Powered By Blogger

terça-feira, 21 de maio de 2024

EFOMM–PS–2024–OFICIAL DA MARINHA MERCANTE–PUBLIC SERVICE EXAM, ANSWERS & LEXICAL APPROACH.

• PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO ÀS ESCOLAS DE FORMAÇÃO DE OFICIAL DA MARINHA MERCANTE-PS-2024.
 ESTRUTURA DA PROVA:
  • 20 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 TEXTO 1Based on the text below, answer questions 1 and 2.
TRADUÇÃO DO TEXTO:
Digital habits across generations
Hábitos digitais ao longo das gerações
1º PARÁGRAFO:
Today's grandparents are joining their grandchildren on social media, but the different generations” online habits couldn't be more different.
Os avós de hoje estão se juntando aos netos nas redes sociais, mas os hábitos online das diferentes gerações não poderiam ser mais diferentes.
In the UK the over-55s are joining Facebook in increasing numbers, meaning that they will soon be the site's second bigger used group, with 3.5 million users aged 55-64 and 2.9 million over-65s.
No Reino Unido, os maiores de 55 anos estão a aderir ao Facebook em números cada vez maiores, o que significa que em breve serão o segundo maior grupo de utilizadores do site, com 3,5 milhões de utilizadores com idades entre os 55 e os 64 anos e 2,9 milhões com mais de 65 anos. 
2º PARÁGRAFO:
►Sheila, aged 59, says, “I joincd to sec what my grandchildren are doing, as my daughter posts videos and photos of them. It's a much better way to see what they're doing than waiting for letters and photos in the post. That's how we did it when I was a child, but I think Im lucky I get to see so much more of their lives than my grandparents did.
Sheila, de 59 anos, conta: “Juntei-me para ver o que meus netos estão fazendo, enquanto minha filha posta vídeos e fotos deles. É uma maneira muito melhor de ver o que eles estão fazendo do que esperar por cartas e fotos no correio. Era assim que fazíamos quando eu era criança, mas acho que tenho sorte de poder ver muito mais da vida deles do que meus avós.
3º PARÁGRAFO:
►Ironically, Sheila's grandchildren are less likely to use Facebook themselves. Children unser 17 in the UK are leaving the site — only 2.2 million uses are under 17 — but they're not going far from their smartphones. Chloe, aged 15, even sleeps with her phone. “It's my alarm clock so I have to,” she says. “I look at it before I go to sleep and as soon as I wake up.”
Ironicamente, os netos de Sheila têm menos probabilidade de usar o Facebook. Crianças com menos de 17 anos no Reino Unido estão deixando o site – apenas 2,2 milhões de usuários têm menos de 17 anos – mas não estão se afastando muito de seus smartphones. Chloe, de 15 anos, até dorme com o celular. “É o meu despertador, então preciso”, diz ela. “Eu olho para ele antes de dormir e assim que acordo.”
4º PARÁGRAFO:
►Unlike her grandmother's generation, Chloe's age group is spending so much time on their phones at home that they are missing out on spending time with their friends in real life. Sheila, on the other hand, has made contact with old friends from school she hasn't heard from in forty years.
Ao contrário da geração de sua avó, a faixa etária de Chloe passa tanto tempo ao telefone em casa que perde tempo com os amigos na vida real. Sheila, por outro lado, fez contato com velhos amigos da escola dos quais não tinha notícias há quarenta anos.
►“We use Facebook to arrange to meet all over the country,” she says. “It's changed my social life completely.”
“Usamos o Facebook para marcar encontros em todo o país”, diz ela. “Isso mudou minha vida social completamente.”
5º PARÁGRAFO:
►Teenagers might have their parents to thank for their smartphone and social media addiction as their parents were the early adopters of the smartphone.
Os adolescentes devem agradecer aos pais pelo vício em smartphones e mídias sociais, já que seus pais foram os primeiros a adotar o smartphone.
6º PARÁGRAFO:
►Peter, aged 38 and father of two tecnagers, reports that he used to be on his phone or laptop constantly.“I was always connected and 1 felt like I was always working,” he says. “How could I tell my kids to get off their phones if I was always in front of a screen myself?”
Peter, de 38 anos e pai de dois tecnagers, relata que ficava constantemente ao telefone ou laptop. “Eu estava sempre conectado e sentia que estava sempre trabalhando”, diz ele. “Como eu poderia dizer aos meus filhos para desligarem o telefone se eu mesmo estava sempre na frente de uma tela?”
►So, in the evenings and at weekends, he takes his SIM card out of his smartphone and puts it into an old-style mobile phone that can only make calls and send text messages. “I'm not completely cut off from the world in case of emergencies, but the important thing is I'm setting a better example to my kids and spending more quality time with them.'
Então, à noite e nos finais de semana, ele tira o cartão SIM do smartphone e o coloca em um celular antigo que só consegue fazer ligações e enviar mensagens de texto. “Não estou completamente isolado do mundo em caso de emergências, mas o importante é que estou dando um exemplo melhor aos meus filhos e passando mais tempo de qualidade com eles.'
►Is it only a matter of time until the generation above and below eter catches up with the new trend for a less digital life?
Será apenas uma questão de tempo até que a geração acima e abaixo da eternidade alcance a nova tendência para uma vida menos digital? 
(Adapted from: https://learnenglish.britishcouncil.org/skills/reading/b1-reading/digital-habits-across-generations).

01 – (EFOMM-PS-2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
Mark the correct option about the text.
(A) Peter says that the only way to have more quality time is by being completely cut off from the world.
(B) The number of the over-55 joining Facebook in the UK is decreasing.
(C) According to Sheila, waiting for letters and photos is still the best way to check her grandchildren's lives. 
(D) Chloe and her age group are missing out on spending time with their friends in real life.
(E) Peter can tell his kids to get off their phones even when he's spending a lot of time in front of a screen himself.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
Mark the correct option about the text.
Marque a opção correta sobre o texto.
(A) Peter says that the only way to have more quality time is by being completely cut off from the world.
Peter diz que a única maneira de ter mais tempo de qualidade é ficar completamente isolado do mundo.
(B) The number of the over-55 joining Facebook in the UK is decreasing.
O número de pessoas com mais de 55 anos que aderem ao Facebook no Reino Unido está a diminuir.
(C) According to Sheila, waiting for letters and photos is still the best way to check her grandchildren's lives.
Segundo Sheila, esperar cartas e fotos ainda é a melhor forma de verificar a vida dos netos. 
(D) Chloe and her age group are missing out on spending time with their friends in real life.
Chloe e sua faixa etária estão perdendo tempo com os amigos na vida real.
(E) Peter can tell his kids to get off their phones even when he's spending a lot of time in front of a screen himself.

02 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
“[...] Peter catches up with the new trend for a less digital life [...]”. What other expression could replace it without prejudicing the sentence's meaning?
(A) Outstrip.
(B) Overwhelm. 
(C) Fall behind. 
(D) Pick up. 
(E) Reach.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - PHRASAL VERB "TO CATCH UP WITH":
“[...] Peter catches up with the new trend for a less digital life [...]”.
Peter acompanha a nova tendência para uma vida menos digital.
What other expression could replace it without prejudicing the sentence's meaning?
(A) Outstrip.
Ultrapassar.
(B) Overwhelm.
Sobrecarregar. 
(C) Fall behind.
Ficar para trás. 
(D) Pick up.
Pegar. 
(E) Reach.
Alcançar.

03 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
In the sentence below, the modal verb conveys which idea?
Shall we finish the coffee to go to the theater?
(A) Permission.
(B) Obligation.
(C) Suggestion.
(D) Necessity.
(E) Possibility.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - IDEIA TRANSMITIDA DO VERBO MODAL "SHALL":
In the sentence below, the modal verb conveys which idea?
Na frase abaixo, o verbo modal transmite qual ideia?
Shall we finish the coffee to go to the theater?
Podemos terminar o café para ir ao teatro?
(A) Permission.
(B) Obligation.
(C) Suggestion.
(D) Necessity.
(E) Possibility.
04 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
Which of the word below does not form its plural in the same way as in "wolves"?
(A) Dwarf.
(B) Brief.
(C) Hoof.
(D) Scarf.
(E) Wharf.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - PLURAL OF THE NOUNS:
PLURAL IRREGULARWOLF → WOLVES.
Which of the word below does not form its plural in the same way as in "wolves"?
Qual das palavras abaixo não forma o plural da mesma forma que em "lobos"?
(A) Dwarf. /dwɔːrf/ (ANÃO)
- dwarf → dwarfs or dwarves. (plural regular OU plural irregular)
(B) Brief/briːf/ (CAUSA)
- brief  →  briefs (plural regular)
(C) Hoof. /huːf/ (PATA, CASCO DE UM ANIMAL)
- hoof  → hoofs or hooves (plural regular OU plural irregular)
(D) Scarf.  /skɑːrf/ (CACHECOL)
- scarf  → scarfs or scarves (plural regular OU plural irregular)
(E) Wharf. /wɔːrf/ (CAIS, PIER)
- wharf  → wharves (plural irregular)
 TEXTO 2Based on the text below, answer question.
TRADUÇÃO DO TEXTO:
There will probably be more plastic in the ocean than fish by 2050 
Provavelmente haverá mais plástico no oceano do que peixes até 2050
1º PARÁGRAFO:
Marine trash has been harming marine life for a very long time. These negative effects hurt both people and animals.
O lixo marinho vem prejudicando a vida marinha há muito tempo. Esses efeitos negativos prejudicam pessoas e animais. 
The International Union for Conservation of Nature estimates that people produce 300 million tonnes of plastic each year, at least 14 million of which end up in the ocean.
A União Internacional para a Conservação da Natureza estima que as pessoas produzem 300 milhões de toneladas de plástico todos os anos, das quais pelo menos 14 milhões acabam no oceano. 
2º PARÁGRAFO:
Although the effects of plastics on marine life have been discussed for a long time, not much has been done to help address the issue.
Embora os efeitos dos plásticos na vida marinha tenham sido discutidos há muito tempo, pouco foi feito para ajudar a resolver o problema.
►National Geographic estimates that there are 5.25 trillion pieces of plastic trash in the ocean.
A National Geographic estima que existam 5,25 biliões de pedaços de lixo plástico no oceano.
3º PARÁGRAFO:
Scientists are concerned about the amount of plastic contamination as a result. Due to the amount of plastic in the water, it is now being questioned whether anything that comes out of it is suitable for human consumption. Because it impacts a lot of marine species in addition to human health, food safety, and climate change, plastic pollution in the oceans is a significant issue right now more than ever.
Os cientistas estão preocupados com a quantidade de contaminação plástica resultante. Devido à quantidade de plástico na água, questiona-se agora se algo que sai dela é adequado para consumo humano. Dado que afecta muitas espécies marinhas, para além da saúde humana, da segurança alimentar e das alterações climáticas, a poluição plástica nos oceanos é um problema significativo neste momento, mais do que nunca.
4º PARÁGRAFO:
Microplastics are produced as a result of the degradation of plastics brought on by exposure to sunshine, weather, and other elements of nature.
Os microplásticos são produzidos como resultado da degradação dos plásticos provocada pela exposição à luz solar, às intempéries e a outros elementos da natureza.
►Animals that mistake plastic for food can easily consume microplastics.
Animais que confundem plástico com comida podem facilmente consumir microplásticos.
►Because their bodies are unable to handle the amount of plastic being consumed, marine life is killed as a result of this mistake.
Como os seus corpos são incapazes de lidar com a quantidade de plástico consumido, a vida marinha é morta em consequência deste erro.
5º PARÁGRAFO:
The World Wildlife Federation estimates that marine mammals affected by plastic pollution, such as turtles, seabirds, whales, fish, and dolphins, die 100,000 times per year as a result of ingestion or entanglement in plastic fishing gear.
A World Wildlife Federation estima que os mamíferos marinhos afetados pela poluição plástica, como tartarugas, aves marinhas, baleias, peixes e golfinhos, morrem 100.000 vezes por ano como resultado da ingestão ou emaranhamento em artes de pesca plásticas.
►This number is likely to increase, as by 2050, there will probably be more plastic in the ocean than fish.
É provável que este número aumente, pois em 2050 provavelmente haverá mais plástico do que peixes no oceano.
6º PARÁGRAFO:
You can no longer label anything that emerges from the water as biological, according to Dr Jennifer Lavers, a zoologist at the University of Tasmania, who spoke with ABC Science.
Você não pode mais rotular nada que emerge da água como biológico, de acordo com a Dra. Jennifer Lavers, zoóloga da Universidade da Tasmânia, que conversou com a ABC Science. 
►Fish ingest tonnes of plastic every year, and the more plastic pollution there is, the further up the food chain you go, the more likely it is that it will reach humans, especially those who eat seafood.
Os peixes ingerem toneladas de plástico todos os anos e, quanto mais poluição plástica existir, quanto mais acima se sobe na cadeia alimentar, mais provável é que chegue aos seres humanos, especialmente aqueles que comem marisco.
7º PARÁGRAFO:
The International Union for Conservation of Nature reports that Microplastics are found in tap water, beer, and salt and are present in all samples collected in the world's oceans, including the Arctic.
A União Internacional para a Conservação da Natureza relata que os microplásticos são encontrados na água da torneira, na cerveja e no sal e estão presentes em todas as amostras recolhidas nos oceanos do mundo, incluindo o Ártico.
8º PARÁGRAFO:
Because some of the chemicals used to make plastic are hazardous to humans, microplastics are now present in many items that people use on a daily basis.
Como alguns dos produtos químicos usados para fazer plástico são perigosos para os seres humanos, os microplásticos estão agora presentes em muitos itens que as pessoas usam diariamente. 
►Contaminated plastics that have been consumed by marine life pose health dangers to humans.
Os plásticos contaminados que foram consumidos pela vida marinha representam perigos para a saúde dos seres humanos.
9º PARÁGRAFO:
Last year, scientists published a study with unexpected results. Human blood was found to nclude plastic, which is not where it should be.
No ano passado, cientistas publicaram um estudo com resultados inesperados. Descobriu-se que o sangue humano inclui plástico, que não está onde deveria estar.
10º PARÁGRAFO:
According to the researchers, plastic particles were discovered in 17 of the 22 anonymous, healthy adult participants' blood samples.
De acordo com os pesquisadores, partículas de plástico foram descobertas em 17 das 22 amostras de sangue de participantes anônimos e adultos saudáveis.
►A third of the samples had polystyrene, which is used for packaging food and other products, and half of the samples contained PET plastic, which is frequently used in beverage bottles.
Um terço das amostras continha poliestireno, utilizado para embalar alimentos e outros produtos, e metade das amostras continha plástico PET, frequentemente utilizado em garrafas de bebidas.
►One-fourth of the blood samples contained polyethene, a material used to make plastic carrier bags, according to The Guardian.
Um quarto das amostras de sangue continha polietileno, um material usado para fazer sacolas plásticas, segundo o The Guardian.
11º PARÁGRAFO:
This study proved that plastic is ingested by people and is found in everyday products.
Este estudo comprovou que o plástico é ingerido pelas pessoas e encontrado em produtos de uso diário.
►Scientists concur that these effects must be recognised because plastic production is only set to increase, even if therc is still much to Icam about the possible effects of plastic on humans.
Os cientistas concordam que estes efeitos devem ser reconhecidos porque a produção de plástico só deverá aumentar, mesmo que ainda haja muito a dizer sobre os possíveis efeitos do plástico nos seres humanos.
12º PARÁGRAFO:
Research has shown that plastics affect both people and marine life, and as more knowledge is gained, individuals will be able to take action to minimise the problem of plastic pollution.
A pesquisa demonstrou que os plásticos afetam tanto as pessoas como a vida marinha e, à medida que mais conhecimento for adquirido, os indivíduos serão capazes de tomar medidas para minimizar o problema da poluição por plásticos.
13º PARÁGRAFO:
One of the easiest and most direct ways that people can help the fight against plastic pollution is to reduce their usage of single-use plastics like plastic bags, straws, and cups.
Uma das maneiras mais fáceis e diretas pelas quais as pessoas podem ajudar na luta contra a poluição plástica é reduzir o uso de plásticos descartáveis, como sacos plásticos, canudos e copos.
►By carrying about reusable versions of such products and avoiding single-use plastic, people can make little changes that, with regular use, may have significant positive benefits.
Ao transportar versões reutilizáveis de tais produtos e evitar o plástico descartável, as pessoas podem fazer pequenas alterações que, com o uso regular, podem trazer benefícios positivos significativos.
  • (Abridged and adapted from: https://www.marineinsight com/videos/wildlife-and-humankind-are-alarmingly-threatened-by-plastic-debris).
05 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
In the sentence, "Marine trash has been harming marine life for a very long time.", there is an example of:
(A) Present perfect tense.
(B) Present perfect continuous tense.
(C) Past perfect tense.
(D) Past perfect continuous tense.
(E) Simple past tense.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - TEMPOS VERBAIS:
In the sentence, "Marine trash has been harming marine life for a very long time.", there is an example of:
Na frase “O lixo marinho vem prejudicando a vida marinha há muito tempo.”, há um exemplo de:
(A) Present perfect tense.
(B) Present perfect continuous tense.
(C) Past perfect tense.
(D) Past perfect continuous tense.
(E) Simple past tense.

06 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
Read the statements about the text and decide whether they are True (T) or False (F). Mark the correct option.
I - Anything that comes out of the ocean nowadays - due to the pollution in the water - is unsuitable for human consumption.
II - There is a high probability that, by 2050, the amount of fish in the ocean will be smaller than the quantity of plastic in it.
III - According to Dr Jennifer Lavers, fish ingest tonnes of plastic every year, and the more plastic pollution there is, so that means we can no longer label anything that emerges from the water as biological. 
IV - Scientists concur that there is still much to lean about the possible effects of plastic on humans, and that there might be possible effects. 
IV- Scientists concur that there is still much to lean about the possible effects of plastic on humans, and that there might be possible effects. 
V- A third of the healthy adult participants” blood samples revcaled polycthenc and polystyrenc in it, which are plastic particles.
(A) T -T -T - F - F
(B) F - F - T - T - F
(C) F - F - F - T - T
(D) F - T - T - F - F
(E) T - T - F - F - T
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
I - Anything that comes out of the ocean nowadays - due to the pollution in the water - is unsuitable for human consumption.
Tudo o que hoje sai do oceano - devido à poluição das águas - é impróprio para consumo humano.
II - There is a high probability that, by 2050, the amount of fish in the ocean will be smaller than the quantity of plastic in it.
Há uma grande probabilidade de que, até 2050, a quantidade de peixes no oceano seja menor que a quantidade de plástico nele contido.
III - According to Dr Jennifer Lavers, fish ingest tonnes of plastic every year, and the more plastic pollution there is, so that means we can no longer label anything that emerges from the water as biological.
Segundo a Dra. Jennifer Lavers, os peixes ingerem toneladas de plástico todos os anos, e quanto mais poluição plástica existe, isso significa que já não podemos rotular nada que emerge da água como biológico. 
IV - Scientists concur that there is still much to lean about the possible effects of plastic on humans, and that there might be possible effects.
Os cientistas concordam que ainda há muito a aprender sobre os possíveis efeitos do plástico nos seres humanos, e que pode haver possíveis efeitos. 
V- A third of the healthy adult participants” blood samples revcaled polycthenc and polystyrenc in it, which are plastic particles.
As amostras de sangue de um terço dos participantes adultos saudáveis revelaram polietileno e poliestireno, que são partículas de plástico.

07 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE) From the excerpt,
  • "some of the chemicals used to make plastic are hazardous to humans, microplastics are now present in many items that people use on a daily basis.",
it is possible to infer that
(A) microplastics are only present in certain types of plastic.
(B) the use of plastic should be completely climinated to avoid the presence of microplastics.
(C) examples of items that may contain microplastics include personal care products like toothpaste and esfoliating scrubs.
(D) some of the chemicals used to make plastic are unhealthy to humans.
(E) microplastics ar not aconcern for human health.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
From the excerpt, "some of the chemicals used to make plastic are hazardous to humans, microplastics are now present in many items that people use on a daily basis.", it is possible to infer that
A partir do trecho, “alguns dos produtos químicos usados para fazer plástico são perigosos para os seres humanos, os microplásticos estão agora presentes em muitos itens que as pessoas usam diariamente.”, é possível inferir que
(A) microplastics are only present in certain types of plastic.
os microplásticos estão presentes apenas em certos tipos de plástico.
(B) the use of plastic should be completely climinated to avoid the presence of microplastics.
o uso de plástico deve ser totalmente climado para evitar a presença de microplásticos.
(C) examples of items that may contain microplastics include personal care products like toothpaste and esfoliating scrubs.
exemplos de itens que podem conter microplásticos incluem produtos de higiene pessoal, como pasta de dente e esfoliantes.
(D) some of the chemicals used to make plastic are unhealthy to humans.
alguns dos produtos químicos usados para fazer plástico não são saudáveis para os seres humanos.
(E) microplastics ar not aconcern for human health.
os microplásticos não são uma preocupação para a saúde humana.

08 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
Which option can not be inferred from the text? 
(A) At least 5.25 trillion pieces of plastic trash are in the ocean.
(B) The effects of plastic on marine life have been a concern for a long time, even though not much has been done to solve the problem.
(C) Scientists believe that the effects of plastics on humans should not be noticed.
(D) Human blood was found to include plastic in a recent study.
(E) One of the ways to fight against plastic pollution is to reduce usage of single-use plastics.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
Which option can not be inferred from the text? 
Qual opção não pode ser inferida do texto?
(A) At least 5.25 trillion pieces of plastic trash are in the ocean.
Pelo menos 5,25 trilhões de pedaços de lixo plástico estão no oceano.
(B) The effects of plastic on marine life have been a concern for a long time, even though not much has been done to solve the problem.
Os efeitos do plástico na vida marinha são uma preocupação há muito tempo, embora pouco tenha sido feito para resolver o problema.
(C) Scientists believe that the effects of plastics on humans should not be noticed.
Os cientistas acreditam que os efeitos dos plásticos nos seres humanos não devem ser notados.
(D) Human blood was found to include plastic in a recent study.
Descobriu-se que o sangue humano inclui plástico em um estudo recente.
(E) One of the ways to fight against plastic pollution is to reduce usage of single-use plastics.
Uma das formas de combater a poluição plástica é reduzir a utilização de plásticos descartáveis.

09 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTEConsidering the text, the word “likely” in
  • This number is likely to increase [...] (5th paragraph)
means:
(A) expected
(B) in favor of 
(C) plausible
(D) reasonable
(E) promising
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - "LIKELY"('it'll probably happen' or 'it is expected'):
  • This number is likely to increase [...]
  • Este número provavelmente aumentará [...]
(A) expected
esperado
(B) in favor of
a favor de 
(C) plausible
plausível
(D) reasonable
razoável
(E) promising
promissor
>> "LIKELY" - If something is likely, it will probably happen or is expected.
10 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTEIn the sentence:
  • “Because it impacts a lot of marine species in addition to human health, food safety, and climate change, plastic pollution in the oceans is a significant issue right now more than “an ever.” (line 16).
The pronoun “it” refers to: 
(A) the degradation of plastics brought on by exposure to sunshine.
(B) sunshine, weather, and other elements of nature.
(C) animals that mistake plastic for food.
(D) plastic pollution in the oceans. 
(E) microplastics that are produced as a result of the degradation of plastics.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
  • “Because it impacts a lot of marine species in addition to human health, food safety, and climate change, plastic pollution in the oceans is a significant issue right now more than “an ever.”
”The pronoun “it” refers to: 
(A) the degradation of plastics brought on by exposure to sunshine.
(B) sunshine, weather, and other elements of nature.
(C) animals that mistake plastic for food.
(D) plastic pollution in the oceans. 
(E) microplastics that are produced as a result of the degradation of plastics.

 TEXTO 3Read the text below and answer questions 11, 12 and 13.
TRADUÇÃO DO TEXTO:
Building the impossible: Golden Gate Bridge
Construindo o impossível: Ponte Golden Gate
1º PARÁGRAFO:
In the mid-1930s, two familiar spires towered above the moming fog. Stretching 227 meters into the sky, these 22,000-ton towers would help support California"s Golden Gate Bridge.
Em meados da década de 1930, duas torres familiares erguiam-se acima da neblina matinal. Estendendo-se por 227 metros no céu, essas torres de 22 mil toneladas ajudariam a sustentar a ponte Golden Gate, na Califórnia.
2º PARÁGRAFO:
But since they were currently in Pennsylvania, they first had to be dismantled, packaged, and shipped piece by piece over 4,500 kilometers away.
Mas como estavam atualmente na Pensilvânia, primeiro tiveram que ser desmontados, embalados e enviados peça por peça a mais de 4.500 quilômetros de distância.
Moving the bridge's towers across a continent was just one of the challenges facing Charles Ellis and Joseph Strauss, the project's lead engineers. Even before construction began, the pair faced all kinds of opposition.
Mover as torres da ponte através de um continente foi apenas um dos desafios enfrentados por Charles Ellis e Joseph Strauss, os engenheiros-chefes do projeto. Mesmo antes do início da construção, a dupla enfrentou todo tipo de oposição. 
3º PARÁGRAFO:
The military feared the bridge would make the important harbor an even more vulnerable target.
Os militares temiam que a ponte tornasse o importante porto um alvo ainda mais vulnerável.
►Ferry companies claimed the bridge would steal their business, and residents wanted to preserve the area's natural scenery.
As empresas de balsas alegaram que a ponte roubaria seus negócios e os moradores queriam preservar o cenário natural da região.
4º PARÁGRAFO:
Worse still, many engineers thought the project was impossible.
Pior ainda, muitos engenheiros pensaram que o projeto era impossível. 
►The Golden Gate Strait was home to 96-kilometer-per-hour winds, swirling tides, an endless blanket of fog, and the earthquake-prone San Andreas fault.
O Estreito de Golden Gate era o lar de ventos de 96 quilômetros por hora, marés turbulentas, um interminável manto de neblina e a falha de San Andreas, propensa a terremotos.
5º PARÁGRAFO:
But Strauss ____________________ the bridge ______________ be built; and that it __________________ provide San Francisco”s commuters more reliable passage to the city.
Mas Strauss estava convencido de que a ponte poderia ser construída; e que proporcionaria aos passageiros de São Francisco uma passagem mais confiável para a cidade.
►He was, however, a bit out of his depth. Strauss”s initial plans to span the strait used a cantilever bridge. This kind of bridge consists of a single beam anchored at one end and extended horizontally like a diving board.
Ele estava, no entanto, um pouco fora de si. Os planos iniciais de Strauss para atravessar o estreito usavam uma ponte cantilever. Este tipo de ponte consiste em uma única viga ancorada em uma extremidade e estendida horizontalmente como um trampolim.
6º PARÁGRAFO:
Since these bridges can only extend so far before collapsing under their own weight, Strauss's design used two cantilevers, linked by a structure in the middle.
Como essas pontes só podem se estender até certo ponto antes de desabarem sob seu próprio peso, o projeto de Strauss utilizou dois cantilevers, ligados por uma estrutura no meio.
►But Ellis and his colleague Leon Moisseif convinced Strauss to pursue a different approach: the suspension bridge.
Mas Ellis e o seu colega Leon Moisseif convenceram Strauss a seguir uma abordagem diferente: a ponte pênsil.
7º PARÁGRAFO:
Where a cantilever bridge is supported from one end a suspension bridge suspends its deck from cables strung across the gap. The result is a more flexible structure that's resilient to winds and shifting loads.
Quando uma ponte cantilever é apoiada em uma extremidade, uma ponte suspensa suspende seu tabuleiro com cabos amarrados na abertura. O resultado é uma estrutura mais flexível, resistente a ventos e mudanças de carga. 
►This kind of design had long been used for small rope bridges. And in the 1930s, advanced steel manufacturing could create cables of bundled wire to act as strong steel rope for large-scale construction.
Este tipo de projeto tem sido usado há muito tempo para pequenas pontes de corda. E na década de 1930, a fabricação avançada de aço poderia criar cabos de arame agrupado para atuar como corda de aço forte para construção em grande escala.
8º PARÁGRAFO:
At the time, the Golden Gate Bridge was the longest and tallest suspension bridge ever attempted, and its design was only possible due to these innovations.
Na época, a Ponte Golden Gate era a ponte suspensa mais longa e alta já tentada, e seu projeto só foi possível devido a essas inovações.
9º PARÁGRAFO:
But cables and towers of this size could only be built at large steelworks on the country's east coast.
Mas cabos e torres deste tamanho só poderiam ser construídos em grandes siderúrgicas na costa leste do país.
Abridged and adapted from: https://Awww.ted.com/talks/alex_gender_builIding_the_impossible_golden_gate_bridge/transcript).
11 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
Mark the option that completes the blank space, in the fifth paragraph in the text above:
But Strauss ____________________ the bridge ______________ be built; and that it __________________ provide San Francisco”s commuters more reliable passage to the city.
(A) conviced / could / must
(B) has conviced / would / would
(C) was conviced / could / must
(D) conviced / could / would
(E) was conviced / could / would
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
But Strauss was convinced the bridge could be built; and that it would provide San Francisco”s commuters more reliable passage to the city.
Mas Strauss estava convencido de que a ponte poderia ser construída; e que proporcionaria aos passageiros de São Francisco uma passagem mais confiável para a cidade.
(A) convinced / could / must
(B) has convinced / would / would
(C) was convinced / could / must
(D) convinced / could / would
(E) was convinced / could / would

13 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
What were the challenges faced by Charles Ellis and Joseph Strauss in building the Golden Gate Bridge? Choose the correct option. 
I- Opposition from the military. 
II- Opposition from ferry companies. 
III- Opposition from residents. 
IV- Opposition from his colleague Leon Moisseif. 
V- Opposition from the engineers. 
(A) I, II and III are correct. 
(B) I, II and V are correct.
(C) II, IV and V are correct. 
(D) I, II and IV are correct.
(E) II, III and IV are correct. 
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
What were the challenges faced by Charles Ellis and Joseph Strauss in building the Golden Gate Bridge? Choose the correct option.
Quais foram os desafios enfrentados por Charles Ellis e Joseph Strauss na construção da Ponte Golden Gate? Escolha a opção correta. 
I - Opposition from the military. 
Oposição dos militares.
II - Opposition from ferry companies.
Oposição das empresas de balsas. 
III - Opposition from residents.
Oposição dos moradores. 
IV - Opposition from his colleague Leon Moisseif.
Oposição do colega Leon Moisseif. 
V - Opposition from the engineers.
Oposição dos engenheiros.

 TEXTO 4Based on the text below answer questions 14 and 15.
TRADUÇÃO DO TEXTO:
Europe’s hottest winter
O inverno mais quente da Europa
This January, temperatures across Europe reached an all-time high.
Em Janeiro deste ano, as temperaturas em toda a Europa atingiram um máximo histórico.
►Many nations are suffering from a warmer winter. For example, in Bosnia, the exceptionally warm weather prompted tourism authorities to consider a declaration of a natural emergency. In Switzerland, Alpine slopes lack the blanket of snow needed to ski.
Muitas nações estão sofrendo com um inverno mais quente. Por exemplo, na Bósnia, o clima excepcionalmente quente levou as autoridades do turismo a considerar a declaração de uma emergência natural. Na Suíça, as encostas alpinas não têm a camada de neve necessária para esquiar.
►In Macedonia, low snow has kept away thousands of tourists from ski resorts. In Bilbao, Spain, the temperature reached 25.1 degrees Celsius, which was 10 degrees more than average for this time of year.
Na Macedônia, a pouca neve afastou milhares de turistas das estações de esqui. Em Bilbao, na Espanha, a temperatura atingiu 25,1 graus Celsius, 10 graus a mais que a média para esta época do ano.
►According to scientists, extreme weather events are more frequent, more intense, and last longer because of human-induced climate change. Experts forecast the above-normal temperatures to last until mid-January.
Segundo os cientistas, os eventos climáticos extremos são mais frequentes, mais intensos e duram mais tempo devido às alterações climáticas induzidas pelo homem. Os especialistas prevêem que as temperaturas acima do normal durarão até meados de janeiro.
https://www.newsinlevels.com/products/europes-hottest-winter-level-3
14 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
In the fragmento the text: "In Macedonia, low snow has kept away thousands of tourists from ski resorts.", the phrasal verb in bold has the same meaning, EXCEPT in
(A) moved away
(B) kept off
(C) straggled
(D) withdrawn
(E) laid away
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICOS - PHRASAL VERBS, SYNONYMS:
In the fragmento the text: "In Macedonia, low snow has kept away thousands of tourists from ski resorts.", the phrasal verb in bold has the same meaning, EXCEPT in
No fragmento o texto: “Na Macedônia, a neve baixa afastou milhares de turistas das estações de esqui.”, o phrasal verb em negrito tem o mesmo significado, EXCETO em
(A) moved away
afastou
(B) kept off
afastou
(C) straggled
afastou
(D) withdrawn
retirou
(E) laid away
reservou
>> "LAID AWAY" - to (cause to) remain at a distance.(
https://www.merriam-webster.com/thesaurus/laid%20away)

17 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
Choose the option that correctly completes the text below, respectively.
Thanks to _______ team of sniffers, led by George Aldrich, astronauts can breathe a little bit easier. Aldrich is the “chief sniffer” at the White Sands Test Facility in New Mexico. _______ job is to smell items before they can be flown in the space shuttle. 
Aldrich explained that smells change in space and that once astronauts are up there, _______ stuck with whatever smells are onboard with them. In space, astronauts aren't able to open the window for extra ventilation. He also said that _______ important not to introduce substances that will change the delicate balance of the climate of the International Space Station and the space shuttle. This is even more important to the ISS astronauts than it was to the Apollo astronauts in _______ .
  • (Adapted from https://www.wearethemighty.com/jobs/nasas-chief-sniffer-smells-space/)
(A) NASAs' — His's — they're — it's — '60s 
(B) NASA's — His's — their — its — 60's 
(C) NASA's — His — they're — it's — '60s
(D) NASAs' — His — their — its — 60's 
(E) NASAs' — His — their — its — '60s
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
►Thanks to NASA's team of sniffers, led by George Aldrich, astronauts can breathe a little bit easier. Aldrich is the “chief sniffer” at the White Sands Test Facility in New Mexico.
Graças à equipe de farejadores da NASA, liderada por George Aldrich, os astronautas podem respirar um pouco mais facilmente. Aldrich é o “farejador-chefe” do Centro de Testes de White Sands, no Novo México.
His job is to smell items before they can be flown in the space shuttle.
Seu trabalho é cheirar os itens antes que eles possam voar no ônibus espacial.
►Aldrich explained that smells change in space and that once astronauts are up there, they're stuck with whatever smells are onboard with them.
Aldrich explicou que os cheiros mudam no espaço e que, uma vez lá em cima, os astronautas ficam presos a quaisquer cheiros que estejam a bordo.
►In space, astronauts aren't able to open the window for extra ventilation.
No espaço, os astronautas não conseguem abrir a janela para ventilação extra.
►He also said that it's important not to introduce substances that will change the delicate balance of the climate of the International Space Station and the space shuttle.
Disse também que é importante não introduzir substâncias que alterem o delicado equilíbrio do clima da Estação Espacial Internacional e do ônibus espacial.
►This is even more important to the ISS astronauts than it was to the Apollo astronauts in '60s .
Isto é ainda mais importante para os astronautas da ISS do que foi para os astronautas da Apollo nos anos 60.

18 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
Which sentences are grammatically correct?
I - They are an European couple.
II - I'm studying at a university close to home.
III - Diego lives in 234 Chicago Avenue.
IV - I was born on August 10.
V - Smiths are coming for lunch today.
(A) Only I, III and V.
(B) Only II and IV.
(C) Only I, IV and V.
(D) Only I, II and V.
(E) Only III and IV.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - REGRAS DE GRAMÁTICA:
Which sentences are grammatically correct?
I - They are an European couple.
A frase correta é "a European".
• O artigo indefinido "a" é usado antes de palavras que começam com som de consoante, enquanto "an" é usado antes de palavras que começam com som de vogal. O som, e não a primeira letra da palavra, determina qual artigo usar.
• No caso de “European”, embora comece com uma vogal, o som que se segue é um som consonantal, especificamente o som “y” como em “You”.
II - I'm studying at a university close to home.
III - Diego lives in 234 Chicago Avenue.
• A frase correta é "at 234".
• DICA -  Ponha sempre AT antes de NÚMERO (de rua, avenida, viela, trilha, travessa, etc.)
• Diego lives at 234 Chicago Avenue. (CORRETO)
• Diego lives on Chicago Avenue. (CORRETO)
• Diego lives in Chicago. (CORRETO)
IV - I was born on August 10.
V - Smiths are coming for lunch today.
• A frase correta é "The smiths", onde o "s" é para mostrar o plural, mais de um Smith vindo.
• Ao falar coletivamente sobre membros da mesma família, o artigo THE deve ser utilizado antes do sobrenome.Lembre-se: o sobrenome deve estar no plural.

 TEXTOBased on the comic strip, answer questions 19 and 20.
TRADUÇÃO DO TEXTO:
Nothing goes on forever.
Nada dura para sempre.
- All good things must come to an end ...
Todas as coisas boas devem ter um fim...
- When do the good things start?
Quando as coisas boas começam?

19 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
According to the sentence “Nothing goes on forever” from the comic strip, read the sentences below and choose the correct sentence, as far as the use of the indefinite pronoun is grammatically correct. 
(A) There is anything in Sarah's suitcase.
(B) Paul said that he doesn't know nothing. 
(C) Ronald said that he didn't hear anything. 
(D) There isn't nothing in Beth's bag.
(E) There isn't something on Rose's desk.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
According to the sentence “Nothing goes on forever” from the comic strip, read the sentences below and choose the correct sentence, as far as the use of the indefinite pronoun is grammatically correct.
De acordo com a frase “Nada dura para sempre” da história em quadrinhos, leia as frases abaixo e escolha a frase correta, desde que o uso do pronome indefinido esteja gramaticalmente correto. 
(A) There is anything in Sarah's suitcase. (o correto é "is something")
Há alguma coisa na mala de Sarah.
(B) Paul said that he doesn't know nothing. (dupla negativa)
Paulo disse que não sabe de nada. 
(C) Ronald said that he didn't hear anything.
Ronald disse que não ouviu nada. 
(D) There isn't nothing in Beth's bag. (dupla negativa)
Não há nada na bolsa de Beth.
(E) There isn't something on Rose's desk. (o correto é "isn't anything")
Não há nada na mesa de Rose.

20 – (EFOMM-PS2024-OFICIAL-MARINHA MERCANTE)
According to the comic strip above, choose the correct alternative.
(A) The characters are living a period of happiness.
(B) The modal “must” expresses ability. 
(C) The word “things” could be correctly replaced with “stuff”, without changing the meaning of the text. 
(D) “Nothing” is always used with an auxiliary verb + not. 
(E) Everything goes on forever.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
According to the comic strip above, choose the correct alternative.
De acordo com a história em quadrinhos acima, escolha a alternativa correta.
(A) The characters are living a period of happiness.
Os personagens estão vivendo um período de felicidade.
(B) The modal “must” expresses ability.
O modal “must” expressa habilidade. 
(C) The word “things” could be correctly replaced with “stuff”, without changing the meaning of the text.
A palavra “things” poderia ser corretamente substituída por “stuff”, sem alterar o sentido do texto. 
(D) “Nothing” is always used with an auxiliary verb + not.
 “Nothing” é sempre usado com verbo auxiliar + not. 
(E) Everything goes on forever.
Tudo dura para sempre.

 teste

Nenhum comentário:

Postar um comentário