detalhado.
🔎 Verbos sublinhados no texto
1️⃣ have recognized
→ Tempo verbal: Present Perfect
→ Voz: Active voice
("Economists have recognized...")
2️⃣ are paid
→ Tempo verbal: Simple Present
→ Voz: Passive voice
("men and women are paid more...")
✅ Alternativa correta: (A)
present perfect/active voice; simple present/passive voice
Exatamente o que os verbos expressam.
❌ Por que as outras estão erradas?
(B) simple present/passive voice; present perfect/active voice
Totalmente invertido. Nada a ver com os verbos do texto.
(C) simple past/passive voice; present perfect/active voice
Primeiro verbo não está no simple past nem na voz passiva.
(D) past perfect/active voice; simple present/passive voice
Primeiro verbo não está no past perfect.

🟨 INSTRUÇÃO: Read the dialogue below and answer question 31:
Dad: Frog, I like frog. It runs through a maze for some cheese…
Child: Noooooooooo, that's mouse!
Dad: Oh, mouse. I see. Mouse. I like mouse. I like how  it swims in the ocean…
Child: No! That's fish.
Dad: Oh, I see. Fish. I like fish. I like how it scratches at fleas and bark at the mailman…
Child: No, no, no, no.Dad: No?
Child: You don't know anything about animals, daddy!
🧷(Adapted from “The Elephant Song”, by Eric Herman)
🟩 QUESTÃO 31 – Choose the alternative that presents the plural of the nouns "mouse" and "fish" (lines 4 and 7), in the text, respectively.
a) mice – fish
b) mice – fishs
c) mouses – fishs
d) mouses – fishes
💡  GABARITO  Ⓐ  
🧊 Vamos
Aqui vai a explicação detalhada, do jeitinho que você gosta — mostrando por que a é correta e onde estão as pegadinhas das outras alternativas.
✅ Alternativa correta: (a) mice – fish
mouse → mice
Irregular plural, muito conhecido:
✔ mouse → mice
fish → fish
A palavra fish normalmente fica igual no plural quando se refere a vários peixes da mesma espécie — que é exatamente o caso do texto.
❌ Por que as outras estão erradas?
(b) mice – fishs
❌ fishs não existe.
Plural de fish não leva -s.
(c) mouses – fishs
❌ mouses está errado.
Plural irregular não aceita -es.
❌ fishs também não existe.
Duas pegadinhas juntas.
(d) mouses – fishes
❌ mouses errado, como acima.
⚠️ fishes até existe, mas não no contexto do texto.
Fishes é usado para falar de
espécies diferentes
linguagem poética ou bíblica
Aqui não é o caso.

🟩 QUESTÃO 32 – Choose the alternative that best completes the dialogue below.
  • Mary: Whose pencil is that? Is it yours,
  • Paul? Paul: No, it’s not ____. I saw Susan using it. I think it’s ____.
a) mine - him
b) mine - hers
c) my - hers
d) my - her
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊 Vamos analisar com calma, no formato conversacional e mostrando por que (b) mine – hers é a resposta correta e onde estão as pegadinhas das outras alternativas.
✅ Alternativa correta: (b) mine – hers
A frase pede pronomes possessivos, porque eles substituem o substantivo + posse, sem precisar repetir o objeto.
✔ “No, it’s not mine.”
Mine = pronome possessivo (meu/minha).
Forma correta quando NÃO diz o nome do objeto depois.
✔ “I think it’s hers.”
Hers = pronome possessivo (dela).
Também não precisa de substantivo depois.
❌ Por que as outras estão erradas?
(a) mine – him
mine está certo.
❌ him é pronome pessoal, não possui sentido de posse.
(c) my – hers
❌ my é adjetivo possessivo, precisa de um substantivo depois (“my pencil”).
Aqui está sozinho → incorreto.
hers está certo, mas a primeira parte invalida a alternativa.
(d) my – her
❌ my teria que vir seguido de um substantivo.
❌ her também é adjetivo possessivo (“her pencil”), não pode aparecer sozinho.

🟨 INSTRUÇÃO: Read the paragraph below and answer question 33.
In 1829, a poor tailor in Paris, Barthelémy Thimonnier, invented the first sewing machine in the world and made eighty of them.

🟩 QUESTÃO 33 – Which of the following questions cannot be answered with information from the text?
a) Where did the inventor of the first sewing machine die?
b) Who was the inventor of the first sewing machine?
c) When was the first sewing machine invented?
d) How many sewing machines were made?
💡  GABARITO  Ⓐ  
🧊 Vamos analisar cada alternativa e ver por que (a) é a única pergunta que NÃO pode ser respondida com as informações do texto.
O parágrafo diz apenas:
Ano: 1829
Profissão: poor tailor
Cidade: Paris
Nome do inventor: Barthelémy Thimonnier
Feito: inventou a primeira máquina de costura
Quantidade: fez 80 delas
✅ Alternativa correta: (a) Where did the inventor of the first sewing machine die?
👉 O texto não fala nada sobre sua morte — nem local, nem data, nem circunstância.
Por isso, não há como responder.
❌ Por que as outras PODEM ser respondidas?
(b) Who was the inventor…?
✔ O texto diz: Barthelémy Thimonnier.
(c) When was the first sewing machine invented?
✔ O texto diz: In 1829.
(d) How many sewing machines were made?
✔ O texto diz: eighty.

🟩 QUESTÃO 34 – In the sentence “Maria learns fast”, the word “fast”, in bold type, is
a) a noun
b) an article
c) an adverb
d) an adjective
💡  GABARITO  Ⓒ  
🧊 Vamos analisar direitinho:
📌 Frase: Maria learns fast.
A palavra "fast" está dizendo como Maria aprende — rápido.
Quando uma palavra modifica o verbo (learns), ela funciona como ADVÉRBIO.
❌ Pegadinhas das alternativas
a) a noun
– Fast nunca é substantivo aqui. Substantivo seria algo como speed.
b) an article
– Artigos são a, an, the. Nada a ver com fast.
d) an adjective
– Fast pode ser adjetivo em outras frases (a fast car), mas não aqui, porque não descreve “Maria”, e sim “learns”.
✅ Alternativa correta: (c) an adverb
Porque modifica o verbo e indica modo (how she learns).

🟩 QUESTÃO 35 – Select the correct modal verb that fills in the blank in the paragraph below.
🔹Paul feels very sick and dizzy. I think he has been drinking all night again. He ____ get out of bed this morning.
a) will
b) must
c) can’t
d) could
💡  GABARITO  Ⓒ  
🧊 Vamos analisar a frase com calma, no seu estilo preferido — explicando por que cada alternativa está certa ou errada.
📌 Frase:
Paul feels very sick and dizzy. I think he has been drinking all night again. He ____ get out of bed this morning.
O contexto mostra que Paul não consegue levantar da cama porque está muito mal.
Portanto, precisamos de um modal que indique incapacidade.
✔️ Alternativa correta: (c) can’t
He can’t get out of bed → “Ele não consegue sair da cama”.
É exatamente a ideia do contexto: ele está tão mal que não pode/é incapaz de levantar.
❌ Por que as outras estão erradas?
a) will
Indica futuro (ele sairá da cama). Nada a ver com o estado atual dele.
b) must
Indica obrigação ou dedução.
He must get out of bed = ele deve sair da cama — totalmente oposto ao sentido.
d) could
Indica possibilidade no passado ou um potencial mais suave (ele poderia sair da cama).
Não expressa incapacidade forte como “can’t”.
✅ Gabarito: (c) can’t

🟩 QUESTÃO 36 – Choose the alternative that fills in the blank in the sentence below.
🔹Scientists say that when a person stops _____ very soon, the chances of getting cancer and other diseases reduce.
a) smoke
b) smokes
c) smoked
d) smoking
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊 Vamos analisar a Questão 36 do jeitinho detalhado e conversacional.
🔍 Scientists say that when a person stops _____ very soon, the chances of getting cancer and other diseases reduce.
As opções:
a) smoke
b) smokes
c) smoked
d) smoking ✔️
✔️ Por que a resposta correta é (d) smoking?
O verbo stop tem um comportamento muito específico em inglês:
👉 Stop + verb + -ing = parar de fazer alguma coisa.
Ex.: He stopped smoking. → Ele parou de fumar.
Então, stop smoking é a construção natural e correta.
❌ Por que as outras estão incorretas?
a) stop smoke
"Smoke" aqui aparece como verbo no infinitivo sem “to”, mas stop + base form não funciona nesse sentido.
Seria entendido como “parar fumaça”, algo sem sentido nesse contexto.
b) stop smokes
"Smokes" é a forma do verbo para he/she/it, mas novamente: depois de stop NÃO usamos o verbo conjugado.
Estrutura incorreta em inglês.
c) stop smoked
“Smoked” é verbo no passado, totalmente incompatível com a estrutura após stop.
Também não faz sentido no significado.
🎯 Conclusão
A forma gramaticalmente correta e idiomaticamente natural é:
➡️ stop + -ing → stop smoking
Por isso o gabarito está certo: (d) smoking.

🟨 INSTRUÇÃO: Read the cartoon below and answer question 37.
• I believe in planning ahead.
• Becaaaause...
• If you spend enough time planning you never actually have to do anything.
🟩 QUESTÃO 37 – According to the cartoon, Garfield
a) wants to build his career.
b) intends to work hard.
c) has something in his mind as a plan to complete his studies.
d) actually wants to spend his time doing nothing but planning.
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊 Vamos analisar a Questão 37 com base no cartum do Garfield.
🔍 Texto do cartum
Garfield diz:
“I believe in planning ahead.”
“Becaaaause…”
“If you spend enough time planning you never actually have to do anything.”
Esse humor é típico do Garfield: ele gosta de evitar esforço.
✔️ Interpretação
A ideia central é que Garfield finge ser organizado e adepto de planejamento, mas sua verdadeira intenção é outra:
👉 usar o planejamento como desculpa para não fazer nada.
Ele planeja… planeja… planeja… e assim nunca precisa agir.
✔️ Por que a alternativa correta é (d)?
d) actually wants to spend his time doing nothing but planning. ✔️
É exatamente isso que o cartum comunica: Garfield prefere ficar só planejando porque isso evita trabalho real.
❌ Por que as outras estão erradas?
a) wants to build his career.
Nada no cartum fala de carreira, ambição ou futuro profissional.
b) intends to work hard.
É justamente o contrário! Garfield quer evitar trabalho, não trabalhar duro.
c) has something in his mind as a plan to complete his studies.
Garfield nem menciona estudos. Totalmente fora do contexto.
🎯 Conclusão
Garfield usa o “planejamento” como forma de não fazer nada.
Por isso o gabarito está correto: (d).

🟨 INSTRUÇÃO: Read the text below and answer questions 38, 39 and 40.
A Region’s Soccer Strongmen are facing a hard fall
After rising as a governor under Brazil’s military dictatorship, José Maria Marin became such a towering figure in the world of Brazilian sports that the headquarters of the nation’s soccer federation was recently named in his honor.

Now, the United States Justice Department’s charging Mr. Marin, 83, and 13 other senior sports officials and executives across the Americas with taking part in a sweeping bribery and kickback scheme within FIFA, the governing body of global soccer.

