- Texto (1) – | Chandelier | Sia | 1000 Forms of Fear | Monkey Puzzle Records e RCA Records |
- 10 Multiple Choice Questions | Four-Option Question |
* COMENTÁRIO À PARTE (Just a side note!):No texto 1, a música "Chandelier" fala sobre uma garota que aparenta ser feliz, mas que usa álcool e drogas para lidar com sua depressão e seus medos. De certa forma, a letra apresenta nuances da própria trajetória de Sia, que sofreu com crises de depressão e pânico.
❑ TEXTO 1:ChandelierLustre [1º VERSO]Party girls don't get hurt Garotas festeiras não sentem dor
Can't feel anything, when will I learn Não sentem nada, quando vou aprender?!
I push it down, push it down Eu bebo mais, bebo mais
[2º VERSO]I’m the one for a good time callSe eles querem diversão, eles me ligam
Phone’s blowing up, ringing my doorbellCelular está tocando, tocam minha campainha
I feel the love, feel the loveEu sinto o amor[o carinho], sinto o amor[o carinho]
[3º VERSO]1, 2, 3 1, 2, 3 drink(Um, dois, três, um, dois, três, bebo)
1, 2, 3 1, 2, 3 drink(Um, dois, três, um, dois, três, bebo) 1, 2, 3 1, 2, 3 drink(Um, dois, três, um, dois, três, bebo) Throw ‘em back, till I lose countBebo todas, até perder a conta
[4º VERSO]I'm gonna swing from the chandelier,
from the chandelier Eu vou me balançar no lustre, no lustre
I'm gonna live like tomorrow doesn't
exist Eu vou viver como se não houvesse amanhã
Like it doesn't exist como se não houvesse amanhã
I'm gonna fly like a bird through the night Eu vou voar como um pássaro pela noite
Feel my tears as they dry Vou sentir minhas lágrimas secarem
I'm gonna swing from the chandelier,
from the chandelier Eu vou me balançar no lustre, no lustre
[5º VERSO]And I'm holding on for dear lifeMas estou aguentando firme pela vida bela Won't look down, won't open my eyes Não olharei para baixo, não abrirei os olhos
Keep my glass full until morning light Mantenho o copo cheio até amanhecer
'Cause I'm just holding on for tonight Porque estou só aguentando firme esta noite
Help me, I'm holding on for dear life Socorro, estou aguentando firme pela vida bela
Won't look down won't open my eyes Não olharei para baixo, não abrirei os olhos
Keep my glass full until morning light Mantenho o copo cheio até amanhecer
'Cause I'm just holding on for tonight Porque estou só aguentando firme esta noite
On for tonigh firme esta noite
[6º VERSO]Sun is up, I'm a mess O Sol nasceu, estou destruída
Gotta get out now, gotta run from this Tenho que sair agora, tenho que fugir disso
Here comes the shame, here comes the
shameAí vem a vergonha- Furler, Sia. Chandelier, Sia. In: 1000 Forms of Fear. Monkey Puzzle
Records e RCA Records, 2014.
13 – Letras de músicas abordam temas que, de certa
forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos
ou palavras. O fragmento da canção Chandelier, por
exemplo, permite conhecer o relato de alguém que A) curte a vida festeira com alegria e vive a vida
intensamente como se o amanhã não existisse. B) possui uma fusão de sentimentos ao se encontrar
alcoolizada. C) precisa festejar para se sentir amada e querida e
que se sente abandonada nos momentos de
solidão. D) se sente só até mesmo em festas e luta para que
as pessoas ao seu redor não percebam sua
melancolia. • Gabarito C Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Chandelier, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que A) curte a vida festeira com alegria e vive a vida intensamente como se o amanhã não existisse.>> Alternativa (a) é incorreta porque no último verso, ela percebe que amanheceu e a sensação é de cansaço, um cenário de destruição, externo e interno. Ela se dá conta do erro, se sente pior e é tomada por uma vergonha. "Sun is up, I’m a mess (O Sol nasceu, estou destruída), Gotta get out now (Tenho que sair agora), Gotta run from this (Tenho que fugir disso), Here comes the shame (Aí vem a vergonha)".
B) possui uma fusão de sentimentos ao se encontrar alcoolizada.>> Alternativa (b) é incorreta porque ela se dá conta do erro, se sente pior e é tomada por uma vergonha e sendo assim, a rigor, ela não apresenta "fusão de sentimentos"(estado em que pessoa apresenta interpretações distorcidas da realidade). C) precisa festejar para se sentir amada e querida e que se sente abandonada nos momentos de solidão. >> Alternativa (c) é correta porque de uma certa maneira, ela tem consciência de que vive uma ilusão, de que não está bem mentalmente e a festa é como uma válvula de escape. Pelo fato da personagem da canção ser procurada, ela sente como se fosse amada, de alguma maneira, mas no fundo entende que eles querem apenas diversão.
D) se sente só até mesmo em festas e luta para que as pessoas ao seu redor não percebam sua melancolia. >> >> Alternativa (d) é incorreta porque no primeiro verso, ela sugere que as garotas festeiras não sentem dor e ela se coloca neste universo.
14 – A sentença “Jane _____ cook pasta very well.” é
CORRETAMENTE completada com A) can B) don’t C) is D) would have • Gabarito A A sentença “Jane can cook pasta very well.” é CORRETAMENTE completada com A) can B) don’t C) is D) would have
15 – Leia as sentenças abaixo: - I. The waiter that served me at the coffe shop moved
away.
- II. He saw that the bottles were empty.
- III. Carla told me that she was going to quit the
restaurant where she works in.
- IV. I didn’t get the job that I applied for.
Em qual (is) das sentenças acima o uso do pronome
relativo em negrito é extremamente necessário? A) I. B) I, IV. C) II, IV. D) III, IV. • Gabarito A Leia as sentenças abaixo: I. The waiter that served me at the coffe shop moved away.
(O garçom que me serviu na cafeteria se afastou.)
II. He saw that the bottles were empty.(Ele viu que as garrafas estavam vazias.)
III. Carla told me that she was going to quit the restaurant where she works in.(Carla me disse que ia pedir demissão do restaurante onde trabalha.)
IV. I didn’t get the job that I applied for.(Não consegui o emprego para o qual me candidatei.)Em qual (quais) das sentenças acima o uso do pronome relativo em negrito é extremamente necessário? A) I. B) I, IV. C) II, IV. D) III, IV. >> "That" não pode ser omitido quando funciona como "sujeito" do verbo de uma "relative clause">> Na 1ª sentença "The waiter that served me at the coffe shop moved away.", "that" é sujeito do verbo "serverd", ou seja, é parte integrante de uma "defining relative clause" e sendo assim, "that" não pode ser omitido, porque em inglês, do ponto vista gramatical, não existe oração sem sujeito.>> Nas demais sentenças (ii, iii e iv) , o pronome relativo "THAT" apenas introduz a "relative clause", e podendo assim ser omitido.
16 – Assinale a alternativa que apresenta os termos que
preenchem CORRETAMENTE as lacunas existentes
nos enunciados seguintes, de cima para baixo: - I. These bees _____ kept in a large hive before
they were taken out and examined by the beekeeper.
- II. A thief came into his house, tied him up, took his
money, and left. He _____ tied up for several
hours.
- III. John doesn't cook very well. He _____ helped by his wife.
- IV. Amanda is pregnant. She expects her baby _____ in November.
A) are - has been - was - been born B) had been - has been - was being - to be born C) had been - was - had been - was born D) has been - had been - had being - to be born • Gabarito B A) are - has been - was - been born B) had been - has been - was being - to be born C) had been - was - had been - was born D) has been - had been - had being - to be born >> JUSTIFICATIVAS SEMÂNTICAS E GRAMATICAIS:I. These bees had been kept in a large hive before they were taken out and examined by the beekeeper.(Essas abelhas foram mantidas em uma grande colmeia antes de serem retiradas e examinadas pelo apicultor.) • Na lacuna (I), cabe a locução verbal "had been", que integra a estrutura "had been kept"(foram mantidas) do tempo verbal PAST PERFECT CONTINUOS, que é o tempo contextual adequado para descrever ações que estavam em andamento por um período de tempo antes de outro evento ou ponto no passado.
II. A thief came into his house, tied him up, took his money, and left. He has been tied up for several hours.(Um ladrão entrou na casa dele, amarrou-o, pegou o dinheiro dele e foi embora. Ele foi amarrado por várias horas.)• Na lacuna (II), cabe a locução verbal "has been", típica do tempo verbal PRESENT PERFECT , que é o tempo contextual adequado usado para descrever ações que aconteceram em um período de tempo não especificado antes do presente.(John não cozinha muito bem. Ele estava sendo ajudado pela esposa.)• Na lacuna (III), a ação doesn't cook" no Simple "Present" impede gramaticalmente o uso do "past perfect" ou do "Simple past". No contexto, cabe "was being helped by", que é uma estrutura do "PAST CONTINUOUS IN PASSIVE VOICE", que descreve uma ação que estava em andamento em um momento específico no passado, mas o foco está na ação em si, e não em quem a realizava.
IV. Amanda is pregnant. She expects her baby to be born in November.• Na lacuna (III) cabe um verbo no infinitivo, devido a exigência gramatical do verbo "expect" de seguir verbo com infinitivo-to.
>> COMENTÁRIO SOBRE O SIGNIFICADO DE "TIED UP" e o uso do phrase verb "TIE UP":Logo no item II da questão, temos a seguinte oração: Em "has been tied up", "tied up" funciona como adjetivo e vem geralmente acompanhado pelo verbo "to be" ou outro verbo que sintaticamente funcione como verbo de ligação. Mas, o que de fato quero destacar, é que também temos o phrasal verb "TO TIE UP". Vamos conhecê-lo melhor a seguir!É muito provável que você já conheça o substantivo TIE que significa nó, gravata. Nesta linha de ideia, o verbo to tie up, portanto, LITERALMENTE significa "amarrar", "dar nó". >> Por exemplo, no sentido de amarrar (dar nós) sapatos, como em: Tie up your shoes!(Amarre seus sapatos!).>> Ou no sentido de amarrar (imobilizar, garantir que não fuja): "They tied up the hostages."(Eles amarraram os reféns.), "The sheriff tied the crooks up."(O xerife amarrou os bandidos.).>> Ocorre que TIE UP apresenta também sentido figurado, como em "The traffic is totally tied up.", ou seja, se o trânsito está “amarrado”, quer dizer que ele está parado, lento, etc.>> Quando você diz "I’m tied up tomorrow.", que dizer que você amanhã, estarás ocupado com alguma coisa,>> No Cambridge Dictionary temos: "She’s tied up in a meeting right now."(Ela está ocupada em uma reunião agora.)>> No Longman Dictionary: "I can’t see you tomorrow – I’ll be tied up all day."(Não posso te ver amanhã – ficarei ocupado o dia todo.)>> "TIE UP" em contexto de "money", apresenta sentido figurado "não estar disponível":• Se voce diz "My money’s all tied up in the house." quer dizer que o referido dinheiro está disponível apenas para a casa, nada mais além.>> "TIE UP" em contexto de "arrangements tie something" no sentido figurado de "acertado, alinhado", por exemplo, no Longman Dictionary:• We’d better tie up the details with a solicitor. (É melhor acertarmos os detalhes com um advogado.)
17 – Levando em consideração as diferentes formas de se
referir a ações no futuro, analise os itens seguintes: - I. Claire is working at the library on Friday morning.
- II. When I retire, I am going to go back to Liverpool to
live.
- III. The telephone is ringing, but I won’t answer it.
- IV. James and Sarah are working two jobs to afford a
private school for their children.
O emprego dos termos em destaque está CORRETO
apenas em A) I. B) III e IV. C) I, II e III. D) I, II, III e IV.• Gabarito C Levando em consideração as diferentes formas de se referir a ações no futuro, analise os itens seguintes: - I. Claire is working at the library on Friday morning.
- II. When I retire, I am going to go back to Liverpool to live.
- III. The telephone is ringing, but I won’t answer it.
- IV. James and Sarah are working two jobs to afford a private school for their children.
O emprego dos termos em destaque está CORRETO apenas em A) I. B) III e IV. C) I, II e III. D) I, II, III e IV.
❑ TEXTO 2: Texto para a questão 18. “Dear Robert,
I can’t believe I have found your email address, because
I thought I’d lost it! It’s been so long we haven’t talked, I
feel I have so much to tell you. Do you remember Alex
from our high school class? We got married! And we’ve
been married for about six years. We have two kids, Lily
and Oliver. They’re so lovely! Lily is five and Oliver is
two. We moved from Florida right after we had Lily for
Alex got a nice job as a chief engineer of a car factory
in Chicago and we’ve been living here since then.
Chicago is an incredible city. There are many shopping
centers, parks, libraries and the nightlife is pretty fun. Of
course, after having two kids, Alex and I don’t have
plenty of time to go out at night, but we do catch a movie
every once in a while, we just have to find a babysitter!
I’m still working as a teacher in a primary school very
close to our neighborhood. I work in the afternoons and
it gives me the opportunity to see the kids in the morning
and at night. Alex usually works all day, yet he gets
home before I do, so that when I arrive the kids have
already taken their showers and are finishing their
supper. It’s very rewarding to be a mom, even though I
may get worn out at times. So, I heard you run a taco
place in central Florida, is that right? Me and my
husband love Mexican food and we’re planning on
visiting our parents in the city on Thanksgiving. Maybe
we could stop by your business and grab a taco! Well,
Oliver has just woken up from his afternoon nap and is
calling for me! I’m looking forward to hearing from you
soon! Love,
Lucy”
18 – De acordo com o texto acima, as expressões
destacadas for, every once in a while e yet podem ser
substituídas, sem prejuízo de sentido, respectivamente,
por A) because, sometimes, but. B) of, everytime, however. C) so, then, despite. D) to, sometimes, however. • Gabarito A De acordo com o texto acima, as expressões destacadas for, every once in a while e yet podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido, respectivamente, por A) because, sometimes, but. B) of, everytime, however. C) so, then, despite. D) to, sometimes, however.
❑ TEXTO 3: Leia o diálogo abaixo:Douglas: It’s good to have you here, cousin! Would you
like some wine?
Claudia: Sure. Douglas, remember when we were kids
and we used to visit grandma every Sunday for lunch?
Douglas: Yes. We would spend the whole day playing
in the backyard! Too bad we can’t turn back time…
Claudia: You’re right… I guess I would have spent
more time with her. She used to take such good care of
us. She would make us those delicious chocolate chip
cookies, then she would buy us all Christmas presents.!
She has always enjoyed being around her
grandchildren! Douglas: Yeah… If I had grandchildren, I would be
exactly like she was to us.
Claudia: So would I! I would rather be like her than
being a lonely old lady.
19 – De acordo com o diálogo acima, nas expressões
destacadas, o verbo modal would é empregado para
indicar, respectivamente, A) interesse; condição passada; hábito passado;
hipótese; preferência. B) interesse; hábito passado; condição; situação
futura; habilidade passada. C) preferência; fato passado; hipótese; planos futuros;
interesse. D) preferência; hipótese passada; hipótese; interesse;
condição futura.• Gabarito A De acordo com o diálogo acima, nas expressões destacadas, o verbo modal would é empregado para indicar, respectivamente, A) interesse; condição passada; hábito passado; hipótese; preferência. B) interesse; hábito passado; condição; situação futura; habilidade passada. C) preferência; fato passado; hipótese; planos futuros; interesse. D) preferência; hipótese passada; hipótese; interesse; condição futura.
❑ TEXTO 4: Texto para as questões 20 e 21. [1º PARÁGRAFO]“A World Health Organization panel is
convening Monday to discuss the ethics of using
experimental medicine to fight the Ebola outbreak in
West Africa. Since its onset this year, the virus is
believed to have infected 1,779 people and killed 961,
according to WHO's latest figures. Their conditions are
said to be improving. ZMapp is also being given to
Miguel Pajares, a Spanish priest infected with Ebola
while working in Liberia, Spain's Ministry of Heath
announced Saturday. The drug was sent from Geneva,
Switzerland, to Madrid, where Pajares is being treated
in a special isolation unit at Hospital Carlos III.
[2º PARÁGRAFO]The patients' treatment has raised questions
about the use of unproven and unlicensed drugs to treat
Ebola and why these three have received the serum
when so many others in West Africa also have the virus.
Medical ethicists, scientific experts and lay people from
the countries affected by the Ebola outbreak will discuss
the use of unlicensed medicines to combat the virus
during the WHO teleconference Monday. The panel will
look at issues including whether it is ethical to use
"unregistered interventions with unknown adverse
effects," and, if so, who should receive them. The WHO
last week declared the Ebola outbreak a "public health
emergency of international concern." Since an Ebola
epidemic was declared in Guinea in March, the disease
has spread to Sierra Leone, Liberia and Nigeria. On
Sunday, Ivory Coast banned flights to and from those
countries affected by Ebola. Emirates this month
become the first major international airline to suspend
flights from Guinea, followed by pan-African airline
ASKY and smaller regional carrier Arik Air. British
Airways stopped its flights to Sierra Leone and Liberia
last Tuesday, because of the "deteriorating public health
situation."
[3º PARÁGRAFO]The Ebola virus causes hemorrhagic fever that
affects multiple organ systems in the body. It can kill up
to 90% of those infected. Early symptoms include
weakness, muscle pain, headaches and a sore throat.
They later progress to vomiting, diarrhea, impaired
kidney and liver function -- and sometimes internal and
external bleeding. Ebola spreads through contact with
organs and bodily fluids such as blood, saliva, urine and
other secretions of infected people. The most common
treatment requires supporting organ functions and
maintaining bodily fluids such as blood and water long
enough for the body to fight off the infection.- Disponível em: http://edition.cnn.com. Acesso em: 11 ago 2014.
(Adaptado).
20 – De acordo com o texto acima, o painel convocado pela
Organização Mundial de Saúde tem por objetivo discutir
sobre A) a ética do emprego de drogas não registradas no
combate ao vírus. B) a ética empregada dentro dos laboratórios médicos
no combate ao vírus. C) as medidas de não propagação da doença via setor
aéreo para o continente africano. D) os índices de mortalidade causados pelo vírus no
continente africano. • Gabarito A De acordo com o texto acima, o painel convocado pela Organização Mundial de Saúde tem por objetivo discutir sobre A) a ética do emprego de drogas não registradas no combate ao vírus. B) a ética empregada dentro dos laboratórios médicos no combate ao vírus. C) as medidas de não propagação da doença via setor aéreo para o continente africano. D) os índices de mortalidade causados pelo vírus no continente africano.
21 – Com referência ao texto acima, assinale a alternativa
CORRETA: A) Companhias aéreas, como Emirates e British
Airways, cortaram seus voos para países
infectados com o vírus Ebola em vários dias da
semana. B) Entre os progressos da doença, estão: diarreia,
vômito, falta de ar, dores de cabeça e disfunções
intestinal e renal, que podem evoluir para febre
hemorrágica. C) Dois americanos tiveram a missão de testar as
primeiras versões do soro ZMapp, estando cientes
de que seriam os primeiros a receber tal droga, mas
sem o conhecimento de seus efeitos colaterais. D) O tratamento dos pacientes levantou questões
sobre o motivo pelo qual três nãoafricanos
receberam o soro ZMapp enquanto há outros
tantos africanos infectados pelo mesmo vírus. • Gabarito D Com referência ao texto acima, assinale a alternativa CORRETA: A) Companhias aéreas, como Emirates e British Airways, cortaram seus voos para países infectados com o vírus Ebola em vários dias da semana. B) Entre os progressos da doença, estão: diarreia, vômito, falta de ar, dores de cabeça e disfunções intestinal e renal, que podem evoluir para febre hemorrágica. C) Dois americanos tiveram a missão de testar as primeiras versões do soro ZMapp, estando cientes de que seriam os primeiros a receber tal droga, mas sem o conhecimento de seus efeitos colaterais. D) O tratamento dos pacientes levantou questões sobre o motivo pelo qual três não africanos receberam o soro ZMapp enquanto há outros tantos africanos infectados pelo mesmo vírus.
22 – Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE
as sentenças abaixo de acordo com os verbos dados,
respectivamente. - I. _______ (to lie) in the sun for six hours.
That’s why he is sunburnt.
- II. Carry is on the phone now. _______ (to
talk) to her sister in Greece.
- III. I’m not sure if this is a good book. _______ (to read) it.
- IV. I think I’m a good skier. _______ (to go
skiing) every weekend in the winter.
- V. In Middle East the people _______ (to
rise up) against the dictator after the incident.
- VI. Americans _______ (to be) the first to
send a man to the moon about fifty years ago.
A) He laid - She talks - I hasn’t read - I’m going skiing
- rised up - will be B) He lied - She’s talking - I didn’t read - I’m going to
go skiing - have been rising up - areC) He’s been lying - She’s talking - I haven’t read - I go
skiing - rose up - were D) He’s lying - She used to talk - I’m reading - I’m going
to ski - raised up - have been• Gabarito C Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE as sentenças abaixo de acordo com os verbos dados, respectivamente. - I. _______ (to lie) in the sun for six hours. That’s why he is sunburnt.
- II. Carry is on the phone now. _______ (to talk) to her sister in Greece.
- III. I’m not sure if this is a good book. _______ (to read) it.
- IV. I think I’m a good skier. _______ (to go skiing) every weekend in the winter.
- V. In Middle East the people _______ (to rise up) against the dictator after the incident.
- VI. Americans _______ (to be) the first to send a man to the moon about fifty years ago.
A) He laid - She talks - I hasn’t read - I’m going skiing - rised up - will be B) He lied - She’s talking - I didn’t read - I’m going to go skiing - have been rising up - areC) He’s been lying - She’s talking - I haven’t read - I go skiing - rose up - were D) He’s lying - She used to talk - I’m reading - I’m going to ski - raised up - have been
- Texto (1) – | Chandelier | Sia | 1000 Forms of Fear | Monkey Puzzle Records e RCA Records |
- 10 Multiple Choice Questions | Four-Option Question |
* COMENTÁRIO À PARTE (Just a side note!):
No texto 1, a música "Chandelier" fala sobre uma garota que aparenta ser feliz, mas que usa álcool e drogas para lidar com sua depressão e seus medos. De certa forma, a letra apresenta nuances da própria trajetória de Sia, que sofreu com crises de depressão e pânico.
❑ TEXTO 1:
Chandelier
Lustre
[1º VERSO]
Party girls don't get hurt
Garotas festeiras não sentem dor
Can't feel anything, when will I learn
Não sentem nada, quando vou aprender?!
I push it down, push it down
Eu bebo mais, bebo mais
[2º VERSO]
I’m the one for a good time call
Se eles querem diversão, eles me ligam
Phone’s blowing up, ringing my doorbell
Celular está tocando, tocam minha campainha
I feel the love, feel the love
Eu sinto o amor[o carinho], sinto o amor[o carinho]
[3º VERSO]
1, 2, 3 1, 2, 3 drink
(Um, dois, três, um, dois, três, bebo)
1, 2, 3 1, 2, 3 drink
(Um, dois, três, um, dois, três, bebo)
1, 2, 3 1, 2, 3 drink
(Um, dois, três, um, dois, três, bebo)
Throw ‘em back, till I lose count
Bebo todas, até perder a conta
[4º VERSO]
I'm gonna swing from the chandelier,
from the chandelier
Eu vou me balançar no lustre, no lustre
I'm gonna live like tomorrow doesn't
exist
Eu vou viver como se não houvesse amanhã
Like it doesn't exist
como se não houvesse amanhã
I'm gonna fly like a bird through the night
Eu vou voar como um pássaro pela noite
Feel my tears as they dry
Vou sentir minhas lágrimas secarem
I'm gonna swing from the chandelier,
from the chandelier
Eu vou me balançar no lustre, no lustre
[5º VERSO]
And I'm holding on for dear life
Mas estou aguentando firme pela vida bela
Won't look down, won't open my eyes
Não olharei para baixo, não abrirei os olhos
Keep my glass full until morning light
Mantenho o copo cheio até amanhecer
'Cause I'm just holding on for tonight
Porque estou só aguentando firme esta noite
Help me, I'm holding on for dear life
Socorro, estou aguentando firme pela vida bela
Won't look down won't open my eyes
Não olharei para baixo, não abrirei os olhos
Keep my glass full until morning light
Mantenho o copo cheio até amanhecer
'Cause I'm just holding on for tonight
Porque estou só aguentando firme esta noite
On for tonigh
firme esta noite
[6º VERSO]
Sun is up, I'm a mess
O Sol nasceu, estou destruída
Gotta get out now, gotta run from this
Tenho que sair agora, tenho que fugir disso
Here comes the shame, here comes the
shame
Aí vem a vergonha
- Furler, Sia. Chandelier, Sia. In: 1000 Forms of Fear. Monkey Puzzle Records e RCA Records, 2014.
13 – Letras de músicas abordam temas que, de certa
forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos
ou palavras. O fragmento da canção Chandelier, por
exemplo, permite conhecer o relato de alguém que
A) curte a vida festeira com alegria e vive a vida
intensamente como se o amanhã não existisse.
B) possui uma fusão de sentimentos ao se encontrar
alcoolizada.
C) precisa festejar para se sentir amada e querida e
que se sente abandonada nos momentos de
solidão.
D) se sente só até mesmo em festas e luta para que
as pessoas ao seu redor não percebam sua
melancolia.
• Gabarito C
Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Chandelier, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que
A) curte a vida festeira com alegria e vive a vida intensamente como se o amanhã não existisse.
>> Alternativa (a) é incorreta porque no último verso, ela percebe que amanheceu e a sensação é de cansaço, um cenário de destruição, externo e interno. Ela se dá conta do erro, se sente pior e é tomada por uma vergonha. "Sun is up, I’m a mess (O Sol nasceu, estou destruída), Gotta get out now (Tenho que sair agora), Gotta run from this (Tenho que fugir disso), Here comes the shame (Aí vem a vergonha)".
B) possui uma fusão de sentimentos ao se encontrar alcoolizada.
>> Alternativa (b) é incorreta porque ela se dá conta do erro, se sente pior e é tomada por uma vergonha e sendo assim, a rigor, ela não apresenta "fusão de sentimentos"(estado em que pessoa apresenta interpretações distorcidas da realidade).
C) precisa festejar para se sentir amada e querida e que se sente abandonada nos momentos de solidão.
>> Alternativa (c) é correta porque de uma certa maneira, ela tem consciência de que vive uma ilusão, de que não está bem mentalmente e a festa é como uma válvula de escape. Pelo fato da personagem da canção ser procurada, ela sente como se fosse amada, de alguma maneira, mas no fundo entende que eles querem apenas diversão.
D) se sente só até mesmo em festas e luta para que as pessoas ao seu redor não percebam sua melancolia.
>> >> Alternativa (d) é incorreta porque no primeiro verso, ela sugere que as garotas festeiras não sentem dor e ela se coloca neste universo.
14 – A sentença “Jane _____ cook pasta very well.” é
CORRETAMENTE completada com
A) can
B) don’t
C) is
D) would have
• Gabarito A
A sentença “Jane can cook pasta very well.” é CORRETAMENTE completada com
A) can
B) don’t
C) is
D) would have
15 – Leia as sentenças abaixo:
- I. The waiter that served me at the coffe shop moved away.
- II. He saw that the bottles were empty.
- III. Carla told me that she was going to quit the restaurant where she works in.
- IV. I didn’t get the job that I applied for.
Em qual (is) das sentenças acima o uso do pronome
relativo em negrito é extremamente necessário?
A) I.
B) I, IV.
C) II, IV.
D) III, IV.
• Gabarito A
Leia as sentenças abaixo:
I. The waiter that served me at the coffe shop moved away.
(O garçom que me serviu na cafeteria se afastou.)
II. He saw that the bottles were empty.
(O garçom que me serviu na cafeteria se afastou.)
II. He saw that the bottles were empty.
(Ele viu que as garrafas estavam vazias.)
III. Carla told me that she was going to quit the restaurant where she works in.
III. Carla told me that she was going to quit the restaurant where she works in.
(Carla me disse que ia pedir demissão do restaurante onde trabalha.)
IV. I didn’t get the job that I applied for.
IV. I didn’t get the job that I applied for.
(Não consegui o emprego para o qual me candidatei.)
Em qual (quais) das sentenças acima o uso do pronome relativo em negrito é extremamente necessário?
A) I.
B) I, IV.
C) II, IV.
D) III, IV.
>> "That" não pode ser omitido quando funciona como "sujeito" do verbo de uma "relative clause"
>> Na 1ª sentença "The waiter that served me at the coffe shop moved away.", "that" é sujeito do verbo "serverd", ou seja, é parte integrante de uma "defining relative clause" e sendo assim, "that" não pode ser omitido, porque em inglês, do ponto vista gramatical, não existe oração sem sujeito.
>> Nas demais sentenças (ii, iii e iv) , o pronome relativo "THAT" apenas introduz a "relative clause", e podendo assim ser omitido.
16 – Assinale a alternativa que apresenta os termos que
preenchem CORRETAMENTE as lacunas existentes
nos enunciados seguintes, de cima para baixo:
- I. These bees _____ kept in a large hive before they were taken out and examined by the beekeeper.
- II. A thief came into his house, tied him up, took his money, and left. He _____ tied up for several hours.
- III. John doesn't cook very well. He _____ helped by his wife.
- IV. Amanda is pregnant. She expects her baby _____ in November.
A) are - has been - was - been born
B) had been - has been - was being - to be born
C) had been - was - had been - was born
D) has been - had been - had being - to be born
• Gabarito B
A) are - has been - was - been born
B) had been - has been - was being - to be born
C) had been - was - had been - was born
D) has been - had been - had being - to be born
>> JUSTIFICATIVAS SEMÂNTICAS E GRAMATICAIS:
I. These bees had been kept in a large hive before they were taken out and examined by the beekeeper.
(Essas abelhas foram mantidas em uma grande colmeia antes de serem retiradas e examinadas pelo apicultor.)
• Na lacuna (I), cabe a locução verbal "had been", que integra a estrutura "had been kept"(foram mantidas) do tempo verbal PAST PERFECT CONTINUOS, que é o tempo contextual adequado para descrever ações que estavam em andamento por um período de tempo antes de outro evento ou ponto no passado.
II. A thief came into his house, tied him up, took his money, and left. He has been tied up for several hours.
(Um ladrão entrou na casa dele, amarrou-o, pegou o dinheiro dele e foi embora. Ele foi amarrado por várias horas.)
• Na lacuna (II), cabe a locução verbal "has been", típica do tempo verbal PRESENT PERFECT , que é o tempo contextual adequado usado para descrever ações que aconteceram em um período de tempo não especificado antes do presente.
(John não cozinha muito bem. Ele estava sendo ajudado pela esposa.)
• Na lacuna (III), a ação doesn't cook" no Simple "Present" impede gramaticalmente o uso do "past perfect" ou do "Simple past". No contexto, cabe "was being helped by", que é uma estrutura do "PAST CONTINUOUS IN PASSIVE VOICE", que descreve uma ação que estava em andamento em um momento específico no passado, mas o foco está na ação em si, e não em quem a realizava.
IV. Amanda is pregnant. She expects her baby to be born in November.
• Na lacuna (III) cabe um verbo no infinitivo, devido a exigência gramatical do verbo "expect" de seguir verbo com infinitivo-to.
>> COMENTÁRIO SOBRE O SIGNIFICADO DE "TIED UP" e o uso do phrase verb "TIE UP":
Logo no item II da questão, temos a seguinte oração:
Em "has been tied up", "tied up" funciona como adjetivo e vem geralmente acompanhado pelo verbo "to be" ou outro verbo que sintaticamente funcione como verbo de ligação.
Mas, o que de fato quero destacar, é que também temos o phrasal verb "TO TIE UP". Vamos conhecê-lo melhor a seguir!
É muito provável que você já conheça o substantivo TIE que significa nó, gravata. Nesta linha de ideia, o verbo to tie up, portanto, LITERALMENTE significa "amarrar", "dar nó".
>> Por exemplo, no sentido de amarrar (dar nós) sapatos, como em: Tie up your shoes!(Amarre seus sapatos!).
>> Ou no sentido de amarrar (imobilizar, garantir que não fuja): "They tied up the hostages."(Eles amarraram os reféns.), "The sheriff tied the crooks up."(O xerife amarrou os bandidos.).
>> Ocorre que TIE UP apresenta também sentido figurado, como em "The traffic is totally tied up.", ou seja, se o trânsito está “amarrado”, quer dizer que ele está parado, lento, etc.
>> Quando você diz "I’m tied up tomorrow.", que dizer que você amanhã, estarás ocupado com alguma coisa,
>> No Cambridge Dictionary temos: "She’s tied up in a meeting right now."(Ela está ocupada em uma reunião agora.)
>> No Longman Dictionary: "I can’t see you tomorrow – I’ll be tied up all day."(Não posso te ver amanhã – ficarei ocupado o dia todo.)
>> "TIE UP" em contexto de "money", apresenta sentido figurado "não estar disponível":
• Se voce diz "My money’s all tied up in the house." quer dizer que o referido dinheiro está disponível apenas para a casa, nada mais além.
>> "TIE UP" em contexto de "arrangements tie something" no sentido figurado de "acertado, alinhado", por exemplo, no Longman Dictionary:
• We’d better tie up the details with a solicitor. (É melhor acertarmos os detalhes com um advogado.)
17 – Levando em consideração as diferentes formas de se
referir a ações no futuro, analise os itens seguintes:
- I. Claire is working at the library on Friday morning.
- II. When I retire, I am going to go back to Liverpool to live.
- III. The telephone is ringing, but I won’t answer it.
- IV. James and Sarah are working two jobs to afford a private school for their children.
O emprego dos termos em destaque está CORRETO
apenas em
A) I.
B) III e IV.
C) I, II e III.
D) I, II, III e IV.
• Gabarito C
Levando em consideração as diferentes formas de se referir a ações no futuro, analise os itens seguintes:
- I. Claire is working at the library on Friday morning.
- II. When I retire, I am going to go back to Liverpool to live.
- III. The telephone is ringing, but I won’t answer it.
- IV. James and Sarah are working two jobs to afford a private school for their children.
O emprego dos termos em destaque está CORRETO apenas em
A) I.
B) III e IV.
C) I, II e III.
D) I, II, III e IV.
❑ TEXTO 2: Texto para a questão 18.
“Dear Robert,
I can’t believe I have found your email address, because
I thought I’d lost it! It’s been so long we haven’t talked, I
feel I have so much to tell you. Do you remember Alex
from our high school class? We got married! And we’ve
been married for about six years. We have two kids, Lily
and Oliver. They’re so lovely! Lily is five and Oliver is
two. We moved from Florida right after we had Lily for
Alex got a nice job as a chief engineer of a car factory
in Chicago and we’ve been living here since then.
Chicago is an incredible city. There are many shopping
centers, parks, libraries and the nightlife is pretty fun. Of
course, after having two kids, Alex and I don’t have
plenty of time to go out at night, but we do catch a movie
every once in a while, we just have to find a babysitter!
I’m still working as a teacher in a primary school very
close to our neighborhood. I work in the afternoons and
it gives me the opportunity to see the kids in the morning
and at night. Alex usually works all day, yet he gets
home before I do, so that when I arrive the kids have
already taken their showers and are finishing their
supper. It’s very rewarding to be a mom, even though I
may get worn out at times. So, I heard you run a taco
place in central Florida, is that right? Me and my
husband love Mexican food and we’re planning on
visiting our parents in the city on Thanksgiving. Maybe
we could stop by your business and grab a taco! Well,
Oliver has just woken up from his afternoon nap and is
calling for me! I’m looking forward to hearing from you
soon!
Love,
Lucy”
18 – De acordo com o texto acima, as expressões
destacadas for, every once in a while e yet podem ser
substituídas, sem prejuízo de sentido, respectivamente,
por
A) because, sometimes, but.
B) of, everytime, however.
C) so, then, despite.
D) to, sometimes, however.
• Gabarito A
De acordo com o texto acima, as expressões destacadas for, every once in a while e yet podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido, respectivamente, por
A) because, sometimes, but.
B) of, everytime, however.
C) so, then, despite.
D) to, sometimes, however.
❑ TEXTO 3: Leia o diálogo abaixo:
Douglas:
It’s good to have you here, cousin! Would you
like some wine?
Claudia:
Sure. Douglas, remember when we were kids
and we used to visit grandma every Sunday for lunch?
Douglas:
Yes. We would spend the whole day playing
in the backyard! Too bad we can’t turn back time…
Claudia:
You’re right… I guess I would have spent
more time with her. She used to take such good care of
us. She would make us those delicious chocolate chip
cookies, then she would buy us all Christmas presents.!
She has always enjoyed being around her
grandchildren!
Douglas:
Yeah… If I had grandchildren, I would be
exactly like she was to us.
Claudia:
So would I! I would rather be like her than
being a lonely old lady.
19 – De acordo com o diálogo acima, nas expressões
destacadas, o verbo modal would é empregado para
indicar, respectivamente,
A) interesse; condição passada; hábito passado;
hipótese; preferência.
B) interesse; hábito passado; condição; situação
futura; habilidade passada.
C) preferência; fato passado; hipótese; planos futuros;
interesse.
D) preferência; hipótese passada; hipótese; interesse;
condição futura.
• Gabarito A
De acordo com o diálogo acima, nas expressões destacadas, o verbo modal would é empregado para indicar, respectivamente,
A) interesse; condição passada; hábito passado; hipótese; preferência.
B) interesse; hábito passado; condição; situação futura; habilidade passada.
C) preferência; fato passado; hipótese; planos futuros; interesse.
D) preferência; hipótese passada; hipótese; interesse; condição futura.
❑ TEXTO 4: Texto para as questões 20 e 21.
[1º PARÁGRAFO]
“A World Health Organization panel is
convening Monday to discuss the ethics of using
experimental medicine to fight the Ebola outbreak in
West Africa. Since its onset this year, the virus is
believed to have infected 1,779 people and killed 961,
according to WHO's latest figures. Their conditions are
said to be improving. ZMapp is also being given to
Miguel Pajares, a Spanish priest infected with Ebola
while working in Liberia, Spain's Ministry of Heath
announced Saturday. The drug was sent from Geneva,
Switzerland, to Madrid, where Pajares is being treated
in a special isolation unit at Hospital Carlos III.
[2º PARÁGRAFO]
The patients' treatment has raised questions
about the use of unproven and unlicensed drugs to treat
Ebola and why these three have received the serum
when so many others in West Africa also have the virus.
Medical ethicists, scientific experts and lay people from
the countries affected by the Ebola outbreak will discuss
the use of unlicensed medicines to combat the virus
during the WHO teleconference Monday. The panel will
look at issues including whether it is ethical to use
"unregistered interventions with unknown adverse
effects," and, if so, who should receive them. The WHO
last week declared the Ebola outbreak a "public health
emergency of international concern." Since an Ebola
epidemic was declared in Guinea in March, the disease
has spread to Sierra Leone, Liberia and Nigeria. On
Sunday, Ivory Coast banned flights to and from those
countries affected by Ebola. Emirates this month
become the first major international airline to suspend
flights from Guinea, followed by pan-African airline
ASKY and smaller regional carrier Arik Air. British
Airways stopped its flights to Sierra Leone and Liberia
last Tuesday, because of the "deteriorating public health
situation."
[3º PARÁGRAFO]
The Ebola virus causes hemorrhagic fever that
affects multiple organ systems in the body. It can kill up
to 90% of those infected. Early symptoms include
weakness, muscle pain, headaches and a sore throat.
They later progress to vomiting, diarrhea, impaired
kidney and liver function -- and sometimes internal and
external bleeding. Ebola spreads through contact with
organs and bodily fluids such as blood, saliva, urine and
other secretions of infected people. The most common
treatment requires supporting organ functions and
maintaining bodily fluids such as blood and water long
enough for the body to fight off the infection.
- Disponível em: http://edition.cnn.com. Acesso em: 11 ago 2014. (Adaptado).
20 – De acordo com o texto acima, o painel convocado pela
Organização Mundial de Saúde tem por objetivo discutir
sobre
A) a ética do emprego de drogas não registradas no
combate ao vírus.
B) a ética empregada dentro dos laboratórios médicos
no combate ao vírus.
C) as medidas de não propagação da doença via setor
aéreo para o continente africano.
D) os índices de mortalidade causados pelo vírus no
continente africano.
• Gabarito A
De acordo com o texto acima, o painel convocado pela Organização Mundial de Saúde tem por objetivo discutir sobre
A) a ética do emprego de drogas não registradas no combate ao vírus.
B) a ética empregada dentro dos laboratórios médicos no combate ao vírus.
C) as medidas de não propagação da doença via setor aéreo para o continente africano.
D) os índices de mortalidade causados pelo vírus no continente africano.
21 – Com referência ao texto acima, assinale a alternativa
CORRETA:
A) Companhias aéreas, como Emirates e British
Airways, cortaram seus voos para países
infectados com o vírus Ebola em vários dias da
semana.
B) Entre os progressos da doença, estão: diarreia,
vômito, falta de ar, dores de cabeça e disfunções
intestinal e renal, que podem evoluir para febre
hemorrágica.
C) Dois americanos tiveram a missão de testar as
primeiras versões do soro ZMapp, estando cientes
de que seriam os primeiros a receber tal droga, mas
sem o conhecimento de seus efeitos colaterais.
D) O tratamento dos pacientes levantou questões
sobre o motivo pelo qual três nãoafricanos
receberam o soro ZMapp enquanto há outros
tantos africanos infectados pelo mesmo vírus.
• Gabarito D
Com referência ao texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
A) Companhias aéreas, como Emirates e British Airways, cortaram seus voos para países infectados com o vírus Ebola em vários dias da semana.
B) Entre os progressos da doença, estão: diarreia, vômito, falta de ar, dores de cabeça e disfunções intestinal e renal, que podem evoluir para febre hemorrágica.
C) Dois americanos tiveram a missão de testar as primeiras versões do soro ZMapp, estando cientes de que seriam os primeiros a receber tal droga, mas sem o conhecimento de seus efeitos colaterais.
D) O tratamento dos pacientes levantou questões sobre o motivo pelo qual três não africanos receberam o soro ZMapp enquanto há outros tantos africanos infectados pelo mesmo vírus.
22 – Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE
as sentenças abaixo de acordo com os verbos dados,
respectivamente.
- I. _______ (to lie) in the sun for six hours. That’s why he is sunburnt.
- II. Carry is on the phone now. _______ (to talk) to her sister in Greece.
- III. I’m not sure if this is a good book. _______ (to read) it.
- IV. I think I’m a good skier. _______ (to go skiing) every weekend in the winter.
- V. In Middle East the people _______ (to rise up) against the dictator after the incident.
- VI. Americans _______ (to be) the first to send a man to the moon about fifty years ago.
A) He laid - She talks - I hasn’t read - I’m going skiing
- rised up - will be
B) He lied - She’s talking - I didn’t read - I’m going to
go skiing - have been rising up - are
C) He’s been lying - She’s talking - I haven’t read - I go
skiing - rose up - were
D) He’s lying - She used to talk - I’m reading - I’m going
to ski - raised up - have been
• Gabarito C
Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE as sentenças abaixo de acordo com os verbos dados, respectivamente.
- I. _______ (to lie) in the sun for six hours. That’s why he is sunburnt.
- II. Carry is on the phone now. _______ (to talk) to her sister in Greece.
- III. I’m not sure if this is a good book. _______ (to read) it.
- IV. I think I’m a good skier. _______ (to go skiing) every weekend in the winter.
- V. In Middle East the people _______ (to rise up) against the dictator after the incident.
- VI. Americans _______ (to be) the first to send a man to the moon about fifty years ago.
A) He laid - She talks - I hasn’t read - I’m going skiing - rised up - will be
B) He lied - She’s talking - I didn’t read - I’m going to go skiing - have been rising up - are
C) He’s been lying - She’s talking - I haven’t read - I go skiing - rose up - were
D) He’s lying - She used to talk - I’m reading - I’m going to ski - raised up - have been
Nenhum comentário:
Postar um comentário