quarta-feira, 20 de novembro de 2019

SANTA CASA-SP-2020-MEDICINA- Vestibular 1º SEMESTRE da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa-SP -Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova INGLÊS-SANTA CASA-Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa-SP-VESTIBULAR-2020-MEDICINA-1ºSEMESTRE. Prova aplicada em 27/10/2019.
_____________________________________________________________________________
A prova de inglês tem 10 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).
LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, dicionários a seguir, é um excelente treino para a provas de inglês da SANTA CASA/SP.
www.nature.com
www.scientificamerican.com
www.theguardian.com
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ A prova de Inglês é composta por 10 questões.
➦ Foco: 
Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS presentes nas provas da FAMERP :
____________________________________________________________________________
Programa de Noticias para TV, Rádio e Internet: BBC NEWS.
____________________________________________________________________________
Revista Norte-Americana: SCIENTIFIC AMERICAN.
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americana: THE NEW YORK TIMES, www.nytimes.com.
____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
[
🔄 PHRASAL VERBS:
➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]
____________________________________________________________________________
➝ ]  
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso :
➝ ] 
🔄Expressões comuns :
[until I got that(ãnthiuLáigatá) ➝ até que eu entendi]
🔄Expressões idiomáticas :
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
[a teacher-training course ➝ um curso de formação de professores]
[visual impairment(imPérmént) ➝ deficiência visual]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto para responder às questões de 11 a 19.
_____________________________________________________________________________
Breaking down barriers 
_____________________________________________________________________________
1
Shuffling feet and the general buzz of conversation made lectures a trial for Gemma Long during her first degree. She suffers from sensory overload connected to her autism, which was only diagnosed after she graduated. But when she started a teacher-training course years later, she received access to software to help her cope with dyslexia and found it transformative.
2
"I struggled to understand the point of lectures until I got that software," recalls Long. "I didn’t realise how much useful information was in them. As someone who is hypersensitive to noise I spend most of my time in lectures trying to filter out the background noise, which means I miss much of what the lecturer is saying. Being able to audio record the lectures and listen back to them in a silent room meant I was finally able to digest the content."
3
Technology is breaking down barriers faced by students with disabilities. Online journal articles now mean that those with visual impairments can zoom in to read printed text or convert it to easier-to-read formats such as braille. Universities are also increasingly recording lectures which students can replay at their own pace, which benefits students with dyslexia or attention deficit disorder too.
4
According to Alistair McNaught, a digital learning consultant, universities are increasingly tracking how students learn, and then directing them to the accessible resources most suited to their personal needs. McNaught appreciates the way assistive technologies can help all students — whether they have a disability or not — but stresses that it’s important for universities to get the basics right first. “Many higher and further institutions have inaccessible websites or inaccessible digital content. If the content is inaccessible, investments in assistive technology can be undermined at a stroke.”
5
“Universities just need to get better at promoting the support that’s already there,” says Gemma Long. “Making specialist software and training generally available, rather than confining it to disabled students, makes it more widely known, as well as removes stigma.” For someone like her, who received her diagnoses late, it would have been particularly helpful. To this end, the assistive technology network she founded to represent staff who support their disabled students with tech, will hold its first awards ceremony next month.
6
Universities are slowly tackling the barriers for disabled students. There’s more yet to come: the prospect of virtual reality – particularly when it comes to fieldwork. “It can be incredibly difficult for a disabled student to get a wheelchair on to a salt marsh,” says Piers Wilkinson, a researcher in the area. “But if the learning aims are being immersed in an environment, and making discoveries, virtual reality can achieve that.”
(www.theguardian.com, 03.06.2019. Adaptado.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  11 :
This text is mainly about
(A) medical technological innovations in universities.
(B) students with visual impairment and other dysfunctions.
(C) new tech solutions to attend disabled students.
(D) Gemma Long and her story of resilience.
(E) stigma to be dealt with by students with disabilities.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Este texto é principalmente sobre...
*Alternativa (A): inovações tecnológicas médicas nas universidades.
*Alternativa (B): alunos com deficiência visual e outras disfunções.
*Alternativa (C): novas soluções tecnológicas para atender aos alunos com deficiência.
*Alternativa (D): Gemma Long e sua história de resiliência.
*Alternativa (E): estigma a ser tratado pelos alunos com deficiência.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] Technology is breaking down barriers faced by students with disabilities. Online journal articles now mean that those with visual impairments can zoom in to read printed text or convert it to easier-to-read formats such as braille. Universities are also increasingly recording lectures which students can replay at their own pace, which benefits students with dyslexia or attention deficit disorder too."
(A tecnologia está derrubando barreiras enfrentadas por estudantes com deficiência. Os artigos de periódicos on-line agora significam que pessoas com deficiência visual podem aumentar o zoom para ler o texto impresso ou convertê-lo em formatos mais fáceis de ler, como o braille. As universidades também estão gravando cada vez mais palestras que os alunos podem reproduzir no seu próprio ritmo, o que também beneficia os alunos com dislexia ou distúrbio do déficit de atenção.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  12 :
The text was published in June of 2019 because
(A) universities are at present taking large steps towards tracking students with special needs.
(B) a new computer device to help the physically impaired had been just invented.
(C) Gemma Long had given The Guardian an interview about her condition and ways to cope with it.
(D) the following month Gemma Long’s assistive technology network would be given a distinction.
(E) discrimination and stigma have become topics of utmost importance for society in recent years.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O texto foi publicado em junho de 2019 porque
*Alternativa (A): as universidades estão atualmente dando grandes passos no sentido de rastrear estudantes com necessidades especiais.
*Alternativa (B): um novo dispositivo de computador para ajudar os deficientes físicos havia acabado de ser inventado.
*Alternativa (C): Gemma Long dera ao The Guardian uma entrevista sobre sua condição e maneiras de lidar com isso.
*Alternativa (D): no mês seguinte, a rede de tecnologia assistencial de Gemma Long receberia uma distinção.
*Alternativa (E): discriminação e estigma se tornaram tópicos de extrema importância para a sociedade nos últimos anos.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] To this end, the assistive technology network she founded to represent staff who support their disabled students with tech, will hold its first awards ceremony next month."
(Para esse fim, a rede de tecnologia assistiva que ela fundou para representar funcionários que apóiam seus alunos com deficiência em tecnologia, realizará sua primeira cerimônia de premiação no próximo mês.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  13 :
In the context of the first paragraph, the expression “made lectures a trial” means that
(A) Gemma Long had been experimenting with new technologies to cope with her learning difficulties.
(B) Gemma Long felt she was constantly being judged for her disabilities and limitations.
(C) Gemma Long’s extreme susceptibility to sounds made her following classes a very demanding task. (D) Gemma Long’s undiagnosed autism prevented her from achieving her first degree.
(E) the conversations in the classrooms activated all of Gemma Long’s autism-like symptoms.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
No contexto do primeiro parágrafo, a expressão “fez das palestras um julgamento” significa que
*Alternativa (A): Gemma Long estava experimentando novas tecnologias para lidar com suas dificuldades de aprendizado.
*Alternativa (B): Gemma Long sentiu que estava sendo constantemente julgada por suas deficiências e limitações.
*Alternativa (C): A extrema suscetibilidade de Gemma Long aos sons a fez seguir as aulas uma tarefa muito exigente.
*Alternativa (D): O autismo não diagnosticado de Gemma Long a impediu de alcançar seu primeiro grau.
*Alternativa (E): as conversas nas salas de aula ativaram todos os sintomas semelhantes ao autismo de Gemma Long.
➦IDEIA CONTEXTUAL: A extrema susceptibilidade de Gemma Long aos sons tornou seu acompanhamento às aulas uma tarefa muito complexa.
"[...] She suffers from sensory overload connected to her autism, which was only diagnosed after she graduated. But when she started a teacher-training course years later, she received access to software to help her cope with dyslexia and found it transformative."
(Ela sofre de sobrecarga sensorial ligada ao seu autismo, que só foi diagnosticada depois que ela se formou. Porém, quando ela iniciou um curso de formação de professores anos depois, recebeu acesso ao software para ajudá-la a lidar com a dislexia e a considerou transformadora.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  14 :
In the fragment from the second paragraph "which means I miss much of what the lecturer is saying", the underlined word refers to
(A) Gemma’s struggle to understand the point of the lectures she attended.
(B) all the information Gemma had to digest in one single lecture.
(C) Gemma’s difficulty in dealing with the new software available to her.
(D) the background noise that prevented Gemma from following her lessons.
(E) the time Gemma wasted dismissing the unwanted sounds around her.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - PRONOME RELATIVO :
No fragmento do segundo parágrafo “o que significa que sinto muita falta do que o professor está dizendo”, a palavra sublinhada refere-se a
*Alternativa (A): luta de Gemma para entender o ponto das palestras que ela participou.
*Alternativa (B): todas as informações que Gemma teve que digerir em uma única palestra.
*Alternativa (C): dificuldade de Gemma em lidar com o novo software disponível para ela.
*Alternativa (D): o ruído de fundo que impediu Gemma de seguir suas lições.
*Alternativa (E): o tempo que Gemma perdeu dispensando os sons indesejados ao seu redor.
➦IDEIA CONTEXTUAL: WHICH refere-se ao tempo que Gemma perdeu ignorando os sons indesejados ao seu redor.
"[...] I struggled to understand the point of lectures until I got that software," recalls Long. "I didn’t realise how much useful information was in them. As someone who is hypersensitive to noise I spend most of my time in lectures trying to filter out the background noise, which means I miss much of what the lecturer is saying. Being able to audio record the lectures and listen back to them in a silent room meant I was finally able to digest the content."
(Eu lutei para entender o objetivo das palestras até obter o software ", lembra Long." Eu não percebia quanta informação útil havia nelas. Como alguém hipersensível ao ruído, eu gastei a maior parte do tempo em palestras tentando filtrar o ruído de fundo, o que significa que sinto muita falta do que o professor está dizendo. Ser capaz de gravar as palestras em áudio e ouvi-las em uma sala silenciosa significava que finalmente consegui digerir o conteúdo.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  15 :
According to the third and fourth paragraphs, in order to assist students facing learning difficulties universities are
(A) investigating students’ learning styles and offering the basics to those with greater difficulties. (B) following students on the way they learn and supplying learning resources accordingly.
(C) creating special and easier-to-read material in braille for the visually impaired.
(D) providing personalized lessons that students can follow at their own pace at home.
(E) producing online articles which can be easily accessed by both the disabled and the non-disabled.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o terceiro e quarto parágrafos, para ajudar os alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagem, as universidades são
*Alternativa (A): investigando os estilos de aprendizagem dos alunos e oferecendo o básico para aqueles com maiores dificuldades.
*Alternativa (B): seguindo os alunos no modo como aprendem e fornecendo recursos de aprendizagem de acordo.
*Alternativa (C): criação de material especial e de fácil leitura em braille para deficientes visuais.
*Alternativa (D): oferecendo aulas personalizadas que os alunos podem seguir em seu próprio ritmo em casa.
*Alternativa (E): produção de artigos on-line que podem ser facilmente acessados por pessoas com deficiência e por pessoas com deficiência.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  16 :
De acordo com o quarto parágrafo, um limite no que se refere ao uso de tecnologia em universidades reside
(A) nas barreiras que restringem o acesso de pessoas com deficiência a várias plataformas ou conteúdos digitais oferecidos.
(B) na falta de conhecimentos básicos que permitam aos alunos fazer uso adequado dos recursos disponíveis.
(C) na inconveniência decorrente do fato de que as mesmas ferramentas devam servir a alunos com ou sem deficiências.
(D) nos entraves ao atendimento aos estudantes de acordo com suas necessidades pessoais e particulares.
(E) na dificuldade de captar investimentos já que um número crescente de instituições deseja fazer da tecnologia uma aliada para a aprendizagem.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o quarto parágrafo, um limite no que se refere ao uso de tecnologia em universidades reside
*Alternativa (A): nas barreiras que restringem o acesso de pessoas com deficiência a várias plataformas ou conteúdos digitais oferecidos.
*Alternativa (B): na falta de conhecimentos básicos que permitam aos alunos fazer uso adequado dos recursos disponíveis.
*Alternativa (C): na inconveniência decorrente do fato de que as mesmas ferramentas devam servir a alunos com ou sem deficiências.
*Alternativa (D): nos entraves ao atendimento aos estudantes de acordo com suas necessidades pessoais e particulares.
*Alternativa (E): na dificuldade de captar investimentos já que um número crescente de instituições deseja fazer da tecnologia uma aliada para a aprendizagem.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  17 :
In the fragment from the fifth paragraph "rather than confining it to disabled students”, the underlined expression can be replaced, without any change in the meaning of the sentence, by
(A) as opposed to.
(B) more than.
(C) in spite of.
(D) together with.
(E) apart from.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): as opposed to.(em oposição a, em vez de)
*Alternativa (B): more than.
*Alternativa (C): in spite of.
*Alternativa (D): together with.
*Alternativa (E): apart from.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  18 :
The term “tackling”, in the first sentence of the last paragraph, means
(A) raising.
(B) testing.
(C) questioning.
(D) confronting.
(E) identifying.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): raising.
*Alternativa (B): testing.
*Alternativa (C): questioning.
*Alternativa (D): confronting.
*Alternativa (E): identifying.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  19 :
In the context of the last paragraph, the fragment “when it comes to fieldwork” is closest in meaning to: (A) through fieldwork.
(B) when virtual reality gets too real.
(C) while in fieldwork.
(D) when people come to work in the fields.
(E) as regards fieldwork.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): through fieldwork.(através do trabalho de campo)
*Alternativa (B): when virtual reality gets too real.
*Alternativa (C): while in fieldwork.
*Alternativa (D): when people come to work in the fields.
*Alternativa (E): as regards fieldwork.(no que diz respeito a, quanto ao trabalho de campo)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  20 :
O texto contém várias citações de pessoas relevantes para a discussão do tema em questão. Assinale a citação que, mais do que apenas descrever um fato, expressa um ponto de vista sobre ele.
(A) “Being able to audio record the lectures and listen back to them in a silent room meant I was finally able to digest the content.” (2nd paragraph)
(B) “Many higher and further institutions have inaccessible websites or inaccessible digital content.” (4th paragraph)
(C) “Universities just need to get better at promoting the support that’s already there” (5th paragraph)
(D) “I struggled to understand the point of lectures until I got that software” (2nd paragraph)
(E) “I didn’t realise how much useful information was in them.” (2nd paragraph)
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): “Being able to audio record the lectures and listen back to them in a silent room meant I was finally able to digest the content.” (2nd paragraph)
*Alternativa (B): “Many higher and further institutions have inaccessible websites or inaccessible digital content.” (4th paragraph)
*Alternativa (C): “Universities just need to get better at promoting the support that’s already there” (5th paragraph)
*Alternativa (D): “I struggled to understand the point of lectures until I got that software” (2nd paragraph)
*Alternativa (E): “I didn’t realise how much useful information was in them.” (2nd paragraph)