terça-feira, 10 de dezembro de 2013

UEL-2012-Vestibular 2ª FASE-DISCURSIVA da Universidade Estadual de Londrina - Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova DISCURSIVA DE INGLÊS-UEL(Universidade Estadual de Londrina)-Vestibular-2012-2ª FASE-DISCURSIVA.
A prova OBJETIVA de inglês é na 2ª Fase e tem 10 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).
A prova DISCURSIVA de inglês também é na 2ª FASE e consta de 4 questões.

LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, blogs e cartoons a seguir, é um excelente treino paras a provas de inglês da UFU.
www.sciencedaily.com
www.dailymail.co.uk
www.seattlepi.com
www.nytimes.com
www.gocomics.com
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
Diretoria de Processos Seletivos
cops.uel.br/v2/
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ Prova com 04 Questões, com foco para:
* Sintetizar a ideia principal de um texto.
Localizar e compreender informações dentro do contexto dado.
* Estabelecer relações entre diferentes partes do texto.
* Perceber subentendidos, ironias e jogos de palavras.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS 
 Science Daily é um site americano que agrega comunicados de imprensa sobre ciência, semelhante ao Phys.org e EurekAlert!
____________________________________________________________________________
New Scientist é uma revista sobre ciência, semanal, que noticia os desenvolvimento mais recentes das áreas científica e tecnológica.

____________________________________________________________________________
Jornal digital: www.nytimes.com
____________________________________________________________________________

Notícias do mundo para estudantes de inglês: www.newsinlevels.com
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
🔄 PHRASAL VERBS:
[ ➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
"[...] Associate Professor Patrice F. Rey (University of Sydney) has recently exposed a unique set of attributes suggesting that the Australian red centre could be a close analogue for the surface of the red planet."
(A professora associada Patrice F. Rey (Universidade de Sydney) expôs recentemente um conjunto único de atributos, sugerindo que o centro vermelho australiano poderia ser um análogo próximo da superfície do planeta vermelho.)
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
➝ ] 
🔄Expressões comuns:
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas:
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
➝ ]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto I e a charge a seguir.
_____________________________________________________________________________
TEXTO I
_____________________________________________________________________________
British researchers have discovered an Amazonian tribe that understand the concepts of time and date in a rather unusual way. The Amowanda people of Brazil do not even have words for ’time’, ’week’, ’month’ or ’year’, said Chris Sinha of the University of Portsmouth. He argues that it is the first time scientists have been able to prove that time is not a deeply entrenched universal human concept. The professor reported his findings in the Journal of Language and Cognition, writing: ‘For the Amondawa, time does not exist in the same way as it does for us. ‘We can now say without doubt that there is at least one language and culture which does not have a concept of time as something that can be measured, counted or talked about in the abstract’.

‘This doesn’t mean that the Amondawa are “people outside time”, but they live in a world of events, rather than seeing events as being embedded in time.’ Team members, including linguist Wany Sampaio and anthropologist Vera da Silva Sinha, spent eight weeks with the Amondawa researching how their language conveys concepts like ‘next week’ or ‘last year’.

There were no words for such concepts, only divisions of day and night and rainy and dry seasons.

They also found nobody in the community had an age. Instead, they change their names to reflect their life stage and position within their society. For example, a little child will give up their name to a newborn sibling and take on a new one.
(Adaptado de: DOHERTY, R. Brit researchers discover Amazonian
tribe with no concept of dates or time. May 21, 2011. Disponível em:
<http://travel.aol.co.uk/2011/05/21/brit-researchers-discoveramazonian-tribe-with-no-concept-of-date-or-time/>. Acesso em: 22 maio 2011.)
_____________________________________________________________________________
CHARGE
_____________________________________________________________________________
(Disponível em: <http://www.cartoonstock.com/cartoonview
.asp?catref=mfl0316>. Acesso em: 22 maio 2011.)
_____________________________________________________________________________
👉 1ª QUESTÃO    
a) Descreva a descoberta feita por pesquisadores britânicos e cite dois exemplos que a ilustrem.
b) Compare a noção de tempo ilustrada na charge com a da tribo Amondawa.
_____________________________________________________________________________
👍 Possíveis Respostas  (A) 
➦A descoberta refere-se a uma tribo amazônica cujas noções de tempo e data diferem das nossas. A linguagem da tribo marca a passagem do tempo por meio de eventos, tais como: divisões entre noite e dia; estações chuvosas e secas e a adoção de novos nomes próprios conforme a fase da vida e a posição social de seus membros.
_____________________________________________________________________________
👍 Possíveis Respostas  (B) 
➦A noção de tempo ilustrada na charge enfatiza a falta de tempo da sociedade moderna e como esta é escravizada por ele. Por outro lado, a noção de tempo dos Amondawa está diretamente ligada às mudanças naturais que o ser humano vivencia e às mudanças da natureza.
_____________________________________________________________________________
Leia o cartaz a seguir.
_____________________________________________________________________________
(Fonte: Revista Newscientist. 21 maio 2011, p.20.)
_____________________________________________________________________________
👉 2ª QUESTÃO    
O objetivo desse cartaz é divulgar um evento.
a) Que evento é esse, onde acontece e quanto custa para vê-lo?
b) De acordo com o cartaz, qual a importância histórica de James Watt?
_____________________________________________________________________________
👍 Possíveis Respostas  (A) 
O evento é uma exposição de objetos pertencentes a James Watt. O evento acontece no Museu da Ciência (Science Museum) e a entrada é franca (“Free entry”).
_____________________________________________________________________________
👍 Possíveis Respostas  (B) 
James Watt foi o primeiro herói da revolução industrial britânica (“the first hero of Britain’s Industrial Revolution”).
_____________________________________________________________________________
Leia a tirinha a seguir.
_____________________________________________________________________________
(Disponível em: <http://www.progressiveboink.com/archive/calvinhobbes.htm>. Acesso em: 30 maio 2011.)
_____________________________________________________________________________
👉 3ª QUESTÃO    
a) No terceiro quadrinho, percebe-se que Calvin está escrevendo um recado. Para quem é esse recado?
b) Calvin faz uma crítica ao sistema escolar. Que crítica é essa?
_____________________________________________________________________________
👍 Possíveis Respostas  (A) 
Calvin está escrevendo um recado para seu (sua) professor(a) (“You’ve taught me nothing...”).
_____________________________________________________________________________
👍 Possíveis Respostas  (B) 
Calvin critica o fato de o sistema escolar exigir a memorização de fatos e datas para se obter sucesso nas provas.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto II a seguir.
_____________________________________________________________________________
TEXTO II
_____________________________________________________________________________
The first Hard Rock Cafe (HRC) opened its doors to the public on June 14, 1971, in London, England. Founded by Isaac Tigrett and Peter Morton, HRC was an instant classic, attracting customers with its moderately priced fare, warm service and ever-present rock ’n’ roll music and sensibility. HRC was initially decorated with an eye toward eclectic Americana, but it has ultimately become the world’s leading collector and exhibitor of rock ’n’ roll objects.

Hard Rock began its global expansion in 1982. Nowadays, with over 171 venues in more than 50 countries around the world, including 134 cafes and 15 Hotels/Casinos, Hard Rock has become a truly global phenomenon, offering a special experience to its devoted, ever-expanding clientele.

Its special collection, which consists of more than 70,000 pieces that are rotated from restaurant to restaurant, provides the world’s most comprehensive “visual history” of rock ’n’ roll. These treasures include an outstanding collection of classic guitars and other instruments, posters, costumes, music and lyric sheets, album art, platinum and gold LPs, photos and much more, from Jimi Hendrix’s guitar to John Lennon’s handwritten lyrics to “Help” to one of Madonna’s now-classic bustiers. And, like the true “living museum” that it is, Hard Rock’s collection remains a work in progress, constantly expanding and deepening as new music – and new music
history – is made every day.

Throughout its history, Hard Rock has been governed by a guiding service philosophy – “Love All – Serve All”. Created as a place where all have always been welcome, independently of age, sex or class; this unconditional welcoming hand continues today, as integral to Hard Rock’s present and future as it was to its beginnings.
(Adaptado de: The hard rock story: a brief history of a global phenomenon. Disponível em: <http://www.hardrock.com/corporate/history/>.
Acesso em: 13 jul. 2011.)
_____________________________________________________________________________
👉 4ª QUESTÃO    
a) Cite duas características da decoração do Hard Rock Cafe ao redor do mundo.
b) Segundo o texto, qual a filosofia de trabalho adotada no Hard Rock Cafe desde a sua criação?
_____________________________________________________________________________
👍 Possíveis Respostas  (A) 
Calvin está escrevendo um recado para seu (sua) professor(a) (“You’ve taught me nothing...”).
O candidato deverá citar 2 das 4 características abaixo mencionadas.
• A decoração do Hard Rock Cafe consiste em objetos que pertenceram a grandes personagens da história do rock’n’roll;
• As peças constituem a mais completa coleção da história do rock’n’roll (mais de 70.000 peças);
• A coleção de objetos históricos recebe acréscimo de novos itens constantemente;
• As peças da coleção são itinerantes.
_____________________________________________________________________________
👍 Possíveis Respostas  (B) 
A filosofia de trabalho adotada pelo HRC consiste em atender bem a todos, independentemente de idade, sexo ou classe social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário