Q
❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
11 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Um dos usos do tempo verbal presente
contínuo/progressivo é o de indicador de ação
temporária em progresso no momento
presente.
Assinale a alternativa que responda
corretamente a questão
“What is Mary doing?”
a) She cleans the house every day
b) She cleaned the house in the morning
c) She is going to cleaning the house tomorrow
d) She is cleaning the house now
e) She used to cleaning the house once a week
Comentários e Gabarito D
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
12 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Leia a definição:
“Este tempo verbal é usado
para indicar a ação que foi completada antes de
outra ação ocorrer”.
Assinale a qual tempo
verbal esta ação se refere.
a) Past perfect
b) Past continuous
c) Simple past + non-action verb
d) Simple past + adverb
e) Simple past + used to
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
13 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Analise a sentença: “It will be raining tomorrow
morning”.
Essa expressão marca o “tempo
futuro”. É CORRETO afirmar que a estrutura
usada expressa:
a) Um plano no passado que não foi confirmado
b) Um plano futuro que foi confirmado
c) Uma intenção de fazer algo
d) Uma ação que estará em andamento em um
determinado momento no futuro
e) Uma previsão baseada em fatos ou ideias
Comentários e Gabarito E
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
14 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
A gramática da língua inglesa define o Simple
Past Tense (Tempo Passado Simples) como um
“tempo verbal que é usado para falar sobre
coisas que aconteceram ou existiram antes do
presente”.
Assinale a alternativa em que o
Simple Past Tense esteja correto.
a) Did Paige went to work yesterday?
b) Phoebe thinked that Cole was ill
c) Prudence studied music at school last year
d) John not cooked last week
e) Do John cook for us every day?
Comentários e Gabarito C
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Leia o texto 1 para responder as questões que
se seguem.
Nikola Tesla biography
(Disponível em https://www.biography.com/inventor/nikola-tesla)
Nikola Tesla was an engineer and scientist known for
designing the alternating-current (AC) electric system,
which is the predominant electrical system used across
the world today. He also created the "Tesla coil," which
is still used in radio technology.
Born (01) ______ modern day Croatia, Tesla came to
the United States in 1884 and briefly worked with
Thomas Edison before the two parted ways. He sold
several patent rights, including those to his AC
machinery, to George Westinghouse.
Early Life
Tesla was born in Smiljan, Croatia, on July 10, 1856.
Tesla was one of five children, including (02) ______
Dane, Angelina, Milka and Marica. Tesla's interest in
electrical invention was spurred by his mother, Djuka
Mandic, who (03) ______ small household appliances
in her spare time while her son was growing up.
15 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
A partir do excerto lido, assinale a alternativa
correta em relação ao uso de vocabulário
a) (01) in / (02) siblings / (03) invented
b) (01) on / (02) siblings / (03) frustrated
c) (01) at / (02) sons / (03) invented
d) (01) over / (02) daughters / (03) invented
e) (01) under / (02) siblings / (03) bought
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
16 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Leia o texto e encontre a palavra ‘engineer’,
importa destacar que ela é formada por um
sufixo -er.
Agora assinale a alternativa em que
o sufixo -er não tenha a mesma função da
palavra em foco.
a) teacher
b) worker
c) player
d) prettier
e) singer
Comentários e Gabarito D
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
17 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Leia a sentença:
“Tesla came to the United
States (…) and briefly worked with Thomas
Edison before the two parted ways”.
Sobre o
significado do fragmento em destaque, analise
as afirmativas a seguir e assinale a alternativa
correta.
I. Os dois uniram forças.
II. Os dois se separaram.
III. Ambos tinham ideias comuns, mas não
trabalharam juntos.
a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Comentários e Gabarito B
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
18 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Observe a palavra em destaque:
“Nikola Tesla
was an engineer and scientist known for
designing the alternating-current (AC) electric
system, which is the predominant electrical
system used across the world today”.
“Which”
é classificado como um pronome relativo,
portanto, ele recupera uma ideia anteriormente
exposta.
Assinale a alternativa que contenha
essa ideia.
a) engineer
b) the alternating-current (AC) electric system
c) Nikola Tesla
d) electrical system
e) scientist
Comentários e Gabarito B
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
19 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Observe a sentença: “Tesla's interest in
electrical invention was spurred by his mother”.
Diante das assertivas, assinale a alternativa
correta em referência ao apóstrofo ‘s:
I. É a contração do verbo to be na 3ª pessoa do
singular (he is = he’s).
II. Faz parte do caso genitivo ou caso possessivo,
ele indica que algo pertence (está associado) a
alguém ou a uma coisa.
III. É a contração do verbo to have na 3ª pessoa do
singular (he has = he’s).
a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Comentários e Gabarito E
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
20 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Leia o fragmento do texto
“Born in Croatia,
Tesla came to the United States”,
analise as
afirmativas a seguir a assinale a alternativa
correta quanto ao uso da formação em
destaque.
I. explicativo, pois constata onde ele nasceu.
II. argumentativo, pois discute o lugar de
nascimento dele.
III. temporal, pois marca o tempo cronológico em
que ele nasceu.
a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
21 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Leia a afirmação de Souza et al (2005, p.14)
“Gêneros Textuais são tipos de textos cuja
função comunicativa é reconhecida social e
culturalmente por uma determinada
comunidade. Além de terem essa função
comunicativa específica, os gêneros textuais se
caracterizam por organização, estrutura
gramatical e vocabulário específicos - assim
como pelo contexto social em que ocorrem".
A
partir da colocação dada e da leitura do texto
sobre Nikola Tesla, assinale a alternativa
correta em relação ao gênero textual.
a) narração
b) descrição
c) dissertação
d) biografia
e) exposição
Comentários e Gabarito D
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
22 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Leia a explicação de Souza et al (2005, p.55) sobre
grupos nominais.
“Grupos Nominais são
formados de um núcleo (substantivo) e um ou
mais modificadores (que podem ser adjetivos ou
outros substantivos).
Em português, os
modificadores geralmente aparecem DEPOIS do
núcleo (exemplo: escândalos financeiros).
Em
inglês, porém, os modificadores quase sempre
aparecem ANTES do núcleo "financial scandals".
Por isso, é importante observar que, em inglês, o
núcleo será quase sempre a última palavra do
grupo nominal. (...)
Algumas vezes, entretanto, o
grupo nominal poderá incluir uma preposição (in,
on, at, of, for, etc); nesses casos, o núcleo será a
palavra que precede a preposição”.
Observe o
grupo nominal a seguir, analise as afirmativas e
assinale a alternativa correta.
Grupo nominal:
“the alternating-current electric
system”
I. o núcleo do grupo nominal é a palavra “system”.
II. o grupo nominal tem dois núcleos “alternating” e
“current”
III. o fragmento em análise não é um grupo nominal,
pois não há verbo.
a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
23 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Observe as estruturas e se atenha apenas as
palavras sublinhadas e assinale a alternativa que
apresenta qual delas é o núcleo do grupo nominal.
a) Tesla was one of five children
b) Tesla was one of five children
c) Tesla was one of five children
d) Tesla was one of five children
e) Tesla was one of five children
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
24 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Leia o excerto: “Nikola Tesla was an engineer
and scientist known for designing the
alternating-current (AC) electric system”, observe a formação -ING em ‘designing’.
Agora
assinale a alternativa que a explique
corretamente.
a) O sufixo -ING existe apenas em formações
verbais no presente contínuo ou progressivo
b) O sufixo -ING existe em formações verbais no
passado contínuo ou progressivo, como neste
caso
c) O prefixo -ING ocorre com verbos que tenham
uma preposição posterior a eles
d) O prefixo -ING ocorre com verbos que tenham
uma preposição anterior a eles
e) O sufixo -ING ocorre com verbos que tenham
uma preposição antes deles
Comentários e Gabarito E
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
25 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Analise as afirmativas a seguir e assinale a
alternativa correta em referência à estratégia de
leitura skimming.
I. É um modo de leitura rápida. É usado para obter
uma rápida impressão geral da ideia central do
texto. Durante a aplicação desse modo de
leitura, o professor controla o tempo que os
alunos usam para ler o texto. Um dos objetivos
dessa modalidade é evitar que os alunos usem
o dicionário para traduzir todas as palavras que
não conhecem.
II. É uma técnica/estratégia de leitura não-linear
para encontrar uma informação específica,
ignorarmos quaisquer outros detalhes do texto,
portanto, não é preciso lê-lo como um todo, mas
ser seletivo, sem se ater a detalhes.
III. Tem como objetivo fazer com que o leitor esteja
atento às informações específicas.
O uso dessa
técnica/estratégia mostra que o leitor observa
mais a forma de palavras, pois é a elas que ele
procura no texto.
a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
26 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Parafraseando Michael Swan (2005), um
marcador de discurso ou marcador discursivo é
uma palavra ou expressão que indica a atitude
do falante em relação ao que está dizendo.
Assinale a alternativa correta a partir do
marcador discursivo na sentença: “Uhuu!!!
This test is so easy”.
a) Especifica o sujeito da oração
b) É uma conjunções que explicita sequência
c) Demonstra a relação de poder do sujeito
d) Explicita uma negação da vontade do sujeito
e) Enfatiza o pensamento do interlocutor (falante)
Comentários e Gabarito E
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
27 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Leia a afirmativa a seguiir e assinale a
alternativa que apresenta a qual estratégia ela
se refere: “A estratégia de supor e adivinhar,
levantar hipóteses e confirmá-las ou não. O
contexto e o próprio texto fornecem
informações para o esclarecimento do
significado de uma palavra, observe as palavras
anteriores e posteriores. Também é útil quando
há a necessidade da percepção das ideias que
não estão evidentes no texto, naquelas
ocasiões em que há a necessidade de ler nas
entrelinhas”. (SOUZA, 2005, P.46)
a) Inferência
b) Conhecimento extralinguístico
c) Scanning
d) Conhecimento de mundo
e) Conhecimento prévio
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
28 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Há diversas estratégias de leitura, como nos
apresenta Souza (2005, p. 28). Uma delas é
acionada como um “recurso acerca do assunto,
pois a compreensão do texto vai depender em
grande parte do conhecimento que o leitor já
possui e que se encontra armazenado em sua
memória. Este conhecimento resulta da
aprendizagem acumulada ao longo do tempo e
pode ser acessado para auxiliar na
interpretação de informação de textos.
Possibilita a formulação de hipóteses e
inferências partindo da leitura do texto. Para
ativá-lo o leitor deve prestar atenção em títulos,
subtítulos e figuras, por exemplo, e tomá-los
como ponto de partida”. Assinale a alternativa
que apresenta a estratégia descrita.
a) Skimming
b) Marcadores discursivos
c) Conhecimento prévio
d) Conhecimento extralinguístico
e) Scanning
Comentários e Gabarito C
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
29 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Observe a tabela, a seguir, e assinale a
alternativa que apresenta a única palavra que
não pode ser considerada um cognato.
television piano diary
invasion publicity success
system virus blue
a) television
b) publicity
c) blue
d) system
e) invasion
Comentários e Gabarito C
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
30 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)
Leia o fragmento “He sold several patent
rights”, considere que há uma sequência de
colocação de adjetivos.
Assinale a alternativa
que siga a mesma ordem de adjetivos.
a) Various different vases
b) Very luck
c) What’s up
d) I like icecream
e) No, I don’t like it
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :