sexta-feira, 3 de março de 2023

IBFC/2023–SEC/BA–PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Q

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:



11 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Um dos usos do tempo verbal presente contínuo/progressivo é o de indicador de ação temporária em progresso no momento presente.

Assinale a alternativa que responda corretamente a questão

“What is Mary doing?”

a) She cleans the house every day
b) She cleaned the house in the morning
c) She is going to cleaning the house tomorrow
d) She is cleaning the house now
e) She used to cleaning the house once a week

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

12 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Leia a definição:

“Este tempo verbal é usado para indicar a ação que foi completada antes de outra ação ocorrer”.

Assinale a qual tempo verbal esta ação se refere.

a) Past perfect
b) Past continuous
c) Simple past + non-action verb
d) Simple past + adverb
e) Simple past + used to

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

13 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Analise a sentença: “It will be raining tomorrow morning”. 
Essa expressão marca o “tempo futuro”. É CORRETO afirmar que a estrutura usada expressa:

a) Um plano no passado que não foi confirmado
b) Um plano futuro que foi confirmado
c) Uma intenção de fazer algo
d) Uma ação que estará em andamento em um determinado momento no futuro
e) Uma previsão baseada em fatos ou ideias

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

14 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

A gramática da língua inglesa define o Simple Past Tense (Tempo Passado Simples) como um “tempo verbal que é usado para falar sobre coisas que aconteceram ou existiram antes do presente”.

Assinale a alternativa em que o Simple Past Tense esteja correto.

a) Did Paige went to work yesterday?
b) Phoebe thinked that Cole was ill
c) Prudence studied music at school last year
d) John not cooked last week
e) Do John cook for us every day?

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

Leia o texto 1 para responder as questões que se seguem.

Nikola Tesla biography (Disponível em https://www.biography.com/inventor/nikola-tesla)

Nikola Tesla was an engineer and scientist known for designing the alternating-current (AC) electric system, which is the predominant electrical system used across the world today. He also created the "Tesla coil," which is still used in radio technology. Born (01) ______ modern day Croatia, Tesla came to the United States in 1884 and briefly worked with Thomas Edison before the two parted ways. He sold several patent rights, including those to his AC machinery, to George Westinghouse. Early Life Tesla was born in Smiljan, Croatia, on July 10, 1856. Tesla was one of five children, including (02) ______ Dane, Angelina, Milka and Marica. Tesla's interest in electrical invention was spurred by his mother, Djuka Mandic, who (03) ______ small household appliances in her spare time while her son was growing up.

15 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

A partir do excerto lido, assinale a alternativa correta em relação ao uso de vocabulário

a) (01) in / (02) siblings / (03) invented
b) (01) on / (02) siblings / (03) frustrated
c) (01) at / (02) sons / (03) invented
d) (01) over / (02) daughters / (03) invented
e) (01) under / (02) siblings / (03) bought

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

16 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Leia o texto e encontre a palavra ‘engineer’, importa destacar que ela é formada por um sufixo -er.

Agora assinale a alternativa em que o sufixo -er não tenha a mesma função da palavra em foco.

a) teacher
b) worker
c) player
d) prettier
e) singer

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

17 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Leia a sentença:

“Tesla came to the United States (…) and briefly worked with Thomas Edison before the two parted ways”.

Sobre o significado do fragmento em destaque, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os dois uniram forças.

II. Os dois se separaram.

III. Ambos tinham ideias comuns, mas não trabalharam juntos.

a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

18 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Observe a palavra em destaque:

“Nikola Tesla was an engineer and scientist known for designing the alternating-current (AC) electric system, which is the predominant electrical system used across the world today”.

Which” é classificado como um pronome relativo, portanto, ele recupera uma ideia anteriormente exposta.

Assinale a alternativa que contenha essa ideia.

a) engineer
b) the alternating-current (AC) electric system
c) Nikola Tesla
d) electrical system
e) scientist

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

19 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Observe a sentença: Tesla's interest in electrical invention was spurred by his mother”.

Diante das assertivas, assinale a alternativa correta em referência ao apóstrofo ‘s:

I. É a contração do verbo to be na 3ª pessoa do singular (he is = he’s).

II. Faz parte do caso genitivo ou caso possessivo, ele indica que algo pertence (está associado) a alguém ou a uma coisa.

III. É a contração do verbo to have na 3ª pessoa do singular (he has = he’s).

a) Apenas a afirmativa I está correta b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

20 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Leia o fragmento do texto

“Born in Croatia, Tesla came to the United States”,

analise as afirmativas a seguir a assinale a alternativa correta quanto ao uso da formação em destaque.

I. explicativo, pois constata onde ele nasceu.

II. argumentativo, pois discute o lugar de nascimento dele.

III. temporal, pois marca o tempo cronológico em que ele nasceu.

a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

21 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Leia a afirmação de Souza et al (2005, p.14)

“Gêneros Textuais são tipos de textos cuja função comunicativa é reconhecida social e culturalmente por uma determinada comunidade. Além de terem essa função comunicativa específica, os gêneros textuais se caracterizam por organização, estrutura gramatical e vocabulário específicos - assim como pelo contexto social em que ocorrem".

A partir da colocação dada e da leitura do texto sobre Nikola Tesla, assinale a alternativa correta em relação ao gênero textual.

a) narração
b) descrição
c) dissertação
d) biografia
e) exposição

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

22 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Leia a explicação de Souza et al (2005, p.55) sobre grupos nominais.

“Grupos Nominais são formados de um núcleo (substantivo) e um ou mais modificadores (que podem ser adjetivos ou outros substantivos).

Em português, os modificadores geralmente aparecem DEPOIS do núcleo (exemplo: escândalos financeiros).

Em inglês, porém, os modificadores quase sempre aparecem ANTES do núcleo "financial scandals".

Por isso, é importante observar que, em inglês, o núcleo será quase sempre a última palavra do grupo nominal. (...) 

Algumas vezes, entretanto, o grupo nominal poderá incluir uma preposição (in, on, at, of, for, etc); nesses casos, o núcleo será a palavra que precede a preposição”.

Observe o grupo nominal a seguir, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

Grupo nominal:

“the alternating-current electric system”

I. o núcleo do grupo nominal é a palavra “system”.

II. o grupo nominal tem dois núcleos “alternating” e “current”

III. o fragmento em análise não é um grupo nominal, pois não há verbo.

a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

23 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Observe as estruturas e se atenha apenas as palavras sublinhadas e assinale a alternativa que apresenta qual delas é o núcleo do grupo nominal.

a) Tesla was one of five children
b) Tesla was one of five children
c) Tesla was one of five children
d) Tesla was one of five children
e) Tesla was one of five children

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

24 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Leia o excerto: Nikola Tesla was an engineer and scientist known for designing the alternating-current (AC) electric system”, observe a formação -ING em ‘designing’.

Agora assinale a alternativa que a explique corretamente.

a) O sufixo -ING existe apenas em formações verbais no presente contínuo ou progressivo
b) O sufixo -ING existe em formações verbais no passado contínuo ou progressivo, como neste caso
c) O prefixo -ING ocorre com verbos que tenham uma preposição posterior a eles
d) O prefixo -ING ocorre com verbos que tenham uma preposição anterior a eles
e) O sufixo -ING ocorre com verbos que tenham uma preposição antes deles

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

25 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta em referência à estratégia de leitura skimming.

I. É um modo de leitura rápida. É usado para obter uma rápida impressão geral da ideia central do texto. Durante a aplicação desse modo de leitura, o professor controla o tempo que os alunos usam para ler o texto. Um dos objetivos dessa modalidade é evitar que os alunos usem o dicionário para traduzir todas as palavras que não conhecem.

II. É uma técnica/estratégia de leitura não-linear para encontrar uma informação específica, ignorarmos quaisquer outros detalhes do texto, portanto, não é preciso lê-lo como um todo, mas ser seletivo, sem se ater a detalhes.

III. Tem como objetivo fazer com que o leitor esteja atento às informações específicas.

O uso dessa técnica/estratégia mostra que o leitor observa mais a forma de palavras, pois é a elas que ele procura no texto.

a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

26 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Parafraseando Michael Swan (2005), um marcador de discurso ou marcador discursivo é uma palavra ou expressão que indica a atitude do falante em relação ao que está dizendo.

Assinale a alternativa correta a partir do marcador discursivo na sentença: “Uhuu!!! This test is so easy”.

a) Especifica o sujeito da oração
b) É uma conjunções que explicita sequência
c) Demonstra a relação de poder do sujeito
d) Explicita uma negação da vontade do sujeito
e) Enfatiza o pensamento do interlocutor (falante)

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

27 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Leia a afirmativa a seguiir e assinale a alternativa que apresenta a qual estratégia ela se refere: “A estratégia de supor e adivinhar, levantar hipóteses e confirmá-las ou não. O contexto e o próprio texto fornecem informações para o esclarecimento do significado de uma palavra, observe as palavras anteriores e posteriores. Também é útil quando há a necessidade da percepção das ideias que não estão evidentes no texto, naquelas ocasiões em que há a necessidade de ler nas entrelinhas”. (SOUZA, 2005, P.46)

a) Inferência
b) Conhecimento extralinguístico
c) Scanning
d) Conhecimento de mundo
e) Conhecimento prévio

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

28 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Há diversas estratégias de leitura, como nos apresenta Souza (2005, p. 28). Uma delas é acionada como um “recurso acerca do assunto, pois a compreensão do texto vai depender em grande parte do conhecimento que o leitor já possui e que se encontra armazenado em sua memória. Este conhecimento resulta da aprendizagem acumulada ao longo do tempo e pode ser acessado para auxiliar na interpretação de informação de textos. Possibilita a formulação de hipóteses e inferências partindo da leitura do texto. Para ativá-lo o leitor deve prestar atenção em títulos, subtítulos e figuras, por exemplo, e tomá-los como ponto de partida”. Assinale a alternativa que apresenta a estratégia descrita.

a) Skimming
b) Marcadores discursivos
c) Conhecimento prévio
d) Conhecimento extralinguístico
e) Scanning

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

29 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Observe a tabela, a seguir, e assinale a alternativa que apresenta a única palavra que não pode ser considerada um cognato.

television piano diary invasion publicity success system virus blue

a) television
b) publicity
c) blue
d) system
e) invasion

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

30 – (IBFC-2023-SEC/BA-PROFESSOR)

Leia o fragmento He sold several patent rights”, considere que há uma sequência de colocação de adjetivos.

Assinale a alternativa que siga a mesma ordem de adjetivos.

a) Various different vases
b) Very luck
c) What’s up
d) I like icecream
e) No, I don’t like it

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
: