domingo, 3 de janeiro de 2021

UNIFESP – 2020 – VESTIBULAR – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – PROVA COM GABARITO.

 PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNIFESP-2020-VESTIBULAR-12/12/2019.
 ESTRUTURA-PROVA:
➭ 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question
 Text (1) – Cartoon | https://condenaststore.com |
 Text (2) – America’s social-media addiction is getting worse | www.economist.com |
 PROVA

❑ TRADUÇÃO DO TEXTO 1:

(https://condenaststore.com)
01 – (UNIFESP-2019/2020-VESTIBULAR)

The cartoon means that

(A) both dogs are trying to imitate the way human beings behave.
(B) internet users may communicate without revealing their identity.
(C) the dark dog is surprised with what it saw on the internet about humans.
(D) people communicate with their pets no matter the media.
(E) the spotted dog assures it has never used the internet before.

__RESPOSTA (B)__

02 – (UNIFESP-2019/2020-VESTIBULAR)

It can be inferred from the phrase

“On the Internet, nobody knows you’re a dog”

that the dark dog is

(A) making an apology.
(B) giving an order.
(C) doing a report.
(D) providing a justification.
(E) using a quotation.

__RESPOSTA (D)__

❑ TRADUÇÃO DO TEXTO 2:
America’s social-media addiction is getting worse
A dependência americana das redes sociais está piorando

(Sources: Pew Research Centre; e Marketer)

A survey in January and February 2019 from the Pew Research Centre, a think tank, found that 69% of American adults use Facebook; of these users, more than half visit the site “several times a day”. YouTube is even more popular, with 73% of adults saying they watch videos on the platform. For those aged 18 to 24, the figure is 90%. Instagram, a photo-sharing app, is used by 37% of adults. When Pew first conducted the survey in 2012, only a slim majority of Americans used Facebook. Fewer than one in ten had an Instagram account.
Um inquérito realizado em janeiro e fevereiro de 2019 pelo Pew Research Centre, um grupo de reflexão, revelou que 69% dos adultos americanos utilizam o Facebook; destes utilizadores, mais de metade visita o site "várias vezes por dia". O YouTube é ainda mais popular, com 73% dos adultos a afirmarem que vêem vídeos na plataforma. Para os que têm entre 18 e 24 anos, a percentagem é de 90%. O Instagram, uma aplicação de partilha de fotografias, é utilizado por 37% dos adultos. Quando o Pew realizou o primeiro inquérito em 2012, apenas uma pequena maioria dos americanos utilizava o Facebook. Menos de um em cada dez tinha uma conta no Instagram.

Americans are also spending more time than ever on social-media sites like Facebook. There is evidence that limiting such services might yield health benefits. A paper published last year by Melissa Hunt, Rachel Marx, Courtney Lipson and Jordyn Young, all of the University of Pennsylvania, found that limiting social-media usage to 10 minutes a day led to reductions in loneliness, depression, anxiety and fear. Another paper from 2014 identified a link between heavy social-media usage and depression, largely due to a “social comparison” phenomenon, whereby users compare themselves to others and come away with lower evaluations of themselves.
Os americanos também estão a passando mais tempo do que nunca em sites de redes sociais como o Facebook. Há provas de que a limitação desses serviços pode trazer benefícios para a saúde. Um estudo publicado no ano passado por Melissa Hunt, Rachel Marx, Courtney Lipson e Jordyn Young, todos da Universidade da Pensilvânia, concluiu que limitar a utilização dos meios de comunicação social a 10 minutos por dia conduziu a uma redução da solidão, da depressão, da ansiedade e do medo. Outro estudo de 2014 identificou uma ligação entre a utilização intensiva dos meios de comunicação social e a depressão, em grande parte devido a um fenómeno de "comparação social", em que os utilizadores se comparam com os outros e saem com avaliações mais baixas de si próprios.
(www.economist.com, 08.08.2019. Adaptado.)

03 – (UNIFESP-2019/2020-VESTIBULAR)

According to the first paragraph and the graphic images, nowadays the most popular social-media platform among American adults is

(A) Snapchat.
(B) Instagram.
(C) Twitter.
(D) YouTube.
(E) Facebook.
__RESPOSTA (D)__
According to the first paragraph and the graphic images, nowadays the most popular social-media platform among American adults is
De acordo com o primeiro parágrafo e as imagens gráficas, atualmente, a plataforma de redes sociais mais popular entre os adultos americanos é

(A) Snapchat.
(B) Instagram.
(C) Twitter.
(D) YouTube.
(E) Facebook

04 – (UNIFESP-2019/2020-VESTIBULAR)

No trecho do primeiro parágrafo  “of these users, more than half”,

a expressão sublinhada refere-se

(A) a 69% dos estadunidenses adultos.
(B) a cerca de 50% dos estadunidenses.
(C) aos estadunidenses entre 18 e 24 anos de idade.
(D) à metade dos usuários do Facebook.
(E) aos estadunidenses que usam Facebook todos os dias.
__RESPOSTA (A)__
➧ REFERÊNCIA CONTEXTUAL: "of these users" refere-se ➝ "69% of American adults". 
  • "[...] A survey in January and February 2019 from the Pew Research Centre, a think tank, found that 69% of American adults use Facebook; of these users, more than half visit the site “several times a day”."
  • Uma pesquisa em janeiro e fevereiro de 2019 do Pew Research Center, um think tank, descobriu que 69% dos adultos americanos usam o Facebook; desses usuários, mais da metade visita o site “several times a day”.
05 – (UNIFESP-2019/2020-VESTIBULAR)

O trecho do primeiro parágrafo

“Fewer than one in ten had an Instagram account”

está ilustrado pela curva correspondente ao Instagram

(A) no gráfico 2, no ano de 2015, quando empata com o Snapchat.
(B) no gráfico 1, no ano de 2012, junto à curva correspondente ao Pinterest.
(C) no gráfico 1, no ano de 2018, quando se destaca das demais mídias sociais.
(D) no gráfico 2, no ano de 2014, quando a pesquisa do Pew Research Centre começou.
(E) no gráfico 1, no ano de 2014, quando há quase um empate com a curva correspondente ao Pinterest e ao Twitter.
__RESPOSTA (B)__

06 – (UNIFESP-2019/2020-VESTIBULAR)

According to the second paragraph, the excessive use of social-media raises questions about

(A) fake identities.
(B) privacy.
(C) loss of reality.
(D) procrastination.
(E) mental health.
__RESPOSTA (E)__
According to the second paragraph, the excessive use of social-media raises questions about...
De acordo com o segundo parágrafo, o uso excessivo das mídias sociais levanta questões sobre...
*Alternativa (A): fake identities.(identidades falsas.)
*Alternativa (B): privacy.(privacidade.)
*Alternativa (C): loss of reality.(perda de realidade.)
*Alternativa (D): procrastination.(procrastinação.)
*Alternativa (E): mental health.(saúde mental.)

IDEIA CONTEXTUAL: raises questions about mental health.
  • "[...] Another paper from 2014 identified a link between heavy social-media usage and depression, largely due to a “social comparison” phenomenon, whereby users compare themselves to others and come away with lower evaluations of themselves."
  • Outro artigo de 2014 identificou uma ligação entre o uso pesado de mídia social e depressão, em grande parte devido a um fenômeno de “comparação social”, em que os usuários se comparam a outros e acabam com avaliações inferiores de si mesmos.
• "raises questionsmeans "to question, especially in a thorough or investigative manner".(questionar, especialmente de forma minuciosa ou investigativa.)
  • A new government in Iraq raises questions about its relationship to its neighbors.
  • Um novo governo no Iraque QUESTIONA sobre seu relacionamento com seus vizinhos.
  • This year's toll of four deaths is grimly shocking and raises questions about the safety of such long-distance races.
  • O número de quatro mortes neste ano é terrivelmente chocante e QUESTIONA sobre a segurança dessas corridas de longa distância.
  • The order also raises questions about whether the rules will ever be allowed to take effect.
  • A ordem também QUESTIONA se as regras poderão entrar em vigor.
  • It raises questions about protections for the rights of individuals.
  • QUESTIONA-SE a proteção dos direitos dos indivíduos.
07 – (UNIFESP-2019/2020-VESTIBULAR)

According to the second paragraph, the paper published by researchers of the University of Pennsylvania showed that

(A) people who interrupt the social-media addiction can feel lonely or anxious, among other symptoms.
(B) the self-image people present in social-media does not match reality and generates stress.
(C) a reduction of the period of time people use social-media improves their health.
(D) a previous study published in 2014 had a misconception related to depression in heavy social-media users.
(E) youngsters should be allowed at the most 10 minutes social-media use per day.
__RESPOSTA (C)__
According to the second paragraph, the paper published by researchers of the University of Pennsylvania showed that...(De acordo com o segundo parágrafo, o artigo publicado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia mostrou que ...)
*Alternativa (A): people who interrupt the social-media addiction can feel lonely or anxious, among other symptoms.(pessoas que interrompem o vício das mídias sociais podem se sentir solitárias ou ansiosas, entre outros sintomas.)
  • INCORRETA - O texto se refere a "limit" e não "interrupt".
  • "[...] There is evidence that limiting such services might yield health benefits."
  • Há evidências de que limitar esses serviços pode gerar benefícios para a saúde.
• Questão que exige cuidado na leitura, pois "interrupt" não é sinônimo de "limit"(limitar).
• Contextualmente, "limit" means "to reduce the amount of"(reduzir a quantidade de) e sinônimos de: diminish, decrease, lower, bring down, drop off.
• O verbo "interrupt(ennôRópt)(interromper)" é sinônimo de "break in",  "cut in". 
*Alternativa (B): the self-image people present in social-media does not match reality and generates stress.
(o self das pessoas presentes nas redes sociais não condiz com a realidade e gera estresse.)
*Alternativa (C): a reduction of the period of time people use social-media improves their health.(a redução do período de tempo que as pessoas usam as mídias sociais, melhora sua saúde.)
  • CORRETA - A redução do período de tempo que as pessoas usam as mídias sociais, melhora sua saúde, conforme o trecho:
  • "[...] A paper published last year ... found that limiting social-media usage to 10 minutes a day led to reductions in loneliness, depression, anxiety and fear."
  • Um artigo publicado no ano passado ... descobriu que limitar o uso da mídia social a 10 minutos por dia levou a reduções na solidão, depressão, ansiedade e medo.
*Alternativa (D): a previous study published in 2014 had a misconception related to depression in heavy social-media users.
(um estudo anterior publicado em 2014 tinha um conceito errôneo relacionado à depressão em grandes usuários de mídia social.)
*Alternativa (E): youngsters should be allowed at the most 10 minutes social-media use per day.
(os jovens devem ter no máximo 10 minutos de uso de mídia social por dia.)

• "paper" means "dissertation or article, especially in an academic setting"(Uma dissertação ou artigo, especialmente em um ambiente acadêmico.).

08 – (UNIFESP-2019/2020-VESTIBULAR)

In the excerpt from the second paragraph

“limiting such services might yield health benefits”,

the underlined expression may be replaced, without meaning change, by

(A) should impair.
(B) can damage.
(C) must deliver.
(D) could produce.
(E) will bring.
__RESPOSTA (D)__
Contextualmente, o verbo TO YIELD apresenta relação semântica com o verbo TO PRODUCE:
  • Americans are also spending more time than ever on social-media sites like Facebook. There is evidence that limiting such services might yield (=might produce or could produce) health benefits.
  • Os americanos também estão gastando mais tempo do que nunca em sites de mídia social como o Facebook. Há evidências de que limitar esses serviços pode PRODUZIR benefícios à saúde.
*Alternativa (A): should impair.(deve prejudicar.)
*Alternativa (B): can damage.(pode danificar.)
*Alternativa (C): must deliver.(deve entregar.)
*Alternativa (D): could produce.(PODERIA PRODUZIR/GERAR)
*Alternativa (E): will bring.(vai trazer.)

➧ SOBRE O VOCÁBULO YIELD:

A depender do contexto, YIELD pode ser:

1. PROFIT (o LUCRO) (on product sales)
2. RETURN (o RETORNO) (on investment)
3. HAVEST (a COLHEITA) (agriculture)
4. PRODUCTION/OUTPUT (a PRODUÇÃO)(industry)
5. TO YIELD BENEFIT FOR = TO PRODUCE BENEFIT FOR. (VERBO no sentido de "produzir/gerar beneficio para algo")
  • While it is tempting to only invest in those strategies that yield benefits for government, it is questionable whether it is justifiable to exclude treatment from some groups on the basis of having a low fiscal return for government. [
    Health Economics Review
    ]
6. TO YIELD POWERTO CONCEDE SOMETHING / GIVE UP FIGHTING.(VERBO no sentido de "conceder algo" ou "desistir de lutar por algo)
  • The military has promised to yield power. – Os militares prometeram CONCEDER o poder. [https://www.ldoceonline.com/dictionary/yield]

09 – (UNIFESP-2019/2020-VESTIBULAR)

No trecho do segundo parágrafo

“largely due to a ‘social comparison’ phenomenon”,

a expressão sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

(A) in spite of.
(B) as a result of.
(C) apart from.
(D) instead of.
(E) in order to.

__RESPOSTA (B)__
➧IDEIA CONTEXTUAL: due to a “social comparison” phenomenon ➝ devido a um fenômeno de “comparação social”.
  • "[...] Another paper from 2014 identified a link between heavy social-media usage and depression, largely due to a “social comparison” phenomenon, whereby users compare themselves to others and come away with lower evaluations of themselves."
  • Outro artigo de 2014 identificou uma ligação entre o uso pesado de mídia social e depressão, em grande parte devido a um fenômeno de “comparação social”, em que os usuários se comparam a outros e acabam com avaliações inferiores de si mesmos.
10 – (UNIFESP-2019/2020-VESTIBULAR)

No trecho do segundo parágrafo “a ‘social comparison’ phenomenon, whereby users compare themselves to others and come away with lower evaluations of themselves”,

a parte sublinhada tem função, no texto, de

(A) elucidação.
(B) avaliação.
(C) suposição.
(D) opinião.
(E) síntese.

__RESPOSTA (A)__
➧IDEIA CONTEXTUAL:
  • [...] Another paper from 2014 identified a link between heavy social-media usage and depression, largely due to a “social comparison” phenomenon, whereby users compare themselves to others and come away with lower evaluations of themselves.
  • Outro artigo de 2014 identificou uma ligação entre o uso pesado de mídia social e depressão, em grande parte devido a um fenômeno de “comparação social”, através do qual os usuários se comparam a outros e acabam com avaliações inferiores de si mesmos.

2 comentários:

  1. Olá!! Estava passando pelos blogs e encontrei o seu, gostei muito!! gostei da forma como foi explicada cada questão de uma disciplina que vem se tornando cada vez mais importante, que é o Inglês! Te convido a visitar meu novo blog: https://blogmastersaber.blogspot.com/
    Desde já quero desejar uma feliz 2021 com muita saúde e prosperidade!!
    um grande abraço!!!

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  2. I very appreciate it. Thank you so much, Vanessa!

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