sábado, 13 de abril de 2024

CPCAR/AERONÁUTICA–2024–EXAME DE ADMISSÃO–LÍNGUA INGLESA–ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR–PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESACPCAR-2024-LÍNGUA INGLESA-02/07/2023.

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 16 Multiple Choice Questions / 4 Options Each Question.
• Texto  (1) – International Day of Friendship Sharing the human spirit through friendship | www.un.or |
• Texto  (2) – Letra de Música Count on Me | Bruno Mars |
• Texto  (3) – Why We All Need a Friendship Like Wednesday and Enid’s | https://bookstr.com |
• Texto  (4) – Infográfico www.barna.com/research/friends-loneliness |


❑ TEXTO 1: Read Text I to answer questions 33 and 34
33 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
It is correct to say that
(A) one of the worst challenges that our world faces is the development of social harmony among peoples.
(B) bonds of camaraderie and strong connections of trust only work if peoples share the same culture.
(C) building connections and developing trust already promoted the changes our world needed.
(D) a common spirit of human solidarity must be promoted and defended.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
It is correct to say that
(A) one of the worst challenges that our world faces is the development of social harmony among peoples.
um dos piores desafios que o nosso mundo enfrenta é o desenvolvimento da harmonia social entre os povos. (ERRADA)
O texto não faz uso da expressão "the worst challenges" e a frase "the development of social harmony" não é posta contextualmente como um "challenge"(desafio).
No trecho entre as linhas 1-5, é relatado que o nosso mundo enfrenta muitos desafios, crises e forças de divisão que DESTROEM a harmonia social entre as pessoas do mundo:
"[...] Our world faces many challenges, crises and forces of division .... that destroy peace, security, development and social harmony among the world’s peoples.
(B) bonds of camaraderie and strong connections of trust only work if peoples share the same culture.
"peoples share the same culture" não é mencionado no texto.
Vê o trecho (linhas 10-15) que menciona "bonds of camaraderie":
"[...] Through friendship – by accumulating bonds of camaraderie and developing strong connections of trust – we can contribute to the fundamental changes that are urgently needed to achieve durable stability, make a safety net that will protect us all, and generate passion for a better world where all are united for the greater good."
(C) building connections and developing trust already promoted the changes our world needed.
a construção de ligações e o desenvolvimento da confiança já promoveram as mudanças que o nosso mundo precisava. (ERRADA)
No trecho entre as linhas 6-9, o autor diz que a construção de ligações e o desenvolvimento da confiança podem contribuir para as mudanças que o nosso mundo precisa.
(D) a common spirit of human solidarity must be promoted and defended.
 um espírito comum de solidariedade humana deve ser promovido e defendido. (CORRETA)
Para enfrentar as crises e os desafios, as suas causas básicas devem ser abordadas através da promoção e defesa de um espírito comum de solidariedade humana, conforme o trecho(6-9) 
To confront those crises and challenges, their base causes must be addressed by promoting and defending a common spirit of human solidarity that takes many forms – the simplest of which is friendship.

34 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
The International Day of Friendship was proclaimed to
(A) challenge the economic development and stability.
(B) give opportunity to the countries to protect peoples’ culture.
(C) stimulate connection, peace and cooperation between nations.
(D) support poor people around the world and help forces of division.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
The International Day of Friendship was proclaimed to
O Dia Internacional da Amizade foi proclamado para
(A) challenge the economic development and stability.
desafiar o desenvolvimento econômico e a estabilidade.(SEM COERÊNCIA TEXTUAL)
A frase "the economic development and stabilitynão é mencionado no texto.
(B) give opportunity to the countries to protect peoples’ culture.(SEM COERÊNCIA TEXTUAL)
dar oportunidade aos países de protegerem a cultura dos povos.
O "Dia Internacional da Amizade" foi criado com a ideia básica de dar incentivo a conexão, a paz e a cooperação entre as pessoas.
(C) stimulate connection, peace and cooperation between nations. 
estimular a conexão, a paz e a cooperação entre as nações. (CORRETA)
O Dia Internacional da Amizade foi criado com a ideia de que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos possa inspirar esforços de paz e construir pontes entre comunidades, conforme o trecho(16-20):
Thus, the International Day of Friendship was proclaimed in 2011 by the UN General Assembly with the idea that friendship between peoples, countries, cultures and individuals can inspire peace efforts and build bridges between communities.
(D) support poor people around the world and "help forces of division".
apoiar as pessoas pobres em todo o mundo e ajudar as forças de divisão. (SEM COERÊNCIA TEXTUAL)
No trecho entre as linhas 1-5, é relatado que o nosso mundo enfrenta "forces of division" que DESTROEM a harmonia social entre as pessoas do mundo:
"[...] Our world faces many challenges, crises and forces of division .... that destroy peace, security, development and social harmony among the world’s peoples.
Portanto, o Dia Internacional da Amizade foi criado para não apoiar "forces of division".
❑ TRADUÇÃO-TEXTO 1:
International Day of Friendship Sharing the human spirit through friendship
Dia Internacional da Amizade Partilhar o espírito humano através da amizade
Our world faces many challenges, crises and forces of division – such as poverty, violence, and human right abuses among many others – that destroy peace, security, development and social harmony among the world’s peoples.
O nosso mundo enfrenta muitos desafios, crises e forças de divisão – como a pobreza, a violência e as violações dos direitos humanos, entre muitas outras – que destroem a paz, a segurança, o desenvolvimento e a harmonia social entre as pessoas do mundo.
To confront those crises and challenges, their base causes must be addressed1 by promoting and defending a common spirit of human solidarity that takes many forms – the simplest of which is friendship.
Para enfrentar essas crises e desafios, as suas causas básicas devem ser abordadas através da promoção e defesa de um espírito comum de solidariedade humana que assume muitas formas – a mais simples das quais é a amizade. 
Through friendship – by accumulating bonds of camaraderie and developing strong connections of trust – we can contribute to the fundamental changes that are urgently needed to achieve durable stability, make a safety net that will protect us all, and generate passion for a better world where all are united for the greater good.
Através da amizade – acumulando laços de camaradagem e desenvolvendo fortes ligações de confiança – podemos contribuir para as mudanças fundamentais que são urgentemente necessárias para alcançar uma estabilidade duradoura, criar uma rede de segurança que nos protegerá a todos e gerar paixão por um mundo melhor onde todos estão unidos por um bem maior. 
Thus, the International Day of Friendship was proclaimed in 2011 by the UN General Assembly with the idea that friendship between peoples, countries, cultures and individuals can inspire peace efforts and build bridges between communities.
Assim, o Dia Internacional da Amizade foi proclamado em 2011 pela Assembleia Geral da ONU com a ideia de que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos pode inspirar esforços de paz e construir pontes entre comunidades.

❑ TEXTO 2: Read Text II to answer questions 35 to 39.
35 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
The sentence that expresses an idea of comparison is:
(A) “I’ll sail the world to find you” (l. 2).
(B) “You can count on me like one, two, three” (l. 7).
(C) “Cause that’s what friends are supposed to do” (l. 12).
(D) “If you ever find yourself stuck in the middle of the sea” (l. 1).
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - USO DO LIKE COMO A PREPOSIÇÃO "SIMILAR TO"
:
The sentence that expresses an idea of comparison is:
sentença que expressa uma ideia de comparação é:
(A) “I’ll sail the world to find you” (l. 2).
“Vou navegar pelo mundo para te encontrar”
O verbo auxiliar WILL transmite IDEIA DE PROMESSA.
(B) “You can count on me like one, two, three” (l. 7). 
“Você pode contar comigo como um, dois, três”
Uso do LIKE como preposição no sentido de "SIMILAR TO" transmitindo IDEIA DE COMPARAÇÃO.
(C) “Cause that’s what friends are supposed to do” (l. 12).
“Porque é isso que os amigos devem fazer”
Uso da estrutura "BE SUPPOSED TO" que transmite ideia de "TER O DEVER ou A REPONSABILIDADE DE".
(D) “If you ever find yourself stuck in the middle of the sea” (l. 1).
“Se algum dia você ficar preso no meio do mar”
Conjunção IF introdutora de orações condicionais que no contexto acima transmite ideia "HIPOTÉTICA".

36 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
In the sentence “I’ll be the light to guide you” (l. 4) the author is
(A) offering a lantern to a friend.
(B) promising to have a friend’s back.
(C) turning on the lights to clear the room.
(D) protecting a friend from the darkness.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - FUTURO COM "WILL" (IDEIA DE PROMESSA) & LINGUAGEM METAFÓRICA
:
In the sentence “I’ll be the light to guide you” (l. 4) the author is
Na sentença “Serei a luz para te guiar” (l. 4) o autor está
(A) offering a lantern to a friend. oferecendo uma lanterna a um amigo.(SEM COERÊNCIA TEXTUAL)
(B) promising to have a friend’s backprometendo ter um amigo de volta.
(C) turning on the lights to clear the room. ligando as luzes para limpar a sala.(SEM COERÊNCIA TEXTUAL)
(D) protecting a friend from the darkness. protegendo um amigo da escuridão.(SEM COERÊNCIA TEXTUAL)
I’ll be the light to guide you
(1) A sentença "I’ll be the light", na letra de música "Count on me", foi usada no sentido conotativa; a "luz" aqui não expressa luz de lanterna ou tampouco expressa a luz de um cômodo para proteger um amigo na escuridão. Ao dizer "I’ll be the light", o autor faz uso do recurso estilístico METÁFORA, onde ele se compara implicitamente como uma luz, demonstrando que um amigo é uma componente importante na vida de cada um.
(2) Em "I’ll be the light", o termo WILL está sendo usado para expressar uma promessa, algo que vai acontecer no futuro. Usado também em contexto quando há presença de verbos como "to think" e "to hope" ou de palavras que demonstrem incerteza, tais como "perhaps"(Perhaps I'll be there!) e "probably". É por isso que o "Future with will" é um dos tempos verbais mais presentes em conversas sobre sonhos e desejos.

37 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
The pronoun “it” (l. 9), refers to
(A) a friend in need.
(B) the help from a friend.
(C) a calculator to help his friend count.
(D) himself when he needs help from a friend.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - USO DO PRONOME "IT"
:
The pronoun “it” (l. 9), refers to
(A) a friend in needum amigo necessitado.(SEM COERÊNCIA TEXTUAL)
(B) the help from a frienda ajuda de um amigo.
(C) a calculator to help his friend count. uma calculadora para ajudar seu amigo a contar.(SEM COERÊNCIA TEXTUAL)
(D) himself when he needs help from a friend. ele mesmo quando precisa da ajuda de um amigo.(SEM COERÊNCIA TEXTUAL)
JUSTIFICATIVA:
(1) letra da música “Count On Me” é sobra as relações interpessoais, nomeadamente com os amigos, valorizando a sua importância e ressaltando que a amizade pode AJUDAR as pessoas a lidar com dificuldades e problemas.
(2) Opronome "it" no  contexto da sentença - And I know when I need it I can count on you like. - refere-se a uma "ajuda de amigo(a)" no sentido geral, ou seja, o autor quer dizer que ele sabe que ao precisar de "A AJUDA DE UM AMIGO", ele poderá contar com a ajuda do amigo dele e não com a ajuda de si mesmo (himself). 

38 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
Choose the sentence that is coherent with the idea supported by the author.
(A) I wouldn’t try to find my friend if he/she disappeared.
(B) It may be easy to find my friend when he/she is lost.
(C) If my friend had been lost, I would have looked for him/her.
(D) Even if it were easy to find my friend, I wouldn’t look for him/her.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - 
COERÊNCIA TEXTUAL E GRAMATICAL, IF CLAUSE:
Choose the sentence that is coherent with the idea supported by the author.
Escolha a sentença que seja coerente com a ideia defendida pelo autor.
(A) I wouldn’t try to find my friend if he/she disappeared. Eu não tentaria encontrar meu amigo se ele desaparecesse. (SEM COERÊNCIA TEXTUAL)
(B) It may be easy to find my friend when he/she is lost. Pode ser fácil encontrar meu amigo quando ele/ela está perdido.(SEM COERÊNCIA TEXTUAL)
(C) If my friend had been lost, I would have looked for him/her. Se meu amigo estivesse perdido, eu o teria procurado. (HÁ COERÊNCIA TEXTUAL E GRAMATICAL)
(D) Even if it were easy to find my friend, I wouldn’t look for him/her. Mesmo que fosse fácil encontrar meu amigo, eu não o procuraria.(SEM COERÊNCIA TEXTUAL)

39 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
According to the idea of the text, if my friend called me for help, I
(A) was there for you.
(B) will count on him/ her.
(C) would have helped him/ her.
(D) would be ready to support him/ her.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - COERÊNCIA TEXTUAL E GRAMATICAL & IF CLAUSE (IF....+ WOULD+BASE FORM)
:
According to the idea of the text, if my friend called me for help, I
De acordo com a ideia do texto, se meu amigo me chamasse pedindo ajuda, eu
(A) was there for you. estava lá para você.(SEM COERÊNCIA GRAMATICAL)
(B) will count on him/ her. contarei com ele/ela.(SEM COERÊNCIA GRAMATICAL)
(C) would have helped him/ her. teria ajudado(a). (SEM COERÊNCIA GRAMATICAL)
(D) would be ready to support him/ herestaria pronto para apoiá-lo(a). (HÁ COERÊNCIA TEXTUAL E GRAMATICAL)
❑ TRADUÇÃO-TEXTO 2:
Count on Me
Conte comigo
If you ever find yourself stuck in the middle of the sea,
Se algum dia você ficar preso(a) no meio do mar,
I’ll sail the world to find you
Eu velejarei pelo mundo todo para te encontrar
If you ever find yourself lost in the dark and you can’t see,
Se algum dia você se encontrar perdido(a) na escuridão e não puder ver,
I’ll be the light to guide you
Eu serei a te guiar
Find out what we’re made of
Descubra do que somos feitos
When we are called to help our friends in need
Quando somos chamados para ajudar nossos amigos em necessidade
You can count on me like one, two, three
Você pode contar comigo como um, dois, três
I’ll be there
Eu estarei lá
And I know when I need it I can count on you like Four, three, two
E eu sei que quando eu precisar, posso contar com você como Quatro, três, dois
And you’ll be there
E você estará lá 
Cause that’s what friends are supposed to do
Porque é isso que os amigos devem fazer
Oh yeah
Oh sim
(https://www.vagalume.com.br/bruno-mars/count-on-me.html#print Accessed on March 23rd, 2023)
Glossary:
1. stuck: not able to move (stuck: incapaz de se mover)
2. to find out: to get some information about something (to find out: obter alguma informação sobre algo)

40 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
Choose the aspect in which a similarity among Texts I and II can be found.
a) Both texts show that friendship can help people deal with difficulties and problems.
b) They promote a reflection about friendship as the solution to the world’s problems.
c) There are references to the intensification of friendship until it becomes a romance.
d) They both talk about the importance of having a friend to celebrate pleasant moments.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Choose the aspect in which a similarity among Texts I and II can be found.
Escolha o aspecto em que se encontra semelhança entre os Textos I e II.
a) Both texts show that friendship can help people deal with difficulties and problemsAmbos os textos mostram que a amizade pode ajudar as pessoas a lidar com dificuldades e problemas.
b) They promote a reflection about friendship as the solution to the world’s problems. Eles promovem uma reflexão sobre a amizade como solução para os problemas do mundo.
c) There are references to the intensification of friendship until it becomes a romance. Há referências à intensificação da amizade até se tornar romance.
d) They both talk about the importance of having a friend to celebrate pleasant moments. Ambos falam sobre a importância de ter um amigo para celebrar momentos agradáveis.

❑ TEXTO 3: Read Text III to answer questions 41 to 46.
‘Wednesday’ is a series available on Netflix. Enid and Wednesday are characters of it and you can see their picture below. Both girls study at Nevermore, a school for teenagers with special abilities.
41 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
Match the headings to the sections appropriately.
Two sides of an unlikely friendship (  )
The story of Wednesday and Enid (  )
A good friend is respectful (  )
I’ll be there for you (  )
Choose the correct sequence.
(A) C, B, D, A
(B) A, D, C, B
(C) D, B, A, C
(D) B, A, C, D
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - MATCHING HEADINGS STRATEGIES
:
Match the headings to the sections appropriately.
Associe os títulos (ou sub-títulos) com os trechos do texto de forma adequada.
ESTRATÉGIAS PARA A SOLUÇÃO da questão 41(particularmente gostei muito pelo seu alto nível pois exige a qualidade da absorção e compreensão de um conjunto estruturado de informações):
(1) Sublinhe ou circule palavras-chave em cada título, como nomes, lugares, datas e substantivos, depois de lê-los completamente.
(2) Conectar as ideias das palavras ou expressões chaves ao parágrafo apropriado.

Two sides of an unlikely friendship Dois lados de uma improvável amizade
KEY-WORDStwo sides, unlikely friendship;
►A ideia de "two sides" é encontrada no trecho B (linha 14) = "Wednesday and Enid don’t try to change each other."
►A ideia de "unlikely friendship" é encontrada trecho B (20-22) = "Similarly, Wednesday doesn’t try to get Enid to wear all black or change her persona or identity to be Wednesday’s friend."

The story of Wednesday and Enid A história de Wednesday e Enid
KEY-WORDSthe story;
►A ideia de "the story" é encontrada no trecho A (5-6) = "When they first meet, Enid and Wednesday don’t get off on the best foot."

A good friend is respectful  Amigo bom é aquele que é respeitoso
KEY-WORDSrespectful.
►A ideia de "respectful" é encontrada no trecho C (26-27) = "Understanding the limits your friends have is a lifelong lesson that not many people learn early on."

I’ll be there for you Eu estarei lá para você (trecho D)
KEY-WORDS: "for you".
►A ideia de "for you" é encontrada no trecho D (34-36) = "Maybe the most emotional scene in the final episode is when Enid returns to Nevermore, and Wednesday accepts to hug her back."

Choose the correct sequence.
(A) C, B, D, A
(B) A, D, C, B
(C) D, B, A, C
(D) B, A, C, D

42 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
The main goal of the text is to
(A) review the Netflix series and rate it as emotional and surprising according to the audience.
(B) create new stories involving Wednesday and Enid’s friendship in a different context.
(C) summarize the story of the series, focusing on presenting its characters.
(D) present the author’s point of view on one of the storylines of the series.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - ARTIGO DE OPINIÃO 
:
The main goal of the text is to
O principal objetivo do texto é
(A) review the Netflix series and rate it as emotional and surprising according to the audience. avaliar a série da Netflix e classificá-la como emocionante e surpreendente de acordo com o público.
(B) create new stories involving Wednesday and Enid’s friendship in a different context. criar novas histórias envolvendo a amizade de Wednesday e Enid em um contexto diferente.
(C) summarize the story of the series, focusing on presenting its characters. resumir a história da série, focando na apresentação de seus personagens.
(D) present the author’s point of view on one of the storylines of the series. apresentar o ponto de vista do autor sobre uma das histórias da série.
GÊNERO TEXTUAL "ARTIGO DE OPINIÃO":
(1) "Artigo de opinião", recebe esse nome  porque é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema. Geralmente os artigos de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa - televisão, rádio, jornais ou revistas - e abordam temas da atualidade.
(2) ´No texto "Why We All Need a Friendship Like Wednesday and Enid’s", o autor apresenta seu ponto de vista sobre a temática "amizade", abordada na série ‘Wednesday’  disponível na Netflix.

43 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
“Wednesday, who tells herself that she doesn’t need anyone else (…)” (l. 8-10) about the underlined words we can say that
(A) both can be replaced by which.
(B) who can be replaced by which.
(C) who can be omitted.
(D) that can be omitted.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - NON-DEFINING RELATIVE CLAUSE ("oração antecedida por vírgula")
:
“Wednesday, who tells herself that she doesn’t need anyone else (…)” (l. 8-10) about the underlined words we can say that
(A) both can be replaced by which.
(B) who can be replaced by which.
(C) who can be omitted.
(D) that can be omitted.
DICAS RELEVANTES:
(1) A 1ª oração "Wednesday, who tells herself" é chamada de "non-defining clause" porque é precedida de vírgula".
(2) Em uma "non-defining clause", NENHUM pronome relativo deve ser omitido. Portanto, na sentença acima , WHO não pode ser omitido.
(3) A 2ª oração "that she doesn’t need anyone else", é chamada de "defining clause" porque não é precedida de vírgula".
(4) Em uma "defining clause", um pronome relativo pode ser omitido, DESDE QUE não exerça função de sujeito da oração. Portanto, na sentença acima , THAT pode ser omitido, porque "THAT" não é o sujeito da ""defining clause"
(3) Em outras palavra: um pronome relativo só pode ser omitido quando for objeto da oração. Quando o pronome relativo for sujeito da oração, ele não pode ser omitido.
* Você pode saber quando um pronome relativo é o objeto da oração quando ele for seguido por outro "sujeito + verbo".
* Na sentença no texto:
(4) Observe, o pronome relativo THAT segue uma oração "that she doesn’t need", então THAT pode ser omitido já que no contexto, funciona como objeto da oração.
OUTRA DICA TREMENDAO pronome relativo THAT pode ser omitido sempre que ele vier antes de pronomes pessoais do caso reto (I, You, He, She, It, We, You, They).

44 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
The sentence “isn’t really demotivated” (l. 12) means that Enid
(A) still wants to become friends with Wednesday.
(B) is not that encouraged to try it anymore.
(C) gave up on investing in their friendship.
(D) is afraid of being pushed away again.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
The sentence “isn’t really demotivated” (l. 12) means that Enid
A sentença “não está realmente desmotivada” (l. 12) significa que Enid
(A) still wants to become friends with Wednesdayainda quer fazer amizade com Wednesday.
(B) is not that encouraged to try it anymore. não se sente mais tão encorajado a tentar.
(C) gave up on investing in their friendship. desistiu de investir na amizade.
(D) is afraid of being pushed away again. tem medo de ser afastado novamente.
► SENTENÇA COMPLETA:
- "But Enid, who sees a slight sign of softness in Wednesday when hearing her sad scorpion story, isn’t really demotivated."
- Mas Enid, que vê um leve sinal de suavidade na quarta-feira ao ouvir sua triste história do escorpião, não está realmente desmotivada.
IDEIA CONTEXTUAL:
(1) Em "But Enid ... isn’t really demotivated." , o marcador BUT sinaliza um contra ponto para desmotivação de amizade entre Enid e Wednesday, ou seja, Enid estar motivada a fazer amizade com Wednesday.
(2) Na oração explicativa ", who sees a slight sign of softness in Wednesday when hearing her sad scorpion story,", a expressão "a slight sign of softness" é um indicativo de afeição de Enid para com Wednesday.
 
45 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
The girls did not get off on the best foot because
(A) Enid had personality traits that Wednesday didn’t seem to like.
(B) Wednesday was too focused on herself and pushed Enid away.
(C) Wednesday was as vibrant as Enid, so it wasn’t a good match.
(D) Enid felt demotivated when Wednesday was not welcoming to her.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
The girls did not get off on the best foot because
As meninas não começaram bem porque
(A) Enid had personality traits that Wednesday didn’t seem to likeEnid tinha traços de personalidade que Wednesday não parecia gostar.
(B) Wednesday was too focused on herself and pushed Enid away. Wednesday estava muito focada em si mesma e afastou Enid.
(C) Wednesday was as vibrant as Enid, so it wasn’t a good match. Quarta-feira foi tão vibrante quanto Enid, então não foi uma boa partida.
(D) Enid felt demotivated when Wednesday was not welcoming to her. Enid sentiu-se desmotivada quando a quarta-feira não foi acolhedora com ela.
TRECHO:
- "When they first meet, Enid and Wednesday don’t get off on the best foot. Enid is loud and bright and energetic – everything Wednesday hates. Or at least, thinks she hates. Wednesday, who tells herself that she doesn’t need anyone else (especially someone as vibrant as Enid) is determined to push her away."
IDEIA CONTEXTUAL:
(1)  Em "When they first meet, Enid and Wednesday don’t get off on the best foot.(5-6), o autor demonstra que as garotas não começaram a amizade da melhor forma.
(2) No trecho "Enid is loud and bright and energetic – everything Wednesday hates. Or at least, thinks she hates. Wednesday, who tells herself that she doesn’t need anyone else (especially someone as vibrant as Enid) is determined to push her away.", Enid tinha traços de personalidade que Wednesday não parecia gostar.

46 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
Considering the attitude of Wednesday described in the 4th paragraph (l. 20-24), it is possible to say that she
a) will respect Enid’s personality and behavior as soon as she gets used to it.
b) would have respected Enid’s personality and behavior if the girl wore black.
c) would respect Enid’s personality and behavior when she stops screaming.
d) respects Enid’s personality and behavior even if it might bother her.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - IDENTIFICAÇÃO DE MENSAGEM IMPLÍCITA
:
Considering the attitude of Wednesday described in the 4th paragraph (l. 20-24), it is possible to say that she
Considerando a atitude de Wednesday descrita no parágrafo 4 (l. 20-24), é possível dizer que ela
a) will respect Enid’s personality and behavior as soon as she gets used to it. respeitará a personalidade e o comportamento de Enid assim que ela se acostumar.
b) would have respected Enid’s personality and behavior if the girl wore black. teria respeitado a personalidade e o comportamento de Enid se a menina vestisse preto.
c) would respect Enid’s personality and behavior when she stops screaming. respeitaria a personalidade e o comportamento de Enid quando ela parasse de gritar.
d) respects Enid’s personality and behavior even if it might bother her. respeita a personalidade e o comportamento de Enid, mesmo que isso possa incomodá-la.
TRECHO:
- "Similarly, Wednesday doesn’t try to get Enid to wear all black or change her persona or identity to be Wednesday’s friend. Instead, she lets Enid express herself however she wants, even if it gives Wednesday a massive headache!"
-Da mesma forma, Wednesday não tenta fazer com que Enid se vista toda de preto ou mude sua personalidade ou identidade para ser amiga de Wednesday. Em vez disso, ela deixa Enid se expressar como quiser, mesmo que isso dê uma enorme dor de cabeça em Wednesday!
IDEIA CONTEXTUAL:
(1) Wednesday não obriga Enid a usar preto ou mudar sua personalidade, e sim o contrário, ela deixa sua amiga se expressar da forma que deseja, mesmo que isso possa incomodá-la, comprovando, portanto, uma amizade pautada no respeito apesar de tais diferenças.

❑ TRADUÇÃO-TEXTO 3:
‘Wednesday’ is a series available on Netflix. Enid and Wednesday are characters of it and you can see their picture below. Both girls study at Nevermore, a school for teenagers with special abilities.
‘Wednesday’ é uma série disponível na Netflix. Enid e Wednesday são personagens dele e você pode ver a foto abaixo. Ambas as meninas estudam na Nevermore, uma escola para adolescentes com habilidades especiais.
Why We All Need a Friendship Like Wednesday and Enid’s
Por que todos nós precisamos de uma amizade como a de Wednesday e a de Enid
We’re obsessed with the pastel-goth1 duo for more than just aesthetic. Here’s a couple of reasons why we love Wednesday and Enid’s unexpected friendship!
Somos obcecados pela dupla pastel-gótica por mais do que apenas estética. Aqui estão alguns motivos pelos quais amamos a amizade inesperada de Wednesday e Enid!

A ____________________________
When they first meet, Enid and Wednesday don’t get off3 on the best foot. Enid is loud and bright and energetic – everything Wednesday hates. Or at least, thinks she hates. Wednesday, who tells herself that she doesn’t need anyone else (especially someone as vibrant as Enid) is determined to push her away. But Enid, who sees a slight sign of softness in Wednesday when hearing her sad scorpion story, isn’t really demotivated.
Quando se encontram pela primeira vez, Enid e Wednesday não se dão bem. Enid é barulhenta, brilhante e enérgica – tudo o que Wednesday odeia. Ou pelo menos, pensa que ela odeia. Wednesday, que diz a si mesma que não precisa de mais ninguém (especialmente alguém tão vibrante como Enid), está determinada a afastá-la. Mas Enid, que vê um leve sinal de suavidade na Wednesday ao ouvir sua triste história do escorpião, não está realmente desmotivada.

B____________________________ 
Wednesday and Enid don’t try to change each other. There is an acceptance of one another’s differences that is so refreshing! Even after they win the Poe Cup4 competition, Enid doesn’t force Wednesday to spend time with the group, but just makes the offer of companionship gently.
Wednesday e Enid não tentam mudar um ao outro. Há uma aceitação das diferenças uns dos outros que é tão revigorante! Mesmo depois de vencerem a competição Poe Cup4, Enid não obriga Wednesday a ficar com o grupo, apenas faz a oferta de companhia com delicadeza.
Similarly, Wednesday doesn’t try to get Enid to wear all black or change her persona or identity to be Wednesday’s friend. Instead, she lets Enid express herself however5 she wants, even if it gives Wednesday a massive headache!
Da mesma forma, Wednesday não tenta fazer com que Enid se vista toda de preto ou mude sua personalidade ou identidade para ser amiga de Wednesday. Em vez disso, ela permite que Enid se expresse como quiser, mesmo que isso cause uma enorme dor de cabeça em Wednesday!
C____________________________ 
Understanding the limits your friends have is a lifelong lesson that not many people learn early on. When they first meet, Enid quickly notices Wednesday’s peculiarities – including that she’s not a hugger. And while Enid tries to, once or twice, for the most part, she is OK with it. Similar to the way they don’t try to change each other, Enid doesn’t try to blame6 Wednesday over it either!
Compreender os limites que seus amigos têm é uma lição para toda a vida que muitas pessoas não aprendem desde cedo. Quando eles se conhecem, Enid rapidamente percebe as peculiaridades de Wednesday – incluindo o fato de ela não abraçar. E embora Enid tente, uma ou duas vezes, na maior parte do tempo, ela concorda. Da mesma forma que eles não tentam mudar um ao outro, Enid também não tenta culpar 6 Wednesday por isso!
D____________________________ 
Maybe the most emotional scene in the final episode is when Enid returns to Nevermore, and Wednesday accepts to hug7 her back. Even though touch makes her uncomfortable! Friendships aren’t always easy. They require hard work, communication, and enthusiasm to forgive and learn from past mistakes. Wednesday and Enid are no different! They show that even if you might be very different, as long as you care for and respect each other, you can find a lifelong friend in the most diverse people.
Talvez a cena mais emocionante do episódio final seja quando Enid retorna para Nevermore, e Wednesday aceita abraçá-la de volta. Mesmo que o toque a deixe desconfortável! As amizades nem sempre são fáceis. Eles exigem muito trabalho, comunicação e entusiasmo para perdoar e aprender com os erros do passado. Quarta-feira e Enid não são diferentes! Eles mostram que mesmo que vocês sejam muito diferentes, desde que se cuidem e respeitem uns aos outros, vocês poderão encontrar um amigo para a vida toda nas mais diversas pessoas.
Glossary:
1. pastel-goth: a style that mixes gothic fashion with soft pastel colors
1. pastel-goth: estilo que mistura moda gótica com suaves tons pastéis
2. aesthetic: related to beauty
2. estética: relacionada à beleza
3. to get off: to start a journey
3. to get off: iniciar uma viagem
4. the Poe Cup: annual race in which four teams (representing their dormitory) compete against each other
4. a Poe Cup: corrida anual em que quatro equipes (representando seu dormitório) competem entre si
5. however: in whatever way
5. entretanto: de qualquer maneira
6. to blame: to say or think that someone did something wrong or is responsible for something bad happening
6. culpar: dizer ou pensar que alguém fez algo errado ou é responsável por algo ruim que aconteceu
7. to hug: embrace, fold in your arms
7. abraçar: abraçar, cruzar os braços
❑ TEXTO 4: Read Text IV to answer question 47.
47 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
Based on the information above, it is possible to say that
(A) 7,400 people affirmed not having friends mostly similar to their racial or ethnic background.
(B) 6,200 people declared simultaneously having mostly similar friends considering their religious beliefs and level of education.
(C) the amount of* people who answered that their friends are mostly similar to them when it comes to their level of income is 5,600.
(D) the amount of* people that affirmed having mostly similar friends considering their life stage is bigger than the ones who admit having mostly similar friends with the same social status.
*amount of: quantity
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - LEITURA DE INFOGRÁFICO & IDENTIFICAÇÃO DA MENSAGEM IMPLÍCITA NOS DADOS
:
Based on the information above, it is possible to say that
Com base nas informações acima, é possível afirmar que
(A) 7,400 people affirmed not having friends mostly similar to their racial or ethnic background. 7.400 pessoas afirmaram não ter amigos em sua maioria semelhantes à origem racial ou étnica. (ERRADA)
raça ou etnia (74% semelhantes vs. 26% diferentes)
74% escolhe mais parecidos.
(B) 6,200 people declared simultaneously having mostly similar friends considering their religious beliefs and level of education. 6.200 pessoas declararam simultaneamente ter amigos em sua maioria semelhantes considerando suas crenças religiosas e nível de escolaridade.
crenças religiosas (62% semelhantes, 38% diferentes)
nível de educação (63% vs. 37%)
(C) the amount of* people who answered that their friends are mostly similar to them when it comes to their level of income is 5,600a quantidade de* pessoas que responderam que seus amigos são mais parecidos com eles no que diz respeito ao nível de renda é de 5.600. (CORRETA)
renda (56% semelhantes vs. 44%diferentes),
(D) the amount of* people that affirmed having mostly similar friends considering their life stage is bigger than the ones who admit having mostly similar friends with the same social status. a quantidade de* pessoas que afirmaram ter amigos em sua maioria parecidos considerando sua fase de vida é maior do que aquelas que admitem ter amigos em sua maioria parecidos e com o mesmo status social.
►estágio de vida (69% vs. 31%)
►social status (70% vs. 30%),
❑ PONTOS RELEVANTES NA PESQUISA DE BARNA:
(1) Não importa onde os amigos se encontrem, as pessoas tendem a se sentir atraídas por aqueles que são mais parecidos com elas.
(2) Questionados sobre se seus amigos atuais são mais parecidos com eles ou muito diferentes deles em diversas áreas, a maioria sempre escolhe mais parecidos.
(3) Isto é verdade para crenças religiosas (62% semelhantes, 38% diferentes), raça ou etnia (74% vs. 26%), renda (56% vs. 44%), nível de educação (63% vs. 37%), social status (70% vs. 30%), opiniões políticas (62% vs. 38%) e estágio de vida (69% vs. 31%).

48 – (CPCAR/AERONÁUTICA-2024)
How do texts III and IV relate to each other?
(A) Even being different, people can still be friends.
(B) They say that opposite people are better friends.
(C) People sharing the same ideas tend to become closer friends.
(D) Friendship is stronger when you have friends with opposite tastes.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - MENSAGEM COMUM NOS TEXTOS
:
How do texts III and IV relate to each other?
Como os textos III e IV se relacionam?
(A) Even being different, people can still be friendsMesmo sendo diferentes, as pessoas ainda podem ser amigas.
► A amizade com aqueles que são diferentes de nós aumenta a empatia e provoca uma mudança na nossa visão em relação a eles – de formas muito positivas.
(B) They say that opposite people are better friends. Dizem que pessoas opostas são melhores amigas.
(C) People sharing the same ideas tend to become closer friends. Pessoas que compartilham as mesmas ideias tendem a se tornar amigos mais próximos.
(D) Friendship is stronger when you have friends with opposite tastes. A amizade é mais forte quando se tem amigos com gostos opostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário