domingo, 18 de agosto de 2019

UNIFESP – VUNESP – 2018 – VESTIBULAR – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

•  UNIFESP-2018-VESTIBULAR-14/12/2017.

www.vunesp.com.br

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 15 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question
 Text (1) – Tirinha | http://etxerox.blogspot.com.br |
 Text (2) – Mobile milestones: how your phone became an essential part of your life | www.theguardian.com |
 Text (3) – Tirinha | http://etxerox.blogspot.com.br |


❑ TEXTO 1:



01-A, 02-E, 03-B, 04-D, 05-A
06-E, 07-C, 08-D, 09-B, 10-A
11-A, 12-E, 13-E, 14-E, 15-E


 PROVA:

 TEXT 1Leia os quadrinhos para responder às questões de 01 a 03.
👉 Questão  31 :

Os quadrinhos têm como tema principal

(A) o uso excessivo de mídias sociais pelos adolescentes.
(B) a falta de controle dos filhos pelos pais.
(C) o compartilhamento de brinquedos e equipamentos domésticos pelas crianças.
(D) a denúncia do relacionamento conflituoso entre irmãos adolescentes.
(E) a diferença de necessidades de comunicação entre meninos e meninas.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais 
:
Os quadrinhos têm como tema principal
(A) o uso excessivo de mídias sociais pelos adolescentes.
(B) a falta de controle dos filhos pelos pais.
(C) o compartilhamento de brinquedos e equipamentos domésticos pelas crianças.
(D) a denúncia do relacionamento conflituoso entre irmãos adolescentes.
(E) a diferença de necessidades de comunicação entre meninos e meninas.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
• 1º quadrinho:
Boy: I need to use the computer. Preciso usar o computador.
Girl: Hold on. Let me see if anyone wrote on my facebook...wall...nope. Espera! Deixa eu ver se alguém escreveu no meu facebook ... parede ... não.
• 2º quadrinho:
Girl: Now let me see if anyone replied to me on twitter...Nope. Agora deixe-me ver se alguém me respondeu no twitter ... Não.
• 3º quadrinho:
Girl: Now let me see if anyone started following my tumblr... Agora deixe-me ver se alguém começou a seguir meu tumblr...
• 4º quadrinho:
Boy: Done? Pronto? 
Girl: Let me check facebook again someone __32__ someting in the last 30 seconds...nope. Deixe-me verificar o Facebook novamente alguém poderia ter escrito algo nos últimos 30 segundos ... não há nada.
• 5º quadrinho:
Girl: Let me check twitter again...Now tumblr. Deixe-me checar o twitter de novo ... Agora o tumblr.
• 6º quadrinho:
Boy: Our sister has gone infinitely loopy. Nossa irmã entrou infinitamente em um loopy.
Girl: Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...
 IDEIA CONTEXTUAL:
1) Nos quadrinhos, inicialmente vemos um menino pedindo a irmã para usar o computador. No entanto, a menina não cede o computador visto que ela esta percorrendo nas mídias sociais quase que infinitamente o que promove a desistência do irmão em usar o computador.
2) No último quadrinho, o garoto diz a menina que esta usando o computador: 'Nossa irmã entrou infinitamente em um loopy.'
3) Perceba que, segundo os quadrinhos, não há denúncia do relacionamento conflituoso entre irmãos adolescentes, até porque não houve conflito entre os irmãos pelo fato da menina não ter cedido o computador ao irmão.
4) Portanto, o tema principal dos quadrinhos é o do uso excessivo de mídias sociais por parte dos adolescentes.

👉 Questão  32 :
A lacuna numerada no quarto quadrinho deve ser preenchida por
(A) is writing.
(B) have written.
(C) used to write.
(D) might write.
(E) could have written.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
PAST MODAL = Modal Verb + HAVE + Past Participle 
:
• EXPLANATION
1) A questão é sobre Past Modals, conhecimento de formas verbais, a ideia transmitida por uma forma verbal.
2) Vamos ao trecho destacado:
Boy: Done? 
Girl: Let me check facebook again someone __32__ someting in the last 30 seconds...nope.
2) Note que a irmã diz: Let me check facebook again someone __32__ someting in the last 30 seconds...nope.'.
3) No contexto, a estrutura verbal deve referir-se ao passado (in the last 30 seconds) e até o momento da fala da menina, com o objetivo de sugerir que algo deveria ou poderia ter acontecido no passado.
4) Situação típica de 'Past Modals'.
5) Os Past Modals(modal verb + have + past participle) nada mais são do que verbos modais no passado, a função deles é sugerir que algo deveria ou poderia ter acontecido no passado, mas que por algum motivo aquilo acabou não se realizando.
6) No quadrinho, nos últimos 30 segundos, alguém poderia ter escrito algo.
7) Portanto, could have written é a estrutura que completa corretamente a lacuna.


👉 Questão  33 :

The word “loopy” can be replaced, with no meaning change, by

(A) affectionate.
(B) obsessed.
(C) upbeat.
(D) selfish.
(E) spoilt.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
VOCABULÁRIO 
:
• A palavra “loopy” pode ser substituída, sem alteração de significado, por
(A) affectionate. (afetuosa, carinhosa)
(B) obsessed. (obcecada, desvairada)
(C) upbeat. (otimista, bem-humorada)
(D) selfish. (egoísta, interesseira)
(E) spoilt. (mimada, cheia de mimi)
• EXPLANATION:
1) A questão é sobre vocábulos semanticamente equivalentes, relações entre as partes do texto, conhecimento lexical, adjetivos.
2) Vamos ao trecho do loopy:
- Our sister has gone infinitely loopy. Nossa irmã entrou infinitamente em um loopy.
Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Now facebook...Now twitter...Now tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr...Agora facebook...Agora twitter...Agora tumblr.
3) A ideia contextual aqui é a seguinte: quando o menino diz que a irmã entrou em um loopy, ele está querendo dizer que a irmãzinha estava obcecada pela mídia, pois ela está acessando infinitamente o facebook, o twitter e o tumble de forma cíclica, sem fim.

TEXTOLeia o texto para responder às questões de 34 a 44.
Mobile milestones: how your phone became an essential part of your life
Has any device changed our lives as much, and as quickly, as the mobile phone? There are people today for whom the world of address books, street atlases and phone boxes seems very far away, lost in the mists of time. Following, there are just some of the big milestones from the past 30 years that have made almost everything we do easier, more public and very, very fast.
• The first phones arrive – and become status symbols
Few people got the chance to use the very early mobile phones. The first call was made in New York in 1973, but handsets with a network to use were not available until 1983 in the US, and 1985 in the UK. That first British mobile phone was essentially a heavy briefcase with a receiver attached by a wire. It cost £2,000 (£5,000 in today’s prices), and gave you half an hour’s chat on an overnight charge. Making a call was not something you could do subtly, but that wasn’t the point; the first handsets were there to be seen. They sent a message that you were bold and confident with new technology, that you were busy and important enough to need a mobile phone, and were rich enough to buy one.
• Text messages spawn a whole new language
The first mobiles worked with analogue signals and could only make phone calls, but the digital ones that followed in the early 1990s could send SMS messages as well. After the first message was sent on 3 December 1992, texting took off like a rocket, even though it was still a pretty cumbersome procedure. Handsets with predictive text would make things easier, but in the 1990s you could save a lot of time by removing all excess letters from a message, often the vowels, and so txtspk ws brn. Today the average mobile phone sends more than 100 texts per month.
• Phones turn us all into photographers...
There seemed to be no good reason for the first camera phones, which began to appear in 2002, with resolutions of about 0.3 megapixels. They took grainy, blurry pictures on postage stamp-sized screens, and even these filled the phone’s memory in no time. Gradually, though, as the quality improved, the uses followed. As well as the usual photos of friends and family, they were handy for “saving” pieces of paper, and in pubs you could take a picture of the specials board and take it back to your table. Modern camera phones have changed beyond recognition in the past 20 years. The new mobile phones boast the highest resolution dual camera on a smartphone: a 16-megapixel camera and a 20-megapixel camera side-by-side. The dual camera allows users to focus on their subjects, while blurring out the background, producing professional-looking portraits.
• …and we turn ourselves into celebrities
Twenty years ago people would have thought you a little strange if you took flattering photos of yourself and your lifestyle and then distributed them to your friends – let alone to members of the public. If you used printed photographs rather than a smartphone app, they would still think so today. Yet sharing our lives on social media is now the norm, not the exception – and it was the camera phone that made it all possible. Now, some phones come with an enormous 64GB of memory, so you can capture, share and store an almost countless number of videos and pictures – well, certainly enough to keep up with the Kardashians.
(www.theguardian.com, 07.07.2017. Adaptado.)
👉 Questão  34 
De acordo com o texto, um dos aspectos positivos dos telefones celulares é que eles
(A) estimularam o narcisismo das pessoas por meio da propagação de suas imagens.
(B) são usados cada vez mais no âmbito profissional que no pessoal.
(C) se tornaram símbolos de poder.
(D) tornaram mais rápida grande parte das nossas atividades.
(E) desenvolveram a criatividade linguística e o senso artístico das pessoas.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto, um dos aspectos positivos dos telefones celulares é que eles
*Alternativa (A): estimularam o narcisismo das pessoas por meio da propagação de suas imagens.
*Alternativa (B): são usados cada vez mais no âmbito profissional que no pessoal.
*Alternativa (C): se tornaram símbolos de poder.
*Alternativa (D): tornaram mais rápida grande parte das nossas atividades.
*Alternativa (E): desenvolveram a criatividade linguística e o senso artístico das pessoas.
👉 Questão  35 
No texto, um dos exemplos da expressão “big milestones” (1o parágrafo) é
(A) a incorporação de câmeras fotográficas ao telefone celular.
(B) a atual irrelevância de mapas de ruas, sejam eles impressos ou virtuais.
(C) o alto preço dos telefones celulares.
(D) a criação de uma nova linguagem internacional para enviar mensagens por celular.
(E) o hábito de imprimir as imagens geradas por celular.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
No texto, um dos exemplos da expressão “big milestones” (1o parágrafo) é
*Alternativa (A): a incorporação de câmeras fotográficas ao telefone celular.
*Alternativa (B): a atual irrelevância de mapas de ruas, sejam eles impressos ou virtuais.
*Alternativa (C): o alto preço dos telefones celulares.
*Alternativa (D): a criação de uma nova linguagem internacional para enviar mensagens por celular.
*Alternativa (E): o hábito de imprimir as imagens geradas por celular.
👉 Questão  36 
The mobile phones connected to a network were first accessible
(A) on 3 December 1992.
(B) in the 70’s.
(C) in 2002.
(D) in the 90’s.
(E) in the 80’s.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os telefones celulares conectados a uma rede foram acessados pela primeira vez...
*Alternativa (A): on 3 December 1992.
*Alternativa (B): in the 70’s.
*Alternativa (C): in 2002.
*Alternativa (D): in the 90’s.
*Alternativa (E): in the 80’s.
👉 Questão  37 
According to the third paragraph, people started to shorten words when writing messages by mobile phone because
(A) SMS became increasingly popular.
(B) each person usually sends an average of 100 messages.
(C) texting was a clumsy and slow process.
(D) analogue signals made the writing process too slow.
(E) predictive text was fast as a rocket.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o terceiro parágrafo, as pessoas começaram a encurtar palavras ao escrever mensagens pelo celular porque
*Alternativa (A): SMS tornou-se cada vez mais popular.
*Alternativa (B): cada pessoa geralmente envia uma média de 100 mensagens.
*Alternativa (C): mensagens de texto eram um processo desajeitado e lento.
*Alternativa (D): sinais analógicos tornaram o processo de gravação muito lento.
*Alternativa (E): o texto preditivo foi rápido como um foguete.
👉 Questão  38 
No trecho do terceiro parágrafo “by removing all excess letters from a message, often the vowels, and so txtspk ws brn”, o termo em destaque indica ideia de
(A) concordância.
(B) exemplificação.
(C) condição.
(D) decorrência.
(E) resumo.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): concordância.
*Alternativa (B): exemplificação.
*Alternativa (C): condição.
*Alternativa (D): decorrência.
*Alternativa (E): resumo.
👉 Questão  39 
According to the fourth paragraph,
(A) side-by-side dual cameras can only be used professionally.
(B) camera phones appeared to be pointless at the beginning.
(C) initial blurry pictures may be considered creative photography nowadays.
(D) the amount of megapixels does not ensure the production of good portraits.
(E) it took 20 years for the first camera phone to be engineered.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o quarto parágrafo,
*Alternativa (A): câmeras duplas lado a lado só podem ser usadas profissionalmente.
*Alternativa (B): telefones com câmera parecia ser inútil no início.
*Alternativa (C): fotos embaçadas iniciais podem ser consideradas fotografia criativa hoje em dia.
*Alternativa (D): a quantidade de megapixels não garante a produção de bons retratos.
*Alternativa (E): levou 20 anos para o primeiro telefone com câmera ser projetado.
👉 Questão  40 
No trecho do quarto parágrafo “and even these filled the phone’s memory”, o termo em destaque se refere a
(A) grainy, blurry pictures.
(B) postage stamp-sized screens.
(C) phone’s memory.
(D) camera phones.
(E) resolutions of about 0.3 megapixels.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): grainy, blurry pictures.
*Alternativa (B): postage stamp-sized screens.
*Alternativa (C): phone’s memory.
*Alternativa (D): camera phones.
*Alternativa (E): resolutions of about 0.3 megapixels.
👉 Questão  41 :
No trecho do quarto parágrafo “filled the phone’s memory in no time”, a expressão em destaque equivale, em português, a
(A) instantaneamente.
(B) nunca.
(C) de modo precipitado.
(D) de vez em quando.
(E) lentamente.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) instantaneamente.
(B) nunca.
(C) de modo precipitado.
(D) de vez em quando.
(E) lentamente.
👉 Questão  42 :
No trecho do quarto parágrafo “The dual camera allows users to focus on their subjects, while blurring out the background”, o termo em destaque indica ideia de
(A) alternância.
(B) semelhança.
(C) comparação.
(D) previsão.
(E) simultaneidade.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): alternância.
*Alternativa (B): semelhança.
*Alternativa (C): comparação.
*Alternativa (D): previsão.
*Alternativa (E): simultaneidade.
👉 Questão  43 :
De acordo com as informações do quinto parágrafo,
(A) mesmo com a grande capacidade de armazenamento dos celulares modernos, as pessoas ainda imprimem muitas fotos.
(B) grande parte das pessoas ainda considera que a divulgação de “selfies” não é de bom tom.
(C) desconhecidos podem fazer mau uso das fotos publicadas em mídias sociais.
(D) os jovens desejam se transformar em celebridades, como ocorreu com a família Kardashian.
(E) houve uma grande mudança de comportamento em relação à divulgação pública de fotos nos últimos 20 anos.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): mesmo com a grande capacidade de armazenamento dos celulares modernos, as pessoas ainda imprimem muitas fotos.
*Alternativa (B): grande parte das pessoas ainda considera que a divulgação de “selfies” não é de bom tom.
*Alternativa (C): desconhecidos podem fazer mau uso das fotos publicadas em mídias sociais.
*Alternativa (D): os jovens desejam se transformar em celebridades, como ocorreu com a família Kardashian.
*Alternativa (E): houve uma grande mudança de comportamento em relação à divulgação pública de fotos nos últimos 20 anos.
👉 Questão  44 :
No trecho do quinto parágrafo "they would still think so today", o termo em destaque se refere ao fato de as pessoas considerarem que alguém
(A) não tem noção de privacidade.
(B) respeita as normas sociais.
(C) busca apreciação.
(D) gosta de se exibir.
(E) é um pouco esquisito.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): não tem noção de privacidade.
*Alternativa (B): respeita as normas sociais.
*Alternativa (C): busca apreciação.
*Alternativa (D): gosta de se exibir.
*Alternativa (E): é um pouco esquisito.
 CARTOONExamine a tira.
👉 Questão  45 :

A tira evidencia que


(A) as duas mulheres desaprovam o comportamento de Jim.
(B) as duas mulheres preferem conversar pessoalmente a usar mídias sociais.
(C) a mulher de roupa vermelha desaprova o fato de a mulher de roupa verde ainda não ter conversado com Jim.
(D) a mulher de roupa vermelha ficou triste com a separação do casal.
(E) a mulher de roupa verde tentou usar uma mídia social para resolver seu relacionamento afetivo.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais 
:
A tira evidencia que
(A) as duas mulheres desaprovam o comportamento de Jim.
(B) as duas mulheres preferem conversar pessoalmente a usar mídias sociais.
(C) a mulher de roupa vermelha desaprova o fato de a mulher de roupa verde ainda não ter conversado com Jim.
(D) a mulher de roupa vermelha ficou triste com a separação do casal.
(E) a mulher de roupa verde tentou usar uma mídia social para resolver seu relacionamento afetivo.
 TRADUÇÃO-TEXTO:
MULHER DE VERDE: I've broken up with Jim. Eu terminei com Jim.
MULHER DE VERMELHO: Really? How could he cope with it? Sério?! Como ele poderia lidar com isso?
MULHER DE VERDE: He doesn't know it yet. Twitter is down. Ele ainda não sabe. O Twitter está fora do ar.
• EXPLANATION:
1) Note que a mulher de roupa verde usou o twitter para terminar o relacionamento dela com o Jim e este ainda não cinte desta situação porque o Twitter está fora do ar, ou seja, está sem funcionamento. Coitado do Jim, kkk.
2) Perceba também que o Jim não é um cara tão ruim assim porque a mulher de roupa vermelha ao perguntar "Really? How could he cope with it?", há uma certa preocupação dela com o Jim, enfim, para ela o Jim é um cara legal e agora, como ele poderia lidar com isso?
3) O fato dmulher (roupa verde) terminar o relacionamento no twitter, infere-se que ela prefere usar mídias sociais a conversar pessoalmente.
4) Na tirinha, não foi mencionado o motivo do rompimento da mulher de roupa verde e o Jim. Sabe-se apenas que o término foi via twitter. Portanto não tem como saber contextualmente se a mulher de roupa vermelha desaprova o fato de a mulher de roupa verde ainda não ter conversado com Jim.
5) Contextualmente a mulher de roupa vermelha ficou surpresa( Really?) com a noticia do rompimento e a outra pergunta How could he cope with it? evidencia uma certa preocupação dela com o Jim, ou seja, ela não ficou triste ou feliz apenas manifestou o seu interesse no estado emocional do Jim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário