sexta-feira, 1 de agosto de 2025

EFOMM PS 2015 – LÍNGUA INGLESA – ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE.

🟢Texto – Five stranded snorkellers rescued from tiny island off Australia after their huge SOS message was spotted by helicopter. www.independent.co.uk |
🔴 20 Multiple Choice Questions Five-Option Question |
🟨 TEXTO:
(Cinco mergulhadores encalhados foram resgatados de uma pequena ilha próxima à Austrália depois que sua enorme mensagem de SOS foi avistada[visto, detectado] por um helicóptero.)
   
(Cinco mergulhadores presos[encalhados] em uma  em uma pequena ilha[ilha minúscula] na costa leste da Austrália foram resgatados depois de rabiscar uma mensagem gigante de SOS em um banco de areia próximo.)

The group had been stuck out at sea for more than nine hours after their boat's anchor failed and it drifted away.
(O grupo ficou preso no mar durante mais de nove horas, depois de a âncora do barco ter falhado e este ter ficado à deriva.)

They had been swimming around a remote sandbar near Wigton Island, Queensland, when the vessel started shifting - with their mobile phones, clothes, water and sunscreen all still on board – and it had moved beyond reach before they had time to react.
(Estavam nadando à volta de um banco de areia remoto perto da ilha de Wigton, em Queensland, quando a embarcação começou a deslocar-se - com os celulares, a roupa, a água e o protetor solar ainda a bordo - e ficou fora de alcance antes de terem tempo de reagir.)

Speaking to the Courier-Mail about the ordeal yesterday, Lyn Forbes-Smith described how she, a female friend and three male friends were facing the prospect of a long, cold night surrounded by ocean when they finally spotted an approaching rescue helicopter.
(Falando ontem ao Courier-Mail sobre a provação, Lyn Forbes-Smith descreveu como ela, uma amiga e três amigos estavam a enfrentar a perspectiva de uma noite longa e fria rodeados pelo oceano quando finalmente avistaram um helicóptero de salvamento que se aproximava.)

"We had sort of made plans about what we'd do on the rock for the evening," she said.
("Tínhamos feito planos sobre o que iríamos fazer no rochedo durante a noite", disse ela.)

"We had reef walkers on thankfully, but we had no food, water, cream, no hats, not much at all
(Felizmente[ainda bem] estávamos usando "calçados para recifes"[calçados especiais usados para proteger os pés de cortes e escoriações], mas não tínhamos comida, água, protetor solar, chapéus, quase nada.") 

We just looked for the highest ground, we looked for rocks where five of us could huddle together because we didn’t really want to separate, and we wanted to be out of the wind as best as possible."
(Apenas procuramos o lugar mais alto[terreno mais elevado], procuramos rochas onde nós cinco pudéssemos "agrupar-nos bem juntos", porque  realmente não queríamos separar-nos, e queríamos ficar fora do vento o máximo possível.)

(A Sra. Forbes-Smith explicou que eles estavam preocupados[estavam com medo] que o banco de areia – e a mensagem deles – desaparecessem[afundasse] com a maré[quando ela sobe], mas que eles estavam "razoavelmente confiantes" de que alguém viria procurá-los quando os amigos percebessem que eles não haviam voltado.)

[O grupo havia saído[iniciado uma jornada] da Ilha Keswick em direção à Ilha Wigton, por volta das 8h, para o passeio de mergulho com snorkel[máscara e tubo para respirar], e foi por volta das 17h, quando eles viram os primeiros "sinais de ajuda" se aproximando.]

(Outro integrante do grupo, Craig Gilbert, contou à ABC News, sobre a alegria deles, ao avistar um helicóptero de resgate da RACQ[uma organização de resgate na Austrália].)

(Vimos o helicóptero e pensamos: 'Nossa, que maravilha!'- e então ele desapareceu e nós pensamos: "Ah não — é melhor a gente procurar onde vamos dormir esta noite[um lugar para dormir nesta noite]" - então[depois disso] ele voltou, provavelmente uns 20 minutos depois”, ele disse.)

Rescue helicopter crew member Damien Kross said the five were treated for sunburn and dehydration, but were otherwise “fine”.
(Damien Kross, membro da tripulação do helicóptero de resgate, disse que os cinco foram tratados por queimaduras solares e desidratação, mas que estavam "bem".)

"They were a little bit dehydrated but we winched them to safety and brought them back here [to Mackay on the mainland] for just to have a quick medical attention and they were all fine."
("Eles estavam um pouco desidratados, mas içámo-los para um local seguro e trouxemo-los para aqui [para Mackay, no continente] para receberem uma rápida assistência médica e ficaram todos bem.")
01 – What is the text mainly about?
(A) Five snorkellers who were overboard in the vicinity of the east coast of Australia.
(B) The retrieval of five snorkellers bound for Wigton Island.
(C) A rescue chopper near Queensland.
(D) Five snorkellers who were hoisted  by a windlass.
(E) Castaways who were in mourning.
•   Gabarito  B  
📢COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "INTERPRETAÇÃO TEXTUAL", pede a opção que tem a informação mais importante do texto como um todo.
🔹A pergunta "What is the text mainly about?" exige que o leitor compreenda:
🔹O propósito geral do autor, o foco principal da mensagem, a informação mais importante do texto como um todo.
🔹Não é necessário inferir algo que não está claramente escrito. 
🔹Em vez disso, o leitor deve resumir mentalmente o conteúdo explícito e identificar a mensagem central.
🎯 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ERRADA.
❌Five snorkellers who were overboard in the vicinity of the east coast of Australia.
Cinco mergulhadores que estavam no mar, nas proximidades da costa leste da Austrália.
🔹“overboard” (ao mar, caídos no mar) não condiz com o que aconteceu — eles estavam em terra (ilha).
🔹The retrieval of five snorkellers bound for Wigton Island.
🔹O resgate[recuperação] de cinco mergulhadores com destino à Ilha Wigton.
📌O texto trata do resgate de cinco snorkelers que haviam partido para um passeio em direção à Wigton Island e ficaram presos em uma ilha deserta até serem resgatados por um helicóptero, graças a um sinal SOS que escreveram na areia, conforme o trecho:
🔹(Cinco mergulhadores presos[encalhados] em uma  em uma pequena ilha[ilha minúscula] na costa leste da Austrália foram resgatados depois de rabiscar uma mensagem gigante de SOS em um banco de areia próximo.)
🔹The group had been stuck out at sea for more than nine hours after their boat's anchor failed and it drifted away.
🔹(O grupo ficou preso no mar por mais de nove horas depois que a âncora do barco falhou e ele derivou[foi levado pela correnteza].)
🔹They had been swimming around a remote sandbar near Wigton Island, Queensland, when the vessel started shifting - with their mobile phones, clothes, water and sunscreen all still on board – and it had moved beyond reach before they had time to react.
🔹(Estavam nadando à volta de um banco de areia remoto perto da ilha de Wigton, em Queensland, quando a embarcação começou a deslocar-se - com os celulares, a roupa, a água e o protetor solar ainda a bordo - e ficou fora de alcance antes de terem tempo de reagir.)
📌PALAVRAS/EXPRESSÕES CHAVES:
🔹A rescue chopper near Queensland.
🔹Um "helicóptero de resgate" perto de Queensland.
📌A opção (c) é claramente incorreta, porque seria ilógico, um "rescue chopper"(helicóptero de resgate) aqui, expressar o foco principal da mensagem, ainda que o substantivo 🚁"helicopter" tenha sido mencionada no texto.

(D) ERRADA.
🔹Five snorkellers who were hoisted by a windlass.
🔹Cinco mergulhadores que foram içados por um molinete.
📌A opção (d) é hilária 😄ao afirmar que foram içados por um molinete. Em nenhum momento isso aconteceu no contexto. Alternativa assim é para testar atenção ou até mesmo, para aliviar a tensão em provas muito longas.
📌Um fato: Nenhum dos principais dicionários — Cambridge, Oxford, Collins, Merriam-Webster, etc. — registra a expressão "hoisted by a windlass" como uma unidade lexicográfica, porque não se trata de uma expressão idiomática consagrada ou frequente.
📌Ela funciona como uma descrição literal: algo foi içado (hoist) por meio de um windlass (guincho).
📌Dicionários cobrem apenas o verbo e o substantivo isoladamente:

(E) ERRADA.
🔹Castaways who were in mourning.
🔹Náufragos que estavam de luto.
📌A opção (e) usa a expressão "in mourning"(in luto, de luto) que não faz sentido no contexto.
📌A opção (e) também usa o substantivo "Castaways"(náufragos) que não foi usado no texto e está incoerente com a situação ou as informações apresentadas no texto.

02 – In: "(...) after scrawling a giant SOS message into a nearby sandbank (...)" (line 2-4),
the underlined word is closest in meaning to:
(A) reef
(B) debris 
(C) shoal
(D) derelict
(E) seabed
•   Gabarito  C  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "INTERPRETAÇÃO VOCABULAR".
🔹A questão exige que o candidato interprete o significado da palavra ou expressão ("sandbank") com base no contexto do trecho dado, e escolha o sinônimo mais próximo entre as alternativas. Esse tipo de questão avalia:
🔹Conhecimento de vocabulário;
🔹Capacidade de inferência a partir do texto e 🔹Sensibilidade ao contexto linguístico.
🎯 TRECHO DA FRASE & SIGNIFICADO DE "sandbank":
🔹"after scrawling a giant SOS message into a nearby sandbank " 
🔹depois de rabiscar uma mensagem gigante de SOS em um "banco de areia" próximo.
📌"Sandbank" é uma elevação ou banco de areia submerso ou semi-submerso, geralmente visível na maré baixa. 
🎯 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌reef.
🌊 Reef (recife) é formado por corais ou rochas, não por areia. 
🏝️Sandbank (banco de areia) é um acúmulo só de areia sob a água, não tem corais.

(B) ❌debris
🧱"debris"(fragamentos grandes, destroços, escombros, entulho) não tem relação com "sandbank"(uma formação geológica de areia). 
🔹"Debris" pode incluir madeira, vidro, metal, concreto, rochas, etc. cuja origem vem de colapsos, acidentes, tempestades, desastres naturais, explosões.

(C) ✅shoal
🔹Todo sandbank é um tipo de shoal. Nem todo shoal é um sandbank.
🔹A rigor, "shoal" e "Sandbank" são quase sinônimos, mas com diferenças sutis de uso e definição. Aqui está uma explicação clara com base em dicionários confiáveis:
🔹The boat grounded on a shoal.
🔹The boat ran aground on a shoal. ( frase mais natural em linguagem jornalística ou técnica marítima. "Run aground" é uma expressão idiomática e padrão em inglês náutico que significa: "encalhar", ou seja, quando um barco ou navio fica preso em bancos de areia, recifes, etc.)
🔹O barco encalhou num banco de areia.
🔹"Shoal" means a sandbank or rocky area in a stretch of water, esp one that is visible at low water.
🔹"Shoal" significa um banco de areia ou área rochosa em um trecho de água, especialmente aquele que é visível em águas baixas.

(D) derelict
🔹"derelict" (abandonado, em ruínas) não se aplica a uma formação geológica.
🔹"derelict" (abandonado, em ruínas) aplica-se especialmente para terrenos, edifícios ou canais não utilizados ou cuidados e em mau estado.
🔹The canal has been derelict for many years.
🔹O canal está abandonado há muitos anos.

(E) ❌seabed
🔹"the seabed"(o solo oceânico) é o fundo do oceano, não uma elevação de areia visível.
🔹The ship has been lying on the seabed for more than 50 years.
🔹O navio está no fundo do mar há mais de 50 anos.
🔹He explored the seabed for four hours in a specially designed submarine. 
🔹Ele explorou o solo oceânico por quatro horas em um submarino especialmente projetado.

03 – In : "(...) Speaking to the Courier-Mail about the ordeal yesterday (...)" (line 14-15),
the word in bold  means:
(A) a risible story
(B) a trying experience
(C) a petty detail
(D) a remarkable situation
(E) a fuzzy plan of action
•   Gabarito  B  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "INTERPRETAÇÃO VOCABULAR".
🔹A questão pede que o candidato identifique o significado de uma palavra em destaque (“ordeal”), a partir do contexto em que ela aparece na frase: "Speaking to the Courier-Mail about the ordeal yesterday...".
🔹O candidato deve compreender o sentido contextual do termo, não apenas sua tradução literal — ou seja, precisa inferir seu significado com base no uso no texto. Esse tipo de questão avalia:
🔹Conhecimento de vocabulário;
🔹Capacidade de inferência a partir do texto e 🔹Sensibilidade ao contexto linguístico.
🎯 TRECHO DA FRASE & SIGNIFICADO DE "ordeal":
🔹"Speaking to the Courier-Mail about the ordeal yesterday...
🔹"Falando ao jornal Courier-Mail sobre a provação (ou sofrimento) de ontem..."
📌"ordeal" significa uma experiência difícil, dolorosa ou traumática. Pode ser traduzido como: provação, experiência difícil, experiência traumática, sofrimento, apuro, tormento.
📌DICA DE OURO: "Ordeal" tem carga emocional negativa (dor, sofrimento, provação) e não significa "ordem".
🔹They had survived a terrifying ordeal.
🔹Eles sobreviveram a uma provação terrível.
🔗 Cambridge Dictionary – "ordeal"(provação, experiência difícil)
🔹A provação dos reféns chegou ao fim quando os soldados invadiram o prédio.
🔹This was an ordeal for them.
🔹Isto foi uma provação para eles.
🔹Being trapped in an elevator was a harrowing ordeal for the shoppers.
🔹Ficar preso em um elevador foi uma provação angustiante para os compradores.

🎯 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A)❌ a risible story
🔹"a risible story" = uma história cômica, engraçada.
🔹"Ordeal" tem carga emocional negativa (dor, sofrimento, provação).
(B) ✅a trying experience
🔹"a trying experience" = experiência difícil ou estressante.
🔹 They do the best they can in trying circumstances.
🔹Eles fazem o melhor que podem em circunstâncias difíceis.
(C) ❌a petty detail
🔹"a petty detail" = um detalhe mesquinho, um detalhe insignificante.
(D) ❌a remarkable situation
🔹"a remarkable situation" = uma situação notável, uma situação marcante.
🔹"remarkable" tem conotação positiva. "Ordeal é negativo.
(E) ❌a fuzzy plan of action
🔹"a fuzzy plan of action" = um plano de ação vago, um plano de ação confuso.
🔹"fuzzy" = vago/confuso." Ordeal" não é plano nem vago.

04 – Choose the sequence that correctly completes the sentences below.
  • 1 - The UK ____ less than 2% of its gas from Russia.
  • 2 - Several agreements ____to try to reduce water pollution.
  • 3 - Some political measures ____ for many years.
  • 4 - You should take a coat and an umbrella. I heard the weather _____later.
  • 5 - Thousands of people ____ every year in storms and hurricanes.
  • 6 - Climate change ____ the weather all over the  world.
(A) gets – have been made – won't be understood - will change – are killed – is affecting
(B) is got – have being made – will understand -  will be changed – kill – is being affected
(C) gets -  is made – won't be understood –  is being changed - are being killed – was affected
(D) is got -  are made – will understand –  will change – is killed – affects
(E) has been getting – has been made –  won't be understood – will change –  are killed – is affected
•   Gabarito  A  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "USO CONTEXTUAL DOS TEMPOS VERBAIS E VOZ PASSIVA".
🔹Essa questão está pedindo que o candidato demonstre domínio dos tempos e vozes verbais em inglês (ativa e passiva), com foco em concordância temporal, voz passiva, e o uso apropriado de tempos verbais segundo o contexto lógico de cada frase.
🔹 O que a banca quer avaliar:
1. Compreensão dos tempos verbais corretos (present simple, present perfect, future, passive voice etc.)
2. Identificação da voz ativa ou passiva adequada a cada contexto.
3. Capacidade de completar frases com coerência gramatical e contextual.
4. Vocabulário específico: verbos como get, make, understand, change, kill, affect.

🎯 ANÁLISE FRASE POR FRASE:
1 - Present Simple → "gets".
🔹The UK gets less than 2% of its gas from Russia.
🔹O Reino Unido obtém menos de 2% do seu gás da Rússia.
🤔Por que na frase 1, o tempo verbal é o "presente simples"?
🔹A frase 1 é uma afirmação objetiva, um fato atual e habitualcom base em dados reais ou estatísticos.
🔹Esse tipo de frase costuma ser usado para apresentar informações técnicas, econômicas ou políticas em provas de interpretação e gramática.
🔹Sendo assim, cabe aqui, o tempo presente simples ("gets"), que frequentemente expressa fatos gerais ou verdades permanentes.
🤔Por que na frase 1, cabe a "voz ativa" e não "voz passiva"?
🔹Porque é o sujeito "The UK" que está realizando a ação de receber/obter gás, e sendo assim, a forma verbal "gets" na voz ativa, faz sentido nesse contexto.
🤔"E a estrutura “has been getting” no presente perfeito contínuo, pode ser usada corretamente na sentença?
🔹Sim, é gramaticalmente possível, MAS teria que mudar o contexto temporal e da intenção da frase.
🔹No Presente Perfeito Contínuo (have/has been + verbo com -ing), usamos os marcadores temporais (since, for, recently, etc ) que indicam uma ação contínua iniciada no passado e que ainda está acontecendo ou teve efeitos recente.
🔹A frase 1 não apresenta esse tipo de marcador.
🔹"Has been getting" só caberia se o contexto deixasse claro que houve uma mudança ao longo do tempo, por exemplo:
🔹"Since 2021, the UK has been getting less than 2% of its gas from Russia. 

2 - Present Perfect in Passive Voice → "have been made".
🔹Several agreements have been made to try to reduce water pollution.
🔹Vários acordos foram feitos para tentar reduzir a poluição da água.
✔️Voz verbal adequada → Voz passiva.
🔹Na frase, o sujeito "several agreements" (vários acordos) é algo que recebe a ação, não executa. Portanto, a estrutura verbal deverá ser passiva.
✔️Tempo verbal adequado → Presente Perfeito.
🔹O Present Perfect é usado quando falamos de ações passadas com relevância no presente.
🔹 Aqui, o contexto indica que acordos já foram feitos em algum momento no passado, com o propósito de reduzir a poluição agora ou no futuro.
🔹Sendo assim encaixa perfeitamente o "Present Perfect" que é usado quando falamos de ações passadas com relevância no presente.
✔️PRESENTE PERFEITO PASSIVO → "have/has + been + Past Participle".
🔹"have been made".

3 - Future in Passive Voice → "won't be understood".
🔹Some political measures won't be understood for many years.
🔹Algumas medidas políticas não serão compreendidas por muitos anos.
✔️Voz verbal adequada → Voz passiva.
🔹Na frase, o sujeito "Some political measures" (Algumas medidas políticas) é algo que recebe a ação, não executa. Portanto, a estrutura verbal deverá ser passiva.
✔️Tempo verbal adequado → Futuro Simples.
🔹Aqui, o contexto expressa uma previsão: algo que só será compreendido no futuro, ou seja, ainda não faz sentido agora. Sendo assim, encaixa perfeitamente o "Futuro Simples" que é usado quando falamos de previsões ou expectativas baseadas em opinião ou experiência.
✔️FUTURO PASSIVO → "will + be + past participle".
🔹Aqui, na forma negativa: will not be understood ou 
won't be understood.

4 - Future Simple → "will change".
🔹You should take a coat and an umbrella. I heard the weather will change later.
🔹Você deveria levar um casaco e um guarda-chuva. Ouvi dizer que o tempo vai mudar mais tarde.
✔️Voz verbal adequada → Voz ativa.
🔹Na frase, o verbo "change" (mudar) é intransitivo, não precisa de objeto direto, veja:
🔹The weather will change. (Não precisa dizer o que o tempo vai mudar — ele mesmo se transforma. Ninguém muda o clima)
🔹Portanto, o verbo, no contexto da frase acima, deverá estar obrigatoriamente, na voz ativa e não na  voz passiva que só acontece com verbos que têm objeto direto.
✔️Tempo verbal adequado → Futuro Simples.
🔹Na frase, a palavra "later (mais tarde) indica que a ação está no futuro. Para expressar algo futuro que foi previsto ou informado, usamos o futuro com “will”.
✔️FUTURO ATIVO → "will + verbo":
🔹"will change".

5 - Present in Passive Voice → are killed.
🔹Thousands of people are killed every year in storms and hurricanes.
🔹Milhares de pessoas morrem todos os anos em tempestades e furacões.
✔️Voz verbal adequada → Voz passiva.
🔹Na frase, o sujeito "Thousands of people" (Milhares de pessoas) não praticam a ação, elas sofrem a ação de serem mortas (por tempestades e furacões). Portanto, a estrutura verbal deverá ser passiva.
✔️Tempo verbal adequado → Presente Simples.
🔹A frase descreve um fato recorrente ou estatística geral que acontece todos os anos.
📌DICA DE OURO: O presente simples é o tempo verbal usado para expressar: "Verdades gerais", "Rotinas e hábitos", "Fatos científicos ou estatísticos".
✔️PRESENTE PASSIVO → "is/are + Participle pAST":
🔹"are killed".

6 - Present Continuous → "is affecting".
🔹Climate change is affecting the weather all over the world.
🔹As mudanças climáticas estão afetando o clima no mundo todo.
✔️Voz verbal adequada → Voz ativa.
🔹Na frase, o sujeito "Climate change" (Mudança climática) está fazendo a ação(de afetar o clima), então é voz ativa.
✔️Tempo verbal adequado → Presente Simples.
🔹No contexto da frase: As mudanças climáticas já começaram a afetar o clima e continuam afetando. É uma situação em andamento, não finalizada.
🔹Portanto, o contexto exige o Presente Contínuo (is affecting) que é usado quando queremos mostrar que uma ação está acontecendo agora ou está acontecendo progressivamente ao longo do tempo.
✔️PRESENTE CONTÍNUO (ATIVO) → "is/are + Verbo(-ing)":
🔹"is affecting".
🎯 RESPOSTA FINAL:
(A) gets – have been made – won't be understood - will change – are killed – is affecting
(B) is got – have being made – will understand -  will be changed – kill – is being affected
(C) gets -  is made – won't be understood –  is being changed - are being killed – was affected
(D) is got -  are made – will understand –  will change – is killed – affects
(E) has been getting – has been made –  won't be understood – will change –  are killed – is affected

05 – Choose the word that correctly completes the sentence.
“A ______ person has 'common sense', and does not make stupid decisions.”
(A) bored
(B) mischievous
(C) clumsy
(D) jealous
(E) sensible
•   Gabarito  E  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "INTERPRETAÇÃO VOCABULAR".
🔹A questão pede a alternativa que tem a palavra que completa a frase de modo que ela faça sentido no contexto.
📌O que está sendo testado?
🔹Conhecimento de vocabulário específico.
🔹Capacidade de escolher a palavra que mantém o sentido correto e coerente com o contexto.
🔹Distinguir entre palavras de significados parecidos ou "false friends". 
🎯 TRECHO DA FRASE:
🔹sensible person has 'common sense', and does not make stupid decisions.”
🔹“Uma pessoa sensata tem 'senso comum' e não toma decisões estúpidas.”
✔️Das alternativas apresentada, "sensible" é a única palavra que completa corretamente o sentido da frase, porque "sensible" significa pessoa sensata, que tem bom senso e toma decisões racionais, prudentes.
🔹Say something sensible.
🔹Diga algo sensato[racional, equilibrado, prudente].
🎯 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌bored
🔹"bored" — "entediado", "aborrecido" (sentir tédio ou falta de interesse). É emoção, é um estado emocional momentâneo (falta de interesse, tédio).
🔹"bored" e "sensible" não são sinônimos e e nem antônimos, porque falam de aspectos diferentes: um é emoção, o outro é julgamento lógico.
🔹There was a bored expression on her face.
🔹Havia uma expressão entediada em seu rosto.
(B) ❌mischievous
🔹"mischievous" — travesso, levado (não tem relação com bom senso), descreve alguém que gosta de brincadeiras levadas, traquinagens, arteirices (mas não de forma maldosa).
🔹"mischievous" e "sensible" são conceitos quase que opostos em contexto de comportamento ou atitude. Um comportamento "mischievous" pode ser visto como pouco sensato (insensato) em certas situações. São adjetivos descritivos de comportamento/atitude mas representam características opostas em certas situações (traquinagem x prudência).
🟰enjoying "playing tricks" and "annoying people" - gostar de "fazer pegadinhas" e "irritar as pessoas".
🟰synonym (naughty).
🔹a mischievous grin/smile/look
🔹um olhar travesso, um sorriso travesso, um sorriso largo travesso.

(C) ❌clumsy
🔹"clumsy" — desajeitado, desastrado, pessoa que derruba coisas, tropeça ou tem falta de coordenação motora. Refere-se a falta de habilidade física, descoordenação motora. Ou seja, aponta para o aspecto físico (coordenação).
🔹"clumsy" e "sensible" não são conceitos antônimos e nem são sinônimos, porque “clumsy” descreve uma característica física ou motora enquanto que  “Sensible” descreve uma característica mental/comportamental (capacidade de julgamento lógico).
🌟DICA DE OURO: Uma pessoa "clumsy" pode ser "sensible", ou seja, desajeitada fisicamente, mas sensata nas decisões.
🔹"Derramei seu café. Desculpe — isso foi desajeitado da minha parte."

(D)❌ jealous
🔹"jealous" — Significa ciumento, invejoso (sentir inveja ou possessividade em relação a alguém ou algo). Ou seja, descreve uma emoção negativa (ciúmes, inveja).
🔹"jealous" e "sensible" não são sinônimos e e nem antônimos, porque pertencem a campos semânticos diferentes (emoção x razão).
🌟DICA DE OURO: Uma pessoa "sensible" pode  ainda sentir ciúmes em alguma situação, ninguém é perfeito meu camarada 😄.

(E) sensible 
🔹Sinônimos diretos de "sensible" ↔ wise, rational, reasonable, prudent.
🔹Antônimos diretos de "sensible" ↔ Foolishirrationalimprudent.
🧠 Frase de memorização:
🔹"A sensible person is always wise, rational, reasonable, and prudent — never acting like a fool or a student imprudent."

06 – Which sentence is correct?
(A) The news today are very bad.
(B) The aircraft are being refuelled.
(C) The staff is on strike.
(D) Too many mathematics are usually taught in schools.
(E) He picked up the dice and threw them again.
•   Gabarito  B  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica show de "CONCORDÂNCIA VERBAL", que a chamamos tecnicamente de "SUBJECT-VERB AGREEMENT".
🎯 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
🔹Concordância correta entre sujeito e verbo — saber quando usar verbo no singular ou plural.
🔹Substantivos coletivos (staff, news, aircraft, mathematics, dice):
🔹Saber quais são singulares com sentido plural (ex: news)
🔹Quais são plural invariável (aircraft).
🔹Coletivos que podem ser singulares ou plurais, dependendo do contexto (staff, staffs)
🔹False friends e armadilhas comuns de concurso:
🔹"Mathematics" parece plural mas é singular.
🔹"News" termina em -s, mas é singular.
🔹"Dice" é plural de "die" (dado).
🎯 ANÁLISE DAS FRASES:
(A) ❌ERRADA.
❌The news today are very bad.
✔️The news today is very bad.
🔹As notícias de hoje são muito ruins.
📌"News" funciona como um singular coletivo/incontável (como "information", "advice", "furniture"). Portanto, o verbo (is) deve concordar no singular, ou seja, ira para a 3ªPS(3ª pessoa do singular).
📌A palavra "news" é uma armadilha clássica em concursos porque parece plural, mas é gramaticalmente singular em inglês (The news is good).
📌 Esse tipo de pegadinha aparece muito em provas de gramática e interpretação.
🔥 IMPORTANTE: Veja as palavras que servem como PEGADINHAS GRAMATICAIS, ou seja, palavras que parecem no "plural", mas na verdade são do tipo "singular":
🔹News → The news is shocking.
🔹Mathematics / Physics / Economics / Politics → Mathematics is difficult.
🔹Luggage / Baggage → Her luggage is heavy.
🔹Information → This information is useful.
🔹Advice → He gave me good advice.
🔹Furniture → All the furniture was expensive.
🔹Evidence → There is no evidence to prove that.
🔹Damage → The damage is extensive.

(B) CORRETA.
🔹The aircraft are being refuelled.
🔹As aeronaves estão sendo reabastecidas.
🧐 "Aircraft" é um substantivo coletivo e irregular em inglês, porque pode ser singular ou plural sem mudar de forma, ou seja "PLURAL INVARIÁVEL"(Singular e plural são iguais na forma). E como saber se é singular ou plural?
→ Depende do contexto:
🔹Se você estiver falando de uma única aeronave → verbo singular (is).
🔹Se você estiver falando de várias aeronaves → verbo plural (are).
🔹No exemplo da questão "The aircraft are being refuelled.", significaria que várias aeronaves estão sendo reabastecidas.
🔹Mas, se fosse "The aircraft is being refuelled.", significaria que uma aeronave específica está sendo reabastecida.
🔹Ou seja, se fosse um outro tipo que questão que  permitisse mais de uma correta, esta também seria aceita.

(C)ERRADA. 
The staff is on strike.
✔️The staff are on strike.
🔹Os funcionários estão em greve.
🔹A comissão responsável por elaborar e corrigir as provas da EFOMM (banca examinadora) publicou o gabarito oficial e, nesse gabarito, indicou que a alternativa (C) foi considerada errada, não está de acordo com o padrão exigido (gramaticalmente, contextualmente ou tecnicamente).
🔹Michael Swan na gramática "Practical English Usage" (# Collective Nouns) explica que:
🔹Collective nouns are words that represent a collection of individuals (people, animals, or things) considered as a single entity. 
🔹Examples:
🔹Family: A group of related individuals living together. 
🔹Government: A body of people who govern a state or community. 
🔹Committee: A group of people appointed for a specific task or function. 
🔹Audience: A group of people gathered to hear or watch something. 
🔹Staff: A group of people employed in an organization. 
🔥 IMPORTANTE: É fato que: as provas da EFOMM seguem o "INGLÊS PADRÃO" (formal e técnico), sem ênfase em regionalismos britânicos ou americanos. Não há menção nos editais nem nas provas sobre adoção de uma variante específica (British ou American), ou seja, as questões gramaticais e de vocabulário são baseadas no inglês formal e técnico, sem regionalismos marcantes.

(D) 
ERRADA.
❌Too many mathematics are usually taught in schools.
✔️Too much mathematics is usually taught in schools.
🎯 Justificativa com Gramáticas Renomadas:
1. 📚 Michael Swan — Practical English Usage (Oxford University Press)
🔹"Some uncountable nouns end in -s and are followed by singular verbs: 
🔹Mathematics is difficult. Not Mathematics are difficult."
🔹"We don’t use ‘many’ or ‘too many’ with uncountable nouns; we use much, too much, or a lot of."
2. 📚 Raymond Murphy — English Grammar in Use (Cambridge University Press)
🔹“Mathematics, news, physics, etc., look plural but are singular and take singular verbs.”
🔹“We say: Mathematics is... NOT Mathematics are...”
🔹"Use too much with uncountable nouns, and too many with plural countable nouns."
3. 📚 Fowler's Modern English Usage (Oxford)
🔹Fowler categorizes “mathematics” as a mass noun, which is syntactically singular despite its plural form. Verbo singular é obrigatório.

(E) 
CORRETA.
🔹He picked up the dice and threw them again.
🔹Ele pegou os dados e os jogou novamente.
🔹Observe, o pronome "faz a concordância correta com o substantivo no plural "dice"(dados).
🔹Nenhum dicionário renomado (Oxford, Cambridge, Merriam-Webster) afirmaria que a frase está errada se o contexto for plural (vários dados).
🔹A comissão responsável por elaborar e corrigir as provas da EFOMM (banca examinadora) publicou o gabarito oficial e, nesse gabarito, indicou que a alternativa (E) foi considerada errada. 

07 – Choose the correct alternative.
(A) He explained it all carefully, but I was not the wiser.
(B) My grandmother can run twice faster than you.
(C) I spent more money than it was sensible yesterday.
(D) There were more people at the meeting than we had expected them.
(E) She was the first woman to climb that mountain solo.
•   Gabarito  ANULADA  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica show de "CONCORDÂNCIA VERBAL", que a chamamos tecnicamente de "SUBJECT-VERB AGREEMENT".
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
🔹Uso correto de comparativos com advérbios e adjetivos (e.g., "twice as fast", "the wiser").
🔹Erros como redundância desnecessária: “twice faster” ❌ → “twice as fast” ✔️.
🔹Uso incorreto de elementos desnecessários (it, them, etc.) após comparativos.
🔹Exemplo: "than we had expected them" ❌ — "them" é redundante.
🔹Infinitive Relative Clause (the first woman to...)
com superlativos.
🎯 ANÁLISE DAS FRASES:
(A) ❌ERRADA.
❌He explained it all carefully, but I was not the wiser.
🔹He explained it all carefully, but I was none the wiser.
🔹Ele explicou tudo cuidadosamente, mas eu não entendi nada mesmo assim.
🔹"none the wiser" é uma forma idiomática padrão que significa "não entender" (mesmo após explicação), "não entender nada".
📚 Justificativa com dicionários renomados:
🔹I've read the instructions, but I'm still none the wiser.
🔹Eu li as instruções, mas ainda não entendi nada.

🔹He tried to explain the rules to me, but I’m none the wiser.
🔹Ele tentou me explicar as regras, mas ainda não entendi nada.

🔹The investigation has been going on for months, and we're still none the wiser about the true cause of the accident.
🔹A investigação já dura meses e ainda não sabemos nada sobre a verdadeira causa do acidente.

(B) ❌ERRADA.
❌My grandmother can run twice faster than you.
🔹My grandmother can run twice as fast as you.
🔹Minha avó pode correr duas vezes mais rápido que você.
🌟DICA DE OURO: Multiplicadores como “twice” devem ser seguidos da estrutura “twice as + adjective/adverb + as”.
📚 Dicionários renomados que confirmam o uso correto da estrutura gramatical “as + adjective/adverb + as”:
🔹The state is at least twice as big as England.
🔹O estado é pelo menos duas vezes maior que a Inglaterra.
2. Oxford Learner’s Dictionaries -
🔹Cats sleep twice as much as people.
🔹Os gatos dormem duas vezes mais que as pessoas.
🔹They employ 90 people, twice as many as last year.
🔹Eles empregam 90 pessoas, duas vezes mais do que no ano passado
🔹Interest rates are twice as high as those of our competitors.
🔹As taxas de juros são duas vezes mais altas que as dos nossos concorrentes.

(C) ❌ERRADA.
❌I spent more money than it was sensible yesterday.
🔹I spent more money than was sensible yesterday. (sem o "it")
🔹Gastei mais dinheiro do que seria razoável ontem.
📌Não se diz: "than it was sensible" (redundante).
🌟DICA DE OURO: Estrutura comparativa não usa “it” antes de um adjetivo predicativo.

(D) ❌ERRADA.
❌There were more people at the meeting than we had expected them.
📌O erro está no uso redundante e gramatical do pronome “them”.
📌A frase corrigida:
🔹“There were more people at the meeting than we had expected.”
🔹Havia mais pessoas na reunião do que esperávamos.”
🌟DICA DE OURO: O verbo expect não aceita complemento com gerúndio ou pronome objeto sozinho. 
🔹The company expects her to be early.
🔹A empresa espera que ela chegue cedo.

(E) ✅CORRETA.
🔹She was the first woman to climb that mountain solo.
🔹Ela foi "a primeira mulher a escalar" aquela montanha sozinha.
🔹My passport was the first to arrive.
🔹Meu passaporte foi o primeiro a chegar.
🔹I was the first in my family to go to college.
🔹Fui o primeiro da minha família a ir para a faculdade.

08 – Which sequence completes the text below?
"I cannot understand why the Spring is so late ___ coming," said the Selfish Giant, as he sat ___ the window and looked ___  ___  this cold white garden; "I hope there will be a change ___ the weather."
  • (Adapted from The Selfish Giant by Oscar Wilde)
(A) in – at – out – in – of
(B) in – on – at – out – in
(C) for – by – out – on – of
(D) in – at – out – at – in
(E) for – by – at – out – in
•   Gabarito  ANULADA  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica show de "PREPOSIÇÕES EM CONTEXTOS" ou "PREPOSITIONS IN CONTEXT".
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
🔹Uso apropriado de preposições contextuais.
🔹Conhecimento do uso correto de preposições em expressões idiomáticas e situações comuns:
🔹“late in coming” (atrasado em chegar) é uma expressão fixa.
🔹“sat at the window” — a preposição correta para indicar posição próxima a uma janela.
🔹“looked out into this cold white garden” — combinação típica para olhar para fora em direção a algo.
🔹“change in the weather” — expressão correta para indicar mudança em algo.
com superlativos.
1. so late ___ coming
🔹"IN" é a preposição adequada, parte integrante da collocation “late in coming”, uma combinação lexical que significa "demorar a chegar".
🔹They were late in paying the rent.
🔹Eles atrasaram o pagamento do aluguel.

2. sat ___ the window
🔹"AT" é a preposição adequada, parte integrante da collocation “sat at the window”(sentado à janela).
🌟DICA DE OURO – "Sit at" + place" é uma estrutura natural e frequente:  “sit at a desk / sit at a table / sit at the window”.
🔹Jean sat at the table writing a letter.
🔹Jean estava sentado à mesa, escrevendo uma carta.

3. looked ___ ___ this cold white garden
🔹"OUT" e "AT" são as duas preposições adequadas para formar a collocation "look out at"(olhar para fora, em direção a algo), combinação que indica direção específica do olhar, por exemplo:
🔹"... as he sat at the window and looked out at this cold white garden."
🔹então ele se sentou à janela e olhou para aquele jardim branco e frio.
🔹to look out at the window
🔹olhar pela janela.

4. a change ___ the weather.
🔹"IN" é a preposição adequada, parte integrante da collocation "a change in the weather"(uma mudança no clima).
🎯 RESPOSTA FINAL:
(A) in – at – out – in – of
(B) in – on – at – out – in
(C) for – by – out – on – of
(D) in – at – out – at – in
(E) for – by – at – out – in"

09 – Complete the sentences with too manytoo much or enough. Then, choose the correct alternative.
  • 1 - I've been to rather _____ parties recently.
  • 2 - You're spending far _____ time on your computer.
  • 3 - Stop. You're  asking me _____ questions.
  • 4 - Help! I've got _____ luggage.
  • 5 – Oh, sorry, I didn't call you.  I didn't have _____ time.
(A) too many – too much – too many– too much -  enough
(B) too much – enough – too many – too much – too much
(C) enough –  enough – too much - enough –  too many
(D) too many – too much – enough – too much – enough
(E) too much – too many – enough – enough – enough
•   Gabarito  A  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "QUANTIFICADORES EM CONTEXTO" ou "EXPRESSIONS OF QUANTITY", pede a opção que complete corretamente as frases com too many, too much ou enough.
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
🔹Saber diferenciar substantivos contáveis e incontáveis;
🔹Too many → usado com substantivos contáveis (cars, questions, parties, books);
🔹Too much → usado com substantivos incontáveis (water, money, luggage, time);
🔹Enough → usado tanto com contáveis quanto incontáveis (depende do substantivo);
🔹Uso adequado dos quantifiers no contexto da frase:
🔹Ex.: "too much time", "too many parties", "enough time".
1. I've been to rather _____ parties recently.
🔹"parties" é contável → too many.
🔹DICA DE OURO: Too many + substantivo contável plural.
🔹I've been to rather too many parties recently.
🔹Eu tenho ido a festas demais ultimamente. 
🔹IMPORTANTE: Observe o uso de "Rather" + "too many":
 🔹"Too many"(demasiados”, “muitos (em excesso)") → já indica excesso (mais do que o necessário ou desejado). Expressa exagero ou incômodo pela quantidade.
🔹"Rather"(um pouco, até que, consideravelmente) → funciona aqui como um intensificador suave/modificador que refina a força do “too many”.
🔹efeito de "rather" na frase é dá mais um tom “suave” ou “polido” à reclamação ou então, pode soar um pouco irônico ou britanicamente educado.
✴️DICA DE OURO: Too many + substantivo contável plural.
🔹There are too many mistakes in this essay.
🔹Há erros demais nesta redação.
🔹You’ve been reading too many romantic novels.
🔹"Você anda lendo romances demais.
🔹There are too many people chasing too few jobs.
🔹Tem gente demais atrás de poucos empregos.

2. You're spending far _____ time on your computer.
🔹"time" é incontável → too much.
🔹You're spending far too much time on your computer.
🔹Você está passando tempo demais no computador.
🔹Too much significa "demais" ou "em excesso" e é usado antes de substantivos incontáveis ou verbos no gerúndio (-ing) para indicar quantidade excessiva ou algo além do aceitável.
📌"far" é um intensificador. Ele serve para dar ênfase à ideia de excesso expressa por "too much".
📌Sem "far": You're spending too much time on your computer. ((Você está passando tempo demais no computador.)
📌 Com "far": You're spending far too much time on your computer. (Você está gastando muito mais tempo do que deveria no computador.)
✴️DICA DE OURO
📌too much + substantivo incontável.
📌(far/rather/a little) too much.
🔹I spend too much on clothes.
🔹Eu gasto dinheiro demais com roupas.

3.Stop. You're asking me _____ questions.
🔹"questions" é contável plural → too many.
🔹Stop. You're asking me too many questions.
🔹Pare. Você está me perguntando demais.

4. Help! I've got _____ luggage.
🔹"luggage" é incontável → too much.
🔹Help! I've got too much luggage.
🔹Socorro! Eu tenho bagagem demais.

5. Oh, sorry, I didn't call you. I didn't have _____ time.
🔹Frase negativa → "não tive tempo suficiente" → enough
🔹Oh, sorry, I didn't call you. I didn't have enough time.
🔹Ah, desculpe, eu não te liguei. Eu não tive tempo suficiente.
📌Usamos enough para indicar que a quantidade de algo atingiu o nível necessário (ou não atingiu, no caso da frase negativa).
📌Usamos "enough" tanto antes de substantivos contáveis quanto substantivos incontáveis para indicar suficiência ou quantidade adequada.
🎯 RESPOSTA FINAL:
(A) too many – too much – too many– too much -  enough
(B) too much – enough – too many – too much – too much
(C) enough –  enough – too much - enough –  too many
(D) too many – too much – enough – too much – enough
(E) too much – too many – enough – enough – enough

10 – Choose the alternative with the verbs that correctly complete the sentences below.
  • 1 - If I were you, I _____ him the truth.
  • 2 - If I had been in your place, I _____ this.
  • 3 - If I knew her name, I  ____  you.
  • 4 - If  I  hadn’t saved money, I _____ this sports   car now.
  • 5 - If it rains next Sunday, I _____  home.
(A) tell - wouldn't say - will tell - will buy - will stay
(B) told - would say - would tell - would buy - would have stayed
(C) would tell 
- wouldn't have said - should tell - wouldn’t buy - will stay
(D) will tell - would have said 
- had told - buy - would stay
(E) would have told 
- wouldn't have said - should tell – am buying - will stay
•   Gabarito  C  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "USO DE TEMPOS VERBAIS NAS SENTENÇAS CONDICIONAIS" , pede a alternativa com os verbos que completam corretamente as frases dadas.
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
🔹A compreensão do uso correto dos tempos verbais nas sentenças condicionais.
🔹Saber identificar e aplicar os tipos de condicional em inglês:
🔹Tipo 1: condição real e possível no presente/futuro (if + presente, will + verbo)
🔹Tipo 2: condição hipotética/improvável no presente (if + passado simples, would + verbo)
🔹Tipo 3: condição irreal no passado (if + past perfect, would have + particípio passado)
1 - [would tell]
🔹If I were you, I would tell him the truth.
🔹If I were you = Se eu fosse você...
🔹Condicional tipo 2 (situação irreal no presente)
🔹Forma correta: I would tell him = eu lhe diria.
✴️DICA DE OURO: Frase de memorização e rimada para a condicional tipo 2: "If I were you, I would do."

2 - [wouldn't have said]
🔹If I had been in your place, I wouldn't have said this.
🔹If I had been = Se eu tivesse estado...
🔹Condicional tipo 3 (situação irreal no passado)
🔹Forma correta: I wouldn't have said = eu não teria dito.
✴️DICA DE OURO: Frase de memorização e rimada para a condicional tipo 3: "If I had known, I would have shown."

3 - [would tell]
🔹If I knew her name, I would tell you.
🔹Condicional tipo 2 (situação irreal no presente)
🔹Forma correta:I would tell = eu diria
🔹O correto seria usar "would", porém, "should" (indicado no gabarito) também faz sentido para dar conselho (opcional).
✴️DICA DE OURO: Frase de memorização e rimada para a condicional tipo 2: "If I were you, I would do."

4 - [wouldn’t buy]
🔹If I hadn’t saved money, I wouldn’t buy this sports car now.
🔹Mistura de condicional tipo 3 (passado) + resultado no presente
🔹Forma correta: wouldn’t buy

5 - [will stay]
🔹If it rains next Sunday, I will stay home.
🔹Condicional tipo 1 (situação real no futuro).
🔹Forma correta: will stay.
✴️DICA DE OURO: Frase de memorização e rimada para a condicional tipo 1: "If it rains, I will stay."

🎯 RESPOSTA FINAL:
(A) tell - wouldn't say - will tell - will buy - will stay
(B) told - would say - would tell - would buy - would have stayed
(C) would tell 
- wouldn't have said - should tell - wouldn’t buy - will stay
(D) will tell - would have said 
- had told - buy - would stay
(E) would have told 
- wouldn't have said - should tell – am buying - will stay

11 – Which sentence is grammatically correct?
(A) I think I would enjoy a city life.
(B) You’ve made a very good progress.
(C) We are having a terrible weather.
(D) A child needs plenty of love.
(E) What a nonsense!
•   Gabarito  C  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão sobre "CONCORDÂNCIA NOMINAL" e "USO CORRETO DE SUBSTANTIVOS INCONTÁVEIS E CONTÁVEIS", pede a alternativa cuja frase está gramaticalmente correta.
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
A questão está avaliando se o candidato consegue:
🔹Distinguir entre substantivos contáveis e incontáveis.
🔹Aplicar corretamente artigos e quantificadores.
🔹Identificar quando uma estrutura de "substantivo + adjetivo" está gramaticalmente correta.
📝DICA DE OURO: Aqui vai uma frase rimada e fácil para ajudar a memorizar alguns substantivos incontáveis comuns que causam erro em provas:
"Advice and news, no ‘a’ to use,
Progress and work, not in a quirk.
Furniture, money, luggage, too,
Uncountable — now remember you!"
📝DICA DE OURO: Mais uma frase rimada e fácil para ajudar a memorizar alguns substantivos incontáveis comuns que causam erro em provas:
“Information and advice,
Don’t add ‘a’, that’s the price!
Furniture and baggage stay,
Uncountable all the way!”
📝DICA DE OURO: Só mais uma frase rimada e fácil para ajudar a memorizar alguns substantivos incontáveis comuns que causam erro em provas:
“Bread and water, no ‘a’ in sight,
Laughter and music, always right.
Equipment and research, count them not,
Uncountable nouns, a tricky lot!

🎯 ANÁLISE DAS SENTENÇAS:
(A) ❌ ERRADA
🔹I think I would enjoy a city life.
🔹"city life" = vida na cidade (expressa ideia geral), não aceita "a".
✔️Frase corrigida:
🔹I think I would enjoy city life.
🔹Acho que eu iria gostar da vida na cidade.

(B) ❌ ERRADA
🔹You’ve made a very good progress.
🔹"progress" é um substantivo incontável, não aceita "a".
✔️Frase corrigida:
🔹You’ve made very good progress.
🔹Você teve um progresso muito bom.

(C) ❌ ERRADA
🔹We are having a terrible weather.
🔹"weather" é incontável, não aceita "a".
✔️Frase corrigida:
🔹We are having terrible weather.
🔹Estamos enfrentando um tempo horrível.

(D) ✅ CORRETA
🔹A child needs plenty of love.
🔹Uma criança precisa de muito amor.
🔹"A child" (singular contável) está correto. 
🔹"Love" é incontável e está sendo usado corretamente com "plenty of".

(E) ❌ ERRADA
🔹What a nonsense!
🔹"nonsense" é incontável, não aceita "a".
✔️Frase corrigida:
🔹What nonsense!
🔹Que besteira!

12 – Choose the alternative where the pronoun can correctly be omitted.
(A) Do Exercise 1, which is very easy.
(B) Have you read the letter which I sent you?
(C) She lives in a house which was built by her father.
(D) The man who gave me the book was the librarian.
(E) These walls are all that remain of the city.
•   Gabarito  B  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão sobre "OMISSÃO DE PRONOMES RELATIVOS EM ORAÇÕES RELATIVAS", pede a alternativa em que o pronome pode ser omitido corretamente.
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
A questão está avaliando se o candidato consegue:
🔹Conhecimento do uso e omissão de pronomes relativos (who, which, that) em orações relativas.
🔹Reconhecer quando é gramaticalmente permitido omitir o pronome relativo (quando ele é objeto, não sujeito da oração relativa).
🔎REGRAS ESSENCIAIS:
1. Regra do Pronome Relativo Objeto Oculto: 
🔹Podemos omitir o pronome relativo (which, that, who) quando ele é objeto do verbo da oração relativa.
📌Por exemplo: 
🔹The book (that/which) I bought is amazing.
🔹O pronome relativo (that/which) é objeto do verbo “bought” e neste caso, pode ser omitido. 
🔹The book I bought is amazing.
🔹O livro que eu comprei é incrível.
🔹Não podemos omitir quando o pronome é o sujeito da oração relativa.

