terça-feira, 6 de janeiro de 2015

UEL-2014-Vestibular 2ª FASE-DISCURSIVA da Universidade Estadual de Londrina - Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova DISCURSIVA DE INGLÊS-UEL(Universidade Estadual de Londrina)-Vestibular-2014-2ª FASE-DISCURSIVA.
A prova OBJETIVA de inglês é na 2ª Fase e tem 10 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).
A prova DISCURSIVA de inglês também é na 2ª FASE e consta de 4 questões.

LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, blogs e cartoons a seguir, é um excelente treino paras a provas de inglês da UFU.
www.sciencedaily.com
www.dailymail.co.uk
www.seattlepi.com
www.nytimes.com
www.gocomics.com
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
Diretoria de Processos Seletivos
cops.uel.br/v2/
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ Prova com 04 Questões, com foco para:
* Sintetizar a ideia principal de um texto.
Localizar e compreender informações dentro do contexto dado.
* Estabelecer relações entre diferentes partes do texto.
* Perceber subentendidos, ironias e jogos de palavras.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS 
 Science Daily é um site americano que agrega comunicados de imprensa sobre ciência, semelhante ao Phys.org e EurekAlert!
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americano, www.seattlepi.com.


____________________________________________________________________________
Jornal digital: www.nytimes.com
____________________________________________________________________________

Notícias do mundo para estudantes de inglês: www.newsinlevels.com
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
🔄 PHRASAL VERBS:
[ ➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
"[...] Associate Professor Patrice F. Rey (University of Sydney) has recently exposed a unique set of attributes suggesting that the Australian red centre could be a close analogue for the surface of the red planet."
(A professora associada Patrice F. Rey (Universidade de Sydney) expôs recentemente um conjunto único de atributos, sugerindo que o centro vermelho australiano poderia ser um análogo próximo da superfície do planeta vermelho.)
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
➝ ] 
🔄Expressões comuns:
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas:
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
➝ ]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto a seguir.
_____________________________________________________________________________
The Greatest Place to Be a Martian: Australia?
May 31, 2013.
_____________________________________________________________________________
Would Martians feel at home in Australia? Recent research has proven that if Martians took a holiday to Australia they might feel more at home than you’d think. Associate Professor Patrice F. Rey (University of Sydney) has recently exposed a unique set of attributes suggesting that the Australian red centre could be a close analogue for the surface of the red planet – and how this unusual weathering has led to the formation of Australia’s opals. Precious opal, Australia’s national gemstone, has been mined from the red dirt of central Australia for over a century. Its formation at shallow depths, and why it can be found in central Australia – yet hardly anywhere else on Earth – has remained a mystery. In this recent paper published in the Australian Journal of Earth Sciences, Associate Professor Patrice Rey, from the University’s School of Geosciences, explains that the formation of Australian opal was due to an extraordinary episode of acidic weathering during the drying out of the central Australian landscape that followed the regression of the Eromanga Sea 100 million years ago. On Earth, regional acidic weathering is rare. Interestingly, acidic oxidative weathering has been documented at the surface of Mars, which shares an intriguing set of attributes with the Great Artesian Basin. These attributes include similar sandstones, a long episode of drying out leading to the formation of clay and opaline silica, and last but not least the same surface colour. This latest research suggests that the Australian red centre could well be the best regional terrestrial analogue for the surface of the red planet. Could it be that Australia may be home to Martians in the not too distant future?
(Adaptado de: <http://www.sciencedaily.com/releases/2013/05/130531105229.htm>. Acesso em: 2 jun. 2013.)
_____________________________________________________________________________
👉 1ª QUESTÃO    
a) Explique por que, segundo o texto, os marcianos se sentiriam “em casa” na Austrália.
b) Cite 3 características apresentadas no texto que sustentam a pesquisa conduzida pelo Professor Patrice Rey.
_____________________________________________________________________________
👍 EXPECTATIVA DE RESPOSTA  (A) 
Os Marcianos se sentiriam em casa na Austrália, porque a região central da Austrália, cujo solo é de coloração avermelhada, seria a região terrestre mais parecida com a superfície de Marte.
➦TRECHO DO TEXTO que confirma essa resposta: "Associate Professor Patrice F. Rey (University of Sydney) has recently exposed a unique set of attributes suggesting that the Australian red centre could be a close analogue for the surface of the red planet"
👍 EXPECTATIVA DE RESPOSTA  (B) 
A superfície da Austrália e a superfície de Marte possuem várias características similares como, por exemplo, rochas, um episódio de seca prolongado que levou à formação de argila e de sílica, e a mesma cor da superfície. Tais características são resultantes de episódios de corrosão ácida que são extremamente raros na Terra e que têm sido documentados na superfície de Marte.
➦TRECHOS DO TEXTO que confirmam essa resposta:
"[...] it can be found in central Australia – yet hardly anywhere else on Earth” (...)
"[...] the formation of Australian opal was due to an extraordinary episode of acidic weathering” (...)
"[...] On Earth, regional acidic weathering is rare. Interestingly, acidic oxidative weathering has been documented at the surface of Mars, which shares an intriguing set of attributes with the Great Artesian Basin."
_____________________________________________________________________________
Leia o textos a seguir.
_____________________________________________________________________________
Texto I
_____________________________________________________________________________
Language carries culture, and culture carries, particularly through orature and literature, the entire body of values by which we come to perceive ourselves and our place in the world. How people perceive themselves affects how they look at their culture, at their politics and at the social production of wealth, at their entire relationship to nature and to other beings. Language is thus inseparable from ourselves as a community of human beings with a specific form and character, a specific history, a specific relationship to the world.
(Ngugi Wa Thiong’o) (GREENBLATT, S. et al. The Norton Anthology. English literature. 8.ed., v.2. 2005. p.2538.)
_____________________________________________________________________________
Texto II: Listen Mr. Oxford Don
_____________________________________________________________________________
Me not no Oxford don
Me a simple immigrant
From Clapham Common
I didn’t graduate
I immigrate
But listen Mr. Oxford don
I’m a man on de run
And a man on de run
Is a dangerous one
I ent have no gun
I ent have no knife
but mugging de Queen’s English
In the story of my life
I dont need no axe
(Jhon Agard) (Disponível em: <http://year11protestpoetry.wikispaces.com/ Listen+Mr+Oxford+don>. Acesso em: 23 set. 2013.)
_____________________________________________________________________________
👉 2ª QUESTÃO    
Com base na leitura do texto I, explique a relação entre o eu lírico e a Língua Inglesa no poema. Justifique com exemplos do texto II.
👍 EXPECTATIVA DE RESPOSTA   
A relação que o eu lírico estabelece com a Língua Inglesa é de alguém que não pertence àquela cultura (Me not no Oxford don / (...) I immigrate), mas que ao mesmo tempo não se submete a ela (I’m a man on de run / And a man on de run / Is a dangerous one). Ele escolhe “roubar a língua”, apropriando-se do inglês e usando-o à sua maneira (but mugging de Queen’s English / In the story of my life).
Isso pode ser percebido pelo uso de estruturas do inglês não padrão.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto a seguir.
_____________________________________________________________________________
What is love?
_____________________________________________________________________________
What is love? And what causes it? A University professor, Charles Zastrow, offers an interesting answer, particularly to the second question. He argues that there are many kinds of love and that particularly in one kind, which he calls “romantic love” we are strongly influenced not so much by what we actually feel, but by what we tell ourselves about the way we feel. He calls this “self-talk”. For example, say a woman is strongly attracted to a man (it could just as easily happen to a man attracted to a woman). She tells herself things like: “He is all I have ever wanted in a man! He’s warm, kind and affectionate and will understand all my needs”. But when she discovers that he is, like all of us, just an ordinary human being with both strong and weak points, she is bitterly disappointed.

Zastrow says that particularly in romantic love, our “self-talk” comes from “intense, unsatisfied desires and frustrations”, and that this kind of “romantic love” often requires distance. “The more forbidden the love, the stronger it becomes. The more the effort necessary to be with each other (traveling long distances) or the greater the frustration (loneliness and sexual needs), the more intense the romance”. 

He points out that this kind of love often begins to fade and die as soon as the problems and obstacles which separated the two people are removed and a normal relationship begins.

He contrasts romantic love with what he calls “rational love.” This is based on such thing as: an accurate, objective idea of the other person’s weakness as well as his or her strengths; the ability to communicate with each other openly and honestly, so that you can deal with problems as they arise; the ability to show affection openly to each other and to give as well as receive; a clear knowledge of your own goals in life; a realistic and rational “self-talk”, so that your feelings are not based on fantasy.

This kind of love is far more likely to lead to a lasting satisfying relationship. But it is, as Zastrow and others point out, much more difficult to achieve, and is not as common as romantic love.
(Adaptado de: <http://www.isabelperez.com/select/whatislove.htm>. Acesso em: 7 jun. 2013.)
_____________________________________________________________________________
👉 3ª QUESTÃO    
De acordo com o texto, compare as características do “amor romântico” e do “amor racional”.
👍 EXPECTATIVA DE RESPOSTA   
➦No "amor romântico", a pessoa amada é idealizada como perfeita, o que resulta em desapontamentos, conforme o trecho:
"[...] But when she discovers that he is, like all of us, just an ordinary human being with both strong and weak points, she is bitterly disappointed.”
(Mas quando ela descobre que ele é, como todos nós, apenas um ser humano comum com pontos fortes e fracos, ela fica extremamente desapontada.).
➦Outra característica do amor romântico é que quanto maior os obstáculos para a realização desse amor, mais intenso é o romance, conforme o trecho:
"[...] The more forbidden the love, the stronger it becomes. The more the effort necessary to be with each other (traveling long distances) or the greater the frustration (loneliness and sexual needs), the more intense the romance.”
(Quanto mais proibido o amor, mais forte ele se torna. Quanto maior o esforço para estar com o outro (viajar longas distâncias) ou quanto maior a frustração (solidão e necessidades sexuais), maior e mais intenso é o romance.).
➦Além disso, é caracterizado pelo “self-talk”, ou seja, a pessoa apaixonada se convence do que sente.
➦Em contrapartida, o amor racional se baseia em uma visão mais realista da pessoa amada com seus pontos fortes e fracos, em um diálogo aberto e em uma relação com objetivos claros e bem determinados e sem fantasias, conforme o trecho:
"[...] an accurate, objective idea of the other person’s weakness as well as his or her strengths; the ability to communicate with each other openly and honestly (...) so that your feelings are not based on fantasy"
(uma ideia precisa e objetiva das fraquezas da outra pessoa assim como seus pontos fortes; a habilidade de comunicar-se aberta e honestamente (...) para que seus sentimentos não sejam baseados em fantasia).
_____________________________________________________________________________
Leia o anúncio a seguir.
_____________________________________________________________________________
(Disponível em: <http://www.redcmarketing.net/wp-content/uploads/2011/02/DIVA-magazine-press-ad_F.jpg>. Acesso em: 12 jul. 2013.)
_____________________________________________________________________________
👉 4ª QUESTÃO    
a) Um dos objetivos do texto é divulgar um evento. Responda que evento é esse, onde e quando ele acontece.
b) Estabeleça a relação entre a imagem veiculada, o nome da organização e a frase "Save future generations of girls from hating their bodies".
👍 EXPECTATIVA DE RESPOSTA  A 
 É um encontro internacional. Acontece no Royal Festival Hall, em Londres, no dia 4 de março.
👍 EXPECTATIVA DE RESPOSTA  B 
➦O nome da organização Species Endangered faz referência às campanhas de animais em extinção e estabelece a relação com o slogan “Save future generations of girls from hating their bodies.”
(Salve as futuras gerações de mulheres de odiarem seus corpos.), no sentido de se posicionar contra a subordinação da mulher a um padrão de beleza.
 O pressuposto subjacente à propaganda é de que as mulheres não se sentem satisfeitas com seus corpos e buscam por padrões de beleza impostos.
➦ A associação da figura com o bebê feliz com seu corpo e o questionamento "Is this the happiest she'll ever be about her appearance?"(Isso é o mais feliz que ela vai se sentir com sua aparência?) questionam o futuro do “filhote” que está em extinção para fazer analogia com o fato de que o que está em extinção é a mulher feliz com seu próprio corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário