quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

FUVEST/2002 – VESTIBULAR – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• FUVEST-2002-VESTIBULAR-1º FASE-30/11/2001.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 14 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | Newsweek |
 Texto (2) – | The Economist |
 Texto (3) – | www.newscientist.com |


 TEXTO 1Texto para as questões de 27 a 29.

IT'S TAKEN 30 YEARS FOR HAROLD Cohen to teach his student how to paint, but he's not struggling with a slow learner. Cohen's student, AARON, is a computer program. Cohen has "taught" AARON guidelines on composition and color. In the past, AARON has used those rules to paint large art works for major museums such as London’s Tate Modern and the San Francisco Museum of Modern Art. Now a company aims to bring AARON to computer monitors across the land as software ($19.95; available from www.KurzweilCyberart.com) for Windows PCs. After you download the program, AARON draws original pictures on your desktop, then fills them in with brushstrokes of color. You can also e-mail AARON’s creations to friends – AARON will redraw its art work on their computers. And unlike temperamental humans, AARON never needs “inspiration” – leave it on as a screen saver and the program churns out drawing after drawing. But, says Cohen, AARON will never draw the same picture twice.
NEWSWEEK MAY 28, 2001
27  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

According to the passage, AARON is a computer program that


a) can help slow learners.
b) has taught students how to paint.
c) can paint and draw.
d) has been available for 30 years.
e) has been bought by some museums.

👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Veja a tradução do texto:
Harold Cohen levou 30 anos para ensinar seu aluno a pintar, porém seu esforço não é com um estudante que tem dificuldades de aprendizado. O aluno de Cohen, AARON, é um programa de computador. Cohen "ensinou" a AARON os princípios básicos de composições e cor. No passado, AARON usou essas regras para pintar grandes obras de arte para museus importantes como o Tate Modern de Londres e o Museu de Arte Moderna de São Francisco. Agora uma empresa deseja levar AARON aos monitores de computadores de toda a Terra na forma de software ($19.95; disponível em www.KurzweilCyberart.com) para micros Windows. Depois de você baixar o programa, o AARON desenha figuras originais no seu computador e então as preenche com pinceladas de cor. Você também pode enviar criações do AARON para amigos via e-mail – o AARON redesenhará seu trabalho artístico no computador deles. E diferentemente dos humanos temperamentais, o AARON nunca necessita de “inspiração” – deixe-o como protetor de tela e o programa produz um desenho atrás do outro. Mas, diz Cohen, o AARON nunca desenhará a mesma figura duas vezes.
* O item (A) está incorreto ao afirmar que AARON é um programa de computador que pode ajudar a estudante que tem dificuldades de aprendizado. 
* O item (B) está incorreto ao afirmar que AARON é um programa de computador que TEM ENSINADO aos alunos a pintar.
* O item (C) está CORRETO ao afirmar que AARON é um programa de computador que PODE pintar e desenhar.
* O item (D) está incorreto ao afirmar que AARON é um programa de computador que ESTÁ DISPONÍVEL há 30 anos.
* O item (E) está incorreto ao afirmar que AARON é um programa de computador que TEM SIDO COMPRADO por alguns museus.

28  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

We learn from the passage that Kurzweil Cyberart.com


a) aims to market original pictures.
b) has designed AARON, the computer program.
c) commercializes paintings done by AARON.
d) has sold PCs all over the world.
e) is commercializing AARON as software.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
* O item (A) está incorreto ao afirmar que o site Kurzweil Cyberart.com pretende comercializar imagens originais.
* O item (B) está incorreto ao afirmar que o site Kurzweil Cyberart.com projetou AARON, o programa de computador
* O item (C) está incorreto ao afirmar que o site Kurzweil Cyberart.comc omercializa pinturas feitas pela AARON
* O item (D) está incorreto ao afirmar que o site Kurzweil Cyberart.com TEM VENDIDO PCs em todo o mundo
* O item (E) está CORRETO ao afirmar que o site Kurzweil Cyberart.com ESTÁ COMERCIALIZANDO o AARON como software.

29  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

According to the passage, AARON does NOT


a) function as a screen saver.
b) repeat the same drawing.
c) redraw a picture on a second computer.
d) send pictures by e-mail.
e) draw new pictures, one after the other.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
* O item (A) está incorreto ao afirmar que AARON NÃO FUNCIONA como um protetor de tela.
* O item (B) está CORRETO ao afirmar que AARON NÃO REPETE o mesmo desenho.
* O item (C) está incorreto ao afirmar que AARON NÃO REDESENHA uma imagem em um segundo computador.
* O item (D) está incorreto ao afirmar que AARON NÃO ENVIA fotos por e-mail.
* O item (E) está incorreto ao afirmar que AARON NÃO DESENHA novas fotos, uma após a outra.

 TEXTO 2: Texto para as questões de 30 a 35.

The role of women in Spanish society has  changed fast since the country became a democracy after General Franco died in 1975. He had swept away liberal reforms introduced in the 1930s, when Spain was a republic. For women specifically, these included a benevolent divorce law and certain property rights. In the 1930s many women played a big part on the left, often fighting side by side with men in the pro-Republic militias during the 1936-39 civil war. But after it the new regime, for the most part applauded by the church, put them back in the home as wives and mothers, with divorce forbidden and working outside frowned on.

Change began in the 1960s when Spain opened up to tourists. Faced with competition from sexually liberated north Europeans, Spanish women “declared war on them, on men and on their elders”, in the words of Lucia Graves, author of “A Woman Unknown”, which recounts her life as an Englishwoman married to a Spaniard at the time. That aggressive self-assertion continues.

Not wholly successfully. At universities,  women students now outnumber men. A typical couple has one or two children these days, a far cry from the days when families of eight or ten were common. But Spanish women still face the problems of their sisters in northern Europe. Their progress at work is often blocked, their pay often lower than men’s.
The Economist August 11th 2001
30  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

According to the passage, since 1975,


a) the role of left-wing Spanish women has changed quite fast.
b) the new regime has faced problems when bringing about changes in the role of Spanish women.
c) there have been changes in the role of Spanish women.
d) Spanish women have played an important part in the government’s adoption of reformist policies.
e) many Spanish women have assumed the
role of social reformers.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Veja a tradução do texto:
1º Parágrafo:
          O papel das mulheres na sociedade espanhola vem mudando rapidamente desde que o país se tornou uma democracia depois que o general Franco morreu em 1975. Ele tinha varrido reformas liberais introduzidas nos anos 30, quando a Espanha era uma República. Para as mulheres especificamente, estas incluíam uma lei de divórcio benevolente e certos direitos de propriedade. Nos anos 30 muitas mulheres exerciam um papel importante na esquerda, com freqüência lutando lado a lado com homens nas milícias Pró-Republicanas durante a Guerra Civil de 1936 a 1939. Mas depois disso, o novo regime, amplamente apoiado pela Igreja, as colocou de volta ao lar como esposas e mães, com a proibição do divórcio e a desaprovação do trabalho fora de casa.
2º Parágrafo:
          A mudança começou nos anos 60 quando a Espanha se abriu aos turistas. Confrontadas com a concorrência das norte-européias, sexualmente liberadas, as mulheres espanholas “declararam guerra a elas, aos homens e aos mais velhos”, nas palavras de Lucia Graves, autora de “Uma Mulher Desconhecida”, que reconta sua vida como uma inglesa casada com um espanhol naquela época. Aquela auto-afirmação agressiva continua.
3º Parágrafo:
          Não houve sucesso completo. Nas universidades, as estudantes agora excedem em número aos homens. Um casal típico tem um ou dois filhos hoje em dia, em claro contraste com o tempo em que as famílias de 8 ou 10 eram comuns. Mas as mulheres espanholas ainda enfrentam os problemas de suas irmãs do norte da Europa. Seu progresso no trabalho é freqüentemente bloqueado, seus salários, geralmente mais baixos que os dos homens. 
* O item (A) está incorreto ao afirmar que desde 1975, o papel das mulheres espanholas de esquerda tem mudado bastante rápido.
* O item (B) está incorreto ao afirmar que desde 1975, O novo regime enfrentou problemas ao provocar mudanças no papel das mulheres espanholas.
* O item (C) está CORRETO ao afirmar que desde 1975, houve mudanças no papel das mulheres espanholas.
* O item (D) está incorreto ao afirmar que desde 1975, as mulheres espanholas desempenharam um papel importante na adoção pelo governo de políticas reformistas.
* O item (E) está incorreto ao afirmar que desde 1975, muitas mulheres espanholas assumiram o papel de reformadores sociais.

31  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

The passage states that 


a) most of the liberal reforms introduced in the 1930s were approved by the church.
b) liberal reforms introduced when Spain was a republic were abolished under Franco's regime.
c) many Spanish women fought in the pro-Republic militias in the early 1930s.
d) all liberal reforms introduced when Spain was a republic benefited women.
e) Spanish women obtained a benevolent divorce law and certain property rights after Franco died.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
* O item (A) está incorreto ao afirmar que a maioria das reformas liberais introduzidas na década de 1930 foram aprovadas pela igreja.
* O item (B) está CORRETO ao afirmar que as reformas liberais introduzidas quando a Espanha era uma república foram abolidas sob o regime de Franco.
* O item (C) está incorreto ao afirmar que muitas mulheres espanholas lutaram nas milícias pró-República no início da década de 1930.
* O item (D) está incorreto ao afirmar que todas as reformas liberais introduzidas quando a Espanha era uma república beneficiavam as mulheres.
* O item (E) está incorreto ao afirmar que as mulheres espanholas obtiveram uma lei de divórcio benevolente e certos direitos de propriedade depois que Franco morreu.

32  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

The passage tells us that after the civil war 


a) divorced women were not allowed to work outside.
b) the church prohibited wives and mothers from working outside.
c) most women continued to fight for liberal reforms.
d) many women were unwilling to work outside.
e) Spain was under a regime that no longer allowed divorce.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
* O item (A) está incorreto ao afirmar que após a guerra civil, as mulheres divorciadas não podiam trabalhar lá fora.
* O item (B) está incorreto ao afirmar que após a guerra civil,a igreja proibia mulheres e mães de trabalhar fora.
* O item (C) está incorreto ao afirmar que após a guerra civil,a maioria das mulheres continuou a lutar por reformas liberais.
* O item (D) está incorreto ao afirmar que após a guerra civil,muitas mulheres não estavam dispostas a trabalhar fora.
* O item (E) está CORRETO ao afirmar que após a guerra civil,a Espanha estava sob um regime que já não permitia o divórcio.

33  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

Which of these statements is true according to the passage?

a) Although tourists helped Spain to develop in the 1960s, Spanish women declared war on them.
b) Spanish women rebelled against north European tourists who married Spaniards in the nineteen sixties.
c) Tourists started visiting Spain in the nineteen sixties, after the country underwent
changes.
d) For Spanish women, the arrival of sexually liberated north Europeans in the 1960s was most unwelcome.
e) In the 1960s, sexually liberated Spanish women had to compete with their north European counterparts.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
* O item (A) está incorreto ao afirmar que embora os turistas tenham ajudado a Espanha a se desenvolver na década de 1960, as mulheres espanholas declararam guerra a eles.
* O item (B) está incorreto ao afirmar que mulheres espanholas se rebelaram contra turistas do norte da Europa que se casaram com espanhóis nos anos sessenta.
* O item (C) está incorreto ao afirmar que os turistas começaram a visitar a Espanha nos anos sessenta, após o país sofrer mudanças.
* O item (D) está CORRETA ao afirmar que para as mulheres espanholas, a chegada de europeus do norte sexualmente liberados na década de 1960 era mais indesejada.
* O item (E) está incorreto ao afirmar que na década de 1960, as mulheres espanholas sexualmente liberadas tiveram que competir com seus homólogos do norte da Europa.

34  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

The passage tells us that Lucia Graves


a) portrays what her own life was like in the nineteen sixties in "A Woman Unknown".
b) wrote a book about the problems she faced after marrying a Spaniard.
c) depicts the war declared by Spanish women before Spain opened up to tourists in her book.
d) recounts the life of Spanish women after the civil war in "A Woman Unknown".
e) was a very aggressive English writer married to a Spaniard.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
* O item (A) está CORRETO ao afirmar que Lucia Graves retrata como era sua própria vida nos anos sessenta em "A Woman Unknown".
* O item (B) está incorreto ao afirmar que Lucia Graves escreveu um livro sobre os problemas que enfrentou depois de se casar com um espanhol.
* O item (C) está incorreto ao afirmar que Lucia Graves retrata a guerra declarada pelas mulheres espanholas antes da abertura da Espanha aos turistas em seu livro.
* O item (D) está incorreto ao afirmar que Lucia Graves relata a vida das mulheres espanholas após a guerra civil em "A Woman Unknown".
* O item (E) está incorreto ao afirmar que Lucia Graves era um escritor inglês muito agressivo casado com um espanhol.

35  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

Which of the following statements does NOT reflect the situation in Spain now, according to the passage?


a) A family of eight is quite unusual.
b) Female workers are seldom paid higher wages than male ones.
c) Despite their gains, Spanish women have not achieved total success.
d) There are roughly equal numbers of male and female students at universities.
e) Spanish women are quite self-assertive.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*"Uma família de oito anos é bastante incomum".
*"Às trabalhadoras são raramente pagas salários mais elevados do que os homens".
*"Apesar dos seus ganhos, as mulheres espanholas não conseguiram um sucesso total".
*"Há números aproximadamente iguais de estudantes do sexo masculino e feminino em universidades".
*"As mulheres espanholas são bastante auto-assertivas".

 TEXTO 3: Texto para as questões de 36 a 40.

IF PUBLIC speaking gives you the willies, the chances are you’ll be just as scared of virtual people, experts have discovered. But in the long run these “avatars” will help you overcome your fears.
         
Mel Slater at University College London, and his colleague David-Paul Pertaub have developed a VR environment to help people overcome their phobias. In their virtual seminar room, people have to give a presentation to eight computer-generated people who can appear by turns fascinated, bored stiff or just annoyingly neutral.
         
While it’s not the first time VR has been used to treat phobias, such as fear of spiders or flying, no one knew if the technique could also help people to overcome their social phobias.
         
To find out, Pertaub watched how people behave in seminars and programmed the virtual people to do the same things: crossing their arms, frowning, yawning and putting their feet on the table. “Our negative audience is very negative,” says Slater.
         
Then Slater and Pertaub compared the performances of 43 volunteers who gave a talk either to an attentive audience or to an unenthusiastic one. Surprisingly, the subjects responded as if the avatars were real.
21 July 2001 • New Scientist • www.newscientist.com
36  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

According to the passage, experts have discovered that


a) people willing to talk to a virtual audience will hardly annoy a real one.
b) if public speaking gives us the willies, we will overcome our fears just by talking to an attentive virtual audience.
c) a virtual audience may be as frightening as a real one for people who fear public speaking.
d) a virtual audience is likely to be more frightening than a real one for people afraid of speaking in public.
e) if public speaking gives people the willies, a virtual audience is likely to make them less scared than a real one.

👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Veja a tradução do texto:
1º parágrafo:
         Se falar em público deixa você nervoso, é provável que também fique com medo de pessoas virtuais, segundo descobertas recentes de especialistas. A longo prazo, no entanto, essas “aparições” o ajudarão a superar seus medos.
2º parágrafo:
          Mel Slater, do University College London, e seu colega David-Paul Pertaub desenvolveram um ambiente de realidade virtual que ajuda as pessoas a vencer fobias. Na sala de seminários virtual deles, você tem de fazer uma apresentação diante de oito pessoas geradas por computador que parecem ora fascinadas, ora entediadas,ou, ainda, irritantemente neutras.
3º parágrafo:
          Embora não seja a primeira vez que a realidade virtual tenha sido usada para o tratamento de fobias, como medo de voar ou de aranhas, ninguém sabia se a técnica seria eficaz para ajudar pessoas a vencer suas fobias sociais.
4º parágrafo:
          Para descobrir, Pertaub observou como as pessoas se comportam em seminários e programou as pessoas virtuais para fazer as mesmas coisas: cruzar seus braços, franzir as sobrancelhas, bocejar e colocar seus pés sobre a mesa. “Nossa platéia negativa é muito negativa”, diz Slater.
5º parágrafo:
          Depois Slater e Pertaub compararam os desempenhos de 43 voluntários que deram palestras tanto para um público atento como para um público desinteressado. Surpreendentemente, os voluntários reagiram como se as aparições fossem reais.

37  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

Which of these statements is true according to the passage?


a) The virtual-reality technique has proved to be more effective for social rather than other phobics.
b) The virtual-reality environment was developed to help people get rid of their fears.
c) People who have fear of spiders or flying will, in the long run, become social phobics.
d) The virtual-reality environment appears to be ineffective for treating some types of phobias.
e) So far the virtual-reality technique has been used only to help social phobics.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
* O item (A) está incorreto ao afirmar que a técnica da realidade virtual provou ser mais eficaz para as fobias sociais do que outras fóbicas.
* O item (B) está CORRETO ao afirmar que o ambiente de realidade virtual foi desenvolvido para ajudar as pessoas a se livrar de seus medos.
* O item (C) está incorreto ao afirmar que as pessoas que têm medo de aranhas ou voando, a longo prazo, se tornam fobias sociais.
* O item (D) está incorreto ao afirmar que o ambiente de realidade virtual parece ser ineficaz para tratar alguns tipos de fobias.
* O item (E) está incorreto ao afirmar que até agora, a técnica da realidade virtual tem sido usada apenas para ajudar fobias sociais.

38  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

According to the passage,

a) while addressing the virtual audience, the volunteers behaved as if it was real.
b) the eight computer-generated people reacted negatively to the 43 volunteers’ talks.
c) the virtual people seemed to find the subjects of the volunteers’ talks extremely boring.
d) Slater and Pertaub were fascinated by the presentations, whereas the virtual audience showed no enthusiasm at all.
e) the way the subjects reacted when addressing the computer-generated people was no surprise to Slater and Pertaub.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:

39  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

Which of these statements is true according 
to the passage?

a) Pertaub discovered that virtual reality could be used to treat extreme fears by watching how people behave in seminars.
b) Slater and Pertaub were amazed to see the response of the attentive audience to the volunteers’ talks.
c) Despite their fears, the 43 subjects had a surprising performance when exposed to the virtual audience.
d) Pertaub programmed the computergenerated people to behave the way people do in seminars.
e) Pertaub watched people’s behaviour in seminars to help social phobics to adopt the same behaviour.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:

40  (FUVEST-2002-1ªFASE-VESTIBULAR)

"...in the long run" (line 4) means


a) afterwards
b) before long
c) lately
d) from now on
e) in the end

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Embora afterwards (= later) também indique
evento posterior, apenas "in the end" tem em comum
com a expressão "in the long run" o aspecto semântico de algo que se segue a período de dificuldades ou condições adversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário