www.inglesparaconcursos.blog.br
❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
• AFA-2010-CFOAV/CFOINT/CFOINF-CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS (Aviador/Infantaria/Intendente) – ACADEMIA DA FORÇA AÉREA-15/08/09.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
• 16 MCQs (Multiple Choice Questions) / 4 Options Each Question.
❑ TRADUÇÃO - TEXTO 1:
Spectacular Northern Lights linked to suicidal depression
Espetacular aurora boreal ligada à depressão suicida
Alaska's tragically high number of suicide may be
related to cosmic storms and the Northern Lights
(aurora borealis), according to an expert in the study
of brainwaves. O número tragicamente elevado de suicídios no Alasca pode estar relacionado às tempestades cósmicas e à aurora boreal (aurora boreal), de acordo com um especialista no estudo das ondas cerebrais.
Depression in the Far North has in general been
attributed to the deep, dark and long winters. A depressão no Extremo Norte tem sido geralmente atribuída aos invernos profundos, escuros e longos.
But Dr Anita Bush, ________specialises in electroencephalography, has complicated matters by
discovering a link between solar flames and brainwave activity in two sets of Alaskans she has studied for the
past five years. Mas a Dra. Anita Bush, ________especializada em eletroencefalografia, complicou a situação ao descobrir uma ligação entre as chamas solares e a atividade das ondas cerebrais em dois grupos de habitantes do Alasca que ela estudou nos últimos cinco anos.
The microscopic electric impulses were
concentrated in an area of the brain known also to
cause seasonal affective depression (SAD), the condition up to now blamed for dozens of suicides each
year in the remote Alaskan coast. Os impulsos eléctricos microscópicos concentraram-se numa área do cérebro conhecida também por causar depressão afectiva sazonal (TAS), a condição até agora responsabilizada por dezenas de suicídios todos os anos na remota costa do Alasca.
Suicide levels among
the state's 15 to 24-year-olds have risen sharply in
recent years, to six times the national average, says
Dr Bush. Os níveis de suicídio entre os jovens de 15 a 24 anos do estado aumentaram acentuadamente nos últimos anos, para seis vezes a média nacional, diz o Dr. Bush.
She has not yet demonstrated a link between
increased brainwaves and suicidal tendencies but she
thinks existing data on supposed SAD cases may in
fact include cases of suicide induced by geomagnetism. Ela ainda não demonstrou uma ligação entre o aumento das ondas cerebrais e as tendências suicidas, mas acredita que os dados existentes sobre supostos casos de TAS podem, de facto, incluir casos de suicídio induzido pelo geomagnetismo.
For now she has suggested that special dark glasses, worn against solar flames and the Northern Lights,
________ elevate morale among the suicidal. Por enquanto, ela sugeriu que óculos escuros especiais, usados contra as chamas solares e a aurora boreal, ________ elevam o moral entre os suicidas.
Some of her sceptical colleagues as Professor Tom
Hallinan, one of a team studying the aurora, recently
insisted that the most serious health risk in watching
30 the Alaskan night sky was a cricked neck. Alguns dos seus colegas cépticos, como o professor Tom Hallinan, membro de uma equipa que estuda a aurora, insistiram recentemente que o risco mais grave para a saúde ao observar o céu noturno do Alasca era uma torcicolo.
- Adapted from Advance Your English - Cambridge University Press
01 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) The correct words to fill the gaps (lines 07 and 26) are
a) that / may
b) who / might
c) which / could
d) that / should
Comentários e Gabarito B
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
02 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) One of the causes of the high number of suicides in the Far
North may be the
(A) microscopic electric impulses caused by brainwaves activities
attributed to dark glasses.
(B) absence of light resulting from a long season associated to
geomagnetism.
(C) Northern Lights that increase the morale among the
Alaskans.
(D) link between Aurora Borealis and serious health risks, such as
backaches, discovered by DrAnita.
Comentários e Gabarito B
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Uma das causas do elevado número de suicídios no Extremo Norte pode ser a
(A) microscopic electric impulses caused by brainwaves activities attributed to dark glasses. impulsos elétricos microscópicos causados por atividades de ondas cerebrais atribuídas a óculos escuros.
(B) absence of light resulting from a long season associated to geomagnetism. ausência de luz resultante de uma longa estação associada ao geomagnetismo.
(C) Northern Lights that increase the morale among the Alaskans. Aurora Boreal que aumenta o moral entre os habitantes do Alasca.
(D) link between Aurora Borealis and serious health risks, such as backaches, discovered by DrAnita. ligação entre a Aurora Boreal e riscos graves à saúde, como dores nas costas, descobertos pela DraAnita.
03 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) The best word to describe Professor Hallinan's reaction to Dr
Bush's proposition is
a) doubt.
b) surprise.
c) belief.
d) confidence.
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
A melhor palavra para descrever a reação do Professor Hallinan à proposta do Dr. Bush é
a) doubt. dúvida.
>> O texto diz que outros cientistas eram céticos em relação à teoria do Dr. Bush e portanto a melhor palavra que descreve "skeptical" é "doubt".
b) surprise. surpresa.
c) belief. crença.
d) confidence. confiança.
04 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) Mark the option which contains the correct Question Tag of the
following sentence.
- "She has not yet demonstrated a link between increased brainwaves and suicidal tendencies..."
a) hasn't she?
b) has she?
c) does she?
d) doesn't she?
👲Uma Tag Question nunca poderá ser feita na negativa SE a frase já está na negativa.
•Item (b) CORRETO:
👨 O tempo verbal requisitado é o Present Perfect, devendo então a pergunta ser feita com o próprio auxiliar "has" na afirmativa, já que a sentença encontra-se na negativa.
•Item (c) incorreto:
👨 O tempo verbal requisitado é o Present Perfect, devendo então a pergunta ser feita com o próprio auxiliar "has" na afirmativa e não com "does".
•Item (d) incorreto:
👲Uma Tag Question nunca poderá ser feita na negativa SE a frase já está na negativa.
(A) among the states, suicide levels are risen sharply to six
times.
(B) suicide levels rose sharply in recentyears.
(C) in recent years, suicide levels had risen sharply to six times.
(D) suicide among 15 to 24-year-olds rises in recent ten years.
Comentários e Gabarito C
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
•Item (a) incorreto:
👴 O tempo verbo não está correto, está apassivado, não obedecendo às regras do Discurso Indireto.
•Item (b) incorreto:
👱 O tempo verbal está incorreto de acordo com o uso correto do Discurso Indireto.
•Item (c) incorreto:
👲 A questão é uma forma contextualizada de se averiguar o uso correto do Discurso Indireto, e que deve ser feito com a troca do tempo verbal de Present Perfect para o Past Perfect.
•Item (d) incorreto:
👦 O tempo verbal está incorreto de acordo com o uso correto do Discurso Indireto.
👴 O tempo verbo não está correto, está apassivado, não obedecendo às regras do Discurso Indireto.
•Item (b) incorreto:
👱 O tempo verbal está incorreto de acordo com o uso correto do Discurso Indireto.
•Item (c) incorreto:
👲 A questão é uma forma contextualizada de se averiguar o uso correto do Discurso Indireto, e que deve ser feito com a troca do tempo verbal de Present Perfect para o Past Perfect.
•Item (d) incorreto:
👦 O tempo verbal está incorreto de acordo com o uso correto do Discurso Indireto.
❑ TEXTO 2:
06 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL)
"...he'd be in touch." (line 24) means that he
(A) had already been in touch in the past.
(B) has already been in touch.
(C) will be in touch in the future.
(D) was going to be in touch.
Comentários e Gabarito C
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
uestão que aborda a compreensão do uso do tempo verbal através do Discurso Indireto.
•Item (a) incorreto: ele já tinha sido contactado no passado.
👲 O personagem não tinha entrado em contato no passado, veja:
→"[...] He said my qualifications were really good and he'd be in touch. You know, "Don't call us. We'll call you."
(Ele disse que minhas qualificações eram realmente boas e ele entraria em contato. Sabe né, "Não nos ligue. Nós o chamaremos.)
•Item (b) incorreto:ele já tinha sido contactado.
👲 O personagem não tinha entrado em contato, ou seja, a ação não ocorreu.
•Item (c) correto: ele entrará em contato no futuro.
👲 Verdade, o personagem afirmou que entrará em contato, veja:
→"[...] He said my qualifications were really good and he'd be in touch. You know, "Don't call us. We'll call you."
(Ele disse que minhas qualificações eram realmente boas e ele entraria em contato. Sabe né, "Não nos ligue. Nós o chamaremos.)
•Item (d) incorreto: ele estava entrando em contato.
👲 A ação(entrar em contato) não estava acontecendo. A ação irá acontecer.
•Item (a) incorreto: ele já tinha sido contactado no passado.
👲 O personagem não tinha entrado em contato no passado, veja:
→"[...] He said my qualifications were really good and he'd be in touch. You know, "Don't call us. We'll call you."
(Ele disse que minhas qualificações eram realmente boas e ele entraria em contato. Sabe né, "Não nos ligue. Nós o chamaremos.)
•Item (b) incorreto:ele já tinha sido contactado.
👲 O personagem não tinha entrado em contato, ou seja, a ação não ocorreu.
•Item (c) correto: ele entrará em contato no futuro.
👲 Verdade, o personagem afirmou que entrará em contato, veja:
→"[...] He said my qualifications were really good and he'd be in touch. You know, "Don't call us. We'll call you."
(Ele disse que minhas qualificações eram realmente boas e ele entraria em contato. Sabe né, "Não nos ligue. Nós o chamaremos.)
•Item (d) incorreto: ele estava entrando em contato.
👲 A ação(entrar em contato) não estava acontecendo. A ação irá acontecer.
07 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) The Direct Speech of the two sentences
- "...I'd missed the train."
and
- "... I was sorry..." (lines 16 and 17)
is
(A) "I missed the train" and "I am sorry".
(B) "I miss the train" and "I was sorry".
(C) "I have been missing the train" and "I was sorry".
(D) "I would miss the train" and "I have been sorry".
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
•Item (a) correto:
👲 O Discurso Indireto é um retorno do que foi dito anteriormente, assim como devem ser feitas as devidas trocas verbais.
Nas frases mencionadas, o Past Perfect volta para Simple Past e o Simple Past volta para o Simple Present, veja:
DI: "I'd missed the train." → DD "I missed the train."
DI: "I was sorry." → DD "I'msorry."
•Item (b) incorreto: O retorno do tempo verbal não está correto.
•Item (c) incorreto: O retorno do tempo verbal não está correto..
•Item (d) incorreto: O retorno do tempo verbal não está correto.
👲 O Discurso Indireto é um retorno do que foi dito anteriormente, assim como devem ser feitas as devidas trocas verbais.
Nas frases mencionadas, o Past Perfect volta para Simple Past e o Simple Past volta para o Simple Present, veja:
DI: "I'd missed the train." → DD "I missed the train."
DI: "I was sorry." → DD "I'msorry."
•Item (b) incorreto: O retorno do tempo verbal não está correto.
•Item (c) incorreto: O retorno do tempo verbal não está correto..
•Item (d) incorreto: O retorno do tempo verbal não está correto.
08 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) When the interviewer said, "Don't call us" (line 25) he
(A) suggested don't to call us.
(B) told to not call him.
(C) advised not to call them.
(D) asked didn't call us.
Comentários e Gabarito C
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Comentários e Gabarito C
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Comentários e Gabarito C
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Comentários e Gabarito D
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Comentários e Gabarito B
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
•Item (a) incorreto: "suggested don't to call us".
Questão que aborda o IMPERATIVO NEGATIVO (not + infinitivo).
👦 Na estrutura acima há um erro:
→ Devemos usar "not" e não "don't".
👦 A estrutura correta é : "suggested not to call them".
•Item (b) incorreto: "told to not call him"
👦 Na estrutura acima há três erros:
→ falta do infinitivo;
→ A posição do NOT está errada, ou seja, ao invés de "told to not call" devemos usar "told not to call"".
→ O pronome não é HIM e sim THEM.
•Item (c) CORRETO: "advised not to call them."
. Quando a oração é negativa a ordem correta da palavra NOT é antes do verbo principal que deve vir no Infinitivo.
•Item (d) incorreto: Não se usa o auxiliar DID, uma vez que ele nem apareceu na frase da questão.
Questão que aborda o IMPERATIVO NEGATIVO (not + infinitivo).
👦 Na estrutura acima há um erro:
→ Devemos usar "not" e não "don't".
👦 A estrutura correta é : "suggested not to call them".
•Item (b) incorreto: "told to not call him"
👦 Na estrutura acima há três erros:
→ falta do infinitivo;
→ A posição do NOT está errada, ou seja, ao invés de "told to not call" devemos usar "told not to call"".
→ O pronome não é HIM e sim THEM.
•Item (c) CORRETO: "advised not to call them."
. Quando a oração é negativa a ordem correta da palavra NOT é antes do verbo principal que deve vir no Infinitivo.
•Item (d) incorreto: Não se usa o auxiliar DID, uma vez que ele nem apareceu na frase da questão.
❑ TEXTO 3:
That's my job
This is a story about four people: Everybody,
Somebody, Anybody, and Nobody. There was an
important job to be done and Everybody was sure that
Somebody would do it. Anybody could have done it, but Nobody did. Somebody got angry about that because it
was Everybody's job. Everybody thought Anybody could
do it, but Nobody realized that Everybody wouldn't do it.
It ended up that Everybody blamed Somebody when
Nobody did what Anybody could have done.
- Unknown author- KEYS, Ed. Saraiva 09.
09 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) According to the text above you've just read, who in fact,
performed the job was
(A) Everybody.
(B) Nobody.
(C) Anybody.
(D) Somebody.
Comentários e Gabarito B
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
According to the text above you've just read, who in fact, performed the job was
De acordo com o texto acima que você acabou de ler, quem de fato realizou o trabalho foi
- "[...] Anybody could have done it, but Nobody did."
- Qualquer pessoa poderia tê-lo feito, mas ninguém o fez.
10 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) The pronoun "it" (line 07) refers to
(A) the story.
(B) someone.
(C) the job.
(D) Nobody.
O pronome "it" refere-se a "the job", veja:
- "[...] This is a story about four people: Everybody, Somebody, Anybody and Nobody. There was an important job to be done and Everybody was sure that Somebody would do it. Anybody could have done it, but Nobody did. Somebody got angry about that because it was Everybody's job. Everybody thought Anybody could do it, but Nobody realized that Everybody wouldn't do it. It ended up that Everybody blamed Somebody when Nobody did what Anybody could have done."
- Esta é uma história sobre quatro pessoas: Todo mundo, Alguém, Qualquer pessoa e Ninguém. Havia um trabalho importante a ser feito e todos estavam certos de que Alguém o faria. Qualquer um podia fazê-lo, mas Ninguém o fez. Alguém ficou irritado com isso porque era o trabalho de todos. Todos pensaram que Alguém poderia fazê-lo, mas Ninguém percebeu que Todos não o faria. Acabou que todo mundo culpou alguém quando ninguém fez o que alguém poderia ter feito.
❑ TEXTO 4:
Nick, a British tourist, is telling his American girlfriend
about the questions he was asked at Kennedy Airport,
New York. 'To start with the immigration officer
______me where I was from and why rd come to the
05 States. That wasn't a problem. But then she wanted to
know how much money I had. When I told her, she said
$800 wasn't enough for three weeks. She wondered why
I hadn't brought more. She then_____me if I intended
to work. She wanted to know if I really planned to go
10 ba ck to theUK afterthreeweeks.'
English Grammar in Steps - Richmond
11 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) Mark the alternative that completes the gaps (lines 04 and 08)
correctly.
(A) asked / asked
(B) told to / said
(C) said / tell
(D) tell / told to
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
•Item (a) correto: verbos no passado
→ "[...] the immigration officer asked where I was from..."
(a oficial de imigração perguntou-me de onde eu era...)
→ "[...] She then asked me if I intended to work."
(Ela então me perguntou se eu pretendia trabalhar.)
•Item (b) incorreto: a estrutura "told to" não se aplica no contexto.
•Item (c) incorreto: verbo no presente(tell) não se aplica no discurso indireto.
•Item (d) incorreto: verbo no presente(tell) não se aplica no discurso indireto.
→ "[...] the immigration officer asked where I was from..."
(a oficial de imigração perguntou-me de onde eu era...)
→ "[...] She then asked me if I intended to work."
(Ela então me perguntou se eu pretendia trabalhar.)
•Item (b) incorreto: a estrutura "told to" não se aplica no contexto.
•Item (c) incorreto: verbo no presente(tell) não se aplica no discurso indireto.
•Item (d) incorreto: verbo no presente(tell) não se aplica no discurso indireto.
12 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) The contraction 'd (line 04) means
(A) had.
(B) would.
(C) did.
(D) do.
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
•Item (a) correto:I'd come → I had come
👦 "Past perfect" é o tempo verbal na sentença abaixo pois a ação já tinha acontecida, veja:
"[...] where I was from and why I'd come to states."
(de onde eu era e por que eu tinha vindo para os Estados.)
•Item (b) incorreto:
👱 O auxiliar "Would" torna uma oração no "futuro do pretérito"(simple conditional), o que não se aplica no contexto da sentença, uma vez que a ação já tinha acontecido.
•Item (c) incorreto:
👲 O auxiliar "did" torna uma oração no "passado especificado", o que não se aplica no contexto da sentença, uma vez que a ação já tinha acontecido em um tempo não especificado.
•Item (d) incorreto:
👦 O auxiliar "do" torna uma oração no "presente", o que não se aplica no contexto da sentença, uma vez que a ação já tinha acontecido em um tempo não especificado.
👦 "Past perfect" é o tempo verbal na sentença abaixo pois a ação já tinha acontecida, veja:
"[...] where I was from and why I'd come to states."
(de onde eu era e por que eu tinha vindo para os Estados.)
•Item (b) incorreto:
👱 O auxiliar "Would" torna uma oração no "futuro do pretérito"(simple conditional), o que não se aplica no contexto da sentença, uma vez que a ação já tinha acontecido.
•Item (c) incorreto:
👲 O auxiliar "did" torna uma oração no "passado especificado", o que não se aplica no contexto da sentença, uma vez que a ação já tinha acontecido em um tempo não especificado.
•Item (d) incorreto:
👦 O auxiliar "do" torna uma oração no "presente", o que não se aplica no contexto da sentença, uma vez que a ação já tinha acontecido em um tempo não especificado.
13 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) At the airport Nick
(A) his American girl friend.
(B) planned to go back to New York.
(C) answered some questions.
(D) talked to the policemen.
At the airport Nick
No aeroporto Nick
(A) met his American girl friend.
>>INCORRETA: encontrou a sua namorada americana.
>>O texto não menciona que a namorada do Nick estava no aeroporto.
(B) planned to go back to New York.
>>INCORRETA: planejou voltar para Nova York.
>> Nick foi questionado se pretendia voltar para UK.
(C) answered some questions.
>>CORRETA: respondeu algumas perguntas.
>>De acordo com o trecho:
- "[...] Nick, a British tourist, is telling his American girfriend about the questions he was asked at Kennedy Airport."
- Nick, um turista britânico, está contando a sua namorada americana sobre as perguntas que lhe pediram no Aeroporto Kennedy.
(D) talked to the policemen.
>>INCORRETA: conversou com policiais.
>>O texto não menciona que Nick conversou com policiais no aeroporto.
14 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) The word 'enough' (line 07) can be replaced in the text above by
(A) inadequate.
(B) enormous.
(C) efficient.
(D) sufficient.
Comentários e Gabarito D
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
The word 'enough' (line 07) can be replaced in the text above by
(A) inadequate. (inadequado)
(B) enormous. (enorme)
(C) efficient. (eficiente)
(D) sufficient. (suficiente)
❑ TEXTO 5:
Rosana Fisher works at an outdoor activities centre on the west
coast of Scotland. She teaches mountain climbing, scuba diving
and hang-gliding. She's talking to some young people who've
just arrived at the centre:
I - 'You can't do any of the activities unless you're with an
instructor.'
II - 'We won't let you start an activity if you don't have the
correct equipment.'
III - 'You can't go scuba diving unless you've done the training
course.'
IV - 'Remember you can't leave the centre unless you say where
you're going.'
- English Grammar in Steps - Richmond
15 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) Mark the option which shows another way to rewrite the
conditional sentences above, correctly.
I - You can do none of the activities if you don't be with an
instructor.
II - We will not let you start an activity unless you have the
correct equipment.
III - You cannot going scuba diving if you haven't done the
training course.
IV - Remember you can't leave the centre if you don't say where
you go.
a) I, II and III.
b) II and IV.
c) I, II and IV.
d) III and IV.
Comentários e Gabarito B
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Mark the option which shows another way to rewrite the conditional sentences above, correctly.
I - You can do none of the activities if you don't be with an instructor.
II - We will not let you start an activity unless you have the correct equipment.
III - You cannot going scuba diving if you haven't done the training course.
IV - Remember you can't leave the centre if you don't say where you go.
16 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) According to the text, Rosana Fisher is
(A) explaining the importance of sports.
(B) inviting the readers to practice her activities.
(C) teaching who have always attended her classes.
(D) establishing conditions.
•Item (a) incorreto: Rosana Fischer está explicando a importância dos esportes.
•Item (b) incorreto: Rosana Fischer está convidando os leitores a praticar sua atividades.
•Item (c) incorreto: Rosana Fischer está ensinando que sempre assistiu suas aulas.
•Item (d) correto: Rosana Fischer está estabelecendo condições.
>> Verdade, Rosana Fischer está estabelecendo condições usando "If clauses".
•Item (b) incorreto: Rosana Fischer está convidando os leitores a praticar sua atividades.
•Item (c) incorreto: Rosana Fischer está ensinando que sempre assistiu suas aulas.
•Item (d) correto: Rosana Fischer está estabelecendo condições.
>> Verdade, Rosana Fischer está estabelecendo condições usando "If clauses".
❑ TEXTO 6:
All light on the night
Toda a luz na noite
Our cities and towns are far from silent at
night. As most of ______ are going to bed, a lot of
workers are just going to their jobs. It is estimated
that up to a fifth of the working population carries out its duties at night - running hospitals and
maintaining power stations, for example.
Nossas cidades e vilas estão longe de serem silenciosas à noite. Como a maioria de ______ está indo para a cama, muitos trabalhadores estão apenas indo para seus empregos. Estima-se que até um quinto da população trabalhadora realiza suas tarefas à noite - administrando hospitais e mantendo usinas de energia, por exemplo.
There is one problem: They have the same
biological clock as day workers. Night workers often
have trouble sleeping through the day, and sometimes find ______ harder to stay awake, which
means mistakes are more likely to happen. Dr
Lawrence Smith, a psychologist, discovered that
among people who do the same job, night workers
suffered 20% more injuries than day workers.
Há um problema: eles têm o mesmo relógio biológico que os trabalhadores diurnos. Os trabalhadores noturnos geralmente têm problemas para dormir durante o dia e, às vezes, acham ______ mais difícil ficar acordado, o que significa que erros são mais prováveis de acontecer. O Dr. Lawrence Smith, psicólogo, descobriu que, entre as pessoas que fazem o mesmo trabalho, os trabalhadores noturnos sofreram 20% mais ferimentos do que os trabalhadores diurnos.
He is now testing the theory that the light can
be used to fool the human body clock.The body clock
appears to be influenced by light, because one
chemical at its disposal is sensitive to light.
Agora ele está testando a teoria de que a luz pode ser usada para enganar o relógio biológico humano. O relógio biológico parece ser influenciado pela luz, porque uma substância química à sua disposição é sensível à luz.
- Adapted from Advance your English
17 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) Mark the correct pronouns to fill in the blanks (lines 02 and 10).
a) us / it
b) them / they
c) you / him
d) me / ours
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
>> Na 1ª lacuna:
- "[...] Our cities and towns are far from silent at night. As most of us are going to bed, a lot of workers are just going to their jobs."
- Nossas cidades estão longe de serem silenciosas à noite. Enquanto a maioria de nós está indo para a cama, muitos trabalhadores estão exatamente indo para seus empregos.
- "[...] There is one problem: They have the same biological clock as day workers. Night workers often have trouble sleeping through the day, and sometimes find it harder to stay awake, which means mistakes are more likely to happen."
- Há um problema: eles têm o mesmo relógio biológico que os trabalhadores do dia. Os trabalhadores noturnos muitas vezes têm problemas para dormir durante o dia, e às vezes acham mais difícil ficar acordado, o que significa que os erros são mais prováveis de acontecer.
18 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) The Passive Voice of the sentence
- 'He is now testing the theory...' (line 15)
(A Now the theory was testing by him.
(B) The theory was now tested.
(C) The theory is being tested now.
(D) He tested the theory.
Comentários e Gabarito C
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
>>A sentença é:
- He is now testing the theory...
- Ele agora está testando a teoria...
- The theory is being tested now...
- A teoria está sendo testada agora...
(A Now the theory was testing by him.
>> incorreto: o tempo verbal do to be (was) está errado.
(B) The theory was now tested.
>> incorreto: o tempo verbal do to be (was) está errado.
(C) The theory is being tested now.
(D) He tested the theory.
>> incorreto: faltou o verbo To Be.19 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) We can replace the pronoun 'who' (line 13) by
(A) that.
(B) whose.
(C) which.
(D) whom.
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
❑ TRADUÇÃO - TEXTO:
No time to relax
Não há tempo para relaxar
Even when we relax we do everything more quickly.
Mesmo quando relaxamos fazemos tudo mais rapidamente.
Ten years ago when people went to art galeries they spend ten seconds looking at each picture.
Há dez anos, quando as pessoas iam às galerias de arte, passavam dez segundos olhando cada foto.
Today they spend just three seconds!
Hoje eles gastam apenas três segundos!
20 – (AFA-CFO-2010-OFICIAL) According to the paragraph
(A) in the past people didn't appreciate arts.
(B) nowadays people spend less time visiting art galleries.
(C) only ten years ago people liked to visit art galleries.
(D) we only relax visiting interesting places.
De acordo com o parágrafo
(A) in the past people didn't appreciate arts.
>>Incorreta: no passado as pessoas não apreciavam artes.
>> Segundo o texto, no passado as pessoas apreciavam as galerias, mesmo com pouco tempo para tal.
(B) nowadays people spend less time visiting art galleries.
hoje em dia as pessoas passam menos tempo visitando galerias de arte.
(C) only ten years ago people liked to visit art galleries.
>>Incorreta: há apenas dez anos as pessoas gostavam de visitar galerias de arte.
>> Não é mencionado a respeito de dez anos atrás as pessoas visitavam galerias.
(D) we only relax visiting interesting places.
>>Incorreta: apenas relaxamos visitando lugares interessantes.
>> O texto não faz menção entre relaxamento e lugares interessantes.
>> incorreto: "no passado as pessoas não apreciavam as galerias".
Nenhum comentário:
Postar um comentário