terça-feira, 10 de maio de 2016

UNICAMP – SP – 2016 – VESTIBULAR NACIONAL – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS / SP – PROVA COM GABARITO.

Welcome back to another post!
➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUNICAMP-SP-2016-VESTIBULAR-1ª FASE, aplicada em 19/11/2015.

➧ BANCA/ORGANIZADORUNICAMP-UNICAMP/COMVEST - Comissão Permanente para os Vestibulares.

 PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA09 Questões múltiplas escolhas com 04 alternativas cada.

➧ GABARITO:


01-C,  02-D,  03-B,  04-C,  05-B,  06-A,  07-C,  08-B,  09-A


01  (UNICAMP-SP-2016-VESTIBULAR-1ª FASE)

A tira tematiza a contribuição da atividade humana para a deterioração do meio ambiente.

Do diálogo apresentado, 
pode-se depreender que os ursos já sabiam

a) do aumento do pH dos mares e acabam de constatar o abaixamento do nível dos mares.
b) da diminuição do pH dos mares e acabam de constatar o aumento do nível dos mares.
c) do aumento do nível dos mares e acabam de constatar o abaixamento do pH dos mares.
d) da diminuição do nível dos mares e acabam de
constatar o aumento do pH dos mares.

02  (UNICAMP-SP-2016-VESTIBULAR-1ª FASE)

"If you believe in freedom of speech, you believe in freedom of speech for views you don't like. Goebbels was in favor of freedom of speech for views he liked. So was Stalin. If you're in favor of freedom of speech, that means you're in favor of freedom of speech precisely for views you despise."
(Noam Chomsky)
(Fonte: http://noam-chomsky.tumblr.com/post/7223808896/if-youbelieve-in-freedom-of-speech-you-believe.)
O autor do texto

a) despreza os que restringem a liberdade de expressão.
b) critica os excessos da liberdade de expressão.
c) critica a falta de liberdade de expressão.
d) defende a liberdade de expressão sem restrições.

03  (UNICAMP-SP-2016-VESTIBULAR-1ª FASE)

(Fonte: http://www.gocomics.com/calvinandhobbes/2015/08/08.)

Na tirinha, Calvin dá dicas sobre como

a) derrotar o adversário em um jogo de futebol.
b) vencer o interlocutor em uma discussão.
c) derrotar o adversário na olimpíada de inglês.
d) ser um bom comunicador.

04  (UNICAMP-SP-2016-VESTIBULAR-1ª FASE)

The Future of Food

SCENARIO PLANNING TRAINING

In 2030...
What will we eat?
 Where will our food come from?
Will we all have enough?

Using the global system as a backdrop, expert scenario practitioners will help you apply the methodology that systematically imagines multiple futures and their risks and opportunities

START ONLINE, THEN COME TO STANFORD UNIVERSITY

Application deadline AUGUST 3, 2015
Online content opens August 10, 2015
Onsite Immersion at Stanford Sept.28-Oct.1, 2015
Apply now at WORLDVIEW.STANFORD.EDU
SPACE LIMITED TO 32 PARTICIPANTS
(Adaptado de Stanford Magazine, July/August 2015, p.3.)

O texto anuncia um

a) curso on-line e presencial que oferece uma metodologia para ajudar a definir quais alimentos deverão ser consumidos no futuro.
b) curso on-line que oferece uma metodologia para minimizar riscos no consumo de alimentos no futuro.
c) curso on-line e presencial que oferece uma metodologia para construção de cenários futuros sobre consumo de alimentos.
d) curso presencial que oferece uma metodologia para ajudar as pessoas a comerem melhor no futuro.

Para as questões 05 e 06, leia o texto abaixo.

Advice for new students from those who know (old students)

The first day of college I was a ball of nerves. I remember walking into my first class and running to the first seat I found, thinking everyone would be staring at me. But nobody seemed to notice and then it hit me: The fact that nobody knew me meant nobody would judge, which, upon reflection, was what I was scared of the most. I told myself to let go. All along the year, I forced myself into situations that were uncomfortable for me – for example, auditioning for a dance piece. Believe it or not, that performance was a highlight of my freshman year. My advice: challenge yourself to try something new, something you couldn’t have done in high school. – Ria Jagasia, Vanderbilt University,’18.
(Adaptado de http://www.nytimes.com/2015/08/02/ education/edlife/advice-for-new-students-from-those-who-know-old-students.html?ref=edlife.)

05  (UNICAMP-SP-2016-VESTIBULAR-1ª FASE)

No primeiro dia de faculdade, Ria ficou muito nervosa

a) por não conhecer ninguém.
b) por achar que seria julgada pelos colegas.
c) porque ninguém olhou para ela.
d) porque não sabia dançar.

06  (UNICAMP-SP-2016-VESTIBULAR-1ª FASE)

Para lidar com a situação, a estratégia adotada foi deixar de se preocupar e
a) fazer coisas que nunca fez antes.
b) fazer novos amigos.
c) fazer um curso de dança como ouvinte.
d) abandonar o curso.

07  (UNICAMP-SP-2016-VESTIBULAR-1ª FASE)

If apes go extinct, so could entire forests

Bonobos eat a lot of fruit, and fruit contains seeds. Those seeds travel through a bonobo's digestive system while bonobo itself travels around the forest. A few hours later, the seeds end up being deposited far from where the fruits were plucked. And that is where the new trees come from.

According to a paper recently published, if the bonobos disappeared, the plants would also likely go extinct, for many trees and plants species in Congo rely almost exclusively on bonobos for seed dispersal.

The bonobo has two major functions here. First of all, many seeds will not germinate well unless they have been “handled” by another species. Stomach acids and intestinal processes make the seed more able to absorb water and later sprout.

Secondly, many seeds will not succeed if they remain too close to their parental trees. The seeds that fell to the ground near their parents did not survive because they were choked off by the nearby plants. The bonobos eat about 3,5 hours every day and travel a mean of 1.2 kilometers from meal sites before defecating.

(Adaptado de http://blogs.scientificamerican.com/extinction-countdown/if-apes-go-extinct-so-could-entire-forests/.)

Qual é a explicação para o título?

a) Os bonobos se alimentam de plantas e suas fezes ajudam a adubar florestas. Como andam grandes distâncias, espalham esse adubo pela floresta.
b) Os bonobos vivem em árvores e suas fezes, que contêm fungicidas naturais, protegem as árvores dos fungos. Como andam grandes distâncias, podem proteger florestas inteiras.
c) Os bonobos se alimentam de frutas com sementes. Seu sistema digestivo prepara as sementes para a germinação. Como andam grandes distâncias, suas fezes ajudam a espalhar as sementes pela floresta.
d) Os bonobos vivem em árvores e se alimentam de folhas, que se transformam em fungicidas naturais aos serem digeridas. Quando liberados pelas fezes, esses fungicidas protegem as florestas.

Para as questões 08 e 09, leia o texto abaixo.

We’ve modified our behavior so we can text and walk

Texting – or checking social media or reading/responding to mail or reading the news or checking the weather or watching a video – while walking is a pretty common phenomenon. It’s so common that most people who own a mobile device have become texting walkers.
Research suggests that these texters adopt protective measures to minimize the risk of accidents when walking.

They're less likely to trip because they shorten their step length, reduce step frequency, lengthen the time during which both feet are in contact with the ground, and increase obstacle clearance height. Taken together this creates an exaggerated image of walking, but it apparently slows the walker enough so that he registers some of what is happening around him and can compensate for it.
(Adaptado de http://blogs.scientificamerican.com/anthropology-inpractice/we-ve-modified-our-behavior-so-we-can-text-and-walk/.)

08  (UNICAMP-SP-2016-VESTIBULAR-1ª FASE)

Segundo o texto, "Texting walkers" são pessoas que

a) caminham longas distâncias e usam o celular para registrar essas distâncias.
b) escrevem ou leem mensagens, ou veem vídeos no celular enquanto caminham.
c) testam o celular como dispositivo para caminhadas longas.
d) tropeçam e caem quando usam o celular enquanto caminham.

09  (UNICAMP-SP-2016-VESTIBULAR-1ª FASE)

Que mudanças no comportamento dessas pessoas são decorrentes da adaptação à tecnologia apresentada no texto?

a) Elas diminuem a extensão e a frequência dos passos, aumentando o tempo em que os dois pés ficam em contato com o chão; calculam melhor a altura dos obstáculos no percurso.
b) Elas aumentam a extensão dos passos e diminuem sua frequência, para que os dois pés fiquem mais tempo em contato com o chão.
c) Antes de iniciar a caminhada, elas registram, no celular, a extensão do trajeto, a frequência dos passos e o tempo em que os dois pés ficam em contato com o chão.
d) Antes de iniciar a caminhada, elas registram, no celular, a extensão e a altura dos obstáculos do percurso, a frequência dos passos e o tempo em que os dois pés ficam em contato com o chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário