quinta-feira, 20 de abril de 2017

IME-2003 - Vestibular do Instituto Militar de Engenharia(IME) - Profº Valdenor Sousa - Prova de Inglês com gabarito e questões comentadas.

Welcome back to another post!
A pauta aqui é MILITARY ENGLISH.
NESTE POST: PROVA de INGLÊS do IME/RJ-2003.
BANCA/ORGANIZADOR:
Ministério da defesa-Exército Brasileiro-Departamento de Ciência e Tecnologia-Instituto Militar de Engenharia.
LEITURA de textos de jornais digitais, revistas, websites, é um excelente treino para a prova.
PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA:
➦ 1ª PARTE(PROVA Objetiva)
➧ 25 questões;
➦ 2ª PARTE(PROVA Escrita/Discursiva)
➧ Produção de 02(dois) textos:
➧ Escrever uma continuação(de 20 a 30 palavras) para um fragmento dado;
➧ Desenvolver uma opinião(de 20 a 30 palavras) expressando se concorda ou não com uma afirmação dada.
TÓPICOS ABORDADOS ao longo da prova:
1-VERBS:

[ = ]
2-PHRASAL VERBS - USES:
[ = ]
3-PERFECT TENSE - USES:
[ = ]
4-MODAL VERBS - USES:
[ = ]
5-NOUN:
[ = ]
6-ADJECTIVES:
[ = ]
7-ADVERBS:
[ = ]
8-ADJECIVE PHRASES(Adjective+noun):
[ = ]
9-IDIOMS(Expressões Idiomáticas):
[ = ]
10-COLLOCATIONS:
[ = ]
11-TECHNICAL ENGLISH(Military English, Business English, Finance English, Legal English, Tax English, Customs English and so on):
[ = ]
12-CONNECTORES AND LINKERS:
[ = ]
13-GENITIVE CASE:
[ = ]
14-FALSE COGNATES:
[ = ]
➧TÓPICOS ABORDADOS na referida prova:



1-VERBS:
[ = ]
2-PHRASAL VERBS:
[ = ]
3-EXPRESSÕES COM TO BE:
[ = ]
4-EXPRESSÕES COM PERFECT TENSE:
[ = ]
5-EXPRESSÕES COM MODAL VERBS:
[ = ]
6-NOUN:
[ = ]
7-ADJECTIVES:
[ = ]
[void = vazio, ôco]
8-ADVERBS:
[ = ]
9-ADJECTIVE+NOUN:
[ = ]
10-EXPRESSÕES COM GERUND:
[ = ]
11-IDIOMS(Expressões Idiomáticas):
[ = ]
12-COLOCCATIONS:
[ = ]
13-EXPRESSÕES TÉCNICAS:
[ = ]
15-EXPRESSÕES INICIADORAS DE SENTENÇAS:
[ = ]
14-GENITIVE CASE:
[ = ]
16-FALSE COGNATES:
[ = ]
Agora vamos à prova.
1ª parte da prova(objetiva): 25 questões.
Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE cada uma das frases seguintes questões de 16 a 20
      Questão   16 


B
🔄Verbos
[to bog="atolar","meter em atoleiro"]
[to claim(klêim)=affirm(âFôrm)(afirmar)]
[to mate="acasalar"]
[to occur(âKôr)(ocorrer)=happen(acontecer)]
[to perceive(pôrSív)="perceber"]
[to pursue(pôrSu)(perseguir)=seek(buscar)]
[to shrink(Xrênk)(encolher)=contract(contrair)]
🔄Phrasal Verbs:
[to carry out="executar","realizar"]
[carries out more complex tasks="executa tarefas mais complexas"]
[to set off="partir/embarcar"]
[set off in the morning="partiram de manhã"]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
[are identical to those of="são idênticos aos de"]
[are getting themselves="estão ficando"]
[are now free="agora estamos livres"]
[are there all the time="existe lá o tempo todo"]
[is doubly handicapped="é duplamente deficiente"]
[is not why(êznâ-uái)="não é por que"]
[is so boringly="é tão chato"]
[it is unable="é incapaz"]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[has all but desappeared="quase desapareceu"]
[has been a steady progression="tem sido uma progressão constante"]
[has been building up data="vem acumulando dados"]
[has been building up data on him="vem acumulando dados sobre ele"]
[there have been="houveram","tem havido"]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
[can be caused by="pode ser causada por"]
[can imitate human speech="pode imitar o discurso humano"]
[can occur(kênâkôr)="pode ocorrer"]
[can occur at any time(kênâkôr-éréníTáim)="pode ocorrer a qualquer momento"]
[can occur in almost any part="pode ocorrer em quase qualquer parte"]
[he'll answer(RRíl-Ênsôr)="ele vai responder"]
[he'll complain(RRíl-kãmPlêin)="ele vai reclamar"]
[may surprise us further="pode nos surpreender ainda mais"]
[would have thought="teria pensado"]  
🔄Expressões com verbos com ING:
[my heart thumping="meu coração batendo"]
[started working="começou a trabalhar"]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
[appears to have mastered="parece ter dominado"]
[become evident="tornam-se evidente"]
[doesn't copy speech="não imita"]
[eager to make="ansioso em fazer"]
[it seems that="parece que"]
[over what drives them="sobre o que os leva"]
[Sure we all know(xûr-iólNôu)="Claro, todos sabemos"] 
🔄Substantivos(NOUNS):
[accuracy(aKíurêssí)=precision(priSíjãn)(precisão)]
[allergy(Álôrdji)(alergia) → sensitivity(sensibilidade)]
[confusion(kãFíujãn)(confusão)=mess]
[chaos(Kéôs)="caos"]
[deodorant(diÔruânt)="desodorante"]
[disorder(diZôrdôr)(distúrbio)=disease(diZíz)(doença)]
[executive(êguiZékêrêv)="desodorante"]
[handicapped(RRêniKépt)="pessoa deficiente"]
[equality(iKûalêrí)="igualdade"]
[parrot(Péurêt)="papagaio"]
[peacocks="pavões"]
[predction(priDkxãn)="predição"]
[psychiatry(Sáikáitrí)="psiquiatria"]
[reaction(riÂkxãn)="reação"]
[reflection(riFlékxãn)="reflexão"]
[regularity(réguiLéurêrí)="regularidade"]
[showing(Xôuên)="demonstração"]
[scheme(sKím)="esquema"]
[strategy(sTrârêdji)="estratégia"]
[symmetry(Sêmitrí)="simetria"]
[turkeys="perus"]
[value(Véuliú)="valor"]
[venture(Vênthôr)="empreendimento"]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
[apparent(âPéurênt)="aparente"]
[blind(Blâên)="cego"]
[contemporary(kãTêmpôRêrí)="contemporâneo"]
[harmless(RRârmlês)=inoffensive(ênoFênsêv)(inofensivo)]
[fancy(Fênsí)=imaginary(êMédjinéurí)(imaginário)]
[identical(Áidênêkôl)=similar(Sêmêlôr)]
[lethal(Lífôl)="letal"]
[noticeable(Nôurêssêbôl)=remarkable(riMârkêbôl)(notável)]
[outside=exterior(íksThíuriôr)]
[remarkable(riMârkêbôl)="notável"]
[satisfied(SârêsFáid)=safe(satisfeito)]
[secure(siKíuôr)=safe(seguro)]
[skeptical(sTéptiKôl)(céptico)=incredulous(ênKrédjilâs)(incrédulo)]
[slim(sLêm)=thin(fino)]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
[doubly(DâbLí)="duplamente"]
[eager(Ígôr)=anxious(Ênxâs)(ansioso)=impatient(emPêixãn)]
[evidently(ÊvêdênLí)="evidentemente"]
[further(Fôdôr)="ainda mais","mais além"]
[seemingly(SímênLí)="aparentemente"]
[superficially(SûpôrFêxôlí)="superficialmente"]
[usually(íujôulí)="usualmente"]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
[and ever since then="e desde então"]
[but usually(Bâ-íujôulí)="mas usualmente"]
[for only thrugh="só por meio de"]
[in actual fact="na verdade"]
[in order to="no intuito de"]
[mainly though="no entanto,principalmente"]
[such as="tais como"]
[yet="no entanto"]
🔄Expressões comuns:
[a few experts="alguns especialistas"]
[as well="também"]
[by association="por associação"]
[by means of="por meio de"]
[from the atom to the black hole="do átomo ao buraco negro"]
[in recent years="nos últimos anos"]
[in the first place="em primeiro lugar"]
[life cycle="ciclo da vida"]
[early on="cedo","no começo"]
[put simply="simplificando"]
[schemes and strategies="esquemas e estratégias"]
[very little="muito pouco"]
🔄Expressões idiomáticas:
[get bogged down="ficar atolado"]
[hot under the collar="irritado","zangado","p da vida"]
[springs to mind="vem a minha cabeça","aparece rapidamente"]
[point of it all(PõenôvêRól)="os propósitos de tudo isto"]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO:
[age-old quest="missão antiga","busca antiga"]
[cognitive skills="habilidades de interpretação"]
[contemporary ventures="empreendimentos contemporâneos"]
[crucial issue(Krûxôl-Êxû)="questão crucial"]
[harmless object="objeto inofensivo"]
[intensive training(ênTênsêv-Trêinên)="treinamento intensivo"]
[linguistic issue(lênGuêstek-Êxu)="questão linguística"]
[outside world="mundo exterior"]
[private passion="paixão privada"]
[remarkable accuracy="precisão notável"]
[the fulfilled pseudo-hunters="os pseudo-caçadores cumpridos"]
[the right order="a ordem certa"]
[two-way communication="comunicação bidirecional"]
[visual stimulus(Víjuôl-êsTímilâs)="estímulo visual"]
🔄PAR CORRELATO:
[]
🔄Expressões técnicas(Engenharia EspacialViagens/Terrorismo):
["]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[hunter's brain="cérebro de caçador"]
[the editor's door="a porta do editor"]
🔄Expressões com frações/números:
[a five-year-old child="uma criança de cinco anos"]
[two decades ago="duas décadas atrás"]
🔄Questions:
[Can parrots communicate?="Os papagaios podem se comunicar?"]
🔄Falso cognato:
[collar(Kólôr)="colarinho(de blusa)"]
[necklace(Néklês)="colar"]
_____________________________________________________________________________
Agora vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
     Questão   01 
Complete o texto a seguir com a única palavra correta entre as sugeridas para cada lacuna.
_____________________________________________________________________________
ALLERGIES
_____________________________________________________________________________
Put simply, an allergy is a ___(1)___ in which the body over-reacts to ___ (2)___ substances which in normal circumstances should not produce any ____ (3)____ at all. An allergy can occur in almost any part of your body, and can be caused by just about anything. Mainly though, allergies become evident on parts of the body directly exposed to the outside world. Certain aliergies occur only at certain times of the year, while others are there all the time. Those that occur all the year ___(4)___ are probably caused by something you come into contact with every day of your life, some ___(5)___ harmless object such as your deodorant or the ___(6)___ you lie on each night. Allergies can occur at any time during your life, but usually do so before your fortieth birthday. Sometimes the symptoms are so ___(7)___ you do not even know you have an allergy, and it may take years for an allergy to become ___(8)___. It all depends upon the ___(9)___ of the substance to which you are exposed and for how long. Sometimes an allergy can disappear as suddenly as it arrived, without any treatment. Sometimes it comes and goes for no apparent reason, and with no ___(10)___.
_____________________________________________________________________________
    Questão   1.1 
a) disorder
b) confusion
c) chaos
d) mess
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   A 
TÓPICO-SUBSTANTIVO CONTEXTUAL :
➦LACUNA (1):
"[...] Put simply, an allergy is a ___(1)___ in which the body over-reacts"
(Simplificando, uma alergia é um  DISTÚRBIO/DOENÇA na qual o corpo reage exageradamente)
➦IDEIA CONTEXTUAL: doença, distúrbio que faz o corpo reagir exageradamente.
➦OPÇÕES DE RESPOSTA:
*Alternativa (A): disorder(doença)
"DISORDER"(disZôrdôr) → "dysfunction"(disfunção), "disease"(doença), "disturb"(distúrbio).
*Alternativa (B): confusion(confusão)
*Alternativa (C): chaos(caos)
*Alternativa (D): mess(bagunça)
_____________________________________________________________________________
      Questão   1.2 
a) poisonous
b) lethal
c) harmless
d) secure
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   C 
TÓPICO- COMPLEMENTAÇÃO DE SENTENÇA que requer ADJETIVO ADEQUADO AO CONTEXTO :
➦LACUNA (2):
"[...] Put simply, an allergy is a desorder in which the body over-reacts to ___ (2)___ substances"
(Simplificando, uma alergia é um distúrbio no qual o corpo reage exageradamente a ______ substâncias)
➦OBSERVAÇÕES GRAMATICAIS/CONTEXTUAL:
1ª) A lacuna é um ADJETIVO pois precede do substantivo(substances)
2ª) A substância via de regra é INOFENSIVA, visto que Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a certas substancias: leite de vaca, amendoim, ovo, frutos do mar, látex, pólen, urina de animais(gatos e cães),etc.
➦OPÇÕES DE RESPOSTA:
*Alternativa (A): poisonous(venenosa)
*Alternativa (B): lethal(letal)
*Alternativa (C): harmless(inofensiva
"HARMLESS"(rrârmLés) → "innocuous"(inócua), "innoxious"(inofensiva), "inoffensive"(inofensiva).
*Alternativa (D): secure(segura)
➦LACUNA PREENCHIDA:
"[...] Put simply, an allergy is a desorder in which the body over-reacts to harmless substances"
_____________________________________________________________________________
      Questão   1.3 
a) feedback
b) reaction
c) reflection
d) reflex
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   B 
TÓPICO - COMPLEMENTAÇÃO DE SENTENÇA que requer SUBSTANTIVO ADEQUADO AO CONTEXTO :
➦LACUNA (3):
"[...] Put simply, an allergy is a disorder in which the body over-reacts to harmless substances which in normal circumstances should not produce any ____ (3)____ at all."
(Simplificando, uma alergia é um distúrbio no qual o corpo reage exageradamente a substâncias inofensivas que, em circunstâncias normais, não devem produzir nenhuma ________.)
➦OBSERVAÇÕES GRAMATICAIS/CONTEXTUAL:
1ª) A lacuna é um SUBSTANTIVO pois precede do adjetivo(any=nenhum).
2ª) A substância via de regra é INOFENSIVA, portanto não deveria produzir nenhuma REAÇÃO.
➦OPÇÕES DE RESPOSTA:
*Alternativa (A): feedback(retorno de cliente, resposta de sinais eletrônicos) 
*Alternativa (B): reaction(reação, resposta do organismo)
 "REACTION"(reação) → "response"(resposta).
*Alternativa (C): reflection(reflexão, meditação)
*Alternativa (D): reflex(reflexo)
➦LACUNA PREENCHIDA:
"[...] Put simply, an allergy is a disorder in which the body over-reacts to harmless substances which in normal circumstances should not produce any reaction at all."
_____________________________________________________________________________
      Questão   1.4 
a) again
b) along
c) throughout
d) round
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   D 
TÓPICO - COMPLEMENTAÇÃO DE SENTENÇA que requer VOCÁBULO que faz parte EXPRESSÃO :
➦LACUNA (4):
"[...] Certain aliergies occur only at certain times of the year, while others are there all the time. Those that occur all the year ___(4)___ are probably caused by something you come into contact with every day of your life,"
(Certas alergias ocorrem apenas em determinadas épocas do ano, enquanto outras existem o tempo todo. Aqueles que ocorrem durante todo o ano ___ (4) ___ provavelmente são causados por algo com o qual você entra em contato todos os dias da sua vida,)
➦OBSERVAÇÕES GRAMATICAIS/CONTEXTUAL:
1ª) A lacuna (4), ou seja, 'round' é parte integrante da expressão "all the year round"(o ano inteiro).
➦OPÇÕES DE RESPOSTA:
*Alternativa (A): again(novamente)
*Alternativa (B): along(ao longo)
*Alternativa (C): throughout(em todo)
*Alternativa (D): round(all the year round)
"[...] Those that occur all the year round are probably caused by something you come into contact with every day of your life."
(Aquelas que ocorrem durante o ano inteiro provavelmente são causadas por algo em que você entra em contato com todos os dias da sua vida)
_____________________________________________________________________________
      Questão   1.5 
a) apparent
b) superficially
c) seemingly
d) showing
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   C 
TÓPICO - COMPLEMENTAÇÃO DE SENTENÇA que requer ADVÉRBIO ADEQUADO AO CONTEXTO :
➦LACUNA (5):
"[...] Certain aliergies occur only at certain times of the year, while others are there all the time. Those that occur all the year round are probably caused by something you come into contact with every day of your life, some ___(5)___ harmless object such as your deodorant or"
(Certas alergias ocorrem apenas em determinadas épocas do ano, enquanto outras existem o tempo todo. As que ocorrem durante todo o ano provavelmente são causadas por algo com o qual você entra em contato todos os dias da sua vida, algum _____ objeto inofensivo, como seu desodorizante ou)
➦OBSERVAÇÕES GRAMATICAIS/CONTEXTUAL:
1ª) A lacuna (5) é ADVÉRBIO pois segue a estrutura 'harmless object', acrescentando uma característica.
2ª) O advérbio adequado é 'seemingly' que proporciona coesão contextual..
➦OPÇÕES DE RESPOSTA:
*Alternativa (A): apparent(evident=aparente ,evidente)(adjetivo)
*Alternativa (B): superficially(superficialmente)(advérbio, mas no contexto não faz coesão)
*Alternativa (C): seemingly(aparentemente)(advérbio)
*Alternativa (D): showing(mostrando)(verbo no gerúndio)
_____________________________________________________________________________
      Questão   1.6 
a) pillow
b) perfume
c) food
d) shaving cream
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   A 
TÓPICO-SUBSTANTIVO ADEQUADO AO CONTEXTO :
➦LACUNA (6):
"[...] or the ___(6)___ you lie on each night."
(ou o ____ que você se deita todas as noites.)
➦OBSERVAÇÕES GRAMATICAIS/CONTEXTUAL:
1ª) A lacuna é um SUBSTANTIVO pois aparece depois do artigo (the).
2ª) Semanticamente, o substantivo adequado é 'pillow' ➝ the pillow you lie on each night.
➦OPÇÕES DE RESPOSTA:
*Alternativa (A): pillow(pad=travesseiro, almofada)
*Alternativa (B): perfume(aroma=perfume, aroma)
*Alternativa (C): food(meal=comida, alimento)
*Alternativa (D): shaving cream(creme de barbear)
_____________________________________________________________________________
      Questão   1.7 
a) shrink
b) slight
c) slim
d) miniature
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   B 
TÓPICO-ADJETIVO ADEQUADO AO CONTEXTO :
➦LACUNA (7):
"[...] Sometimes the symptoms are so ___(7)___ you do not even know you have an allergy,"
(Às vezes, os sintomas são tão _____ que você nem sabe que tem alergia,)
➦OBSERVAÇÕES GRAMATICAIS/CONTEXTUAL:
1ª) A lacuna é um ADJETIVO.
2ª) 'slight' faz coesão textual.
➦OPÇÕES DE RESPOSTA:
*Alternativa (A): shrink(enrrugar)(verbo)
*Alternativa (B): slight(leve, fraco)(adjetivo)
*Alternativa (C): slim(fino,magro)(é adjetivo mas não faz coesão contextual)
*Alternativa (D): miniature(é adjetivo mas não faz coesão textual)
_____________________________________________________________________________
      Questão   1.8 
a) perceive
b) note
c) evidently
d) noticeable
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   D 
TÓPICO-ADJETIVO ADEQUADO AO CONTEXTO :
➦LACUNA (8):
"[...] and it may take years for an allergy to become ___(8)___."
➦OBSERVAÇÕES GRAMATICAIS/CONTEXTUAL:
1ª) A lacuna é um ADJETIVO, pois aparece depois do verbo de ligação "become".
2ª) 'noticeable' faz coesão textual.
➦OPÇÕES DE RESPOSTA:
*Alternativa (A): perceive(perceber)(verbo)
*Alternativa (B): note(notar)(verbo)
*Alternativa (C): evidently(evidentemente)(advérbio)
*Alternativa (D): noticeable(visible=perceptível, visível)(adjetivo)
_____________________________________________________________________________
      Questão   1.9 
a) portion
b) measure
c) amount
d) incident
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   C 
TÓPICO-USO DO 'AMOUNT' :
➦LACUNA (9):
"[...] It all depends upon the ___(9)___ of the substance to which you are exposed and for how long."
(Tudo depende da ___ (9) ___ da substância à qual você está exposta e por quanto tempo.)
➦OBSERVAÇÕES GRAMATICAIS/CONTEXTUAL:
1ª) A lacuna é um SUBSTANTIVO pois precede do artigo(the).
2ª) "AMOUNT"(quantia, quantidade, montante) usado com substantivos incontáveis.
➦OPÇÕES DE RESPOSTA:
*Alternativa (A): portion(porção)
*Alternativa (B): measure(medida)
*Alternativa (C): amount(quantidade, total)
*Alternativa (D): ocorrência(incidente, ocorrência)
_____________________________________________________________________________
      Questão   1.10 
a) symmetry
b) sporadic
c) regularity
d) equality
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   C 
TÓPICO - COMPLEMENTAÇÃO DE SENTENÇA que requer SUBSTANTIVO ADEQUADO AO CONTEXTO :
➦LACUNA (10):
"[...] Sometimes it comes and goes for no apparent reason, and with no ___(10)___."
(Às vezes, vai e vem sem motivo aparente e sem ___ ___.)
➦OBSERVAÇÕES GRAMATICAIS/CONTEXTUAL:
1ª) A lacuna é um SUBSTANTIVO pois precede do adjetivo(any=nenhum).
2ª)  "REGULARITY"(regularidade) → uniformity"(uniformidade), "constancy"(constância).
➦OPÇÕES DE RESPOSTA:
*Alternativa (A): symmetry(simetria)
*Alternativa (B): sporadic(esporádico)(adjetivo)
*Alternativa (C): regularity(regularidade)(substantivo)
*Alternativa (D): equality(igualdade).
_____________________________________________________________________________
      Questão   02 
O texto abaixo apresenta cinco frases excedentes. Essas frases foram inseridas ao corpo do texto mas não pertencem a ele.
Leia o texto abaixo e transcreva para o caderno de soluções as cinco frases que foram introduzidas posteriormente e que não pertencem ao contexto.
_____________________________________________________________________________
Can parrots communicate?        
_____________________________________________________________________________
Everyone knows that parrots can imitate human speech, but can these birds also understand meaning? Two decades ago, researcher Irene Pepperherg started working with Alex, na African gray parrot, and ever since then, she has been building up data on him. In their life cycle, communications is very important, for only thrugh the exchange of sounds do peacocks and turkeys know where to meet and when to mate. Pepperberg, whose recently published book The Alex Studies makes fascinatting reading, claims Alex doesn´t copy speech but intentionally uses words to get what it is that he wants. The author of the book appears to believe that control of the brains activity of the brains activity will require the invention of new technologies.
         
In actual fact, some of his cognitive skills are identical to those of a five-year-old child. Like a child's, Alex's learning has been a steady progression. A blind baby is doubly handicapped. Early on, he could vocalize whether two things were the same or different. Now, he carries out more complex tasks. Not only it is unable to see, but because it cannot receive the visual stimulus from its environment. Presented with different-colored balls and blocks and asked the number of red blocks, he'll answer correctly. He requests things as well. Should he ask to sit on your shoulder and you put him somewhere else, he'll complain:

'Wanna go shoulder.'The phenomenon of language change probably attracts more public notice and more disapproval than any other linguistic issue.
        
A few experts remain skeptical, seeing very little in Alex's performance beyond learning by association, by means of intensive training. Yet Alex appears to have mastered simple two-way communication. As parrots live for 60 years or more, Alex may surprise us further.
👍 Comentários e Gabarito    
TÓPICO - IDENTIFICAÇÃO DE FRASES EXCEDENTES OU FORA DE CONTEXTO :
FRASE/SENTENÇA 1:
"In their life cycle, communication is very important, for only through the exchange of sounds do peacocks and turkeys know where to meet and when to mate"
(No seu ciclo de vida, a comunicação é muito importante, pois somente através da troca de sons, os pavões e perus sabem onde se encontrar e quando se acasalar)
FRASE/SENTENÇA 2:
"The author of the book appears to believe that control of the brain activity will require the invention of new technologies"
(O autor do livro parece acreditar que o controle da atividade cerebral exigirá a invenção de novas tecnologias)
FRASE/SENTENÇA 3:
"a blind baby is doubly handicapped."
(um bebê cego é duplamente deficiente.)
FRASE/SENTENÇA 4:
"Not only it is unable to see, but because it cannot receive the visual stimulus from its environment that a sighted child does, it is likely to be slow in intellectual development."
(Não só é incapaz de ver, mas porque não pode receber o estímulo visual de seu ambiente que uma criança com visão faz, é provável que seja lento no desenvolvimento intelectual.)
FRASE/SENTENÇA 5:
"The phenomenon of language change probably attracts more public notice and more and more disapproval than any other linguistic issue."
(O fenômeno da mudança de idioma provavelmente atrai mais aviso público e mais e mais desaprovação do que qualquer outra questão linguística.)
_____________________________________________________________________________
      Questão   03      
Leia os parágrafos abaixo e analise as proposições que os seguem.
Coloque (V) se a frase for verdadeira em relação ao parágrafo lido e (F) se ela for falsa.
_____________________________________________________________________________ I saw by the clock of the city jail that it was past eleven, so I decide to go to the newspaper immeadiately. Outside the editor's door I stopped to make sure my pages were in the right order. I smoothed them out carefully, stuck them bak in my pocket and knocked. I could hear my heart thumping as I walked in.
_____________________________________________________________________________(A) We can affirm for sure that the storyteller has just left the city jail.
(B) We can infer that he has been carrying his papers in his pocket.
(C) We know that the storyteller is a newspaper writer by profession.
(D) We might infer that the storyteller is going to show his papers to the editor.
(E) We can infer that the meeting is important for the storyteller.
_____________________________________________________________________________
In recent years there have been many reports of a growing impatienc e with psychiatry, with its seeming foreverness, its high cost, its debatable results, and its vague, esoteric terms. To many people it is like a blind man in a dark room looking for a black cat that isn’t there. The magazines and mental health associations say psychiatric treatment is a good thing, but in my opinion what it is or what it accomplishes has not been made clear.
_____________________________________________________________________________
(F) Even mental health associations haven’t been able to demonstrate the value of psychiatry.
(G) The author believes that psychiatry is of no value.
(H) Many people doubt the value of psychiatny.
(I) In recent years psychiatry has begun to serve the needs of blind people.
(J) Only magazines and mental health associations believe that psychiatry is a good thing.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito    
TÓPICO - INTERPRETAÇÃO TEXTUAL :
*Item (A) → (F) FALSO : "Podemos afirmar com certeza que o narrador acabou de sair da prisão da cidade."
➽ O autor apenas relata que olhou o horário no relógio da cadeia e não que ACABOU de sair de lá:
"[...] I saw by the clock of the city jail that it was past eleven, so I decide to go to the newspaper immeadiately."
(Eu vi no relógio da prisão municipal que já passava das onze, então eu decidi ir para jornal imediatamente.)
*Item (B) → (V) VERDADEIRO : "Podemos inferir que ele está carregando seus artigos no bolso."
[...] Outside the editor's door I stopped to make sure my pages were in the right order. I smoothed them out carefully, stuck them back in my pocket and knocked.
(Do lado de fora da porta do editor, eu parei para me certificar de que minhas páginas estavam na ordem correta. Eu as desamassei com cuidado, enfiei-as de volta no meu bolso e bati.)
*Item (C) → (V) VERDADEIRO : "Sabemos que o 
"[...] We know that the storyteller is a newspaper writer by profession."
(Do lado de fora da porta do editor, eu parei para me certificar de que minhas páginas estavam na ordem correta.)
*Item (D) → (V) VERDADEIRO : "Podemos inferir que o narrador vai mostrar seus artigos ao editor."
A descrição da cena e o nervosismo do autor "I could hear my heart thumping" demonstrado através da citação do coração batendo forte antes de entrar na sala do editor, indicam que o narrador mostraria seus artigos para o editor:
"[...] I saw by the clock of the city jail that it was past eleven, so I decide to go to the newspaper immeadiately. Outside the editor's door I stopped to make sure my pages were in the right order. I smoothed them out carefully, stuck them bake in my pocket and knocked. I could hear my heart thumping as I walked in."
(Eu vi no relógio da prisão da cidade que já passava das onze, então eu decidi ir para jornal imediatamente. Do lado de fora da porta do editor,
eu parei para me certificar de que minhas páginas estavam na ordem correta; eu as desamassei cuidadosamente, enfiei-as de volta no meu
bolso, e bati. Eu podia ouvir meu coração batendo forte, à medida que eu entrava.)
*Item (E) → (V) VERDADEIRO : "Podemos inferir que a reunião é importante para o narrador."
O nervosismo do narrador (my heart thumping...), é um indicativo que o encontro é importante para ele.
*Item (E) → (V) VERDADEIRO : "Mesmo as associações de saúde mental não conseguiram demonstrar o valor da psiquiatria."
"[...] The magazines and mental health associations say psychiatric treatment is a good thing, but in my opinion what it is or what it accomplishes has not been made clear."
(As revistas e associações de saúde mental dizem que o tratamento psiquiátrico é uma boa coisa, mas em minha opinião o que ela é ou o que ela atinge não está claro.)
*Item (G) → (F) FALSO : "O autor acredita que a psiquiatria não tem valor."
O autor indica desconfiança com relação à eficácia da psiquiatria e MAS não a considera sem nenhum valor.
"[...] The magazines and mental health associations say psychiatric treatment is a good thing, but in my opinion what it is or what it accomplishes has not been made clear."
(As revistas e associações de saúde mental dizem que o tratamento psiquiátrico é uma boa coisa, mas em minha opinião o que ela é ou o que ela atinge não está claro.)
*Item (H) → (V) VERDADEIRO : "Muitas pessoas duvidam do valor da psiquiatria."
"[...] In recent years there have been many reports of a growing impatience with psychiatry, esoteric terms. To many people it is like a blid man in a dark room looking for a black cat that isn't there."
(Nos últimos anos, tem havido muitos relatos de uma impaciência crescente com relação à psiquiatria, com seu longo tempo de tratamento, seu alto custo, seus resultados questionáveis, e seus vagos e esotéricos termos. Para muitas pessoas é como um homem cego em um quarto escuro procurando um gato preto que não está lá.)
*Item (I) → (F) FALSO : "Nos últimos anos, a psiquiatria começou a atender as necessidades dos cegos."
Item que tenta confundir o aluno com as palavras, colocando-as em outro contexto.
"BLIND" aparece no texto apenas como palavra integrante no dito popular, não se tratando de um texto sobre pessoas cegas.
"[...] To many people it is like a blind man in a dark room looking for a black cat that isn't there."
(Para muitas pessoas é como um homem cego em um quarto escuro procurando um gato preto que não está lá.)
*Item (J) → (F) FALSO : "Apenas as revistas e as associações de saúde mental acreditam que a psiquiatria é uma coisa boa."
O texto afirma que as revistas e associações de saúde mental dizem que o tratamento psiquiátrico é uma boa coisa, porém isso não quer dizer que são somente as revistas e as associações que fazem tal declaração.
_____________________________________________________________________________
      Questão   04      
Abaixo você encontra, em itálico, o primeiro parágrafo de um texto.
Os parágrafos subseqüentes desse texto encontram-se logo após o primeiro parágrafo, porém apresentam-se fora de ordem.    
Leia todos os parágrafos e indique a única ordem correta dos parágrafos, tornando o texto coeso e coerente.
_____________________________________________________________________________
Primeiro parágrafo
_____________________________________________________________________________       
Because man's original need to hunt in order to survive has all but desappeared, we are now free to replace it with whatever symbolic substitution takes our fancy, just so long as it contains some of the basic elements.
_____________________________________________________________________________       
(A) But for many other people, their work is so boringly repititive that it provides little of challenge if the hunt and is a poor substitute for it. If we were descendents of cud-chewing herbivores, this would not matter, but we are not.
(B) Today, for most people, "going to work" is the major substitute for hunting. For the lucky ones, the nature of theirdaily work is sufficiently close to the pattern of the primeval hunt to be satisfying.
(C) People whose work is boring become restless and frustrated. They have to find other outlets for their hunter's brain.
(D) For example, the executives who set off in the morning, eager to make a "killing" in the city, with their schemes and strategies, their team tacties and targets, their immediate aims and long-term goals, hoping to confirm a contract or close a deal, and eventually to "bring home the beacon", are the fulfilled pseudo-hunters of modern times.
(E) Some of these outlets are creative. Others can be highly destructive. For many individuals, a lack of "job satisfaction", which can usually be traced to a lack of potential for symbolic hunting, is only made tolerable by the development of some kind of hobby or private passion.
_____________________________________________________________________________       
1º parágrafo: (em itálico)
2º parágrafo: ( )
3º parágrafo: ( )
4º parágrafo: ( )
5º parágrafo: ( )
6º parágrafo: ( )
👍 Comentários    
TÓPICO - INTERPRETAÇÃO TEXTUAL :
➽ 1º parágrafo:
"Because man's original need to hunt in order to survive has all but desappeared, we are now free to replace it with whatever symbolic substitution takes our fancy, just so long as it contains some of the basic elements."
(Porque a necessidade original do homem de caçar para sobreviver tem desaparecido, agora estamos livres para substituí-lo por qualquer substituição simbólica que leve a nossa fantasia, contanto que contenha alguns dos elementos básicos.)
➽ 2º parágrafo → (B):
"[...] Today, for most people, "going to work" is the major substitute for hunting. For the lucky ones, the nature of theirdaily work is sufficiently close to the pattern of the primeval hunt to be satisfying."
(Hoje, para a maioria das pessoas, "ir ao trabalho" é o principal substituto da caça. Para os sortudos, a natureza do trabalho diário é suficientemente próxima ao padrão da caça primordial para ser satisfatória.)
➽ 3º parágrafo → (D):
"[...] For example, the executives who set off in the morning, eager to make a "killing" in the city, with their schemes and strategies, their team tacties and targets, their immediate aims and long-term goals, hoping to confirm a contract or close a deal, and eventually to "bring home the beacon", are the fulfilled pseudo-hunters of modern times."
(Por exemplo, os executivos que partiram pela manhã, ansiosos para fazer uma "matança" na cidade, com seus esquemas e estratégias, suas táticas e objetivos da equipe, seus objetivos imediatos e metas de longo prazo, na esperança de confirmar um contrato ou fechar um acordo e, eventualmente, "trazer para casa o farol", são os pseudo-caçadores cumpridos dos tempos modernos.)
➽ 4º parágrafo → (A):
"[...]But for many other people, their work is so boringly repititive that it provides little of challenge if the hunt and is a poor substitute for it. If we were descendents of cud-chewing herbivores, this would not matter, but we are not."
(Mas, para muitas outras pessoas, seu trabalho é tão grandemente repetitivo que proporciona pouco desafio se a caça e é um pobre substituto. Se fôssemos descendentes de herbívoros com mastigação de cud, isso não importaria, mas não estamos.)
➽ 5º parágrafo → (C):
"[...] People whose work is boring become restless and frustrated. They have to find other outlets for their hunter's brain."
(As pessoas cujo trabalho é chato tornam-se inquietas e frustradas. Eles têm que encontrar outros meios de expressão para seu cérebro de caçador.)
➽ 6º parágrafo → (E):
"[...] Some of these outlets are creative. Others can be highly destructive. For many individuals, a lack of "job satisfaction", which can usually be traced to a lack of potential for symbolic hunting, is only made tolerable by the development of some kind of hobby or private passion."
(Alguns desses meios de expressão são criativos. Outros podem ser altamente destrutivos. Para muitos indivíduos, a falta de "satisfação no trabalho", que geralmente pode ser atribuída à falta de potencial para a caça simbólica, só é tolerável pelo desenvolvimento de algum tipo de passatempo ou paixão privada.)
_____________________________________________________________________________
      Questão   05 
Traduza os textos abaixo para o português.
Texto 1
There was an interesting thing on the radio last week. It seems that a bunch of scientists are getting themselves hot under the collar over what drives them to be scientists: the expression "because it's there" springs to mind. Sure we all know it's the age-old quest for knowledge, the desire to understand everything from the atom to the black hole. But what these guys want to know is why we want to know all of this in the first place and why can't science explain why we want to know? Surely, it's more important to know whether what we scientists are doing is right, rather than get bogged down in debates over the point of it all. I would have thought that the crucial issue here is not why we pursue it, but to recognize that science is a tool, and we are the ones who should decide how, where, when and why to use it.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários    
TÓPICO - TRADUÇÃO :
Houve uma coisa muito interessante no rádio semana passada. Parece que um grupo de cientistas estavam QUESTIONANDO-SE sobre o que os levou a serem cientistas; a expressão "porque está aí" vem a minha cabeça. Claro, todos nós sabemos que é a antiga busca pelo conhecimento, o desejo de se conhecer tudo, do átomo ao buraco negro. Mas o que esses caras querem saber é por que nós queremos saber de tudo isso em primeiro lugar e por que a ciência não consegue explicar porque queremos saber? Certamente, é mais importante saber se o que nós cientistas estamos fazendo é correto, ao invés de atolarmos em debates sobre os propósitos de tudo isto. Eu teria pensado que a questão crucial aqui não é por que buscamos isto, mas reconhecer que a ciência é uma ferramenta e somos nós que deveríamos decidir como, onde, quando e por que usá-la.
_____________________________________________________________________________
Texto 2
The laws of classical mechanics and gravitation, which allows us to predict with remarkable accuracy the motions of the several parts of the solar system (including comets and asteroids), have led to the predction and discovery of new planets. These laws suggest possible mechanisms for the formation of stars and galaxies, and, together with the laws of radiation, they give a good account of the observed connection between the mass and the luminosity of stars. The astronomical applications of the laws of
classical mechanics are the most beautiful but not the only successful aplications. We use the laws constantly in everyday life and in the engineering sciences. Our contemporary ventures into space and the use of satellites are based upon refined applications of the laws of classical mechanics and gravitation.
👍 Comentários    

TÓPICO - TRADUÇÃO :
As leis da Mecânica Clássica e Gravitação, que nos permitem prever com precisão notável os movimentos de diversas partes do sistema solar
(incluindo cometas e asteróides), nos levaram à previsão e descoberta de novos planetas. Estas leis sugerem possíveis mecanismos para a
formação de estrelas e galáxias e, juntamente com as leis da radiação, dão uma boa descrição da conexão observada entre massa e a
luminosidade das estrelas. As aplicações astronômicas das leis da mecânica clássica são as mais bonitas apesar de não serem as únicas
aplicações bem sucedidas. Nós usamos as leis constantemente na vida diária e na ciência da engenharia. Nossos empreendimentos
contemporâneos no espaço e o uso de satélites são baseados em aplicações refinadas das leis da Mecânica Clássica e Gravitação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário