domingo, 2 de dezembro de 2018

UNICENTRO-2019-Vestibular da Universidade Estadual do Centro-oeste - Profº Valdenor Sousa loja virtual - Prova de INGLÊS com gabarito e questões comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova de INGLÊS da UNICENTRO-2019. Prova aplicada em 16/09/2018.

_____________________________________________________________________________
LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, dicionários a seguir, é um excelente treino para a provas de inglês da UNICENTRO.
www.economist.com
www.bbc.co.uk
www.nature.com
www.scientificamerican.com
www.theguardian.com
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
www.unicentro.br
UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ A prova de Inglês é composta por 10 Questões(múltiplas escolhas com 05 alternativas cada).
➦ Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS :
____________________________________________________________________________
Programa de Noticias para TV, Rádio e Internet: BBC NEWS.
____________________________________________________________________________
Revista Norte-Americana: SCIENTIFIC AMERICAN.
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americana: THE NEW YORK TIMES, www.nytimes.com.
_____________________________________________________________________________
[c] DICIONÁRIOS :
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
🔄Verbos
[to eavesdrop="escutar por acaso/ouvir casualmente"] 
🔄Phrasal Verbs:
[What's the main message Apple wants to get across?="Qual é a mensagem principal que a Apple quer transmitir?"]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
[The president is kidnapped by a terrorist.="O presidente é seqüestrado por um terrorista."]
[The main concern for Apple is the customer.="A principal preocupação da Apple é o cliente."]
[The first chapter of the book is about a successful attempt to capture a terrorist in which President Jonathan Duncan plays the main role.="O primeiro capítulo do livro é sobre uma tentativa bem-sucedida de capturar um terrorista no qual o presidente Jonathan Duncan desempenha o papel principal."]
[Was ranked one of top 10 beaches that accept dogs.="Foi classificada como uma das 10 melhores praias que aceitam cães."]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
["]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
[Only dogs can take advantages of the sand and sun.="Apenas os cães podem tirar vantagens da areia e do sol."]
["]
🔄Expressões com 30 verbos/substantivos que transmitem ideia que ALGO CAIU, DESPENCOU, DECLINOU, REDUZIU, ENFRAQUECEU, AFOGOU (fall/flop/faint/drop/droop/down/ decrease/decline/diminish/dwindle/dip/dive/duck/ease/ebb/gasp/lower/mitigate/ plunge/sag/slash/slump/split/shrink/sink/stoop/stumble/wane/weaken/wilt):
👉["]
🔄Expressões: 25 verbs/nouns que transmitem ideia que algo SUBIU,ELEVOU, AUMENTOU, MELHOROU,REAGIU,ABASTECEU,AMPLIOU,(arise,better,boom, boost, broaden, clim, flood, fuel,further,grow,improve,increase,jump,lift,raise,rally,rise, skyrocket, soar, strenghten, surface,surpass,trigger, up, upgrade,widen):
👉["]
🔄Expressões: verbs/nouns que transmitem ideia que ALGO MUDOU, TROCOU, PERMUTOU, TRANSFORMOU,ALTEROU,REFORMOU, SUBSTITUIU, CONVERTEU, ESCAMBOU, MODIFICOU, VIROU(amend,barter,change ,convert, exchange,replace,swap,switch ,swop,vary, turn around):
["]
🔄Expressões com 20 verbos que transmitem ideia de COMBATE, DISPUTA, LUTA, GUERRA, COLISÃO, ATINGIR, ESPANCAR, SOCAR, BATER(bash,battle,beat, brawl, clash,cuff, fight ,grapple,hit,knock,punch,quarrel,slap,apank,apar, strike, tackle ,tussle,whack,wrestle):
["]  
🔄Expressões com verbos com ING:
["]
🔄Expressões com VERBOS EM GERAL:
[Apple takes advantages of personal information to do business.="A Apple tira vantagens de informações pessoais para fazer negócios."]
[When the president keeps control.="Quando o presidente mantém o controle."]
🔄Substantivos(NOUNS):
[The plot does not consider to deal with geopolitical issues, mainly the ones related to the Saudi and Russia.="O enredo não considera lidar com questões geopolíticas, principalmente as relacionadas com a Arábia Saudita e a Rússia."]
["]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
[When the president becomes angry.="Quando o presidente fica com raiva."]
🔄Expressões com 30 adjetivos que transmitem ideia que ALGO/ALGUÉM ESTÁ EM SITUAÇÃO RUIM/PARA BAIXO/DIFÍCIL (annoying, awful,boring,dim,dire, downward ,dreadful,dull,fearsome,frightful,gloomy,grim,hard,idle,irksome,maddening,misty,murky,nagging,wane,outrageous,pesky,shadowy,sluggish,thankless,thorny,tiresome,troublesome,worrisome,wearisome):
["]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
[."]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
["]
🔄Expressões comuns:
["] 
🔄Expressões idiomáticas:
[When the president lets the situation get out of hand.="Quando o presidente deixa a situação sair do controle."]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO:
[smart system="sistema inteligente"]
[a misbehaving boy="um menino mal comportado"]
[The book ends in a scene in which the president is participating in a mock hearing.="O livro termina em uma cena em que o presidente está participando de uma audiência simulada."]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos:
["
🔄Expressões com 'S (Genitive case=proprietário 'S propriedade):
[pet's enjoyment.="diversão do animal de estimação."]
[Hobbes likes doing Calvin's homework.="Hobbes gosta de fazer o dever de casa de Calvin."]
🔄Expressões com frações/números:
["]
🔄Questions:
["]
🔄Falso cognato:
[People get injured when dogs are around.="As pessoas se machucam quando os cães estão por perto."]
[When the president loses his temper...="Quando o presidente perde a paciência, pode ser substituído por"]
_____________________________________________________________________________
Texto I:

_____________________________________________________________________________
Tech users have long questioned whether mobile devices and smart speakers eavesdrop on their private conversations. Apple answered that question Tuesday with a resounding no.
         
In a letter to federal lawmakers, the tech giant insisted that iPhones do not listen to what users are saying and said third-party app developers don't have access to audio data.
        
"iPhone doesn't listen to consumers except to recognize the clear, unambiguous audio trigger 'Hey Siri,'" Timothy Powderly, Apple's director of Federal Government Affairs, wrote in the letter, which was obtained by CNN.
         
"The customer is not our product, and our business model does not depend on collecting vast amounts of personally identifiable information to enrich targeted profiles marketed to advertisers," he added.
Disponível em <https://money.cnn.com/2018/08/08/technology/apple-iphone-listening/index.html>. Acesso em 08 de ago. 2018.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  01 :
According to the text:
a) Eavesdrop means to secretly listen to someone's conversation.
b) Apple states that third-party app developers retrieve the audio data.
c) iPhone usually listens to consumers whenever they are called.
d) The main concern for Apple is the customer.
e) The costumers have no doubt that their conversations are confidential.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto:
*Item (A) CORRETO: Espantalho significa escutar secretamente a conversa de alguém.
*Item (B) incorreto: A Apple afirma que os desenvolvedores de aplicativos de terceiros recuperam os dados de áudio.
*Item (C) incorreto: O iPhone geralmente ouve os consumidores sempre que são chamados.
*Item (D) incorreto: A principal preocupação da Apple é o cliente.
*Item (E) incorreto: Os clientes não têm dúvidas de que suas conversas são confidenciais.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  02 :
What's the main message Apple wants to get across?
a) To promote the Siri system as a system that stores personal information.
b) All the third-party app developers have access to the conversations somehow.
c) They don't eavesdrop on users nor share their information for profit.
d) iPhones have a smart system to record all personal information.
e) Apple takes advantages of personal information to do business.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Qual é a mensagem principal que a Apple quer transmitir?
*Item (A) incorreto: Promover o sistema Siri como um sistema que armazena informações pessoais.
*Item (B) incorreto: Todos os desenvolvedores de aplicativos de terceiros têm acesso às conversas de alguma forma.
*Item (C) CORRETO: Eles não escutam os usuários nem compartilham suas informações com fins lucrativos.
*Item (D) incorreto: Os iPhones possuem um sistema inteligente para registrar todas as informações pessoais.
*Item (E) incorreto: A Apple tira vantagens de informações pessoais para fazer negócios.

Texto II:

Fort De Soto Park, St. Petersburg, Florida
        One of the most dog-friendly beaches in Florida, Fort De Soto State Park not only welcomes pets on the sand, but also has special Paw Playgrounds for big and small dogs with shade and water stations. Dogs must be leashed when they enter and exit the beach, but can enjoy the water and sand off leash with their owners the rest of their visit. In a recently released survey, Fort De Soto was one of Invitation Homes Top 10 Dog Beaches, where factors such as leash laws, whether pets can go in the water, what times of the year pets are allowed on the beach, and whether there is a pet-only section were evaluated. “For anyone who lives near the beach or takes their pet on vacation, there is nothing like seeing the joy of your ‘best friend’ frolicking in the sand,” says Marnie Vaughn, vice president of operations in Florida.
Disponível em <https://www.rd.com/advice/pets/dog-friendly-beaches/1/>. Acesso em 10 de ago. 2018.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  03 :
Fort De Soto is a place that
a) Only dogs can take advantages of the sand and sun.
b) Was ranked one of top 10 beaches that accept dogs.
c) People get injured when dogs are around.
d) Dogs enter the beach without being leashed.
e) Pets are able to run, swim and play without their owners.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Fort De Soto é um lugar que
*Item (A) incorreto: Somente os cães podem tirar vantagens da areia e do sol.
*Item (B) CORRETO: Foi classificada como uma das 10 melhores praias que aceitam cães.
*Item (C) incorreto: As pessoas se machucam quando os cães estão por perto.
*Item (D) incorreto: Cães entram na praia sem serem controlados.
*Item (E) incorreto: Animais de estimação podem correr, nadar e brincar sem seus donos.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  04 :
The factors evaluated by Invitation Homes Top 10 Dog Beaches considered
a) Sand quality, water temperature, pet's enjoyment.
b) Permitted seasons, water and sand quality, months of the year.
c) Special places on location, enjoyment, water stations.
d) Local regulations, permitted seasons and permitted pet locations.
e) Water assessment, local ordinances, permitted seasons.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os fatores avaliados por Casas de convite Top 10 Dog Beaches considerados
*Item (A) incorreto: Qualidade da areia, temperatura da água, prazer do animal de estimação.
*Item (B) incorreto: Estações permitidas, qualidade da água e da areia, meses do ano.
*Item (C) incorreto: Lugares especiais na localização, diversão, estações de água.
*Item (D) CORRETO: Regulamentos locais, temporadas permitidas e locais permitidos para animais de estimação.
*Item (E) incorreto: Avaliação da água, ordenanças locais, estações permitidas.

Texto III:
The President is Missing
By Bill Clinton and James Patterson
         When Tom Wolfe noted that “the problem with fiction” is that “it has to be plausible,” he may have had efforts like this one in mind. Bill Clinton and James Patterson’s ambitious and wildly readable new novel, “The President Is Missing,” arches more closely toward plausibility in its geopolitical subplots — threats against the Saudi king, malicious Russian meddling in world affairs — than its main story line of a president who ditches his handlers and goes rogue from the White House, convinced he is the only one who can foil a huge cyberterror plot.
        The book opens with a charged scene in which President Jonathan Duncan is participating in a mock
hearing to prepare for a congressional inquiry investigating the botched attempt to capture a terrorist. When the president loses his temper, he vindicates the advisers who have cautioned him not to appear before the actual committee. It’s a satisfying outcome for the former senior staffer in me — but unrealistic, considering the picture of the president that unfolds on the subsequent pages.
Disponível em <https://www.nytimes.com/2018/06/05/books/review/president-is-missing-clinton-patterson.html>. Acesso em 20 de jul.
2018.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  05 :
From this book review, we can state that
a) President Jonathan Duncan is a character created by Clinton and Patterson whose main role is to prevent a terrorist cyber attack.
b) The first chapter of the book is about a successful attempt to capture a terrorist in which President Jonathan Duncan plays the main role.
c) The plot does not consider to deal with geopolitical issues, mainly the ones related to the Saudi and Russia.
d) The president is kidnapped by a terrorist.
e) The book ends in a scene in which the president is participating in a mock hearing.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A partir desta resenha do livro, podemos afirmar que
*Item (A) CORRETO: O Presidente Jonathan Duncan é um personagem criado por Clinton e Patterson cujo principal papel é impedir um ataque cibernético terrorista.
*Item (B) incorreto: O primeiro capítulo do livro é sobre uma tentativa bem-sucedida de capturar um terrorista no qual o Presidente
Jonathan Duncan desempenha o papel principal.
*Item (C) incorreto: O enredo não considera tratar de questões geopolíticas, principalmente as relacionadas com a Arábia Saudita e a Rússia.
*Item (D) incorreto: O presidente é seqüestrado por um terrorista.
*Item (E) incorreto: O livro termina em uma cena em que o presidente está participando de uma audiência simulada.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  06 :
When the president loses his temper, could be replaced by
a) When the president ignores the situation.
b) When the president lets the situation get out of hand.
c) When the president becomes angry.
d) When the president keeps control.
e) When the president calms down.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Quando o presidente perde a paciência, pode ser substituído por
*Item (A) incorreto: Quando o presidente ignora a situação.
*Item (B) incorreto: Quando o presidente deixa a situação sair do controle.
*Item (C) CORRETO: Quando o presidente fica com raiva.
*Item (D) incorreto: Quando o presidente mantém o controle.
*Item (E) incorreto: Quando o presidente se acalma.

Texto IV: CARTOON


Calvin and Hobbes by Bill Watterson
Disponível em: https://www.gocomics.com/calvinandhobbes/1986/09/16. Acesso em 20 de jul. 2018.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  07 :
From the cartoon, we can assume that
a) Calvin is a 6 year-old-boy who doesn't have time to do his homework.
b) Calvin is a misbehaving boy who doesn’t do his homework.
c) Hobbes likes doing Calvin's homework.
d) Calvin did a lot of things this summer.
e) Calvin is excited about doing homework.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A partir do desenho animado, podemos supor que
*Item (A) incorreto: Calvin é um menino de 6 anos que não tem tempo para fazer o dever de casa.
*Item (B) CORRETO: Calvin é um menino mal comportado que não faz o dever de casa.
*Item (C) incorreto: Hobbes gosta de fazer o dever de casa de Calvin.
*Item (D) incorreto: Calvin fez muitas coisas neste verão.
*Item (E) incorreto: Calvin está animado em fazer o dever de casa.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  08 :
Hobbes can't succeed in writing the paragraph because
a) Calvin did lots of activities during his vacation.
b) He doesn’t know how to write.
c) All Calvin did was watching TV this summer.
d) He has to go to work.
e) He doesn’t have enough time.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Hobbes não consegue escrever o parágrafo porque
*Item (A) incorreto: Calvino fez muitas atividades durante suas férias.
*Item (B) incorreto: Ele não sabe escrever.
*Item (C) CORRETO: Tudo o que Calvino fez foi assistir TV nesse verão.
*Item (D) incorreto: Ele tem que ir trabalhar.
*Item (E) incorreto: Ele não tem tempo suficiente.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  09 :
How's it coming could be replaced in this context by
a) How is it going?
b) How far are you?
c) Are you on the right pace?
d) Could you go faster?
e) So what?
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
How's it coming(Como está indo?) poderia ser substituído neste contexto por
*Item (A) CORRETO: Como está indo?
*Item (B) incorreto: Quão longe você está?
*Item (C) incorreto: Você está no ritmo certo?
*Item (D) incorreto: Você poderia ir mais rápido?
*Item (E) incorreto: E daí?
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  10 :
What can't Calvin believe?
a) Summer is over.
b) He has to do homework.
c) He will never write.
d) He has no homework.
e) Hobbies is not done writing the paragraph.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O que Calvin não pode acreditar?
*Item (A) incorreto: O verão acabou.
*Item (B) CORRETO: Ele tem que fazer lição de casa.
*Item (C) incorreto: Ele nunca escreverá.
*Item (D) incorreto: Ele não tem lição de casa.
*Item (E) incorreto: Hobbies não esta escreveu o parágrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário