quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

UFSC – 2008 – VESTIBULAR – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – PROVA COM GABARITO.

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUFSC-2008-VESTIBULAR.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
 10 Questions.
 Text (1) – Stronger, Faster, Smater | Newsweek |
 Text (2) – Hyper kids? Check their diet Time |
 GABARITO:


01-A,  02-B,  03-C,  04-D,  05-B,  06-E


 PROVA:
 1.ª PARTE-QUESTÕES OBJETIVAS:
❑ TEXT 1O texto seguinte foi publicado na seção Health for Life da revista Newsweek. Leia-o e responda as questões de números 01 a 06.
Stronger, Faster, Smater

Exercise does more than build muscles and help
prevent heart disease. New science shows that it
also boosts brainpower – and may offer hope
in the battle against Alzheimer´s.

BY MARY CARMICHAEL

The stereotype of the “dumb jock” has never sounded right to Charles Hillman. A jock himself, he plays hockey four times a week, but when he isn’t body-checking his opponents on the ice, he’s giving his mind a comparable workout in his neuroscience and kinesiology lab at the University of Illinois. Nearly every semester in his classroom, he says, students on the women’s cross-country team set the curve on his exams. So recently he started wondering if there was a vital and overlooked link between brawn and brains – if long hours at the gym could somehow build up not just muscles, but minds. With colleagues, he rounded up 259 Illinois third and fifth graders, measured their body mass index and put them through classic PE routines: the “sit-and-reach”, a brisk run and timed pushups and sit-ups. Then he checked their physical abilities against their math and reading scores on a statewide standardized test. Sure enough, on the whole, the kids with the fittest bodies were the ones with the fittest brains, even when factors such as socioeconomic status were taken into account. Sports, Hillman concluded, might indeed be boosting the students’ intellect – and also, as long as he didn’t “take the puck to the head”, his own (…)
(Newsweek, April 9, 2007.)
👉 Questão  01 :

Charles Hillman é:

(A) professor e pesquisador da Universidade de Illinois.
(B) médico neurocirurgião na Universidade de Illinois.
(C) estudante da Universidade de Illinois.
(D) atleta da Universidade de Illinois.
(E) técnico do laboratório de neurociência da Universidade de Illinois.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Charles Hillman é:
*Alternativa (A): professor e pesquisador da Universidade de Illinois.
*Alternativa (B): médico neurocirurgião na Universidade de Illinois.
*Alternativa (C): estudante da Universidade de Illinois.
*Alternativa (D): atleta da Universidade de Illinois.
*Alternativa (E): técnico do laboratório de neurociência da Universidade de Illinois.
➧IDEIA CONTEXTUAL: Charles Hillman é professor e pesquisador.
"[...] he’s giving his mind a comparable workout in his neuroscience and kinesiology lab at the University of Illinois. Nearly every semester in his classroom, he says, students on the women’s cross-country team set the curve on his exams."
(ele está dando a sua mente um treino comparável em seu laboratório de neurociência e cinesiologia na Universidade de Illinois. Quase todos os semestre em sua sala de aula, diz ele, os alunos da equipe feminina de cross-country definem a curva em seus exames.)

👉 Questão  02 :

Charles Hillman tinha um questionamento sobre uma possível relação entre:

(A) as mulheres atletas e o time de corrida.
(B) a prática de exercícios físicos e a otimização do desempenho do cérebro.
(C) o uso do cérebro e o desenvolvimento do câncer de mama.
(D) a prática de exercícios físicos e o desenvolvimento de músculos nas mulheres.
(E) as habilidades físicas e o aumento do cérebro.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Charles Hillman tinha um questionamento sobre uma possível relação entre:
*Alternativa (A): as mulheres atletas e o time de corrida.
*Alternativa (B): a prática de exercícios físicos e a otimização do desempenho do cérebro.
*Alternativa (C): o uso do cérebro e o desenvolvimento do câncer de mama.
*Alternativa (D): a prática de exercícios físicos e o desenvolvimento de músculos nas mulheres.
*Alternativa (E): as habilidades físicas e o aumento do cérebro.
➧IDEIA CONTEXTUAL: Charles Hillman é professor e pesquisador.
"[...] So recently he started wondering if there was a vital and overlooked link between brawn and brains – if long hours at the gym could somehow build up not just muscles, but minds."
(Então, recentemente, ele começou a se perguntar se havia uma ligação vital e esquecida entre força muscular e cérebro - se longas horas na academia poderiam de alguma forma desenvolver não apenas músculos, mas mentes.)

👉 Questão  03 :
A pesquisa apresentada no texto foi desenvolvida por

(A) Hillman e 259 cidadãos de Illinois.
(B) colegas de Hillman e 259 cidadãos de Illinois.
(C) Hillman e outros colegas.
(D) participantes do time de hockey de Illinois e mulheres do time de corrida.
(E) colegas de Hillman e participantes do time de hockey de Illinois.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A pesquisa apresentada no texto foi desenvolvida por...
*Alternativa (A): Hillman e 259 cidadãos de Illinois.
*Alternativa (B): colegas de Hillman e 259 cidadãos de Illinois.
*Alternativa (C): Hillman e outros colegas.
*Alternativa (D): participantes do time de hockey de Illinois e mulheres do time de corrida.
*Alternativa (E): colegas de Hillman e participantes do time de hockey de Illinois.
➧IDEIA CONTEXTUAL: A pesquisa foi desenvolvida por Hillman e outros colegas.
"[...] With colleagues, he rounded up 259 Illinois third and fifth graders,"
(Com colegas, ele reuniu 259 alunos do terceiro e quinto ano de Illinois,)
👉 Questão  04 :

Os referentes their e the ones destacados no texto se referem respectivamente a:

(A) mulheres e crianças.
(B) habilidades físicas e crianças.
(C) testes padronizados e mulheres.
(D) alunos de 3as. e 5as. séries e crianças.
(E) corpos e cérebros.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os referentes their e the ones destacados no texto se referem respectivamente a:
*Alternativa (A): mulheres e crianças.
*Alternativa (B): habilidades físicas e crianças.
*Alternativa (C): testes padronizados e mulheres.
*Alternativa (D): alunos de 3as. e 5as. séries e crianças.
*Alternativa (E): corpos e cérebros.

👉 Questão  05 :

A ideia expressa pelo marcador textual even when, em itálico no texto, é a de que:

(A) embora não se considerem os fatores socioeconômicos, os resultados são confiáveis.
(B) mesmo quando considerados os fatores socioeconônicos, os resultados são confiáveis.
(C) se considerássemos os fatores socioeconômicos, os resultados seriam confiáveis.
(D) porque consideramos os fatores socioeconônicos, os resultados são confiáveis.
(E) somente considerando os fatores socio-econônicos, os resultados são confiáveis.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A ideia expressa pelo marcador textual even when, em itálico no texto, é a de que:
(A) embora não se considerem os fatores socioeconômicos, os resultados são confiáveis.
(B) mesmo quando considerados os fatores socioeconônicos, os resultados são confiáveis.
(C) se considerássemos os fatores socioeconômicos, os resultados seriam confiáveis.
(D) porque consideramos os fatores socioeconônicos, os resultados são confiáveis.
(E) somente considerando os fatores socio-econônicos, os resultados são confiáveis.

👉 Questão  06 :

Os resultados da pesquisa indicam que

(A) não há uma relação significativa entre a prática de atividade física e o desempenho do cérebro.
(B) fazer parte do time de hockey é fundamental para alunos de 3as. e 5as. séries.
(C) as mulheres têm melhor desempenho nas provas de neurociência do que os homens.
(D) estudantes com índice de massa corporal alto não devem ser submetidos a exercícios físicos.
(E) há uma forte relação entre a prática de atividade física e o desempenho do cérebro.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os resultados da pesquisa indicam que
(A) não há uma relação significativa entre a prática de atividade física e o desempenho do cérebro.
(B) fazer parte do time de hockey é fundamental para alunos de 3as. e 5as. séries.
(C) as mulheres têm melhor desempenho nas provas de neurociência do que os homens.
(D) estudantes com índice de massa corporal alto não devem ser submetidos a exercícios físicos.
(E) há uma forte relação entre a prática de atividade física e o desempenho do cérebro.

 2.ª PARTE-QUESTÕES DISCURSIVAS:
❑ TEXT 2Leia o texto seguinte e responda às perguntas de números 07 a 10, em português.

Hyper kids? Check their diet

Parents have long observed that some kids go bonkers after eating foods with a lot of artificial ingredients or neon-bright colors. Medical researchers – not to mention the food industry – have been skeptical; there was no proof of this effect, at least nothing like a double-blind, controlled study.

As so often happens, however, the parents turned out to be a step ahead of the pros. A carefully designed study published in the British journal the Lancet shows that a variety of common food dyes and the preservative sodium benzoate – an ingredient in many soft drinks, fruit juices and salad dressings – do cause some kids to become measurably more hyperactive and distractible. The findings prompted Britain’s Food Standards Agency to issue an immediate advisory to parents to limit their children’s intake of additives if they notice an effect on behavior. In the U.S., there hasn’t been a similar response, but doctors say it makes sense for parents to be on the alert.

The study, led by Jim Stevenson, a professor of psychology at England’s University of Southampton, involved about 300 children in two age groups: 3-year-olds and 8- and 9-year-olds. Over three one-week periods, the children were randomly assigned to consume one of three fruit drinks daily: one contained the amount of dye and sodium benzoate typically found in a British child’s diet, a second had a lower concentration of additives, and a third was additive-free. The children spent a week drinking each of the three mixtures, which looked and tasted alike. During each seven-day period, teachers, parents and graduate students (who did not know which drink the kids were getting) used standardized behavior-evaluation tools to size up such qualities as restlessness, lack of concentration, fidgeting and talking or interrupting too much.

Stevenson found that children in both age groups were significantly more hyperactive when drinking the beverage with higher levels of additives. Three-year-olds had a bigger response than the older kids did to the drink with the lower dose of additives, which had about the same amount of food coloring as in two 2- oz. (57 g) bags of candy. But even within each age group, some children responded strongly and others not at all.

Stevenson’s team is looking at how genetic differences may explain the range of sensitivity. One of his colleagues believes that the additives may trigger a release of histamines in sensitive kids. In general, the effects of the chemicals are not so great as to cause full-blown attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD). Still, the paper warns that “these adverse effects could affect the child’s ability to benefit from the experience of school.”
(Time, September 13, 2007.)
👉 Questão  07 :

a) Qual o assunto do texto?
b) Quais os resultados do estudo publicado pela revista britânica The Lancet?

👉 Questão  08 :

a) O que fez a agência britânica que controla os alimentos a partir dos resultados?
b) Qual a consequência que os resultados tiveram nos Estados Unidos?

👉 Questão  09 :

a) Qual a composição do grupo pesquisado por Jim Stevenson?
b) Como foi o procedimento do estudo?

👉 Questão  10 :

a) De acordo com o 3.º parágrafo, o que os resultados revelam?
b) O que o grupo de Stevenson está investigando a partir dos resultados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário