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❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
❑ ESTRUTURA-PROVA:
- 09 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
❑ PROVA:
07 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE)
Falácias são argumentos que podem até parecer à primeira
vista bem construídos logicamente, mas são falhos, seja em
termos do uso da linguagem, de pertinência temática ou de
correção formal. Os primeiros estudos sistemáticos das
falácias foram feitos pelo filósofo Aristóteles, que classificou
alguns dos argumentos falaciosos mais comuns.
No terceiro quadrinho da história, uma personagem se serve
de um argumento falacioso bastante conhecido a fim de
persuadir o outro.
Esse argumento pode ser classificado como
um caso de qual tipo de falácia?
(A) Ataque à pessoa.
(B) Apelo à piedade.
(C) Apelo à força.
(D) Ambiguidade.
(E) Apelo à ignorância.
Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, FALÁCIA & APELO À FORÇA :
Esse argumento pode ser classificado como um caso de qual tipo de falácia?
(A) Ataque à pessoa.
(B) Apelo à piedade.
(C) Apelo à força.
(D) Ambiguidade.
(E) Apelo à ignorância.
>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
[Well, I appreciate the help you've given me. I was wondering though, If I should get a second opinion. Only if you don't mind my beating you over the head with that stool you're sitting on! I guess first opinions are pretty good.]
- CHARLIE BROWN:
- Well, I appreciate the help you've given me.
- Bem, agradeço a ajuda que você me deu.
- I was wondering though, If I should get a second opinion.
- Eu estava pensando se deveria procurar uma segunda opinião.
- LUCY:
- Only if you don't mind my beating you over the head with that stool you're sitting on!
- Só se você não se importar que eu bata na sua cabeça com esse banquinho em que você está sentado!
- CHARLIE BROWN:
- I guess first opinions are pretty good.
- Acho que as primeiras opiniões são muito boas.
15 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE)
“justice, each getting what he or she is due. Formal justice is
the impartial and consistent application of principles, whether
or not the principles themselves are just.
“justiça, cada um recebendo o que lhe é devido. Justiça formal é a aplicação imparcial e consistente de princípios, sejam ou não os princípios em si justos.
Substantive justice
is closely associated with rights, i.e., with what individuals can
legitimately demand of one another or what they can
legitimately demand of their government (e.g., with respect
to the protection of liberty or the promotion of equality).
Justiça substantiva está intimamente associada a direitos, ou seja, com o que os indivíduos podem legitimamente exigir uns dos outros ou o que eles podem legitimamente exigir de seu governo (por exemplo, com relação à proteção da liberdade ou à promoção da igualdade).
Retributive justice concerns when and why punishment is
justified. Debate continues over whether punishment is
justified as retribution for past wrongdoing or because it
deters future wrongdoing. Those who stress retribution as the
justification for punishment usually believe human beings
have libertarian free will, while those who stress deterrence
usually accept determinism.
Justiça retributiva diz respeito a quando e por que a punição é justificada. O debate continua sobre se a punição é justificada como retribuição por erros passados ou porque ela impede erros futuros. Aqueles que enfatizam a retribuição como justificativa para a punição geralmente acreditam que os seres humanos têm livre-arbítrio libertário, enquanto aqueles que enfatizam a dissuasão geralmente aceitam o determinismo.
At least since Aristotle, justice has commonly been identified
both with obeying law and with treating everyone with
fairness.
Pelo menos desde Aristóteles, a justiça tem sido comumente identificada tanto com a obediência à lei quanto com o tratamento de todos com justiça.
But if law is, and justice is not, entirely a matter of
convention, then justice cannot be identified with obeying
law.”
Mas se a lei é, e a justiça não é, inteiramente uma questão de convenção, então a justiça não pode ser identificada com a obediência à lei.”
(A) aplicação imparcial e consistente de princípios éticos e
morais.
(B) promoção de punições rigorosas para qualquer tipo de
crime.
(C) distribuição de recursos econômicos de maneira
equitativa, com ênfase no coletivo.
(D) garantia de que todos recebam o que lhes é devido,
contemplando direitos individuais.
(E) proteção exclusiva dos direitos das minorias, aumentando
sua visibilidade social.
Comentários e Gabarito D
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :

Comentários e Gabarito D
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Comentários e Gabarito E
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Conforme o verbete, a justiça substantiva pode ser definida como a
(A) aplicação imparcial e consistente de princípios éticos e morais.
(B) promoção de punições rigorosas para qualquer tipo de crime.
(C) distribuição de recursos econômicos de maneira equitativa, com ênfase no coletivo.
(D) garantia de que todos recebam o que lhes é devido, contemplando direitos individuais.
- [...] Substantive justice is closely associated with rights, i.e., with what individuals can legitimately demand of one another or what they can legitimately demand of their government (e.g., with respect to the protection of liberty or the promotion of equality).
- Justiça substantiva está intimamente associada a direitos, ou seja, com o que os indivíduos podem legitimamente exigir uns dos outros ou o que eles podem legitimamente exigir de seu governo (por exemplo, com relação à proteção da liberdade ou à promoção da igualdade).
(E) proteção exclusiva dos direitos das minorias, aumentando sua visibilidade social.
❑ TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 27 A 29:
>> TRADUÇÃO DO TEXTO:
Climate change is messing with time
As mudanças climáticas estão causando pequenas mudanças no tempo
“The melting of polar ice due to global warming is affecting
Earth’s rotation and could impact on precision timekeeping,
according to a recent study.
“O derretimento do gelo polar devido ao aquecimento global está afetando a rotação da Terra e pode impactar na precisão da cronometragem, de acordo com um estudo recente.
- "to mess with" –
- "The melting of polar ice" – O derretimento do gelo polar.
- "global warming" – aquecimento global.
- "to mess with" – To make small changes – Fazer pequenas mudanças.

The planet is not about to jerk to a halt, nor speed up so
rapidly that everyone gets flung into space.
O planeta não está prestes a parar bruscamente, nem acelerar tão rapidamente que todos sejam arremessados para o espaço.
- "to jerk to a halt" (parar bruscamente) –The car made a strange noise and then jerked to a halt. – O carro fez um barulho estranho e então parou bruscamente. (https://dictionary.cambridge.org/)
- "to get into space" (entrar no espaço atmosférico)– Gravity is the main force to be dealt with in space, and thrust is the force that allows a spacecraft to get into space and maneuver.
- "to get flung into space" – arremessar no espaço.
But timekeeping
is an exact science in a highly technological society, which is
why global authorities more than half a century ago felt
compelled by the slight changes in Earth’s rotation to invent
the concept of the ‘leap second’.
Mas a cronometragem é uma ciência exata em uma sociedade altamente tecnológica, e é por isso que as autoridades globais, há mais de meio século, se sentiram compelidas pelas pequenas mudanças na rotação da Terra a inventar o conceito de "segundo intercalar".
- "timekeeping" – cronometragem, cronometria, medição do tempo.
- "THE LEAP SECOND" O Leap Second é um ajuste de 1 segundo aplicado ao UTC (Tempo Universal Coordenado) para que a hora do dia se mantenha próxima do UT1 (Tempo Universal). Sem esta alteração, a medição do tempo baseada na rotação da Terra (UT1) desvia-se da medição atómica devido a uma variação irregular e decrescente da velocidade da rotação da Terra.
- O Tempo Universal (UT1) refere-se diretamente à rotação da terra e a hora transmitida chama-se Tempo Universal Coordenado, proveniente dos relógios atômicos e com correções de um segundo inteiro (Leap Second).
Climate change makes these calculations even more
complicated: Soon it may be necessary to insert a ‘negative
leap second’ into the calendar to get the planet’s rotation in
sync with Coordinated Universal Time.
As mudanças climáticas tornam esses cálculos ainda mais complicados: em breve, pode ser necessário inserir um "segundo intercalar negativo" no calendário para sincronizar a rotação do planeta com o Tempo Universal Coordenado.
Timekeeping is based on an astronomical basis. Earth is a
type of a clock. In simpler times, the planet would spin one full
revolution on its axis, and everyone would call it a day.
A cronometragem é baseada em uma base astronômica. A Terra é um tipo de relógio. Em tempos mais simples, o planeta giraria uma revolução completa em seu eixo, e todos chamariam isso de um dia.
But Earth doesn’t spin at a perfectly constant speed. Our
planet is in a complicated gravitational dance with the moon,
the sun, the oceanic tides, Earth’s own atmosphere and the
motion of the planet’s solid inner core.
Mas a Terra não gira a uma velocidade perfeitamente constante. Nosso planeta está em uma dança gravitacional complicada com a lua, o sol, as marés oceânicas, a própria atmosfera da Terra e o movimento do núcleo interno sólido do planeta.
The planet’s fluctuating spin rate is carefully tracked by the
International Earth Rotation and Reference Systems Service.
In the early 1970s, Earth was clearly slowing down in its
rotation, and a gap was forming between atomic time and
astronomical time. Thus, was born the ‘leap second’ to adjust
for the fact that the ‘day’ was getting a bit longer.
A taxa de rotação flutuante do planeta é cuidadosamente rastreada pelo International Earth Rotation and Reference Systems Service. No início da década de 1970, a Terra estava claramente desacelerando sua rotação, e uma lacuna estava se formando entre o tempo atômico e o tempo astronômico. Assim, nasceu o "segundo bissexto" para ajustar o fato de que o "dia" estava ficando um pouco mais longo.
The melting of the ice caps in Antarctica and Greenland
shifts mass — meltwater — toward the equator. That process
increases the equatorial bulge of the planet. Meanwhile, at
the poles, the land that had been pressed down by ice rises,
and Earth becomes more spherical.
O derretimento das calotas de gelo na Antártida e na Groenlândia desloca a massa — água derretida — em direção ao equador. Esse processo aumenta a protuberância equatorial do planeta. Enquanto isso, nos polos, a terra que havia sido pressionada pelo gelo sobe, e a Terra se torna mais esférica.
- "The melting of the ice caps" – O derretimento das calotas de gelo.
According to the study, although the core is causing the
planet to spin faster, the planetary shape changes caused by
a warming climate are slowing that process.
De acordo com o estudo, embora o núcleo esteja fazendo o planeta girar mais rápido, as mudanças na forma planetária causadas por um clima mais quente estão retardando esse processo.
Absent this
effect, the overall acceleration of the planet’s rotation might
require timekeepers to insert a ‘negative leap second’ at the
end of 2026. Because of climate change, that might not be
necessary until 2029.”
Na ausência desse efeito, a aceleração geral da rotação do planeta pode exigir que os cronometristas insiram um "segundo intercalar negativo" no final de 2026. Por causa das mudanças climáticas, isso pode não ser necessário até 2029.”
- Disponível em https://www.washingtonpost.com/science/2024/03/27/ (Adaptado).
27 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE) Segundo o texto, o processo de derretimento das calotas
polares
(A) põe em dúvida a necessidade do conceito de segundo
bissexto.
(B) desloca o fluxo de água para regiões afastadas da linha do
Equador.
(C) deve antecipar em três anos o ajuste dos relógios
atômicos.
(D) ultrapassa o alcance do sistema do Tempo Universal
Coordenado.
(E) tende a reduzir a velocidade de rotação da Terra.
Comentários e Gabarito E
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Segundo o texto, o processo de derretimento das calotas polares
(A) põe em dúvida a necessidade do conceito de segundo bissexto.
(B) desloca o fluxo de água para regiões afastadas da linha do Equador.
(C) deve antecipar em três anos o ajuste dos relógios atômicos.
(D) ultrapassa o alcance do sistema do Tempo Universal Coordenado.
(E) tende a reduzir a velocidade de rotação da Terra.
- The melting of the ice caps in Antarctica and Greenland shifts mass — meltwater — toward the equator. That process increases the equatorial bulge of the planet. Meanwhile, at the poles, the land that had been pressed down by ice rises, and Earth becomes more spherical.
- O derretimento das calotas de gelo na Antártida e na Groenlândia desloca a massa — água derretida — em direção ao equador. Esse processo aumenta a protuberância equatorial do planeta. Enquanto isso, nos polos, a terra que havia sido pressionada pelo gelo sobe, e a Terra se torna mais esférica.
- According to the study, although the core is causing the planet to spin faster, the planetary shape changes caused by a warming climate are slowing that process.
- De acordo com o estudo, embora o núcleo esteja fazendo o planeta girar mais rápido, as mudanças na forma planetária causadas pelo aquecimento climático estão DESALERANDO esse processo.
28 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE) Conforme o texto, os fenômenos naturais que desempenham
papel significativo na complexa interação gravitacional que
afeta a rotação da Terra são
(A) terremotos.
(B) vulcões.
(C) avalanches.
(D) marés dos oceanos.
(E) ciclones.
Conforme o texto, os fenômenos naturais que desempenham papel significativo na complexa interação gravitacional que afeta a rotação da Terra são
(A) terremotos.
(B) vulcões.
(C) avalanches.
(D) marés dos oceanos.
- But Earth doesn’t spin at a perfectly constant speed. Our planet is in a complicated gravitational dance with the moon, the sun, the oceanic tides, Earth’s own atmosphere and the motion of the planet’s solid inner core.
- Mas a Terra não gira a uma velocidade perfeitamente constante. Nosso planeta está em uma dança gravitacional complicada com a lua, o sol, as marés oceânicas, a própria atmosfera da Terra e o movimento do núcleo interno sólido do planeta.
(E) ciclones.
29 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE) Considerando os seres vivos atuais, as informações trazidas
pelo texto e os princípios da Teoria Sintética da Evolução, é
correto afirmar que
(A) as espécies necessariamente se adaptarão às novas
mudanças do planeta.
(B) somente espécies de dias longos, ou seja, aquelas que
precisam de mais horas de luz, sobreviverão às mudanças
previstas.
(C) é difícil prever como se dará a evolução das espécies,
porque esse é um processo mediado pelo acaso.
(D) nenhuma espécie sobreviverá às mudanças na Terra e
novas espécies surgirão em seu lugar.
(E) espécies aquáticas terão vantagem adaptativa sobre
espécies terrestres, uma vez que todos os continentes
submergirão com o derretimento das geleiras.
Considerando os seres vivos atuais, as informações trazidas pelo texto e os princípios da Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar que
(A) as espécies necessariamente se adaptarão às novas mudanças do planeta.
(B) somente espécies de dias longos, ou seja, aquelas que precisam de mais horas de luz, sobreviverão às mudanças previstas.
(C) é difícil prever como se dará a evolução das espécies, porque esse é um processo mediado pelo acaso.
* A evolução (mudança genética que afeta o fenótipo) funciona de forma aleatória.
(D) nenhuma espécie sobreviverá às mudanças na Terra e novas espécies surgirão em seu lugar.
(E) espécies aquáticas terão vantagem adaptativa sobre espécies terrestres, uma vez que todos os continentes submergirão com o derretimento das geleiras.
❑ TEXTO PARA AS QUESTÕES 41 E 42:
❑ TRADUÇÃO:“Quick, quick, tell me something awful
Rápido, rápido, me diga algo horrível
Like you are a poet trapped inside the body of a finance guy
Como se você fosse um poeta preso dentro do corpo de um cara das finanças
Tell me all your secrets, all you'll ever be is
Conte-me todos os seus segredos, tudo o que você será é
My eternal consolation prize
Meu eterno prêmio de consolação
You see, I was a debutante in another life, but
Veja, eu era uma debutante em outra vida, mas
Now I seem to be scared to go outside
Agora pareço estar com medo de sair
If comfort is a construct, I don't believe in good luck
Se conforto é uma construção, não acredito em boa sorte
Now that I know what's what
Agora que sei o que é o que
I hate it here so I will go to secret gardens in my mind
Eu odeio isso aqui, então irei para jardins secretos em minha mente
People need a key to get to, the only one is mine
As pessoas precisam de uma chave para chegar, a única é a minha
I read about it in a book when I was a precocious child
Eu li sobre isso em um livro quando eu era uma criança precoce
No mid-sized city hopes and small-town fears
Nenhuma esperança de cidade média e medos de cidade pequena
I'm there most of the year 'cause I hate it here
Estou lá a maior parte do ano porque odeio isso aqui
I hate it here
Eu odeio isso aqui
My friends used to play a game where
Meus amigos costumavam jogar um jogo onde
We would pick a decade
Nós escolheríamos uma década
We wished we could live in instead of this
Em que gostaríamos de poder viver em vez desta
I'd say the 1830s but without all the racists
Eu diria a década de 1830, mas sem todos os racistas
And getting married off for the highest bid
E nos casar pelo lance mais alto
Everyone would look down 'cause it wasn't fun now
Todo mundo olharia para baixo porque não era divertido agora
Seems like it was never even fun back then
Parece que nunca foi divertido naquela época
Nostalgia is a mind's trick
If I'd been there, I'd hate it
It was freezing in the palace”
A nostalgia é um truque da mente Se Eu estive lá, eu odiaria isso. Estava congelando no palácio”
- “I hate it here”, Taylor Swift, do álbum The Tortured Poets Department, 2024 (Adaptado).
41 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE) Na letra da música, o verso “Like you are a poet trapped inside
the body of a finance guy”
(A) enaltece a romantização e idealização de épocas passadas.
(B) destaca o papel de contextos externos no manejo de
frustrações.
(C) expressa o sentimento de insatisfação ou inadequação em
relação às expectativas sociais.
(D) critica a revelação de segredos e o rompimento de
fronteiras pessoais.
(E) enfatiza a importância da sorte e de elementos culturais
como mitos e rituais.
Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Na letra da música, o verso “Like you are a poet trapped inside the body of a finance guy”
(A) enaltece a romantização e idealização de épocas passadas.
(B) destaca o papel de contextos externos no manejo de frustrações.
(C) expressa o sentimento de insatisfação ou inadequação em relação às expectativas sociais.
- Like you are a poet trapped inside the body of a finance guy
- Como se você fosse um poeta aprisionado dentro do corpo de um cara das finanças.
(D) critica a revelação de segredos e o rompimento de fronteiras pessoais.
(E) enfatiza a importância da sorte e de elementos culturais como mitos e rituais.
42 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE) No texto, a percepção de “conforto como construto” indica
que o eu lírico vê o conforto como
(A) refúgio mental para apaziguar as pressões e o
descontentamento da vida.
(B) concepção ligada às experiências infantis em mecanismos
de enfrentamento.
(C) conceito pressuposto, dependente da realidade concreta
das pessoas.
(D) dificuldade de ter autoafirmação, por conta de questões
internas pendentes.
(E) algo criado pela sociedade, produzindo falsa sensação de
segurança.
No texto, a percepção de “conforto como construto” indica que o eu lírico vê o conforto como
(A) refúgio mental para apaziguar as pressões e o descontentamento da vida.
(B) concepção ligada às experiências infantis em mecanismos de enfrentamento.
(C) conceito pressuposto, dependente da realidade concreta das pessoas.
(D) dificuldade de ter autoafirmação, por conta de questões internas pendentes.
(E) algo criado pela sociedade, produzindo falsa sensação de segurança.
- If comfort is a construct, I don't believe in good luckSe conforto é uma construção, não acredito em boa sorteNow that I know what's whatAgora que sei o que é o queI hate it here so I will go to secret gardens in my mindEu odeio isso aqui, então irei para jardins secretos em minha mente.
“There's a problem, feathers, iron
Bargain buildings, weights and pulleys
Feathers hit the ground before the weight can leave the air”
- Bill Berry, Peter Buck, Mike Mills e Michael Stipe.
A qual episódio (real ou hipotético) da história da física o
trecho da música faz alusão?
(A) À queda de uma maçã, que teria inspirado Newton à
descoberta da gravitação universal.
(B) À observação de um pássaro em voo, que teria levado
Einstein a formular a teoria da relatividade.
(C) Aos experimentos com objetos de massas diferentes, que
teriam indicado a Galileu os princípios da queda livre.
(D) Ao transbordamento da água em uma banheira, que teria
sugerido a Arquimedes o conceito de empuxo.
(E) À queda de um bloco de ferro ligado a uma hélice, que
teria levado Joule à equivalência entre calor e energia.
- “There's a problem, feathers, iron
- Há um problema, plumas, ferro
- Bargain buildings, weights and pulleys
- Barganhas, Prédios, pesos e polias
- Feathers hit the ground before the weight can leave the air”
- Plumas tocam o chão antes que o peso possa abandonar o ar”
A qual episódio (real ou hipotético) da história da física o trecho da música faz alusão?
(A) À queda de uma maçã, que teria inspirado Newton à descoberta da gravitação universal.
(B) À observação de um pássaro em voo, que teria levado Einstein a formular a teoria da relatividade.
(C) Aos experimentos com objetos de massas diferentes, que teriam indicado a Galileu os princípios da queda livre.
- A música 'Fall On Me'(Caia sobre mim) da banda R.E.M. é uma poderosa crítica ambiental e social, utilizando metáforas e imagens poéticas para transmitir sua mensagem. A letra aborda a exploração desenfreada dos recursos naturais e as consequências dessa atitude para o meio ambiente e para a humanidade. A metáfora das 'penas' e 'ferro' representa a leveza e a pesadez, respectivamente, simbolizando o contraste entre a natureza delicada e a industrialização pesada. Quando as penas caem no chão antes que o peso possa sair do ar, isso pode ser interpretado como a destruição da natureza antes mesmo que os benefícios do progresso industrial possam ser realizados. (https://www.letras.com)
(D) Ao transbordamento da água em uma banheira, que teria sugerido a Arquimedes o conceito de empuxo.
(E) À queda de um bloco de ferro ligado a uma hélice, que teria levado Joule à equivalência entre calor e energia.
78 – (FUVEST-VESTIBULAR-2025-1ªFASE)
Contribui para o efeito de comicidade do cartum a
(A) atitude do docente diante da apatia do grupo, incapaz de
produzir uma resposta.
(B) certeza do aluno em seu argumento, desafiando a
autoridade do professor.
(C) interpretação por parte do discente de símbolos
matemáticos ligados à teoria dos conjuntos.
(D) adoção pelo professor de duas formas semelhantes e
eficazes de resolver a mesma equação.
(E) rivalidade entre os colegas para determinar quem possui
mais conhecimento.
Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS & AMBIGUIDADE :
Contribui para o efeito de comicidade do cartum a
(A) atitude do docente diante da apatia do grupo, incapaz de produzir uma resposta.
(B) certeza do aluno em seu argumento, desafiando a autoridade do professor.
- Hold on. When we learned Roman numerals, X was 10. Now it's 6. What's going on around here?!
- Calma aí. Quando aprendemos os algarismos romanos, X era 10. Agora é 6. O que está acontecendo por aqui?!
- EFEITO DE COMICIDADE:
- A ambiguidade (a qualidade de ter mais de um sentido) pode ser divertida em algumas situações. No cartoon, a ambiguidade por parte do aluno é apresentada quando ele argumenta com convicção que o valor de X é 10 e não o número 6 (resultado da equação matemática), desafiando assim, a autoridade do professor de matemática.
(C) interpretação por parte do discente de símbolos matemáticos ligados à teoria dos conjuntos.
(D) adoção pelo professor de duas formas semelhantes e eficazes de resolver a mesma equação.
(E) rivalidade entre os colegas para determinar quem possui mais conhecimento.
teste
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