Of the 14 men named as defendants in the indictment, all but two of them are citizens of Latin American and Caribbean nations, a reflection of the investigation’s focus on corruption in the hemisphere.
🧷(Fonte: www.nytimes.com)
GLOSSARY
• but: exceto
• bribery: suborno
• headquarters: sede

🟩 QUESTÃO 38 – According to the text, all the sentences bellow are correct, except:
a) José Maria Marin used to be a governor during military dictatorship.
b) Mr. Marin was accused of participating in a corruption scheme within FIFA.
c) of the 14 men named as defendants in the accusation, only two are Latin American and Caribbean citizens.
d) the United States Justice Department is accusing Mr. Marin, among other senior sports officials and executives of bribery.
💡  GABARITO  Ⓒ  
🧊 Vamos analisar a Questão 38 com todo o cuidado — mostrando a pegadinha de cada alternativa, como você gosta.
O enunciado pede:
“According to the text, all the sentences below are correct, except:”
Ou seja: três estão corretas, uma está errada.
Precisamos achar a falsa.
🔍 Primeiro, o que o texto realmente diz?
José Maria Marin foi governador durante a ditadura militar.
Ele está sendo acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA de participar de um esquema de suborno dentro da FIFA.
Dos 14 acusados, apenas dois NÃO são da América Latina e Caribe — ou seja, 12 são latino-americanos/caribenhos.
A investigação envolve altos executivos e dirigentes de esportes.
✔️ Agora, alternativa por alternativa
a) “José Maria Marin used to be a governor during military dictatorship.”
✔️ Correta.
📌 O texto diz exatamente isso:
“After rising as a governor under Brazil’s military dictatorship…”
Nenhuma pegadinha aqui.
b) “Mr. Marin was accused of participating in a corruption scheme within FIFA.”
✔️ Correta.
📌 O texto diz:
“…charging Mr. Marin … with taking part in a sweeping bribery and kickback scheme within FIFA…”
Ele foi acusado de participar do esquema.
Sem truque aqui.
c) “of the 14 men named as defendants in the accusation, only two are Latin American and Caribbean citizens.”
❌ INCORRETA — esta é a resposta.
📌 O texto diz:
“…of the 14 men … all but two of them are citizens of Latin American and Caribbean nations…”
🔎 Pegadinha:
“all but two” significa todos EXCETO dois
Ou seja: 12 são latino-americanos/caribenhos
A alternativa diz “only two are Latin American and Caribbean”, invertendo totalmente o sentido.
👉 Por isso é a incorreta.
d) “the United States Justice Department is accusing Mr. Marin, among other senior sports officials and executives of bribery.”
✔️ Correta.
📌 O texto confirma isso claramente.
🔎 Pegadinha leve:
A frase resume “bribery and kickback scheme” apenas como “bribery”, mas ainda está dentro do sentido do texto.
🎯 Gabarito: (c)
E está certíssimo!

🟩 QUESTÃO 39 – All the words below, in the text, are adjectives, except:
a) Brazilian
b) Americas
c) Caribbean
d) Latin American
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊 Vamos analisar a Questão 39 mostrando a pegadinha de cada alternativa.
🟩 QUESTÃO 39 – “All the words below, in the text, are adjectives, except:”
O objetivo é achar a única palavra que NÃO funciona como adjetivo no texto.
✔️ Análise alternativa por alternativa
a) Brazilian
✔️ É adjetivo.
No texto, aparece em:
“Brazilian sports”
Aqui, Brazilian descreve sports → função claramente adjetiva.
🔎 Pegadinha: algumas palavras terminadas em -an podem ser substantivos (ex.: “American”), mas aqui é adjetivo porque qualifica um substantivo.
b) Americas
❌ Não é adjetivo — é substantivo próprio plural.
No texto:
“…executives across the Americas…”
→ The Americas = continente americano (Norte, Central e Sul).
É o nome do lugar, não descreve nada.
🔎 Pegadinha: Algumas pessoas acham que, por parecer nome de região, poderia funcionar como adjetivo, mas não modifica nenhum substantivo. Ele é o próprio substantivo.
👉 Por isso é a alternativa correta (a única que NÃO é adjetivo).
c) Caribbean
✔️ É adjetivo aqui.
Aparece em:
“…citizens of Latin American and Caribbean nations…”
→ Caribbean nations = nações caribenhas.
Modifica nations, função adjetiva.
🔎 Pegadinha: Caribbean também pode ser substantivo (“the Caribbean”), mas no texto está usado como adjetivo.
d) Latin American
✔️ É adjetivo composto.
No texto:
“…Latin American and Caribbean nations…”
→ descreve nations → portanto, função adjetiva.
🔎 Pegadinha: Pode confundir por ser formado por duas palavras, mas as duas juntas funcionam como um único adjetivo.
🎯 Gabarito: (b) – Americas

🟩 QUESTÃO 40 – All the extracts below, in the text, present a possessive noun, except:
a) “…the nation's soccer federation…”
b) “…under Brazil's military dictatorship…”
c) “…a reflection of the investigation's focus…”
d) “…the United States Justice Department's charging Mr. Marin…”
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊 Vamos analisar a Questão 40 com aquele estilo detalhado e conversacional — explicando por que cada alternativa tem ou não tem "possessive noun".
🟩 QUESTÃO 40 – “All the extracts below, in the text, present a possessive noun, except:”
A pergunta quer a única alternativa que NÃO apresenta um substantivo no caso possessivo (‘s / possessive case).
✔️ Análise alternativa por alternativa
a) “…the nation's soccer federation…”
✔️ Possessive noun.
nation’s → possui o ’s
Significa “a federação de futebol da nação”.
É claramente um substantivo no caso possessivo.
b) “…under Brazil's military dictatorship…”
✔️ Possessive noun.
Brazil’s → também com ’s
Significa “a ditadura militar do Brasil”.
Função típica de possessive noun: “Brazil” (substantivo) + ’s.
c) “…a reflection of the investigation's focus…”
✔️ Possessive noun.
investigation’s → outro exemplo claro
Significa “o foco da investigação”.
Estrutura clássica de possessive case.
d) “…the United States Justice Department's charging Mr. Marin…”
❌ Aqui está o detalhe importante:
Embora haja um ’s, não existe um substantivo possessivo tradicional.
Por quê?
A estrutura completa é:
United States Justice Department
→ Isso é um nome composto oficial, uma única unidade nominal.
O ’s aqui funciona como caso genitivo aplicado ao nome da instituição, mas não é um substantivo singular no possessive case, como nation’s, Brazil’s, etc.
Além disso, “United States” termina em s plural sem apóstrofo, mas aqui o ’s está no final de “Department”, não de “States”.
📌 Em outras palavras:
O que está no possessive é o nome completo da instituição, não um substantivo simples.
A questão considera que não há um “possessive noun” isolado, como nos outros casos.
É o único que não apresenta um substantivo simples no caso possessivo → por isso é a exceção.
🎯 Gabarito: (d)

🟨 INSTRUÇÃORead the cartoon below and answer question 41.
No cartoon, vemos uma torre de Controle de onde de foi dada uma autorização de Tráfego:
🔹You are clear to do whatever...
🟩 QUESTÃO 41 – The verb “clear”, in the cartoon, can be replaced by
a) clean
b) bright
c) prohibited
d) authorized
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊 Vamos
No cartoon, a torre de controle diz:
“You are clear to do whatever…”
Aqui, "clear" está sendo usado como verbo no sentido de autorizar, como em expressões típicas da aviação:
You are clear to land.
You are clear to take off.
You are clear to proceed.
Em todas elas, clear significa permitido / autorizado.
✔️ Analisando as alternativas
a) clean
Significa “limpar”.
❌ Nada a ver com o contexto.
b) bright
Significa “brilhante / claro”.
❌ Não substitui o verbo.
c) prohibited
Significa “proibido”.
❌ É o oposto do significado no cartoon.
d) authorized
Significa “autorizado”.
✔️ Exatamente igual ao uso de clear em linguagem aeronáutica.
🎯 Gabarito: (d)
😂 ONDE ESTÁ O HUMOR NO CARTOON?
Em linguagem de aviação, a torre de controle diz frases como:
“You are clear to land.” (Você está autorizado a pousar)
“You are clear to take off.” (Você está autorizado a decolar)
Ou seja, “You are clear to…” sempre vem seguido de uma ação específica, técnica e séria.
Mas no cartoon aparece:
➡️ “You are clear to do whatever…”
(“Você está autorizado a fazer qualquer coisa…”)
Isso é absurdo, porque:
A torre de controle jamais daria uma autorização ilimitada, já que a aviação é extremamente regulada, precisa e rígida.
O piloto precisa de instruções claras, não liberdade total.
A frase transforma uma situação séria em uma instrução completamente irresponsável — e por isso fica engraçada.

🟨 INSTRUÇÃORead the text and answer questions 42 and 43.
The story of a blind girl
         
There was a blind girl who hated herself just because she was blind. She hated everyone, except her loving boyfriend. He was always there for her. She said that if she could only see the world, she would marry her boyfriend.

One day, someone donated a pair of eyes to her and then she could see everything, including her boyfriend. Her boyfriend asked her, “Now that you can see the world, will you marry me?”

The girl was shocked when she saw that her boyfriend was blind too, and refused to marry him. Her boyfriend walked away in tears, and later wrote a letter to her saying: “Just take care of my eyes dear.”
Fonte: http://academictips.org/

🟩 QUESTÃO 42 – According to the text, all the alternatives are true, except
🅐 The girl could see everything because she was donated a pair of eyes.
🅑 The girl has unpleasant feelings for everyone but her boyfriend.
🅒 Her boyfriend became blind because he gave her his pair of eyes.
🅓 The girl refused to marry her boyfriend because he was ugly.
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊 Aqui vai a explicação bem detalhada e mostrando a pegadinha de cada alternativa, do jeitinho que você gosta — conversacional, clara e analisando por que cada opção está certa ou errada.
✅ A pergunta é: Todas são verdadeiras, exceto
Ou seja, temos que achar a falsa.
Vamos alternativa por alternativa:
🅐 “The girl could see everything because she was donated a pair of eyes.”
✔ VERDADEIRO.
O texto diz claramente:
“One day, someone donated a pair of eyes to her and then she could see everything…”
Sem pegadinha aqui — está exatamente no texto.
🅑 “The girl has unpleasant feelings for everyone but her boyfriend.”
✔ VERDADEIRO.
O texto afirma:
“There was a blind girl who hated herself… She hated everyone, except her loving boyfriend.”
Exatamente igual à alternativa.
Pegadinha leve: algumas pessoas confundem “has unpleasant feelings” com algo mais leve (não gostar), mas o original diz “hated”, que é ainda mais forte — então a alternativa está correta.
🅒 “Her boyfriend became blind because he gave her his pair of eyes.”
✔ VERDADEIRO, embora implícito.
O texto não diz diretamente “he gave her his eyes”, mas a carta dele diz:
“Just take care of my eyes, dear.”
Ou seja, os olhos novos dela eram dele.
Isso implica que ele ficou cego por doar os olhos.
Pegadinha:
A banca quer testar se você consegue inferir informação implícita, não explícita.
Mas a conclusão é lógica, então está correta.
🅓 “The girl refused to marry her boyfriend because he was ugly.”
❌ FALSO — é a alternativa INCORRETA.
No texto, o motivo da recusa é:
“The girl was shocked when she saw that her boyfriend was blind too, and refused to marry him.”
Ou seja:
Ela o rejeitou porque ele era cego, não porque era feio.
Nada no texto fala de aparência física.
Pegadinha:
A alternativa tenta distorcer o motivo real transformando “blind” em “ugly”.
🎯 RESPOSTA CORRETA: D

🟩 QUESTÃO 43 – The underlined verbs, in the text, are in the
a) Simple Past
b) Simple Present
c) Present Perfect
d) Present Continuous
💡  GABARITO  Ⓐ  
🧊 Vamos analisar por que a resposta é Simple Past e mostrar a lógica por trás disso de forma clara e conversacional.
✅ A questão pede o tempo verbal dos verbos sublinhados no texto.
Mesmo que a questão não mostre aqui quais foram sublinhados, todos os verbos narrativos do texto estão assim:
was a blind girl
who hated herself
He was always there
She said
someone donated
she could see
Her boyfriend asked
The girl was shocked
and refused
Her boyfriend walked away
and later wrote a letter
Todos esses verbos estão claramente no PASSADO SIMPLES (Simple Past).
🔍 Por que é Simple Past?
O texto conta uma história concluída, narrando eventos que aconteceram e terminaram no passado.
E todos os verbos têm a forma típica do passado:
regular verbs:
hated, donated, asked, refused, walked, shocked, wrote (exceto wrote, que é irregular)
irregular verbs:
was, said, could, wrote
Todos são formas simples do passado, sem auxiliares, sem continuidade, sem relação com o presente.
❌ Por que não são os outros tempos?
b) Simple Present
Não, porque não é uma descrição de rotina; é narrativa.
c) Present Perfect
Não há verbos com “have/has + particípio”.
d) Present Continuous
Não há verbos com “am/is/are + …ing”.
🎯 RESPOSTA CORRETA: A – Simple Past

🟨 INSTRUÇÃORead the text and answer questions 44 and 45.
       
Thomas Edison tried two thousand different materials in search of a filament for the light bulb. When none worked satisfactorily, his assistant complained, “All our work is in vain. We have learned nothing.”

Edison replied very confidently, “Oh, we have come a long way and we have learned a lot. We know that there are two thousand elements which we cannot use to make a good light bulb.”
(Adapted from academictips.org)

🟩 QUESTÃO 44 – According to the text, Thomas Edison
a) got satisfied with his new invention.
b) learned a lot from his previous mistakes.
c) used two thousand elements to create the light bulb.
d) has two thousand more elements that can be used to make the light bulb.
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊 Vamos analisar com clareza por que a alternativa correta é a letra B — e por que as outras estão erradas.
✅ O texto diz:
Edison tentou duas mil substâncias diferentes para o filamento.
Nenhuma funcionou.
O assistente reclamou que não aprenderam nada.
Edison respondeu:
"We have learned a lot. We know that there are two thousand elements which we cannot use to make a good light bulb."
Ou seja, ele não considera isso fracasso, mas aprendizado.
✔ Alternativa Correta: B — learned a lot from his previous mistakes
Isso é exatamente o que Edison diz:
"We have learned a lot... We know that these 2000 elements cannot be used."
Ele considera que cada tentativa falha ensinou algo.
❌ Por que as outras estão erradas?
A) got satisfied with his new invention.
Errado.
Ele ainda não tinha o filamento correto. Ele não se satisfez com uma invenção finalizada, ele apenas estava otimista com o aprendizado.
C) used two thousand elements to create the light bulb.
Errado.
Ele tentou 2000 materiais, mas nenhum funcionou.
D) has two thousand more elements that can be used to make the light bulb.
Errado.
Ele diz o contrário: 2000 elementos que não podem ser usados.
🎯 RESPOSTA CERTA: B

🟩 QUESTÃO 45 – The sentence “We have learned nothing”, in the text, can be replaced by
a) We have learned anything.
b) We haven’t learned anything.
c) We haven’t learned something.
d) We haven’t learned everything.
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊 Vamos analisar a frase original e cada alternativa com clareza.
✅ Frase original
“We have learned nothing.”
→ Estrutura equivalente em inglês: negative verb + anything
A forma correta de transformar “learned nothing” é:
👉 We haven’t learned anything.
Exatamente a alternativa B.
✔ Alternativa correta: B — We haven't learned anything.
“nothing” → vira “not … anything”
Isso mantém o mesmo significado negativo.
❌ Por que as outras estão erradas?
A) We have learned anything.
Errado.
“anything” em frase afirmativa significa “alguma coisa (incerta)”, não mantém sentido negativo.
C) We haven’t learned something.
Errado.
Isso significa “não aprendemos alguma coisa específica”, não equivalente a “nada”.
D) We haven’t learned everything.
Errado.
Isso indica que aprenderam alguma coisa, mas não tudo — totalmente diferente.
🎯 RESPOSTA CERTA: B

🟨 INSTRUÇÃO: Read the text and answer questions 46, 47 and 48.
Will’s experience at the airport
          
After his return _____ Rome, Will couldn’t find his luggage in the airport baggage area. He went to the lost luggage office and told the woman there that his bags hadn’t arrived on the carousel.

She smiled and told him not to worry because they were trained professionals and he was in good hands. Then she asked Will, “Has your plane arrived yet?”
🧷(Adapted from academictips.org)
🟩 QUESTÃO 46 – The correct preposition that fills in the blank in the text is
a) at
b) by
c) for
d) from
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊 Vamos analisar rapidamente as alternativas e a lógica do uso da preposição.
✅ Alternativa correta: D — from
✔ “After his return from Rome”
Quando alguém retorna de um lugar → usamos from.
Ex.: return from Paris, return from work, return from vacation.
❌ Pegadinhas das outras alternativas
A) at
Usado para localização, não origem.
return at Rome = ❌ incorreto.
B) by
Usado para meio de transporte (by plane), agente na voz passiva (by John), prazo (by Monday).
Não significa “de um lugar”.
C) for
Usado para finalidade (for work), duração (for 3 days).
Também não expressa origem geográfica.
🎯 Resposta correta: D – from

🟩 QUESTÃO 47 – “Carousel”, in bold type in the text, is related to
a) the place where passengers wait before they get onto their plane.
b) the moving belt that you collect your bags from at an airport.
c) a place where you report your arrival at an airport, hotel, hospital, etc.
d) the place at an airport where you collect your cases and bags after a flight.
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊 Vamos analisar cada alternativa e mostrar por que B é a correta.
✅ Alternativa correta: B
“Carousel” = esteira rolante onde as malas passam no aeroporto.
É o moving belt que gira em círculo e onde você pega sua bagagem.
❌ Pegadinhas das outras alternativas
A) “the place where passengers wait before they get onto their plane.”
Isso é a gate area ou boarding gate.
Nada a ver com bagagem.
C) “a place where you report your arrival at an airport…”
Isso é o check-in desk (antes do voo) ou reception (hotel).
Carousel não tem relação com reportar chegada.
D) “the place at an airport where you collect your cases and bags…”
Essa é a área de restituição de bagagem (baggage claim area).
A pegadinha: isso é a área, não o equipamento.
O “carousel” fica dentro da baggage claim, mas não é a área completa.
🎯 Portanto: B – the moving belt that you collect your bags from at an airport.

🟩 QUESTÃO 48 – hadn’t arrived”, (line 03), is closest in meaning to
a) hadn’t being found
b) hadn’t being noticed
c) hadn’t being covered
d) hadn’t being delivered
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊 Aqui vai a explicação detalhada, no estilo conversacional:
🟩 QUESTÃO 48
“hadn’t arrived” (line 03) é mais próxima de qual sentido?
Gabarito: Ⓓ hadn’t being delivered
✔ Por que a correta é a alternativa (d)?
No contexto de aeroporto/bagagem, quando o texto diz que algo “hadn’t arrived”, a ideia natural é:
👉 “não havia chegado / não tinha sido entregue ainda”.
É exatamente esse o sentido de hadn’t being delivered — algo que ainda não foi entregue.
❌ Por que as outras estão erradas?
(a) hadn’t being found — “não tinha sido encontrado”
Isso só se aplicaria se o problema fosse perder algo, não simplesmente ainda não ter chegado.
(b) hadn’t being noticed — “não tinha sido percebido”
Nada a ver com bagagem ou chegada, este sentido fala de não ter sido notado/visto.
(c) hadn’t being covered — “não tinha sido coberto”
Totalmente fora de contexto: “cobrir” não tem relação com chegada ou entrega de bagagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário