Powered By Blogger

terça-feira, 1 de março de 2016

FCC–2016–SEED/ES–PROFESSOR–PUBLIC SERVICE EXAM, ANSWERS & LEXICAL APPROACH.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

  • FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS-2016-SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO-PROFESSOR-31/01/2016.

concursosfcc.com.br

❑ ESTRUTURA-PROVA:
  • 30 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
  • Texto (1) – | On "Star Wars: The Force Awakens" (2015 − original title) | imdb.com | 
  • Texto (2) – | Using "he or she" as a catch-all.  | mashable.com |
  • Texto (3) – | Inclusive teaching in secondary ELT | yltsig.iatefl.org |


 PROVA:


 TEXTO 1As questões de números 31 a 33 referem-se ao texto abaixo.

 TRADUÇÃO - TEXTO 1

On "Star Wars: The Force Awakens"
Em "Star Wars: O Despertar da Força"
(2015 − original title)
(2015 - título original)  

The latest episode is not all bad.
O último episódio não é de todo ruim.
Most actors are good, and the actress is a nice choice.
A maioria dos atores são bons e a atriz é uma ótima escolha.
I give it three stars because I am disgusted by how they have literally copy-pasted the old trilogies, in the most commercial way.
Dou três estrelas porque estou enojado com a forma como eles literalmente copiaram e colaram as antigas trilogias, da forma mais comercial.
They've cloned everything, the story, the dynamics, and some aspects of the new characters.
Eles clonaram tudo, a história, a dinâmica e alguns aspectos dos novos personagens.
Even the new bad guy, Kylo Ren, is a laughable copy of Darth Vader, but at least Darth Vader was imposing, while Kylo would not scare a cat.
Até o novo vilão, Kylo Ren, é uma cópia ridícula de Darth Vader, mas pelo menos Darth Vader era imponente, enquanto Kylo não assustaria um gato.
He reminded me a bit of Draco Malfoy from Harry Potter, weak and insecure behind a mask of aggression.
Ele me lembrou um pouco Draco Malfoy de Harry Potter, fraco e inseguro por trás de uma máscara de agressão.
Speaking of Harry Potter, I notice more similarities:
Falando em Harry Potter, noto mais semelhanças:
Rey is somehow like Hermione (strong, intelligent, beautiful, brave) and Finn is somehow like Ron (jumpy, rather sweet than beautiful, a bit of a clown and not so strong). Edward Pond, Washington D.C.)
Rey é de alguma forma como Hermione (forte, inteligente, bonito, corajoso) e Finn é de alguma forma como Ron (nervoso, mais doce do que bonito, um pouco palhaço e não tão forte). Edward Pond, Washington DC)

31 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
O texto apresenta a opinião de uma pessoa sobre
(A) o primeiro episódio da série de filmes "Star Wars".
(B) um dos episódios da série de filmes "Star Wars".
(C) a má escolha dos atores no episódio do filme "Star Wars: The Force Awakens".
(D) um dos livros da série “Harry Potter”.
(E) o uso de clones em filmes como “Star Wars” e “Harry Potter”.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:

32 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Na opinião expressa,
(A) "Star Wars" é melhor que “Harry Potter”.
(B) "Harry Potter" é uma cópia de “Star Wars”.
(C) "Harry Potter" é uma trilogia ultrapassada.
(D) "Star Wars" é um filme comercial.

(E) "Star Wars" é espetacular, avaliado com três estrelas.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:

33 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Sobre personagens da história-título, o texto afirma que:
(A) Darth Vader foi imposto em "Harry Potter".
(B) A escolha da atriz para o papel principal feminino foi acertada.
(C) Rey se compara a Ron.
(D) Finn se dava bem com Hermione.
(E) Kylo Ren é o papel de um homem alegre.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:

 TEXTO 2As questões de números 34 a 36 referem-se ao texto abaixo.
 TRADUÇÃO - TEXTO 2:
Using "he or she" as a catch-all.
Usando "ele ou ela" como um termo genérico.
In order to be inclusive of all people, we often use the so-called gender catch-all "he or she."
Para incluir todas as pessoas, muitas vezes usamos o chamado termo genérico de gênero “ele ou ela”.
But when making it a goal to be inclusive of all people under the transgender umbrella, it's important to remember that binary pronouns don't include all genders.
Mas ao estabelecer como meta incluir todas as pessoas sob o guarda-chuva dos transgêneros, é importante lembrar que os pronomes binários não incluem todos os gêneros.
Non-binary and transgender individuals sometimes use pronouns like they/them and ze/hir.
Indivíduos não binários e transgêneros às vezes usam pronomes como eles/eles e ze/hir. 
Using "he or she" actually excludes a group that deserves to be recognized.
Usar “ele ou ela” na verdade exclui um grupo que merece ser reconhecido.

The solutionA solução:

The limitations of our language make correcting this problem tricky.
As limitações da nossa linguagem tornam a correção deste problema complicada.
Intentionally using "they" as a term to be deliberately inclusive to all genders works well, but may irritate some grammar lovers.
Usar intencionalmente "they" como um termo deliberadamente inclusivo para todos os gêneros funciona bem, mas pode irritar alguns amantes da gramática.
Another option?
Outra opção?
Just rewrite the sentence. It's worth the trouble.
Basta reescrever a sentença. Vale a pena.

34 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
O texto aborda
(A) o uso correto de pronomes, conforme as regras gramaticais.
(B) as tradições a serem preservadas no uso de pronomes na língua inglesa.
(C) a relevância do tratamento adequado às pessoas por meio de pronomes binários.
(D) o reforço no uso de pronomes ‘he’ e ‘she’ no tratamento de gêneros masculino e feminino.
(E) as alterações linguísticas em inglês referentes a mudanças de identidade de gênero.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
• O texto aborda: as alterações linguísticas em inglês referentes a mudanças de identidade de gênero.
 TRECHO QUE JUSTIFICA:
• "[...] Non-binary and transgender individuals sometimes use pronouns like they/them and ze/hir.
• Indivíduos não binários e transgêneros às vezes usam pronomes como they/them e ze/hir.

35 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Segundo o texto, o uso de pronomes como ‘they/them’ e ‘ze/hir’
(A) busca incluir grupos/gêneros discriminados.
(B) promove exclusão social.
(C) reforça uma expressão de transfobia social.
(D) é gramaticalmente incorreto e deve ser evitado.
(E) acentua o tratamento binário de gêneros masculino e feminino.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
• Segundo o texto, o uso de pronomes como ‘they/them’ e ‘ze/hir’: busca incluir grupos/gêneros discriminados.
 TRECHO QUE JUSTIFICA:
• "[...] Non-binary and transgender individuals sometimes use pronouns like they/them and ze/hir. Using "he or she" actually excludes a group that deserves to be recognized. 
• Indivíduos não binários e transgêneros às vezes usam pronomes como they/them e ze/hir. Usar “"he or she" na verdade exclui um grupo que merece ser reconhecido.

36– (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
De acordo com o texto, o uso intencional de 'they' para todos os gêneros
(A) não funciona bem, por singularizar a definição dos gêneros. 
(B) é limitador e enganoso; inclui grupos que devem ser excluídos.
(C) é a melhor opção porque agrada os conservadores da gramática. 
(D) funciona bem, embora possa desagradar os conservadores da gramática.
(E) gera problemas de tratamento por ser um pronome singular.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
• De acordo com o texto, o uso intencional de 'they' para todos os gêneros funciona bem, embora possa desagradar os conservadores da gramática.
 TRECHO QUE JUSTIFICA:
• "[...] Intentionally using "they" as a term to be deliberately inclusive to all genders works well, but may irritate some grammar lovers." 
• Usar intencionalmente "they" como um termo deliberadamente inclusivo para todos os gêneros funciona bem, mas pode irritar alguns amantes da gramática.

Atenção: As questões de números 37 a 46 referem-se à Metodologia de Ensino de Inglês.

37– (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Chamar a atenção ao gênero de um texto no ensino da leitura
(A) serve para focalizar o todo do texto como uma organização significativa.
(B) serve para facilitar a leitura oral do texto.
(C) deve ser evitado uma vez que textos não tem gênero.
(D) induz o aluno a ler o texto de forma errada.
(E) serve para enfatizar apenas a estrutura gramatical do texto.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Chamar a atenção ao gênero de um texto no ensino da leitura
(A) serve para focalizar o todo do texto como uma organização significativa(CERTO)
(B) serve para facilitar a leitura oral do texto. (ERRADO)
(C) deve ser evitado uma vez que textos não tem gênero. (ERRADO)(Todo texto tem um gênero)
(D) induz o aluno a ler o texto de forma errada. (ERRADO)
(E) serve para enfatizar apenas a estrutura gramatical do texto. (ERRADO)

38– (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Aprender uma língua estrangeira no meio escolar significa:
(A) Aprender que outras línguas são melhores do que a nossa.
(B) Concentrar-se exclusivamente nos aspectos gramaticais.
(C) Aprender como povos diversos se expressam de formas diversas.
(D) Aprender a pensar, falar e agir exatamente como um membro da cultura daquela língua.
(E) Aprender apenas a conversar oralmente naquela língua.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Aprender uma língua estrangeira no meio escolar significa:
(A) Aprender que outras línguas são melhores do que a nossa. (ERRADO)
(B) Concentrar-se exclusivamente nos aspectos gramaticais. (ERRADO)
(C) Aprender como povos diversos se expressam de formas diversas(CERTO)
(D) Aprender a pensar, falar e agir exatamente como um membro da cultura daquela língua. (ERRADO)
(E) Aprender apenas a conversar oralmente naquela língua. (ERRADO)

39– (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
A leitura em voz alta
(A) é a única forma verdadeira de leitura.
(B) é importante para a leitura de todo tipo de texto científico. (C) não serve para absolutamente nada.
(D) é um recurso didático que ajuda no ensino da pronúncia.
(E) deve se limitar apenas a textos ficcionais em língua materna.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
A leitura em voz alta
(A) é a única forma verdadeira de leitura. (ERRADA)
(B) é importante para a leitura de todo tipo de texto científico. (ERRADA)
(C) não serve para absolutamente nada. (ERRADA)
(D) é um recurso didático que ajuda no ensino da pronúncia. (CORRETA)
(E) deve se limitar apenas a textos ficcionais em língua materna. (ERRADA)

40– (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
A repetição no ensino da língua estrangeira
(A) contribui para a memorização e para o aluno sentir a língua estrangeira, mas não é a única forma de aprendizagem.
(B) garante a aprendizagem já que a única forma de aprender é imitar e memorizar.
(C) prejudica a aprendizagem da língua.
(D) serve apenas para a aprendizagem de algumas línguas estrangeiras e não para outras.
(E) garante a compreensão de textos.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
A repetição no ensino da língua estrangeira
(A) contribui para a memorização e para o aluno sentir a língua estrangeira, mas não é a única forma de aprendizagem(CORRETA)
(B) garante a aprendizagem já que a única forma de aprender é imitar e memorizar. (ERRADA)
(C) prejudica a aprendizagem da língua. (ERRADA)
(D) serve apenas para a aprendizagem de algumas línguas estrangeiras e não para outras. (ERRADA)
(E) garante a compreensão de textos. (ERRADA)

41 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Quando se focaliza o produto e não a atividade social no ensino-aprendizagem da língua estrangeira a ênfase recai sobre
(A) um conceito de linguagem como interação imprevisível.
(B) a compreensão de gêneros textuais em situações específicas.
(C) a importância do contexto na linguagem.
(D) a interação entre a linguagem e seus usuários.
(E) o ensino de tempos verbais, estruturas gramaticais e vocabulário.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Quando se focaliza o produto e não a atividade social no ensino-aprendizagem da língua estrangeira a ênfase recai sobre
(A) um conceito de linguagem como interação imprevisível.
(B) a compreensão de gêneros textuais em situações específicas.
(C) a importância do contexto na linguagem.
(D) a interação entre a linguagem e seus usuários.
(E) o ensino de tempos verbais, estruturas gramaticais e vocabulário(CORRETA)

42 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
O ensino de leitura em língua inglesa na escola deve
(A) restringir-se ao conhecimento de vocabulário.
(B) voltar-se para o desenvolvimento de habilidades de leitura.
(C) concentrar-se no conhecimento de gramática.
(D) habilitar o aluno a ter uma pronúncia correta.
(E) efetivar-se por meio da memorização de textos.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
O ensino de leitura em língua inglesa na escola deve
(A) restringir-se ao conhecimento de vocabulário.
(B) voltar-se para o desenvolvimento de habilidades de leitura(CORRETA)
(C) concentrar-se no conhecimento de gramática.
(D) habilitar o aluno a ter uma pronúncia correta.
(E) efetivar-se por meio da memorização de textos.

43 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Ensinar a língua inglesa como prática social significa
(A) praticar diálogos estruturais em voz alta.
(B) conhecer a materialidade linguística de textos de leitura. (C) priorizar as estruturas linguísticas corretas de cada situação de fala.
(D) promover o ensino e a aprendizagem por meio da internet.
(E) tratar a língua como um fenômeno social, histórico e ideológico.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Ensinar a língua inglesa como prática social significa
(A) praticar diálogos estruturais em voz alta.
(B) conhecer a materialidade linguística de textos de leitura. (C) priorizar as estruturas linguísticas corretas de cada situação de fala.
(D) promover o ensino e a aprendizagem por meio da internet.
(E) tratar a língua como um fenômeno social, histórico e ideológico(CORRETA)

44 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
De acordo com as metodologias atuais o ensino de língua inglesa, na educação básica, é relevante pois
(A) permite o acesso a civilizações, como a cultura inglesa e americana.
(B) possibilita viajar por países falantes de língua inglesa.
(C) permite conhecer o diferente e reconstruir identidades e culturas.
(D) possibilita a realização do intercâmbio entre estudantes brasileiros e estrangeiros.
(E) torna o aluno um falante de idiomas, ou seja, um cidadão civilizado.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
De acordo com as metodologias atuais o ensino de língua inglesa, na educação básica, é relevante pois
(A) permite o acesso a civilizações, como a cultura inglesa e americana.
(B) possibilita viajar por países falantes de língua inglesa.
(C) permite conhecer o diferente e reconstruir identidades e culturas(CORRETA)
(D) possibilita a realização do intercâmbio entre estudantes brasileiros e estrangeiros.
(E) torna o aluno um falante de idiomas, ou seja, um cidadão civilizado.

45 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
As metodologias atuais de ensino de línguas recomendam que o papel do professor seja o de
(A) controlador da disciplina, visando garantir a aprendizagem.
(B) avaliador da aprendizagem, testando os alunos ao final de cada ano.
(C) conhecedor do conteúdo, transmitindo o conhecimento correto.
(D) mediador da aprendizagem, garantindo as condições para produção de conhecimento. 
(E) modelo/exemplo para seus alunos, mostrando conhecimento, firmeza e pontualidade.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
As metodologias atuais de ensino de línguas recomendam que o papel do professor seja o de
(A) controlador da disciplina, visando garantir a aprendizagem.
(B) avaliador da aprendizagem, testando os alunos ao final de cada ano.
(C) conhecedor do conteúdo, transmitindo o conhecimento correto.
(D) mediador da aprendizagem, garantindo as condições para produção de conhecimento. (CORRETA)
(E) modelo/exemplo para seus alunos, mostrando conhecimento, firmeza e pontualidade.

46 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Um procedimento didático importante no ensino de línguas estrangeiras é levar o aluno a reconhecer cognatos. Esse procedimento é
(A) característico do desenvolvimento da comunicação oral por meio de ‘chats’.
(B) imprescindível no aprendizado da pronúncia correta na leitura em voz alta.
(C) utilizado para desenvolver a habilidade de leitura e compreensão.
(D) adequado porque contribui para a compreensão correta da comunicação oral.
(E) inadequado porque interfere na memorização dos significados dos textos.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
Um procedimento didático importante no ensino de línguas estrangeiras é levar o aluno a reconhecer cognatos. Esse procedimento é
(A) característico do desenvolvimento da comunicação oral por meio de ‘chats’.
(B) imprescindível no aprendizado da pronúncia correta na leitura em voz alta.
(C) utilizado para desenvolver a habilidade de leitura e compreensão(CORRETA)
(D) adequado porque contribui para a compreensão correta da comunicação oral.
(E) inadequado porque interfere na memorização dos significados dos textos. 

Atenção: As questões de números 47 a 30 referem-se a conhecimentos linguísticos da língua inglesa.

47 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
He was driving _____ fast that he had an accident.
(A) less
(B) more
(C) much
(D) many
(E) so
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

48 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
João: I prefer the Harry Potter films. The books are boring, don't you agree?
Joana: No, I think the films are ______ the books.
(A) worst
(B) best
(C) as bad than
(D) as good as
(E) fewer than
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

49 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Alberto _______ TV when the phone rang.
(A) was watching
(B) watching
(C) sees
(D) watches
(E) seeing
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:

50 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Paulo: Have you seen the film on Chico Buarque?
Mariana: No _____
(A) I missed him.
(B) I lost him.
(C) I missed it.
(D) I lost it.
(E) I miss it.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

51 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
________ you leave the room, turn off the lights, please.
(A) After
(B) Next
(C) Then
(D) Before
(E) Soon
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

52 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
When they arrive in São Paulo, they _______.
(A) will phone us.
(B) phoning us.
(C) calling we.
(D) will have called us.
(E) call we.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

53 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Carlos: Can you tell me how to get to the cinema?
Policeman: __________.
(A) Takes the next street on left.
(B) Take the next street on the right.
(C) Took the next street on the right.
(D) If you take the street on his right.
(E) Take the street in left.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

54 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Luisa: My boyfriend has just lost his job.
Isabel: _________ now?
(A) What will he do
(B) What he does
(C) What does he
(D) What will she do
(E) What is she doing
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

55 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
I _______ English for five years.
(A) am study
(B) had study
(C) have studied
(D) studying
(E) has studied
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

56 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Pedro is ________ his brother.
(A) taller as
(B) taller than
(C) as small
(D) smaller
(E) as taller like
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

57 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Rafael: I didn't like the football game.
Claudio: _______.
(A) So did I.
(B) So didn’t I.
(C) Neither I liked.
(D) No did I.
(E) Neither did I.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

58 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Shop Assistant: Can I help you?
Client: Yes, I ......
(A) would like to see a shirt.
(B) would like see a shirt.
(C) liking to see a shirt.
(D) was liking see a shirt.
(E) am liking seeing a shirt.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

59 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Client: __________
Shop Assistant: Yes? Can I help you?
(A) Listen me!
(B) Please listen me!
(C) Excuse me!
(D) Excuse you!
(E) You are excusing me?
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

60 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Mother: Where did you go last night?
Son: I _______ to a party.
(A) have go
(B) go
(C) went
(D) have be
(E) were going
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

61 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
The athlete from Kenya won the medal. He was ________ runner in the competition.
(A) the faster
(B) the quicker
(C) the fastest
(D) quickest
(E) faster than
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
The athlete from Kenya won the medal. He was the fastest runner in the competition.
O atleta queniano conquistou a medalha. Ele foi o corredor mais rápido da competição.
(A) the faster (COMPARATIVO)
(B) the quicker
(C) the fastest (SUPERLATIVO)
(D) quickest
(E) faster than 
(COMPARATIVO)

62 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
They are three young sisters, two of them are twins. Carla is as old as Catherine; Lisa is _________
(A) older than Carla and younger than Catherine.
(B) the eldest.
(C) the younger.
(D) oldest than the others.
(E) youngest than Carla.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
They are three young sisters, two of them are twins. Carla is as old as Catherine; Lisa is the eldest.
São três irmãs jovens, duas delas gêmeas. Carla tem a mesma idade de Catherine; Lisa é a mais velha.
(A) older than Carla and younger than Catherine.
(B) the eldest.
(C) the younger.
(D) oldest than the others.
(E) youngest than Carla.

63 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Teresa: What do you usually do on Saturdays?
Renata: __________
(A) I went to school.
(B) I have never been there.
(C) No, I don’t.
(D) I do the homework.
(E) She doesn’t.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

64 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
In _________, it’s Fall in Brazil.
(A) December, January and February
(B) November, December and January
(C) June, July and August
(D) September, October and November
(E) March, April and May
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

65 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Where _________ your next vacation?
(A) are you spending
(B) did you spend
(C) have you spent
(D) have you been spending
(E) you did spend
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

66 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
He enjoys Brazilian food.
He has tried tapioca, __________?
(A) hasn’t it
(B) hadn’t he
(C) doesn’t he
(D) hasn’t he
(E) haven’t you
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
QUESTION TAGS:
He enjoys Brazilian food.
Ele gosta de comida brasileira.
He has tried tapioca, hasn’t he?
Ele já experimentou tapioca, não é?
(A) hasn’t it
(B) hadn’t he
(C) doesn’t he
(D) hasn’t he
(E) haven’t you
>> SUMMARY CHART (Fonte: https://7esl.com/question-tags/):
67 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
“Grandma takes us to school everyday”.
A reescrita correta dessa frase na voz passiva é
(A) The school is taken by grandma everyday.
(B) The school is taken up by us and grandma everyday.
(C) We’re taking grandma to school everyday.
(D) The school is taking us to grandma everyday.
(E) We’re taken to school by grandma everyday.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - "CHANGE OF VOICE" = ACTIVE VOICE  PASSIVE VOICE:
“Grandma takes us to school everyday”.
“Vovó leva-nos para a escola todos os dias”.
A reescrita correta dessa frase na voz passiva é
(A) The school is taken by grandma everyday.
(B) The school is taken up by us and grandma everyday.
(C) We’re taking grandma to school everyday.
(D) The school is taking us to grandma everyday.
(E) We’re taken to school by grandma everyday.

>>SENTENÇA(active voice):
  • Grandma takes us to school everyday”.
  • ESTRUTURA VERBAL → takes us (Present Simple)
  • a oração NÃO CONTÉM o verbo TO BE FLEXIONADO + Particípio Passado do verbo principal. 
  • takes us → active voice.
  • Objeto → us. 
>> SENTENÇA(Passive Voice):
  • We are taken to school by grandma everyday.
  • ESTRUTURA VERBAL → We are taken 
  • A oração CONTÉM o verbo TO BE FLEXIONADO (are)+ Particípio Passado (taken) do verbo principal → Passive Voice.
  • Sujeito ("ADAPTADO") → we.
>> DICAS DE GRAMÁTICA:
  • Não desperdice tempo na prova, nem com blá blá blá, FOQUE na presença do VERBO TO BE + PARTICÍPIO PASSADO do verbo:
  • A oração CONTÉM o verbo TO BE FLEXIONADO + Particípio Passado do verbo principal → passive voice.
  • a oração NÃO CONTÉM o verbo TO BE FLEXIONADO + Particípio Passado do verbo principal → active voice.
  • Observar também a permuta SUJEITO/OBJETO:
  • O SUJEITO da Ativa passa a ser OBJETO do verbo na passiva.
  • O SUJEITO da Passiva passa a ser OBJETO do verbo na ativa.
>> SUMMARY CHART (Fonte: https://englishgrammarhere.com):
68 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Carrie Fisher is the actress ____ plays Princess Leia in the film.
(A) which
(B) who
(C) whom
(D) to whom
(E) with which
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - GRAMMAR: RELATIVE CLAUSE:
>> SENTENÇA :
  • Carrie Fisher is the actress WHO plays Princess Leia in the film.
  • Carrie Fisher é a atriz que interpreta a Princesa Leia no filme.
  • "WHO" refere-se a pessoa (Carrie Fisher) e funciona como sujeito da "relative clause".
>> SUMMARY CHART (Fonte: www.javatpoint.com):

69 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
It was rush time and she couldn’t _______ the bus.
(A) get out
(B) get off
(C) get down
(D) get over
(E) get up
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO
PHRASAL VERB "TO GET OFF":
It was rush time and she couldn’t get off the bus.
Era hora do rush e ela não conseguia descer do ônibus.
(A) get out sair (do carro)
(B) get off sair (descer do ônibus)
(C) get down sair (descer do trem)
(D) get over
>> IDEIA DE SUPERAÇÃO (lesão, doença ou algum tipo de perda que causou alguma ferida emocional).
  • It took him years to get over the shock of his wife dying. (Ele levou anos para superar o choque da morte de sua esposa.)(Cambridge Dictionary.)
  • to get over an illness (superar uma doença).(Cambridge Dictionary.)
  • She can't get over her shyness. (Ela não consegue superar sua timidez.)(Oxfordlearners Dictionaries)
(E) get up sair fisicamente da cama, levantantar-se.

70 – (FCC-2016-SEDU/ES-PROFESSOR DE INGLÊS)
Sergio: What time is your class?
Danilo: ________
(A) On Wednesday.
(B) By Christmas.
(C) In the summer.
(D) Everyday.
(E) At 8.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - WHAT TIME ...?
:
Sergio: What time is your class?
Sergio: Que horas é sua aula?
Danilo: At 8.
Danilo: Às 8.
(A) On Wednesday. Na quarta-feira.
(B) By Christmas. No Natal.
(C) In the summer. No verão.
(D) Everyday. Todos os dias.
(E) At 8
Às 8.
  • What time is it? (Que horas são?)
  • What time do you open/close? (A que horas vocês abrem/fecham?)
>> SUMMARY CHART:

2 comentários: