quinta-feira, 20 de abril de 2017

IME-2005 - Vestibular do Instituto Militar de Engenharia(IME) - Profº Valdenor Sousa - Prova de Inglês com gabarito e questões comentadas.

Welcome back to another post!
A pauta aqui é MILITARY ENGLISH.
NESTE POST: PROVA de INGLÊS do IME/RJ-2005.
BANCA/ORGANIZADOR:
Ministério da defesa-Exército Brasileiro-Departamento de Ciência e Tecnologia-Instituto Militar de Engenharia.
LEITURA de textos de jornais digitais, revistas, websites, é um excelente treino para a prova.
PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA:
➦ 1ª PARTE(PROVA Objetiva)
➧ 25 questões;
➦ 2ª PARTE(PROVA Escrita/Discursiva)
➧ Produção de 02(dois) textos:
➧ Escrever uma continuação(de 20 a 30 palavras) para um fragmento dado;
➧ Desenvolver uma opinião(de 20 a 30 palavras) expressando se concorda ou não com uma afirmação dada.
TÓPICOS ABORDADOS ao longo da prova:
1-VERBS:
[to assume(âSûm)(assumir) = admit(ÂdMêt)(admitir)]
[to carry = levar ]
[to commit suicide(kâMêt-SúiSáiri) = cometer suicídio]
[to dupe(Díup) ➝ ludibriar, enganar]
[to gather(Guédôr) = reunir]
[to intend = plan = pretender, planejar]
[to cite(Sâit)(citar) = mention(Mênxãn)(mencionar) = name(nomear)]
[to purchase(Pôrxês) = buy(comprar)]
[to repair = fix = consertar]
[to store = armazenar]
2-PHRASAL VERBS - USES:
[ = ]
3-PERFECT TENSE - USES:
[had intended(RRérênTêndêd) = tinha pretendido]
[we have denied over and over again = tem sido negada repetidamente por nós]
[have cited evidence = tem mencionado prova]
[have come to the conclusion = chegaram à conclusão]

[have gathered = reuniram]
4-MODAL VERBS - USES:
[could be seen = poderia ser visto]
[could perhaps be used = poderia ser usado]
[may have been deceived = pode ter sido enganado]

[there must be some foundation = deve haver algum fundamento]
5-NOUN:
[assumption(âSãpxãn) =pressuposto, hipótese]
[attack(âTék) = assault(âSólt) = onslaught(ÃsLât) =ataque]
[bomber(Bãmôr)(bombardeiro) = terrorist(Térôrêst)(terrorista)= grenadier(GrénêDiôr) = granadeiro]
[bombs(Bãms) = bombas]
[cattle(Kérô) = gado]
[circles(Sôrkôls)="círculos"]
[dupe(Díup) ➝ fool(tolo), ingenue(ingênuo)]
[evidence(Évêrêns)(evidência)=proof(Prûf)(prova)]
[hummingbird="beija-flor"]
[nest = ninho]
[poem(Pôêm) = poema]
[poetry(Pôêtrí) = poesia]
[railway = ferrovia]
[trunk = tronco, tromba]
[truthfulness = veracidade"]

[witness(uêNês) = testemunha]
6-ADJECTIVES:
[ = ]
7-ADVERBS:
[ = ]
8-ADJECIVE PHRASES(Adjective+noun):
[in the trunk =no porta-malas]
[Internet trail =rastreamento na internet]
[suicide bombers = homens-bomba]
[leafy tree = árvore frondosa]
[the July 7 attacks = os ataques de 7 de julho]

[wide-spread opinions = opiniões amplamente difundidas]
9-IDIOMS(Expressões Idiomáticas):
[duped into dying ➝ morreram acidentalmente]
[round-trip = ida e volta]
[purchased round-trip railway tickets = compraram bilhetes de trem de ida e volta]
10-COLLOCATIONS:
[ = ]
11-TECHNICAL ENGLISH(Military English, Business English, Finance English, Legal English, Tax English, Customs English and so on):
[parking sticker="adesivo de estacionamento"]
12-CONNECTORES AND LINKERS:
[But in recent days = Mas nos últimos dias]
13-GENITIVE CASE:
[ = ]
14-FALSE COGNATES:
[ = ]
➧TÓPICOS ABORDADOS na referida prova:
Agora vamos à prova.
      Questão   01 
Leia o texto a seguir e escolha, na lista de frases que o segue, uma frase para completar cada uma das lacunas numeradas do texto, tornando-o coeso e coerente. Escreva as respostas no CADERNO DE SOLUÇÕES.
Police Debate if London Plotters Were Suicide Bombers, or Dupes
By Elaine Sciolino
And Don Van Natta Jr.
Published in the New York Times, July 27, 2005.
1
LONDON, July 26 - Within hours of the July 7 attacks here, many British police and intelligence officials assumed that the four bombers had intended to die with their bombs. But in recent days, some police officials are increasingly considering the possibility that the men did not plan to commit suicide __(1.1)__ .
2        
Investigators raising doubts about the suicide assumption have cited evidence to support this theory. Each of the four men who died in the July 7 attacks purchased round-trip railway tickets from Luton to London. Germaine Lindsay's rented a car, which was left in Luton, __(1.2)__ . A large quantity of explosives were stored in the trunk of that car, __(1.3)__ . Another bomber had just spent a large sum to repair his car. The men carried driver's licenses __(1.4)__ , unusual for suicide bombers. In addition, none left behind a note, videotape or Internet trail as suicide bombers have done in the past __(1.5)__.
3        
While some of these clues could be seen as the work of men intent on covering their trail, some investigators increasingly believe that the men may have been conned into carrying the bombs onto the trains, leaving them,__(1.6)__.
4        
There remains some evidence suggesting that these were suicide bombers, beyond the fact that all died in the blasts. Their bodies, all of which were recovered, were positioned in a way that led investigators to make a preliminary determination that these may have been suicide attacks. One of the remaining mysteries that neither camp can explain away is that the attacker on the bus died 57 minutes after the blasts on the trains;__ (1.7)__ . The bus bomber could support either theory. To further complicate the matter, there are conflicting witness accounts of the behavior of the July 21 attackers. Some fled after the bombs failed to explode;__ (1.8)__ .
5        
The suicide question has major implications not only for the investigation, but also for the assessment of the terrorist threat that London faces. If the attacks were a suicide mission, they would be the first suicide bombings on European soil, __(1.9)__ . Suicide could indicate a higher level of commitment and point to the existence within Britain of extremists willing to die for a cause. If the men were not suicide bombers, some of the most basic assumptions of the investigation would change. On one level, the idea makes the plot less ominous. It is much easier to recruit "mules" who will carry __(1.10)__ . Several senior officials say a lively debate is under way within the investigation and wider intelligence circles. Some say the initial hypothesis that the July 7 attacks were carried out by determined fanatics willing to die in the name of a radical interpretation of Islam may have been too simplistic.
LISTA DE FRASES A SEREM USADAS NA 1a QUESTÃO:
(A) and could perhaps be used for another attack
(B) and were duped into dying
(C) and witnesses saw him putting his hand in the backpack
(D) and signal a dangerous new threat
(E) and other ID cards with them to their deaths
(F) and the bombers' families were baffled by what seemed to be their decisions to kill themselves
(G) and deposit explosives than people who are prepared to die
(H) and thinking they were going to explode minutes later
(I) and at least one, on the bus, was said to have left the scene before the failed detonation
(J) and had a seven-day parking sticker on the dashboard
👍 Comentários e Gabarito LACUNA 1.1  B 

➦LACUNA 1.1:
"[...] LONDON, July 26 - Within hours of the July 7 attacks here, many British police and intelligence officials assumed that the four bombers had intended to die with their bombs. But in recent days, some police officials are increasingly considering the possibility that the men did not plan to commit suicide __(1.1)__ .
(LONDRES, 26 de julho - Poucas horas após os ataques de 7 de julho aqui, muitos policiais e agentes de inteligência britânicos assumiram que os quatro homens-bomba pretendiam morrer com suas bombas. Mas nos últimos dias, alguns policiais estão considerando cada vez mais a possibilidade de que os homens não planejaram cometer suicídio __(1.1)__)
➦ FRASE na lacuna ➝ FRASE (B):
"...and were duped into dying"(e foram mortos acidentalmente).
➦ LACUNA PREENCHIDA:
"[...] LONDON, July 26 - Within hours of the July 7 attacks here, many British police and intelligence officials assumed that the four bombers had intended to die with their bombs. But in recent days, some police officials are increasingly considering the possibility that the men did not plan to commit suicide and were duped into dying."
(LONDRES, 26 de julho - Poucas horas após os ataques de 7 de julho aqui, muitos policiais e agentes de inteligência britânicos assumiram que os quatro homens-bomba pretendiam morrer com suas bombas. Mas nos últimos dias, alguns policiais estão considerando cada vez mais a possibilidade de que os homens não planejaram cometer suicídio e foram enganados até a morte.)
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito LACUNA 1.2  J 
➦LACUNA 1.2:
"[...] Investigators raising doubts about the suicide assumption have cited evidence to support this theory. Each of the four men who died in the July 7
attacks purchased round-trip railway tickets from Luton to London. Germaine Lindsay's rented a car, which was left in Luton, __(1.2)__ ."
(Os pesquisadores que levantam dúvidas sobre o pressuposto suicídio citaram evidências para apoiar essa teoria. Cada um dos quatro homens que morreram nos ataques de 7 de julho comprou bilhetes de ida e volta de ferrovia de Luton para Londres. Germaine Lindsay alugou um carro, que foi deixado em Luton, __(1.2)__.
➦ FRASE na lacuna ➝ FRASE (J):
"and had a seven-day parking sticker on the dashboard"
(e tinha um bilhete(adesivo) de estacionamento de sete dias no painel)
➦ LACUNA PREENCHIDA:
"[...] Investigators raising doubts about the suicide assumption have cited evidence to support this theory. Each of the four men who died in the July 7
attacks purchased round-trip railway tickets from Luton to London. Germaine Lindsay's rented a car, which was left in Luton, and had a seven-day parking sticker on the dashboard."
(Os investigadores que levantam dúvidas sobre a suposição de suicídio citaram evidências para apoiar essa teoria. Cada um dos quatro homens que morreram nos ataques de 7 de julho comprou passagens de ida e volta de Luton para Londres. Germaine Lindsay alugou um carro, que foi deixado em Luton, e tinha um bilhete de estacionamento de sete dias no painel.)
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito LACUNA 1.3  A 
➦LACUNA 1.3:
"[...] A large quantity of explosives were stored in the trunk of that car, __(1.3)__ .
(Uma grande quantidade de explosivos foi armazenada no porta-malas desse carro__(1.3)__ .
➦ FRASE na lacuna ➝ FRASE (A):
"and could perhaps be used for another attack"
(e talvez pudesse ser usado para outro ataque)
➦ LACUNA PREENCHIDA:
"[...] A large quantity of explosives were stored in the trunk of that car, and could perhaps be used for another attack".
()
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito LACUNA 1.4  E 
➦LACUNA 1.4:
"[...] The men carried driver's licenses __(1.4)__ , unusual for suicide bombers."
➦ FRASE na lacuna ➝ FRASE (E):
"and other ID cards with them to their deaths"
(e outros cartões de identificação com eles até a morte)
➦ LACUNA PREENCHIDA:
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito LACUNA 1.5  F 
➦LACUNA 1.5:
"[...] In addition, none left behind a note, videotape or Internet trail as suicide bombers have done in the past __(1.5)__."
(Além disso, nenhum deixou uma nota, fita de vídeo ou rastreamento da Internet como os terroristas suicidas fizeram no passado e as famílias dos terroristas ficaram desconcertadas com o que parecia ser a decisão de se matar.)
➦ FRASE na lacuna ➝ FRASE (F):
"and the bombers' families were baffled by what seemed to be their decisions to kill themselves"
(e as famílias dos bombardeiros ficaram confusas com o que pareciam ser suas decisões de se matar.)
➦ LACUNA PREENCHIDA:
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito LACUNA 1.6  H 
➦LACUNA 1.6:
"[...] While some of these clues could be seen as the work of men intent on covering their trail, some investigators increasingly believe that the men may have been conned into carrying the bombs onto the trains, leaving them,__(1.6)__."
➦ FRASE na lacuna ➝ FRASE (H):
"and thinking they were going to explode minutes later"
(e pensando que eles iam explodir minutos depois)
➦ LACUNA PREENCHIDA:
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito LACUNA 1.7  C 
➦LACUNA 1.7:
"[...] One of the remaining mysteries that neither camp can explain away is that the attacker on the bus died 57 minutes after the blasts on the trains;__ (1.7)__ ."
➦ FRASE na lacuna ➝ FRASE (C):
"and witnesses saw him putting his hand in the backpack"
(e testemunhas o viram colocando a mão na mochila)
➦ LACUNA PREENCHIDA:
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito LACUNA 1.8  I 
➦LACUNA 1.8:
"[...] Some fled after the bombs failed to explode;__ (1.8)__ ."
➦ FRASE na lacuna ➝ FRASE (I):
"and at least one, on the bus, was said to have left the scene before the failed detonation"
(e pelo menos um, no ônibus, teria saído de cena antes da falha na detonação)
➦ LACUNA PREENCHIDA:
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito LACUNA 1.9  D 
➦LACUNA 1.9:
"[...] If the attacks were a suicide mission, they would be the first suicide bombings on European soil, __(1.9)__ ."
(Se os ataques fossem uma missão de suicídio, eles seriam os primeiros atentados suicidas em solo europeu e sinalizariam uma nova e perigosa ameaça.)
➦ FRASE na lacuna ➝ FRASE (D):
"and signal a dangerous new threat"
(e sinalizar uma nova ameaça perigosa)
➦ LACUNA PREENCHIDA:
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito LACUNA 1.10  G 
➦LACUNA 1.10:
"[...] It is much easier to recruit "mules" who will carry __(1.10)__ ."
➦ FRASE na lacuna ➝ FRASE (G):
"and deposit explosives than people who are prepared to die"
(e depositar explosivos do que pessoas que estão preparadas para morrer)
Perceba o comparativo "It is much easier"..."than people...".
➦ LACUNA PREENCHIDA:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  02 
De acordo com o texto Police Debate if London Plotters Were Suicide Bombers, or Dupes, da 1a Questão, assinale com um (X) no CADERNO DE
SOLUÇÕES a única resposta correta para cada uma das perguntas a seguir.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  2.1 
The text tells of attacks which happened ...
(A) in New York
(B) in London
(C) in Luton
(D) in a city in Germany
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito 2.1  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*O texto fala de ataques que aconteceram em Londres.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  2.2 
Investigators of the July 7 attacks …
(A) have gathered enough evidence to conclude that the attacks have been made by suicide bombers.
(B) doubt whether the bombers intention was really to commit suicide.
(C) are considering the possibility that the bombers died in the attacks.
(D) have finished the investigation.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito 2.2  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): reuniram provas suficientes para concluir que os ataques foram feitos por homens-bomba.
Ao contrário, o texto afirma que os investigadores levantam dúvidas sobre o pressuposto do suicídio.
*Alternativa (B): duvidam se a intenção dos terroristas era realmente de cometer suicídio.
👲Veja no texto:
"[...] Investigators raising doubts about the suicide assumption have cited evidence to support this theory."
(Os investigadores que levantam dúvidas sobre o pressuposto do suicídio, citaram evidências para apoiar essa teoria.)
*Alternativa (C): estão considerando a possibilidade dos homens-bomba morreram nos ataques.
*Alternativa (D): concluíram a investigação.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  2.3 
About the bombers, the text reveals that …
(A) they were British.
(B) they committed suicide.
(C) they may have been deceived into dying.
(D) they left trails on a note, in a video tape and in the Internet.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito 2.3  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): eles eram britânicos.
*Alternativa (B)suicidaram.
*Alternativa (C): eles podem ter sido enganados para morrer.
*Alternativa (D): eles deixaram dicas em uma nota, em uma fita de vídeo e na Internet.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  2.4 
Which of the following can be evidence that the attackers on July 7 were suicide bombers?
(A) The fact that the four bombers had bought tickets to return to Luton.
(B) One of the bombers had spent a lot of money fixing his car.
(C) The fact that one of the bombers ran away when his bomb didn't work.
(D) The way the attackers' corpses were found.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito 2.4  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Questão quer saber dos seguintes itens pode ser a prova de que os atacantes no dia 7 de julho eram homens-bomba suicidas.
*Alternativa (A): a prova é o fato de que os quatro homens-bomba haviam comprado ingressos para retornar a Luton.
*Alternativa (B): a prova é o fato de que um dos homens-bomba gastou muito dinheiro reparando seu carro.
*Alternativa (C): a prova é o fato de que um dos homens-bomba fugiu quando sua bomba não funcionou.
*Alternativa (D): a prova é o fato de como os cadáveres dos atacantes foram encontrados.
Veja confirmação no 4º parágrafo:
"[...] There remains some evidence suggesting that these were suicide bombers, beyond the fact that all died in the blasts. Their bodies, all of which were recovered, were positioned in a way that led investigators to make a preliminary determination that these may have been suicide attacks."
(Ainda há algumas evidências que sugerem que estes foram homens-bomba suicida, além do fato de que todos morreram nas explosões. Seus corpos, todos os quais foram recuperados, foram posicionados de forma que levou os pesquisadores a tomar uma determinação preliminar de que estes podem ter sido ataques suicidas.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  2.5 
What can be understood in the last paragraph?
(A) If the bombers really committed suicide there is a lot to worry about once it would be an evidence that there are extremists who live in Britain and who are committed with a political and religious cause.
(B) If the bombers have been deceived into committing suicide there is much more to worry about once these would be the first suicide bombings on European soil, suggesting that fanatics may be spread in Europe.
(C) The attacks were very well planned, involving even the use of animals, such as mules, to carry the bombs. Once they are irrational beings, they could
never testify against the ones who planned the attacks.
(D) The attackers are engaged in lively debates. They use very intelligent strategies in order to recruit more volunteers to their cause.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito 2.5  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Questão quer saber o que pode ser entendido no último parágrafo.
*Alternativa (A): "Se os homens-bomba realmente se suicidaram, há muito o que se preocupar uma vez que seria uma prova de que existem extremistas que vivem na Grã-Bretanha e que estão comprometidos com uma causa política e religiosa."
Item confirmado no texto, veja:
"[...]Several senior officials say a lively debate is under way within the investigation and wider intelligence circles. Some say the initial hypothesis that the July 7 attacks were carried out by determined fanatics willing to die in the name of a radical interpretation of Islam may have been too simplistic."
(Vários altos funcionários dizem que um debate animado está em andamento dentro da investigação e círculos de inteligência mais amplos. Alguns dizem que a hipótese inicial de que os ataques de 7 de julho foram realizados por fanáticos determinados que desejam morrer em nome de uma interpretação radical do Islã pode ter sido muito simplista.)
*Alternativa (B): "Se os bombardeiros foram enganados para se suicidar, há muito mais a se preocupar, uma vez que estes serão os primeiros atentados suicidas em solo europeu, sugerindo que os fanáticos possam se espalhar na Europa."
*Alternativa (C): "Os ataques foram bem planejados, envolvendo inclusive o uso de animais, como mulas, para transportar as bombas. Uma vez que são seres irracionais, eles poderiam
nunca testemunhar contra aqueles que planejaram os ataques."
*Alternativa (D): "Os atacantes estão envolvidos em debates animados. Eles usam estratégias muito inteligentes para recrutar mais voluntários para sua causa."
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  03 
As palavras da lista a seguir podem apresentar diferentes significados, dependendo do contexto onde estão inseridas. Complete cada grupo de 3 frases
com uma mesma palavra, retirada da lista, que possa ser usada para completar corretamente todas as frases do grupo. Escreva as respostas no CADERNO DE SOLUÇÕES.
lively cause willing  plot    assume   round
trail   raise  trunk   attack purchase preliminary
sum  dupe  store    blast   mystery  note
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  3.1 
a. As our group decided to stop walking and rest under that leafy tree on the top of the mountain, the kids soon found a nest of hummingbirds hidden inside the __________.
b.Mike is really a weird guy with those clothes and lifestyle. He has tattooed his arms, legs and even his head. Now he is planning to have the tattoo of a sea devil on his __________.
c. What makes an elephant especially different is his __________, similar to a garden hose. It includes, believe it or not, fifty thousand muscles!
Comentários/Resolução:
O vocábulo da questão 3.1 é "TRUNK", pois na alternativa (a) significa "TRONCO de árvore", na alternativa (b) significa "TRONCO do corpo" e na alternativa (c) significa "TROMBA de elefante", veja:
Item (a):
"As our group decided to stop walking and rest under that leafy tree on the top of the mountain, the kids soon found a nest of hummingbirds hidden inside the trunk."
(Quando nosso grupo decidiu parar de andar e descansar debaixo daquela árvore frondosa no topo da montanha, as crianças logo encontraram um ninho de beija-flores escondido dentro do tronco.)
Item (b):
"Mike is really a weird guy with those clothes and lifestyle. He has tattooed his arms, legs and even his head. Now he is planning to have the tattoo of a sea devil on his trunk."
(Mike é realmente um cara estranho com essas roupas e estilo de vida. Ele tatuou seus braços, pernas e até sua cabeça. Agora ele está planejando ter a tatuagem de um diabo do mar em seu tronco.)
Item (c):
"What makes an elephant especially different is his trunk, similar to a garden hose. It includes, believe it or not, fifty thousand muscles!"
(O que faz um elefante especialmente diferente é a tromba, semelhante a uma mangueira de jardim. Inclui, acredite ou não, cinquenta mil músculos!)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  3.2 
a. The Thompsons are a very frugal family, eating vegetables, fruits and doing their food shopping in a health food __________.
b.You'd better not take gym classes or very long joggings during this week. Once you are taking part in the Marathon you should try to keep a(n) ________ of energy to use in competition.
c. Squirrels __________nuts for the winter.
Comentários/Resolução:
O vocábulo da questão 3.2 é "STORE", pois na alternativa (a) significa "LOJA", na alternativa (b) significa "RESERVA" e na alternativa (c) significa "GUARDAR", veja:
Item (a):
"The Thompsons are a very frugal family, eating vegetables, fruits and doing their food shopping in a health food store."
(Os Thompsons são uma família muito frugal, comendo vegetais, frutas e fazendo suas compras de alimentos em uma loja de alimentos saudáveis.)
Item (b):
"You'd better not take gym classes or very long joggings during this week. Once you are taking part in the Marathon you should try to keep a store of energy to use in competition."
(É melhor você não fazer academia ou jogging muito longo durante esta semana. Uma vez que você estar participando da Maratona, você deve tentar manter uma reserva de energia para usar na competição.)
Item (c):
"Squirrels store nuts for the winter."
(Os esquilos guardam nozes para o inverno.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  3.3 
a. After walking for 3 hours by the museum aisles, the tired child still had to __________ along behind her parents until they could find the exit and go home.
b.Some paradisiacal beaches in Brazil are still primitive. They can only be reached by a(n) __________through the forest.
c. The police are still on the __________ of the escaped prisoner.
Comentários/Resolução:
O vocábulo da questão 3.3 é "TRAIL", pois na alternativa (a) significa "FAREJAR", na alternativa (b) significa "TRILHA" e na alternativa (c) significa "FARO", veja:
Item (a):
"After walking for 3 hours by the museum aisles, the tired child still had to trail along behind her parents until they could find the exit and go home."
(Depois de caminhar por 3 horas pelos corredores do museu, a criança cansada ainda tinha que se aproximar dos pais até encontrar a saída e ir para casa.)
Item (b):
"Some paradisiacal beaches in Brazil are still primitive. They can only be reached by a trail through the forest."
(Algumas praias paradisíacas no Brasil ainda são primitivas. Eles só podem ser alcançados por uma trilha pela floresta.)
Item (c):
"The police are still on the trail of the escaped prisoner."
(A polícia ainda está no faro do prisioneiro fugitivo.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  3.4 
a. Peter and Reuben are brothers, they get along very well and they work side by side in the same department. But I have heard that they are such busy workers that they hardly __________their eyes from their work to talk to each other.
b. On their farm they __________ cattle and sheep.
c. My parents died when I was very young, so my aunt had to __________ my brother and I, what she did with immense love.
Comentários/Resolução:
O vocábulo da questão 3.4 é "RAISE", pois na alternativa (a) significa "ERGUER/LEVANTAR", na alternativa (b) significa "CRIAR animal" e na alternativa (c) significa "CRIAR criança", veja:
Item (a):
"Peter and Reuben are brothers, they get along very well and they work side by side in the same department. But I have heard that they are such busy workers that they hardly raise their eyes from their work to talk to each other."
(Peter e Reuben são irmãos, eles se dão muito bem e trabalham lado a lado no mesmo departamento. Mas eu ouvi dizer que eles são trabalhadores tão ocupados que dificilmente levantam os olhos do seu trabalho para conversar um com o outro.)
Item (b):
"On their farm they raise cattle and sheep."
(Em sua fazenda eles criam gado e ovelha.)
Item (c):
"My parents died when I was very young, so my aunt had to raise my brother and I, what she did with immense love."
(Meus pais morreram quando eu era muito jovem, então minha tia teve que criar meu irmão e eu, o que ela fez com imenso amor.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  3.5 
a. After this hard day of work I need to go out and have fun with my friends. Let's choose a(n) __________ bar, with an exciting atmosphere, full of cheerful people.
b. Italian Renaissance sculptor, painter, architect, and poet who exerted an unparalleled influence on the development of Western art, Michelangelo has shown a(n) _________ interest in arts since his early childhood days in Florence.
c. When Gisele entered the stage no one could help noticing her, but not due to her talent, she was wearing a(n) __________ pink dress that hurt our retinas.
Comentários/Resolução:
O vocábulo da questão 3.5 é "LIVELY", pois na alternativa (a) significa "ANIMADO", na alternativa (b) significa "VIVAZ" e na alternativa (c) significa "FORTE/INTENSO", veja:
Item (a):
"After this hard day of work I need to go out and have fun with my friends. Let's choose a lively bar, with an exciting atmosphere, full of cheerful people."
(Após este dia duro de trabalho, eu preciso sair e me divertir com meus amigos. Vamos escolher um bar animado, com uma atmosfera emocionante, cheia de pessoas alegres.)
Item (b):
"Italian Renaissance sculptor, painter, architect, and poet who exerted an unparalleled influence on the development of Western art, Michelangelo has shown a lively interest in arts since his early childhood days in Florence."
(Escultor, pintor, arquiteto e poeta renascentista italiano que exerceu uma influência sem paralelo no desenvolvimento da arte ocidental, Michelangelo mostrou um interesse vivaz pelas artes desde seus primeiros dias de infância em Florença.)
Item (c):
"When Gisele entered the stage no one could help noticing her, but not due to her talent, she was wearing a lively pink dress that hurt our retinas."
(Quando Gisele entrou no palco, ninguém poderia ajudar a percebê-la, mas não devido ao seu talento, ela estava usando um vestido cor-de-rosa intenso que prejudicava nossas retinas.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  04 
Leia os poemas seguintes e assinale com um (X) no CADERNO DE SOLUÇÕES a única resposta correta para cada uma das perguntas a seguir.
How to Eat a Poem
Don't be polite.
Bite in.
Pick it up with your fingers and lick the juice that
 may run down your chin.
It is ready and ripe now, whenever you are.
You do not need a knife or fork or spoon
or plate or napkin or tablecloth.
For there is no core
or stem
or rind
or pit
or seed
or skin
to throw away.
                 Eve Merriam


Unfolding Bud
One is amazed
By a water-lily bud
Unfolding
With each passing day,
Taking on a richer color
And new dimensions.

One is nor amazed,
At a first glance,
By a poem,
Which is as tight-closed as a tiny bud.

Yet one is surprised
To see the poem
Gradually unfolding,
Revealing its rich inner self,
As one reads it
Again
And over again.
              Naoshi Koriyama
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  4.1 
Eve Merriam, the author of "How to Eat a Poem", compares the process of reading a poem to…
(A) eating a slice of bread
(B) eating a fruit
(C) having a glass of juice
(D) using a napkin to clean your chin after having a meal.
Comentários/Resolução:
Questão quer saber a que se compara o processo de leitura do poema "How to Eat a Poem" de Eve Merriam.
*Item (A) incorreto, ao afirmar que se compara a comer uma fatia de pão.
*Item (A) está CORRETO, ao afirmar que se compara a comer uma fruta.
Veja o poema que se compara a um ato de comer uma fruta através de palavras chaves "bite in","ripe","seed", etc:
"[...]Don't be polite. Bite in. Pick it up with your fingers and lick the juice that  may run down your chin. It is ready and ripe now, whenever you are. You do not need a knife or fork or spoon or plate or napkin or tablecloth. For there is no core or stem or rind or pit or seed or skin to throw away."
(Não seja educado. Morda. Pegue-o com os dedos e lamba o suco que pode escorrer pelo queixo. Ela está pronto e madura agora, sempre que você estiver. Você não precisa de faca ou garfo, colher ou prato ou guardanapo ou toalha de mesa. Pois não há miolo ou caule ou casca ou caroço ou semente ou pele para jogar fora.)
*Item (A) incorreto, ao afirmar que se compara a beber um copo de suco.
*Item (A) incorreto, ao afirmar que se compara a usar um guardanapo para limpar o queixo depois de ter uma refeição.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  4.2 
Naoshi Koriyama, the author of "Unfolding Bud", compares poetry to…
(A) the inner self of the reader
(B) the passing days
(C) nuances of colors
(D) a flower ready to blossom
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Questão quer saber a que se compara a poesia de "Unfolding Bud"(botão de desdobramento) de Naoshi Koriyama.
*Alternativa (A): ao interior do leitor.
*Alternativa (B): aos dias que passam.
*Alternativa (C): às diferentes cores.
*Alternativa (D): a uma flor pronta para florescer.
Perceba no título da poesia o vocábulo "bud"(botão de flôr) e que faz conexão com o verbo "to blossom"(florescer).
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  4.3 
What does the author of "How to Eat a Poem" mean with "Don't be polite"?
(A) Poems are to be read to teach etiquette and how to behave in society.
(B) Poems are to be read at lunchtime when the table is set.
(C) Poems are to be read with passion and hunger of feelings.
(D) Poems are to be read when you are angry.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Questão quer saber o que quer dizer "Don't be polite" no poema "How to Eat a Poem".
*Alternativa (A): Poemas devem ser lidos para ensinar etiqueta e como se comportar na sociedade.
*Alternativa (B): Os poemas devem ser lidos na hora do almoço, quando a mesa estiver configurada.
*Alternativa (C): Os poemas devem ser lidos com paixão e fome de sentimentos.
*Alternativa (D): Poemas devem ser lidos quando você está com raiva.
"Don't be polite"(Não seja educado) significa que o leitor não deve ser cauteloso na leitura do poema e desta forma o leitor deve ler com vontade e gosto, visto que não há partes descartáveis na leitura como fica explícito na trecho do poema:
"For there is no core or stem or rind or pit or seed or skin to throw away."
Portanto a alternativa correta é a (C) onde se afirma que "Os poemas devem ser lidos com paixão e fome de sentimentos."
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  4.4 
What does Eve Merriam mean by "For there is no core / or stem / or rind / or pit / or seed / or skin / to throw away"?
(A) A poem is to be taken as a whole, nothing should be left unexplored.
(B) A poem is not to be read while you are having a meal.
(C) A poem is like a liquid to be drunk, so a knife or fork or spoon or plate are useless.
(D) A poem does without human interference.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O que Eva Merriam quer dizer com "Porque não há núcleo / ou tronco / casca / ou caroço / semente / ou pele / para jogar fora"?
*Alternativa (A): Um poema deve ser tomado como um todo, nada deve ser deixado inexplorado.
*Alternativa (B): Um poema não deve ser lido enquanto você estiver fazendo uma refeição.
*Alternativa (C): Um poema é como um líquido para ser bebido, então uma faca ou garfo ou colher ou prato são inúteis.
*Alternativa (D): Um poema faz sem interferência humana.
➦IDEIA CONTEXTUAL: um poema deve ser tomado como um todo, nada deve ser deixado inexplorado.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  4.5 
According to Koriyama, in "Unfolding Bud", which of these sentences is NOT correct?
(A) At first, a water lily-bud is more interesting then a poem.
(B) Similarities between a lily bud and a poem come after some while, when the reader starts making sense of the poem.
(C) A poem is too closed a text to be understood at a first glance.
(D) Poems are not interesting because they are too difficult to understand
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com Koriyama, em "Unfolding Bud", qual destas frases NÃO está correta?
*Alternativa (A): No início, um nenúfar é mais interessante que um poema.
*Alternativa (B): As semelhanças entre um broto de lírio e um poema surgem depois de algum tempo, quando o leitor começa a entender o poema.
*Alternativa (C): Um poema é muito fechado um texto para ser entendido à primeira vista.
*Alternativa (D): Poemas não são interessantes porque são muito difíceis de entender
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  05 
Leia o texto a seguir e traduza-o para o Português no CADERNO DE SOLUÇÕES.
Lunar Influence
        Some scientific men have come to the conclusion that the moon exercises no influence whatever on the weather, crops, or anything else on the earth, while others as positively affirm that it does. The opinions or popular belief of different nations – savage and civilized – with respect to the moon's influence is something very remarkable. What effect the moon has upon crops we cannot tell, but many of our farmers firmly believe that the times of planting and sowing must be in accordance with the moon's phases. There must be some foundation for such wide-spread opinions; but their truthfulness we have denied over and over again.
(published in Scientific American, May 1855)
Comentários/Resolução:
Questão quer a tradução do texto.
Influência Lunar
         Alguns cientistas chegaram à conclusão de que a lua não exerce qualquer influência sobre o clima, as plantações ou qualquer outra coisa na terra, enquanto outros afirmam positivamente que isso acontece. As opiniões ou a crença popular de diferentes nações - selvagens e civilizadas - em relação à influência da lua são algo muito notável. Qual o efeito que a lua tem nas plantações não se sabe, mas muitos de nossos agricultores acreditam firmemente que as épocas de plantar e colher devem estar de acordo com as fases da lua. Deve haver algum fundamento para tais opiniões amplamente difundidas; Mas a sua veracidade tem sido negada repetidamente por nós.
(publicado em Scientific American, maio de 1855)

Nenhum comentário:

Postar um comentário