📝QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA
🔹15 Multiple Choice Questions | FIVE-Option Question |
❑ Read TEXT1 forquestions 26 and 27:
🔹ROQUE: What are you doing?
🔹RECRUTA ZERO: I'm working hard.
🔹ROQUE: What are you working hard at?
🔹RECRUTA ZERO: I'm working hard to LOOK like I'm working hard.
🔗 Available at: www.comicstriparchive.com/Beetle_Bailey/ (adaptado)❑ 26ª QUESTÃO
Based on the text provided, what can be inferred about the main character's motivation for his actions?
a) He wants to show his colleague and his boss how hard he can work.
b) He is working hard to impress his colleagues.
c) He is asking for help to complete a task that can be considered hard.
d) He wants to appear productive even though he is not being productive.
e) He is considering leaving his job because of its difficulty.
💡 GABARITO D
🧩🧩 TEXTO (Recruta Zero / Beetle Bailey)
ROQUE: What are you doing?
RECRUTA ZERO: I'm working hard.
ROQUE: What are you working hard at?
RECRUTA ZERO: I'm working hard to look like I'm working hard.
💡 Contexto e ideia central
A piada gira em torno da ironia: o Recruta Zero não está realmente trabalhando, mas sim fazendo esforço apenas para parecer ocupado.
👉 Ou seja, ele finge estar produtivo.
🧠 Análise das alternativas
(A) ❌He wants to show his colleague and his boss how hard he can work.
Pegadinha: parece lógica, porque o verbo show combina com a ideia de “parecer estar trabalhando”, mas o foco da tirinha não é mostrar seu esforço real, e sim fingir um esforço que não existe.
(B) ❌He is working hard to impress his colleagues.
Pegadinha: o verbo impress engana — pode parecer que ele quer causar boa impressão, mas o quadrinho não mostra nenhuma intenção de agradar ou impressionar ninguém; ele só quer parecer ocupado.
(C) ❌He is asking for help to complete a task that can be considered hard.
Nada no diálogo indica que ele pediu ajuda ou tem uma tarefa difícil.
👉 A conversa é sobre fingir trabalhar, não sobre dificuldade real.
(D) ✅He wants to appear productive even though he is not being productive.
Essa alternativa expressa perfeitamente a ironia:
Ele quer parecer produtivo, embora não esteja sendo produtivo.
Exatamente o sentido de “working hard to look like I’m working hard”.
(E) ❌He is considering leaving his job because of its difficulty.
Nada no texto fala sobre ele querer sair do trabalho ou achar difícil.
🏁 Conclusão
✅ Gabarito: (D)
Motivo: Resume fielmente o humor e a crítica da tirinha — fingir produtividade em vez de realmente trabalhar.
Tema: sátira sobre a aparência de trabalho e preguiça disfarçada.
❑ 27ª QUESTÃO
Which one of the following could be used as a synonym to the expression “look like”?
a) be real
b) differ completely
c) make it up
d) intend to
e) to appear
💡 GABARITO E
🧩🧩 Expressão: “look like”
👉 Significado principal:
“look like” = parecer, ter a aparência de, dar a impressão de ser
No contexto da tirinha:
“I’m working hard to look like I’m working hard.”
→ “Estou me esforçando para parecer que estou me esforçando.”
🧠 Análise das alternativas
(A) be real – “ser real”
❌ Errada.
O oposto do sentido de “look like”!
Se algo é real, não está apenas parecendo — ou seja, o Recruta Zero não está sendo real, está fingindo.
(B) differ completely – “diferir completamente”
❌ Errada.
“Look like” fala sobre semelhança/aparência, não sobre diferença.
Então é o contrário do que significa.
(C) make it up – “inventar / criar algo”
❌ Errada, mas pegadinha!
Porque “make up” pode ter um sentido de fingir ou inventar, o que parece relacionado.
Mas “look like” não significa “inventar”, e sim “parecer” — ele não está inventando um trabalho, está parecendo que trabalha.
(D) intend to – “ter a intenção de”
❌ Errada.
“Look like” descreve aparência, não intenção.
Ele quer parecer, não planejar.
(E) to appear – ✅ Correta!
Perfeito sinônimo contextual:
“look like” = to appear to be = parecer ser
👉 “I’m working hard to appear to be working hard.”
🏁 Conclusão
✅ Gabarito: (E) to appear
Significado: “parecer / dar a aparência de”
Dica de uso:
She looks like her mother. → Ela parece com a mãe.
It looks like it’s going to rain. → Parece que vai chover.
He looks like he’s busy. → Parece que ele está ocupado.
❑ 28ª QUESTÃO
Consider the following sentence:
- "By the end of this month, __________ English for ten years."
Which one of the following
tenses should be used?
a) I have been teaching
b) I will teach
c) I will have been teaching
d) I am teaching
e) I had been teaching
💡 GABARITO C
🧩🧩 Frase completa:
“By the end of this month, __________ English for ten years.”
🕓 1. Identificando o marcador temporal
🔹 “By the end of this month” = até o final deste mês
👉 Expressa um ponto no futuro, antes do qual uma ação contínua terá acontecido por um determinado tempo.
Isso já é um sinal claro do Futuro Perfeito Contínuo (Future Perfect Continuous).
💡 2. Regra do tempo verbal correto
Future Perfect Continuous = will have been + verbo -ing
Usamos para indicar uma ação que terá estado acontecendo até um certo momento no futuro.
📘 Estrutura:
Sujeito + will have been + verbo + -ing
📗 Exemplo:
By next year, I will have been teaching English for ten years.
→ “Até o próximo ano, eu terei estado ensinando inglês por dez anos.”
🧠 3. Análise das alternativas
(A) I have been teaching
❌ Errada.
→ Presente perfeito contínuo.
Mostra uma ação que começou no passado e continua no presente, não até um ponto no futuro.
🕰 Exemplo correto: I have been teaching English for ten years.
(Até agora, não até o final deste mês.)
(B) I will teach
❌ Errada.
→ Futuro simples.
Indica uma ação única ou futura, mas não contínua nem com duração.
🕰 Exemplo: I will teach English next week.
(Não fala de “há dez anos”.)
(C) I will have been teaching ✅
✔ Correta!
→ Futuro perfeito contínuo.
Mostra uma ação em progresso até certo ponto no futuro, exatamente o que o enunciado pede.
💬 Tradução:
“Até o final deste mês, eu terei estado ensinando inglês por dez anos.”
(D) I am teaching
❌ Errada.
→ Presente contínuo.
Indica algo que está acontecendo agora, não algo que terá acontecido até o futuro.
(E) I had been teaching
❌ Errada.
→ Passado perfeito contínuo.
Usado para indicar uma ação que aconteceu antes de outro evento passado, não algo no futuro.
🕰 Exemplo: I had been teaching English for ten years when I moved to Brazil.
✅ Conclusão
Gabarito: (C) I will have been teaching
Tempo verbal: Future Perfect Continuous
Usado para: ações contínuas que durarão até um ponto específico no futuro.
❑ Read TEXT 2 for questions 29 and 30:
1. Language learning is learning to communicate using the target language.
2. The language used to communicate must be appropriate to the situation, the roles of the speakers, the setting and the register. The
learner needs to differentiate between a formal and an informal style.
3. Communicative activities are essential. Activities should be presented in a situation or context and have a communicative purpose.
Typical activities of this approach are: games, problem-solving tasks, and role-play. There should be information gap, choice and
feedback involved in the activities.
4. Learners must have constant interaction with and exposure to the target language.
5. Development of the four macro skills — speaking, listening, reading and writing — is integrated from the beginning, since
communication integrates the different skills.
6. The topics are selected and graded regarding age, needs, level, and students' interest.
7. Motivation is central. Teachers should raise students' interest from the beginning of the lesson.
8. The role of the teacher is that of a guide, a facilitator or an instructor.
9. Trial and error are considered part of the learning process.
10. Evaluation concerns not only the learners' accuracy but also their fluency.
🔗 (Available at: https://ontesol.com/communicative-approach/)
❑ 29ª QUESTÃO
Based on the text, The Communicative Approach in English Language Teaching emphasizes:
a) Rote learning of language rules.
b) The memorization of vocabulary.
c) The accuracy of grammatical structures
d) Translation exercises.
e) The use of language in real-life situations.
💡 GABARITO E
🧩🧩 Texto resumido – principais ideias
O texto descreve os princípios da abordagem comunicativa (Communicative Approach), que tem como foco:
Aprender a comunicar na língua-alvo (linha 1).
Usar a linguagem de modo apropriado à situação (linha 2).
Atividades comunicativas com propósito real (linha 3).
Interação constante e exposição à língua (linha 4).
Integração das quatro habilidades (linha 5).
Motivação e participação ativa (linhas 6–7).
Professor como facilitador, não como autoridade (linha 8).
Erro como parte do processo (linha 9).
Avaliação de fluência e precisão (linha 10).
👉 Tudo isso mostra que o foco é comunicar-se em contextos reais, não memorizar regras.
✅ Alternativa correta
(E) The use of language in real-life situations.
✔ Certa!
O texto diz:
“Communicative activities are essential. Activities should be presented in a situation or context and have a communicative purpose.”
👉 Isso significa que o aluno aprende usando o idioma para se comunicar de verdade, simulando situações reais de uso da língua.
📘 Exemplo: jogos, dramatizações, diálogos, resolução de problemas — todos têm propósito comunicativo.
❌ Pegadinhas nas demais alternativas
(A) Rote learning of language rules.
❌ Errada.
“Rote learning” = aprendizado mecânico, repetitivo.
O texto mostra justamente o contrário — a abordagem comunicativa não prioriza memorização de regras, mas uso prático e significativo da língua.
(B) The memorization of vocabulary.
❌ Errada.
Aprender vocabulário é importante, mas o foco aqui é usar o vocabulário para comunicar-se, não apenas memorizá-lo isoladamente.
O texto fala de “communication” e “context”, não de listas de palavras.
(C) The accuracy of grammatical structures.
❌ Errada.
O texto afirma:
“Evaluation concerns not only the learners' accuracy but also their fluency.”
👉 Ou seja, fluência é tão importante quanto precisão, o que refuta a ideia de priorizar apenas “accuracy”.
(D) Translation exercises.
❌ Errada.
Tradução é típica do Grammar-Translation Method, não do Communicative Approach.
O texto fala em contexto, interação e fluência, e não em traduzir frases isoladas.
✅ Conclusão:
A abordagem comunicativa busca que o aluno use o idioma em contextos reais e significativos.
Gabarito: (E) — The use of language in real-life situations.
❑ 30ª QUESTÃO
According to the text, what is the role of communicative activities in language learning?
a) To focus exclusively on grammar and vocabulary.
b) To provide a context and a communicative purpose for learning.
c) To emphasize the importance of memorization.
d) To limit the use of the target language in the classroom.
e) To focus on pinpointing important aspects of pronunciation.
💡 GABARITO B
🧩🧩 Trecho relevante do texto:
“Communicative activities are essential. Activities should be presented in a situation or context and have a communicative purpose. Typical activities of this approach are: games, problem-solving tasks, and role-play.”
👉 Ou seja, as atividades comunicativas devem:
estar inseridas em um contexto real, e
ter um propósito de comunicação,
não apenas praticar estrutura gramatical ou vocabulário isolado.
✅ Alternativa correta
(B) To provide a context and a communicative purpose for learning.
✔ Certa!
👉 Essa resposta retoma exatamente as ideias do texto:
as atividades comunicativas servem para dar sentido real ao uso da língua, permitindo que o aluno pratique o idioma para se comunicar de verdade, e não só repetir regras.
📘 Exemplo:
Um jogo de papéis (“role-play”) em que o aluno faz um pedido num restaurante — há contexto e propósito comunicativo.
❌ Pegadinhas das demais alternativas
(A) To focus exclusively on grammar and vocabulary.
❌ Errada.
A abordagem comunicativa não é “exclusiva” de gramática e vocabulário.
Ela trabalha a língua em uso, integrando gramática e vocabulário dentro de contextos reais de comunicação.
(C) To emphasize the importance of memorization.
❌ Errada.
O texto não menciona memorização.
Pelo contrário, fala em interação, comunicação e propósito — nada de decorar regras ou palavras isoladas.
(D) To limit the use of the target language in the classroom.
❌ Errada.
O texto diz o oposto:
“Learners must have constant interaction with and exposure to the target language.”
Ou seja, o uso da língua-alvo deve ser constante e ampliado, não limitado.
(E) To focus on pinpointing important aspects of pronunciation.
❌ Errada.
Embora a pronúncia possa ser trabalhada, esse não é o foco central da abordagem comunicativa.
O foco é a comunicação efetiva, não o aperfeiçoamento fonético isolado.
✅ Conclusão:
O papel das atividades comunicativas é dar contexto e propósito real à aprendizagem da língua — ou seja, permitir que o aluno use o inglês de forma significativa e funcional.
➡️ Gabarito: (B) – To provide a context and a communicative purpose for learning.
❑ READ THE FOLLOWING TEXTTO ANSWER QUESTIONS 31 to 33.
“The sudden spike of artificial intelligence (AI) technologies has had and continues to have a transformative impact on various
domains, including education.
The advent of AI-powered large language models [LLM], such as OpenAI's ChatGPT, will significantly
enhance the way English as a foreign language (EFL) is taught and learned.
This article explores the versatile applications of ChatGPT
as a valuable tool in any EFLteacher's toolkit, specifically focusing on material development and assessment.
The demand for effective
EFLteaching and learning strategies has been steadily on the rise for years due to globalization and the widespread adoption of English
as the lingua franca for international communication.
Consequently, the integration of technology in language education has become
crucial in addressing the diverse needs of EFL learners and teachers.
ChatGPT, a cutting-edge LLM, holds considerable promise in
revolutionizing EFLeducation, as it combines advanced natural language processing capabilities with a realistic instantaneous humanlike interaction.
This article aims to provide some potential benefits of utilizing ChatGPT in EFL education.
First, we examine how
ChatGPTcan be employed in material development, streamlining the process of creating engaging and contextually relevant resources
tailored to the needs of individual learners, as well as other more general uses.
Second, we explore the role of ChatGPT in text
assessment, highlighting the fact that, unlike humans, it has the potential of offering real-time, personalized feedback on learners'
performance, thereby enhancing the overall learning experience.
It is worth noting that this article as well as the applications suggested
in it are based on the latest ChatGPT4 and not the older ChatGPT3.5.”
🔗 (Adapted from: https://langedutech.com/letjournal/index.php/let/article/view/48)
❑ 31ª QUESTÃO
According to the text, what is one of the primary roles of ChatGPTin English as a Foreign Language (EFL) education?
a) To replace traditional teaching methods completely.
b) To facilitate real-time, personalized feedback on learners' performance.
c) To provide translation services between different languages.
d) To conduct face-to-face English language classes.
e) To serve as the only resource in EFLcurriculum development.
💡 GABARITO B
🧩🧩 Contexto esperado (sobre ChatGPT no ensino de inglês – EFL)
Pesquisas e artigos sobre o uso de ChatGPT e IA generativa na educação de línguas destacam que o modelo:
fornece feedback imediato e personalizado sobre escrita, vocabulário e gramática;
permite prática comunicativa simulada (diálogos, correções, reescritas);
complementa o professor, mas não substitui o ensino humano.
O foco é, portanto, facilitar o aprendizado interativo e individualizado.
✅ Alternativa correta
(B) To facilitate real-time, personalized feedback on learners' performance.
✔ Certa!
👉 Esse é um dos principais papéis do ChatGPT no ensino de inglês como língua estrangeira:
ele ajuda o aluno a aprender com correções e orientações imediatas, adaptadas ao seu nível e ao seu erro.
📘 Exemplo:
O aluno escreve uma redação → ChatGPT corrige, explica o erro e sugere melhorias → o feedback é instantâneo e personalizado.
❌ Pegadinhas das outras alternativas
(A) To replace traditional teaching methods completely.
❌ Errada.
Nenhum documento ou abordagem pedagógica séria defende substituir professores ou métodos tradicionais por IA.
O ChatGPT é um complemento, não um substituto.
(C) To provide translation services between different languages.
❌ Errada.
Embora o ChatGPT possa traduzir, esse não é seu principal papel educativo.
Na EFL (English as a Foreign Language), o foco é desenvolver competência comunicativa, não traduzir textos.
(D) To conduct face-to-face English language classes.
❌ Errada.
O ChatGPT atua em ambiente virtual e interativo, não presencial.
Ele apoia as aulas, mas não as “conduz” fisicamente.
(E) To serve as the only resource in EFL curriculum development.
❌ Errada.
O ChatGPT pode auxiliar no planejamento e criação de materiais, mas não é o único recurso.
O currículo deve incluir professores, metodologias, materiais e avaliação humana.
✅ Conclusão:
O papel principal do ChatGPT no ensino de inglês é fornecer feedback personalizado e imediato, ajudando o aluno a corrigir e aprimorar suas habilidades linguísticas em tempo real.
➡️ Gabarito: (B) – To facilitate real-time, personalized feedback on learners' performance.
❑ 32ª QUESTÃO
What is the discourse genre of TEXT 3?
a) It is an abstract.
b) It is a news article.
c) It is a critical review.
d) It is an academic essay.
e) It is a novel.
💡 GABARITO A
🧩🧩 Contexto — O que é um “abstract”?
Um abstract é um resumo acadêmico que apresenta de forma breve e objetiva:
o tema central do texto original,
os objetivos,
a metodologia (quando aplicável),
e as principais conclusões.
Ele não traz opinião pessoal nem narrativa, mas sintetiza as ideias principais de forma informativa e impessoal.
Esse tipo de gênero é comum em artigos científicos, teses, dissertações e papers acadêmicos.
✅ Alternativa correta
(A) It is an abstract.
✔ Correta.
➡️ O texto apresenta características típicas de um resumo acadêmico, como:
linguagem formal e objetiva;
foco em ideias principais e conceitos (sem histórias ou opiniões);
estrutura resumida e informativa;
ausência de citações diretas longas ou narrativas.
👉 Portanto, trata-se de um abstract — o resumo de um texto acadêmico ou artigo científico.
❌ Pegadinhas das outras alternativas
(B) It is a news article.
❌ Errada.
Um artigo jornalístico traz notícias, fatos recentes e muitas vezes citações de pessoas.
O texto não tem estrutura jornalística (sem manchete, data, local, nem relato de fatos).
(C) It is a critical review.
❌ Errada.
Uma resenha crítica traz opinião e avaliação pessoal sobre uma obra ou tema.
O texto analisado é neutro e descritivo, não avaliativo.
(D) It is an academic essay.
❌ Errada.
Um ensaio acadêmico é mais argumentativo, apresentando tese, argumentos e conclusão.
Um abstract, por outro lado, resume um texto, sem desenvolver argumentação.
(E) It is a novel.
❌ Errada.
Uma novel (romance) é narrativa ficcional longa, com personagens, enredo e tempo — nada disso aparece no texto.
✅ Conclusão:
O texto apresenta linguagem formal, objetiva, impessoal e resumida, com foco em conceitos e ideias principais — características claras de um abstract.
➡️ Gabarito: (A) It is an abstract.
❑ 33ª QUESTÃO
- “The demand for effective EFL teaching and learning strategies has been steadily on the rise for years due to globalization and the widespread adoption of English as the lingua franca for international communication”
Considering this period, the word steadily can be substituted, without change in meaning, by which one of the following?
a) rapid
b) quickly
c) slowly
d) unflaggingly
e) unfixed
💡 GABARITO D
🧩🧩 Trecho da questão
“The demand for effective EFL teaching and learning strategies has been steadily on the rise for years…”
✅ Significado de steadily
Steadily = de forma constante, contínua, firme, sem interrupção.
➡️ Expressa crescimento progressivo e consistente, sem parar nem oscilar.
Exemplo:
Prices have been steadily increasing.
(Os preços têm aumentado de forma constante.)
✅ Alternativa correta
(D) unflaggingly
✔ Correta.
Unflaggingly significa de maneira incansável, constante, persistente, firme,
ou seja, mantendo-se firme sem perder força ou ritmo — exatamente o mesmo sentido de steadily.
🔹 Exemplo comparativo:
She worked steadily throughout the night.
She worked unflaggingly throughout the night.
👉 Ambas significam que ela trabalhou sem parar, de forma constante.
❌ Pegadinhas das outras alternativas
(A) rapid
❌ Errada.
“Rapid” = rápido, veloz.
👉 Indica velocidade, não constância.
→ Rapid increase ≠ steady increase (crescimento constante ≠ crescimento rápido).
(B) quickly
❌ Errada.
“Quickly” também indica velocidade, não regularidade.
→ Um aumento rápido pode ser súbito, e não contínuo.
(C) slowly
❌ Errada.
“Slowly” é o oposto de rapidly, mas também não significa constância — apenas lento.
→ Algo pode ser lento, mas irregular (parando e voltando).
(E) unfixed
❌ Errada.
“Unfixed” = não fixo, instável, variável.
👉 É o oposto de steady (que significa estável, constante).
✅ Conclusão:
Steadily = de maneira constante, contínua, firme.
Unflaggingly é o único sinônimo que mantém esse mesmo sentido.
➡️ Gabarito: (D) unflaggingly.
❑ 34ª QUESTÃO
Choose the option that CORRECTLYtransforms the following sentence from active to passive voice:
- "The committee will review all applications next week."
a) The committee is reviewed by all applications next week.
b) All applications are reviewed by the committee next week.
c) All applications will be reviewed by the committee next week.
d) All applications review the committee next week.
e) The committee reviews all applications by next week.
💡 GABARITO C
🧩🧩 Frase original (voz ativa)
Active voice:
The committee will review all applications next week.
Estrutura da voz ativa:
Sujeito (quem faz a ação) → The committee
Verbo → will review
Objeto (quem recebe a ação) → all applications
🎯 Transformando em voz passiva
Passo a passo:
O objeto vira o sujeito da frase:
→ All applications...
O verbo principal “review” vira particípio passado (reviewed).
Adicionamos o verbo to be no mesmo tempo do verbo principal (will review → will be reviewed).
Acrescentamos o agente da ação com by (by the committee).
✅ Resultado:
All applications will be reviewed by the committee next week.
✅ Alternativa correta
(C) All applications will be reviewed by the committee next week.
✔ Correta!
Mantém o tempo verbal (future), o sentido e a estrutura da voz passiva.
❌ Análise das outras alternativas
(A) The committee is reviewed by all applications next week.
❌ Errada.
– O tempo verbal mudou para presente (is reviewed).
– O sujeito/agente ficou invertido (applications reviewing the committee), o que não faz sentido.
(B) All applications are reviewed by the committee next week.
❌ Errada.
– O verbo “are reviewed” está no presente, mas o advérbio “next week” indica futuro.
→ Deve ser will be reviewed.
(D) All applications review the committee next week.
❌ Errada.
– Continua na voz ativa, e o sentido ficou absurdo (como se as inscrições revisassem o comitê).
(E) The committee reviews all applications by next week.
❌ Errada.
– Continua ativa, não passiva.
– Mudança de tempo verbal para presente simples, alterando o sentido original.
✅ Conclusão final:
A única alternativa gramaticalmente correta e com o sentido preservado é:
(C) All applications will be reviewed by the committee next week. ✅
❑ 35ª QUESTÃO
In the English language, determiners are used before a noun to introduce it or to provide more information on the noun, such as how
many there are. If there are any adjectives before the noun to describe it then the determiner will also come before them.
Which of the following sentences demonstrates the correct use of a determiner in context?
a) She gave me an advice I'll never forget.
b) Few people understand the complexities of quantum physics.
c) I need an information about the new project.
d) He has much friends in the city.
e) She bought little apples at the store.
💡 GABARITO B
🧩🧩 Regra sobre determiners
Determinantes (determiners) são palavras que vêm antes de um substantivo para indicar quantidade, posse ou especificidade, por exemplo:
a / an / the → artigos
some / any / no → determinantes de quantidade indefinida
few / little / many / much / several → determinantes de quantidade
my / your / their → determinantes possessivos
Ordem quando há adjetivos:
Determiner → Adjetivo → Substantivo
Ex.: The beautiful painting, Few talented students
✅ Alternativa correta
(B) Few people understand the complexities of quantum physics.
Few é um determinante de quantidade usado corretamente com o substantivo contável plural people.
Frase gramaticalmente correta e natural.
❌ Análise das outras alternativas
(A) She gave me an advice I'll never forget.
❌ Errada.
Advice é incontável, então não usamos “an”.
Correto: She gave me some advice...
(C) I need an information about the new project.
❌ Errada.
Information é incontável, então não usamos “an”.
Correto: I need some information...
(D) He has much friends in the city.
❌ Errada.
Friends é contável plural, então “much” é inapropriado.
Correto: He has many friends in the city.
(E) She bought little apples at the store.
❌ Errada.
“Little” é usado para incontáveis, mas apples é contável plural.
Correto: She bought few apples at the store.
✅ Conclusão final:
A única frase que demonstra o uso correto do determiner é:
(B) Few people understand the complexities of quantum physics. ✅
❑ 36ª QUESTÃO
In the sentence "If she had studied harder, she would have passed the exam," what grammatical structure is being used?
a) Mixed conditional
b) Second conditional
c) First conditional
d) Zero conditional
e) Third conditional
💡 GABARITO E
🧩🔹 Estrutura da frase
Frase:
"If she had studied harder, she would have passed the exam."
If-clause: If she had studied harder → passado perfeito (past perfect)
Main clause: she would have passed the exam → condicional perfeito (would have + past participle)
🔹 Regras dos condicionais
Tipo Estrutura Uso Exemplo
Zero conditional If + present, present Fatos gerais, verdades universais If you heat water, it boils.
First conditional If + present, will + verb Situação real ou provável no futuro If it rains, I will stay home.
Second conditional If + past, would + verb Situação hipotética no presente/futuro If I had a car, I would drive to work.
Third conditional If + past perfect, would have + past participle Situação hipotética no passado (impossível de mudar) If I had studied, I would have passed the exam.
Mixed conditional Combinação de tempos em if-clause e main clause Situação passada afetando presente ou futuro If I had studied, I would be a doctor now.
🔹 Por que é Third conditional?
A frase fala de uma situação passada que não aconteceu.
Expressa arrependimento ou hipótese no passado.
Estrutura clássica: If + past perfect, would have + past participle.
Ex.: If she had left earlier, she would have caught the train.
Conclusão:
✅ Estrutura: Third conditional
💡 Gabarito: E
❑ 37ª QUESTÃO
Read the following sentences:
- I- The library was supposed to open early today; however, due to unforeseen circumstances, it will remain closed.
- II- She has been working hard to improve her fitness levels, yet she feels more exhausted than ever.
- III- The project deadline was fast approaching; nevertheless, the team decided to start from scratch.
The use of connectors is CORRECTin:
a) III.
b) II and III.
c) II.
d) I and III.
e) I, II, and III.
💡 GABARITO E
🧩Vamos analisar cada frase:
I.
"The library was supposed to open early today; however, due to unforeseen circumstances, it will remain closed."
Conector usado: however
Função: Indica contraste entre a expectativa (abrir cedo) e a realidade (permanece fechada) ✅
Conclusão: Correto
II.
"She has been working hard to improve her fitness levels, yet she feels more exhausted than ever."
Conector usado: yet
Função: Contrasta esforço e resultado inesperado ✅
Conclusão: Correto
III.
"The project deadline was fast approaching; nevertheless, the team decided to start from scratch."
Conector usado: nevertheless
Função: Mostra oposição entre a pressão do prazo e a decisão da equipe ✅
Conclusão: Correto
✅ Conclusão geral
Todos os conectores (however, yet, nevertheless) estão corretamente empregados para indicar contraste ou oposição.
Gabarito: E) I, II e III
❑ READ THE FOLLOWING TEXT TO ANSWER QUESTIONS 38 to 40.
According to the Brazilian National Education Guidelines and Framework Law enacted in 2017, English language teaching is
mandatory from the sixth year of elementary school until the last years of high school.
However, the curriculum does not guarantee
that all Brazilian students will receive English teaching. In 2013, Data Popular, a Brazilian research institute, drafted a report for the
British Council analyzing the problems concerning knowledge of English in Brazil.
The report claims that the low level of English
proficiency amongst Brazilians reflects the educational opportunities available in the country […].
To understand the reasons why English teaching does not seem efficient for all students, it is important to highlight the English
language teaching provision in Brazil.
Formal English teaching in Brazil takes place in four different contexts: English schools,
bilingual schools, regular private schools, and public schools.
In general, people who wish to learn English believe that effective
learning occurs only in private English schools or bilingual schools because the structure (the teaching methods and the quality of
support materials) is more likely to provide successful learning.
The focus in those institutions is on oral expression. Learners have
more exposure to the target language because classes are taught entirely in English, and teachers are usually well trained to comply
with that requirement.
In addition, groups are smaller, so students can receive personal support and enjoy a comfortable learning
environment, not to mention access to multimedia resources.
🔗 (Adapted from: https://academic.oup.com/eltj/75/1/103/6169556)
❑ 38ª QUESTÃO
What does this passage mainly discuss?
a) How the lack of robust language policies affects the teaching of English in Brazil.
b) The social implications of teaching English in Brazil.
c) Children's capacity of learning English from a young age due to the presence of English in public schools.
d) The difficulties in teaching English at schools by focusing on oral expression.
e) The impact of the support materials used in private schools to language processing.
💡 GABARITO A
🧩Explicação detalhada:
O texto aborda principalmente:
O mandato legal do ensino de inglês a partir do sexto ano, mas a inconsistência na oferta real de ensino.
O baixo nível de proficiência em inglês entre brasileiros e como isso reflete as oportunidades educacionais disponíveis, ou seja, a falta de políticas e estruturas educacionais eficazes.
A comparação entre instituições privadas e públicas, mostrando que a qualidade do ensino é desigual e que o ensino formal em escolas públicas nem sempre garante aprendizado efetivo.
Portanto, o foco central é como a ausência de políticas educacionais robustas e de acesso igualitário impacta o ensino de inglês no Brasil, o que corresponde à alternativa A.
❑ 39ª QUESTÃO
Considering the word “mandatory” (line 2), which one of the following words represent an opposite idea to the one stated in the text?
a) absent
b) essential
c) requisite
d) discretionary
e) sparse
💡 GABARITO D
🧩Questão: Considerando a palavra “mandatory” (linha 2), qual é o antônimo correto?
Alternativas:
a) absent → errado
Pegadinha: “Absent” significa “ausente”. Alguns alunos podem confundir com “não obrigatório”, mas o termo não indica escolha ou opcionalidade. Algo pode estar “presente” ou “ausente”, mas ainda assim não ser obrigatório.
b) essential → errado
Pegadinha: “Essential” significa “essencial” ou “necessário”. Pode confundir, porque algo obrigatório também é necessário, mas aqui a questão pede o oposto de obrigatório, e “essential” não é o oposto, é quase sinônimo.
c) requisite → errado
Pegadinha: “Requisite” significa “necessário, exigido”. Também pode enganar porque “mandatory” implica exigência, e “requisite” também se refere a algo que deve ser cumprido. Não é o antônimo, é mais um sinônimo contextual.
d) discretionary → correto ✅
“Discretionary” significa “opcional, à escolha”. É o verdadeiro antônimo de mandatory, que indica obrigatoriedade. Não há pegadinha aqui, é direto.
e) sparse → errado
Pegadinha: “Sparse” significa “escasso, raro”. Alguns podem pensar em “não presente” ou “não obrigatório”, mas na realidade não tem relação semântica com “mandatory”.
Resumo da pegadinha da questão:
Quase todas as alternativas apresentam palavras relacionadas a necessidade ou presença, que poderiam confundir com obrigatoriedade, mas apenas discretionary indica claramente a ideia de opcionalidade, que é o verdadeiro oposto de “mandatory”.
❑ 40ª QUESTÃO
Which one of the following options can substitute the word “entirely” (line 11), without change in meaning?
a) utterly
b) marginally
c) approximately
d) ultimately
e) carelessly
💡 GABARITO A
🧩 Questão: Qual palavra pode substituir “entirely” (linha 11) sem mudar o significado?
Alternativas:
a) utterly → correto ✅
Significado: “completamente, totalmente”.
Por que certo: É o sinônimo direto de “entirely”. A frase manteria o mesmo sentido: “classes são ensinadas totalmente em inglês”.
b) marginally → errado
Significado: “minimamente, de forma insignificante”.
Pegadinha: Pode confundir porque parece um advérbio de grau, mas na verdade é o oposto de “entirely”, que indica totalidade.
c) approximately → errado
Significado: “aproximadamente, cerca de”.
Pegadinha: Alguns podem pensar que “approximately entirely” faria sentido de forma vaga, mas não transmite totalidade, apenas aproximação.
d) ultimately → errado
Significado: “finalmente, em última análise”.
Pegadinha: Advérbio relacionado a resultado ou conclusão, não a extensão ou totalidade. Não mantém o mesmo sentido de “entirely”.
e) carelessly → errado
Significado: “descuidadamente, sem cuidado”.
Pegadinha: Pode confundir por ser um advérbio, mas o sentido de “sem cuidado” não tem relação com “totalidade” ou “completamente”.
Resumo da pegadinha da questão:
Quase todas as alternativas são advérbios, o que engana porque a forma gramatical combina, mas apenas utterly mantém o sentido de completamente, que é o significado exato de “entirely”.


Nenhum comentário:
Postar um comentário