terça-feira, 18 de novembro de 2014

FUVEST-1998 – VESTIBULAR – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• FUVEST-1998-VESTIBULAR-1º FASE-22/11/1997.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 14 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | LETTERS | Science News |
 Texto (2) – | VARIOUS ARTISTSThe Sunday Times |


 TEXTO 1Texto para as questões de 67 a 72.

LETTERS

Science talent redirected
          
“Is Science Talent Squandered?” (SN: 5/31/97, p. 338) sent me into a reverie of my precollege days. Having achieved, at 10 years of age, minor celebrity status in Nation’s Business by inventing a “new” cotton picker, having burned holes in my parents’ basement ceiling with my huge Gilbert chemistry set, and having been given a key to the high school lab to conduct my own experiments on weekends, I knew I would be a scientist.
         
Then came college and the public denigration (in an introductory chemistry class) of my poetic expression of the practical application of combustion. Literary and artistic teachers and friends enjoyed my “weird” presentation, so I joined their ranks instead, achieving modest adult recognition as a writer but still finding my real reading interest in science.
         
If I had found a Carl Sagan some 40 years ago, I might be in a different college in my university today, but perhaps with different regrets.

F. Richard Thomas, Professor of American Thought and Language,Michigan State University, East Lansing, Mich.
[Science News, 26 July 1997, vol. 152]
67  (FUVEST-2017-1ªFASE-VESTIBULAR)

O artigo intitulado "Is Science Talent Squandered?"

a) narra a evolução acadêmica de F.R. Thomas.
b) tornou F.R. Thomas uma pequena celebridade.
c) fez F.R. Thomas lembrar-se de tempos  passados.
d) foi escrito para Carl Sagan.
e) foi publicado em Science News, à página  338, no dia 5.

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• O artigo intitulado "Is Science Talent Squandered?" fez F.R. Thomas lembrar-se de tempos  passados.
 TRECHO:
• "[...] “Is Science Talent Squandered?” sent me into a reverie of my precollege days."
•  “O talento científico é desperdiçado?” enviou-me a um devaneio dos meus dias pré-universitários."

68  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

F.R. Thomas

a) tornou-se um adulto muito famoso, apesar de ter sido considerado estranho por seus professores e colegas universitários.
b) impressionou tanto alguns professores de  literatura, ao discorrer sobre combustão em uma  aula de química, que foi convidado a unir-se a eles, tornando-se escritor.
c) foi considerado uma celebridade pela revista Nation’s Business, após ter inventado uma “nova” embalagem para cotonetes aos 10 anos.
d) começou a reverenciar seu tempo de estudante secundário após ter lido o artigo intitulado “Is Science Talent Squandered?”.
e) não foi muito bem-sucedido, em uma aula de química, ao expor seu ponto de vista sobre o uso da combustão.

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• F.R. Thomas não foi muito bem-sucedido, em uma aula de química, ao expor seu ponto de vista sobre o uso da combustão.
 TRECHO:
• "[...] Having achieved, at 10 years of age, minor celebrity status in Nation’s Business by inventing a “new” cotton picker, having burned holes in my parents’ basement ceiling with my huge Gilbert chemistry set, and having been given a key to the high school lab to conduct my own experiments on weekends, I knew I would be a scientist."
•  Ter alcançado, aos 10 anos de idade, status de pequena celebridade nos Negócios da Nação ao inventar uma “nova” colhedora de algodão, ter feito buracos no teto do porão dos meus pais com meu enorme conjunto de química Gilbert, e ter recebido a chave do ensino médio laboratório para conduzir meus próprios experimentos nos fins de semana, eu sabia que seria um cientista..

69  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

"If I had found a Carl Sagan some 40 years ago, I might be in a different college in my university today." (linhas 16-17)

Qual das alternativas abaixo expressa a mesma ideia da oração acima?

a) If I ought to find a Carl Sagan 40 years ago, I would have been in a different college in my university today.
b) If I may find a Carl Sagan, I’ll perhaps be in a different college in my university today.
c) If I should find a Carl Sagan today, I would perhaps be in a different college in my university.
d) Had I found a Carl Sagan 40 years ago, I could have been in a different college in my university today.
e) Unless I can find a Carl Sagan today, I'll never be in a different college in my university.

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - GRAMÁTICA - CONDICIONAL COM INVERSÃO
:
 SENTENÇA:
• If I had found a Carl Sagan some 40 years ago, I might be in a different college in my university today.
•  Se eu tivesse encontrado um Carl Sagan há cerca de 40 anos, hoje poderia estar em uma faculdade diferente da minha universidade.
 SENTENÇA COM INVERSÃO (HAD I FOUND):
•  Had I found a Carl Sagan 40 years ago, I could have been in a different college in my university today.
•  Se eu tivesse encontrado um Carl Sagan há cerca de 40 anos, hoje poderia estar em uma faculdade diferente da minha universidade.
EXPLICAÇÃO: A If-Clause "If I had found" (se eu tivesse encontrado) pode ser invertida para a forma culta  "Had I found". Perceba que na forma culta, retira-se o "If" e inverte-se "I had" para "Had I".

70  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

De acordo com o texto, F.R. Thomas

a) é discípulo e admirador de Sagan, apesar de lamentar tê-lo conhecido há apenas 40 anos.
b) gostaria de ter conhecido Sagan há 40 anos, para se arrepender menos das realizações de sua vida.
c) encontrou Sagan na universidade em que leciona, embora numa faculdade diferente da sua.
d) acredita que poderia ter seguido um rumo diferente na vida, se tivesse lido Sagan há 40 anos.
e) conheceu Sagan pessoalmente há pouco tempo.

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• De acordo com o texto, F.R. Thomas acredita que poderia ter seguido um rumo diferente na vida, se tivesse lido Sagan há 40 anos.
 TRECHO:
• "[...] If I had found a Carl Sagan some 40 years ago, I might be in a different college in my university today, but perhaps with different regrets."
•  Se eu tivesse encontrado um Carl Sagan há cerca de 40 anos, poderia estar hoje numa faculdade diferente da minha universidade, mas talvez com arrependimentos diferentes.

71  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

Escolha a “question tag” correta para: “I knew I would be a scientist.”(linha 8)
a) didn’t I?
b) wasn’t I?
c) won’t I?
d) don’t I?
e) would I?

 👍   Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
GRAMÁTICA - QUESTION TAG:
• A “question tag” correta para: “I knew I would be a scientist.” é "didn’t I?"

72  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

Quando adulto, F.R. Thomas tornou-se

a) professor de filosofia americana, tendo perdido todo o interesse pela química.
b) um escritor que, mesmo após ganhar certa fama, manteve o gosto pela leitura científica.
c) um poeta expressivo que, graças a seus professores de artes e literatura, alcançou reconhecimento público.
d) um escritor de renome, apesar de ser um homem muito modesto, cujo verdadeiro interesse é a ciência.
e) cientista e professor em Michigan, nos Estados Unidos.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
• Quando adulto, F.R. Thomas tornou-se um escritor que, mesmo após ganhar certa fama, manteve o gosto pela leitura científica.
 TRECHO:
• "[...] Literary and artistic teachers and friends enjoyed my “weird” presentation, so I joined their ranks instead, achieving modest adult recognition as a writer but still finding my real reading interest in science."
•  Professores literários e artísticos e amigos gostaram da minha apresentação “estranha”, então, em vez disso, juntei-me a eles, alcançando um modesto reconhecimento adulto como escritor, mas ainda encontrando meu verdadeiro interesse pela leitura de ciências.

 TEXTO 1Texto para as questões de 73 a 80.
VARIOUS ARTISTS
Brasil: A Century of Song
Blue Jackel CD 5001/4-2, £44.49


The spirit lives on.
          
Whether or not Brazil can hold out against the steady march of MTV and the multinational McDonaldisation of pop music, the legacy surveyed in this four-volume potpourri is reassuringly luxuriant and multifaceted. First impressions are not entirely encouraging, since several important figures are missing from the play list: although Milton Nascimento contributes two numbers to the final disc, devoted to contemporary strands of that amorphous entity, MPB – Musica Popular Brasileira – you will look in vain for Gilberto Gil, Caetano Veloso or Elis Regina.
          
But Joao Gilberto, Gal Costa and the guitarist Baden Powell, among many others, do make an appearance elsewhere. Carnival, understandably, gets a whole disc to itself. The section on folk and traditional forms even throws in a field recording of a candomble religious rite, preceded by an overdue reminder that Carmen Miranda amounted to more than a model for gaudy headwear.
Clive Davis
[The Sunday Times, 27 July 1997]
73  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

Choose the question for the statement: “The spirit lives on.” (line 1)

a) Where does the spirit live?
b) What does the spirit live on?
c) Which lives on?
d) Who lives on the spirit?
e) What lives on?

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
WH-QUESTION:
 SENTENÇA:
• The spirit lives on.
•  O espírito continua vivo.
 QUESTION:
• What lives on?
• O que continua vivo?

74  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

According to the passage,

a) Brazilian music has lost its identity.
b) Brazilian pop music is being jeopardized by foreign influences.
c) MPB’s attempts to resist the invasion of American music have been in vain.
d) Brazil will hardly resist the invasion of foreign music.
e) there has been a steady stream of programmes about MPB on MTV.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
De acordo com a passagem,
a) Brazilian music has lost its identity.
A música brasileira perdeu sua identidade.
b) Brazilian pop music is being jeopardized by foreign influences.
A música pop brasileira está sendo ameaçada por influências estrangeiras.
c) MPB’s attempts to resist the invasion of American music have been in vain.
As tentativas da MPB de resistir à invasão da música norte-americana foram em vão.
d) Brazil will hardly resist the invasion of foreign music.
Dificilmente o Brasil resistirá à invasão da música estrangeira.
e) there has been a steady stream of programmes about MPB on MTV.
tem havido um fluxo constante de programas sobre MPB na MTV.
 TRECHO:
• "[...] Whether or not Brazil can hold out against the steady march of MTV and the multinational McDonaldisation of pop music, the legacy surveyed in this four-volume potpourri is reassuringly luxuriant and multifaceted. "
•  Quer o Brasil consiga ou não resistir à marcha constante da MTV e à McDonaldização multinacional da música pop, o legado examinado neste pot-pourri de quatro volumes é tranquilizadoramente luxuriante e multifacetado.

75  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

The reviewer states that the CDs

a) include Carmen Miranda’s greatest hits.
b) feature all of Brazil’s major artists of our century.
c) include traditional marches as well as folk songs.
d) are preceded by a brief survey of Brazilian music.
e) contain a rich miscellany of music styles.

 👍   Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
O revisor afirma que os CDs
a) include Carmen Miranda’s greatest hits.
incluem os maiores sucessos de Carmen Miranda.
b) feature all of Brazil’s major artists of our century.
apresentam todos os principais artistas brasileiros do nosso século.
c) include traditional marches as well as folk songs.
incluem marchas tradicionais e também canções folclóricas.
d) are preceded by a brief survey of Brazilian music.
são precedidas de um breve levantamento da música brasileira.
e) contain a rich miscellany of music styles.
contêm uma rica miscelânea de estilos musicais.
 TRECHO:
• "[...] But Joao Gilberto, Gal Costa and the guitarist Baden Powell, among many others, do make an appearance elsewhere. Carnival, understandably, gets a whole disc to itself. The section on folk and traditional forms even throws in a field recording of a candomble religious rite, preceded by an overdue reminder that Carmen Miranda amounted to more than a model for gaudy headwear."
•  Mas João Gilberto, Gal Costa e o guitarrista Baden Powell, entre muitos outros, aparecem em outros lugares. O Carnaval, compreensivelmente, ganha um disco inteiro só para ele. A seção sobre formas folclóricas e tradicionais inclui até mesmo uma gravação de campo de um rito religioso de candomblé, precedida por um lembrete tardio de que Carmen Miranda era mais do que um modelo para chapéus vistosos.

76  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

For the reviewer, MPB

a) lacks originality.
b) owes a great deal to Milton Nascimento.
c) lacks form.
d) is the poorest section of the CDs.
e) has always impressed foreigners.

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
Para o revisor, a MPB
a) lacks originality.
carece de originalidade.
b) owes a great deal to Milton Nascimento.
deve muito a Milton Nascimento.
c) lacks form.
carece de forma.
d) is the poorest section of the CDs.
é a seção mais pobre dos CDs.
e) has always impressed foreigners.
sempre impressionou os estrangeiros.
 TRECHO:
• "[...] devoted to contemporary strands of that amorphous entity, - MPB - . "
•  dedicados a vertentes contemporâneas daquela entidade amorfa, a MPB.

77  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

According to the passage,

a) Caetano Veloso has been left out of the CDs.
b) a whole disc has been devoted to Carnival and Carmen Miranda.
c) Gal Costa has been included in the fourth disc.
d) only studio recordings have been used for the CDs.
e) Brazilians still miss Elis Regina.

 👍   Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
De acordo com o texto,
a) Caetano Veloso has been left out of the CDs.
Caetano Veloso ficou de fora dos CDs.
b) a whole disc has been devoted to Carnival and Carmen Miranda.
um disco inteiro foi dedicado ao Carnaval e a Carmen Miranda.
c) Gal Costa has been included in the fourth disc.
Gal Costa foi incluída no quarto disco.
d) only studio recordings have been used for the CDs.
apenas gravações de estúdio foram utilizadas para os CDs.
e) Brazilians still miss Elis Regina.
Os brasileiros ainda sentem falta de Elis Regina.
 TRECHO:
• "[...] you will look in vain for Gilberto Gil, Caetano Veloso or Elis Regina."
•  você procurará em vão por Gilberto Gil, Caetano Veloso ou Elis Regina.

78  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

“do make an appearance elsewhere” (lines 13-14) means

a) are also mentioned somewhere else.
b) have understandably been misplaced.
c) actually appear in the right section.
d) have actually been included in another section.
e) have also been included in the section mentioned.

 👍   Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
“aparece em outro lugar” significa
a) are also mentioned somewhere else.
também são mencionados em outro lugar.
b) have understandably been misplaced.
foram compreensivelmente extraviados.
c) actually appear in the right section.
realmente aparecem na seção certa.
d) have actually been included in another section.
tenham sido efetivamente incluídos em outra seção.
e) have also been included in the section mentioned.
também foram incluídos na seção mencionada.
 TRECHO:
• "[...] But Joao Gilberto, Gal Costa and the guitarist Baden Powell, among many others, do make an appearance elsewhere. "
•  Mas João Gilberto, Gal Costa e o guitarrista Baden Powell, entre muitos outros, aparecem em outros lugares.

79  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

The passage tells us that

a) the final disc includes a brief survey of the legacy of Carmen Miranda.
b) the CDs include a reminder of what Carmen Miranda actually represented.
c) Carmen Miranda left an impressive legacy.
d) for Americans, Carmen Miranda was far more than a model for gaudy headwear.
e) the legacy of Carmen Miranda will always be remembered.

 👍   Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
O texto nos diz que
a) the final disc includes a brief survey of the legacy of Carmen Miranda.
o disco final inclui um breve levantamento do legado de Carmen Miranda.
b) the CDs include a reminder of what Carmen Miranda actually represented.
os CDs trazem uma lembrança do que Carmen Miranda realmente representou.
c) Carmen Miranda left an impressive legacy.
Carmen Miranda deixou um legado impressionante.
d) for Americans, Carmen Miranda was far more than a model for gaudy headwear.
para os americanos, Carmen Miranda foi muito mais do que uma modelo de chapéus vistosos.
e) the legacy of Carmen Miranda will always be remembered.
o legado de Carmen Miranda será sempre lembrado.
 TRECHO:
• "[...] preceded by an overdue reminder that Carmen Miranda amounted to more than a model for gaudy headwear."
•  precedida por um lembrete tardio de que Carmen Miranda era mais do que um modelo para chapéus vistosos.

80  (FUVEST-1998-1ªFASE-VESTIBULAR)

The reviewer’s opinion about the CDs is

a) quite biased.
b) wholly favourable.
c) not altogether favourable.
d) somewhat offensive.
e) wholly unfavourable.

 👍   Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
A opinião do revisor sobre os CDs é
a) quite biased.
bastante tendenciosa.
b) wholly favourable.
totalmente favorável.
c) not altogether favourable.
não totalmente favorável.
d) somewhat offensive.
um tanto ofensivo.
e) wholly unfavourable.
totalmente desfavorável.
 TRECHO:
• "[...] First impressions are not entirely encouraging, since several important figures are missing from the play list:"
•  As primeiras impressões não são totalmente encorajadoras, uma vez que faltam várias figuras importantes na lista de reprodução:

Nenhum comentário:

Postar um comentário