sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Uece – 2023.1 – Língua Inglesa – Vestibular – 2ª Fase – Univ. Estadual do Ceará

 

🔹🧷 Caderno de Prova 🧷 Gabarito Oficial |

🔹20 Multiple Choice Questions | FOUR-Option Question |

🟨 TEXTO:
A Neurologist’s Tips to Protect Your Memory
(Dicas de um neurologista para proteger a sua memória.)
🔹"protect your memory"(collocation) → proteger a sua memória. 

As we age, our memory declines. 
🔹(Conforme envelhecemos, nossa memória piora.)
🔹"As we age“À medida que envelhecemos”. Estrutura: as + sujeito + verbo → expressa mudança gradual, progresso ou evolução natural. Outros exemplos: As time goes by, things change.(À medida que o tempo passa…) -  As you practice, you get better.(À medida que você pratica…)
🔹"decline" = diminuir, decair, deteriorar, perder capacidade (Em linguagem formal, especialmente saúde/cognição.)

This is an ingrained assumption for many of us; however, according to neuroscientist Dr. Richard Restak, neurologist and clinical professor at George
Washington Hospital University School of Medicine and Health, decline is not inevitable.
🔹(“Essa é uma suposição profundamente enraizada para muitos de nós; no entanto, segundo o neurocientista Dr. Richard Restak, neurologista e professor clínico da Escola de Medicina e Saúde do Hospital da Universidade George Washington, o declínio não é inevitável.”)
🔹ingrained assumption” → “uma suposição profundamente enraizada” (uma crença que está firmemente estabelecida na mente das pessoas).
🔹"ingrained" = profundamente arraigado, enraizado.
🔹"assumption" = suposição, crença, ideia tomada como verdade.
🔹"for many of us” = Expressão fixa: significa “para muitos de nós”.
🔹“decline is not inevitable” o declínio não é garantia, não precisa acontecer obrigatoriamente.
🔹decline = declínio, deterioração.
🔹inevitable = inevitável.

The author of more than 20 books on the mind, Restak has decades’ worth of experience in guiding
patients with memory problems. 
🔹“decline is not inevitable” o declínio não é garantia, não precisa acontecer obrigatoriamente.
🔹decline = declínio, deterioração.
🔹inevitable = inevitável.

“The Complete Guide to Memory: The Science of Strengthening Your Mind,” Restak’s latest book, includes tools such as mental exercises, sleep habits and diet that can help boost memory.
🔹(“‘The Complete Guide to Memory: The Science of Strengthening Your Mind’, o livro mais recente de Restak, inclui ferramentas como exercícios mentais, hábitos de sono e dieta que podem ajudar a fortalecer (ou melhorar) a memória.”)
🔹"The Complete Guide to Memory” - Título do livro — não se traduz quando citado como obra, mas o sentido seria: “O Guia Completo da Memória”.
🔹“The Science of Strengthening Your Mind” -Subtítulo do livro — não se traduz quando citado como obra, mas o sentido seria: “A ciência de fortalecer a mente”.
🔹"strengthening" = fortalecer.
🔹"your mind" = sua mente.
🔹"latest" = mais recente, último (em ordem de publicação, não necessariamente final).
🔹tools such as” = ferramentas como. "Tools" aqui significa recursos, estratégias, métodos, não ferramentas físicas.
🔹"boost memory" = melhorar a memória. 
🔹"boost" = impulsionar, aumentar, fortalecer.
🔹"sleep habits" = hábitos de sono.

Yet, Restak ventures beyond this familiar territory, considering every facet of memory — how memory is connected to creative thinking, technology’s impact on memory, how memory shapes identity.

“The point of the book is to overcome the everyday problems of memory,” Restak said. 

Especially working memory, which falls between immediate recall and long-term memory, and is tied to intelligence, concentration and achievement. 

According to Restak, this is the most critical type of memory, and exercises to strengthen it should be practiced daily. But bolstering all memory skills, he added, is key to warding off later memory issues. Memory decline is not inevitable with aging, Restak argues in the book.

Ultimately, “we are what we can remember,” he said. Here are some of Restak’s tips for developing and maintaining a healthy memory. Pay more attention.

Some memory lapses are actually attention
problems, not memory problems. 

For instance, if you’ve forgotten the name of someone you met at a cocktail party, it could be because you were talking with several people at the time and you didn’t properly pay attention when you heard it.

“Inattention is the biggest cause for memory difficulties,” Dr. Restak said. “It means you didn’t
properly encode the memory.” One way to pay
attention when you learn new information, like a
name, is to visualize the word. Having a picture
associated with the word, Restak said, can improve
recall. 

For instance, he recently had to memorize the name of a doctor, Dr. King, (an easy example, he acknowledged). 

So, he pictured a male doctor “in a white coat with a crown on his head and a scepter instead of a stethoscope in his hand.”

Find regular everyday memory challenges. There are many memory exercises that you can integrate into everyday life. Dr. Restak suggested composing a grocery list and memorizing it. 

When you get to the store, don’t automatically pull out your list (or your phone) — instead, pick up
everything according to your memory. 

“Try to see the items in your mind,” he said, and only consult the list at the end, if necessary. If you’re not going to the store, try memorizing a recipe. 

He added that frequent cooking is actually a great way to improve working memory.

Once in a while, get in the car without turning on your GPS, and try to navigate through the streets
from memory. 

A small 2020 study suggested that people who used a GPS more frequently over time showed a steeper cognitive decline in spatial memory three years later.

Play games. Games like bridge and chess are great for memory, but so is a simpler game, said Dr. Restak. 

For instance, Dr. Restak’s “favorite working memory game” is Twenty Questions — in which a group (or a single person) thinks of a person, place or object, and the other person, the questioner, asks 20 questions with a yes or no answer. 

Because to succeed, he said, the questioner must hold all of the previous answers in memory in order to guess the correct answer. 

Another of Restak’s tried-and-true memory exercises simply requires a pen and paper or audio recorder. 

First, recall all of the US presidents, starting with Biden and going back to, say, Franklin Roosevelt, writing or recording them. 

Then, do the same, from F.D.R. to Biden. Next, name only the Democratic presidents, and only the Republican ones. 

Last, name them in alphabetical order. 

If you prefer, try it with players on your favorite sports team or your favorite authors. The point is to engage your working memory, “maintaining information and moving it around in your mind,” Restak wrote. Read more novels. One early indicator of memory issues, according to Dr. Restak, is giving up on fiction. 

“People, when they begin to have memory difficulties, tend to switch to reading nonfiction,” he said. 

Over his decades of treating patients, Dr. Restak has noticed that fiction requires active engagement with the text, starting at the beginning and working through to the end. 

“You have to remember what the character did on page 3, by the time you get to page 11,” he said. Beware of technology. 

Among Dr. Restak’s new sins of memory, two are associated with technology. First is what he calls “technological distortion.” Storing everything on your phone means that “you don’t know it,” Dr. Restak said, which can erode our own mental abilities. 

“Why bother to focus, concentrate and apply effort to visualize something when a cellphone camera can do all the work for you?” he wrote. 

The second way our relationship with technology is detrimental for memory is because it often takes our focus away from the task at hand. “In our day, the greatest impediment of memory is distraction,” Dr. Restak wrote. 

Many of these tools have been designed with the aim of addicting the person using them. As a result, we are often distracted by them. 

People today can check their email while streaming Netflix, talking with a friend or walking down the street. 

All of this impedes our ability to focus on the present moment, which is critical for encoding memories. 

Determine whether there is cause for concern. Throughout his career, Dr. Restak has been asked by dozens of patients how they can improve their memory. But not all memory lapses are problematic. 

For instance — not remembering where you parked your car in a crowded lot is pretty normal. Forgetting how you arrived at the parking lot in the first place, however, indicates potential memory issues. 

There is no simple solution to knowing what should be of concern, Dr. Restak said — much of it is context-dependent. 

For instance, it’s normal to forget the room number of your hotel, but not the address of your apartment. If you’re concerned, it’s best to consult with a medical expert. 

01. According to Dr. Restak, a good strategy to learn new things, like words, for example, is to establish an association with a/an 
🅐 event. 
🅑 emotion. 
🅒 picture. 
🅓 song. 
💡  GABARITO  Ⓒ  
🧊Enunciado:
“According to Dr. Restak, a good strategy to learn new things, like words, for example, is to establish an association with a/an …”
(“Segundo o Dr. Restak, uma boa estratégia para aprender coisas novas, como palavras, por exemplo, é estabelecer uma associação com um/uma…”)
🅐 ❌Event — Errada
Pegadinha: “Event” soa plausível porque memórias frequentemente ligam-se a eventos importantes (flashbulb memories etc.).
Por que está errada: o texto não recomenda associar palavras a eventos. 
Restak fala em visualizar a palavra — criar uma imagem mental — e dá um exemplo concreto (Dr. King com coroa e cetro). 
Associar a um evento seria muito vago e não é a técnica citada.
Resumo: parece relevante (pegadinha), mas não corresponde à estratégia específica indicada.
🅑 ❌Emotion — Errada
Pegadinha: emoções reforçam memórias — é verdade cientificamente — então essa alternativa tenta confundir quem lembra de estudos sobre emoção e memória.
Por que está errada: embora emoção ajude memorização em geral, o método sugerido por Restak no trecho citado é visualização / imagem. Ele recomenda “visualize the word” e “having a picture associated with the word can improve recall”. Não há instrução no texto para ligar novas palavras a emoções.
Resumo: é uma associação verdadeira em outro contexto, mas não é a técnica mencionada aqui.
🅒 Picture — Certa
Pegadinha (inversa): nenhuma — essa é a alternativa direta; a pegadinha real é que as outras opções tentam parecer igualmente plausíveis.
Por que está certa: o texto diz explicitamente: “One way to pay attention when you learn new information, like a name, is to visualize the word. Having a picture associated with the word... can improve recall.” Restak ainda dá um exemplo visualíssimo (médico com coroa e cetro). Portanto picture é exatamente o que ele recomenda.
Resumo: corresponde literalmente ao conselho do autor — técnica de formar imagem mental.
🅓 ❌Song — Errada
Pegadinha: músicas e rimas são técnicas clássicas de memorização (mnemonics), então essa alternativa quer atrair quem lembra disso.
Por que está errada: de novo: embora música seja uma boa estratégia em outros casos (por ex., alfabetos, listas), o trecho em questão enfatiza a visualização. Restak não sugere associar novas palavras a canções nesse trecho.
Resumo: plausível em outro contexto, mas não citado no texto.
Conclusão rápida
(C) picture é a resposta correta porque está literalmente no trecho citado.
As outras alternativas são pegadinhas plausíveis (event, emotion, song) porque todas são técnicas reais de memória em contextos diferentes — mas não são a técnica específica que Restak recomenda no trecho apresentado.

02. In relation to the improvement of working memory, Dr. Restak suggests a number of challenging exercises and activities that can generate great benefits. Among these, he includes the frequent practice of 
🅐 jogging. 
🅑 swimming. 
🅒 humming. 
🅓 cooking. 
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊O texto afirma claramente que cozinhar frequentemente é excelente para a memória de trabalho:
“He added that frequent cooking is actually a great way to improve working memory.”
Ou seja: cozinhar envolve lembrar ingredientes, passos da receita, ordem das ações → memória ativa.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS (pegadinhas):
(A) ❌jogging — ERRADA
Pegadinha clássica: exercícios físicos realmente aparecem em muitos textos sobre saúde e memória, mas no texto NÃO aparece jogging (correr, corrida).
O examinador usa esse conhecimento geral (“exercício aeróbico ajuda a memória”) para induzir o candidato distraído. Mas aqui o texto fala de:
jogos
listas
navegação sem GPS
receitas
lembrar nomes
👉 Nada de jogging.
(B) ❌swimming — ERRADA
Mesma pegadinha da letra A.
“Swimming” (nadar) é associado a benefícios cognitivos em muitos contextos de saúde, o que cria a sensação de “parece certo”.
Mas o texto não menciona natação em nenhum momento.
O examinador tenta fazer você marcar por associação mental (“atividade física melhora o cérebro”).
Mas é invenção – não foi dito pelo autor.
(C) ❌humming — ERRADA
“Humming” = cantarolar.
Parece até algo que poderia envolver memória auditiva, mas não aparece no texto.
É uma alternativa colocada para parecer neutra, como se fosse uma técnica mental, mas não tem base textual.
(D) ✅cooking — CERTA
Porque está explicitamente no texto:
🔹“[...] He added that frequent cooking is actually a great way to improve working memory.”
🔹(Ele acrescentou que cozinhar com frequência é, na verdade, uma ótima maneira de melhorar a memória de trabalho.)
Além disso, essa afirmação é detalhada no texto antes:
memorizar lista de compras
visualizar itens
memorizar receita
→ tudo ligado a cozinhar.
É a única atividade mencionada diretamente como exercício para memória de trabalho.
🎯 Resumo da lógica da questão
A, B e C são plausíveis, mas não aparecem no texto → pegadinha de verossimilhança
D é a única citada explicitamente → correta

03. A positive message in Dr. Restak's new book is that memory decline, as we grow old, 
🅐 diminishes with daily exercises. 
🅑 improves with singing habits. 
🅒 can be defeated with vitamins A and C. 
🅓 can certainly be avoided. 
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊O texto diz claramente que a perda de memória não é inevitável:
“decline is not inevitable.”
“Memory decline is not inevitable with aging.”
Se não é inevitável, significa que pode ser evitado.
Por isso a alternativa (D) corresponde exatamente à mensagem positiva do livro.
ANÁLISE DAS PEGADINHAS
Uma mensagem positiva no novo livro do Dr. Restak é que a memória declina à medida que envelhecemos,
(A) ❌diminishes with daily exercises — diminui com o exercício diário.
Pegadinha:
O texto fala de exercícios mentais diários, mas nunca diz que a perda de memória “diminui” apenas com exercícios.
Além disso, a frase exagera ao afirmar que a memória "declines with daily exercises", como se fosse garantido.
O texto só diz que exercícios ajudam, mas não afirma uma relação matemática de diminuição direta.
(B) ❌improves with singing habits — “melhora com o hábito de cantar.”
Pegadinha:
Parece uma alternativa “leve”, com atividade artística, mas não há absolutamente nada sobre cantar (singing / humming) no texto.
Totalmente inventada para confundir.
(C) ❌can be defeated with vitamins A and C — pode ser combatido com vitaminas A e C.
Pegadinha típica:
O examinador usa a ideia de que vitaminas podem ajudar a saúde, mas o texto não menciona nenhuma vitamina, muito menos A e C.
Essa é a pegadinha da “solução nutricional mágica”.
(D) ✅can certainly be avoided — pode certamente ser evitado.
O texto diz duas vezes que o declínio da memória não é inevitável.
Isso implica que pode ser evitado.
Mensagem positiva do livro → exatamente o que a questão pede.
🎯 Conclusão rápida
A, B e C: inventadas, plausíveis, mas não aparecem no texto.
D: corresponde exatamente à ideia central — MEMORY DECLINE IS NOT INEVITABLE

04. Among the many games that are good for our memory, Dr. Restak's favorite is 
🅐 bridge. 
🅑 twenty questions. 
🅒 chess. 
🅓 checkers. 
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊Enunciado:
Among the many games that are good for our memory, Dr. Restak's favorite is ... (twenty questions. )
O texto afirma explicitamente:
“Dr. Restak’s favorite working memory game is Twenty Questions.”
Ou seja, não há dúvidas: o jogo favorito dele é Twenty Questions.
Análise das alternativas com PEGADINHAS
(A) ❌bridge — ERRADA
Por que parece certa?
Bridge é um jogo conhecido por exigir memória, estratégia e concentração. O próprio texto diz que bridge and chess are great for memory.
Pegadinha:
O texto realmente menciona bridge, mas não como o favorito — apenas como “jogos bons para a memória”.
(B) ✅twenty questions — CERTA
✔ É a escolha explícita do texto:
“Dr. Restak’s favorite working memory game is Twenty Questions.”
Nenhuma pegadinha aqui — é a alternativa literal.
(C) ❌chess — ERRADA
Por que parece certa?
Assim como bridge, o texto cita chess como um ótimo jogo para treinar memória.
Isso causa a ilusão de resposta correta, mas…
Pegadinha:
O texto menciona, mas não diz que é o favorito.
É só “bom para a memória”, não “o preferido”.
(D) ❌checkers — ERRADA
Por que parece enganosa?
Checkers (damas) é um jogo simples, mas relativamente conhecido.
Por que está errada?
O texto não menciona checkers em momento algum.
Totalmente inventada para confundir.
🎯 Conclusão
Bridge → citado, mas não favorito.
Chess → citado, mas não favorito.
Checkers → nem aparece.
Twenty Questions → explicitamente o preferido de Restak.

05. As to reading abilities, one of the factors that shows memory difficulties is that people tend to 
🅐 remember only the plot. 
🅑 forget the protagonist’s name. 
🅒 stop reading fiction. 
🅓 confuse the names of characters
💡  GABARITO  Ⓒ  
🧊Enunciado:
As to reading abilities, one of the factors that shows memory difficulties is that people tend to…
Gabarito: Ⓒ stop reading fiction.
🎯 Primeiro: o que o texto diz? (resumo da ideia chave)
Segundo Dr. Restak, um dos sinais de declínio de memória relacionado à capacidade de leitura é que as pessoas começam a ler menos ficção. Mais precisamente, elas passam a evitar livros com muitos personagens e linhas narrativas complexas — e isso costuma ser ficção.
Ou seja:
➡ O problema não é esquecer um nome específico, mas sim evitar um tipo de leitura que exige mais memória.
🔍 Analisando cada alternativa (com pegadinhas):
🅐 ❌remember only the plot.
❗ Pegadinha:
Parece plausível porque lembrar só do enredo e esquecer detalhes pode soar como falha de memória.
Mas o texto NUNCA menciona isso.
Por que está errada?
O texto não diz que pessoas com dificuldade de memória lembram apenas do plot.
Esse comportamento não aparece como marcador clínico no artigo citado.
🅑 ❌forget the protagonist’s name.
❗ Pegadinha:
Esquecer nomes é um sintoma clássico de perda de memória — então essa alternativa tenta fisgar quem responde pelo senso comum.
Por que está errada?
O texto menciona nomes de personagens, sim, mas no contexto de outra ideia (não esta).
Esquecer o nome do protagonista não aparece no texto como indicador específico.
Essa alternativa isola “o protagonista” — o que não é a ênfase do autor.
🅒 ✅stop reading fiction.
Por que está certa?
O texto é explícito: um sinal de dificuldade de memória é que as pessoas tendem a abandonar a ficção, pois ela exige acompanhar:
múltiplos personagens,
relações entre eles,
enredos paralelos,
desenvolvimento psicológico,
narrativa mais longa.
➡ Isso demanda trabalho de memória e, quando ela começa a falhar, as pessoas evitam esse tipo de leitura.
Ponto-chave:
👉 A questão pergunta sobre reading abilities e o comportamento mencionado no texto é exatamente parar de ler ficção.
🅓 ❌confuse the names of characters.
Errada (mas é a mais traiçoeira da questão)
❗ Pegadinha forte:
O texto realmente fala que confundir nomes de personagens pode acontecer.
Então por que não é a correta?
Por que está errada?
O item pergunta:
“one of the factors that shows memory difficulties” (um dos fatores que mostra dificuldade de memória relacionada às habilidades de leitura).
Essa confusão aparece no texto como resultado do tipo de leitura (ficção) que exige mais memória, não como o fator principal que indica declínio.
O texto é mais claro ao indicar evitar ficção como o comportamento-chave.
👉 Em resumo:
“Confusing names” é um sintoma possível,
“Stopping reading fiction” é o comportamento reconhecido como indicador.
Por isso a correta é C.

06. One of the memory challenges we can include in our everyday routine is to 
🅐 write down phone numbers. 
🅑 practice meditation. 
🅒 turn on your GPS. 
🅓 memorize our grocery list. 
💡  GABARITO  Ⓓ  
🧊Enunciado:
One of the memory challenges we can include in our everyday routine is to…
Gabarito: Ⓓ memorize our grocery list.
🎯 Primeiro: o que o texto diz?
O Dr. Restak enfatiza que, para fortalecer a memória, é importante evitar depender de dispositivos externos — GPS, listas, celulares — e, em vez disso, estimular o cérebro com desafios diários.
Um dos desafios que ele recomenda explicitamente é:
➡ memorizar a lista de compras (grocery list).
Essa é a dica central do trecho.
🔍 Analisando cada alternativa (com pegadinhas e raciocínio):
🅐 write down phone numbers.
❌ Errada
❗ Pegadinha:
Parece algo organizado e útil, mas vai contra exatamente o que o texto defende.
Por que está errada?
O autor recomenda não depender de listas anotadas, mas sim memorizar números e informações sempre que possível.
Escrever números é um ato passivo, não um “memory challenge”.
🅑 practice meditation.
❌ Errada
❗ Pegadinha:
Meditação é saudável, melhora atenção e foco, então muita gente acha que tem relação com memória.
Por que está errada?
O texto não menciona meditação como atividade para treinar memória.
Ele foca em exercícios cognitivos ativos — jogos, desafios, memorização — não práticas contemplativas.
🅒 turn on your GPS.
❌ Errada (e o oposto do recomendado)
❗ Pegadinha forte:
Algumas pessoas podem pensar que ligar o GPS “ajuda a não se perder”, mas a pergunta é sobre desafios de memória.
Por que está errada?
O texto afirma claramente que usar GPS enfraquece a memória espacial, porque você delega a navegação para o aparelho.
O recomendado é o inverso:
➜ tentar memorizar rotas e só depois checar no GPS, se necessário.
➡ Esta é uma alternativa que tenta induzir o erro por “associação lógica”, mas sem base textual.
🅓 memorize our grocery list.
✅ Correta
Por que está certa?
O texto cita esse exemplo literalmente.
Memorizar a lista de compras é um dos desafios simples, práticos e eficazes para exercitar:
memória de curto prazo,
atenção,
retenção verbal,
habilidade de visualização.
➡ É exatamente o tipo de “memory challenge” que o Dr. Restak recomenda incluir na rotina.
📌 Conclusão
A alternativa D é a única que corresponde fielmente às recomendações do texto: transformar tarefas diárias em exercícios de memória, como memorizar a lista de compras em vez de anotá-la.


07. To help our spatial memory, we can 
🅐 drive through the streets from memory. 
🅑 walk around the block early in the morning. 
🅒 pay attention to foreign words and expressions. 🅓 take swimming lessons once a week. 
💡  GABARITO  Ⓐ  
🧊Enunciado:
To help our spatial memory, we can…
Gabarito: Ⓐ drive through the streets from memory.
🧠 O que o texto diz?
Dr. Restak explica que usar GPS o tempo inteiro prejudica a memória espacial, e que uma boa forma de fortalecê-la é tentar dirigir (ou navegar) pelas ruas usando apenas a própria memória, sem tecnologia.
Portanto, o desafio recomendado é:
➡ dirigir usando o que você lembra do caminho, e só depois conferir no GPS se necessário.
🔍 Análise de cada alternativa (com pegadinhas):
🅐 drive through the streets from memory.
✅ Correta
Por que está certa?
É exatamente o que o texto recomenda como treino de memória espacial.
“Spatial memory” = memória espacial, relacionada a navegação, rotas, mapas mentais.
Dr. Restak diz:
➜ Evite depender do GPS
➜ Tente navegar pelas ruas de memória.
Essa alternativa reproduz a ideia central.
🅑 walk around the block early in the morning.
❌ Errada
❗ Pegadinha:
Parece saudável, parece ativo, e envolve movimento no espaço — o que pode levar o candidato a achar que ajuda na “spatial memory”.
Por que está errada?
O texto não menciona caminhada matinal como ferramenta para memória espacial.
Caminhar não estimula memória espacial a menos que o texto ligasse isso diretamente à navegação — mas não liga.
É uma ação neutra para memória; a pegadinha é a palavra walk, que pode sugerir algo espacial.
🅒 pay attention to foreign words and expressions.
❌ Errada
❗ Pegadinha:
Parece útil para memória verbal, vocabulário, aprendizagem de idiomas.
Por que está errada?
O texto fala de memória espacial, não memória verbal ou linguística.
Prestar atenção a palavras estrangeiras não tem relação com navegação, mapas mentais ou localização.
🅓 take swimming lessons once a week.
❌ Errada
❗ Pegadinha:
Muita gente acha que exercícios físicos ajudam o cérebro — o que é verdade em parte — mas o texto não menciona natação para memória.
Por que está errada?
Nada no texto associa natação (ou qualquer atividade física) à memória espacial.
É uma alternativa “tentadora” por parecer saudável, mas não tem base textual.
📌 Conclusão
A alternativa A é a única que corresponde especificamente ao que o texto recomenda:
➡ usar a memória em vez de depender do GPS ao navegar pelas ruas.

08. According to Dr. Restak, working memory is not only tied to intelligence, but also to 
🅐 pleasure and reading skills. 
🅑 achievement and concentration. 
🅒 dancing habits and relaxing moments. 
🅓 research and language skills. 
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊Enunciado:
According to Dr. Restak, working memory is not only tied to intelligence, but also to…
Gabarito: Ⓑ achievement and concentration.
🧠 O que o texto diz exatamente?
O trecho relevante afirma:
“Especially working memory, which falls between immediate recall and long-term memory, and is tied to intelligence, concentration and achievement.”
Portanto, working memory (= memória de trabalho) está ligada a:
✔ intelligence (inteligência)
✔ concentration (concentração)
✔ achievement (realização, desempenho)
🔍 Análise completa das alternativas
🅐 pleasure and reading skills.
❌ Errada
Pegadinha:
O texto fala de leitura em outro contexto (ficção → memória), então o candidato pode unir ideias que NÃO estão juntas no texto.
“Pleasure” também parece plausível — afinal, hobbies podem ajudar a memória — mas não aparece em relação à working memory.
Por que está errada?
O texto nunca conecta working memory a prazer.
“Reading skills” aparece apenas como um indício de problemas de memória quando a pessoa abandona ficção, mas não como componente da memória de trabalho.
🅑 achievement and concentration.
✅ Correta
Por que está certa?
É a frase literal do texto.
Working memory está associada a:
intelligence
concentration
achievement
É a única alternativa que reflete exatamente o que o texto afirma.
🅒 dancing habits and relaxing moments.
❌ Errada
Pegadinha:
“Relaxing moments” soa saudável → candidato pode achar que ajuda a memória.
“Dancing habits” envolve coordenação → parece que poderia envolver memória motora.
Por que está errada?
O texto não menciona dança nem hábitos relaxantes como fatores ligados à working memory.
Não existe qualquer relação textual entre working memory e as atividades mencionadas.
🅓 research and language skills.
❌ Errada
Pegadinha:
“Language skills” parece algo que envolveria memória → tentador.
“Research” soa acadêmico, inteligente → ligado à cognição.
Por que está errada?
O texto não menciona essas habilidades ao falar de working memory.
Embora working memory ajude estudantes e pesquisadores, isso é uma inferência externa — não aparece no texto.
✔ Conclusão
A alternativa B é a única que reflete fielmente a informação do texto: working memory está ligada a intelligence + concentration + achievement.

09. To help boost memory, besides mental exercises and sleep habits, Dr. Restak points that 
🅐 technology's impact makes no difference. 
🅑 association of pictures and words is useless. 
🅒 diet is also helpful. 
🅓 yoga lessons are important. 
💡  GABARITO  Ⓒ  
🧊Enunciado:
✅ 09. To help boost memory, besides mental exercises and sleep habits, Dr. Restak points that…
Gabarito: Ⓒ diet is also helpful.
🧠 O que o texto diz?
Logo no início, encontramos:
“…Restak’s latest book includes tools such as mental exercises, sleep habits and diet that can help boost memory.”
Ou seja:
✔ mental exercises
✔ sleep habits
✔ diet
→ Todos ajudam a melhorar a memória.
🔍 Análise completa das alternativas
🅐 technology's impact makes no difference.
❌ Errada
Pegadinha:
O texto fala MUITO sobre tecnologia, o que pode induzir o aluno a achar que ela tem algum papel neutro.
Por que está errada?
O texto diz o contrário: tecnologia pode prejudicar a memória.
Trecho que desmonta a alternativa:
“technological distortion… can erode our own mental abilities.”
“…our relationship with technology is detrimental for memory…”
Portanto, tecnologia faz diferença sim, e prejudicial.
🅑 association of pictures and words is useless.
❌ Errada
Pegadinha:
O aluno pode achar que isso não é mencionado como estratégia direta de "boost memory".
Por que está errada?
O texto afirma que associar palavras a imagens é útil, não inútil.
Trecho:
“…visualize the word. Having a picture associated with the word… can improve recall.”
Então a alternativa diz o oposto do texto.
🅒 diet is also helpful.
✅ Correta
Por que está certa?
Porque é exatamente o que o texto afirma.
Fica claro na abertura:
“…mental exercises, sleep habits and diet that can help boost memory.”
É a única alternativa que corresponde fielmente à informação original.
🅓 yoga lessons are important.
❌ Errada
Pegadinha:
Yoga é frequentemente associado a calma, foco, meditação — logo, muitos candidatos pensam que teria relação com memória.
Por que está errada?
O texto não menciona yoga em nenhum momento.
Nem aparece como atividade de atenção, nem como exercício mental.
Portanto, é apenas uma distração plausível.
✔ Conclusão
A alternativa C é a única diretamente afirmada pelo texto: dieta também ajuda a melhorar a memória, além de exercícios mentais e hábitos de sono.

10. Over his decades of treating patients, Dr. Restak believes that 
🅐 we should always consult with a medical expert. 
🅑 what we can remember is what we are. 
🅒 it is hard to overcome memory problems. 
🅓 sleeping 10 hours a day is definitely the best tool. 
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊 O que o texto diz?
Existe uma frase IMPORTANTÍSSIMA:
“Ultimately, we are what we can remember, he said.”
Essa frase é direta, clara e exatamente igual à alternativa B — por isso ela é a correta.
🧠 Análise alternativa por alternativa
🅐 we should always consult with a medical expert.
❌ Errada
➤ Pegadinha:
O texto realmente menciona consultar um médico, mas não como crença geral do Dr. Restak ao longo da carreira.
Trecho:
“If you’re concerned, it’s best to consult with a medical expert.”
Ou seja:
É condicional (“if you’re concerned”),
Não é “sempre”, nem é uma conclusão central dele.
A alternativa exagera → generalização indevida.
🅑 what we can remember is what we are.
✅ Correta
Por que está certa?
É uma frase literal do texto:
“Ultimately, we are what we can remember.”
É o resumo mais profundo que ele faz após décadas tratando pacientes com problemas de memória.
Sem dúvida, a alternativa mais alinhada ao texto.
🅒 it is hard to overcome memory problems.
❌ Errada
➤ Pegadinha:
O texto fala bastante sobre exercícios e estratégias, e sobre como algumas dificuldades podem ser melhoradas.
Mas o Dr. Restak NUNCA diz que “é difícil superar problemas de memória”.
Pelo contrário:
Ele traz um tom mais otimista, enfatizando ferramentas e práticas.
Ele diz que o declínio NÃO é inevitável.
Então essa alternativa contradiz a mensagem do autor.
🅓 sleeping 10 hours a day is definitely the best tool.
❌ Errada
➤ Pegadinha:
O texto menciona sleep habits, mas:
Não fala em “10 hours a day”
Não diz que é “the best tool”
Não dá números nem recomendações específicas de horas de sono
É uma informação inventada.
✔ Conclusão
A única alternativa fiel ao texto — literal, clara e central — é:
⭐ B) what we can remember is what we are.

11. In his new book, Dr. Restak also approaches the question of the relationship between technology and memory. He argues that nowadays the greatest obstacle for memory is 
🅐 e-mail. 
🅑 Netflix. 
🅒 distraction. 
🅓 online discussions. 
💡  GABARITO  Ⓒ  
🧊O que o texto diz exatamente?
Trecho chave:
“In our day, the greatest impediment of memory is distraction,” Dr. Restak wrote.
Ou seja: a maior barreira para a memória hoje é a distração.
Isso torna a alternativa C diretamente correta.
🧠 Análise alternativa por alternativa
🅐 e-mail
❌ Errada
● Pegadinha:
O texto cita que as pessoas podem verificar e-mail enquanto fazem outras coisas:
“People today can check their email while streaming Netflix, talking with a friend or walking down the street.”
Mas aqui o problema não é o e-mail em si — e sim a distração provocada pelo uso simultâneo de várias tecnologias.
O e-mail é apenas um exemplo de distração, não “o maior obstáculo”.
🅑 Netflix
❌ Errada
● Pegadinha:
Também aparece no mesmo trecho como um exemplo:
“People today can check their email while streaming Netflix…”
De novo, o Netflix não é o problema principal:
— É apenas uma das fontes de distração, não o obstáculo central.
🅒 distraction
✅ Correta
● Por que está certa:
É a frase literal do texto:
“the greatest impediment of memory is distraction”
Não é interpretação. É o próprio Dr. Restak dizendo isso explicitamente.
🅓 online discussions
❌ Errada
● Pegadinha:
É comum pensar que discussões online, redes sociais etc. atrapalham a memória.
Mas o texto não menciona “discussões online”.
Mais uma vez: a questão real não é a atividade em si, mas a distração produzida pelo uso excessivo da tecnologia.
Não está no texto → fora do contexto.
✔ Resumo Final
A única alternativa que corresponde exatamente ao que o texto afirma é:
⭐ C) distraction

12. Dr. Restak calls attention to the fact that not all memory lapses are really worrying. Among those that people should worry about, he mentions forgetting their 
🅐 car keys. 
🅑 apartment address. 
🅒 phone numbers. 
🅓 working tools. 
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊 Trecho-chave do texto
O texto diz:
“For instance — not remembering where you parked your car in a crowded lot is pretty normal. Forgetting how you arrived at the parking lot … indicates potential issues.”
“It’s normal to forget the room number of your hotel, but not the address of your apartment.”
Ou seja:
esquecer coisas pequenas ou momentâneas → normal
esquecer informações essenciais e permanentes → preocupante
🧠 Análise alternativa por alternativa
🅐 car keys
❌ Errada
● Pegadinha:
É muito comum perder as chaves — e muitas pessoas acham que isso é sinal de doença de memória.
Mas o texto deixa claro que certos esquecimentos cotidianos são normais, como:
onde estacionou o carro
quarto do hotel
Perder chaves entra no mesmo tipo de esquecimento não preocupante.
🅑 apartment address
✅ Correta
● Por que está certa:
É exatamente o exemplo que Dr. Restak dá como sinal de alerta:
“…normal to forget the room number of your hotel, but not the address of your apartment.”
Informações permanentes da sua vida — como seu próprio endereço — não deveriam ser esquecidas.
🅒 phone numbers
❌ Errada
● Pegadinha:
Antes da era dos smartphones, decorar números era mais comum.
Hoje praticamente ninguém memoriza números — e isso não é considerado um problema clínico.
O texto não menciona números de telefone; logo, não pode ser a resposta correta.
🅓 working tools
❌ Errada
● Pegadinha:
Também parece algo importante, mas:
O texto não menciona ferramentas de trabalho.
Esquecer algum item do trabalho é comum, e não um indicador direto de falha grave de memória.
Portanto, está fora do que o texto realmente afirma.
✔ Resumo Final
A alternativa correta é:
⭐ B) apartment address
Porque o texto afirma explicitamente que esquecer informações essenciais e permanentes (como seu endereço) é motivo real de preocupação.

13. The sentences “...according to neuroscientist Dr. Richard Restak, a neurologist and clinical professor at George Washington Hospital University School of Medicine and Health, [memory] decline is not inevitable.” (lines 03-06) and “So, he pictured a male doctor ‘in a white coat with a crown on his head and a scepter instead of a stethoscope in his hand.” (lines 47-49) are, respectively, 
🅐 complex and compound. 
🅑 simple and simple. 
🅒 compound and simple. 
🅓 simple and compound-complex. 
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊✅ simple and simple.
Isso surpreende muitos candidatos — e é exatamente aí que está a pegadinha.
As frases parecem grandes e complexas, mas tamanho não define tipo de oração.
O que define é quantas orações independentes (independent clauses) elas têm.
📌 Frase 1
“...according to neuroscientist Dr. Richard Restak, a neurologist and clinical professor at George Washington Hospital University School of Medicine and Health, [memory] decline is not inevitable.”
🔍 Estrutura:
“according to…” = expressão introdutória (não é oração, pois não tem verbo).
“decline is not inevitable” → uma única oração independente, com um único verbo finito (“is”).
📌 Resultado: uma oração simples.
📌 Frase 2
“So, he pictured a male doctor ‘in a white coat with a crown on his head and a scepter instead of a stethoscope in his hand.’ ”
🔍 Estrutura:
“So,” = conjunção adverbial inicial (não cria nova oração).
“he pictured…” → uma única oração, um único verbo finito (“pictured”).
📌 Também é uma oração simples.
✔ Por isso a resposta correta é:
🅑 simple and simple
🧠 Agora vamos analisar as alternativas e suas pegadinhas:
🅐 complex and compound
❌ Errada
Pegadinha:
As frases são longas e cheias de vírgulas, e isso engana, pois parece haver várias orações.
Mas não há subordinação (complex) nem duas ou mais independentes (compound).
🅑 simple and simple
✅ Correta
Ambas contêm apenas um verbo principal finito, sem outra oração.
🅒 compound and simple
❌ Errada
A primeira frase não é compound, pois:
não tem “and”, “but”, “or”, etc. ligando duas orações independentes.
🅓 simple and compound-complex
❌ Errada
A segunda frase não tem:
duas ou mais orações independentes (compound),
nem oração subordinada (complex).
Só uma oração.
🎯 Conclusão
Ambas as frases parecem complexas, mas só possuem uma oração independente cada.
🔹 Por isso o gabarito Ⓑ está 100% correto.

14. The sentence “The Complete Guide to Memory: The Science of Strengthening Your Mind, Restak’s latest book, includes tools such as mental exercises, sleep habits and diet that can help boost memory.” (lines 09-13) contains a 
🅐 defining relative clause. 
🅑 non-defining relative clause. 
🅒 time adverb clause. 
🅓 contrast adverb clause. 
💡  GABARITO  Ⓐ  
🧊Frase analisada:
“The Complete Guide to Memory: The Science of Strengthening Your Mind, Restak’s latest book, includes tools such as mental exercises, sleep habits and diet that can help boost memory.”
Pergunta:
A oração destacada é que tipo de cláusula?
✅ Alternativa A — defining relative clause (CORRETA)
A parte final:
“…diet that can help boost memory.”
→ “that can help boost memory” define, especifica qual tipo de dieta o texto menciona.
Ou seja, não é qualquer dieta, mas a que ajuda a melhorar a memória.
👉 Uma defining relative clause restringe o significado do substantivo e não tem vírgula, exatamente como aqui.
Por isso essa alternativa é correta.
❌ Alternativa B — non-defining relative clause (INCORRETA)
A pegadinha aqui é que o enunciado traz vírgulas antes:
“Restak’s latest book, includes tools…”
Mas as vírgulas estão separando um appositive phrase (Restak’s latest book), não a relativa.
A parte que interessa é:
“diet that can help boost memory”
→ Não há vírgulas isolando essa oração.
→ E ela não dá informação extra; ela define qual dieta é.
📌 Non-defining relative clauses sempre aparecem entre vírgulas, e dão informação "extra", que poderia ser retirada sem alterar o sentido central.
Não é o caso.
Por isso está errada.
❌ Alternativa C — time adverb clause (INCORRETA)
Pegadinha: muitos veem “that” e confundem com “when”.
Uma time adverb clause aparece com conectivos de tempo como:
→ when, while, before, after, as soon as, since, until...
Nada disso aparece na frase.
→ “that” aqui é um pronome relativo, não uma conjunção temporal.
Então não tem qualquer relação com tempo.
❌ Alternativa D — contrast adverb clause (INCORRETA)
Uma cláusula de contraste usa conectores como:
→ although, even though, though, whereas, while.
Nada disso aparece.
A oração não contrasta nada; ela simplesmente descreve o tipo de dieta mencionada.
Pegadinha: algumas pessoas pensam que qualquer oração longa depois da vírgula é “adverbial”, mas aqui ela não exerce função de contraste — é apenas uma oração adjetiva restritiva.
🎯 Resumo rápido
✔️ A – defining relative clause → CORRETA, porque “that can help boost memory” define o substantivo “diet”.
❌ B – seria non-defining se tivesse vírgulas; não tem.
❌ C – não há relação temporal; “that” não é conjunção de tempo.
❌ D – não há contraste; nenhum conector de oposição aparece.

15. In the sentence “Over his decades of treating patients, Dr. Restak has noticed that fiction requires active engagement with the text” (lines 96-98), there is a/an 
🅐 subject noun clause. 
🅑 non-defining relative clause. 
🅒 object noun clause. 
🅓 defining relative clause. 
💡  GABARITO  Ⓒ  
🧊Frase:
“Over his decades of treating patients, Dr. Restak has noticed that fiction requires active engagement with the text.”
Pergunta:
O que aparece depois de “has noticed” é que tipo de oração?
✅ Alternativa C — object noun clause (CORRETA)
A parte importante é:
➡️ "that fiction requires active engagement with the text"
→ Quem é o objeto direto do verbo “has noticed”?
É exatamente essa oração inteira.
Logo, essa oração funciona como objeto do verbo — por isso é uma object noun clause.
Estrutura típica:
verb + that + clause
ex.: I think that you are right.
She believes that he lied.
A frase segue esse mesmo padrão.
❌ Alternativa A — subject noun clause (INCORRETA)
Pegadinha comum:
Muitos veem uma oração iniciada por that e acham que pode ser sujeito.
Exemplo de subject noun clause seria:
→ That he lied is obvious.
Aqui a oração está no início e funciona como sujeito.
Mas na frase da questão, o sujeito é:
➡️ Dr. Restak
A oração “that fiction requires…” vem depois do verbo.
Portanto, não é sujeito.
❌ Alternativa B — non-defining relative clause (INCORRETA)
Para ser non-defining relative clause, deveria:
✔️ estar entre vírgulas
✔️ usar who, which, where, whose…
❌ não usar that como conjunção completiva
❌ e não ser objeto de verbo
Por exemplo:
→ My car, which is red, is outside.
Mas na frase da questão:
→ “that fiction requires…” não descreve um substantivo anterior.
→ Não está entre vírgulas.
→ Não tem função adjetiva.
→ Não usa who/which, mas sim that como conjunção que introduz oração substantiva.
Então está completamente fora.
❌ Alternativa D — defining relative clause (INCORRETA)
Para ser defining relative clause, precisaria:
✔️ caracterizar um substantivo
✔️ vir logo após esse substantivo
✔️ ter função adjetiva
✔️ usar who, that, which
Exemplo:
→ The book that I bought is expensive.
Mas observe:
➡️ Em “has noticed that fiction requires…”, a oração não está definindo “fiction”.
→ Ela não aparece depois de “fiction”; ela É a oração principal do complemento introduzido por that.
Aqui that é conjunção integrante, não pronome relativo.
Por isso está errada.
🎯 Resumo Final
✔️ C – object noun clause → CORRETA
“That fiction requires active engagement…” funciona como objeto direto do verbo “has noticed”.
❌ A – subject noun clause → seria sujeito se viesse antes do verbo; não é o caso.
❌ B – non-defining relative clause → não há vírgulas, nem pronome relativo, nem função adjetiva.
❌ D – defining relative clause → não define substantivo; “that” aqui é conjunção, não relativo.

16. The sentence “When you get to the store, don’t automatically pull out your list.” (lines 53-55) contains an adverbial clause of 
🅐 space. 
🅑 time. 
🅒 contrast. 
🅓 reason. 
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊A oração é:
➡️ “When you get to the store”
A palavra-chave é WHEN, que é quase sempre marcador de tempo.
Pergunta que a oração responde:
→ “Quando?”
→ Quando você chegar à loja…
Isso é exatamente uma adverbial clause of time.
Exemplos semelhantes:
When I wake up, I drink coffee.
When the movie ends, call me.
Sempre ideias de tempo.
❌ Por que as outras alternativas estão erradas?
A) space (INCORRETA)
Cláusulas de espaço respondem onde?
Começam com where, wherever, anywhere, etc.
Ex.:
→ Sit where you like.
Mas a frase usa when, não where → logo não é espaço.
C) contrast (INCORRETA)
Cláusulas de contraste aparecem com:
although, even though, whereas, while (no sentido de contraste).
Ex.:
→ Although he was tired, he kept working.
Nada disso aparece na frase — portanto não é contraste.
D) reason (INCORRETA)
Cláusulas de razão usam:
because, since, as.
Ex.:
→ Since you’re here, let’s start.
A frase não apresenta motivo, mas apenas momento.
🎯 Conclusão
“When you get to the store” → adverbial clause of time
✔️ B — time

17. The sentence “Another of Restak’s tried-and-true memory exercises simply requires a pen and paper or audio recorder.” (lines 78-80) contains at leat a/an 
🅐 direct object. 
🅑 indirect object. 
🅒 subject complement. 
🅓 object complement. 
💡  GABARITO  Ⓐ  
🧊Frase da questão:
“Another of Restak’s tried-and-true memory exercises simply requires a pen and paper or audio recorder.”
Verbo principal: requires
Pergunta essencial: o que “requires”?
→ a pen and paper or audio recorder
Isso é objeto direto.
Por isso o gabarito é A.
✅ Alternativa A — direct object (CORRETA)
A estrutura é:
Sujeito: Another of Restak’s tried-and-true memory exercises
Verbo: requires
Objeto direto (DO): a pen and paper or audio recorder
O verbo require é transitivo direto → pede objeto direto.
Nada na frase indica objeto indireto ou complementos.
❌ Por que as outras são erradas?
Vamos mostrar a pegadinha de cada uma.
B) indirect object — INCORRETA
Um objeto indireto geralmente indica para quem ou a quem algo é dado.
Ex.:
He gave me a book. → “me” é IO
She told him the truth.
Na frase da questão, o verbo requires não tem a estrutura “give/tell/send”.
Não existe nenhum pronome ou sintagma que indique “para quem”.
👉 Não há objeto indireto.
Pegadinha: alguns candidatos acham que “a pen and paper” é indireto por causa da preposição (mas não há preposição aí!).
C) subject complement — INCORRETA
Subject complement aparece com verbos de ligação:
be, seem, become, look (no sentido de “parecer”), remain, get (no sentido de “ficar”).
Ex.:
She is happy.
The food tastes good.
O verbo requires não é verbo de ligação.
Não descreve o sujeito, apenas expressa uma ação.
👉 Portanto, não há subject complement.
D) object complement — INCORRETA
Object complement aparece quando você precisa de uma palavra que complete o objeto:
Ex.:
They elected her president.
The movie made me sad.
Estrutura:
Objeto direto + complemento do objeto
Na frase da questão:
→ “requires a pen and paper or audio recorder”
O objeto direto não recebe nenhum tipo de complemento após ele. Ele é completo por si mesmo.
👉 Nenhum object complement presente.
🎯 Conclusão final
✔️ A — direct object é a única correta porque o verbo requires exige um objeto direto — “a pen and paper or audio recorder”.

18. In terms of voice of the verb, the clauses in the sentence “Throughout his career, Dr. Restak has been asked by dozens of patients how they can improve their memory.” (lines 125-127) are, respectively, in the 
🅐 active voice and passive voice. 
🅑 active voice and active voice. 
🅒 passive voice and active voice. 
🅓 passive voice and passive voice.
💡  GABARITO  Ⓒ  
🧊 Frase da questão:
“Throughout his career, Dr. Restak has been asked by dozens of patients how they can improve their memory.”
Temos duas orações principais:
Dr. Restak has been asked by dozens of patients
how they can improve their memory
🔍 1ª oração → “Dr. Restak has been asked by dozens of patients”
Forma verbal: has been asked
“has been” → auxiliar da voz passiva (present perfect passive)
“asked” → particípio
👉 É claramente voz passiva.
O sujeito não pratica a ação; ele a recebe.
Dr. Restak é “perguntado” pelos pacientes.
🔍 2ª oração → “how they can improve their memory”
Aqui temos:
sujeito: they
verbo modal: can
verbo principal: improve
“Eles podem melhorar a memória deles.”
O sujeito realiza a ação do verbo.
👉 É voz ativa.
🎯 Conclusão: PASSIVE + ACTIVE
Por isso o gabarito é C (passive voice and active voice).
❌ Analisando cada alternativa com sua pegadinha
🅐 Active voice and passive voice — ERRADA
Pegadinha: alguns alunos veem “they can improve” por último e acham que a primeira é ativa porque começa com “Dr. Restak”.
Mas posição não define voz verbal — a forma verbal define.
Primeira é passiva, não ativa.
🅑 Active voice and active voice — ERRADA
Nada na frase apoia isso; a primeira oração é 100% passiva.
🅓 Passive voice and passive voice — ERRADA
A segunda oração é claramente ativa:
they can improve.
Alguns caem nessa porque acham que “how” introduz uma estrutura complicada, mas isso não altera a voz verbal.
✔️ Resumo
Oração Trecho Voz
has been asked passiva
they can improve ativa
✔️ Resposta correta: C — passive voice and active voice

19. The sentences "As we age, our memory declines" (line 01) and “Some memory lapses are actually attention problems, not memory problems.” (lines 33-34) are, respectively, 
🅐 complex and compound. 
🅑 complex and simple. 
🅒 simple and compound. 
🅓 compound and simple. 
💡  GABARITO  Ⓑ  
🧊 FRASE 1
“As we age, our memory declines.”
Estrutura:
As we age → oração subordinada adverbial (tempo / à medida que)
👉 Tem sujeito (we) e verbo (age)
our memory declines → oração principal
👉 Sujeito (our memory) + verbo (declines)
💡 Duas orações → uma dependente + uma principal
➡️ Frase complexa (complex sentence).
✔️ FRASE 2
“Some memory lapses are actually attention problems, not memory problems.”
Estrutura:
Apenas uma oração:
Sujeito: Some memory lapses
Verbo: are
Predicativo: attention problems, not memory problems
💡 Só 1 oração →
➡️ Frase simples (simple sentence).
🎯 Portanto: COMPLEX + SIMPLE
✔️ Resposta correta: B
❌ Analisando as alternativas e suas pegadinhas
🅐 complex and compound — ERRADA
Primeira realmente é complexa, mas a segunda não é compound.
Compound teria duas orações PRINCIPAIS unidas por and, but, or etc.
Aqui não existe isso.
👉 Pegadinha: a presença da vírgula pode enganar e fazer o aluno pensar que há duas orações — mas não há.
🅑 complex and simple — CORRETA
✔️ Primeira tem duas orações → complex.
✔️ Segunda tem uma só → simple.
🅒 simple and compound — ERRADA
Primeira não é simple — tem duas orações.
Segunda também está longe de ser compound.
👉 Pegadinha: achar que “As we age” não é uma oração porque é curtinha.
Mas tem sujeito e verbo → é oração sim.
🅓 compound and simple — ERRADA
Primeira não é compound.
Compound = duas orações principais ligadas por coordenadores (and, but, or, so...).
Isso não acontece aqui.
👉 Pegadinha: confundir “complex” com “compound” — mas complex tem subordinação, compound tem coordenação.
✔️ Resumo Final
“As we age, our memory declines.” → complex
“Some memory lapses are actually attention problems...” → simple
✔️ Gabarito: B – complex and simple

20. In "... if you've forgotten the name of someone you met at a cocktail party..." (lines 34-36), the tenses of the two verbs are, respectively 
🅐 simple present and present perfect 
🅑 simple past and simple past 
🅒 present perfect and simple past 
🅓 present perfect and present perfect
💡  GABARITO  Ⓒ  
🧊Vamos analisar exatamente os dois verbos do trecho:
“… if you've forgotten the name of someone you met at a cocktail party…”
Os verbos são:
you've forgotten
→ contração de you have forgotten
→ present perfect
you met
→ verbo meet → met
→ simple past
Pronto. Agora vamos mostrar por que cada alternativa está certa ou errada e também as pegadinhas.
✔️ Alternativa Correta — (C) present perfect and simple past
you’ve forgotten → PRESENT PERFECT
Usado para situações recentes, com efeito no presente: “você esqueceu (e ainda não lembra)”.
you met → SIMPLE PAST
A ação é finalizada, aconteceu num ponto específico: “quando você conheceu alguém na festa”.
✔️ Exatamente essa combinação.
❌ Análise das alternativas erradas + pegadinhas
🅐 simple present and present perfect — ERRADA
“you’ve forgotten” não é simple present;
é present perfect (contração de you have forgotten).
👉 Pegadinha: muitos veem o “‘ve” e acham que é “have” no sentido de posse (simple present), mas aqui é auxiliar do present perfect.
🅑 simple past and simple past — ERRADA
“you’ve forgotten” não é simple past.
Apenas “met” é simple past.
👉 Pegadinha: como “forgotten” parece com “forgot”, alguns confundem e acham que é passado simples, mas “forgotten” só ocorre em tempos compostos (perfect).
🅓 present perfect and present perfect — ERRADA
“met” nunca é present perfect.
O present perfect seria “have met”.
👉 Pegadinha: a presença de “have” no início (you’ve) pode levar o aluno a achar que o segundo verbo também segue o mesmo tempo — mas não segue.
✔️ Resumo Final
you’ve forgotten → present perfect
you met → simple past
➡️ Gabarito: (C)

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