2. Regra do Sujeito Invisível: PROIBIDO OMITIR!
🔹O “Sujeito” não pode “sumir” (ser omitido) em uma oração relativa. 
🔹Se o pronome relativo (who, which, that) for o sujeito do verbo da oração, ele tem que aparecer obrigatoriamente.
📌Por exemplo: 
🔹The man who called you is my friend.
🤔Por que "who" não pode ser omitido?
🔹Nesse caso, who é o sujeito da oração relativa "who called you" e quando o pronome relativo funciona como sujeito do verbo da oração relativa, ele não pode ser omitido.
🔹Isso acontece porque a oração relativa precisa de um sujeito claro para indicar quem realizou a ação (nesse caso, "called you").
🔹Sem o who, a frase ficaria sem sujeito na oração relativa, tornando-se gramaticalmente incorreta.
📝DICA DE OURO: Rima para memorizar a regra:
"Who" for people, "which" for a thing, "that" for both — it’s a common king! Omit when it’s object, but not when it’s king!
📌Explicando a Rima:
🔹Who → usado para pessoas.
🔹Which → usado para coisas.
🔹That → pode ser usado para pessoas ou coisas (mais comum em situações restritivas).
🔹Omit when it’s object → quando o pronome relativo for objeto da oração, ele pode ser omitido.
🔹Not when it’s king! → “king” representa o sujeito da oração relativa — não omitimos o pronome relativo quando ele é sujeito do verbo da frase.
🎯 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS: 
(A) 🚫NÃO PODE OMITIR.
🔹Do Exercise 1, which is very easy.
🔹O "which" é sujeito do verbo "is very easy" → não pode ser omitido.
(B)  PODE OMITIR.
🔹Have you read the letter which I sent you?
🔹O "which" é objeto de "I sent you" → pode ser omitido.
🔹Have you read the letter I sent you?
(C) 
🚫NÃO PODE OMITIR.
🔹She lives in a house which was built by her father.
🔹O "which" é sujeito do verbo "was built" → não pode ser omitido.
(D) 
🚫NÃO PODE OMITIR.
🔹The man who gave me the book was the librarian.
🔹O "who" é sujeito do verbo "gave me" → não pode ser omitido.
(E) 🚫NÃO PODE OMITIR.
🔹These walls are all that remain of the city.
🔹O "that" é sujeito do verbo "remain" → não pode ser omitido.

13 – Choose the alternative that correctly shows the comparative form of the adjectives below.

"far - good – bad – easy - old"

(A) further - best – worst – easier – oldest
(B) farther - better – worse – easiest - older
(C) further - better – worse – easier – elder
(D) farther – best – worse – easier – oldest
(E) farthest – better – worst – easiest – eldest
•   Gabarito  C  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão sobre "COMPARATIVOS E SUPERLATIVOS - USO CORRETO", pede a alternativa que apresenta corretamente a forma comparativa dos adjetivos "far - good – bad – easy - old".
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
🔹Conhecimento dos comparativos e superlativos irregulares em inglês, especialmente dos adjetivos “far”, “good”, “bad”, “easy” e “old”.
🔹Capacidade de identificar a forma correta de cada grau comparativo e superlativo conforme o adjetivo.
🔹"Far" pode usar farther/further/farthest dependendo do contexto.
🔹"Good" → better (comparativo), best (superlativo).
🔹"Bad" → worse (comparativo), worst (superlativo).
🔹"Easy" → easier (comparativo), easiest (superlativo).
🔹"Old" → older/elder (comparativo), oldest/eldest (superlativo), com diferenças no uso.
🎯 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS: 
(A)🚫 further - bestworst – easier – oldest
🔹ERRADA, porque "best" e "worst" são superlativos, e a questão pede comparativos.
(B)🚫 farther - better – worse – easiest - older
🔹ERRADA, porque "easiest" é superlativo, e a questão pede comparativos.
(C)✅ further - better – worse – easier – elder
🔹CORRETA, pois todos os adjetivos estão na forma comparativa:
🔹further (comparativo de far)
🔹better (comparativo de good)
🔹worse (comparativo de bad)
🔹easier (comparativo de easy)
🔹elder (comparativo de old usado para parentes)
(D)🚫 farther – best – worse – easier – oldest
🔹ERRADA, porque "best" e "oldest" são superlativos, e a questão pede comparativos.
(E)🚫 farthest – better – worsteasiesteldest
🔹ERRADA, porque "farthest", "worst", "easiest" e "eldest" são superlativos, e a questão pede comparativos.

14 – Read an extract of a news report and decide which verb correctly completes the sentences.  Then, choose the correct alternative.
  • “Drivers on a Chinese motorway in Sichuan had to stop suddenly because an ostrich _____ along the road.  It _____ to belong to a Mr Liu, or Meishan, who _____ that the ostrich ______ away when he ______ it.”
(A) ran - was turning out - was explaining - ran - fed
(B) was running - turned out - explained - was running - was feeding
(C) was running - turned out - explained - ran - was feeding
(D) ran - turned out - was explaining - was running - was feeding

(E) ran - was turning out - explained - was running - fed
•   Gabarito  C  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão sobre "TEMPOS VERBAIS EM CONTEXTO NARRATIVO", pede a alternativa que apresenta verbos/estruturas que completa corretamente as lacunas do texto.
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
🔹Domínio dos tempos verbais em inglês, especialmente a escolha correta entre passado simples, passado contínuo e presente do passado (past continuous e past simple).
🔹Habilidade para identificar a sequência temporal correta em uma narrativa.
🔹Compreensão de como diferentes tempos verbais são usados para indicar ações simultâneas, fatos confirmados, e ações concluídas.
🎯 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS: 
📌1ª LACUNA 🟰 "was running".
🔹Drivers on a Chinese motorway in Sichuan had to stop suddenly because an ostrich was running along the road.
🔹Motoristas em uma rodovia chinesa em Sichuan, tiveram que parar repentinamente porque um avestruz estava correndo pela estrada.
🔹🤔por que "was running"?
🔹Aqui, o foco está no fato de que o avestruz estava correndo ao longo da estrada no exato momento em que os motoristas tiveram que parar.
🔹O Past Continuous ("was running") é usado para descrever ações que estavam acontecendo em um momento específico do passado e, "was running" indica a ação em progresso (o avestruz correndo).
🔹O past simple ("had to stop") mostra a ação que interrompeu (os motoristas tiveram que parar).
🔹Essa combinação (past continuous + past simple) é comum para mostrar que uma ação em progresso foi interrompida por outra.
🤔 Se usasse "ran" (Past Simple), mudaria o sentido?
🔹Sim, se usasse "ran" (Past Simple), mudaria o sentido: "An ostrich ran along the road."
🔹Isso soaria como um evento pontual, completo, sem a ideia de que estava acontecendo no momento em que os motoristas precisaram parar.
🔹Não daria o mesmo efeito visual de “atividade contínua” (o bicho correndo e as pessoas vendo acontecer).
📌2ª LACUNA 🟰 "turned out".
🔹It turned out to belong to a Mr Liu, or Meishan,
🔹Descobriu-se que pertencia a um certo Sr. Liu, ou Meishan,
🔹A situação é um fato descoberto posteriormente (depois que o avestruz foi visto correndo).
🔹O "Past Simple" é usado para relatar um fato completo no passado — nesse caso, a descoberta de quem era o dono do avestruz.
🔹"It turned out to belong to Mr Liu"; 🔹"Descobriu-se que pertencia ao Sr. Liu."
“Turn out” = revelar-se / acabar sendo / descobrir-se
🤔O que significa “turn out”?
🔹O phrasal verb “turn out”(revelar-se, acabar sendo, descobrir-se) significa que algo foi descoberto ou revelado depois dos fatos, muitas vezes de forma inesperada.
📌Por exemplo:
🔹It turned out to be true.
🔹Descobriu-se que era verdade (Acabou sendo verdade).

📌3ª LACUNA 🟰 "explained".
🔹It turned out to belong to a Mr Liu, or Meishan, who explained that the ostrich ...
🔹Descobriu-se que pertencia a um certo Sr. Liu, ou Meishan, que explicou que o avestruz ...
🔹O verbo “explained” está relatando o que o Sr. Liu fez no passado: ele deu uma explicação (completou a ação de explicar).
🔹Como é um relato de um fato acabado no passado, a forma correta é "Past Simple", ou seja, explained.
🔹A frase anterior usa “turned out” (past simple). 🔹Ao usar o past simple (explained) logo depois, garantimos a sequência temporal lógica e paralela: ambos os eventos aconteceram no passado.
🔹Primeiro: descobriu-se de quem era o avestruz (turned out).
🔹Segundo: o dono explicou o que aconteceu (explained).

📌4ª LACUNA 🟰 "ran".
🔹"who explained that the ostrich ran away..."
🔹que explicou que o avestruz fugiu...
🔹A primeira parte usa "Past Continuous" ("was running") para descrever uma ação em progresso — o avestruz estava correndo na estrada naquele momento, uma cena contínua que causou o problema.
🔹Aqui, o sujeito relata uma informação (no passado) sobre algo que aconteceu — a fuga do avestruz.
🔹Essa ação (fugir) é vista como um evento concluído, pontual e completo no passado.
🔹Para eventos concluídos no passado, usa-se "Past Simple" ("ran").

📌5ª LACUNA 🟰 "was feeding".
🔹who explained that the ostrich ran away when he was feeding it.
🔹que explicou que o avestruz fugiu quando ele o estava alimentando.
🤔Por que "was feeding" e não "fed"?
🔹A ação do sujeito ("he") alimentar o avestruz é algo que estava acontecendo no momento em que o avestruz fugiu.
🔹Quando duas ações ocorrem ao mesmo tempo no passado, geralmente:
🔹A ação em progresso (mais longa) fica no "Past Continuous" → was feeding.
🔹A ação pontual (mais curta) fica no "Past Simple" → ran away.
🔹Estrutura no contexto:
🔹The ostrich ran away — evento pontual, aconteceu num instante.
🔹He was feeding it — ação que estava acontecendo naquele momento, enquanto o avestruz fugia.
🎯 RESPOSTA FINAL:
(A) ran - was turning out - was explaining - ran - fed
(B) was running - turned out - explained - was running - was feeding
(C) was running - turned out - explained - ran - was feeding
(D) ran - turned out - was explaining - was running - was feeding

(E) ran - was turning out - explained - was running - fed

15 – Choose the alternative that correctly completes the sentences below.
  • 1 - She ____ be married, she isn't old enough.
  • 2 - Listen, children, you ____ finish the essay now  if you don't want to.
  • 3 - The neighbors ______ be at home, I saw the  light on in their bedroom.
  • 4 - You ___ take a taxi.  There's a good bus service.
  • 5 -  Look at that sign.  You _____ park here.
(A) can- have to – can't  - ought to – shouldn't
(B) can't – should – don't have to – shouldn't – mustn't
(C) isn't allowed to – ought to – don't have to – should – don't have to
(D) can't – don't have to – must – don't have to – aren't allowed to
(E) must – can't – have to – mustn't –  don't have to
•   Gabarito  D  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão sobre "VERBOS MODAIS EM DIFERENTES CONTEXTOS", pede a alternativa que completa corretamente as 5 frases dadas.
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
🔹Testa o domínio semântico e contextual dos Modal Verbs em situações que exigem:
🔹Dedução (certeza ou possibilidade) — Ex: must, can't.
🔹Obrigação ou necessidade — Ex: must, have to, ought to, should.
🔹Permissão / Proibição — Ex: can, mustn’t, aren’t allowed to.
🔹Ausência de obrigação — Ex: don’t have to.
🔹Conselho / Recomendação — Ex: should, ought to.
🎯 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS: 
1 - [can't].
🔹She can't be married, she isn't old enough.
🔹Ela não pode ser casada, ela não tem idade suficiente.
➡️ "can't" (impossibilidade — ela não tem idade suficiente, ela não tem idade para isso).

2 - [don't have to].
🔹Listen, children, you don't have to finish the essay now  if you don't want to.
🔹Escutem, crianças, vocês não precisam terminar a redação agora se não quiserem.
➡️ "don't have to" (ausência de obrigação — não precisam, não é necessário).
🔹Ponto-chave:
🔹"If you don't want to" = condicional (caso não queiram).

3 - [must].
🔹The neighbors must be at home, I saw the  light on in their bedroom.
🔹Os vizinhos devem estar em casa, eu vi a luz acesa no quarto deles.
➡️ "must" (dedução lógica — a luz está acesa)
🔹Ponto-chave: "I saw the light";
🔹"must be" → Expressa dedução de certeza (com base em evidências).

4 - [don't have to].
🔹You don't have to take a taxi.  There's a good bus service.
🔹Não é necessário pegar um táxi. O serviço de ônibus é bom.
➡️ "don't have to" (ausência de obrigação, não é necessário).
🔹Ponto-chave: A frase sugere que o táxi não é necessário porque há outra opção viável (ônibus).

5 - [aren't allowed to]. 
🔹Look at that sign.  You aren't allowed to park here.
🔹Veja aquela placa. Não é permitido estacionar aqui.
🔹➡️ "aren't allowed to" (não tem permissão para, não é permitido). Expressa uma proibição baseada em regras externas (lei, placa, aviso).
🎯 RESPOSTA FINAL:
(A) can - have to – can't  - ought to – shouldn't
(B) can't – should – don't have to – shouldn't – mustn't
(C) isn't allowed to – ought to – don't have to – should – don't have to
(D) can't – don't have to – must – don't have to – aren't allowed to
(E) must – can't – have to – mustn't –  don't have to

16 – Which verb form can complete the sentence correctly?
  • “If we _______ by lunchtime, we had better hurry.”
(A) get there
(B) will get there
(C) would get there
(D) are to get there
(E) could get there
•   Gabarito  D  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão sobre "TEMPOS VERBAIS E EXPRESSÕES DE CONDICIONALIDADE", pede a alternativa que completa corretamente a  frase dada.
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
🔹Ela avalia o conhecimento sobre:
🔹Estruturas condicionais (First Conditional, Expressões de obrigação/necessidade futura).
🔹Uso correto do presente simples com valor futuro em expressões fixas como “are to” (planejamento, obrigação futura).
🔹Capacidade de identificar formas verbais adequadas ao contexto formal e expressões de planejamento ou expectativa.
🎯 ANÁLISE DA FRASE: 
🔹If we are to get there by lunchtime, we had better hurry.
🔹No contexto da frase, a ideia é:
🔹Se formos chegar lá até o almoço (como é o planejado/esperado), é melhor nos apressarmos[é melhor correr].
🔹Usa-se “are to get there” porque expressa um plano ou obrigação futura, coerente com a ideia de “é melhor apressar” (had better hurry).
✴️DICA DE OURO: “Are to + base verb" → estrutura que expressa "plano estabelecido", "expectativa de obrigação", algo que deve acontecer ou foi programado/esperado.
🎯 ANÁLISE DAS OPÇÕES: 
(A) ❌ERRADA.
🔹get there → (Presente Simples) — soa estranho nesse contexto de obrigação/necessidade.
(B) ❌ERRADA.
🔹"will get there" → Futuro com “will” NÃO é usado depois de “if” para condições.
(C) ❌ERRADA.
🔹"would get there" → Incorreto, pois o “would” não é usado em cláusulas “if”.
(D) ✅CORRETA.
🔹"are to get there" →  Expressa necessidade/obrigação programada (sentido de “se formos chegar”).
(E) ❌ERRADA.
🔹"could get there" → Não encaixa, pois “could” expressa possibilidade, não obrigação necessária.

17 – Which sequence completes the sentences below?
  • 1- Susan ___________ down and closed her eyes.
  • 2- The boss ____________ the papers on the table.
  • 3- Don’t _____________ in bed all day. Get up and do some work.
  • 4- The lake ___________ beyond this hill.
(A) laid – laid – lay – lies
(B) laid – lay – lay – lies
(C) lay – laid – lie – lies
(D) laid – lay – lie – lays
(E) lay – lay – lie – lays
•   Gabarito  ANULADA  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão sobre "VERBOS CONFUSOS (Lie, Lay, Laid, Lied) - USO E CONJUGAÇÃO", pede a alternativa que completa corretamente as 4 frases dadas.
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
✔️ Identificação das formas verbais: a forma base, a forma do passado e a forma do particípio, desses 2 verbos irregulares:
🔹to lie →  | lie (base form) | lay (past) | lain (participle) |.
🔹to lay →  | lay (base form) | laid (past) | laid (participle) |.
✔️ Identificação de transitividade verbal (intransitivo x transitivo).
🔹Lie → ação de "reclinar/deitar-se" (sem objeto, não exige objeto direto) — INTRANSITIVO, por exemplo: 
🔹I lie on the sofa.
🔹Lay → ação de "colocar algo sobre algo" (com objeto, exige objeto direto): 
🔹I lay the book on the table.
✔️ Contextualização de situações práticas ("reclinar/deitar-se", "colocar algo sobre algo")
✔️ Collocations com "lie" (intransitivo — sem objeto direto):
🔹Lie down on the bed
🔹Lie still.
🔹Lie awake at night.
🔹Lie in the sun.
🔹Lie on your back/stomach/side.
✔️ Collocations com "lay" (transitivo — com objeto direto):
🔹Lay the table (or set the table)
🔹Lay the foundation (of something)
🔹Lay a hand on (someone)
🔹Lay an egg
🔹Lay the blame (on someone)
✴️DICA DE OURO: Uma rima simples e divertida para você memorizar a diferença entre os irregulares lie e lay:
🎵 “When you lie, you just recline,
But when you lay, an object’s aligned.
I lie on the bed to rest my head,
I lay the book where it is said!”
🔹Perceba "lie"(lái) com "just recline".
🔹Perceba "lay"(lêi) com "an object’s aligned".
🎯 ANÁLISE DAS FRASES: 
1. [lay]
🔹Susan lay down and closed her eyes.
🔹Susan deitou-se e fechou os olhos.
🔹Ação de deitar-se (intransitivo, sem objeto) → Verbo “lie” → Passado de “lie” → "lay".
🔹"past" (because of verb "closed").
🚀DICA DE OURO🚀: Em inglês, "to lie"(intransitivo) é seguido de preposição "down, in, beyond, etc") ou frase preposicionada ("on the the bed", "beyond this hill", etc). Enquanto que "to lay"(transitivo) segue artigos (a, the) ou frases substantivadas (the table, an egg, etc).
Lembre-se: idiomas diferentes apresentam regras gramaticais diferentes. "The book is lying on the table." e "She laid the table for dinner." são dois exemplos cçássicos, vejamos:
🔹"The book is lying on the table." 
🔹O livro está deitado sobre a mesa.
🔹"is lying" → Presente Contínuo do verbo lie "deitar/estar deitado".
🔹She laid the table for dinner."
🔹Ela pôs a mesa para o jantar.
🔹Vê o artigo "the", então "laid o passado verbo "lay".
 🔹"the table" aqui tem um sentido figurativo “arrumar a mesa”.

2. [laid] ou [lays]
🔹The boss laid the papers on the table.
🔹O chefe colocou os papéis sobre a mesa.
🔹Ação de "colocar algo sobre algo" (transitivo, com objeto "the papers") → Verbo “lay” → Passado de “lay” → "laid".
📌No presente, o verbo correto será "lays" (3ª pessoa do singular) e ai a frase fica:
🔹"The boss lays the papers on the table."
🔹O chefe coloca os papéis sobre a mesa.

3. [lie]
🔹Don’t lie in bed all day. Get up and do some work.
🔹Não fique deitado na cama o dia todo. Levante-se e vá fazer algum trabalho.
🔹Ação de "reclinar/deitar-se"(intransitivo, sem objeto) → Verbo “lie” → Imperativo de “lie” → "lie" (forma base, infinitivo sem "to").

4. [lies]
🔹The lake lies beyond this hill.
🔹O lago fica além desta colina.
🔹Antes de "Preposition Phrase" [beyond this hill] → Verbo “lie” no presente → "lies".
🎯 RESPOSTA FINAL: 
(A) laid – laid – lay – lies
(B) laid – lay – lay – lies
(C) lay – laid – lie – lies
(D) laid – lay – lie – lays
(E) lay – lay – lie – lays

18 – Which conjunction correctly completes the sentence?
  • “_______ he left school at 16, he still managed to become prime minister.”
(A) Because
(B) Even though
(C) Provided that
(D) So
(E) Thus
•   Gabarito  B  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão sobre "CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS E COORDENATIVAS" do tipo "Multiple Choice Fill-in-the-Blank", pede a alternativa que completa corretamente a frase dada.
📝 IDEIA CONTEXTUAL DA SENTENÇA:
🔹“_______ he left school at 16, he still managed to become prime minister.”
🔹Neste tipo de questão, você precisa saber "IDEIA CONTEXTUAL DA SENTENÇA", então vamos lá:
🔹A frase apresenta duas situações ou duas ideias:
1. [he left school at 16] → Ele deixou a escola cedo (fato negativo/dificuldade).
2. [he still managed to become prime minister.] → Mesmo assim, conseguiu se tornar primeiro-ministro (resultado positivo/superação).
⚡DICA DE OURO: A palavra "still" (ainda assim, mesmo assim) indica contraste (concessão/adversidade)
🔹A ideia principal contextual da sentença é a de contraste ou oposição entre duas situações. Portanto a lacuna pede uma conjunção concessiva, que introduza uma ideia de contraste "Even though" (embora, apesar de).
📝 ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS:
(A) ❌ERRADA
🔹"Because" (porque) transmite a ideia de causa, motivo ou razão. Não faz coesão no contexto da sentença.
(B)✅CORRETA
🔹"Even though" transmite a ideia de contraste ou concessão. Faz coesão com a ideia contextual da sentença.
(C) ❌ERRADA
🔹"Provided that" é uma conjunção que expressa condição. Significa "desde que" ou "contanto que" e é usada para indicar que algo só acontecerá se uma condição específica for cumprida. Não faz coesão no contexto da sentença.
(D) ❌ERRADA 
🔹"So"é muito versátil em inglês e pode funcionar como conjunção — para indicar resultado ou consequência, mas não faz coesão na sentença.
(E) ❌ERRADA 
🔹"Thus" é um advérbio formal usado para indicar consequência, resultado ou conclusão, parecido com "therefore" ou "as a result". Não faz coesão na sentença

19 – Which sentence IS NOT correct?
(A) She went and got him from the station.
(B) I am going to try and eat something.
(C) Be sure and ask Uncle Sam about the vegetables.
(D) She tried and ate something, but she couldn’t manage.
(E) Hurry up and open the door.
•   Gabarito  B  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão sobre "CONSTRUÇÕES VERBAIS ADEQUADAS COM 'AND'", pede a alternativa  que tem construção gramaticalmente incorreta ou não natural no inglês padrão, especialmente em contextos coloquiais ou informais.
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
🔹 Conhecimento do uso correto da expressão verbal “try and”, “go and”, “be sure and”, “hurry up and” em inglês falado e escrito.
🔹Capacidade de identificar construções gramaticalmente incorretas ou não naturais no inglês padrão, especialmente em contextos coloquiais ou informais.

📝 ANÁLISE DAS SENTENÇAS:
(A) ✔️CORRETA
🔹She went and got him from the station.
🔹Ela foi e o buscou na estação.
🔹"went and got" enfatiza a ação completa.
✴️DICA DE OURO: A construção "verb + and + verb" é comum em inglês coloquial para sequências rápidas de ações (Ex: Go and see, Try and help, Come and talk).

(B) ✔️CORRETA
🔹I am going to try and eat something.
🔹Vou tentar comer alguma coisa.
✴️DICA DE OURO: A expressão "try and" é uma forma coloquial (informal) de dizer "try to", e a tradução natural em português mantém o verbo no infinitivo simples ("tentar comer").
🔹Try and get (= try to get) some tickets for tonight's performance.
🔹Tente conseguir alguns ingressos para a apresentação de hoje à noite.

(C) ✔️CORRETA
🔹Be sure and ask Uncle Sam about the vegetables.
🔹

(D) ❌ERRADA
❌ She tried and ate something, but she couldn’t manage.
🔹 She tried to eat something, but she couldn’t manage.
🔹Ela tentou comer alguma coisa, mas não conseguiu.
✴️DICA DE OURO: A expressão "try and" é uma forma coloquial (informal) de dizer "try to", e a tradução natural em português mantém o verbo no infinitivo simples ("tentar comer").
🔹Try and get (= try to get) some tickets for tonight's performance.
🔹Tente conseguir alguns ingressos para a apresentação de hoje à noite.

(E) ✔️CORRETA
🔹Hurry up and open the door.
🔹"Apresse-se e abra a porta."
✴️DICA DE OURO: A construção "verb + and + verb" é comum em inglês coloquial para sequências rápidas de ações (Ex: Go and see, Try and help, Come and talk).

20 – Choose the verb that DOES NOT complete the sentence correctly.
“The committee has _________ a meeting to discuss the president's death.”
(A) arranged
(B) programmed
(C) scheduled
(D) organized
(E) called

•   Gabarito  B  
📢 COMANDO DA QUESTÃO (Leia o que a questão quer de você!):
🔹Questão clássica de "COLLOCTAIONS MISMATCH" ou "INADEQUAÇÃO SEMÂNTICA", pede a alternativa cujo o verbo NÃO completa a frase corretamente.
📝 O QUE A QUESTÃO ESTÁ TESTANDO?
🔹 Testa vocabulário contextual (word choice), mais especificamente a seleção do verbo que colide semanticamente (ou colocation mismatch):
🔹“The committee has _________ a meeting to discuss the president's death.”
🔹 Ou seja, todos os verbos têm um significado próximo de “marcar/reunir”, mas apenas um (programmed) não é naturalmente usado com “meeting”.
📝 Collocations são combinações de palavras que soam de forma natural juntas em inglês, como:
🔹make a decision (e não do a decision)
🔹heavy rain (e não strong rain)
🔹do homework (e não make homework)

📝 Collocation Mismatch ocorre quando:
🔹Você combina palavras que não costumam ser usadas juntas pelos falantes nativos, tornando a frase estranha ou incorreta.
🔹Exemplos de Collocation Mismatch:
❌ She did a decision. → (Errado)
✅ She made a decision.

❌ We had a strong rain yesterday. → (Errado)
✅ We had heavy rain yesterday.

❌ He gave me a strong advice. → (Errado)
✅ He gave me good advice.

📝 ANÁLISE DAS OPÇÕES
  • “The committee has _________ a meeting to discuss the president's death.”
(A) ✔️arranged
🔹“The committee has arranged a meeting to discuss the president's death.”
🔹O comitê marcou uma reunião para discutir a morte do presidente.
🔹Foco: Ato de organizar a logística, como horário, local, participantes.
🔹Ideia: Preparativos, combinar a realização da reunião.
(B) ❌programmed
🔹"programado" geralmente se refere à criação de um programa de computador ou à configuração de uma máquina para operar em um determinado horário, mas não é comumente usado para significar “marque uma reunião”.
🔹Programmed = programar, codificar, configurar, agendar automaticamente
🌟Não usamos "programmed" para dizer “organizar” ou “marcar” reunião. Usamos “programmed” em contextos que envolve equipamentos, sistemas automáticos ou tecnologia, e não reuniões, eventos sociais ou compromissos pessoais, vê os exemplos:
1🔹The robot was programmed to assemble car parts on the production line.
🔹O robô foi programado para montar peças de carros na linha de produção.
2🔹The coffee machine is programmed to brew coffee at 7 a.m. every morning.
🔹A cafeteira está programada para preparar café às 7h todas as manhãs.
3🔹The irrigation system is programmed to turn on at 6 a.m.
🔹O sistema de irrigação está programado para ligar às 6 da manhã.
4🔹The thermostat is programmed to lower the temperature at night to save energy.
🔹O termostato está programado para reduzir a temperatura à noite para economizar energia.
5🔹The sprinklers are programmed to water the lawn twice a week.
🔹Os aspersores estão programados para regar o gramado duas vezes por semana.
6🔹The alarm system is programmed to alert the security team in case of any breach.
🔹O sistema de alarme está programado para alertar a equipe de segurança em caso de qualquer invasão.
7🔹The website is programmed to send a confirmation email after each purchase.
🔹O site está programado para enviar um e-mail de confirmação após cada compra.
8🔹He programmed the drone to return home after completing its aerial survey.
🔹Ele programou o drone para voltar para casa depois de completar o levantamento aéreo.
(C) 
✔️scheduled
🔹“The committee has scheduled a meeting to discuss the president's death.
🔹O comitê agendou uma reunião para discutir a morte do presidente.
🔹Foco: Definir data e hora específicas para a reunião, marcar no calendário.
🔹Ideia: Planejamento formal, compromissos fixos.
(D) ✔️organized
🔹“The committee has organized a meeting to discuss the president's death.
🔹O comitê organizou uma reunião para discutir a morte do presidente.
🔹Foco: Cuidar da coordenação geral da reunião — preparar local, participantes, material, tudo que for necessário para a reunião acontecer.
🔹Ideia: Responsabilidade pela execução e logística da reunião.
(E) ✔️called
🔹“The committee has called a meeting to discuss the president's death.
🔹O comitê convocou uma reunião para discutir a morte do presidente.
🔹Foco: Ato de convocar oficialmente, anunciar que a reunião vai acontecer.
🔹Ideia: Autoridade, formalidade, decisão de que uma reunião será realizada.