domingo, 11 de junho de 2023

PUCRS 2022 – LÍNGUA INGLESA – MEDICINA – VESTIBULAR VERÃO – 1º SEMESTRE

https://portal.pucrs.br
  • Texto 1 – | The Oscars’ new diversity rules are all well and good, but will they make any difference? | www.theguardian.com |
  • Texto 2 – | The Oscars’ new diversity rules are sweeping but safe www.nytimes.com |
  • 10 Multiple Choice Questions | Four-Option Question |
 TEXTO 1Responder às questões de 1 a 8
com base no texto 1.
The Oscars’ new diversity rules are all well and good, but will they make any difference?
As novas regras de diversidade dos Óscares são muito boas, mas farão alguma diferença?
  • Steve Rose - 9 Sep 2020
[1º PARÁGRAFO]
The Academy has made a set of rules for best picture nominees that almost every film already meets.
A Academia criou um conjunto de regras para os nomeados para melhor filme que quase todos os filmes já cumprem.

So will they lead to any actual change?
Será que levarão a alguma mudança real?

Under the new regulations, which will come into effect for the 2025 Oscars, entries for best picture must satisfy two of four criteria to be eligible.
De acordo com as novas regras, que entrarão em vigor para os Óscares de 2025, as candidaturas para melhor filme devem cumprir dois de quatro critérios para serem elegíveis.

The headline criterion is onscreen representation:
O principal critério é a representatividade no ecrã:

at least one lead character in the movie must be from “an underrepresented racial or ethnic group”;
pelo menos uma personagem principal do filme deve ser de "um grupo racial ou étnico sub-representado";

at least 30% of the general ensemble cast must be from at least two underrepresented groups (women, racial, ethnic, LGBTQ+, or people with disabilities);
pelo menos 30% do elenco geral deve ser de pelo menos dois grupos sub-representados (mulheres, raça, etnia, LGBTQ+ ou pessoas com deficiência);

or the movie’s subject must concern one of those groups.
ou o tema do filme deve ser referente a um destes grupos.

[2º PARÁGRAFO]
Como era de esperar, a reação negativa já começou.

The Academy’s announcement was greeted on its own website by comments including: “You ruined the Oscars.
O anúncio da Academia foi recebido no seu próprio site com comentários como: "Vocês arruinaram os Óscares.

It’s no longer about a cinema as a genre of art.
Já não se trata de cinema como gênero de arte.

Now it’s totally about politics,” and “forced rules on diversity lower quality of the product”.
Agora é tudo uma questão de política" e "regras forçadas sobre a diversidade reduzem a qualidade do produto".

[3º PARÁGRAFO]
The real question, though, is whether these criteria will really change anything at all.
A verdadeira questão, porém, é se estes critérios irão realmente mudar alguma coisa.

Especially when you look at the other inclusion categories.
Principalmente quando se consideram as outras categorias de inclusão.

On-screen representation is one of the four categories: “standard  A”. The others call for similar representation behind the camera: in key crew members and department heads (standard B), in studios and distributors’ apprenticeship schemes (C), and for representation in marketing, publicity and distribution (D).
A representatividade no ecrã é uma das quatro categorias: "padrão A". As outras exigem uma representação semelhante atrás das câmaras: em membros-chave da equipa e chefes de departamento (padrão B), em programas de aprendizagem de estúdios e distribuidoras (C) e em marketing, publicidade e distribuição (D).

[5º PARÁGRAFO]
 __________. Standard B, for example, covers 14 key positions. Some of those are still white and maledominated, such as director and cinematographer; others are already mostly done by women.
__________. O Padrão B, por exemplo, abrange 14 cargos-chave. Alguns deles ainda são brancos e dominados por homens, como realizador e diretor de fotografia; outros já são maioritariamente ocupados por mulheres. 

According to Women in Hollywood’s statistics for movies released in 2018, a total of 84% of costume designers were women, as were 83% of casting directors, 78% of hair department heads and 76% of makeup department heads.
De acordo com as estatísticas da Women in Hollywood para filmes estreados em 2018, um total de 84% dos figurinistas eram mulheres, assim como 83% dos diretores de casting, 78% dos chefes de departamento de cabelo e 76% dos chefes de departamento de maquilhagem.

[6º PARÁGRAFO]
The overwhelming majority in each case were white women.
A esmagadora maioria em cada caso eram mulheres brancas.

So to tick box B, most movies would not have to change a thing.
Portanto, para preencher a caixa B, a maioria dos filmes não precisaria de alterar nada.

Categories C and D are not necessarily difficult to satisfy either: most major studios and films do already.
As categorias C e D também não são necessariamente difíceis de satisfazer: a maioria dos grandes estúdios e filmes já o fazem.

So as long as you tick two of the other boxes, you could still theoretically _______ an all-white, all-male remake of Birth of a Nation and certify.
Portanto, desde que preencha duas das outras caixas, ainda poderia teoricamente _______ um remake totalmente branco e masculino de O Nascimento de uma Nação e certificar-se.

Which would at least _______ some of the culture warriors.
O que pelo menos _______ alguns dos guerreiros culturais.

[7º PARÁGRAFO]
The new inclusion standards were partly inspired _______ a similar initiative launched by the British Film Institute in 2014, which demanded that films meet certain diversity standards _______ race and gender inclusion to get BFI funding.
Os novos padrões de inclusão foram parcialmente inspirados por uma iniciativa semelhante lançada pelo British Film Institute em 2014, que exigia que os filmes cumprissem determinados padrões de diversidade, incluindo raça e gênero, para obter financiamento do BFI.

A report on the results _______ the initiative, however, found that little progress had been made _______ discrimination against black, Asian and minority ethnic professionals, before or behind the camera.
Um relatório sobre os resultados da iniciativa, no entanto, constatou que poucos progressos tinham sido feitos na discriminação de profissionais negros, asiáticos e de minorias étnicas, diante ou atrás das câmaras.

[8º PARÁGRAFO]
Far from suggesting the BFI’s initiative was a failure, these findings prove how much they are needed.
Longe de sugerirem que a iniciativa do BFI foi um fracasso, estas descobertas comprovam o quanto são necessárias.

They are evidence that those structural inequalities exist, and that they are resistant to change.
São evidências de que estas desigualdades estruturais existem e são resistentes à mudança.

The word “underrepresented” is often glossed over as a meaningless descriptor when in fact it is a literal and accurate one.
A palavra "sub-representado" é frequentemente subestimada como um termo sem sentido, quando, na verdade, é literal e precisa.
1 – The first sentence of paragraph 4 was taken out.
Choose the right sentence below to fill in that blank.
A) Hollywood is no stranger to vanity, after all.
B) These are easy hoops for most modern movies to jump through.
C) The Academy is gently wheeling out the old white guys and welcoming in some diverse new blood.
D) If movies like these can succeed without the inclusion standards, the new rules might not be needed.

•   Gabarito B  
The first sentence of paragraph 4 was taken out.
A primeira frase do parágrafo 4 foi retirada.
Choose the right sentence below to fill in that blank.
Escolha a frase correta abaixo para preencher a lacuna.

A) Hollywood is no stranger to vanity, after all.
Hollywood não é, afinal, uma estranha à vaidade.

B) These are easy hoops for most modern movies to jump through.
Estes são obstáculos fáceis para a maioria dos filmes modernos ultrapassarem.

C) The Academy is gently wheeling out the old white guys and welcoming in some diverse new blood.
A Academia está gentilmente a dispensar os velhos brancos e a acolher sangue novo e diverso.

D) If movies like these can succeed without the inclusion standards, the new rules might not be needed.
Se filmes como estes conseguem ter sucesso sem os padrões de inclusão, as novas regras podem não ser necessárias.

2 – The two words missing at the end of paragraph 5 are, respectively,
A) enroll – deceive
B) register – cease
C) sort – block
D) submit – silence

•   Gabarito D  
The two words missing at the end of paragraph 5 are, respectively,
As duas palavras em falta no final do parágrafo 5 são, respectivamente,

A) enroll – deceive
registar – enganar

B) register – cease
registar – cessar

C) sort – block
classificar – bloquear

D) submit – silence
submeter – silenciar

3 – Some prepositions were taken out from paragraph 6. Place them back, respectively.
A) about – into – on – by
B) to – in – from – at
C) in – at – into – of
D) by – on – of – in

•   Gabarito D  
Some prepositions were taken out from paragraph 6. Place them back, respectively.
Algumas preposições foram retiradas do parágrafo 6. Volte a colocá-las, respetivamente.

A) about – into – on – by
B) to – in – from – at
C) in – at – into – of
D) by – on – of – in

4 – Which question below is NOT answered in Text 1?
A) For the next Oscar, is the Academy demanding
any changes concerning the new rules?
B) Are there any positions in Hollywood movies that are dominated by women?
C) Will the new criteria result in higher quality movies?
D) Was the BFI’s initiative successful?

•   Gabarito C  
Which question below is NOT answered in Text 1?
Qual das questões abaixo NÃO foi respondida no Texto 1?

A) For the next Oscar, is the Academy demanding any changes concerning the new rules?
Para os próximos Óscares, a Academia está a exigir alguma alteração em relação às novas regras?

B) Are there any positions in Hollywood movies that are dominated by women?
Existe algum cargo em filmes de Hollywood dominado por mulheres?

C) Will the new criteria result in higher quality movies?
Os novos critérios resultarão em filmes de maior qualidade?

D) Was the BFI’s initiative successful?
A iniciativa da BFI foi bem-sucedida?

5 – Read the following sentences.
  • 1. Investment advisory firms routinely use _________ to safeguard the assets they manage for their clients.
  • 2. We’re waiting for recommendations from the _________.
  • 3. _________ should summarize the main facts about their performance.
The alternative that shows the correct sequence of
words to fill in the blanks in the sentences above is
A) nominees – committees – appraisees
B) sublessees – advisees – warrantees
C) warrantees – signees – sublessees
D) committees – appointees – signees

•   Gabarito A  
Read the following sentences.
  • 1. Investment advisory firms routinely use _________ to safeguard the assets they manage for their clients.
  • 2. We’re waiting for recommendations from the _________.
  • 3. _________ should summarize the main facts about their performance.
The alternative that shows the correct sequence of
words to fill in the blanks in the sentences above is
A) nominees – committees – appraisees
B) sublessees – advisees – warrantees
C) warrantees – signees – sublessees
D) committees – appointees – signees

6 – The same relation between “criteria” and
“criterion” (line 06) is found, in the same order,
in ______ and ______.
A) louse – lice
B) larva – larvae
C) nucleus – nuclei
D) ellipses – ellipsis

•   Gabarito D  
The same relation between “criteria” and
“criterion” (line 06) is found, in the same order,
in ______ and ______.
A) louse – lice
B) larva – larvae
C) nucleus – nuclei
D) ellipses – ellipsis

7 – The word “backlash” (line 14) is related to a state of
A) repentance and animosity
B) annoyance and grievance
C) loathing and weariness
D) hostility and conviction

•   Gabarito B  
The word “backlash” (line 14) is related to a state of
A palavra “reação” (linha 14) está relacionada com um estado de

A) repentance and animosity
arrependimento e animosidade

B) annoyance and grievance
aborrecimento e ressentimento

C) loathing and weariness
aversão e cansaço

D) hostility and conviction
hostilidade e convicção

8 – The alternative below in which the word “lower” has the same meaning as “lower” in line 19 is
A) The lower the asking price the worse for the
business.
B) There was growing pressure to lower interest
rates.
C) A lower court had put the execution on hold.
D) Consider the lower levels of the structure.

•   Gabarito B  
The alternative below in which the word “lower” has the same meaning as “lower” in line 19 is
A alternativa abaixo em que a palavra "inferior" tem o mesmo significado que "inferior" na linha 19 é:

A) The lower the asking price the worse for the business.
Quanto mais baixo for o preço pedido, pior para o negócio.

B) There was growing pressure to lower interest rates.
Existia uma pressão crescente para reduzir as taxas de juro.

Um tribunal inferior suspendeu a execução.

D) Consider the lower levels of the structure.
Considere os níveis mais baixos da estrutura.

 TEXTO 2: Responder à questão 9 com base
no texto 2.
The Oscars’ new diversity rules are sweeping but safe
As novas regras de diversidade dos Óscares são abrangentes, mas seguras

(…) Given that, will anything truly change? Yes, but it’s something far harder to measure: perception. Even if the new guidelines allow ample workarounds, they will probably spur filmmakers, financiers and studio executives to take the issue of diversity more seriously, and could especially be a boon to department heads of color.

And now that the issue is on the table, Oscar voters
may be interested to learn just how specifically a
contender’s diversity standards were met, and which films skated by with a handful of interns.
9 – The main idea of Text 2 is:
A) Although perception is difficult to measure, Oscar voters will be concerned with choosing films that meet diversity standards.
B) Temporary jobs will be offered to meet the diversity standards of film production so that
alternative solutions are allowed.
C) Filmmakers, financiers, studio executives and
Oscar voters may become more concerned about
diversity in filmmaking.
D) Color department heads will benefit from the new guidelines, which will help Oscar voters in their work.

•   Gabarito C  
The main idea of Text 2 is:
A ideia principal do Texto 2 é:

A) Although perception is difficult to measure, Oscar voters will be concerned with choosing films that meet diversity standards.
Embora a percepção seja difícil de medir, os votantes dos Óscares preocupar-se-ão em escolher filmes que correspondam aos padrões de diversidade.

B) Temporary jobs will be offered to meet the diversity standards of film production so that alternative solutions are allowed.
Serão oferecidos empregos temporários para atender aos padrões de diversidade da produção cinematográfica, permitindo soluções alternativas.

C) Filmmakers, financiers, studio executives and Oscar voters may become more concerned about diversity in filmmaking.
Os cineastas, os financiadores, os executivos dos estúdios e os eleitores dos Óscares podem preocupar-se mais com a diversidade na produção cinematográfica.

D) Color department heads will benefit from the new guidelines, which will help Oscar voters in their work.
Os chefes de departamento de cor beneficiarão das novas diretrizes, que auxiliarão os eleitores dos Óscares no seu trabalho.

 INSTRUÇÃO: Responder à questão 10 com base nos textos 1 e 2.
Consider Text 1 and Text 2 and mark T (true) or F
(false).
• (  ) “The aperture must widen to reflect our diverse global population in both the creation of motion pictures and in the audiences who connect with them.” This idea is present in Text 1, paragraph 3.
• (  ) “If these new guidelines say anything loud and
clear, it’s that a lack of diversity isn’t just the Oscars’ problem.” This idea is present in Text 1,
paragraph 7.
• ( ) At the very least, all this is a tacit admission that the Academy is not a passive participant when
it comes to diversity in Hollywood. This idea is
present in Text 2.
The top-down order of the answers above is
A) F – T – T
B) F – T – F
C) T – F – T
D) T – F – F

•   Gabarito A  
Consider Text 1 and Text 2 and mark T (true) or F (false).
Considere o Texto 1 e o Texto 2 e assinale V (verdadeiro) ou F (falso).
• (  ) “The aperture must widen to reflect our diverse global population in both the creation of motion pictures and in the audiences who connect with them.” This idea is present in Text 1, paragraph 3.
“A abertura deve alargar-se para refletir a nossa população global diversificada, tanto na criação de filmes como no público que se liga a eles.” Esta ideia está presente no Texto 1, parágrafo 3.

• (  ) “If these new guidelines say anything loud and clear, it’s that a lack of diversity isn’t just the Oscars’ problem.” This idea is present in Text 1, paragraph 7.
“Se estas novas diretrizes dizem alguma coisa em alto e bom som, é que a falta de diversidade não é um problema exclusivo dos Óscares.” Esta ideia está presente no Texto 1, parágrafo 7.

• ( ) At the very least, all this is a tacit admission that the Academy is not a passive participant when it comes to diversity in Hollywood. This idea is present in Text 2.
No mínimo, tudo isto é uma admissão tácita de que a Academia não é uma participante passiva quando se trata de diversidade em Hollywood. Esta ideia está presente no Texto 2.

The top-down order of the answers above is
A ordem de cima para baixo das respostas acima é

A) F – T – T
B) F – T – F
C) T – F – T
D) T – F – F

FATEC/SP–2018–Vestibular/1º Semestre–Língua Inglesa–Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo–Prova com Gabarito.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: FATEC/SP-2018-VESTIBULAR 1º SEMESTRE-14/012018.

vestibularfatec.com.br

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 06 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | Cartoon | Dilbert | https://tinyurl.com |
 Texto (2) – | Technology brought us fake news — and it will help us kill it | https://tinyurl.com |



02 – (FATEC/SP-VESTIBULAR-2018-1º SEMESTRE)
Leia a tirinha que mostra o diálogo do personagem Dilbert (de óculos, sentado ao computador) com o seu chefe.
  • <https://tinyurl.com/y95p2e6a> Acesso em: 07.11.2017. Adaptado
Na última quadrícula, o chefe menciona “habilidades de comunicação” (communication skills) com a intenção de

(A) mascarar o desejo de que Dilbert tente se livrar da própria personalidade.
(B) exaltar a necessidade da comunicação como afirmação da individualidade.
(C) criticar a timidez de Dilbert que, segundo o chefe, não é uma pessoa comunicativa.
(D) promover melhorias das relações com os empregados, por meio da comunicabilidade.
(E) incentivar o pensamento e a discussão por meio do questionamento e da comunicação.

 👍  Comentários e Gabarito   A  
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM & LEITURA DE TEXTO:
Na última quadrícula, o chefe menciona “habilidades de comunicação” (communication skills) com a intenção de
(A) mascarar o desejo de que Dilbert tente se livrar da própria personalidade.
(B) exaltar a necessidade da comunicação como afirmação da individualidade.
(C) criticar a timidez de Dilbert que, segundo o chefe, não é uma pessoa comunicativa.
(D) promover melhorias das relações com os empregados, por meio da comunicabilidade.
(E) incentivar o pensamento e a discussão por meio do questionamento e da comunicação.

>> IDEIA CONTEXTUAL:
  • O chefe inscreveu o seu funcionário Dilbert para uma aula que servirá para melhorar algum problema nele. O chefe tenta mascarar o desejo de que Dilbert tente se livrar da própria personalidade, como? tentando colocar duas palavras "Communication Skills" para a frase soar menos rude.
>> TRADUÇÃO:
  • CHEFE:
  • I signed you up for a class to try and get rid of that thing you have.
  • Eu te inscrevi em uma aula para tentar me livrar daquela coisa que você tem.
  • DILBERT (trabalhando no computador diz):
  • What thing?
  • Que coisa?!
  • CHEFE:
  • The thing you know. The thing that makes you the way you are.
  • A coisa, sabe né. A coisa que te faz do jeito que você é.
  • DILBERT:
  • My personality?
  • Minha personalidade?
  • CHEFE:
  • Exactly. But we call it communication skills because it sounds less rude.
  • Exatamente. Mas, chamamos isso de "habilidades de comunicação" porque soa menos rude.
 TEXTO: Leia o texto para responder às questões de números 25 a 29.
25  (FATEC/SP- 2018-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
(A) O termo fake news se aplica aos websites que difundem notícias falsas.
(B) A existência de fake news contribuiu para o desenvolvimento do universo digital.
(C) As eleições americanas foram as responsáveis pelo início da divulgação de fake news 
(D) O termo fake news é usado para designar toda informação que se baseia em fatos reais.
(E) O resultado das eleições americanas foi, inegavelmente, uma consequência de fake news.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
(A) O termo fake news se aplica aos websites que difundem notícias falsas.
(B) A existência de fake news contribuiu para o desenvolvimento do universo digital.
(C) As eleições americanas foram as responsáveis pelo início da divulgação de fake news 
(D) O termo fake news é usado para designar toda informação que se baseia em fatos reais.
(E) O resultado das eleições americanas foi, inegavelmente, uma consequência de fake news.

26  (FATEC/SP- 2018-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)
Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com o texto, elementos que podem ser considerados razões para a disseminação ou o aumento de fake news.
(A) A recusa em aceitar comentários negativos, atitude comum aos usuários de redes sociais que produz efeitos profundos no universo digital.
(B) A característica que as plataformas de social media (mídia social) apresentam de difundir informações sem verificá-las, a pretexto de facilitar a comunicação.
(C) A postura do Facebook, única plataforma de social media (mídia social) que se opõe veementemente à censura de qualquer tipo de informação postada.
(D) A facilidade de criação de websites e de histórias que, apesar de serem falsos, são capazes de convencer todos os usuários, indistintamente, de sua veracidade.
(E) A tranquilidade com a qual tais notícias são disseminadas, de maneira a serem consideradas verdadeiras simplesmente pelo fato de serem reproduzidas repetidamente.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com o texto, elementos que podem ser considerados razões para a disseminação ou o aumento de fake news.
(A) A recusa em aceitar comentários negativos, atitude comum aos usuários de redes sociais que produz efeitos profundos no universo digital.
(B) A característica que as plataformas de social media (mídia social) apresentam de difundir informações sem verificá-las, a pretexto de facilitar a comunicação.
(C) A postura do Facebook, única plataforma de social media (mídia social) que se opõe veementemente à censura de qualquer tipo de informação postada.
(D) A facilidade de criação de websites e de histórias que, apesar de serem falsos, são capazes de convencer todos os usuários, indistintamente, de sua veracidade.
(E) A tranquilidade com a qual tais notícias são disseminadas, de maneira a serem consideradas verdadeiras simplesmente pelo fato de serem reproduzidas repetidamente.

27  (FATEC/SP- 2018-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)
A respeito do papel do Facebook na disseminação de fake news, pode-se afirmar corretamente, tendo por base o texto apresentado, que
(A) o Facebook, apesar de possibilitar a liberdade de expressão, não serviu como meio de divulgação de fake news pelo fato de ter muitos usuários.
(B) a diminuição do número de usuários do Facebook, fato explicado pelo surgimento de outras companhias de mídia tão grandes ou até maiores, fez da rede uma fonte de fake news.
(C) o Facebook, mesmo tendo assumido uma postura inicialmente positiva com relação a fake news, viu-se forçado a mudar de estratégia, exercendo a censura explícita de conteúdos.
(D) cerca de 2 bilhões de usuários por mês participam, mesmo que indiretamente, da disseminação de fake news em virtude da tendência humana de se comprazer com tragédias.
(E) o Facebook, por ter um elevado número de usuários, tornou-se a maior companhia de mídia a hospedar fake news, contribuindo, para isso, a política de liberdade de expressão do site.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
A respeito do papel do Facebook na disseminação de fake news, pode-se afirmar corretamente, tendo por base o texto apresentado, que
(A) o Facebook, apesar de possibilitar a liberdade de expressão, não serviu como meio de divulgação de fake news pelo fato de ter muitos usuários.
(B) a diminuição do número de usuários do Facebook, fato explicado pelo surgimento de outras companhias de mídia tão grandes ou até maiores, fez da rede uma fonte de fake news.
(C) o Facebook, mesmo tendo assumido uma postura inicialmente positiva com relação a fake news, viu-se forçado a mudar de estratégia, exercendo a censura explícita de conteúdos.
(D) cerca de 2 bilhões de usuários por mês participam, mesmo que indiretamente, da disseminação de fake news em virtude da tendência humana de se comprazer com tragédias.
(E) o Facebook, por ter um elevado número de usuários, tornou-se a maior companhia de mídia a hospedar fake news, contribuindo, para isso, a política de liberdade de expressão do site.

28  (FATEC/SP- 2018-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)
Ainda sobre o Facebook, pode-se afirmar corretamente, com base nos argumentos expostos no texto, que os impactos de fake news
(A) afetam positivamente a companhia, promovendo um maior interesse do público pela plataforma digital.
(B) afetam positivamente a companhia, que se beneficiou financeiramente dos resultados da eleição americana.
(C) não repercutem sobre a companhia, que já estava preparada para tal ameaça, tendo desenvolvido ferramentas eficientes de rastreio de fake news.
(D) trazem, certamente, repercussões de caráter econômico para o Facebook, considerado um agente essencial no processo de criação de fake news.
(E) podem afetar negativamente a companhia, fazendo com que os anunciantes deixem de se interessar pelo Facebook, por ele ser menos confiável para as marcas do que era antes.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Ainda sobre o Facebook, pode-se afirmar corretamente, com base nos argumentos expostos no texto, que os impactos de fake news
(A) afetam positivamente a companhia, promovendo um maior interesse do público pela plataforma digital.
(B) afetam positivamente a companhia, que se beneficiou financeiramente dos resultados da eleição americana.
(C) não repercutem sobre a companhia, que já estava preparada para tal ameaça, tendo desenvolvido ferramentas eficientes de rastreio de fake news.
(D) trazem, certamente, repercussões de caráter econômico para o Facebook, considerado um agente essencial no processo de criação de fake news.
(E) podem afetar negativamente a companhia, fazendo com que os anunciantes deixem de se interessar pelo Facebook, por ele ser menos confiável para as marcas do que era antes.

29  (FATEC/SP- 2018-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)
A palavra unchecked, presente no quarto parágrafo, é formada por meio da adição do prefixo un- ao termo checked.
A alternativa que apresenta uma palavra gramaticalmente correta e formada pelo processo de prefixação, tal como unchecked, é
(A) irreal.
(B) unpolite.
(C) incertain.
(D) undercook.
(E) desmotivated
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - FORMAÇÃO DE PALAVRAS (
PREFIXAÇÃO)
:
A alternativa que apresenta uma palavra gramaticalmente correta e formada pelo processo de prefixação, tal como unchecked, é
(A) irreal.
(B) unpolite.
(C) incertain.
(D) undercook.
(E) desmotivated

 TRADUÇÃO-TEXTO:

Technology brought us fake news — and it will help us kill it
(A tecnologia trouxe-nos as notícias falsas - e vai ajudar-nos a acabar com elas)
“Fake news” - websites disseminating news stories that are false but are believed to be true – was a major feature of the U.S. election season. Some observers believe that it determined the outcome of the election, although there is no way to definitively ascertain its effect on voting. (“Fake news” – sites que divulgam notícias que são falsas, mas acredita-se que sejam verdadeiras – foi uma característica importante da temporada eleitoral nos Estados Unidos. Alguns observadores acreditam que isso determinou o resultado da eleição, embora não haja como determinar definitivamente seu efeito na votação.)
Fake news is news that affects the digital universe profoundly. Fake news grew because of the ease of creating and disseminating websites and stories that look and read as credible as real news sites (at least to many people). It is disseminated on social media platforms just because dissemination of information without vetting has always been a feature of those platforms. This was designed to facilitate communication - no one removes a negative comment about a restaurant on Facebook. (As fake news são notícias que afectam profundamente o universo digital. As notícias falsas cresceram devido à facilidade de criar e divulgar sites e histórias que parecem e são tão credíveis como os sites de notícias reais (pelo menos para muitas pessoas). São divulgadas nas plataformas de redes sociais apenas porque a disseminação de informações sem verificação sempre foi uma característica dessas plataformas. Esta foi concebida para facilitar a comunicação - ninguém remove um comentário negativo sobre um restaurante no Facebook.)
On the positive side, this means that everyone’s opinion can be disseminated. The awareness of fake news, though, reveals a downside – or perhaps a loophole – of the freedom to post. And fake news may beget1 fake news. Facebook is not the only media company to be an inadvertent host for fake news, but it is by far the largest, with roughly 2 billion users each month. (Pelo lado positivo, isto significa que a opinião de todos pode ser divulgada. No entanto, o conhecimento das notícias falsas revela um lado negativo - ou talvez uma brecha na lei - da liberdade de publicação. E as notícias falsas podem gerar notícias falsas. O Facebook não é a única empresa de comunicação social a ser um hospedeiro inadvertido de notícias falsas, mas é de longe a maior, com cerca de 2 bilhões de usuários por mês.)
Forbes  indicates that the fallout from fake news during the election cycle may cause advertisers to pull back from Facebook, as it is less “brand safe” than formerly. If unchecked, fake news could impact the perceived credibility of online sites where fake news runs. Since the election, Facebook has announced plans to refine and increase automated detection of fake news and to make reporting of suspected stories easier for Facebook users. It has also indicated that the current ad system will be changed, to interfere with fake news sites receiving revenue from Facebook. (A Forbes indica que as consequências das notícias falsas durante o ciclo eleitoral podem fazer com que os anunciantes se afastem do Facebook, uma vez que este é menos "seguro para a marca" do que anteriormente. Se não forem verificadas, as notícias falsas podem afetar a credibilidade percebida dos sites online onde as notícias falsas são veiculadas. Desde as eleições, o Facebook anunciou planos para aperfeiçoar e aumentar a detecção automática de notícias falsas e para facilitar a denúncia de histórias suspeitas aos usuários do Facebook. Também indicou que o atual sistema de anúncios será alterado, para interferir nos sites de notícias falsas que recebem receita do Facebook.)