Powered By Blogger

domingo, 23 de abril de 2023

COMIICS (01-10) – MCQs (Multiple Choice Questions) & TFQ (True False Questions) – GABARITO & AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO.

01 – (UnB-VESTIBULAR-2022)
Alex Hallatt. Arctic circle comics. Internet: (adapted).
➭ The United Nations has said a clean environment is a human right.  – As Nações Unidas disseram que um meio ambiente limpo é um direito humano.
➭ Don't you agree? – Você não concorda?
➭ What about penguin rights?  – E os direitos dos pinguins?
➭ And snow rabbits?  – E os dos coelhos da neve?
➭ And lemmings?  – E os dos lemmings?
➭ And polar bears? ?  – E os dos ursos polares?

Based on cartoon above, it can be deduced that
(A) penguins, polar bears, snow rabbits and lemmings think they also have the right to a clean environment.
(B) humans should not have the right to a clean environment.
(C) people should pay attention to what the United Nations has to say.
(D) animals think they are more deserving of a clean environment than humans.
 👍   Gabarito    A  
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, 
ELEMENTOS VERBAIS:
Com base no cartoon acima, pode-se deduzir que
(A) penguins, polar bears, snow rabbits and lemmings think they also have the right to a clean environment. – pinguins, ursos polares, coelhos da neve e lemingues acham que também têm direito a um ambiente limpo.
(B) humans should not have the right to a clean environment. – os seres humanos não devem ter o direito a um ambiente limpo.
(C) people should pay attention to what the United Nations has to say. – as pessoas devem prestar atenção ao que as Nações Unidas têm a dizer.
(D) animals think they are more deserving of a clean environment than humans. – os animais pensam que são mais merecedores de um ambiente limpo do que os humanos.

02 – (UnB-VESTIBULAR-2022)
Internet: <andertoons.com>. 
➭ Todos os anos, Hollywood faz toneladas de remakes e ninguém pisca. Refiz o dever de casa de outra pessoa e agora estou aqui.
➭ Todos os anos, Hollywood faz toneladas de refilmagens e ninguém pisca. Refiz o dever de casa de outra pessoa e agora estou aqui.
Based on cartoon above, one can correctly conclude that
(A) nobody cares about Hollywood’s remakes or about the boy’s homework.
(B) the boy is in trouble because he copied someone else’s homework.
(C) the boy is there because he made a remake in Hollywood.(D) Hollywood’s remakes are very bad.
 👍   Gabarito    B  
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:
Com base no cartoon acima, pode-se concluir corretamente que
(A) nobody cares about Hollywood’s remakes or about the boy’s homework. – ninguém se importa com as refilmagens de Hollywood ou com o dever de casa do menino.
(B) the boy is in trouble because he copied someone else’s homework. – o menino está com problemas porque copiou o dever de casa de outra pessoa.
(C) the boy is there because he made a remake in Hollywood.(D) Hollywood’s remakes are very bad.

03 – (CESPE/UnB-2014/2-VESTIBULAR-2º SEMESTRE)

  • Internet: < http://www.cartoonstock.com>.
From the cartoon above, it can be deduced that

(A) the patient is jobless.

(B) the teenager replaced the man in his job.
(C) most teenagers are able to produce smart phones.
(D) smart phones make people redundant.

 👍  Comentários e Gabarito   A  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, INFERÊNCIA
:
A partir do CARTOON acima, deduz-se que...
(A) the patient is jobless.
o paciente está desempregado.
(B) the teenager replaced the man in his job.
o adolescente substituiu o homem em seu trabalho.
(C) most teenagers are able to produce smart phones.
a maioria dos adolescentes é capaz de produzir smart phones.
(D) smart phones make people redundant.
smart phones tornam as pessoas redundantes.

>>IDEIA CONTEXTUAL: O paciente alega que foi substituído por um aplicativo, o que se deduz que perdeu o emprego, ou seja, está desempregado.
➭ "At my job l was replaced by a smart phone App that was created by a teenager."
➭ "No meu trabalho, fui substituído por um aplicativo de smartphone criada por um adolescente."

04 – (CESPE/UnB-2014/2 - VESTIBULAR 2º SEMESTRE)

The cartoon suggests that

(A) the boss sets a good example when he claims there should be more personal contact.
(B) the staff doesn’t think more face-to-face conversation is needed.
(C) the cartoon presents a contradiction.
(D) the organisation is about to fail because people don't socialize.

 👍  Comentários e Gabarito   C  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, INFERÊNCIA
:
O CARTOON sugere que...
(A) the boss sets a good example when he claims there should be more personal contact.
o chefe dá um bom exemplo quando afirma que deve haver mais contato pessoal.
(B) the staff doesn’t think more face-to-face conversation is needed.
os funcionários não acham que é necessária mais conversa cara a cara.
(C) the cartoon presents a contradiction.
 o cartoon apresenta uma contradição.
(D) the organisation is about to fail because people don't socialize.
a organização está prestes a falhar porque as pessoas não socializam.

>> IDEIA CONTEXTUAL:
  • O cartoon apresenta um chefe participando virtualmente em uma reunião com os funcionários.
  • A contradição ocorre dado ao fato que o chefe , de forma on-line, sugere que na empresa, deve haver mais contato pessoal.
  • What we need in this organisation is more personal contact.
  • O que precisamos nesta organização é de mais contato pessoal.
  CESPE/UnB-2013/1-VESTIBULAR 1º SEMESTRE:
Internet: <www.grinningplanet.com>.
From the analysis of the cartoon above, it is correct to say that
05 the cartoon suggests that the character refuses to accept the actual desertification of our planet.
06 the preposition “over” can correctly be replaced with above.
 👍  Comentários e Gabarito   EE  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, INFERÊNCIA
:
➭ "Burying my head in the sand over climate change is much easier now that half the world's turned to desert."
➭ Enfiar a cabeça na areia por causa das mudanças climáticas é muito mais fácil agora do que metade do mundo que se transformou em deserto.
From the analysis of the cartoon above, it is correct to say that

A partir da análise do cartum acima, é correto dizer que
03 the cartoon suggests that the character refuses to accept the actual desertification of our planet. – o cartoon sugere que o personagem se recusa a aceitar a desertificação real do nosso planeta. (ERRADA)
➭ Enfiar a cabeça na areia significa fechar os olhos diante da realidades dos fatos.
➭ A ideia contextual é que é muito mais fácil aceitar o fato das mudanças climáticas do que aceitar a desertificação real do nosso planeta.
04 the preposition “over” can correctly be replaced with above.  (ERRADA)
➭ No contexto, OVER pode ser substituído por "BECAUSE OF".

07 – (CESPE/UnB-2013/1 - VESTIBULAR 1º SEMESTRE)

  • Internet: <www.theomahaproject.org>.
From the analysis of the cartoon above, it is possible to conclude that
(A) the characters’ faces have suffered from genetic mutation due to pollution.
(B) it will be the son’s responsibility to correct his father’s mistakes.
(C) the father has been working on a bet
ter future for his son.
(D) the son is helping the father to build a better future.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, INFERÊNCIA:
From the analysis of the cartoon above, it is possible to conclude that
A partir da análise da charge acima, é possível concluir que
(A) the characters’ faces have suffered from genetic mutation due to pollution.
os rostos dos personagens sofreram mutação genética devido à poluição.
(B) it will be the son’s responsibility to correct his father’s mistakes.
será responsabilidade do filho corrigir os erros do pai.
  • Some day, sin, all this will be your problem.
  • Algum dia, filho, tudo isso será problema seu.
(C) the father has been working on a better future for his son.
o pai vem trabalhando em um futuro melhor para seu filho.
(D) the son is helping the father to build a better future.
o filho está ajudando o pai a construir um futuro melhor.

 (CESPE/UnB-2013/1 - VESTIBULAR 1º SEMESTRE)


Answer the items below based on the cartoon above.

08 – The cartoon implies that children today are not familiar with printed books.)

 👍   Comentários e Gabarito    Correta  
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, INFERÊNCIA:
06 – The cartoon implies that children today are not familiar with printed books.  – O cartoon sugere que as crianças hoje não estão familiarizadas com os livros impressos.
  • "You would not believe the battery life on this thing. I've reading if for weeks."
  • Você não acreditaria na duração da bateria nessa coisa. Eu estou lendo há semanas.
09 – (CESPE/UnB-2013/1 - VESTIBULAR 1º SEMESTRE) Which of the sentences below could be used in the place of
  • 'You would not believe the battery life on this thing.'
without a significant change in meaning?

(A) You must not believe the battery life on this thing.
(B) You should not believe the battery life on this thing.
(C) You will not believe the battery life on this thing.
(D) You did not believe the battery life on this thing.

👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - MODAL VERB:
  • You would not believe the battery life on this thing.
  • Você não acreditaria na duração da bateria dessa coisa.
  • O modal "WOULD" com ideia de futuro.
*Alternativa (A): You must not believe the battery life on this thing.(Você não deve acreditar na duração da bateria nessa coisa.)
*Alternativa (B): You should not believe the battery life on this thing.(Você não deve acreditar na duração da bateria nessa coisa.)
*Alternativa (C): You will not believe the battery life on this thing.(Você não vai acreditar na duração da bateria nessa coisa)
*Alternativa (D): You did not believe the battery life on this thing.(Você não acreditava na duração da bateria nessa coisa)

10 – (CESPE/UnB-2013/1 - VESTIBULAR 1º SEMESTRE) The sentence
  • "I've been reading it for weeks!"
indicates that the boy

(A) has not started reading the book.
(B) has not finished reading the book.
(C) has finished reading the book.
(D) has been enjoying the book.
 
 👍  Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - PRESENT PERFECT CONTINUOS
:
  • "I've been reading it for weeks!"
  • Venho lendo isso há semanas!
indicates that the boy indica que o menino...

*Alternativa (A): has not started reading the book.(ainda não começou a ler o livro.)
*Alternativa (B): has not finished reading the book.(ainda não terminou de ler o livro.)
*Alternativa (C): has finished reading the book.(terminou de ler o livro.)
*Alternativa (D): has been enjoying the book.(está gostando do livro.)

]❑ INSTRUÇÃO: As questões de 11 a 13 referem-se à tirinha a seguir.
11  (ITA/SP-2018/2019)
De acordo com a tirinha,
(A) o chefe está criticando um jornal concorrente por não verificar fatos, não se apoiar em fontes confiáveis e usar títulos sensacionalistas.
(B) o jornalista justifica a seu chefe o porquê de escrever matérias que não respeitam o código de ética dos jornalistas.
(C) o jornalista salienta que aquele tipo de matéria é o que causa mais repercussão; ainda assim, seu chefe desaprova seu uso.
(D) após a crítica do chefe, o jornalista concorda em seguir o código de ética dos jornalistas e zelar pelo conteúdo de suas matérias.
(E) o chefe do jornalista está zangado porque seguir os princípios éticos do jornalismo causa prejuízos para a sua empresa.
 👍   Gabarito    B  
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS: 
❑ TRADUÇÃO DA TIRINHA:
➧ QUADRINHO 1:
- CHEFEPfff ... No fact-checking, no reliable source, clickbait titles...– Aff ... Nenhuma verificação de fatos, nenhuma fonte confiável, títulos sensacionalistas.
CHEFEIt's shameful! – É vergonhoso!
➧ QUADRINHO 2:
CHEFE: According to our journalistic codes of ethics, we follow integrity, accuracy, factual reporting, dignity and we fight against lies and corruption. – De acordo com nossos códigos de ética jornalística, seguimos a integridade, a precisão, a reportagem factual, a dignidade e lutamos contra a mentira e a corrupção.
CHEFE: Your article, it's not journalism, it's b******t! – Seu artigo não é jornalismo, é uma m....a!
➧ QUADRINHO 3:
JORNALISTAOkay boss, but A/B testing shows that it's this kind of articles which generate the most clicks and likes on social networks ...  –  Tá bom chefe, mas o teste A/B mostra que é esse tipo de artigo que gera mais cliques e curtidas nas redes sociais....
- CHEFEOh really? Show me these figures ... – Verdade? Mostre-me esses números...
❑ RESOLUÇÃO RÁPIDA:
De acordo com a tirinha,
(A) o chefe está criticando um jornal concorrente por não verificar fatos, não se apoiar em fontes confiáveis e usar títulos sensacionalistas.
INCORRETA porque o chefe não está criticando o concorrente. O chefe do jornal está criticando uma matéria escrita pelo o seu jornalista por não respeitar o código de ética dos jornalistas.
(B) o jornalista justifica a seu chefe o porquê de escrever matérias que não respeitam o código de ética dos jornalistas.
 CORRETA porque o jornalista enfatiza que aquele tipo artigo é o que gera curtidas nas redes sociais.
(C) o jornalista salienta que aquele tipo de matéria é o que causa mais repercussão; ainda assim, seu chefe desaprova seu uso.
➧ INCORRETA porque depois de ouvir a explicação do jornalista, o chefe aprova o uso da matéria.
(D) após a crítica do chefe, o jornalista concorda em seguir o código de ética dos jornalistas e zelar pelo conteúdo de suas matérias.
➧ INCORRETA porque após a crítica do chefe, o jornalista atende ao pedido para mostrar os números de curtidas nas redes sociais. 
(E) o chefe do jornalista está zangado porque seguir os princípios éticos do jornalismo causa prejuízos para a sua empresa.
➧ INCORRETA porque o chefe do jornalista fica FELIZ (vê o rosto sorridente no último quadrinho) ao saber da repercussão positiva da matéria escrita no jornal dele.

12  (ITA/SP-2018/2019)
No último quadrinho, o chefe do jornalista
(A) solicita que ele lhe mostre as imagens da matéria que está escrevendo.
(B) fica entusiasmado porque ele concorda que as imagens são sensacionalistas.
(C) demonstra interesse e pede que ele lhe mostre os dados do teste mencionado.
(D) muda de ideia e demanda que ele exiba as ilustrações dos jornais concorrentes.
(E) rende-se à lógica das redes sociais, após checar a repercussão das fotos publicadas.
 👍   Gabarito    C  
TÓPICO - INFERÊNCIA, ELEMENTOS NÃO VERBAIS, ELEMENTOS VERBAIS:  
(1) FIGURE (= NUMBER) - NÚMERO, NÚMERO OFICIAL. um número que representa uma determinada quantia, especialmente uma fornecida em informações oficiais.
  • The latest sales/crime/unemployment figures –  [Oxford Dictionary]
  • Ohio’s unemployment figures for December. – Números de desemprego de Ohio para dezembro. [Longman Dictionary]
  • Government figures underestimate the problem. –  Os números do governo subestimam o problema. [Longman Dictionary]
  • Her argument is backed up with plenty of facts and figures. – Seu argumento é apoiado por muitos fatos e números. [Oxford Dictionary]
(2) FIGURE OF (= MOUNT OF MONEY- QUANTIDADE DE DINHEIRO, VALOR EM DINHEIRO.
  • An estimated figure of $200 million– um valor estimado de US$ 200 milhões. [Longman Dictionary]

➧ RESOLUÇÃO RÁPIDA:

No último quadrinho, o chefe do jornalista

(A) solicita que ele lhe mostre as imagens da matéria que está escrevendo.

  • INCORRETA porque o chefe solicita os números de curtidas e não as imagens da matéria que está escrevendo.
(B) fica entusiasmado porque ele concorda que as imagens são sensacionalistas.

  • INCORRETA porque o chefe fica feliz com a repercussão positiva com aquele tipo de matéria que o jornalista está escrevendo.

(C) demonstra interesse e pede que ele lhe mostre os dados do teste mencionado.

  • CORRETA porque o chefe solicita os números de curtidas, conforme o trecho:
  • Oh really? Show me these figures ...
  • (Oh sério? Mostre-me esses números...)

(D) muda de ideia e demanda que ele exiba as ilustrações dos jornais concorrentes.

  • INCORRETA porque o chefe rende-se à lógica das redes sociais e pede o jornalista que exiba os números do teste mencionado.
(E) rende-se à lógica das redes sociais, após checar a repercussão das fotos publicadas. 

  • INCORRETA porque o chefe rende-se à lógica das redes sociais após checar os dados apresentados pelo teste A/B.
13  (ITA/SP-2018/2019)
No contexto da tirinha, todas as palavras pertencem à mesma classe gramatical, EXCETO:
(A) lies
(B) testing
(C) shows
(D) clicks
(E) likes 
(E) nenhuma.
 👍   Gabarito    C  
TÓPICO - GRAMMAR:
No contexto da tirinha, todas as palavras pertencem à mesma classe gramatical, EXCETO:
(A) lies (NOUN)
➧ "... and we fight against lies and corruption."
➧ LIES (mentiras) funciona com SUBSTANTIVO.
(B) testing (NOUN)
➧ "Okay boss, but A/B testing shows that it's this kind of articles which generate the most clicks and likes on social networks ..."
➧ TESTING em "A/B testing" funciona com SUBSTANTIVO.(C) shows (VERB)
➧ "Okay boss, but A/B testing shows that it's this kind of articles which generate the most clicks and likes on social networks ..."
➧ SHOWS (mostra, exibe) funciona com VERBO.
(D) clicks (NOUN)
➧ "it's this kind of articles which generate the most clicks and likes on social networks ..."
➧ CLICKS (cliques) funciona com SUBSTANTIVO.
(E) likes (NOUN)
➧ "it's this kind of articles which generate the most clicks and likes on social networks ..."
➧ LIKES (curtidas) funciona com SUBSTANTIVO.

➧ INSTRUÇÃO: A tirinha a seguir mostra um diálogo entre duas pessoas, com a participação de um terceiro interlocutor. Analise-a e responda as questões de 17 a 20.

Fonte: http://comicskingdom.com/

system/media/562_content_original.gif?1390858923.

(Acesso em 01/05/2016)

17 – (ITA/SP-2016/2017)

A terceira pessoa mostra-se incomodada devido à (ao)

(A) incoerência das informações tratadas na conversa.
(B) excesso de informações e à falta de privacidade.
(C) impossibilidade de adquirir um smartphone.
(D) fato de ser ignorada pelas pessoas que estão conversando.
(E) resistência pessoal quanto ao uso de aplicativos para emagrecer.
 

__RESPOSTA (B)__

18 – (ITA/SP-2016/2017)

Depreende-se da leitura que os aplicativos

(A) podem ser instalados em qualquer modelo de aparelho celular.
(B) oferecem exatamente as mesmas facilidades às duas usuárias.
(C) registram informações nutricionais nos rótulos dos alimentos.
(D) impedem o consumo de alimentos de má qualidade nutricional.
(E) auxiliam as usuárias no controle da perda de peso.
 

__RESPOSTA (E)__

19 – (ITA/SP-2016/2017)

As palavras utilizadas como referentes aos aplicativos são

(A) that, mine, it.
(B) it, even, mine.
(C) that's, it, them.
(D) that, me, mine. 
(E) them, that, it.
 

__RESPOSTA (A)__

20 – (ITA/SP-2016/2017)

Marque a opção em que os itens da tirinha possuem a mesma classificação gramatical.

(A) then - quite
(B) intake - milestones
(C) loss - huge 
(D) like - reach
(E) providing – ratings
 

__RESPOSTA (B)__


Nenhum comentário:

Postar um comentário